You are on page 1of 1

O USO DE BEBIDAS ALCOLICAS PELOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS UNIDADE UNIVERSITRIA DE MORRINHOS GO

Aroldo Vieira de Moraes Filho1,3; Carlos Jos Pereira da Silva1,3; Isaac Antnio Ribeiro Parreira1,3; Marcos Filipe Pesquero1,3; Warita Alves de Melo1,3; Mara Lcia Lemke de Castro2,3

INTRODUO O lcool uma droga lcita e atinge grande parte da populao em menor ou maior escala. No Brasil estima-se que 84% dos brasileiros fazem uso ocasional do lcool, 21% consomem diariamente e 19% tm uma embriagues alcolica semanal. 80% dos menores j experimentaram bebidas alcolicas. Calcula-se prevalncia em torno de 8 a10% de abuso e 75% dos acidentes automobilstico com morte e por 39% das ocorrncias policiais, em que a maioria dos homicdio facilitado pelo uso de lcool (MARAL et. al, 2005). A populao de jovens universitrios parece ser vulnervel ao consumo de bebidas alcolicas, sendo esta uma das maiores preocupaes no que se refere sade e ao comportamento do estudante. Muitos so os fatores que contribuem para esse fato e em especial nessa populao, os quais esto deixando a casa dos pais para morarem sozinhos ou com amigos, leva-os a ter que enfrentar situaes novas, agir com autonomia, criar e respeitar seus prprios limites (PILLON & CORRADIWEBSTER, 2006). A universidade no pode eximir-se de sua responsabilidade e ignorar os problemas que envolvem o uso freqente de bebidas alcolicas entre os seus universitrios. Assim, deve ser clara a concluso de que a liberdade acadmica e autonomia da universidade so indissociveis de sua responsabilidade social (MARAL et. al, 2005). O excesso de lcool no organismo acarreta vrios distrbios fisiolgicos tais como gastrite, pancretite, hepatite, hipertenso, fraqueza em membros inferiores, quedas freqentes, convulses e tremores matinais; distrbios psicolgicos como irritabilidade, nervosismo, insnia, falta de concentrao, prejuzo de memria; alm de problemas sociais como a perca de produtividade, faltas no trabalho, uso de violncia com amigos e familiares, perda da responsabilidade, entre outros (BALAN & CAMPOS, 2006). ste artigo visa conhecer a populao estudantil da Universidade Estadual de Gois Unidade Universitria de Morrinhos no que se refere ao consumo de lcool, malefcios e outros fatores associados. MATERIAL E MTODOS Para desenvolver o estudo, optou-se pela abordagem quantitativa do tipo discreta (questionrio). O questionrio composto por duas partes: a primeira inclui questes de identificao, tais como, curso freqentado, sexo e idade; enquanto a segunda composta por 14 questes ligadas diretamente ao tema estudado.

RESULTADOS E DISCUSSO No presente estudo, onde se totalizou 109 entrevistados sendo todos consumidores de bebidas alcolicas - 51,38% (56) do sexo masculino e 48,62% (53) do sexo feminino - 88,98% destes afirmaram beber at 3 (trs) vezes por semana, e 11,02% disseram que bebem 4 (quatro) ou mais vezes por semana. A Figura 1 mostra a porcentagem de entrevistados em cada um dos cursos de graduao da UEG Unidade de Morrinhos, enquanto a Figura 2 mostra a idade com que cada indivduo aderiu ao consumo do lcool. A idade dos participantes da pesquisa variou de 17 a 52 anos, sendo que a faixa etria predominante com 59,64% 17 a 22 anos, seguida de 30,27% com 23 a 28 anos, 6,42% com 29 a 34 anos, nenhum dos entrevistados tinham entre 41 e 46 anos, enquanto apenas 0,92% tinham entre 47 e 52 anos. De acordo com a pesquisa realizada, dos 109 entrevistados, 45,87% tm parentes alcolatras, dentre os mais citados esto os pais, as mes, os tios, os avs, os primos e os irmos. Alm disso, 7,34% dos entrevistados possuem familiares com cirrose devido ao consumo do lcool, sendo que os parentes mais citados so pais, avs, tios e primos. Apesar de 95,41% dos indivduos responderem que conhecem os malefcios causados pelo uso constante de lcool, 68,8% afirmaram no pretender abandonar o consumo e 11,02% estavam indecisos quanto ao abandono. 94,5% no se consideram dependentes de bebidas alcolicas. A Figura 3 relaciona as bebidas preferidas dos entrevistados, enquanto a Figura 4 demonstra com qual intuito os entrevistados consomem bebidas alcolicas.
Bebidas preferidas pelos entrevistados

Intuito com o qual os entrevistados consomem bebidas alcolicas


Cerveja Vodka Vinho Pinga Keep-cooler Coquetel Ice

100,00% 80,00% 60,00% 40,00% 20,00% 0,00% 1 Lazer Inibir a timidez Trabalho

Quantidade de entrevistados por curso (%)


25,00% 20,18% 20,00% 15,00% 10,00% 5,00% 0,00% Cincias Cincias Geografia Bilgicas Contbeis Histria Letras Matemtica 13,76% 13,76% 20,18% 17,44% 14,68%

Faixa etria do incio do consumo de bebidas alcolicas

Figura 3. Relao das bebidas preferidas pelos entrevistados

Figura 4. Relao do intuito com o qual os entrevistados consomem bebidas alcolicas

7,34% 35,78% 8 a 12 13 a 17 56,88% 18 a 22

CONCLUSO De acordo com a pesquisa, os principais fatores de risco relacionados com o uso de lcool so: obteno de lazer, inibio da timidez, familiares com problemas com lcool e influencia dos grupos. Entretanto, para desenvolver aes preventivas, no basta apenas diminuir os fatores de risco. E necessrio destacar fatores protetores, como: ofertar oportunidades que condizem com a necessidade dos jovens, aumentando a auto-estima deste grupo social, incentivar a unio familiar. Em fim, incentivar a auto-realizao e o pleno desenvolvimento dos jovens, com intuito de melhorar a sade global e no apenas evitar o consumo de lcool.

Figura 1. Relao do nmero de estudantes entrevistados por curso da UEG UnU de Morrinhos

Figura 2. Indica a idade com que cada indivduo tornou-se adepto a bebida alcolica

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BALAN, T. G.; CAMPOS, C. J. G.; Padro de consumo de bebidas alcolicas entre graduandos de enfermagem de uma Universidade Estadual Paulista. Revista Eletrnica Sade Mental lcool e Drogas. v. 2; n.2. Ribeiro Preto, 2006.

Acadmicos da UEG - Morrinhos;

Professora Orientadora da UEG - Morrinhos;

Curso de Biologia; Cincias Biolgicas;

MARAL, C. L. A.; ASSIS, F.; LOPES, G.T.; O uso de bebidas alcolicas pelos estudantes de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ). Revista Eletrnica Sade Mental lcool e Drogas. v. 1; n. 2. Ribeiro Preto, 2005. PILLON, S. C.; CORRADI-WEBSTER, C.M.; Teste de identificao de problemas relacionados ao uso de lcool entre estudantes universitrios. Revista Enfermagem URJ. v. 14; n. 3. Rio de Janeiro, 2006.

You might also like