You are on page 1of 5

APRESENTAO A utilizao dos instrumentais no cotidiano da prtica profissional um fator preponderante para o assistente social.

. Como todos os profissionais tm seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador inserido na diviso social e tcnica do trabalho, necessita de bases tericas, metodolgicas, tcnicas e ticopolticas necessrias para o seu exerccio profissional. Os instrumentais tcnicooperativos so como um conjunto articulado de instrumentos e tcnicas que permitem a operacionalizao da ao profissional(MARTINELLI, 1994 p. 137).

O uso dos instrumentais tcnico-operativos pode ser visto como uma estratgia para a realizao de uma ao na prtica profissional, como nos revela MARTINELLI (2000), onde o instrumental e a tcnica esto relacionados em uma unidade dialtica, refletindo o uso criativo do instrumental com o uso da habilidade tcnica. O instrumental abrange no s o campo das tcnicas como tambm dos conhecimentos e habilidades (p. 138). OS INSTRUMENTAIS TCNICO-OPERATIVOS PROFISSIONAL DO SERVIO SOCIAL NA PRTICA

Como prtica profissional, o Assistente Social deve coordenar e executar programas de enfretamento pobreza, que assegurem a elevao da auto-estima, o acesso a bens, servios e renda para segmentos mais vulnerabilizados pela situao de pobreza e excluso social, desenvolver programas voltados para o atendimento aos grupos de maior risco, realizar e disponibilizar estudos e pesquisas no mbito das Polticas Sociais. Quanto s atribuies do assistente social enquanto prtica profissional deve coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas e projetos na rea de Servio Social; prestar informaes e elaborar pareceres na rea de atuao do Servio Social; planejar, coordenar, executar atividades scio-educativas; estabelecer parcerias e contatos institucionais; atuar como facilitadora de processos de formao de lideranas e organizao comunitria; planejar, coordenar e realizar reunies e palestras na rea de atuao do Servio Social; elaborar relatrios tcnicos e analticos; treinar, avaliar, supervisionar e orientar estagirios de Servio Social. Os instrumentos tcnico-operativos utilizados pelo assistente social do Programa Acesso Cidadania so: folha de produo diria, conversas informais, documentao, Reunio, observao, entrevistas, fichas de cadastro, encaminhamentos, registros, acompanhamento social, relatrios e visitas domiciliares.

ALGUMAS TCNICAS DO PROFISSIONAL DE SERVIO SOCIAL

A Folha de Produo Diria Conceito: um instrumento no qual o assistente social anota as demandas dirias, uma folha que especifica a data e a ocorrncia dos atendimentos para controle do assistente social. Finalidade: Na folha de produo diria consta; a data do atendimento ou atividade, ao lado as atividades e as providncias que foram tomadas e a assinatura do estagirio ou assistente social responsvel no momento do atendimento.

A Observao Conceito: A observao consiste na ao de perceber, tomar conhecimento de um fato ou conhecimento que ajude a explicar a compreenso da realidade objeto do trabalho e, como tal, encontrar os caminhos necessrios aos objetivos a serem alcanados. um processo mental e, ao mesmo tempo, tcnico.SOUZA (2000). Finalidade: A observao um instrumento importante em momentos de deciso em que o assistente social precisa ter segurana, fixando-se nos objetivos no qual se pretende alcanar.

As Visitas domiciliares Conceito: Segundo AMARO (2003), uma prtica profissional, investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto aos indivduos em seu prprio meio social ou familiar, a autora tambm nos revela que a entrevista possui pelo menos trs tcnicas embutidas como: a observao, a entrevista e a histria ou relato oral. Finalidade: A finalidade da visita domiciliar especfica, guiada por um planejamento ou roteiro preliminar. As visitas domiciliares tm a finalidade de fazer acompanhamento relacionados s condies de moradia, sade, a fim de elaborar o relatrio de visita domiciliar e emisso de parecer social.

O Acompanhamento Social Conceito: um procedimento tcnico de carter continuado, e por perodo de tempo determinado, no qual necessrio que haja vnculo entre o usurio e o profissional. Finalidade: O acompanhamento scio-familiar feito quando detectado na entrevista a necessidade de se fazer encaminhamentos diversificados.

As Entrevistas Conceito: Tcnica utilizada pelos profissionais do Servio Social junto aos usurios para levantamento e registro de informaes. Esta tcnica visa compor a histria de vida, definir procedimentos metodolgicos, e colaborar no diagnstico social. A entrevista um instrumento de trabalho do assistente social, e atravs dela possvel produzir confrontos de conhecimentos e objetivos a serem alcanados. na entrevista que uma ou mais pessoas podem estabelecer uma relao profissional, quanto quem entrevista e o que entrevistado saem transformados atravs do intercmbio de informaes (LEWGOY, 2007). Finalidade: A entrevista tem objetivo em colher informaes sobre o usurio. Os Relatrios Conceito: um documento de registro de informaes, observaes, pesquisas, investigaes, fatos, e que varia de acordo com o assunto e as finalidades. Finalidade: Os relatrios so bastante utilizados na prtica profissional do assistente social por que serve como registro importante capaz de subsidiar decises.

Os Encaminhamentos

Conceito: um procedimento de articulao da necessidade do usurio com a oferta de servios oferecidos, sendo que os encaminhamentos devem ser sempre formais, seja para a rede socioassistencial, seja para outras polticas. Quando necessrio,

deve ser procedido de contato com o servio de destino para contribuir com a efetivao do encaminhamento e sucedido de contato para o retorno da informao. Finalidade: Os encaminhamentos so pea fundamental para que o trabalho do assistente social seja efetivado, por exemplo, se o programa est relacionado incluso no mercado de trabalho de pessoas com deficincia, necessrio articular vagas nas empresas privadas ou instituies governamentais e no-governamentais. Alm de incluir no mercado de trabalho, o assistente social dever tambm proporcionar aos usurios do programa, cursos de capacitao profissional, neste caso a articulao atravs das redes se faz imprescindvel.

Fichas de Cadastro

Conceito: um instrumento de registro de informao destinado a receber informes, a fim de armazenar e transmitir informaes sobre o usurio. As fichas de cadastro servem para transformar dados em informaes. Finalidade: A ficha de Cadastro serve como fonte para agrupamento de dados e informaes sobre o usurio do programa, por exemplo. A ficha de cadastro composta de informaes diversas desde dados pessoais, endereo, documentao, parecer tcnico.

CONSIDERAES FINAIS

Os instrumentais tcnico-operativos no so apenas as fichas de triagem, visitas domiciliares, encaminhamentos, entre outros. O Servio Social atualmente est inserido dentro de uma perspectiva dialtica, em que se acredita na dinmica social, onde a sociedade est diversificada e entregue transformao. nesta perspectiva que o Servio Social est procurando se adequar, sendo tambm dinmico e criativo para atender as demandas que crescem na medida em que cresce as desigualdades sociais.

REFERNCIAS

AMARO, Sarita. Visita Domiciliar: Guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003. LEWGOY, Alzira Maria Baptista, SILVEIRA, Esalba Carvalho. A entrevista no processo de trabalho do Assistente Social. Revista Virtual Textos & Contextos. N. 8. Ano VI. Dezembro, 2007. MARTINELLI, Maria Lcia, KOUMROUYAN, Elza. Um novo olhar para a questo dos instrumentais tcnico-operativos em Servio Social. Revista Servio Social & Sociedade. N. 54. So Paulo: Cortez, 1994. Secretaria Municipal Adjunta de Assistncia Social de Belo Horizonte. Dicionrio de Termos Tcnicos da Assistncia Social. 2007. SOUZA, Maria Luiza de. Desenvolvimento de Comunidade e Participao. 8 ed. So Paulo: Cortez, 2000.

You might also like