You are on page 1of 1

A contracultura

Autores: Danielle A. Borges Fernanda S. Tomazela Urnia G. Santos Orientador: prof. Aurlio Histria 1 Introduo
A partir dos anos 50 at inicio dos anos 70, o mundo ocidental passa por um embate entre foras sociais e polticas antagnicas. Uma nova gerao iria se chocar com os valores tradicionais e com uma rgida moral. Testemunha-se nos Estados Unidas e na Europa vrias manifestaes de jovens contra a Guerra do Vietn, os valores familiares conservadores e a desigualdade econmica, social e racial, o questionamento da corrida desenfreada pelo lucro e pelo consumo, e o pudor exagerado. No Brasil o golpe militar despertou um forte movimento estudantil na luta contra a ditadura militar para que fosse restabelecido o sistema democrtico. Dentre essas manifestaes houve o surgimento de uma contracultura influenciada pelos movimentos sociais que se caracteriza tanto no plano comportamental quanto no meio artstico, pela sua oposio as normas conservadoras, ao Sistema e aos valores tecnocrticos e cientficos, que servem de base para civilizao ocidental, mas tambm pela apresentao de novas formas de sociedade.

Material e Mtodos:
Pesquisas bibliogrficas

Resultados e Discusso
Nos anos 60 na Europa os Provos deram o pontap inicial para o surgimento da contracultura, nascidos na Holanda (Amsterd) defendem uma conduta um tanto anarquista. E se colocam a favor do uso da bicicleta, da emancipao sexual, sobretudo do homossexualismo, da maconha, do fim da propriedade privada e de qualquer forma de poder ou proibio. A revolta Provo foi o primeiro episdio em que os jovens, como grupo social independente, tentou influenciar o territrio da poltica. Ali surgiu aquilo que passamos a chamar de Contracultura. O exemplo dos Provos antecipou e inspirou os diversos movimentos de contestao jovem nos anos 60, inclusive a esquerda hippie norte-americana e maio de 68 na Frana. Na dcada de 1950 surgiu nos Estados Unidos, o primeiro grande grupo de contracultura, os Beatniks, que posteriormente influenciou um dos principais movimento de contracultura j existente, o movimento hippie, (1960. Opunham-se radicalmente aos valores culturais considerados importantes na sociedade. O rock and roll refletia a frustrao da juventude e era a forma mais popular da musica. A contracultura surgiu no Brasil com alguns anos de atraso em relao aos paises desenvolvidos foi marcada pelo comportamento de recusa ao sistema, de cair fora e levar um estilo de vida hippie e que no Brasil foi chamada de desbunde, a poesia produzida por artistas que se recusavam a entrar no esquema da indstria cultural, uma gerao que ficou conhecida por sua poesia marginal e seus livrinhos artesanais, e o jornalismo contracultura impulsionado pela necessidade de uma impressa alternativa decorrente da censura que tinha como fundo histrico a luta armada contra a ditadura militar.

concluso
A contracultura se refere ao conjunto de movimentos e protestos: o movimento hippie, o rock, as movimentaes nas universidades, viagens, drogas e muito mais. A contracultura tambm pode ser vista como uma coisa mais geral, mais abstrata, um certo modo de contestao. Um tipo de critica anrquica que de certa forma rompe com as regras do sistema, se firmou em cima do trip sexo, drogas e rocknroll e ficou clara a importncia das diferenas entre as geraes, assim a juventude passou a se organizar como poder poltico autnomo.

Bibliografia
Revista Hitoria viva 1968 o ano zero de uma nova era, edio 54,pg.26 a 55.

Amorim D. Bruno, A contracultura no Brasil, Resistncia hegemonia da Indstria Cultural, junho 2007

Esta disponvel em: http://contraculturabrasil.blogspot.com/ Carlota Cafiero ,Provos - Amsterd e o Nascimento da Contracultura Editora Conrad Esta disponvel em: http://www.conradeditora.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=84&Itemid=59 http://www.screamyell.com.br/literatura/provmlos.ht

You might also like