You are on page 1of 6

Riscos Qumicos

Conceitos
Risco Qumico:
o perigo a que determinado indivduo est exposto ao manipular produtos qumicos que podem causar-lhe danos fsicos ou prejudicar-lhe a sade. Os danos fsicos relacionados exposio qumica inclui, desde irritao na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo at aqueles de maior severidade, causado por incndio ou exploso. Os danos sade pode advir de exposio de curta e/ou longa durao, relacionadas ao contato de produtos qumicos txicos com a pele e olhos, bem como a inalao de seus vapores, resultando em doenas respiratrias crnicas, doenas do sistema nervoso, doenas nos rins e fgado, e at mesmo alguns tipos de cncer.

Agentes de Risco Qumico


Consideram-se agentes de risco qumico as substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposio, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo atravs da pele ou por ingesto.

Barreira de conteno para agentes qumicos


So dispositivos ou sistemas que protegem o operador do contato com substncias qumicas irritantes, nocivas, txicas, corrosivas, lquidos inflamveis, substncias produtoras de fogo, agentes oxidantes e substncias explosivas

Ponto de Auto-Ignio
a temperatura mnima em que ocorre uma combusto, independente de uma fonte de calor.

Ponto de Combusto
a menor temperatura em que vapores de um lquido, aps inflamarem-se pela passagem de uma chama piloto, continuam a arder por 5 segundos, no mnimo.

Ponto de Fulgor
a menor temperatura em que um lquido libera suficiente quantidade de vapor para formar uma mistura com o ar passvel de inflamao, pela passagem de uma chama piloto. A chama dura no mximo 1 segundo.

Incompatibilidade
Condio sobre a qual determinadas substncias se tornam perigosas quando manipuladas ou colocadas prximas a outras, com as quais podero reagir criando situaes de risco.

Os Primeiros Cuidados a Serem Tomados


Ao lidarmos com produtos qumicos necessrio ter cincia da importncia de estarmos verificando a cada etapa dos procedimentos, os seguintes requisitos:

1. Recebimento dos proutos qumicos:


O recebimento constitui a primeira etapa da manipulao destes produtos.

- Identificao - Registro - Controle de entrada A. Produtos slidos e lquidos - Verificao do estado da embalagem quanto a danos ou ausncia de rtulos - Dados do rtulo - observar estes dados devem oferecer informaes claras a respeito das caractersticas fsico-qumicas do produto, nvel de toxicidade, cuidados especficos, neutralizantes a serem utilizados em caso de rompimentos, derramamento ou outro acidente - Verificao do prazo de validade - Presena da ficha de segurana B. Gases comprimidos - Verificao do estado dos cilindros, garrafas e botijes - devem ser recusados caso apresentem qualquer dano aparente - Verificao do prazo de validade - Inspeo das vlvulas quanto vedao - Verificao das cores do capacete quanto ao cumprimento das normas da ABNT. Por exemplo no caso do nitrognio - parte superior preto e parte inferior cinza - Verificao da existncia das etiquetas de identificao fixados no produto

2. Identificao dos produtos qumicos


Ao lidar com produtos qumicos, a primeira providncia ler as instrues do rtulo, no recipiente ou na embalagem, observando a classificao quanto ao risco sade (R) que ele oferece e medidas de segurana para o trabalho (S). Por exemplo: um produto qumico X tem R-34 e S-10, isto significa que ele um produto que provoca queimaduras e que deve ser mantido mido. Portanto, conhecer a classificao, torna-se possvel obter-se informaes quanto a forma correta de manipular, estocar, transportar e descartar os resduos do produto. Referente ao transporte, observar, tambm, a forma como foi acondicionado e embalado e adotar os mesmos cuidados para realiz-lo com segurana.

Rotulagem - Smbolos de Risco


A rotulagem por intermdio de smbolos e textos de avisos so precaues essenciais de segurana. Os rtulos ou etiquetas aplicados sobre uma embalagem devem conter em seu texto as informaes que sejam necessrias para que o produto ali contido seja tratado com toda a segurana possvel. perigoso reutilizar o frasco de um produto rotulado para guardar qualquer outro diferente, ou mesmo colocar outra etiqueta sobre a original. Isto pode causar acidentes. Quando encontrar uma embalagem sem rtulo, no tente adivinhar o que h em seu interior. Se no houver possibilidade de identificao, descarte o produto.

Facilmente Inflamvel (F)


Classificao: Determinados perxidos orgnicos; lquidos com pontos de inflamao inferior a 21oC, substncias slidas que so fceis de inflamar, de continuar queimando por si s; liberam substncias facilmente inflamveis por ao da umidade. Precauo: Evitar contato com o ar, a formao de misturas inflamveis gs-ar e manter afastadas de fontes de ignio.

Extremamente Inflamvel (F+)


Classificao: Lquidos com ponto de inflamabilidade inferior a 0o C e o ponto mximo de ebulio 35oC; gases, misturas de gases (que esto presentes em forma lquida) que com o ar e a presso normal podem se inflamar facilmente. Precaues: Manter longe de chamas abertas e fontes de ignio.

Txicos (T)
Classificao: So agentes qumicos que, ao serem introduzidos no organismo por inalao, absoro ou ingesto, podem causar efeitos graves e/ou mortais. Precauo: Evitar qualquer contato com o corpo humano e observar cuidados especiais com produtos cancergenos, teratognicos ou mutagnicos.

Muito Txico (T+)


Classificao: A inalao, ingesto ou absoro atravs da pele, provoca danos sade na maior parte das vezes, muito graves ou mesmo a morte. Precauo: Evitar qualquer contato com o corpo humano e observar cuidados especiais com produtos cancergenos, teratognicos ou mutagnicos.

Corrosivo ( C )
Classificao: Estes produtos qumicos causam destruio de tecidos vivos e/ou materiais inertes. Precauo: No inalar os vapores e evitar o contato com a pele, os olhos e vesturio.

Oxidante (O)
Classificao: So agentes que desprendem oxignio e favorecem a combusto. Podem inflamar substncias combustveis ou acelerar a propagao de incndio.

Precauo: Evitar qualquer contato com substncias combustveis. Perigo de incndio. O incndio pode ser favorecido dificultando a sua extino.

Nocivo (Xn)
Classificao: So agentes qumicos que por inalao, absoro ou ingesto, produzem efeitos de menor gravidade. Precauo: Evitar qualquer contato com o corpo humano, e observar cuidados especiais com produtos cancergenos, teratognicos ou mutagnicos.

Irritante (Xi)
Classificao: Este smbolo indica substncias que podem desenvolver uma ao irritante sobre a pele, os olhos e o trato respiratrio. Precauo: No inalar os vapores e evitar o contato com a pele e os olhos.

Explosivo (E)
Classificao: So agentes qumicos que pela ao de choque, percusso, frico, produzem centelhas ou calor suficiente para iniciar um processo destrutivo atravs de violenta liberao de energia. Precauo: Evitar atrito, choque, frico, formao de fasca e ao do calor.

Referncias Bibliografias:
Departamento de qumica - UFPR Segurana do trabalho e Ambiente . Acessado em 05.04.04 disponvel em: http://www.quimica.ufpr.br.

BRASIL.Portaria n 3.214 de 8 de junho de 1978 Aprova as normas regulamentadoras que consolidam as leis do trabalho, relativas segurana e medicina do trabalho. NR-9 .Programa de preveno de riscos ambientais. SAVARIZ, M. C.. Manual de Produtos Perigosos - Emergncia e Transporte. 2a Edio. Sagra - DC Luzzatto Porto Alegre - RS - 1994.

Fumos :

A CIPA da UNESP (2005) traz a seguinte definio de fumos: partculas slidas produzidas por condensao de vapores metlicos. Como exemplo tpico, o autor cita o fumo de xido de zinco, o qual exala por ocasio das operaes de soldagem com ferro e pode causar srios danos ao trabalhador, representados por doena pulmonar obstrutiva, febre de fumos metlicos, intoxicao especfica, conforme o metal utilizado. Burgess (1997, p. 173) esclarece:
Os possveis riscos sade causados por exposies a fumos metlicos durante a soldagem a arco com eletrodo metlico coberto dependem, obviamente, do metal que est sendo soldado e da composio do eletrodo. O componente principal do fumo gerado por ao doce o xido de ferro. Os danos causados pela exposio ao fumo de xido de ferro parecem ser limitados. A deposio de partculas de xido de ferro no pulmo causa, realmente, uma pneumoconiose benigna conhecida como siderose. No h enfraquecimento funcional do pulmo, nem proliferao de tecido fibroso .

Na lio de Thornton (1994), as partculas do fumo de soldagem, provenientes do arco de gs formado durante o processo, configuram-se como um dos maiores causadores de risco para a sade dos soldadores. Por ocasio do trabalho com solda, estas partculas ficam concentradas na zona respiratria do soldador, representando potencial perigo para a sua integridade respiratria.

Possivelmente os soldadores podem estar sofrendo de problemas respiratrios, mas desconhecem o fato.

Segundo Chung et al (1997), o fumo produzido durante a soldagem consiste num aerosol resultante da condensao e oxidao de metal vaporizado. Sua composio pode incluir outros materiais que originalmente fazem parte dos componentes de consumo da soldagem ou do metal que est sendo soldado. Esta miscigenao de gases e partculas no ar representam um risco para a sade, conforme a composio e concentrao do fumo e o perodo de exposio. De acordo com Colacioppo (1985), os fumos de soldagem representam os principais agentes qumicos aos quais os soldadores encontram-se expostos. Alm das vrias patologias que cada substncia pode desenvolver individualmente, observam-se aes aditivas para o aparelho respiratrio, as quais podem redundar em cncer pulmonar. Extremamente pernicioso, o fumo de soldagem afeta no apenas os soldadores mas tambm os trabalhadores que compartilham o mesmo ambiente laboral. Esse fumo pode causar dor de cabea, irritao nos olhos, e deixar os trabalhadores inebriados, fatores que podem contribuir para a ocorrncia de acidentes de trabalho. Alm de estarem condicionados composio do metal e do eletrodo, os riscos vo depender tambm do processo de soldagem, da densidade da corrente eltrica, da taxa de deposio do eletrodo, do tempo do arco, da configurao da alimentao da eletricidade e polaridade direta ou invertida. A esses fatores condicionantes, Burgess (1997, p. 173) acresce outro: o prprio ambiente de trabalho. O ambiente de trabalho tambm define o nvel de exposio aos fumos de soldagem e inclui o tipo e qualidade da ventilao exaustora e se a soldagem feita em rea externa, em um galpo ou em espao confinado. Nvoas: Nvoas Para a CIPA da UNESP (2005), define-se nvoas como partculas lquidas resultantes da condensao de vapores ou da disperso mecnica de lquidos. Como exemplo, so citados dois tipos: a nvoa formada no processo de pintura a revlver e o monxido de carbono expelido pelos escapamentos dos automveis.

You might also like