You are on page 1of 1

COMPARAO ENTRE SOLO DO PARQUE ECOLGICO JATOB CENTENRIO DE MORRINHOS E SOLOS UTILIZADOS NO CULTIVO DE GROS

BENTO, Lorena Suzy; BORGES, Mauricio Pereira; CORRA, Andr Grassi; IGLESIAS, Jacqueline de Oliveira Veiga; NEVES, Karen Christina Ferreira; CASTRO, Mara Lcia Lemke de.

INTRODUO
Este trabalho teve como objetivo. comparar os solos corrigidos, ou seja, aqueles que receberam o plantio de leguminosa (feijo e soja), com solo bruto (rea preservada) que no presente estudo ser avaliado no Parque Ecolgico de Morrinhos- Go. Enquanto as anlises do solo corrigido foram obtidas atravs dos produtores da regio em estudo. As anlises qumicas foram feitas levando em considerao os seguintes fatores: pH, CTC, macro e micronutrientes. Foram analisadas trs amostras de solo no ms de abril de 2007, os quais so classificados como solo bruto e trabalhado, tais anlises foram feita em laboratrio especializado. A soja e o feijo so as culturas smbolos da explorao do cerrado e por isso tem sido intensamente estudas. A adubao com micronutrientes vem sendo aprimorada, vrios aspectos de nutrio mineral e das tecnologias de utilizao de micronutrientes naquelas culturas representa a vanguarda do conhecimento sobre o assunto no Brasil. Uma questo a ser vista nos solos do cerrado a capacidade de troca de ctions (CTC) e de nions (CTA), medida que os solos so formados, durante os processos de intemperizao, alguns minerais e a matria orgnica so reduzidos a partculas extremamente pequenas. CTC, caracterstica fundamental ao manejo adequado da fertilidade do solo. A CTC do solo, alm de ser influenciada pela espcie e quantidade de argila e matria orgnica e pela superfcie especfica, tambm fortemente alterada pelo pH do meio. Este efeito , principalmente, decorrente da dissociao dos radicais orgnicos e, ou, sesquixidos de ferro e alumnio, alm da desobstruo de cargas da matria orgnica ocupadas por alumnio, ferro e mangans, conforme explicado anteriormente.

RESULTADOS
Tabela 1: Resultados das Anlises

Anlise Al Ca C.T.C Mg M.O pH Zn

Parque Ecolgico 6,4 6 83,8 4 31 4,1 0,9

Plantao de Feijo 0,1 2,2 6,01 0,9 29,0 4,9 2,1

Plantao de Soja 0,1 2,4 7,06 0,7 29,0 4,7 3,3

Padro 0,0 2,5 2,0 - 5,0 35 0,5 1,5 1,5 3,0 5,5 6,0 2,0 4,0

MATERIAIS E MTODOS
Parque Ecolgico

Anlises

20

40

60

80

100

mg/dm3 Al - Parque M.O - Parque


Figura 1: Solo do Parque Ecolgico de Morrinhos-GO

Al - Padro M.O - Padro

C.T.C - Parque pH - Parque

C.T.C - Pado pH - Padro

Figura 7: Grfico do Parque Ecolgico Figura 2: Solo Corrigido. Plantao de Feijo

Plantio de Soja

Anlises

10

15 mg/dm3

20

25

30

Al - Soja M.O - Soja

Al - Padro M.O - Padro

C.T.C - Soja pH - Soja

C.T.C - Pado pH - Padro

Figura 8: Grfico do Plantio de Soja Figura 3: Solo Corrigido. Plantao de Soja Figura 4: Plantao de Feijo

Plantio de Feijo

Anlises

10

15 mg/dm3

20

25

30

Al - Feijo M.O - Feijo

Al - Padro M.O - Padro

C.T.C - Feijo pH - Feijo

C.T.C - Pado pH - Padro

Figura 9: Grfico do Plantio de Feijo Figura 5: Plantao de Soja Figura 6: Parque Ecolgico Jatob Centenrio

Aluno do Curso de Cincias Biolgicas, Unidade Universitria de Morrinhos-GO, UEG. Especialista em Gesto e Manejo ambiental na Agroindstria, docente do curso de Biologia.

You might also like