You are on page 1of 1

CONHECIMENTO E OPINIES DOS DISCENTES DE CINCO CURSOS REGULARES DA UEG-MORRINHOS SOBRE CLULAS-TRONCO

ROCHA, L.H.O.; SILVA, D.R.; NOGUEIRA, A.C.; MORAIS, L.R.P.; FERREIRA1, L.V.; PIRES, D. de J..
Acadmicos do Curso de Cincias Biolgicas, Unidade Universitria de Morrinhos-GO, UEG. Pesquisadora - Orientadora

INTRODUO
100

As clulas-tronco so clulas indiferenciadas e no especializadas com as caractersticas de auto-renovao ilimitada (TAKEUCHI & TANNURI, 2006), sendo utilizadas para procedimentos teraputicos na cura de distrbios e doenas. Existe controvrsia para sua obteno devido ao uso de embries, pois fere os dogmas religiosos e tais clulas vem atraindo ateno da mdia e da populao (RODRIGUES & FONSECA, 2005), j que so capazes de se diferenciar em todos os tipos de clulas do organismo. No Brasil a lei federal 11.105 de maro de 2005, regulamentou pesquisas na rea mdica, permitindo o uso de clulas-tronco embrionrias para pesquisas e terapias (TAKEUCHI & TANNURI, 2006). O trabalho teve como objetivo verificar o nvel de conhecimento dos estudantes de cinco cursos regulares superiores da Universidade Estadual de Gois Unidade Universitria de Morrinhos sobre as clulas-tronco.

Porcentagem (%)

80 60 40 20 0 Biologia Cincias Contbeis Histria Letras Matemtica

Cursos Pesquisados

MATERIAL E MTODOS
Para realizao deste trabalho foram aplicados questionrios com questes discursivas e objetivas com 100 amostras, sendo entrevistados 20 acadmicos de cada curso (Cincias Biolgicas, Cincias Contbeis, Histria, Letras e Matemtica) da Universidade Estadual de Gois, UnU - Morrinhos.

A Favor

Contra

Indecisos

Figura 5: Percentual dos discentes em relao a utilizao de clulas-tronco embrionrias no tratamento de doenas familiares.

DISCUSSO
Conforme observado na Figura1, os acadmicos mostraram uma viso distorcida respeito de quais clulas possuam a capacidade de se diferenciar em todos os tecidos. No curso de Cincias Biolgicas 80% dos discentes responderam que as clulas-tronco embrionrias so as que possuem esta potencialidade, j nos Cursos de Matemtica (60%) e Histria(55%) disseram que ser as clulas-tronco do cordo umbilical. Com base nessas respostas nota-se que ainda h pouco esclarecimento sobre tais clulas (Figura 2), pois 90% dos acadmicos de Letras consideram as informaes insuficientes. De acordo com a Figura 3, o curso de Cincias Biolgicas, acredita que a formao de um novo ser ocorre no momento da fertilizao (70%). Para os alunos do Curso de Letras (75%) a vida inicia-se a partir do 14 dia (formao do sistema nervoso) aps a concepo, e mais de 70% dos entrevistados de cada Curso concordam com o uso de clulas de embries descartados, que esto em clinicas de tratamento para infertilidade(Figura 4) e 85% so a favor da utilizao de clulas embrionrias no tratamento de doenas familiares(Figura 5) .

RESULTADOS
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 Biologia Cincias Contbeis Histria
Cursos Pesquisados

100
Porcentagem (%)

Porcentagem (%)

80 60 40 20 0 Biologia Cincias Contbeis Histria Letras Matemtica

Letras

Matemtica

Cursos Pesquisados Insuficiente


Figura 2: Percentual de entrevistados que consideram insuficientes as informaes divulgadas sobre o assunto.

Clulas Tronco Embrionrias Clulas-Tronco da Medula ssea Clulas-Tronco do Cordo Umbilical N.D.A
Figura 1: Porcentagem dos alunos que responderam sobre quais so os tipos de clulas-tronco que possuem o poder de se diferenciarem qualquer tecido.

CONCLUSO
Baseado na precariedade de conhecimento sobre esse tema compete aos universitrios de Biologia, por j estarem na rea de estudo, suprir um pouco estas deficincias realizando palestras, jornais acadmicos, exposio de vdeo entre outros, utilizando linguagem popular, como o sugerido pelos prprios entrevistados.

100
Porcentagem (%)
Porcentagem (%)

100 80 60 40 20 0 Biologia Cincias Histria Contbeis Letras Matemtica

80 60 40 20 0 Biologia Histria Cursos Pesquisados Matemtica

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
RODRIGUES, F.P.; FONSECA, D.A. DE M. Clulas-tronco. Departamento de Engenharia de Computao e Automao. Natal, RN. 2005. TAKEUCHI, C.A.; TANNURI, U. A polmica da utilizao de culas-tronco embrionrias com fins teraputicos. Ver. Assoc. Mede. Bras., vol. 52, n 2. So Paulo, mar/abril, 2006.

Cursos Pesquisados Concorda Discorda Indecisos


Figura 4: Porcentagem de opinies dos acadmicos sobre o uso de embries que so descartados na inseminao artificial, para tratamento de doenas.

No 14 dia aps a fertilizao No momento da fecundao Indecisos


Figura 3: Opinio dos universitrios sobre o incio da vida.

You might also like