You are on page 1of 9

Construo de Prteses Cabelo e Plos em Apliques e Mscaras de Ltex

Existem duas maneiras de colocar cabelos numa prtese ou mscara: 1) colando os fios e 2) puncionando os fios.

1) Colando os fios
Uma forma simples colar os fios de cabelos na superfcie da prtese ou mscara. Esta tcnica til quando se deseja cobrir uma grande superfcie num pequeno intervalo de tempo. Para isso, no caso de uma mscara de ltex, aplique ltex lquido na mscara de orelha a orelha, e pegue um feixe de fios no tamanho desejado e aperte com o cabo de um pincel, e depois role um pouco de ltex sobre estas pontas coladas. Depois suba mais um pouco e cole outro chumao sobre o anterior e assim por diante. Quando chegar na linha do cabelo, aperte o cabo do pincel mas no role o ltex sobre a ponta, para no ficar grosseiro. Algumas pessoas colam a maior parte do cabelo, mas enfiam os da linha do cabelo. Nas fotos abaixo voc pode observar os estgios de pintura e colagem dos plos (de pelcia) numa mscara de lobisomem de ltex criada pelo artista Gary Willett.

2) Puncionando os fios
Quando se cria cabeas de manequins ou mscaras que precisam parecer naturais a melhor opo puncionar os fios de cabelo. Puncionar os fios significa enfiar os fios de cabelo ou de plos na pea um a um ou em maior nmero usando agulha de puncionar fios. um trabalho tedioso, mas os resultados valem a pena. Existem algumas agulhas apropriadas vendidas no exterior mas mesmo l elas so difceis de serem encontradas. Assim, muito comum os artistas de maquiagem fazerem suas prprias agulhas. Puncionar cabelo mais fcil em superfcies macias como silicone, espuma de ltex e de poliuretano ou gelatina. Ltex muito mais duro devido sua resistncia a rasgos. Elas podem sim ser usadas para peas de ltex, mas as agulhas podem quebrar muito e voc precisar de muitas delas. Na foto abaixo voc pode observar um exemplo de agulha profissional para puncionar fios de cabelos em mscaras e prteses. Um dos artistas que utilizam este tipo de agulha Vance Hartwell, que trabalhou na trilogia Senhor dos Anis. Vance prefere esta agulha porque ela faz apenas um buraco na pea. Voc pode notar o pequeno gancho (indicado pela seta vermelha) que serve para segurar os fios. bem fina perfeita para trabalhos principalmente com espuma de ltex e silicone. feita de ao.

Confira abaixo, alguns mtodos artesanais de obteno de agulhas para puncionar fios: 1) Usando agulhas comuns - no exterior os artistas costumam usar agulhas de costura e principalmente agulhas especficas de trabalhos com contas de colar e miangas, pois elas so mais delicadas e fazem um buraco menor na pea. Estas agulhas de trabalhos com contas de colar e miangas vendidas no exterior so bem finas e costumam quebrar facilmente mas so timas para fazer sobrancelhas, clios e linhas de cabelos. No Brasil estes tipos de agulha especficos no so muito fceis de serem encontrados, assim, como sugesto, pode-se usar agulha de costura n 8. Caso queira outro tamanho, encontre o tamanho da agulha de costura que funcionar para o nmero de fios de cabelo que voc quer puncionar de uma vez. Mas lembre-se que quanto mais fina, melhor. Enfie a ponta da agulha num pequeno cilindro de madeira (talvez um cilindro de 1 cm funcione bem). Coloque a agulha no centro e enfie-a at 1/3 do comprimento. Se quiser voc pode adicionar algumas gotas de Araldite 5 min na rea onde a agulha est fixa na madeira. No olho da agulha voc precisar cortar um pouco em ngulo usando um alicate de corte. De qualquer forma, voc ter que ter um lado do olho da agulha maior que o outro de forma a ter um tipo de gancho. O objetivo fazer um garfo com o olho da agulha. Depois use uma lima bem pequena e afie as pontas o mximo que puder. Assim, se voc tiver uma das pintas maiores e bem afiadas j est bom. Faa vrias pois elas ficam cegas facilmente e de diferentes tamanhos de acordo com a quantidade de fios.

Nas fotos abaixo, voc pode ver uma idia que o artista Dan Kurz utiliza para fazer suas agulhas de puncionar. Ele usa agulhas de costura comuns de tamanho bem pequeno. Ele corta o olho da agulha no meio. Isto resulta num mini-garfo. Depois ele corta um dos dentes do garfo bem curto, de forma que um dente do garfo fique bem maior que o outro. Depois ele cuidadosamente curva a ponta do dente maior um pouco para dentro. Para um fcil manuseio, ele coloca a agulha num cabo de estilete usado em aeromodelismo.

Como trabalhar com estas agulhas - enrole um pouco de cabelo ao redor de seu dedo indicador e levemente segure-os entre o indicador e polegar. Depois pegue um pouco de fios com a ponta mais curta e enfie no material (ltex, espuma de ltex, silicone, etc). Voc precisar selar os fios que saem do outro lado da pea pincelando com ltex lquido para evitar com que saem, no caso de sua pea ser feita de ltex e espuma de ltex. No caso de ser uma prtese de gelatina, use gelatina. Se for de silicone, use adesivo de silicone (de vedar vidros de aqurios). recomendado lubrificar a agulha com fludo ou lubrificante de silicone para facilitar o processo. 2) Usando agulhas hipodrmicas - uma outra forma consiste em usar agulhas de seringas de injees, principalmente daaquelas usadas para aplicar insulina em pessoas diabticas. Para us-la, enfie um ou dois fios dentro da agulha (sobrando para fora da agulha uns 2 a 5 cm, sendo com um fio mais realista) pela base plstica e depois enfie na prtese ou mscara. recomendado lubrificar a agulha com fludo ou lubrificante de silicone para facilitar o processo. Na foto abaixo, voc pode obsevar dois tipos de agulhas de injeo que podem ser usadas para puncionar fios. A primeira menor e de base plstica de cor marrom, usada para aplicar insulina em pacientes diabticos, sendo menor e mais fina. Caso a sua prtese seja muito espessa, voc pode usar a segunda agulha mostrada que maior e mais grossa (com base plstica de cor verde). Voc pode comprar estas agulhas em lojas que vendem produtos para hospitais e dentistas. Quando for comprar, no pea pela cor da base plstica pois dependendo da marca a cor pode variar. Assim pea pela especifico: 0,45x13 (agulha menor) e 0,80x25 (agulha maior)

Como obter fios de cabelo e plos


Profissionalmente, o ideal sempre utilizar fios de cabelo reais, mas nada impede de se usar fios sintticos. Como alternativa, pode-se usar os fios de cabelos de uma peruca comum. Quando necessrio plos de animais, os artistas costumam puncionar ou mesmo colar plos de animais, como crinas de cavalo, plos de iaque, etc. Como alternativa caseira, para simular plos de animais, pode-se at colar pelcia.

Tutorial de Puno de Fios em Mscaras


Este tutorial foi feito por Dan Kurz e est em ingls no site The Monster Lab. Existem duas maneiras de colocar cabelos numa prtese ou mscara. Uma colar o cabelo na superfcie da prtese ou mscara. Esta tcnica til quando se deseja cobrir uma grande superfcie num pequeno intervalo de tempo. No entanto, quando se cria cabeas de manequins ou mscaras que precisam parecer naturais a melhor opo puncionar os fios de cabelo. um trabalho tedioso, mas os resultados valero a pena. Puncionar cabelo mais fcil em superfcies macias como silicone, espuma de ltex e de poliuretano ou gelatina. Ltex muito mais duro devido sua resistncia a rasgos. As agulhas podem quebrar muito e voc precisar de muitas delas. Dan Kurz utiliza agulhas de costura comuns de tamanho bem pequeno. Ele corta o olho da agulha no meio. Isto resulta num mini-garfo. Ele depois corta um dos dentes do garfo bem curto mesmo de forma que um dente do garfo fique bem maior que o outro. Depoisele cuidadosamente curva a ponta do dente maior para dentro.

Ele coloca a agulha num cabo de estilete usado em aeromodelismo. O cabelo pego num pequeno feixe e enrolado ao redor do dedo mdio sobre a unha. O cabelo pego pelos dedos e deixados o livres o suficiente para o trabalho. Assim, ele depois puxa um fio de cada vez.

A curva da agulha permite selecionar um lao de cabelo do dedo e puncion-lo. Voc ter ento dois fios saindo do buraco. Pode-se usar prendedores de cabelos nas partes que voc j fez.

Os fios devem ser puncionados na direo que eles crescem. Se ele for puncionado na direo errada parecer falso. Alm disso, preste ateno no jeito que eles crescem. Olhe para suas sobrancelhas, por exemplo, os fios comeam no centro da testa crescendo em direo aos outros e depois passam a crescer para cima. medida que a sobrancelha via em direo s tmporas o padro de crescimento muda novamente. Voc deve puncionar desta forma ou parecer falso. Voc tambm deve prestar ateno na cor do cabelo, pois na maioria dos casos os fios no so da mesma cor. Deve ter algumas cores em tons diferentes.

Uma vez que o cabelo est puncionado, voc precisar mant-lo no lugar, pois se voc o enfiou ele poder sair. Assim, voc precisar colar o lado interno da pea. Se voc estiver puncionando em ltex, pincele ltex lquido nas voltas de cabelo do lado interno. Se estiver usando silicone, use adesivo de silicone. Desta forma nenhum fio sair durante o uso. Depois voc dever fazer o estilo de corte do cabelo. Voc pode cortar o cabelo com tesouras ou mquinas eltricas de cortar cabelos.

You might also like