You are on page 1of 3

NUTRICOSMTICA A Nutricosmtica produtos de beleza administrados oralmente ainda est em desenvolvimento.

o. Mas j desponta como um mercado promissor A populao j se acostumou a ouvir falar, e at consumir, os polivitamnicos associao de vitaminas, minerais, aminocidos e cidos graxos que colaboram com a sade do organismo, suprindo alguma deficincia alimentar diria. Esses suplementos alimentares agem sobre todo o organismo, ajudando a melhorar o funcionamento intestinal, cardiovascular, muscular, articular, cerebral e cutneo. A novidade que j vem mexendo com o mercado internacional principalmente Europa a utilizao desses princpios com objetivos estticos, com foco na sade de pele e cabelos. Tornando-se conhecidos como nutricosmticos, esses produtos associam caractersticas das reas de sade, cosmticos e alimentos, e so regulamentados oficialmente como produtos alimentcios. Suas principais aplicaes so: Auxiliar na beleza da pele (hidratao, antiidade etc.); Preparar a pele para a exposio ao sol; Tratamento da acne; Reduzir a inflamao da pele aps exposio aos raios UV; Aumentar a beleza dos cabelos ou prevenir a perda dos mesmos; Auxiliar no emagrecimento.

A nutricosmtica est crescendo e novos fabricantes e produtos esto aparecendo. Porm no Brasil esse mercado ainda pequeno, principalmente por falta de conhecimento, pelo fator renda e por entraves na regulamentao. Porm, empresas como a dinamarquesa Imedeen e a finlandesa Viviscal j comercializa seus produtos por aqui e a Inneov, uma joint-venture entre a LOreal e a Nestl, prepara a sua chegada.

Estudos publicados nos ltimos 15 anos comprovam que o uso de vitaminas pode ter um papel muito importante para a sade da pele e a manuteno da sua vitalidade por mais tempo, mesmo sabendo que no se pode atuar sobre as causas endgenas e genticas do envelhecimento. Tambm importante ressaltar que hbitos de vida saudveis colaboram para um bom resultado. Os produtos mais utilizados em nutricosmtica, responsveis por cuidar da pele de dentro para fora so:

Vitaminas: vitamina C (forte poder antioxidante, estmulo da sntese de colgeno), vitamina E (vitamina protetora, protetora contra os radicais livres), vitamina B3, vitamina B6, biotina, ascorbato de clcio e ascorbato de magnsio (fonte de vitamina C de excelente absoro). Minerais: zinco (antioxidante, regenerador dos tecidos), ferro, silcio (protege a integridade das fibras de elastina e colgeno), selnio, cobre, mangans, etc. Alimentos Funcionais Produtos de soja (Linha Vegesoy antioxidante, refora a imunidade celular, melhora o trnsito intestinal, reposio hormonal feminina), cartilagem de tubaro, colgeno hidrolizado, DMAE bitartarato (antioxidante, aumenta a firmeza da pele), cido alfa lipico (repara danos oxidativos pelo seu efeito protetor contra o estresse oxidativo como a radiao UV que pode ser considerada um dos responsveis pelo envelhecimento da pele), levedo de cerveja, soro do leite, whey protein, alm de prebiticos como os fructooligossarideos. Fitocuticos, bioflavonides e fitoqumicos (ch-verde, semente de uva extrato seco (antioxidante, protege contra a ao dos radicais livres), aloe vera, licopeno (protetor contra UV), morinda citrifolia, etc).

REFERNCIA BIBLIOGRFICA - SOUZA, Valria M. ANTUNES Jr, Daniel. Ativos Dermatolgicos, 2006, volume 4, Editora Pharmabooks. - Revista Cosmticos e Perfumes, n 36 Abril/Maio-2006

You might also like