You are on page 1of 27

CONSTRUO EM ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCO DE CONCRETO

Rafael Augusto Miranda Espinheira 1 Srgio Carlos Salles Nascimento 2

1 RESUMO H registros de que a j se utilizavam a alvenaria como estrutura de edificaes a milhares de anos. J, no mundo moderno, esse tipo de estrutura foi viabilizada para construo de edificaes com mais de um pavimento, em decorrncia do desenvolvimento tecnolgico, em especial, com a fabricao de blocos de concreto idealizados e patenteados por Gibbs na Inglaterra, em 1850. O Estado de So Paulo pode ser citado como o grande precursor desse tipo de sistema construtivo. No Brasil, a alvenaria estrutural atingiu seu apogeu na dcada de 80, quando diversas construtoras e produtoras de blocos investiram nessa tecnologia para torn-la mais vantajosa. O conceito de alvenaria estrutural se d como um sistema construtivo que se caracteriza pelo emprego de paredes de alvenaria e lajes enrijecidas que atuam como principal estrutura de suporte das edificaes. Os mtodos do dimensionamento dessas estruturas so atravs de clculo de confiabilidade determinvel, ou seja, planejada e dimensionada para suportar as cargas destinadas ao tipo de construo em questo. Nesse tipo de processo construtivo, as paredes em alvenaria estrutural atuam, ainda, como subsistemas de estrutura e vedao de vos. Esse trabalho descreve tambm a pesquisa realizada sobre os procedimentos do processo executivo de edifcios em alvenaria estrutural, onde foram utilizados blocos de concreto. Destaca-se a importncia do planejamento do mtodo construtivo em todas as etapas do sistema. Tambm so apresentados o processo de fabricao dos blocos, desde a separao dos materiais, at o armazenamento dos mesmos.

PalavrasChave: Sistema Construtivo. Bloco de Concreto. Alvenaria Estrutural.

2 INTRODUO

O cenrio atual de crescimento da construo civil e a busca incessante pela reduo de custos tm motivado as construtoras a estudarem inovaes tecnolgicas. Tais estudos resultaram na implantao e racionalizao de diferentes sistemas construtivos.

Rafael Augusto Miranda Espinheira Graduando em Engenharia Civil pela UCSAL Universidade Catlica do Salvador, e-mail: augustorafa@yahoo.com.br Srgio Carlos Salles Nascimento, orientador deste artigo Graduado em Engenharia Civil pela UFBA Universidade Federal da Bahia, Ps-Graduao pelo LNEC Lisboa e professor da Escola de Engenharia da Universidade Catlica do Salvador UCSAL; email: sergiosallesn@gmail.com

A alvenaria estrutural usada desde a antiguidade, porm hoje alcana maior racionalizao uma vez que existe viso sistmica do processo, onde os projetistas compatibilizam os demais subsistemas: instalaes, caixilharia, vedaes, tornando sua produo altamente industrializada, permitindo ainda a reduo da utilizao de frmas, armaduras e produo excessiva de entulhos. Uma obra de alvenaria bem planejada destaca-se pela total ausncia de rasgos nas paredes para as instalaes eltricas e hidro-sanitrias e tambm pela inexistncia de retrabalhos.

3 OBJETIVO A finalidade da presente pesquisa compreender as fases de execuo de obras de edificaes pelo sistema construtivo em alvenaria estrutural com blocos de concreto. A pesquisa visa, ainda, verificar as vantagens e desvantagens desse sistema em relao ao mtodo convencional, bem como, as tecnologias empregadas para a obteno de excelncia na produo de edifcios.

3.1 Objetivo Geral

O objetivo geral desse trabalho o de pesquisar o processo de execuo da alvenaria estrutural. Para isso, tomou-se como base as propostas de duas construtoras que propuseram implantar esse sistema.

3.2 Objetivo Especfico

Como objetivo especfico a pesquisa visa reunir informaes relativas ao sistema construtivo em alvenaria estrutural para a elaborao do planejamento de todas as fases construtivas. O trabalho tem por finalidade, tambm, estudar os mtodos de controle de qualidade de construes que utilizam o sistema construtivo em alvenaria estrutural. Foram avaliadas duas obras de construtoras diferentes, designadas no presente trabalho de forma fictcia de Construtoras A e B. O empreendimento da Construtora A, localizado em Lauro de Freitas, o empreendimento da Construtora B", localizado em 2

Salvador e uma Fbrica de blocos localizada na cidade de Simes Filho, alm tambm de comparar com o manual de Alvenaria Estrutural Execuo da Estrutura e Controle Tecnolgico.

4 METODOLOGIA

A atividade pioneira dessa pesquisa corresponde ao trabalho realizado de intensa pesquisa bibliogrfica, procurando-se buscar informaes tcnicas em sites, publicaes em anais, atas, dissertaes e teses, relatrio tcnicos das empresas construtoras, bem como, nos trabalhos de concluso de curso. As normas tcnicas, como as da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), foram consultadas e utilizadas para demonstrar as diretrizes que devem ser utilizadas no sentido de orientar os trabalhos executivos sobre sistema construtivo em alvenaria estrutural. Aps a coleta das informaes tcnicas estas foram organizadas por subtemas para compor a pesquisa bibliogrfica, que permitiu compreender conceitos e reconhecer as tecnologias empregadas no sistema construtivo. Para consolidar os conhecimentos adquiridos e fundamentar o presente trabalho, realizaram-se visitas tcnicas aos empreendimentos e tambm a uma fabrica de blocos de concreto, para obteno de dados, tanto dos processos, quanto das informaes tcnicas dos materiais utilizados, bem como, sobre o controle do planejamento. O estudo de caso, sobre um empreendimento em construo com alvenaria estrutural, foi utilizado como aplicao prtica da pesquisa abordada. Foram escolhidas as construes localizadas na cidade de Salvador, e na cidade de Lauro de Freitas, onde as construtoras esto aplicando o sistema em alvenaria estrutural que empregam blocos vazados de concreto com funo estrutural.

5 JUSTIFICATIVA

A execuo de uma edificao, independente do seu porte, requer cada vez mais reduo de custos e eliminao de desperdcios na produo. O projeto, constituindo uma das etapas iniciais do processo da construo e definindo as caractersticas da edificao, 3

influencia decisivamente na exeqibilidade da obra e no desempenho do ambiente construdo, j que nessa fase que as caractersticas da edificao so definidas e os aspectos relacionados aos seus custos e qualidades so considerados. O aumento da demanda por obras e a necessidade de agilidade nos processos construtivos estimularam a procura por tecnologias que suportassem esse crescimento do mercado de forma ampla e sistemtica. A partir disso foi consolidada a tecnologia da alvenaria estrutural com blocos de concreto. O lado vantajoso da alvenaria estrutural a construo de obras que causam menor impacto ao meio ambiente, por ter uma reduzida produo de resduos slidos e menor utilizao da madeira, alm de evitar a produo de entulhos, j que para a instalao de tubulaes, no necessita executar cortes nas paredes. O principal desafio da alvenaria conseguir adaptar o projeto arquitetnico ao sistema construtivo em alvenaria estrutural. Em nosso pas, ainda existe resistncia na sua adoo, principalmente pelo desconhecimento das tcnicas construtivas desse sistema e ainda o medo de abandonar aquelas na qual dizem respeito ao concreto armado. Devido s dificuldades encontradas na execuo do projeto para a produo de alvenaria estrutural, alguns dos principais problemas esto relacionados coordenao modular, tais como: adequao do projeto arquitetnico modulao dos blocos; adequao dimensional dos blocos s caractersticas de trabalhabilidade e de custo do empreendimento; compatibilizao com as prescries dos projetos das instalaes prediais e facilidade de compreenso dos desenhos de alvenaria estrutural pelo pessoal do canteiro de obras.

6 HISTRICO

O sistema construtivo denominado de alvenaria estrutural caracteriza-se por ser composto por unidades de alvenaria (blocos de concreto, cermico, slico-calcreos, tijolos cermicos) unidos por argamassa, dotados de propriedades mecnica suficiente para atuarem como estrutura da edificao. Segundo Nascimento (1999), "essas unidades devem agir como uma combinao ntegra para resistir aos esforos de compresso, bem como aos esforos cortantes.

A alvenaria estrutural foi o principal material de construo at o incio do sculo XX, sendo utilizada desde a Antiguidade, quando foram erguidas as pirmides do Egito. Podem ser citadas vrias construes com esse sistema construtivo, a exemplo da Muralha da China (215 a.C.), Coliseu em Roma (82 d. C.), mostrado na Figura 1, e as catedrais de Toledo (1226 a 1493) e Notre Dame (1163). Um exemplo marcante desse tipo de edificao o edifcio Monadnock Building, construdo em Chicago, entre 1889 e 1891, com 16 andares, 65 m de altura e a espessura das paredes do trreo era de 1,80 m mostrado na Figura 2. Se o mesmo fosse construdo nos dias de hoje, suas paredes somente precisariam ter 30 cm de espessura (FRANCO,2009).

Figura 1 - O Coliseu em Roma

Figura 2 - Monadnock Building

Segundo relata PRUDNCIO et al. (2002), apesar de alguns avanos na rea, tal como o advento dos blocos de concreto criados e patenteados por Gibbs na Inglaterra, em 1850. creditada a Paul Haller (Sua) a responsabilidade por esta revoluo na rea, quando em 1951 dimensionou e construiu na Basilia um edifcio de 13 andares (41,4 m de altura) sendo 12 andares em alvenaria no armada, com paredes internas resistentes de 15 cm de espessura e externas de 37,5 cm. Nessa mesma poca, nos Estados Unidos, a produo de blocos vazados de concreto j superava a de tijolos cermicos, impulsionada pelo desenvolvimento das mquinas vibroprensas automticas concebidas por Jesse Besser em 1904. A partir de 1950, vrios cdigos de obras e normas contendo procedimentos de clculo surgiram na Europa e Amrica do Norte, fazendo com que a alvenaria estrutural experimentasse um crescimento marcante em todo o mundo. No Brasil, o Estado de So Paulo foi o grande precursor deste sistema construtivo. Em 1966, foram construdos os primeiros prdios com 4 pavimentos em alvenaria armada de blocos de concreto, no Conjunto Habitacional "Central Parque da Lapa". J em 1968 foi fundada a Reago, primeira indstria de blocos de concreto no Brasil e, em 1972, construram-se 4 edifcios com 12 pavimentos neste mesmo conjunto, representando um marco nacional na utilizao desta tcnica. Em 1977, ergueu-se o "Edifcio Jardim Prudncia" em alvenaria estrutural no armada com 9 pavimentos utilizando blocos slico-calcrios de 24 cm de largura. Estima-se que tenham sido construdos no Brasil, entre 1964 e 1976, mais de dois milhes de unidades habitacionais em alvenaria estrutural. Porm, os resultados no eram os almejados quanto qualidade e durabilidade do produto, tornando-se necessrias pesquisas para dirimir as dvidas existentes com relao a este tipo de construo (ARAJO, 1995). Em dezembro de 1977, o Instituto Brasileiro de Concreto (IBRACON) realizou um colquio sobre produo de blocos, controle de qualidade, normalizao, processos construtivos, mtodos de dimensionamento, entre outros tpicos abordados, reunindo os principais projetistas, calculistas, fabricantes de blocos e construtoras (SNCHEZ, 2002). A presena de tantos profissionais expressou o grande interesse pelo conhecimento, no s dos materiais, como tambm de todo o sistema de alvenaria estrutural. Em 14 de dezembro de 1977, em So Paulo, a partir de contatos entre profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT), das indstrias produtoras de blocos de concreto e do Comit Brasileiro de Construo Civil (CB-2) da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), foi oficializada uma Comisso de Estudos para desenvolver as normas nacionais de alvenaria estrutural (SNCHEZ, 2002). 6

As carncias de pesquisas aliadas falta de conhecimento e inexperincia dos profissionais apresentavam-se como os principais obstculos a serem superados na poca. A alvenaria estrutural atingiu seu apogeu no Brasil na dcada de 80, quando diversas construtoras e produtoras de blocos investiram nesta tecnologia para torn-la mais vantajosa. O primeiro trabalho expressivo foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo (IPT) em parceria com a Cermica Selecta e conduzido pelo Engenheiro Nelson dos Santos Gomes (IPT). Logo a seguir, o Prof. Fernando Henrique Sabbatini da Escola Politcnica da Universidade de So Paulo (EPUSP), realizou estudos para a Cermica Tebas de So Paulo, auxiliando no desenvolvimento do processo produtivo da referida indstria. Posteriormente, o mesmo professor firmou um convnio com a Construtora Encol para o desenvolvimento de um sistema construtivo que envolvia desde a produo dos blocos de concreto at a manuteno dos edifcios. Este foi o maior trabalho de pesquisa cientfica de sistemas construtivos j realizado no pas at ento (PRUDNCIO et al. , 2002). Aps a segunda guerra mundial, o Brasil transformou, gradativamente, a sua base econmica da zona rural para a zona urbana. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 2000) 81% da populao vive nos centros urbanos. A intensificao desse processo provocou a verticalizao das construes em conjuntos habitacionais de diferentes classes sociais, desde a de baixa renda at os condomnios de luxo. As empresas mais competitivas do sub - setor edificaes tiveram que rever no s as tecnologias e os insumos empregados, como tambm as estratgias de sobrevivncia no mercado. Foi neste contexto que surgiu a implantao e intensificao do sistema construtivo da alvenaria estrutural com bloco de concreto. Entende-se por bloco de concreto para alvenaria estrutural os produzidos segundo a norma brasileira NBR 6136 (ABNT, 1994a) e no aqueles produtos moldados em equipamentos precrios, sem qualquer controle tecnolgico. O sistema construtivo com blocos estruturais de concreto foi e continua sendo uma resposta gil e econmica s demandas habitacionais, sendo um sistema barato para quem faz e, conseqentemente, para quem compra. As palavras mais pronunciadas pelos construtores so a racionalizao e industrializao. Elas traduzem o esprito deste novo sistema construtivo que traz para a construo civil a linha de produo, o planejamento, o no desperdcio, o aumento de produo com reduo de mo-de-obra e a padronizao (GRANDI, 2002).

7 ALVENARIA ESTRUTURAL

7.1 DEFINIO DE ALVENARIA ESTRUTURAL

Segundo CAMACHO (2006), conceitua-se de Alvenaria Estrutural o processo construtivo no qual, os elementos que desempenham a funo estrutural so de alvenaria, sendo os mesmos projetados, dimensionados e executados de forma racional em um sistema que alia alta produtividade com economia, desde que executado de maneira correta.

7.2 CLASSIFICAO

De acordo com a ABNT NBR-10837 (1989), alvenaria estrutural no-armada de blocos vazados de concreto aquela construda com blocos vazados de concreto, assentados com argamassa, e que contm armaduras com finalidade construtiva ou de amarrao, no sendo esta ltima considerada na absoro dos esforos calculados. Por outro lado, a alvenaria estrutural armada de blocos vazados de concreto, de acordo com a mesma referncia, aquela construda com blocos vazados de concreto, assentados com argamassa, na qual certas cavidades so preenchidas continuamente com graute, contendo armaduras envolvidas o suficiente para absorver os esforos calculados, alm daquelas armaduras com finalidade construtiva ou de amarrao. consenso entre engenheiros que uma construo em Alvenaria Estrutural no armada, se bem executada, pode ter um melhor retorno financeiro que a mesma feita pelo mtodo convencional em concreto armado. ACCETTI (1998) diz que: " importante salientar que as alvenarias no-armadas so de mais simples execuo, uma vez que no exigem grauteamento, pois esse exige interrupo do trabalho de assentamento das paredes, sendo que o tempo necessrio para grautear equivalente ao tempo necessrio para levantar a parede". preciso fazer a armao de paredes no momento em que as tenses de trao tiverem valores acima que os admissveis indicados na ABNT NBR-10837 (1989). Desde que isto no ocorra, no se recomenda o uso de armaduras na estrutura. Em geral, essas armaduras so utilizadas nos prdios de maior altura, onde as aes horizontais oriundas do vento e do desaprumo possuem um efeito maior sobre a estrutura.

7.3 COMPONENTES EMPREGADOS

Os principais componentes empregados na construo de estruturas em alvenaria estrutural so as unidades (tijolos ou blocos), a argamassa, o graute, as armaduras (construtivas ou de clculo), as vergas e contravergas e as cintas. Tambm so muito utilizadas peas de pr-fabricados como: vergas, contravergas, coxins, e assessrios em geral, com o intuito de agilizar o processo construtivo.

Blocos de concreto

Dentre todos os componentes empregados na alvenaria estrutural, o primeiro que deve ser definido o tipo de bloco. Os blocos de concreto so classificados, de acordo com a funo: estrutural ou de vedao. A escolha vai depender da definio do projeto. A partir da, deve-se escolher a dimenso do bloco, para que seja usado o maior nmero de componentes bsicos no projeto. Alm da dimenso, outras caractersticas do produto so levadas em conta, como, por exemplo, a absoro, a retrao, a textura e a resistncia compresso. Os blocos destinados vedao tm resistncia mdia compresso de, no mnimo, 2,5 MPa. J os blocos estruturais devem ter, no mnimo, 4,5 MPa de resistncia caracterstica compresso, para alvenaria revestida com argamassa e acima do nvel do solo, e 6 MPa para alvenaria estrutural sem revestimento, indicado na ABNT NBR 6136. Mais usualmente, utilizamos duas famlias de blocos: a famlia 29 e a famlia 39. A famlia 29 composta de trs elementos bsicos: o bloco B29 (14 x 19 x 29 cm), o bloco B14 (14 x 19 x 19 cm) e o bloco B44 (44 x 19 x 14 cm). Utilizar a famlia 29 significa projetar usando unidade modular 15 e mltiplos de 15, onde 15 a medida do bloco de 14 cm, mais 1 cm de espessura das juntas. No caso da famlia 29, os blocos tm sempre 14 cm de largura. Ou seja, o comprimento dos blocos sempre mltiplo da largura, o que evita o uso dos elementos compensadores, salvo para ajuste de vos de esquadrias.

Figura 3 Famlia 29 PR-2 ABCP, 2005

A famlia 39 composta de trs elementos bsicos: o bloco B39 (39 x 19 cm) e largura varivel; o bloco B19 (19 x 19 cm) e largura varivel e o bloco B54 (54 x 19 cm) e largura varivel. Utilizar a famlia 39 significa projetar usando a unidade modular 20 e mltiplos de 20, onde 20 a medida do bloco de 19 cm, mais 1 cm de espessura das juntas. No caso da famlia 39, os blocos podem ter largura de 14 cm e 19 cm. De acordo com Accetti (1998), a maioria das construes em alvenaria estrutural no Brasil so feitas com blocos de concreto. A vantagem desta opo que as normas brasileiras de clculo e execuo em alvenaria estrutural so apropriadas para esses blocos.

Figura 4 Famlia 39 PR-2 ABCP, 2005

Argamassa

De acordo com CAMACHO (2006), a argamassa o componente utilizado na ligao entre os blocos, evitando pontos de concentrao de tenses, sendo composta de cimento, 10

agregado mido, gua e cal, sendo que algumas podem apresentar adies para melhorar determinadas propriedades. Algumas argamassas industrializadas vm sendo utilizadas na construo de edifcios de alvenaria estrutural. A argamassa deve possuir capacidade de reteno de gua para que ao entrar em contato com blocos de absoro inicial elevada, no tenha suas funes primrias prejudicadas pela perda de gua excessiva para a unidade. Tambm importante que essa consiga desenvolver resistncia suficiente para absorver os esforos solicitantes que podem atuar na estrutura logo aps o assentamento.

Graute

O graute consiste em um concreto fino (micro-concreto), formado de cimento, gua, agregado mido e agregados grados de pequena dimenso (at 9,5mm), tendo como caracterstica alta fluidez para que possa preencher integralmente os furos dos blocos e envolver as armaduras completamente, para que, com isso, permita uma maior aderncia das armaduras com o bloco. Outra funo de aumentar a rea da seo transversal dos blocos aumentando a capacidade de resistncia das tenses solicitantes sobre a parede.

Armaduras

As armaduras de alvenaria estrutural podem ser construtivas, caractersticas da alvenaria no armada, ou de clculo, presentes na alvenaria armada. Estas armaduras so do mesmo tipo das usadas em estruturas concreto armado, no necessitando de nenhum tratamento especial para seu uso em alvenaria estrutural. As armaduras tm como funo bsica absorver os esforos de trao ou compresso, provenientes do vento ou desaprumo ou outras aes, e tambm possuem funo construtiva, com o objetivo de prevenir o surgimento de manifestaes patolgicas, como fissuras nas paredes.

Vergas e Contravergas

11

Segundo a ABNT NBR-10837 (1989), denomina-se verga o elemento estrutural colocado sobre vos de aberturas no maiores que 1,20 m, a fim de transmitir cargas verticais para as paredes adjacentes aos vos.

Cintas

So denominadas cintas os elementos apoiados sobre as paredes, com a funo de amarrao das mesmas, proporcionando o travamento da estrutura, transmitindo os esforos provindos das lajes alvenaria de forma uniforme, minimizando os efeitos da variao da umidade, temperatura e retrao.

7.4 VANTAGENS

O sistema construtivo com blocos estruturais de concreto apresenta as seguintes vantagens: a) reduo da utilizao de madeira e, conseqentemente, o custo da obra e a atuao da funo de carpinteiro; b) a obra mais limpa (sem entulho); c) maior qualidade sem a necessidade de equipamentos caros; d) maior velocidade na concluso da obra (com blocos faz-se um andar com quatro apartamentos em 6 a 10 dias); e) padronizao e nivelamentos da obra com menores desvios; f) menor custo para instalao eltrica e hidrulica (no h necessidade de quebrar paredes para fazer estas instalaes); g) diminuio da quantidade de armadura (no h vigas e pilares) e, conseqentemente, de mo-de-obra; h) aumenta a produtividade do pedreiro e de outros profissionais envolvidos no processo devido a padronizao e repetio dos servios; i) reduo significativa nos revestimentos.

7.5 DESVANTAGENS

As desvantagens do sistema construtivo com blocos estruturais de concreto so: 12

a) dificuldade de se adaptar arquitetura para um novo uso; b) interferncia entre projetos de arquitetura/estruturas/instalaes; c) falta de uma mo-de-obra qualificada e adaptada ao processo; d) falta de blocos de elevada resistncia no mercado.

8 ESTUDO DE CASO

A incorporao e construo dos empreendimentos do estudo de caso esto sendo realizadas pela Construtora A, e pela Construtora B. Nessas visitas procurou-se acompanhar o processo construtivo durante a realizao das etapas executivas, a fim de avaliar as etapas programadas do planejamento da construo em relao execuo. Essa etapa da pesquisa foi importante para compreender melhor as informaes coletadas na fase da pesquisa bibliogrfica. O contato com a equipe da construtora permitiu sintetizar a seqncia executiva das paredes com blocos estruturais, alm de conhecer detalhes executivos no descritos na literatura. Essa etapa de acompanhamento da construo foi registrada por meio de fotografias.

8.1 PROCESSO EXECUTIVO

Nos subitens seguintes, o processo executivo est apresentado em etapas seqenciais de execuo descrevendo-se com detalhes as atividades essenciais da alvenaria estrutural. Para garantir a qualidade da construo, evitando-se perdas ou retrabalhos, apresentam-se tambm os cuidados e as tcnicas adotadas durante a construo. De uma forma geral a construo com blocos estruturais obedeceu a seguinte seqncia construtiva: Marcao da Primeira Fiada; Primeira Elevao; Grauteamento da Primeira Elevao; Segunda Elevao; Frma; Grauteamento da Segunda Elevao; Armao e Instalaes; 13

Concretagem da Laje.

8.1.1 MARCAO DA PRIMEIRA FIADA

A primeira fiada de blocos a etapa que compreende o incio do ciclo, e muito importante, pois se trata da base das atividades posteriores. fundamental o bom alinhamento e o esquadro das paredes, que devem dar seguimento para uma boa execuo da elevao, fazendo com que no haja desperdcios de materiais nos revestimentos internos e externos. Tambm nesta etapa foram realizados os seguintes pr-trabalhos: Limpeza do andar com remoo de poeiras e materiais soltos na laje, para melhor fixao e resistncia da base; Mapeamento da laje identificando o ponto mais alto que ser tomado como referncia, para evitar problemas em vos de portas e janelas aps a elevao e execuo do contra piso; Limpeza fina (varredura) e umedecimento ao longo do alinhamento da primeira fiada.

Figura 5 - Construtora A (marcao de 1 fiada)

Figura 6 - Manual (marcao de 1 fiada)

Marcao dos eixos ortogonais para proceder a locao dos blocos das extremidades alinhando o mesmo pelo lado externo em relao ao pavimento inferior. Dessa forma em uma etapa futura, a fachada, poder ser executada com maior rapidez e racionalizao. Esticar uma linha de nylon entre os blocos extremos de cada vo garantindo assim o alinhamento da parede necessrio contar com o acompanhando de um eletricista para a marcao dos pontos eltricos para evitar a quebra de blocos estruturais e no comprometer a funcionalidade do sistema;

14

Procurar fazer toda marcao com os mesmos funcionrios, pois com a repetio do servio no pavimento tipo minimiza-se a possibilidade de erros; Conferir a locao e o esquadro das paredes aps iniciar a marcao, assim como na estrutura convencional nesta etapa no pode haver erros. Conferir as distncias das paredes em relao aos eixos, bem como o comprimento, o alinhamento interno e a distncia entre elas. Para estes itens necessrio fazer a verificao, e dessa forma haver economia de material no revestimento interno.

8.1.2 PRIMEIRA ELEVAO Esta etapa sobrepe o processo executado no item 8.1.1, e deve seguir os passos compreendidos nos itens seguintes: As alvenarias devero ter juntas verticais totalmente preenchidas, para que haja transferncia de tenses de bloco para bloco;

Figura 7 - Construtora A (juntas entre blocos)

Figura 8 - Manual (juntas entre blocos)

Na fiada de bloco canaleta, fundamental atentar-se para a quebra do bloco para que a armadura fique na altura especificada em projeto; Deve-se ter o cuidado na limpeza dos pontos de graute vertical e utilizar os prprios ferros para vibrao fazendo com que o graute preencha todos os vazios; No esquecer de conferir o nvel da fiada de bloco canaleta; O grauteamento encerra esta etapa de atividades, podendo ocorrer no mesmo dia da primeira elevao ou no dia posterior. Nesta fase os blocos eltricos devero estar com as caixinhas chumbadas e j devem ser assentadas no lugar correto, tambm nesta fase necessrio o acompanhamento de um eletricista 15

Figura 9 - Construtora A (bloco canaleta grauteado)

Figura 10 - Construtora B (bloco canaleta grauteado)

8.1.3 SEGUNDA ELEVAO

A segunda elevao a etapa posterior primeira e esta nova etapa compreende a parte da alvenaria que se inicia no peitoril das janelas. A finalizao dessa etapa ocorre no apoio da laje. Alm dos cuidados j tomados na etapa anterior, outros devero ser levados em considerao, pois nessa fase estaro sendo locados os vos de portas e janela. Para a segunda elevao necessrio seguir as seguintes atividades:

Figura 11 - Construtora A (incio da 2 fiada)

Figura 12 - Manual (incio da 2 fiada)

Nos vos das portas e das janelas so utilizados gabaritos metlicos para garantir as medidas, para que quando chegue a etapa da caixilharia seja essa uma etapa rpida e prtica, tendo como exemplo, executar todas as janelas de dormitrios com a mesma medida.

16

Figura 13 - Construtora A (gabaritos)

Figura 14 - Construtora B (gabaritos)

Nessa etapa importante no esquecer da verga em cima da porta da sacada e

abaixo dos vos de janela que podero ser feitos com bloco canaleta; At a chegada do grauteamento da segunda etapa de bloco canaleta, devero ser

adotados os mesmos procedimentos da etapa anterior, so eles: nivelamento, preenchimento das juntas, colocao das caixas eltricas e colocao das telas eletro soldadas. Montar a frma do beiral antes do grauteamento para ajudar no travamento das

paredes, evitando assim, que os blocos canaleta saiam do alinhamento; Foi frisado que nas frmas do beiral necessrio um complemento de outra fita

de madeirite para que a laje ao ser concretada no fique com rebarbas, e assim evitar que na execuo da fachada no seja necessrio fazer cortes ou enchimento de argamassa. Para a montagem da laje necessrio que o escoramento esteja todo colocado,

fazendo com que ele suporte o peso da laje sem que cause flexo aps a concretagem; Em seguida inicia-se o assoalhamento da laje, que a colocao das chapas de

madeirite. A concretagem da laje finaliza o ciclo de um pavimento, necessrio atentar

para os arranques que do continuidade aos pavimentos superiores.

17

Figura 15 - Construtora A (escoramento)

Figura 16 - Construtora A (forma para concretar)

Figura 17 - Manual (confeco da laje)

Figura 18 - Manual (laje iada pela grua)

Para a execuo dos demais pavimentos do empreendimento, deve-se repetir o processo descrito nos subitens do item 8.1.

8.2 CONTROLE DE MATERIAIS

As padronizaes e controles efetuados pela construtora dos materiais utilizados na construo permitem a garantia da qualidade e o rastreamento de qualquer material utilizado na obra. Esse controle possibilita, em casos de uso de materiais inadequados, a localizao na estrutura da obra e sua substituio, quando necessria. Por outro lado, esse controle permite extrair dados para elaborar ndices como de consumo de um determinado material, informao importante para compor o banco de dados da empresa para a execuo de uma obra futura.

18

Esses controles so registrados em fichas tcnicas que requer assinatura do engenheiro responsvel fazendo com que ele tenha conhecimento das transaes que ocorrem dentro da obra.

8.2.1 BLOCOS DE CONCRETO

Os blocos so armazenados separadamente conforme sua resistncia. As programaes de entrega do material so realizadas por andar periodicamente, para que no haja engano na sua utilizao. Em alguns casos utilizada tinta (inerte) na fabricao do bloco para fcil identificao da resistncia do mesmo. Os blocos so transportados em paletes, e neste caso foram utilizados uma grua e um caminho munck para lev-los at o andar de utilizao.

Figura 19 - Construtora A (armazenamento)

Figura 20 - Construtora B (armazenamento)

8.2.2 ARGAMASSA E GROUT

Esses componentes da alvenaria so dosados no canteiro de obra, visando a reduo de custos. A Argamassa para assentamento dos blocos de concreto na alvenaria estrutural deve sempre seguir a recomendao do projetista. A argamassa industrializada a mais recomendada em funo de ser um produtos mais constante e homogneo tanto no seu uso dirio como ao longo da obra.

19

A argamassa deve ser aplicada no sentido longitudinal do bloco, de maneira que fique 2 cordes de argamassa, sem que tenham contato um com o outro. Na junta vertical, poder ser empregada uma argamassa fraca, semelhante ao revestimento. Para a correta aplicao da argamassa pode-se utilizar os seguintes equipamentos: - colher de pedreiro - desempenadeira de madeira - bisnaga - meia cana

Figura 21 - Construtora A (aplicao de argamassa)

Figura 22 - Manual (aplicao de argamassa)

O Graute um tipo especial de concreto utilizado para o preenchimento dos vazios dos blocos e canaletas de concreto. resultado da mistura de cimento, areia, pedrisco e gua. A resistncia do graute definida pelo projetista de estruturas. Ao assentar os blocos, deve garantir a total limpeza de seus furos, para posterior grauteamento. Dever ser feita a inspeo na primeira fiada do bloco para a devida limpeza e conferencia do total grauteamento.

Figura 23 - Construtora A (grauteamento)

Figura 24 - Manual (grauteamento)

20

9 VISITA FBRICA DE BLOCOS

A fbrica da T&A Pr Fabricados fica localizada no municpio de Simes Filho, regio metropolitana de Salvador, e ocupa uma rea de aproximadamente 100.000m. Como o prprio nome j diz, a fabrica voltada para a produo de pr fabricados, no qual a fabricao de blocos de concreto s representa apenas 5% do faturamento dela.

Figura 25 - Separao da Areia

Figura 26 - Silos

Figura 27 - Corte dos Blocos

Figura 28 - Corte dos Blocos

Figura 29 - Prensa dos Blocos

Figura 30 - Forma de Bloco

21

Figura 31 - Sala de Comando

Figura 32 - Esteira com mistura pronta

Figura 33 - Misturador

Figura 34 - Silos com balanas

Figura 35 - Blocos recm fabricados

Figura 36 - Cmara de cura

Figura 37 - Armazenamento

Figura 38 - Corpos de prova

22

Figura 39 - Mquina para ensaio de compresso

Figura 40 Molde para capeamento do bloco

Figura 41 - Medio de blocos

Figura 42 - Blocos para rompimento

10 CONCLUSO

As palavras industrializao e racionalizao traduzem o esprito desse sistema construtivo que traz para a construo civil o conceito da linha de produo (learn construction), o no desperdcio de material e tempo, a padronizao no mtodo construtivo, o planejamento detalhado da construo e o aumento na produo com reduo de mo-de-obra. Conclui-se que necessria a integrao total entre todos os participantes das equipes envolvidas, desde a etapa da concepo do projeto, ou seja, entre o arquiteto, engenheiro estrutural, responsveis pelas instalaes eltricas e hidrulicas etc., at a fase construtiva da edificao, quando so envolvidos os engenheiros e os encarregados tcnicos de todas as instalaes. Portanto, nos projetos de alvenaria estrutural fundamental que ocorra essa interao, pois o resultado final baseado na inter-relao dos diversos projetos e na harmonia do conjunto. O motivo principal da necessidade dessa interao que o sistema construtivo est baseado na modulao em que o elemento determina todo o processo executivo. 23

Primeiro com o criterioso arranjo da planta baixa, seguido pela definio conveniente e precisa das dimenses dos cmodos, dos vos de portas e janelas, do p-direito e o posicionamento das instalaes hidrulicas, eltricas etc. E quanto maior for o nvel de detalhamento desses projetos, maior ser a qualidade da execuo e por conseqncia menor a incidncia de manifestaes patolgicas. Alm desses elementos, outros importantes compem o conjunto: a perfeita especificao do material a ser empregado (bloco de concreto, dimenses, resistncia), do tipo de assentamento (argamassa e cola), os detalhes da execuo das juntas (juntas a prumo, juntas desencontradas, juntas de dilatao e juntas de controle), as dimenses e a posio dos vos, os elementos de contraventamento e reforo (vergas, contravergas, elementos de concreto, a utilizao de aditivos, graute), detalhes da distribuio das instalaes eltricas e hidro-sanitrias, as plantas de marcao das fiadas (a ateno primeira fiada, as posies das tomadas, das caixas de luz, as paredes hidrulicas) entre outros. Tais elementos, embora sejam relativamente simples de serem cuidados, podem passar despercebidos no dia-a-dia de uma obra, e a sua omisso responsvel pela maioria das falhas ocorridas na execuo, onde surgem os principais problemas e os defeitos construtivos mais graves de execuo. Um ponto crucial, que existe e foi observado durante o acompanhamento executivo da obra, a falta da mo-de-obra qualificada. A desqualificao da fora de trabalho tem afetado todos os setores na construo civil, principalmente, as reas que exigem melhor conhecimento dos trabalhadores, como o sistema construtivo em alvenaria estrutural. Alm disso, a mo-de-obra qualificada influncia muito na melhoria e avanos tecnolgico desse sistema. por isso que est ocorrendo uma evoluo tecnolgica do mtodo construtivo em alvenaria estrutural, e, do ponto de vista da tcnica executiva, tem se tornado uma opo cada vez mais vivel e mais acessvel sob o aspecto dos custos finais. Nessa pesquisa foi concludo, que ambas as empresas no seguem totalmente o manual de construo em Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto. Apesar disso, o sistema construtivo com blocos estruturais de concreto foi e continua sendo uma resposta gil s demandas habitacionais. Alm de que, ainda reduz a gerao de resduos, tanto na economia de materiais utilizados, quanto na fase de construo. A Fbrica de blocos que foi visitada a nica no Estado que possui o selo da ABCP, o que significa que a Construtora A, na qual tem o seu material fornecido pela mesma, esta executando uma obra com um material de excelente qualidade. No que se 24

refere ao fornecimento de blocos da Construtora B, os mesmos so fabricados no prprio canteiro, portanto no podendo garantir a qualidade do bloco.

25

REFERNCIA

ACCETTI, K. M.; Contribuies ao projeto estrutural de edifcios em alvenaria. Dissertao (Doutorado) Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, So Carlos, 1998. ARAJO, H. N. Interveno em obra para implantao do processo construtivo em alvenaria estrutural: um estudo de caso. Florianpolis: UFSC, 1995. 117 p. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, 1995. ASSOCIAO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. Curso de Formao de Equipes de Produo Caderno do Aluno. So Paulo, 2003. ____. Prticas Recomendadas PR1. Como Escolher e Controlar a Qualidade dos Blocos. So Paulo, 2005. ____. Prticas Recomendadas PR2. Alvenaria Como Projetar a Modulao. So Paulo, 2005. ____. Prticas Recomendadas PR3. Ferramentas para melhorar a Qualidade e a Produtividade da sua obra. So Paulo, 2005. ____. Prticas Recomendadas PR4. Execuo de Alvenaria - Marcao. So Paulo, 2005. ____. Prticas Recomendadas PR5. Execuo de Alvenaria - Elevao. So Paulo, 2005.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 1994a. ______. NBR 6136: Bloco vazado de concreto simples para alvenaria estrutural. Rio de Janeiro, 1994b. ______. NBR 10837: Clculo de alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto. Rio de Janeiro, 1989.

CAMACHO, J. S. Projeto de Edifcio de Alvenaria Estrutural. So Paulo, UNESP, Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita Filho. 2006. FRANCO, Luiz Srgio. Conceitos bsicos. Apresentao da disciplina PCC 2515 Alvenaria Estrutural. Escola Politcnica da Universidade Estadual de So Paulo. Disponvel em: http://pcc2515.pcc.usp.br/aulas Acesso em 10/07/10 GIL, Antnio Carlos. Como Elaborar Projetos De Pesquisa. 3.ed. So Paulo: Atlas, 1991.

26

GRANDI, S. L. Revista Prisma, N 5. So Paulo, 2002. Alvenaria estrutural: a memria de um sistema construtivo. Disponvel em < http://www.revistaprisma.com.br/n5/artigo1.htm > Acesso em 10/06/2010 INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTTISTICA, 2000 Disponvel em: http://www.alfabetizacao.org.br/pt/resultados/ibge.asp Acesso em 05/05/2010 MELHADO, S.B.; AGOPYAN, V. O conceito de projeto na construo de edifcios: diretrizes para sua elaborao e controle. Boletim Tcnico da Escola Politcnica da USP: departamento de engenharia de construo civil. So Paulo, n.139, 1995. Disponvel em: <. http://publicacoes.pcc.usp.br/PDF/BT139.pdf >. Acesso em 09/06/2010 NASCIMENTO NETO, J. A. Investigao das solicitaes de cisalhamento em edifcios de alvenaria estrutural submetidos a aes horizontais. Dissertao de Mestrado. Da Universidade de So Paulo. So Carlos, 1999. NATIONAL CONCRETE MASONRY ASSOCIATION, 1988 Disponvel em: http://www.ncma.org/meet/index.html Acesso em 05/05/2010 NEPAE, 2000 (Ncleo de Ensino e Pesquisa da Alvenaria Estrutural) Disponvel em: http://www.nepae.feis.unesp.br Acesso em 05/04/2010 OHASHI, E.A.M. Sistema de Informao para Coordenao de Projetos de Alvenaria Estrutural. 2001, 121p. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil). Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, So Paulo, 2001. PRUDNCIO JR, L.R.; OLIVEIRA A. L.; BEDIN, C.A. Alvenaria Estrutural de Blocos de Concreto. Florianpolis: Editora Grfica Pallotti, 2002. RAMALHO, M.A.; CORREA, M.R.S. Projeto de Edifcios de Alvenaria Estrutural. So Paulo: Pini, 2003. SANCHEZ, Emil. Alvenaria Estrutural: Novas Tendncias Tcnicas e de Mercado. Editora Intercincia. SENAI. Rio de Janeiro, 2002. T & A Pr Fabricados. Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto. Fortaleza, 2009.

27

You might also like