You are on page 1of 3

Foz do Iguau, _____ de novembro de 2011. Nome:_______________________________________ Frequenta/ est matriculado: 1______ Prof.

Thalita Lisik TEXTO COMPLEMENTAR - REDAO COMO FAZER SUA INTRODUO? Antes de comearmos a estudar a introduo, teremos que nos ater a dois aspectos muito importantes: o tema e o ttulo: Tema: o assunto sobre o qual se escreve, ou seja, a ideia que ser defendida ao longo da dissertao. Deve-se ter o tema como um elemento abstrato. Nunca se refira a ele como parte da dissertao Ttulo: uma expresso, geralmente curta e sem verbo, colocada antes da dissertao. Se no houver verbo no ttulo, no se usa ponto final. No se deve pular linha depois do ttulo. A colocao de letras maisculas em todas as palavras, menos artigos, preposies e conjunes, facultativa. Apesar de o ttulo ser importante para uma dissertao, julgo ser tambm perigoso, pois, como o estudante no est acostumado a dissertar, pode equivocar-se e dar um ttulo que no corresponda ao mago da redao. Portanto acredito que o ideal seria colocar ttulo apenas quando o vestibular o exigir. Introduo: A Introduo a informao do assunto sobre o qual a dissertao tratar. O pargrafo introdutrio fundamental. precisa ser bem claro e chamar a ateno para os tpicos mais importantes do desenvolvimento.

Como fazer introduo


O primeiro pargrafo da redao pode ser feito de diversas maneiras: 01) Trajetria histrica: Traar a trajetria histrica apresentar uma analogia entre elementos do passado e do presente. J que uma analogia ser apresentada, ento os elementos devem ser similares; h de haver semelhana entre os argumentos apresentados, ou seja, s usaremos a trajetria histrica, quando houver um fato no passado que seja comparvel, de alguma maneira, a outro no presente. Quando apresentar a trajetria histrica na introduo, deve-se discutir, no desenvolvimento, cada elemento em um s pargrafo. No misture elementos de pocas diferentes em um mesmo pargrafo. A trajetria histrica torna convincente a exemplificao; s se deve usar esse argumento, se houver conhecimento que legitime a fonte histrica. 02) Comparando social, geogrfica ou historicamente. Tambm apresentar uma analogia entre elementos, porm sem buscar no passado a argumentao. comparar dois pases, dois fatos, duas personagens, enfim, comparar dois elementos, para comprovar o tema. Lembre-se de que se trata da introduo, portanto a comparao apenas ser apresentada para, no desenvolvimento, ser discutido cada elemento da comparao em um pargrafo. 03) Conceituando ou definindo uma ideia ou situao.

Em alguns temas de dissertao surgem palavras-chave de extrema importncia para a argumentao. Nesses casos, pode-se iniciar a redao com a definio dessa palavra, com o significado dela, para, posteriormente, no desenvolvimento, trabalhar com exemplos de comprovao. 04) Contestando uma ideia ou citao, contradizendo, em partes. Quando o tema apresenta uma ideia com a qual no se concorda inteiramente, pode-se trabalhar com este mtodo: concordar com o tema, em partes, ou seja, argumentar que a ideia do tema verdadeira, mas que existem controvrsias; discutir que o assunto do tema polmico, que h elementos que o comprovem, e elementos que discordem dele, igualmente. No se esquea de que o desenvolvimento tem que ser condizente com a introduo, estar em harmonia com ela, ou seja, se trabalhar com esse mtodo, o desenvolvimento deve conter as duas comprovaes, cada uma em um pargrafo. 05) Refutando o tema, contradizendo totalmente. Refutar significa rebater os argumentos; contestar as asseres; no concordar com algo; reprovar; ser contrrio a algo; contrariar com provas; desmentir; negar. Portanto refutar o tema escrever, na introduo, o contrrio do que foi apresentado pelo tema. Deve-se tomar muito cuidado, pois no s escrever o contrrio, mas mostrar que se contra o que est escrito. O ideal, nesse caso, iniciar a introduo com Ao contrrio do que se acredita... No se esquea, novamente, de que o desenvolvimento tem que ser condizente com a introduo, estar em harmonia com ela, ou seja, se trabalhar com esse mtodo, o desenvolvimento deve conter apenas elementos contrrios ao tema. Cuidado para no cair em contradio. Se for, na introduo, favorvel ao tema, apresente, no desenvolvimento, apenas elementos favorveis a ele; se for contrrio, apresente apenas elementos contrrios. 06) Elaborando uma srie de interrogaes. Pode-se iniciar a redao com uma srie de perguntas. Porm, cuidado! Devem ser perguntas que levem a questionamentos e reflexes, e no perguntas vazias que levem a nada ou apenas a respostas genricas. As perguntas devem ser respondidas, no desenvolvimento, com argumentaes coerentes e importantes, cada uma em um pargrafo. Portanto use esse mtodo apenas quando j possuir as respostas, ou seja, escolha primeiramente os argumentos que sero utilizados no desenvolvimento e elabore perguntas sobre eles, para funcionar como introduo da dissertao. 07) Transformando a introduo em uma pergunta. O mesmo que a anterior, mas com apenas uma pergunta. 08) Elaborando uma enumerao de informaes. Quando se tem certeza de que as informaes so verdicas, podem-se us-las na introduo e, depois, discuti-las, uma a uma, no desenvolvimento. 09) Caracterizando espaos ou aspectos. Pode-se iniciar a introduo com uma descrio de lugares ou de pocas, ou ainda com uma narrao de fatos. Deve ser uma curta descrio ou narrao, somente para iniciar a redao de maneira interessante, curiosa. No se empolgue!! No transforme a dissertao em descrio, muito menos em narrao.

10) Resumo do que ser apresentado no desenvolvimento. Uma das maneiras mais fceis de elaborar a introduo apresentar o resumo do que se vai discutir no desenvolvimento. Nesse caso, necessrio planejar cuidadosamente a redao toda, antes de come-la, pois, na introduo, sero apresentados os tpicos a serem discutidos no desenvolvimento. Deve-se tomar o cuidado para no se apresentarem muitos tpicos, seno a dissertao ser somente expositiva e no argumentativa. Cada tpico apresentado na introduo deve ser discutido no desenvolvimento em um pargrafo inteiro. No se devem mistur-los em um pargrafo s, nem utilizar dois ou mais pargrafos, para se discutir um mesmo assunto. O ideal que sejam apresentados somente dois ou trs temas para discusso. 11) Parfrase. A maneira mais fcil de elaborar a introduo valendo-se da parfrase, que consiste em reescrever o tema, utilizando suas prprias palavras. Deve- se tomar o cuidado, para no apenas se substiturem as palavras do tema por sinnimos, pois isso ser demonstrao de falta de criatividade; o melhor reestruturar totalmente o tema, realmente utilizando "SUAS" palavras. Observe o que traz o Michaelis - Moderno Dicionrio da Lngua Portuguesa, quanto definio da palavra parfrase: Explicao ou traduo mais desenvolvida de um texto por meio de palavras diferentes das nele empregadas. Portanto sua frase deve ser mais desenvolvida que a frase apresentada como tema, e as palavras devem ser diferentes, e no sinnimas.

Frases-modelo, para o incio da introduo:


Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a introduo. No tomem estas frases como receita infalvel. Antes de us-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligncia, para ter certeza daquilo que ser incluso em sua dissertao. S depois disso, use estas frases: de conhecimento geral que ... Todos sabem que, em nosso pas, h tempos, observa- se ... Nesse caso, utilizei circunstncia de lugar (em nosso pas) e de tempo (h tempos). Isso s para mostrar que possvel acrescentar circunstncia diversa na introduo, no necessariamente estas que aqui esto. Outro elemento com o qual se deve tomar muito cuidado o pronome se. Nesse caso, ele partcula apassivadora, portanto o verbo dever concordar com o elemento que vier frente (sing. ou pl.) Cogita-se, com muita frequncia, de ... O mesmo raciocnio da anterior, agora com a circunstncia de modo (com muita frequncia). Muito se tem discutido, recentemente, acerca de ... Muito se debate, Partcula apassivadora novamente. Cuidado com a concordncia. O (A) ..... de fundamental importncia em .... de fundamental importncia o (a) .... indiscutvel que ... / inegvel que ... Muito se discute a importncia de ... Comenta-se, com frequncia, a respeito de ... No raro, toma-se conhecimento, por meio de ..., de Apesar de muitos acreditarem que .... (refutao) Ao contrrio do que muitos acreditam ... (refutao) Pode-se afirmar que, em razo de ...( devido a, pelo ) ... Ao fazer uma anlise da sociedade, busca-se descobrir as causas de .... Talvez seja difcil dizer o motivo pelo qual ... Ao analisar o (a, os, as) ... , possvel conhecer o (a, os, as) .... , pois ...

You might also like