You are on page 1of 8

Como fazer fogo sem fsforos?

por Charles Bryant - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introduo
Se voc tem uma lareira em casa, provvel que disponha de um condutor de gs que ajude a acend-la. Caso no tenha, provavelmente precisar de fsforos longos, um isqueiro e uma pilha de jornais velhos na lareira. Mas, e se voc estiver perdido em um bosque, no inverno (em ingls), e sem fsforos ou isqueiros mo? Talvez voc se lembre do filme "Nufrago", com Tom Hanks: depois de ter naufragado em uma ilha, o personagem teve de usar a esperteza e a determinao para sobreviver. A chance de que voc naufrague em uma ilha deserta e tenha de fazer uma fogueira mnima. Mas imaginemos que voc esteja perdido em algum lugar e no disponha de fsforos. Como agir?

A fogueira construda por esses campistas realmente excelente e perfeita para cozinhar

Lambert/Hulton Archive/Getty Images

Assim como abrigo e gua, o fogo faz parte da lista de itens importantes para se sobreviver em terras inspitas. O fogo oferece:

Alerta
A informao neste artigo fornecida para fins de instruo apenas. A responsabilidade por seu uso cabe ao leitor.

calor no inverno; um meio de purificar gua ou esterilizar implementos; calor para secar roupas; uma forma de cozinhar alimentos; senso de segurana e conforto; fumaa para sinalizar a equipes de resgate; calor para derreter gelo e neve e obter gua potvel; um meio de espantar animais perigosos; iluminao; fumaa para ajudar a repelir insetos (em ingls). H vrios mtodos para se fazer uma fogueira sem utilizar fsforos. Alguns so mais fceis do que outros, mas todos requerem alguma prtica. Se voc est acostumado a viver ao ar livre, aproveite para praticar algumas dessas idias em suas viagens de acampamento. Elas podem ajudar a reforar sua autoconfiana para viver junto natureza, alm de serem muito divertidas.

Kit de emergncia para criar fogo


Este artigo mostra mtodos bsicos de se fazer fogo sem os meios convencionais. Mas se voc campista ou adepto de trilhas (em ingls), deve ter um kit de emergncia preparado para criar fogo e carreg-lo sempre em sua mochila. Voc ir precisar de fsforos prova de gua e vento. Eles so essenciais, bem como um isqueiro prova do clima. Acrescente fsforos comuns, por segurana. Existem muitas ferramentas que geram fagulhas e permitem acender uma fogueira e elas sero teis para o seu kit (disponveis nas lojas de camping). Outro truque carregar em sua mochila algumas bengalas luminosas de artifcio. Elas criam uma fasca longa, capaz de atear fogo at mesmo em lascas de madeira molhadas. Carregar palha de ao de malha fina e uma corda curta de juta tambm ajuda bastante. As duas podem ser usadas para acelerar o fogo, e a corda pode ser desenrolada aos poucos para durar mais. Outro item a se acrescentar no kit uma lente de aumento, que pode ser usada para concentrar a luz solar em um ponto determinado e atear fogo em material combustvel (desmonte a pea e leve apenas a lente, para economizar espao). Por fim, inclua um basto de vaselina no kit. Aplicada ao material inflamvel, ela facilita a queima e prolonga a durao do fogo.

Neste artigo, estudaremos diversos mtodos pelos quais se pode iniciar fogo sem a utilizao de fsforos. Tambm informaremos qual a melhor madeira a utilizar e a melhor posio para se fazer uma fogueira de sobrevivncia.

Localizao e preparao
A localizao tudo na hora de se fazer o fogo. O primeiro passo para uma boa fogueira de acampamento estudar o terreno que o cerca de modo a escolher o melhor local. Eis algumas das caractersticas que voc deve procurar: solo seco superfcie lisa proteo contra o vento acesso lenha estar prximo ao local de abrigo estar prximo a uma fonte de gua Antes de comear a preparar a fogueira, voc deve verificar se o local supre as suas necessidades de abrigo e gua. Quando descobrir uma boa posio, remova a vegetao que encontrar e cave um fosso de cerca de 10 a 15 cm de profundidade com 1 m de dimetro. Caso existam pedras China Photos/Stringer/Getty Image News grandes por perto, coloque-as em torno do fosso para ajudar Mulher rachando e separando lenha para fazer fogueira a conter o carvo. No use pedras de rio, pois elas podem rachar, arrebentar ou explodir quando aquecidas. Caso haja neve no cho, construa uma plataforma de ramos verdes e dimenses mdias. Depois de escavar o fosso, recolha a lenha. Fogueiras precisam comear pequenas e crescer aos poucos, de modo que recomendvel recolher pedaos de lenha de dimenses variadas: palhas e cascas - pegam fogo facilmente e ajudam a criar a fogueira lascas - de pequenos gravetos a toras mdias; combustvel - ramos e troncos maiores. Muita coisa pode ser usada para iniciar as chamas, desde que os materiais estejam completamente secos. Por exemplo, pinhas, folhas cadas, cascas de rvore, penas de pssaros (em ingls), bolas de algodo, fiapos de pano, musgos ressecados so alguns dos itens que podem ser usados. Caso voc disponha de uma faca, remova a casca de uma rvore e obtenha lascas de madeira fresca do tronco. Caso use folhas ou pinhas, amasse-as em formato esfrico.

As lascas usadas para acelerar a queima podem ser gravetos pequenos e mdios, e tambm precisam estar secas. Se voc incluir material mido na fogueira, as chamas se extinguiro antes que cheguem ao material combustvel de durao mais longa. As lascas de acelerao devem ter tamanho de entre 5 e 20 cm. A temperatura de uma fogueira depende do material combustvel principal. Procure ramos secos de rvores grossas. Os itens combustveis devem ter de 20 a 60 cm. rvores como as btulas (em ingls) crescem perto de riachos e lagos, e queimam com muita rapidez, propiciando muito calor. Os abetos geram mais fumaa no vero e na primavera do que no inverno e no outono. Caso esteja enfrentando uma emergncia, no escolha demais - qualquer madeira seca serve. Procure por ns de madeira mais leves - pores bulbosas de madeira nos ramos. Elas acumulam seiva e queimaro por mais tempo e tambm mais devagar. Quando estiver quebrando os ramos maiores, no o faa sobre seus joelhos - essa uma maneira fcil de se ferir. Coloque uma ponta do ramo apoiada em uma pedra e use sua bota e o peso de seu corpo par quebr-los. Outro bom mtodo encontrar duas rvores prximas uma da outra, colocar o ramo entre elas e tentar criar uma alavanca que o faa quebrar. Caso voc encontre um tronco que no quebra de jeito nenhum, use-o para alimentar o fogo aos poucos. Uma boa referncia para recolher madeira apanhar a quantidade que voc acredita necessria e ento duplic-la. A madeira ser consumida muito mais rpido do que voc imagina e a ltima coisa que voc ir desejar ficar sem fogo no meio da noite. Quando houver madeira suficiente, empilhe-a perto do fogo em pilhas de dimenses semelhantes. Se voc tiver conseguido madeira molhada, faa o que puder para comear a fogueira e depois coloque os troncos e ramos molhados nas proximidades. Quando eles secarem, acrescente-os fogueira e coloque mais madeira mida em volta. Na prxima seo, revelaremos os segredos de se acender uma fogueira.

Uma fagulha basta


Voc preparou o fosso para sua fogueira e recolheu madeira suficiente. Agora hora de fazer a fogueira. Existem vrios mtodos "primitivos" de se comear uma fogueira e alguns so mais fceis do que outros. Pacincia e calma so essenciais quando voc est tentando acender uma fogueira. As tcnicas seguintes usam elementos improvisados ou levados com voc. Mtodo da lente Essa tcnica envolve o uso de uma lente de aumento em um dia de sol. Tambm se pode usar a lente de uma cmera desmontada ou de um binculo. Forme uma pilha de material combustvel no centro do fosso. Segure a lente a cerca de 30 cm acima da pilha. Oriente a lente para que o sol se concentre em um pedao pequeno. O material combustvel deve comear a queimar rapidamente. Sopre o material para acelerar a ignio e alimente a chama com fascas at que o fogo se estabilize.

badrobot/MorgueFile

O mtodo da lente cria um ponto quente que ateia fogo madeira

Mtodo da bateria Se voc se perdeu com seu carro, voc pode utilizar a bateria dele para criar a fagulha. Encontre alguns fios do veculo (qualquer fio do motor serve). Prenda dois pedaos de fio a cada terminal da bateria. Rena o material inflamvel e encoste os fios por sobre ele (isso deve criar uma fagulha e o material vai comear a queimar). Sopre gentilmente para alimentar a chama. Quando o material estiver aceso, leve-o rapidamente ao fosso da fogueira e acrescente lascas para acelerar a combusto. Mtodo da lata de refrigerante e chocolate Como muita gente no recolhe o lixo que deixa em locais de acampamento, voc pode achar uma lata de refrigerante na mata. Caso voc tenha chocolate, creme dental ou detergente em p, use o mtodo a seguir. Esfregue chocolate ou outro abrasivo no fundo da lata. Use a embalagem do chocolate ou uma pea de roupa para esfregar a lata e poli-la. Acrescente chocolate e continue polindo por cerca de 30 minutos. Remova o abrasivo da lata com gua. Voc quer uma superfcie brilhante e reflexiva. Quando tiver uma boa superfcie, incline a lata para o sol e segure material inflamvel a cerca de 2 cm do centro da lata. Como uma lente convexa, a lente produzir um foco de calor concentrado e o material comear a queimar. Assopre gentilmente para espalhar a chama e transfira o material rapidamente para a rea da fogueira. AVISO - no coma o chocolate ou pasta de dente que usou porque ele conter alumnio, produto altamente txico.

Segurana contra incndios


Manter o fogo aceso em uma emergncia importante, mas no o deixe sem observao. Caso seja preciso mudar de local de acampamento, necessrio

que voc apague totalmente a sua fogueira. Depois que as chamas se apagarem, espalhe o carvo da fogueira e o molhe com gua. Repita o processo por diversas vezes, at que restem apenas cinzas midas. Quando o carvo estiver encharcado, recubra-o com terra mida at que ele desaparea. Caso ainda haja fumaa, use mais gua e terra, at que ela desaparea. Afaste as pedras para procurar pores ainda incandescentes, mas cuidado para no se queimar. Quando a fogueira estiver coberta por uma pilha de terra mida e voc no observar mais fumaa, o servio estar concludo.

Na prxima seo, estudaremos alguns mtodos para comear uma fogueira com itens que voc s encontra na natureza.

Outros mtodos de acender fogueiras


Fogo por atrito em placa Essa tcnica requer pacincia e muita determinao, mas funciona bem. Encontre uma pea de madeira macia com cerca de 45 cm de comprimento e 5 cm de largura que servir como placa de atrito. Salgueiros e lamos fornecem boa madeira para isso e fcil encontr-los perto de rios e lagos. Escave uma ranhura de 2,5 cm de largura e de 15 a 20 cm de comprimento no centro da placa, a cerca de 5 cm de qualquer das duas pontas. Use uma faca ou uma pedra afiada. Encontre um graveto de madeira slida para gerar o atrito. O comprimento da pea deve ser de cerca de 30 cm e uma das extremidades precisa ser pontiaguda. Coloque a placa no cho e insira o graveto na ranhura. Mova o graveto para frente e para trs ao longo da ranhura com presso moderada, a fim de criar pequenas pores de serragem. Quando houver um volume suficiente de serragem, eleve a ponta da placa e a apie no joelho. A serragem se acumular na ponta mais baixa da ranhura. Esfregue a ranhura o mais rpido possvel com o graveto, exercendo presso forte, at que a serragem se inflame. Assopre lentamente o material inflamvel at conseguir uma chama que voc possa usar para iniciar a fogueira.

Fogo por arco Trata-se de outro mtodo de frico que requer algum tempo de aperfeioamento. Os itens a seguir sero necessrios. Soquete - pedra lisa, do tamanho da mo, com uma ligeira depresso de um lado. Broca - uma vara de madeira rgida e forte, com cerca de 30 cm de comprimento e de 3 a 5 cm de dimetro. Placa base - uma placa lisa de madeira macia com cerca de 30 cm de comprimento, 15 cm de largura e 2 cm de espessura. Arco - uma vara flexvel de madeira verde com cerca de 2,5 cm de dimetro e de 45 a 60 cm de comprimento. Cordo - cordes de sapatos servem perfeitamente Depois de reunir o material, hora de acender o fogo. Crie uma depresso pequena e arredondada no centro da placa base. Faa um corte em V apontando para baixo no centro da placa, de forma que ele se alinhe com a depresso. Dobre o arco em forma de meia-lua e o amarre com os cordes de sapatos. Posicione a placa no cho e uma pequena quantidade de material inflamvel sobre o corte em V.

Segure a placa com o p para propiciar estabilidade e posicione o arco em torno da broca, apoiada na depresso central da placa. Coloque o soquete sobre a broca, pressione moderadamente e acione a broca com movimentos repetitivos do arco. Isso far com que a broca gire e criar um p preto e quente que cair sobre o material inflamvel. Em pouco tempo, surgiro chamas e voc poder transferir o material inflamvel aceso para o local da fogueira.

Fogo usando gelo A tcnica uma variao do mtodo que usa uma lente de aumento, no caso substituda por gelo. Encontre ou faa uma lente esfrica de gelo com cerca de 5 a 7 cm de espessura em sua poro central. O gelo precisa ser transparente para que o mtodo funcione. Caso voc tenha uma panela, use-a para congelar gua. Remova as pores turvas do gelo e apare o gelo em formato redondo e abaulado como uma lente de aumento. Use o calor de suas mos para alisar o gelo - quanto mais liso, melhor. Obter gelo transparente o grande desafio da tcnica e no existe mtodo garantido. O gelo de lagos e rios tem mais chance de ser transparentes. Assim que voc tiver dado forma sua lente, use o sol para concentrar um ponto de calor no material inflamvel. Caso o calor no baste para inflamar o material, continue trabalhando para dar o formato correto sua lente. Para mais informaes sobre como sobreviver longe da civilizao, siga os links na prxima seo.

You might also like