You are on page 1of 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO B 6 DOM. DO TEMPO COMUM TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html) - DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

JESUS E OS MARGINALIZADOS
1 Leitura: O marginalizado 46b ...[O leproso] habitar s; a sua habitao ser fora do arraial Leitura do Livro do Levtico (Lv 13,1-2;44-46)
1 Disse 2O

Evangelho: Jesus cura o marginalizado

o SENHOR a Moiss e a Aro: homem que tiver na sua pele inchao, ou pstula, ou mancha lustrosa, e isto nela se tornar como praga de lepra, ser levado a Aro, o sacerdote, ou a um de seus filhos, sacerdotes. 44 leproso aquele homem, est imundo; o sacerdote o declarar imundo; a sua praga est na cabea. 45 As vestes do leproso, em quem est a praga, sero rasgadas, e os seus cabelos sero desgrenhados; cobrir o bigode e clamar: Imundo! Imundo! 46 Ser imundo durante os dias em que a praga estiver nele; imundo, habitar s; a sua habitao ser fora do arraial. Salmo responsorial: 32,1-2,5,7.11 (R/7a.c) R. 7a.c Tu s o meu esconderijo;... e me cercas de alegres cantos de livramento.
1 Bem-aventurado

aquele cuja iniqidade perdoada, cujo pecado coberto. 2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR no atribui iniqidade e em cujo esprito no h dolo. R.
5 Confessei-te

o meu pecado e a minha iniqidade no mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgresses; e tu perdoaste a iniqidade do meu pecado. R.
7 Tu

s o meu esconderijo; tu me preservas da tribulao e me cercas de alegres cantos de livramento. [...] 11 Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, justos; exultai, vs todos que sois retos de corao. R.

42 ... lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 1,40-45) [Naqueles dias:]

2 Leitura: Buscar a glria de Deus 11:1 Sede meus imitadores, como tambm eu sou de Cristo Leitura da Primeira Carta de Paulo aos Corntios (1Cor 10,31-11,1) [Irmos:] ... quer comais, quer bebais ou faais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glria de Deus. 32 No vos torneis causa de tropeo nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, 33 assim como tambm eu procuro, em tudo, ser agradvel a todos, no buscando o meu prprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos. 11,1 Sede meus imitadores, como tambm eu sou de Cristo.
31

dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. 41 Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mo, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo! 42 No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo. 43 Fazendo-lhe, ento, veemente advertncia, logo o despediu 44 e lhe disse: Olha, no digas nada a ningum; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificao o que Moiss determinou, para servir de testemunho ao povo. 45 Mas, tendo ele sado, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notcia, a ponto de no mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele. Orao do dia (Livro de Orao Comum LOC, pg. 116) Deus, fortaleza dos que em Ti confiam; misericordioso aceita nossas oraes; e porquanto sem Ti nada pode a fraqueza humana, concede-nos o auxlio de tua graa, para que, na prtica de teus preceitos, te agrademos com a vontade e com as obras; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amm.

40 Aproximou-se

Aclamao ao Evangelho: Lc 7,16b ... Grande profeta se levantou entre ns; e: Deus visitou seu povo

You might also like