You are on page 1of 4

ATIVIDADES EXTRAS MATEMTICA

5 ano (4 srie)

DESAFIOS
1
Uma pessoa se encontra no degrau na metade de uma escada. Sobe 5 degraus, desce 7, volta a subir 4 e depois mais 9 para chegar ao ltimo degrau. Quantos degraus a escada tem?

Um caracol resolve escalar a parede de um poo de 12 m. A cada dia ele sobe 3 m e, em seguida, escorrega 2 m. Quantos dias ele vai demorar para chegar ao topo do poo?

Em um stio existem 21 bichos, entre patos e cachorros. Se, no total, h 54 ps desses bichos, descubra o nmero de patos e o nmero de cachorros.

Trs homens querem atravessar um rio. O barco que eles possuem suporta, no mximo, 130 quilogramas. Eles "pesam" 60, 65 e 80 quilogramas. Como devem proceder para atravessar o rio, sem afundar o barco?

Quatro amigos vo ao museu e um deles entra sem pagar. Um fiscal quer saber quem foi o penetra: Eu no fui, diz Benjamim. Foi o Pedro, diz Carlos. Foi o Carlos, diz Mrio. O Mrio no tem razo, diz Pedro. Sabendo que s um deles mentiu, qual deles no pagou a entrada?

A me de Takada tem cinco filhos: Tanako, Taneko, Taniko, Tanoko. Qual o quinto filho?

Duas pessoas desejam repartir igualmente o contedo de um garrafo de 8 litros de gua e tm apenas duas garrafas vazias de 5 e 3 litros, alm do garrafo. De que maneira eles podem resolver esse problema?

Observe esses nmeros:

18 26 35 53 62 71

Qual deles no se relaciona com demais? Por qu?

A partir da figura com 12 palitos, obtenha uma nova figura com 3 quadrados, movendo apenas 3 palitos.

RESPOSTAS

1. A escada tem 23 degraus. Resoluo: Subiu 5 degraus e desceu 7 = desceu 2 degraus; Subiu 4 e depois 9 degraus = subiu 13 at o topo da escada. Tirando os 2 degraus que a pessoa desceu na primeira etapa, foram 11 degraus at o ltimo. Como ela estava na metade da escada, ento h 11 degraus antes e 11 depois do ponto onde o problema iniciou. Somando com o degrau no qual a pessoa est no ponto de partida, temos 23 degraus ao todo.

2. 10 dias. Resoluo: O caracol sobe 1 m por dia durante os 9 primeiros dias; no 10 dia sobe 3 m chegando ao topo (9 + 3 = 12 metros), e no escorregando 2 m de volta.

3. 15 patos. Resoluo: Se todos os animais tivessem dois ps, teramos: 24 2 = 42 ps. Como o problema afirma que h 54 ps ao todo, so 12 ps a mais, que so obviamente dos cachorros. Sendo assim,
12 = 6 cachorros e 21 6 = 15 patos. 6

4. Os homens devem atravessar o rio da seguinte maneira: Em primeiro lugar, vo os homens de 60 e 65 Kg; Um dos dois volta com o barco; O homem de 80 Kg atravessa; O homem que ficou na outra margem volta com o barco; Finalmente, os dois primeiros atravessam de novo o rio.

5. Mrio e Carlos no podem ambos ter dito a verdade, pois somente um entrou sem pagar. Se Mrio no falou a verdade, ento o que os outros trs afirmaram correto. Conclui-se que Pedro entrou sem pagar. Se Mrio tivesse

dito a verdade, teramos uma contradio: a afirmao de Pedro seria verdadeira, mas a de Carlos seria falsa.

6. Segundo o enunciado, A me de TAKADA tem.... Logo, o quinto filho Takada.

7. Garrafa de 5 L = garrafa 1; garrafa de 3 L = garrafa 2. Resoluo: Primeiro, enche-se a garrafa 1; com ela, em seguida, se enche a garrafa 2. Resta, ento, 2 L na garrafa 1. Coloca-se o contedo da garrafa 2 no garrafo, totalizando 6 L (pois ainda havia 3 L nele). As pessoas transferem ento os 2 L da garrafa 1 para a garrafa 2. Nesse ponto, a garrafa 1 estar vazia, a 2 ter 2 L de gua e o garrafo ter 6 L. Enche-se novamente a garrafa 1 com o contedo do garrafo, que ficar com apenas 1 L de gua. Completa-se o volume da garrafa 2 com a garrafa 1: a 2 ficar cheia e a 1 com 4 L. Para completar os ltimos 4 L, transfere-se o contedo da garrafa 2 para o garrafo.

8. 18, pois o nico nmero em que a soma dos algarismos no d 8.

9.

You might also like