You are on page 1of 15

PR HISTRIA Os primeiros sinais de vaidade comearam na Pr Histria, quando o homem passou a se reunir em grupos e se fixou na terra, surgindo a diferenciao

hierrquica. Os chefes, em geral os mais fortes do grupo, enfeitavam-se com as garras e dentes dos animais ferozes que caavam. Surgiram tambm as primeiras "pinturas de guerra" que dariam mais fora ao guerreiro, alm de "assustarem" o adversrio.

123RF Stock Photo

EGITO Homens e mulheres pintavam o rosto por acreditarem na relao entre espiritualidade e aparncia. A maquiagem se tornou parte da higiene diria, um verdadeiro ritual de beleza. Os olhos tinham o maior destaque: eram delineados e aumentados com kohl (carvo), as plpebras recebiam toques de ndigo e sobre elas se esfumavam uma sombra em p, colorida, feita de malaquita moda (pedra). Utilizavam tambm henna, aafro, curry e outros ps coloridos.

GRCIA A maquiagem era usada mas no tanto quanto no Egito. A preocupao maior era com a sade e a beleza do corpo. Os homens no se maquiavam e procuravam manter a forma com

exerccio fsico, massagens e banhos aromticos. As mulheres usavam maquiagem leve e os penteados eram elaborados com fitas e cachos.

123RF Stock Photo

ROMA Os romanos adquiriram dos gregos o costume dos banhos e dos exerccios. Os leos perfumados de massagem, banhos (termas) faziam parte do ritual de beleza. A maquiagem era mais exagerada entre as cortess, mas no deixava de ser usada pelas mulheres dos senadores e da elite.

IDADE MDIA Teve incio com a queda do Imprio Romano e o domnio do Cristianismo. A vaidade foi condenada pela Igreja que passou a considerar como "hbitos pagos" o costume das termas, dos banhos e das massagens com leos perfumados dos romanos. Sendo alvo dessa nova ordem, as mulheres se cobriram com longas e rodadas vestimentas e os cabelos ficaram escondidos sob toucados. Mesmo assim tinham alguns toques de vaidade - os cabelos eram clareados com gua de lixvia (cinza do borralho colocada na gua) e com o sol. As sobrancelhas eram depiladas e a testa aumentada pela depilao da linha dos cabelos. As faces eram beliscadas e os lbios mordidos para que ficassem rosados.

RENASCIMENTO Os decotes desceram, os penteados mais elaborados voltaram a ser usados e novamente a maquiagem comeou a ser introduzida no dia-a-dia. O luxo do vesturio entrou na moda e, quanto mais nobre, mais enfeitado se apresentava. Surgiram as mouches (moscas), que eram pintas feitas de veludo, colocadas nos seios e no rosto de homens e mulheres. Na pintura eram retratados rostos jovens, ideal de beleza buscado na Grcia.

SCULO XVIII Na Frana, homens e mulheres voltaram a exagerar na maquiagem. Foi um

perodo caracterizado pelo exagero em muitas reas: na pintura, na arquitetura, no vesturio, nos penteados. O empoamento (p de arroz) deixava rostos e cabelos inteiramente brancos; as perucas chegavam a altura de 50 cm; sedas, rendas, cetim e as mouches estavam no seu apogeu. Os decotes chegavam at os mamilos e o colo era aspergido com vinho tinto para que ficasse mais rosado.

SCULO XIX A era vitoriana influenciou o comportamento e o guarda roupa feminino e masculino na Europa e parte da elite nos Estados Unidos. Roupas mais fechadas, decotes discretos, espartilhos, saias enormes, pouca maquiagem caracterizaram essa poca dos cavalheiros e das damas.

ANOS 10 O incio do sculo XX foi marcado pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que foi a grande responsvel pela mudana no modo de ser e pensar da humanidade. As mulheres assumiram novos papis passando, pela primeira vez, a integrar o mercado de trabalho. O vesturio se tornou mais prtico e adequado rotina das fbricas e escritrios.

ANOS 20 Com o fim da guerra, o divertimento deu o tom desta dcada de prosperidade e liberdade. poca das melindrosas (eram as mulheres modernas) e dos vestidos chacoalhando ao som de Charleston e do jazz. A mulher comeava a ter mais liberdade, os comprimentos subiram chegando altura dos joelhos - era a primeira vez na histria ocidental que as pernas femininas podiam ser vistas em pblico. Coco Chanel revolucionou a dcada de 20 com os seus cortes retos, blazers, cardigs, colares compridos, reproduzindo a sua prpria imagem - a mulher bem sucedida, independente, com personalidade e estilo. A maquiagem era forte, os lbios eram vermelhos pintados em formato de corao ou arco de cupido, os olhos bem marcados, as sobrancelhas tiradas e marcadas a lpis. Os cabelos eram curtos (Chanel) tinham franja e corte reto na altura das orelhas.

ANOS 30 A euforia dos anos 20 chegou ao fim com a crise de 1929 (queda da Bolsa de Valores de Nova York). Em geral, os perodos de crise no so caracterizados por ousadias na forma de se vestir. Os anos 30 - ao contrrio da dcada anterior que havia destrudo as formas femininas voltou a valorizar o corpo da mulher, atravs de uma elegncia refinada; as formas eram marcadas, porm naturais. As saias ficaram longas e os cabelos comearam a crescer. A moda dos anos 30 descobriu o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol. Os mais abastados iam para lugares beira-mar para passar as frias. A mulher dessa poca devia ser magra, bronzeada e esportiva. O cinema estava no auge e Hollywood, atravs de suas estrelas, foi um referencial de disseminao de novos costumes. O visual sofisticado da atriz Greta Garbo, com sobrancelhas e plpebras marcadas com lpis e p de arroz bem claro, foi muito imitado pelas mulheres. MAX FACTOR, qumico que revolucionou a histria da maquiagem, criou uma srie de truques que deixava as estrelas de Hollywood com um rosto muito especial. Abriu uma indstria de cosmticos, pois as atrizes estavam sempre "roubando" os seus produtos para usar no dia-adia. Criou maquiagem para ruivas, morenas e loiras, maquiagem lquida, prova dgua e outra grande revoluo o PanCake - lanado em 1938 para o filme "... E o Vento Levou". A atriz Vivian Leigh tinha a pele muito irregular e o PanCake a salvou nos closes. Surgiram os estojos de bolsa, as mulheres podiam retocar a maquiagem onde estivessem.

ANOS 40 A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi novamente um catalizador de mudanas, a moda se tornou mais simples e austera - cortes retos, estilo militar, uso de duas peas criando looks intercambiveis, racionamento de tecido, roupas recicladas, popularizao dos sintticos (como a viscose). Com a escassez de cabelereiros (at o final da dcada de 30, a profisso era exercida predominantemente por homens, que estavam lutando) os cabelos eram penteados com uma variedade de ondas e presos com grampos. A simplicidade a que a mulher estava submetida despertou o interesse pelos chapus, surgiram novos modelos e adornos. A alta costura ficou restrita s mulheres dos comandantes alemes, dos embaixadores em exerccio e quelas que de alguma forma podiam frequentar as grandes maisons.

ANOS 50 Com o fim da guerra, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina, glamurosa e sofisticada. Era a consolidao do New Look, uma das principais revolues da moda, lanada por Christian Dior em 1947. Metros e metros de tecido eram usados para confeccionar um vestido bem amplo, na altura dos tornozelos, com cintura marcada. Os sapatos eram de salto alto, alm das luvas e outros acessrios como peles e jias. As jovens comearam a trocar as orquestras pela msica de Elvis Presley. A beleza era um tema de grande importncia, com muitos lanamentos de cosmticos. Spray de cabelo, delineador, sutis pontudos so as heranas da dcada. Era tambm o auge das tintas para cabelos. Os penteados podiam ser coques ou rabos-de-cavalo, como os de Brigitte Bardot. O corpo da mulher se tornou mais

feminino e curvilneo, valorizando quadris e seios. Marilyn Monroe eternizou o look dos anos 50, estabelecendo um padro de smbolo sexual que atravessa dcadas.

ANOS 60 Foi uma das dcadas mais ricas. Plula anticoncepcional, homem na Lua, morte de John Kennedy, Martin Luther King, minissaia, os Beatles, hippies, Festival de Woodstock, Guerra do Vietn, Revoluo de 64 (no Brasil), Mao Ts-tung, Guerra Fria,... Liberdade sexual feminina. Os anos 60 viveram a exploso da juventude, o desejo de liberdade. Os jovens entraram para o mercado de trabalho e as empresas criaram produtos especficos para esse novo consumidor, que pela primeira vez, teve a sua prpria moda, no mais derivada dos velhos. A modelo Twiggy, uma modelo inglesa de 1,70m com 45 quilos, tornou-se o biotipo imitado pelas jovens da poca. Foi o auge da esttica "lolita", com a sexualizao de looks quase infantis. Para manter o ideal de corpo adolescente, as revistas femininas pregavam as dietas e os exerccios. A maquiagem era basicamente nos olhos. Batom e esmalte eram bem claros, em geral brancoleite e os olhos seguiam padres de tonalidades do rosado ao verde-gua, com clios enormes, negros e bem "postios". Os cabelos eram armados, cheios de laqu e as perucas estavam na moda. No final da dcada, o reduto jovem mundial se transferiu de Londres (cidade da moda desta poca), para So Francisco (EUA), bero do movimento hippie. Manifestaes e palavras de ordem mobilizaram jovens em diversas partes do mundo. Era o movimento da contracultura, que se afastava da ostentao da jovem guarda, em busca de uma viagem psicodlica.

ANOS 70 Dcada da discoteca, de Dancing Days, John Travolta, calas boca-de-sino, golas pontudas, plataforma,....O movimento hippie traz referncias de outras etnias. Os cabelos recebiam a influncia afro e deviam ser enormes, crespos e bem armados. Na maquiagem os olhos eram muito enfatizados (sombras verde, rosa, azul) e at 1974 os clios continuaram com fora total. As mas do rosto tinham muito blush. Em Londres surge o punk, quando um grupo de garotos desempregados, sintetizando a atmosfera do "No Future" e da falta de perspectivas, protestam com suas roupas rasgadas, muito preto, alfinetes, jaquetas de couro, coturnos e cortes de cabelos "moicanos".

ANOS 80 Era do poder e dos exageros visuais. A mulher passou a ocupar reas antes reservadas aos homens ganhando status e dinheiro - so engenheiras, arquitetas, gerentes de empresa, donas de seu prprio negcio,... Foi tambm a poca dos yuppies norte-americanos, que lanaram moda para todo o globo com suas roupas de griffe. Com o culto ao corpo comearam a corrida para as academias (febre da ginstica aerbica), as vitaminas, a gerao sade. A multiciplidade das tribos urbanas alcanou algo nunca visto - coexistiam punks, gticos, skinheads, new wavers, rappers (do hip-hop americano). A msica influenciou fortemente a moda. A ambiguidade foi um trao marcante da dcada - estampas de oncinha, cores ctricas, acessrios "fake" conviviam com discretos tailleurs e com roupas de moletom e cotton-

lycra recm-sadas das academias. A maquiagem tinha batons de cores vivas como o pink e o vermelho, os olhos eram bem pintados com sombras fortes, os clios eram alongados com mscaras coloridas (verde e azul). Os cabelos tinham gel para o look molhado, mousse para criar volume, ao lado das permanentes e topetes altos. No fim da dcada apareceram as supermodels - Linda Evangelista, Naomi Campbell, Cindy Crawford, Claudia Schiffer - eram as mulheres mais glamourosas, desejadas e invejadas. Ocuparam o imaginrio da mdia e do pblico, antes reservado s estrelas de Hollywood. A mistura de tendncias e a ambiguidade que caracterizou os anos 80 provaram que todos os limites so relativos e que a moda no mais que a projeo de sonhos, idias e aspiraes tudo possvel no mundo da criao.

ANOS 90 Trouxe o low profile, o minimalismo, pregando a simplicidade em oposio extravagncia e aos excessos visuais dos anos 80. O ideal era uma cala Calvin Klein com uma camiseta plo, um Keds,... O heroin chic (palidez, olheiras e magreza excessiva) se tornou padro. A modelo Kate Moss personificou esse estilo, muito reproduzido nos editoriais de moda. O grunge conquistou o mundo e a moda com bandas de Seattle como Nirvana. No extremo oposto, a indstria do luxo se expandiu e revitalizou marcas esquecidas. Os jovens dos anos 90 ganharam espao com marcas e estilos para cada tribo. Os adolescentes passaram a mudar de estilo cada vez mais rpido. Entrou em ascenso as tatuagens e os piercings. A moda mais plural, estimulou o estilo prprio e individual, dando pistas para a virada do milnio.

ANOS 2000 A globalizao e o desenvolvimento da mdia aumentaram muito a velocidade da informao. Modelos brasileiras como Gisele Bndchen, Carol Trentini, Fernanda Tavares, Isabeli Fontana, ... passaram a estrelar campanhas de grandes grifes mundiais e invadiram as passarelas. Estilistas brasileiros passaram a apresentar colees nas semanas de moda de Nova York e Paris. O governo do presidente Lula deu continuidade poltica de estabilizao econmica iniciada na gesto do presidente Fernando Henrique Cardoso. O Brasil se tornou um "pas na moda". Guias e revistas de estilo voltaram-se para o pas estendendo seus predicados para alm do samba, praia, futebol e Carnaval. A moda tornou-se plural e subjetiva. Com vrias possibilidades, a mulher faz a escolha baseada no seu estilo. O look ficou mais natural para cabelos e maquiagem. Iniciou-se a "ditadura da juventude" - nunca se usaram tantos recursos mdicos e tecnolgicos para frear o envelhecimento.

E a indstria de cosmticos se especializa cada vez mais em proporcionar bem estar, autoestima, tornando os cuidados com a beleza, mais eficazes e mais prticos de serem inseridos no dia-a-dia. Cremes nutritivos para cabelos usados durante a noite. Produtos naturais com ativos orgnicos em substituio aos derivados petroqumicos. Produtos especficos para homens como shampoos e tratamento facial. Loes corporais auto bronzeantes. "Spa em casa" - produtos de tratamento corporal que proporcionam a auto indulgncia, o prazer e o relaxamento. Loes corporais, desodorantes, sabonetes com edies limitadas de cuidados especiais com a pele no vero. Maquiagem que trata e protege a pele. Finalizadores que modelam e tratam os cabelos... A lista grande... e os produtos iro oferecer cada vez mais recursos seguindo estilos de vida, tendncias,... tudo movimento e evoluo.

A Maquilhagem ao longo dos tempos

Uma viso global sobre a evoluo das tendncias, desde a Grcia Antiga at aos tempos de hoje
As questes ligadas beleza no so temas contemporneos, apenas fruto de uma cultura frvola que apenas se preocupa com a Imagem. A busca do belo algo que j acompanhas as sociedades desde tempos remotos, fazendo jus ao casamento e equilbrio entre o bem-estar Fsico e Espiritual. Como seria de esperar, o conceito de beleza j obteve inmeras formas e figuras, havendo uma oscilao acentuada de cultura para cultura e dos tempos que se avizinhavam. Contudo, a aparncia sempre foi usada como uma espcie de instrumento de dominao, onde o ser Humano tomava partido deste poderoso meio de comunicao e fazia prevalecer a sua presena.

Antigo Egipto (3150 antes de Cristo) O contorno dos olhos e das sobrancelhas eram reforados e alongados com uma tinta preta especial (khol) de forma a simular a elegncia dos animais Felinos to estimados nesta poca da Civilizao. Tal como Clepatra, as Mulheres, j nesta altura, faziam uso de cores fortes de tintas e ps de plantas para adornar as plpebras dos olhos. Grcia antiga A obsesso Gregoriana pelo Belo era de tal forma intensa que a Nobreza detinha uma tropa de escravos encarregada de pente-los e maquilh-los diariamente. Este povo acreditava que o belo poderia ser calculado por propores matemticas do corpo. Idade Mdia Numa sociedade apadrinhada pela Igreja Catlica na opresso da Mulher, todas as formas de representao de beleza assumidas pelo sexo feminino estavam sujeitas a represses morais e punies. Assim sendo, a Mulher passou a assumir um rosto plido e inexpressivo, adivinhando-se quase uma doura e pureza angelical. J no Sc. XX, a Mulher passou novamente a exibir um ideal de refinamento e jovialidade, sem exageros. A pele dotava-se ainda de uma palidez imaculada mas mais tratada, limpa e iluminada atravs da utilizao quase abusiva do p-de-arroz. Mulheres de vanguarda como Elizabeth Arden e Helena Rubinstein inauguraram cada uma, seu salo de beleza. Inspiradas por actrizes como Sarah Bernhardt e Isadora Duncan, as mulheres passam a usar cabelos mais curtos. 1920 All that Jazz Viveu-se o auge de um gnero musical nico, onde o som do Jazz quase se tornou o smbolo de uma mulher nova, rejuvenescida e emancipada. A emancipao foi de tal ordem que passou-se por uma poca confusa, onde a Mulher assume uma aparncia mais masculinizada, com vesturio estilo Smoking, corte de cabelos curtos e franja. O culto pelo corpo menos arredondado torna-se um costume e, semelhana dos dias de hoje, o corpo deveria assumir-se magro, talo como Coco Channel, para demarcar uma poca de beleza sem formas arredondadas. Na maquilhagem, inicia-se a utilizao de prtico batom em basto e em 1925, Chanel e Jean Patou lanam a moda da pele bronzeada. A nova Mulher estava criada! 1930 A Grande Depresso Com a crise de 1929 dissipa-se a poca de liberdade! As actrizes do cinema passam a ditar a moda, assumindo a persona de femme fatale, altamente sedutora e de extrema beleza. Esta nova Era detinha cones como Greta Garbo e Marlene Dietrich, conhecidas pelas suas sobrancelhas depiladas, tingidas ou redesenhadas a lpis. A pele, essa assumia-se novamente plida. 1940 Femme Fatale A beleza forte da femme fatale e alegre da pin-up tenta compensar a tristeza do guerra. A maquilhagem ficou carregada, com muito batom vermelho, lbios cheios e delineados e sobrancelhas bem desenhadas.
A 2 Guerra Mundial tinha chegado ao fim e com o seu terminus, instalou-se a eterna Elegncia! Depois da guerra, retornaram os valores mais conservadores. A arte de ser bela e de ter a pele perfeita simbolizava o sucesso. Os olhos foram evidenciados por sombras e delineadores. O contorno dos lbios, bem desenhados. Mulheres voluptuosas, como Brigitte Bardot e Ava Gardner, tiveram seus dias de glria.

1950 Fim da Guerra


A 2 Guerra Mundial tinha chegado ao fim e com o seu terminus, instalou-se a eterna Elegncia! Depois da guerra, retornaram os valores mais conservadores. A arte de ser bela e de ter a pele perfeita simbolizava o sucesso. Os olhos foram evidenciados por sombras e

delineadores. O contorno dos lbios, bem desenhados. Mulheres voluptuosas, como Brigitte Bardot e Ava Gardner, tiveram seus dias de glria.

1960 Peace and Love A mini saia revolucionou a moda e o homem chegou Lua. A modelo Twiggy fazia sucesso com o seu olhar caracterstico e magreza sublime. Os olhos estavam em alta com so mbras metalizadas e multicoloridas, delineadores e pestanas falsas. A pele e os lbios eram claros.

1970 A dcada Excessiva A droga, amor e o Rock and Roll dominam o cenrio da Moda, estando o movimento Hippie no seu auge. Tudo era permitido, desde overdoses at aos sapatos plataforma na Moda. Em termos de maquilhagem, as mas de rosto eram caracterizadas com muito blush e as plpebras com sombras verde, rosa e azul. O visual era psicodlico, nem um pouco discreto. Farrah Fawcett foi um dos cones da dcada. Terminada a poca de excessos, a Mulher continua a reviver os tempos ureos da cor mas, dotada de Maior equilbrio e estabilidade social. Todavia, a super produo continuava em alta com cabelos de Juba, atacados por permanentes mal feitas, laca a mais e popas que faziam lembrar as ondas do mar. As unhas usavam-se longas, sapatos de salto alto e muita bijuteria. O rimmel (Mscara) era venerado como um Deus e o Blush nunca era discreto nas mas de rosto. Os batons de cores fortes levavam uma camada extra de brilho por cima.

1980- A Celebrao do Piroso Terminada a poca de excessos, a Mulher continua a reviver os tempos ureos da cor mas, dotada de Maior equilbrio e estabilidade social. Todavia, a super produo continuava em alta com cabelos de Juba, atacados por permanentes mal feitas, laca a mais e popas que faziam lembrar as ondas do mar. As unhas usavamse longas, sapatos de salto alto e muita bijuteria. O rimmel (Mscara) era venerado como um Deus e o Blush nunca era discreto nas mas de rosto. Os batons de cores fortes levavam uma camada extra de brilho por cima. 1990- Less is More O fim do sculo trouxe consigo o minimalismo. Depois da exploso da cor, a moda voltou-se para um visual mais limpo e natural. A maquilhagem apenas acentuava alguns pontos, as cores eram mais neutras e trreas, sem brilho.

O Amanh Vivemos numa poca de liberdade de estilos, influenciados pelas geraes passadas mas com um sabor da prpria evoluo dos tempos. O desafio , portanto, encontrar novas referncias que reflictam a imagem que cada mulher faz de si. Trata-se da valorizao do Eu singular e do auto-conhecimento e, ao mesmo tempo, da convivncia harmnica com todas as culturas do mundo. O corpo valorizado, mas agora cada um pode criar seu prprio padro. A maquilhagem est totalmente incorporada no quotidiano das mulheres. A Mulher est cada vez mais vontade com esta ferramenta divertida que permite acentuar, ocultar e disfarar atributos que fazem delas seres nicos e especiais.

Boa Maquilhagem!

Na dcada de 1910, a indstria do cinema comeava a despontar nos Estados Unidos. A produo de pelculas era frentica, as gravaes estendiam-se por quase um dia inteiro, sem parar. Nessa poca, os filmes de cinema eram muito duros, ou seja, eram preto-e-branco com poucas variaes de cinza. O contraste entre o preto e o branco era muito imediato, faltava uma srie de matizes de cinza para suavizar a imagem. Esse detalhe tcnico que, aparentemente, no tem nada a ver com um site de beleza e cosmtica, na verdade tinha impacto imediato no rosto dos atores. Eles passavam um dia inteiro num estdio fechado e absurdamente aquecido pela forte iluminao exigida pelos filmes de ento. Resultado: em poucas horas, eles j estavam com o rosto ensopado de suor, que brilhava horrores. Muitos recorriam a uma soluo aparentemente assustadora: talco.Lembre-se: as pelculas de ento tinham poucos matizes de cinza, o rosto iria ficar branco de qualquer jeito no filme. Ento, a diferena era quase que imperceptvel. Mas dava para notar que alguma coisa estava estranha naqueles rostos. E Hollywood apelou para ajuda profissional. O que os atores precisavam era de um produto que, espalhado no rosto, uniformizava a cor e adiava o efeito brilhante-suor que o excesso de calor causava s faces de gente como Charles Chaplin, Buster Keaton e Mary Pickford. Recorreram, ento, a um polons que havia se mudado com a famlia para os EUA em 1904 e, depois de uma passagem pelo estado do Missouri, resolveu se estabelecer em Los Angeles. Farmacutico, ele mesmo fabricava rouges e cremes. Em 1914, ele criou para os estdios de Hollywood uma maquiagem especfica para atores de cinema, que no rachava nem endurecia (em ingls, to cake). Nascia, assim, o pan-cake, para preparar os rostos de atores para iluminao inclemente e filmes preto-e-branco com forte contraste. Qual era o nome do farmacutico criador do pan-cake? Max Factor. Na dcada de 1920, Factor resolveu socializar a coisa, e lanou no mercado consumidor

final sua linha de cosmticos, para que toda garota se parecesse com uma estrela de cinema ao usar a maquiagem Max Factor. Para dar contraste com o rosto quase que de porcelana, usavam bastante cor nos lbios para tirar a cara de doente/morte.

You might also like