You are on page 1of 4

Imago Animi Sobreposio de imagens com foco em interao

ABSTRACT

Neste trabalho descrevemos uma instalao onde uma pessoa pode interagir com outras atravs de fotografias, dando a possibilidade de repensar e analisar o modo como interagimos com as sombras que so nossas e com as que so dos outros. Utilizando um software desenvolvido especialmente para esta instalao artstica, feito o registro de fotos com alguma transparncia e a sobreposio das mesmas (no mximo trs fotos), para que o usurio possa ver a imagem atual da cmera e as ltimas trs tiradas. Assim o intuito dessa instalao permitir que as pessoas criem sua prpria imagem com sobreposies ou interajam de forma assncrona atravs da imagem com as ltimas trs pessoas que tiraram fotos.

com esse projeto e com os demais participantes que conheceremos pela projeo manipulada.
INSTALAO

Nessa seo descreveremos a instalao, detalhando os equipamentos utilizados na interao, o funcionamento esperado dos mesmos e as aes do participante.
Equipamentos

A instalao ser composta basicamente por quatro tipos de elementos, representados na figura 1: 1. Dispositivo de entrada de imagem (como uma cmera digital separada ou cmeras acopaladas em notebooks, tablets, etc.) para registrar a imagem dos participantes; Dispositivo de entrada (como um mouse ou teclado) para receber entrada ativa do participante; Computador (como um desktop, laptop, mobile, etc.) para processar as imagens recebidas pela cmera, exibir essas imagens na tela ou projetor e enviar o registro para a web; Dispositivo de sada (como uma tela ou projetor) para exibir a imagem da cmera j processada.

2. 3.

Palavras-chave

Interao, imagem, fotografia, video, arte, construo coletiva, pessoas, visual


INTRODUO

O ser humano possui uma relao com a auto-imagem e com a imagem dos outros que vem se modificando e renovando ao longo dos tempos. Essa relao tem sido guiada por diversos motivos, mas principalmente devido s mudanas de tecnologias para tal realizao. Querendo trabalhar uma nova maneira de desenvolver essa relao, incluindo nela uma maneira diferenciada de interao, foi desenvolvido o software Imago Animi. Este software utiliza a linguagem de programao Processing [1], visto que esta possibilita inovaes no uso e manipulao de imagens. O nome (Imago Animi Imagem da Alma) foi escolhido por expressar muito bem a primeira sensao que se tem aps tirar uma foto: devido transparncia empregada, parece que sua alma est sendo registrada na imagem. Alm dessa primeira sensao descrita, o termo alma vem para reforar o quo ntima queremos que seja essa interao. Assim os conceitos centrais que a proposta visa trabalhar so: o uso de imagem e nossa relao com ela, sendo nossa ou de outros; o quanto nossa relao com outros mexe com nosso ntimo; o quanto cada participante pode se envolver 1

4.

Figura 1 - Equipamentos necessrios para montar a instalao

Esses equipamentos estaro conectados atravs do computador e o computador estar conectado web, como pode ser observado na figura 2.

Figura 2 - Relao de entrada e sada de informaes nos meios envolvidos na instalao

Interao com o participante

O sistema estar sempre exibindo a imagem registrada anteriormente. Ao entrar uma pessoa na frente da cmera, a imagem dessa pessoa aparece com certa transparncia sobre a imagem que j era exibida. Quando o participante der um clique com o mouse, a foto deve ser disparada aps um tempo. O sistema exibe uma contagem regressiva de 5 segundos; aps esses 5 segundos capturada a imagem deste participante. A imagem capturada ento sobreposta imagem anterior usando-se um certo grau de transparncia. A nova imagem passa a ser exibida na tela, reiniciando o ciclo que acabamos de descrever e que pode ser observado tambm na figura 3. Cada imagem gerada ser armazenada no computador para publicao em algum site de compartilhamento de imagens (por exemplo: Flickr, Picasa, etc) e para gerarao de um vdeo com a sequncia das imagens.

Figura 3 - Diagrama explicativo da interao do participante com a instalao

RELAES QUESTIONADAS

Aps descrito como ser a montagem e o funcionamento da instalao artstica, vamos a seguir pensar nas relaes humanas, psicolgicas e artsticas que vislumbramos poder ser trabalhadas e desafiadas pela proposta.
Interao Online

Quer a construo seja de acordo com o esperado de todos os envolvidos na foto, quer no seja, certamente veremos linhas de raciocnio, expresses diversas, registros pessoais e expontneos sequenciados pela experimentao vivenciada por cada participante.

Toda a sequncia de imagens geradas ser guardada e publicada de duas maneiras ainda durante o evento: em site de compartilhamento de imagens e como vdeo tambm online. Isso abre a oportunidade de que a interao ocorra tambm virtualmente. possvel que participantes busquem a continuidade de uma interao que comeou atravs do sistema, ou seja, atravs de uma imagem. Outros ainda podem continuar interagindo com a imagem, guardando, compartilhando, comentando, etc. Dada a liberdade propiciada pelos meios digitais, conclumos que so inmeras as possibilidades de os participantes adotarem as imagens geradas como assunto resultando em variadas formas de interao online.
Construo imagtica pessoal

Figura 5 - Imagens geradas com o Imago Animi de pessoas interagindo com a imagem de outros

Novas relaes com a fotografia

A transparncia e sobreposio permite que a pessoa vivencie em tempo real a sensao de interagir consigo mesma. Essa interao pode acontecer atravs dos registros sobrepostos e tambm com a interao da pessoa aps uma foto prpria, onde sua imagem aparece em tempo real sobreposta sua imagem anterior. Vemos nesse caso uma possibilidade rica de criao artstica e experimentao onde cada participante poder vivenciar como interao consigo mesmo atravs da imagem.

Tivemos no passado o momento em que a fotografia era um bem particular e controlado - as fotos eram compartilhadas fisicamente atravs da revelao. Nessa poca para ver uma foto muitas vezes era necessria a presena do 'dono' da mesma. Atualmente as fotos se caracterizam cada vez mais como bem pblico e descontrolado, dado que temos livre acesso a imagens de indivduos sem que os mesmos saibam quem e quando algum est vendo suas imagens. Os participantes que tero a oportunidade de experimentar o Imago Animi so pessoas que viveram essa transio da foto como bem particular e controlado para a foto como bem pblico e descontrolado. Focados na mudana da nossa relao com a fotografia, essa instalao ainda visa provocar exatamente este questionamento: como interagimos hoje com a imagem do outro? Essa interao j ocorre de forma no declarada quando o outro no sabe que interagimos com uma imagem dele, mas e no caso dessa instalao onde a interao ser explicita, tendo o rosto de quem interagiu publicado online?

Figura 4 - Imagens geradas com o Imago Animi de pessoas interagindo com a prpria imagem

Registro para pesquisas

Construo imagtica coletiva

Outra possibilidade a de construo artstica coletiva atravs da sobreposio de imagens de vrias pessoas. Esta construo possibilitar visualizar como as pessoas se expressam, como interagem com outros, como completam idias, inserem elementos inusitados e constroem assim uma narrativa conjunta.

Dado que todas as imagens coletadas sero publicadas online, vemos tambm nesse trabalho um registro que pode ser analisado por qualquer pessoa, constituindo contedo de pesquisa de como se d a interao atravs do registro fotogrfico. Contamos que com as imagens geradas ser possvel visualizar e analisar se as pessoas se sentem vontade para interagir com a imagem de outra pessoa, o quanto isso inibe a interao ou o quanto isso livre, como parece ser a familiaridade entre as pessoas da foto, entre outros detalhes que podem ser observados. 3

conseguem mais unir fisicamente todos que fizeram parte dessa histria.
TRABALHOS FUTUROS

Ainda temos em vista que as pesquisas e desenvolvimento realizados e registrados nesse artigo podem dar abertura a trabalhos futuros, como os descritos a seguir.
Unio em tempo real

Ferramentas em redes sociais

A lgica pode ainda ser utilizada dentro de redes sociais, novamente para montar imagens juntos como meio de interao e descontrao. Uma vez que uma foto foi tirada partir do sistema dentro de uma rede social e publicada no perfil, pode-se desenvolver a possibilidade de responder, se incluindo na foto utilizando o software pela sua rede social e assim criar uma nova foto derivada da primeira.

No apenas permitir que as pessoas tirem fotos junto com outras em tempo e espao distinto, mas possvel que pessoas no mesmo tempo, mas em espaos distintos interajam e tirem uma foto juntas. Utilizando, duas cmeras j seria possvel criar essa foto coletiva, tendo feedback em tempo real de como a outra pessoa est se posicionando em frente cmera para comporem junto uma foto. Seria muito til para reunir pessoas que esto fisicamente separadas para montar uma foto de recordao. Por exemplo colegas de turma que se reencontram depois de um longo tempo e desejam reproduzir a foto da turma, mas no

REFERENCES

1. Processing http://processing.org/

You might also like