You are on page 1of 4

EQUIPARAO SALARIAL Equiparao Salarial a figura jurdica mediante a qual se assegura ao trabalhador idntico salrio ao do colega perante o qual

l tenha exercido, simultaneamente, funo idntica, na mesma localidade, para o mesmo empregador. A esse colega comparado d-se o nome de paradigma (ou espelho) e ao trabalhador interessado ma equalizao confere-se o epteto de equiparando. Equiparao salarial definida pela CLT - Consolidao das Leis do Trabalho como sendo a situao em que, sendo idntica a funo desempenhada pelo empregado, idntico ser seu salrio (artigo 461 da CLT). Desta forma, numa empresa onde vrios empregados exercem a mesma funo no deveria haver salrios diferenciados. Caso existam salrios desiguais para empregados que exercem a mesma funo, aqueles empregados que recebam menores salrios podero requerer na Justia do Trabalho o pagamento das diferenas entre estes salrios. Uma prtica comum nas micro e pequenas empresas o estabelecimento de salrios diferenciados para empregados que atuam numa mesma funo. Muitas vezes isto ocorre em decorrncia do vnculo de amizade entre empresrio e empregado ou mesmo em virtude de maior tempo de casa que um empregado possua. Esse comportamento esconde uma armadilha em relao nossa legislao trabalhista, a saber, a equiparao salarial. REQUISITOS DA EQUIPARAO SALARIAL A ordem jurdica estabelece um tipo legal caracterstico para a equiparao de salrios. Ele se forma se reunidos os elementos ou requisitos da figura equiparatria, ou seja, identidade de funo exercida, identidade de empregador, identidade de localidade de exerccio das funes e simultaneidade nesse exerccio, em determinada situao concreta. Por identidade de funo entende-se a circunstncia de os trabalhadores comparados realizarem o mesmo trabalho, englobando atribuies, poderes e prticas de atos materiais concretos. A funo no se confunde com tarefa. Tarefa atribuio ou ato singular no contexto da prestao laboral, ao passo que funo um conjunto de tarefas que se renem em um todo unitrio, de modo a situar o trabalhador em um posicionamento especfico no universo da diviso do trabalho da empresa.

Por identidade de empregador entende-se a circunstncia de os trabalhadores comparados laborarem para o mesmo empregador. o menos controvertido dos requisitos e ainda assim permite a ocorrncia de uma polemica quando envolve um grupo econmico justrabalhista. Por identidade de localidade entende-se a circunstncia de os trabalhadores comparados realizarem o trabalho para o empregador em um mesmo espao, um mesmo lugar, uma mesma circunscrio geogrfica. Este requisito diz respeito ao mesmo stio geogrfico bsico, o mesmo lugar que tenha as mesmas precisas caractersticas socioeconmicas, a ponto de no justificar tratamento salarial diferenciado entre os trabalhadores pelo empregador. Dentro desse tipo celetista, podemos enquadrar a noo de cidade, um municpio e at uma regio metropolitana, caso se trate de um espao geogrfico com as mesmas caractersticas socioeconmicas. O ltimo requisito, o da simultaneidade no exerccio funcional, deriva de uma construo doutrinria e jurisprudencial, pois estaria implcito na figura equiparatria, sendo-lhe inerente. Simultaneidade a coincidncia temporal no exerccio das mesmas funes pelos empregados comparados. Se equiparando e paradigma, em qualquer tempo, no tem sequer trabalhado simultaneamente para o mesmo empregador, na mesma funo e na mesma localidade, no se pode falar em discriminao. A no percepo deste requisito nos conduz a situao esdrxula de se permitir falar em equiparao entre trabalhadores vinculados ao mesmo empregador em pocas distintas da histria econmica do pais e da estrutura e dinmica empresarial. O QUE FAZER PARA REGULARIZAR A SITUAO Bem, a forma de regularizar tal problema est na adoo de um quadro de carreiras (pargrafo 2 do artigo 461 da CLT). O quadro de carreiras dever estabelecer cargos diferenciados onde as funes a serem exercidas pelos empregados sejam efetivamente diferenciadas uma das outras. Outro fator importante para a aceitao de um quadro de carreiras a adoo de critrios bem definidos, baseados no tempo de servio e no merecimento de cada empregado para sua promoo profissional. Neste sentido ser interessante que o empresrio converse com um profissional da rea de recursos humanos, rea tambm conhecida como

gesto de pessoas, para definio e elaborao do quadro de carreiras de sua empresa. TST ENUNCIADO N 6 RA 28/1969, DO-GB 21.08.1969 - Incorporao das Smulas ns 22, 68, 111, 120, 135 e 274 e das Orientaes Jurisprudenciais ns 252, 298 e 328 da SBDI-1 - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 Quadro de Carreira - Homologao - Equiparao Salarial I - Para os fins previstos no 2 do art. 461 da CLT, s vlido o quadro de pessoal organizado em carreira quando homologado pelo Ministrio do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigncia o quadro de carreira das entidades de direito pblico da administrao direta, autrquica e fundacional aprovado por ato administrativo da autoridade competente. - Nova Redao - Res. 104/2000, DJ 18.12.2000 II - Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego. (ex-Smula n 135 - RA 102/1982, DJ 11.10.1982 e DJ 15.10.1982) III - A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tm, ou no, a mesma denominao. (ex-OJ da SBDI-1 n 328 - DJ 09.12.2003) IV - desnecessrio que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situao pretrita. (ex-Smula n 22 - RA 57/1970, DO-GB 27.11.1970) V - A cesso de empregados no exclui a equiparao salarial, embora exercida a funo em rgo governamental estranho cedente, se esta responde pelos salrios do paradigma e do reclamante. (ex-Smula n 111 - RA 102/1980, DJ 25.09.1980) VI - Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, irrelevante a circunstncia de que o desnvel salarial tenha origem em deciso judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal ou de tese jurdica superada pela jurisprudncia de Corte Superior. (exSmula n 120 - alterada pela Res. 100/2000, DJ 20.09.2000)

VII - Desde que atendidos os requisitos do art. 461 da CLT, possvel a equiparao salarial de trabalho intelectual, que pode ser avaliado por sua perfeio tcnica, cuja aferio ter critrios objetivos. (ex-OJ da SBDI-1 n 298 - DJ 11.08.2003) VIII - do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. (ex-Smula n 68 - RA 9/1977, DJ 11.02.1977) IX - Na ao de equiparao salarial, a prescrio parcial e s alcana as diferenas salariais vencidas no perodo de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento. (ex-Smula n 274 - alterada pela Res. 121/2003, DJ 21.11.2003) X - O conceito de "mesma localidade" de que trata o art. 461 da CLT refere-se, em princpio, ao mesmo municpio, ou a municpios distintos que, comprovadamente, pertenam mesma regio metropolitana. (exOJ da SBDI-1 n 252 - inserida em 13.03.2002)

Ivaldo Kuczkowski Advogado presidente@audicontonline.com.br

You might also like