You are on page 1of 9

Bolo sem ovo, glten, leite e soja

Receita Base de Bolo da Marilian

Copo usado p/ medida : 200 ml Assadeira usada: redonda de 35cm de dimetro ou retangular de 30cm de largura.

Ingredientes:

copo de leo 1 copo de gua ou suco de 3 laranjas 1 copo cheio de acar 1 pitada de sal 2 e 1/2 copos de farinha de arroz (ou 1 copo de farinha de arroz e 1 e 1/2 copo de fub se quiser o bolo de fub) 1 colher sopa , mais 1 colher das de ch de fermento em p Royal

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque numa assadeira untada com leo (a dica untar com leo e polvilhar acar cristal). Se for fazer com o fub, acrescente um pouco de erva doce, fica uma delcia! Leve ao forno mdio at dourar.

Resolvi fazer uma postagem sobre o CMC porque ele um ingrediente chave na minha cozinha sem glten.

Quando comeei a pesquisar receitas sem glten, sempre via a referncia da goma xantana e no fazia a mnima idia de como encontr-la.

O glten uma protena presente no trigo (mas no somente no trigo) e que d maciez e elasticidade as massas tradicionais. Como as nossas farinhas no tem glten, os produtos tendem a esfarelar, secar e serem mais densos do que os seus correspondentes com glten originando produtos massudos e pesados porque a massa no d liga. Para tentar minimizar o problema, precisamos de um agente aglutinante e espessante. a que entra o CMC, um produto que desempenha este papel e relativamente fcil de ser achado. Desta forma os produtos feitos em casa tem um aspecto mais comercial e bem cuidado, equivalendo as suas verses "normais" mais leves e macios.

Eu usava muito o CMC na poca de boleira para fazer aquelas lindas coberturas de bolos de casamento. Ele adicionava uma elasticidade to grande a cobertura que podamos elaborar verdadeiras esculturas. Foi ento que acendeu aquela luzinha: - E se utilizasse o CMC no lugar da goma? Deu certo!!

C.M.C abreviatura de carboximetilcelulose um polmero hidrossolvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto apresentado na forma de p e tem colorao ligeiramente amarelada. O C.M.C. tem como propriedade principal uma grande capacidade de absoro de gua. O produto funciona primordialmente como espessante neutro, porm tambm emulsificante, agente de suspenso homogenizante e aglutinante. utilizado em vrios alimentos pela indstria alimentcia como bolos, sorvetes, cremes, glacs.

levemente laxante e saciador do apetite. Por isso, algumas vezes usado em quantidades maiores em dietas de emagrecimento. Foi interessante ler sobre isso aps algumas pesquisas, pois notei ao iniciar uma dieta sem glten que duas fatias de po pequenas j o suficiente para saciar a minha fome. Antes da dieta eu precisava de um po francs inteiro :)

Baguete Sem Ovo: Receita adaptada do Blog Baking Beauties:

- 1 e 1/2 xcara de farinha de arroz

- 1/2 xcara de fcula de batata

- 1/2 xcara de polvilho

- 1/2 xcara de farinha de linhaa

- 1 colher das de sopa de CMC clique aqui

- 1 e 1/2 colher das de ch de sal

- 1 colher das de sopa de fermento biolgico seco instantneo

- 1 colher das de sopa de acar ou glicose

- 1 colher das de ch de vinagre de ma

- 2 colheres das de sopa de leo

- 1 e 1/2 xcara de gua morna.

Modo de fazer:

- Coloque os ingredientes secos em uma vasilha e misture.

- Misture os ingredientes lquidos em outra vasilha, reservando 1/4 de xcara de gua. Transfira a mistura lquida para a vasilha de ingredientes secos e bata por 3 minutos. Se ficar uma massa muito seca, adicione a gua restante aos poucos, talvez no precise de toda a gua. A massa fica firme, subindo pelas ps da batedeira.

- Unte e enfarinhe uma assadeira. Molde os paezinhos no formato que quiser, untando as mos com creme vegetal (margarina sem leite). Para as baguetes, unte e enfarinhe duas formas de espumone ou quatro formas para pes de canaps.

- Coloque as formas em local quente e abafado, dentro do micro-ondas ou armrio e deixe dobrar de volume. Pincele caf sobre os pes para ficarem mais moreninhos.

- Pr-aquea o forno a 180C e asse os pes por cerca de 40 minutos.

1-Po de farinha de arroz com araruta ciclo 7 ultra rpido cor da casca: mdia ou escura Ingredientes: 1 copo de leite ou gua com 3 colheres de sopa de leite em p 2 colheres de sopa de aucar 1 colher de ch de sal 3 colheres de sopa de leo ou margarina 3 ovos 3 copos de farinha de arroz 1 copo de farinha de araruta 2 colheres de sopa de fermento biolgico seco. Modo de preparo: retire a forma da mquina de po, coloque todos os ingredientes na ordem da receita. Recoloque a forma na mquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada.

2-Po de farinha de arroz com amido de milho ciclo 7 ultra rpido cor da casca: mdia ou escura Ingredientes: 1 copo de leite ou gua com 3 colheres de sopa de leite em p 2 colheres de sopa de aucar 1 colher de ch de sal 3 colheres de sopa de leo ou margarina 3 ovos 3 copos de farinha de arroz 1 copo de amido de milho ( maizena ) 2 colheres de sopa de fermento biolgico seco.

Modo de preparo: Retire a forma da mquina de po, coloque todos os ingredientes na ordem da receita. Recoloque a forma na mquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada. Dica: Se desejar coloque 1 colher de sopa de: organo - ervas finas cebola, alho e salsinha - gosto

3-Po com farinha de arroz e fub ciclo 1 normal cor da casca: a escolher Ingredientes: 1 copo de leite ou gua com 3 colheres de sopa de leite em p 2 colheres de sopa de aucar 1 colher de ch de sal 3 colheres de sopa de leo ou margarina 2 ovos 2 copos de farinha de arroz 2 copos de fub de milho 2 colheres de ch de fermento biolgico seco. opcional: 1 colher de sopa de sementes de erva-doce. Modo de preparo: Retire a forma da mquina de po, coloque todos os ingredientes na ordem da receita. Recoloque a forma na mquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada.

4-Po de queijo ciclo 7 ultra rpido - cor da casca: mdia ou escura Ingredientes: 2 copos de leite copo de leo 1 colher de ch de sal 3 ovos 3 copos de polvilho azedo 1 pacote de 100 gramas de queijo parmeso ralado ou 1 copo de queijo minas picado Modo de preparo: retire a forma da mquina de po, coloque todos os ingredientes na ordem da receita. Recoloque a forma na mquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada.

5-Po de farinha de arroz com polvilho azedo ciclo 7 ultra rpido - cor da casca: mdia ou escura 600 gr. Ingredientes: 1 copo de leite 2 col. de sopa de leo de soja 1 colher de ch de sal 1 colher de sopa de aucar 2 ovos 2 copos de farinha de arroz 1 copo de polvilho azedo

2 colheres de sopa de fermento biolgico seco.

Modo de preparo: retire a forma da mquina de po, coloque todos os ingredientes na ordem da receita. recoloque a forma na mquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada.

6-Po de farinha de arroz com polvilho doce ciclo 7 ultra rpido - cor da casca: mdia ou escura 600 gr. Ingredientes: 1 copo de leite 2 col. de sopa de leo de soja 1 colher de ch de sal 1 colher de sopa de aucar 2 ovos 2 copos de farinha de arroz 1 copo de polvilho doce 2 colheres de sopa de fermento biolgico seco. Modo de preparo: retire a forma da mquina de po, coloque todos os ingredientes na ordem da receita. recoloque a forma na mquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada. OBS. para pessoas com intolerncia a lactose usar leite de soja. Use sempre ingredientes a temperatura ambiente.

7 - Po de milho 108 Coloque na forma nessa ordem: 1e 1/2 copo de leite azedo (ou leite fresco com 1 colher de vinagre) 1 1/2 ccsal 2 cs acucar 3 cs margarina 2 ovos, 2 copos de farinha de arroz (ou creme de arroz)

Bolo de Laranja Sem Glten Sem Lactose e Sem Ovos


junho 21, 2011 at 6:42 pm 4 comentrios

SEM GLTEN SEM LEITE/DERIVADOS SEM OVOS SEM SOJA VEGAN Apesar de ser livre dos ingredientes chaves na panificao glten, leite/derivados, ovos este bolo de laranja ficou realmente delicioso! Utilize uma forma com furo no meio para agregar charme na apresentao e sirva com Creme de Tofu e Laranja e raspas de casca da laranja como toque final. Medida de 1 copo utilizado na receita = 240ml Forma sugerida: forma de 23 a 25cm com furo no meio ou Bundt Cake Pan Ingredientes Mistura Seca 1/2 copo de amido de tapioca 1/2 copo de amido de milho 2 copos de farinha de arroz 1/2 de colher de ch de goma xantana 1+ 1/2 colheres de ch de bicarbonato de sdio 1 colher de ch de sal 1/2 colher de ch de fermento em p 1 +1/4 copo de acar demerara

Mistura Lquida 2/3 copo de leo de canola 1 copo de suco de laranja 1 copo de leite de coco 2 colheres de ch de vinagre de ma 1 colher de ch de extrato de baunilha (opcional) 3 colheres de sopa de casca de laranja ralada Modo de Preparo 1. Pr-aquea o forno a 180C. Unte a forma com leo e polvilhe com farinha de arroz. 2. Em um recipiente grande, misture bem todos os ingredientes secos. Em outro recipiente, adicione todos os ingredientes lquidos e mexa at incorporar. 3. Despeja a mistura lquida na seca e bata com auxlio de um fuet, garfo ou batedeira at que a massa se forme. 4. Coloque a massa na forma e asse em temperatura de 180C por aprox. 45 minutos ou at que o bolo fique dourado e o teste do palito no centro do bolo esteja seco. Sirva com o Creme de Tofu de Laranja e raspas da casca de laranja. Rendimento: 12 a 16 fatias. Receita com glten: para verso com glten, substitua a farinha de arroz, amido de tapioca, amido de milho e goma xantana por 3 xcaras de farinha de trigo.

Bolo sem glten, sem leite, sem ovo

A farinha usada nesta receita, foi arroz japons modo em casa, feito atravs de uma mquina de moer caf, que pode ser adquirida em qualquer casa agrcola. Gostaria de ressaltar que o arroz japons se mantm macio depois de pronto, ao passo que o arroz comum endurece com o tempo. Lembrando ainda que as iguarias feitas com a farinha feita em casa ficam melhores do que as compradas nos supermercados. Experimentei tambm bater dois copos de 200 ml, do arroz cru no liquidificador e o resultado foi o

mesmo que a maquina de moer caf. copo de leo; (Copo usado para medidas: 200 ml) 1 de (caf) de farinha de linhaa. Ela substitui o ovo.

1 de (sopa) bem cheia p Royal 2 copos e de farinha de arroz 1 copo cheio de acar Suco de 3 laranjas 1 pitada de sal

Obs: Caso no forem alrgicos a ovo. No lugar da farinha de linhaa. Coloque 1 ovo. Bata todos os ingredientes no liquidificador coloque numa forma untada com leo e leve ao forno para assar.

You might also like