You are on page 1of 52

LICENCIAMENTO AMBIENTAL:

Legislao aplicada ao licenciamento das questes florestais

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SO PAULO CETESB

LEGISLAO BSICA
Cdigo Florestal (Lei Federal 4.771/1965, j alterada pela 7.803/1989, e suas atualizaes). Resolues CONAMA 302/2002, 303/2002 e 369/2006. Lei 11.428/2006 Lei da Mata Atlntica

regulamentada pelo Dec. Fed. 6660/2008. Dispositivos Internos da Secretaria do Meio

Ambiente (Resolues SMA e Portarias), como as Res. SMA 85/2008 e 31/2009.


2

LEGISLAO APLICADA

REAS DE PRESERVAO PERMANENTE DETERMINADAS PELO CDIGO FLORESTAL LEI N. 4771/65


rea protegida nos termos dos arts. 2 e 3 desta Lei, COBERTA OU NO POR VEGETAO NATIVA, com FUNO AMBIENTAL DE PRESERVAR: recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo, e assegurar o bem-estar das populaes humanas.

REAS DE PRESERVAO PERMANENTE DETERMINADAS PELO CDIGO FLORESTAL LEI N. 4771/65 Art. 2 Ao longo dos rios ou de qualquer curso dgua, em faixa, medida a partir do nvel mais alto alcanado pela gua por ocasio da cheia sazonal, cuja largura mnima seja:
Largura do curso dgua At 10m 10-50m 50-200m 200-600m Mais de 600m Faixa marginal (APP) 30m 50m 100m 200m 500m

A extenso da APP como uma faixa marginal aos cursos dgua, a partir do nvel mais alto, de largura varivel em funo da largura do curso dgua.

REAS DE PRESERVAO PERMANENTE DETERMINADAS PELO CDIGO FLORESTAL LEI N. 4771/65 Art. 2

Ao redor das nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados olhos d'gua, qualquer que seja a sua situao topogrfica, num raio mnimo de 50 (cinqenta) metros de largura. Res. CONAMA 303/2002: nascente ou olho d`gua: local onde aflora naturalmente, mesmo que de forma intermitente, a gua subterrnea.

Ateno: TEMPORALIDADE Alterao da faixa de APP de cursos dguas.


Lei Federal n 4.771/65 (redao original) a) ao longo dos rios ou de outro qualquer curso d'gua, em faixa marginal cuja largura mnima ser: Lei Federal n 7.511/86 (publicada em 08.07.1986) (alterou a redao original da Lei n 4.771/65) a) ao longo dos rios ou de outro qualquer curso d'gua, em faixa marginal cuja largura mnima ser: Lei Federal n 7.803/89 (publicada em 20.07.1989) (alterou a redao dada pela Lei n 7.511/86) VIGENTE a) ao longo dos rios ou de qualquer curso d'gua desde o seu nvel mais alto em faixa marginal cuja largura mnima ser: de 30 metros para os cursos d'gua de menos de 10 metros de largura; de 50 metros para os cursos d'gua que tenham de 10 a 50 metros de largura; de 100 metros para os cursos d'gua que tenham de 50 a 200 metros de largura; de 200 metros para os cursos d'gua que tenham de 200 a 600 metros de largura; de 500 metros para os cursos d'gua que tenham largura superior a 600 metros.

de 5 metros para os rios de menos de 30 metros para os rios de de 10 metros de largura; menos de 10 metros de largura; igual metade da largura dos cursos de 50 metros para os cursos que meam de 10 a 200 metros de d'gua que meam entre 50 e 100 distncia entre as margens; metros de largura; de 100 metros para todos os cursos cuja largura seja superior a 200 metros. de 100 metros para os cursos d'gua que meam entre 50 e 100 metros de largura; de 150 metros para os cursos d'gua que possuam entre 100 e 200 metros de largura; igual distncia entre as margens para os cursos d'gua com largura superior a 200 metros.

Ateno: Faixa non aedificandi

Lei Federal n 6.766/79 cunho urbanstico obrigatoriedade de reservar faixa non aedificandi de 15 metros ao longo de curso d'gua, qualquer que seja a largura, quando da implantao de parcelamentos do solo urbano.

OBS1: Respeitando a faixa de APP de no mnimo 30 metros, respeita-se a faixa non aedificandi; OBS2: Duas legislaes distintas sobre um mesmo objeto: margens de cursos dgua;

RESOLUO CONAMA 302/2002 Ao redor de reservatrios artificiais


Reservatrios artificiais: 30 metros em reas urbanas consolidadas e 100 metros para reas rurais. Reservatrios artificiais de gerao de energia eltrica com at dez hectares: 15 metros, no mnimo. Reservatrios artificiais no utilizados em abastecimento pblico ou gerao de energia eltrica, com at vinte hectares de superfcie e localizados em rea rural: 15 metros, no mnimo.

Resoluo CONAMA 303/02


Ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios dgua naturais:

Lagos e Reservatrios Naturais Em reas urbanas consolidadas Em zona rural com at 20 ha Em zona rural com mais de 20 ha

Faixa de APP 30 m 50 m 100 m

APP medida a partir da maior cota histrica alagvel

rea Urbana
1. definida legal pelo poder pblico 2. existncia de, no mnimo, quatro dos seguintes equipamentos : malha viria com canalizao de guas pluviais, rede de abastecimento de gua; rede de esgoto; distribuio de energia eltrica e iluminao pblica; recolhimento de resduos slidos urbanos; tratamento de resduos slidos urbanos; e

3. densidade demogrfica superior a 5.000 hab/km2

REAS DE PRESERVAO PERMANENTE DETERMINADAS PELO CDIGO FLORESTAL LEI N. 4771/65 e detalhadas pela Res. CONAMA 303/02
Art. 3 Constitui rea de Preservao Permanente a rea situada: V - no topo de morros e montanhas; VI - nas linhas de cumeada; VII - em encosta ou parte desta, com declividade superior a cem por cento ou quarenta e cinco graus na linha de maior declive; VIII - nas escarpas e nas bordas dos tabuleiros e chapadas; IX - nas restingas: X - em manguezal, em toda a sua extenso; XI - em duna; XII - em altitude superior a mil e oitocentos metros, ou, em Estados que no tenham tais elevaes, critrio do rgo ambiental competente; XIII - nos locais de refgio ou reproduo de aves migratrias; XIV - nos locais de refgio ou reproduo de exemplares da fauna ameaadas de extino que constem de lista elaborada pelo Poder Pblico Federal, Estadual ou Municipal; XV - nas praias, em locais de nidificao e reproduo da fauna silvestre.

RESOLUO CONAMA 369/2006 Casos Excepcionais para Interveno em APP

Considerando a singularidade e o valor estratgico das reas de preservao permanente que, conforme indica sua denominao, so caracterizadas, como regra geral, pela intocabilidade e vedao de uso econmico direto. Porm h os casos excepcionais...

RESOLUO CONAMA 369/2006 Casos Excepcionais para Interveno em APP


Art. 2 O rgo ambiental competente somente poder autorizar a interveno ou supresso de vegetao em APP, devidamente caracterizada e motivada mediante procedimento administrativo autnomo e prvio, e atendidos os requisitos previstos nesta resoluo e noutras normas federais, estaduais e municipais aplicveis, bem como no Plano Diretor, Zoneamento EcolgicoEconmico e Plano de Manejo das Unidades de Conservao, se existentes, nos seguintes casos: UTILIDADE PBLICA INTERESSE SOCIAL BAIXO IMPACTO

RESOLUO CONAMA 369/2006 Casos Excepcionais para Interveno em APP

Art. 3 A interveno ou supresso de vegetao em APP somente poder ser autorizada quando o requerente, entre outras exigncias, comprovar: I - a inexistncia de alternativa tcnica e locacional s obras, planos, atividades ou projetos propostos; II - atendimento s condies e padres aplicveis aos corpos de gua; III - averbao da rea de Reserva Legal; e IV - a inexistncia de risco de agravamento de processos como enchentes, eroso ou movimentos acidentais de massa rochosa.

I - utilidade pblica: a) as atividades de segurana nacional e proteo sanitria; b) as obras essenciais de infra-estrutura destinadas aos servios pblicos de transporte, saneamento e energia; c) as atividades de pesquisa e extrao de substncias minerais, outorgadas pela autoridade competente, exceto areia, argila, saibro e cascalho; d) a implantao de rea verde pblica em rea urbana; e) pesquisa arqueolgica; f) obras pblicas para implantao de instalaes necessrias captao e conduo de gua e de efluentes tratados; e g) implantao de instalaes necessrias captao e conduo de gua e de efluentes tratados para projetos privados de aqicultura, obedecidos os critrios e requisitos previstos nos 1 e 2 do art. 11, desta Resoluo.

RESOLUO CONAMA 369/2006 Casos Excepcionais para Interveno em APP


II - interesse social: a) as atividades imprescindveis proteo da integridade da vegetao nativa, tais como preveno, combate e controle do fogo, controle da eroso, erradicao de invasoras e proteo de plantios com espcies nativas, de acordo com o estabelecido pelo rgo ambiental competente; b) o manejo agroflorestal, ambientalmente sustentvel, praticado na pequena propriedade ou posse rural familiar, que no descaracterize a cobertura vegetal nativa, ou impea sua recuperao, e no prejudique a funo ecolgica da rea; c) a regularizao fundiria sustentvel de rea urbana; d) as atividades de pesquisa e extrao de areia, argila, saibro e cascalho, outorgadas pela autoridade competente;

RESOLUO CONAMA 369/2006 Casos Excepcionais para Interveno em APP


Art. 11. Considera-se interveno ou supresso de vegetao, eventual e de baixo impacto ambiental, em APP: I - abertura de pequenas vias de acesso interno e suas pontes e pontilhes, para travessia de um curso de gua, ou retirada de manejo agroflorestal sustentvel na pequena propriedade ou posse rural familiar; II - captao e conduo de gua e efluentes tratados, com outorga; III - implantao de corredor de acesso de pessoas e animais para obteno de gua; IV - implantao de trilhas para desenvolvimento de ecoturismo; V - construo de rampa de lanamento de barcos e pequeno ancoradouro;

RESOLUO CONAMA 369/2006 Casos Excepcionais para Interveno em APP


Art. 11. Considera-se interveno ou supresso de vegetao, eventual e de baixo impacto ambiental, em APP: VI - construo de moradia de agricultores familiares,; VII - construo e manuteno de cercas de divisa de propriedades; VIII - pesquisa cientfica; IX - coleta de produtos no madeireiros para fins de subsistncia; X - plantio de espcies nativas produtoras de frutos, sementes, castanhas e outros produtos vegetais em reas alteradas, plantados junto ou de modo misto; XI - outras aes ou atividades similares, reconhecidas como eventual e de baixo impacto ambiental pelo conselho estadual de meio ambiente.

RESOLUO CONAMA 369/2006 Casos Excepcionais para Interveno em APP

Art. 5 O rgo ambiental competente estabelecer, previamente emisso da autorizao para a interveno ou supresso de vegetao em APP, as medidas ecolgicas, de carter mitigador e compensatrio, previstas no 4, do art. 4, da Lei n 4.771, de 1965, que devero ser adotadas pelo requerente.

RESOLUO CONAMA 369/2006 Casos Excepcionais para Interveno em APP

A interveno ou supresso de vegetao em APP situada em rea urbana depender de autorizao do rgo ambiental municipal, desde que o municpio possua Conselho de Meio Ambiente, com carter deliberativo, e Plano Diretor ou Lei de Diretrizes Urbanas, no caso de municpios com menos de vinte mil habitantes, mediante anuncia prvia do rgo ambiental estadual competente, fundamentada em parecer tcnico.

MATA ATLNTICA
Lei Federal n 11.428 /2006 regulamentada pelo Decreto Federal n 6.660/2008 Disciplina o licenciamento do corte de Mata Atlntica. Resoluo CONAMA n10/93 Define os parmetros bsicos para anlise dos estgios de sucesso Resoluo CONAMA n01/94 Define os estgios de sucesso da Mata Atlntica Resoluo CONAMA n09/96 Define corredores ecolgicos Resoluo CONAMA n07/96 Define vegetao de restinga e estgios de sucesso

Importncia do amparo legal referente Mata Atlntica, a figura demonstra a perda de vegetao nativa no Estado de So Paulo.

PARMETROS BSICOS PARA DEFINIO DE VEGETAO PRIMRIA E SECUNDRIA


I - fisionomia; II - estratos predominantes; III - distribuio diamtrica e altura; IV - existncia, diversidade e quantidade de epfitas; V - existncia, diversidade e quantidade de trepadeiras; VI - presena, ausncia e caractersticas da serapilheira; VII - sub-bosque; VIII - diversidade e dominncia de espcies; IX - espcies vegetais indicadoras.

27

Ombrfila pioneira

Ombrfila estgio inicial

Ombrfila estgio mdio

Estacional avanado

Ombrfila estgio avanado

COMPETNCIA MUNICIPAL
SUPRESSO DE ARVORES ISOLADAS em rea urbana
rvores Isoladas: so aquelas situadas fora de fisionomias vegetais, sejam florestais ou savnicas, cujas copas ou partes areas no estejam em contato entre si, destacando-se da paisagem como indivduos isolados Corte de rvores nativas isoladas includas nas listas oficiais de espcies ameaadas de extino, observado o disposto na Resoluo SMA n18/2007

COMPETNCIA MUNICIPAL
SUPRESSO DE ARVORES ISOLADAS em rea urbana
Res. SMA 18/07 condies e critrios de compensao usados pelo DEPRN principalmente em reas rurais Compensao firmada atravs da assinatura de Termo de Compromisso de Recuperao Ambiental Artigo 7 - A autorizao para supresso de exemplares arbreos nativos isolados, vivos ou mortos, em lotes urbanos situados fora de reas de Preservao Permanente, assim definidas pelo artigo 2 do Cdigo Florestal ou fora de Parques, Reservas e Estaes Ecolgicas assim definidas por ato do Poder Pblico, dever ser emitida pelo rgo municipal competente. A Prefeitura poder atravs de legislao prpria instituir suas regras para compensao, eventualmente mais adaptada arborizao urbana

SUPRESSO DE ARVORES ISOLADAS (Resoluo SMA 18/07): Compensao: A. Plantio de 25 mudas para cada exemplar autorizado, quando o total de rvores com corte autorizado na propriedade for inferior ou igual a 500; B. Plantio de 30 mudas para cada exemplar autorizado, quando o total de rvores com corte autorizado for superior a 500 e inferior ou igual a 1000; C. Plantio de 40 mudas para cada exemplar autorizado, quando o total de rvores com corte autorizado for superior a 1000. A reposio mediante o plantio de mudas dever ser realizada nas reas de Preservao Permanente da propriedade, priorizando-se o plantio ao redor de nascentes e nas margens dos cursos dgua ou, se arborizadas aquelas, em outras reas a serem indicadas pelo DEPRN.

Lei No- 11.428/2006 Lei da Mata Atlntica

Art. 5o A vegetao primria ou a vegetao secundria em qualquer estgio de regenerao do Bioma Mata Atlntica no perdero esta classificao nos casos de incndio, desmatamento ou qualquer outro tipo de interveno no autorizada ou no licenciada.

Estgio mdio:
Art. 14. A supresso de vegetao primria e secundria no estgio avanado de regenerao somente poder ser autorizada em caso de utilidade pblica, sendo que a vegetao secundria em estgio mdio de regenerao poder ser suprimida nos casos de utilidade pblica e interesse social, em todos os casos devidamente caracterizados e motivados em procedimento administrativo prprio, quando inexistir alternativa tcnica e locacional ao empreendimento proposto, ressalvado o disposto no inciso I do art. 30 e nos 1 e 2 do art. 31 desta Lei.

MATA ATLNTICA
VII - utilidade pblica: a) atividades de segurana nacional e proteo sanitria; b) as obras essenciais de infraestrutura de interesse nacional destinadas aos servios pblicos de transporte, saneamento e energia, declaradas pelo poder pblico federal ou dos Estados; VIII - interesse social: a) as atividades imprescindveis proteo da integridade da vegetao nativa, tais como: preveno, combate e controle do fogo, controle da eroso, erradicao de invasoras e proteo de plantios com espcies nativas, conforme resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA; b) as atividades de manejo agroflorestal sustentvel praticadas na pequena propriedade ou posse rural familiar que no descaracterizem a cobertura vegetal e no prejudiquem a funo ambiental da rea; c) demais obras, planos, atividades ou projetos definidos em resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Lei No- 11.428/2006 Lei da Mata Atlntica

COMPENSAO Art. 17. O corte ou a supresso de vegetao primria ou secundria nos estgios mdio ou avanado de regenerao do Bioma Mata Atlntica, autorizados por esta Lei, ficam condicionados compensao ambiental, na forma da destinao de rea equivalente extenso da rea desmatada, com as mesmas caractersticas ecolgicas, na mesma bacia hidrogrfica, sempre que possvel na mesma microbacia hidrogrfica, e, nos casos previstos nos arts. 30 e 31, ambos desta Lei, em reas localizadas no mesmo Municpio ou regio metropolitana.

Lei No- 11.428/2006 Lei da Mata Atlntica


Art. 30. vedada a supresso de vegetao primria do Bioma Mata Atlntica, para fins de loteamento ou edificao, nas regies metropolitanas e reas urbanas consideradas como tal em lei especfica, aplicando-se supresso da vegetao secundria em estgio avanado de regenerao as seguintes restries: I - nos permetros urbanos aprovados at a data de incio de vigncia desta Lei, a supresso de vegetao secundria em estgio avanado de regenerao depender de prvia autorizao do rgo estadual competente e somente ser admitida, para fins de loteamento ou edificao, no caso de empreendimentos que garantam a preservao de vegetao nativa em estgio avanado de regenerao em no mnimo 50% (cinqenta por cento) da rea total coberta por esta vegetao, ressalvado o disposto nos arts. 11, 12 e 17 desta Lei e atendido o disposto no Plano Diretor do Municpio e demais normas urbansticas e ambientais aplicveis; II - nos permetros urbanos aprovados aps a data de incio de vigncia desta Lei, vedada a supresso de vegetao secundria em estgio avanado de regenerao do Bioma Mata Atlntica para fins de loteamento ou edificao.

Art. 31. Nas regies metropolitanas e reas urbanas, assim consideradas em lei, o parcelamento do solo para fins de loteamento ou qualquer edificao em rea de vegetao secundria, em estgio mdio de regenerao, do Bioma Mata Atlntica, devem obedecer ao disposto no Plano Diretor do Municpio e demais normas aplicveis, e dependero de prvia autorizao do rgo estadual competente, ressalvado o disposto nos arts. 11, 12 e 17 desta Lei. 1o Nos permetros urbanos aprovados at a data de incio de vigncia desta Lei, a supresso de vegetao secundria em estgio mdio de regenerao somente ser admitida, para fins de loteamento ou edificao, no caso de empreendimentos que garantam a preservao de vegetao nativa em estgio mdio de regenerao em no mnimo 30% (trinta por cento) da rea total coberta por esta vegetao. 2o Nos permetros urbanos delimitados aps a data de incio de vigncia desta Lei, a supresso de vegetao secundria em estgio mdio de regenerao fica condicionada manuteno de vegetao em estgio mdio de regenerao em no mnimo 50% (cinqenta por cento) da rea total coberta por esta vegetao.

Legislao Estadual: Resoluo SMA 31/09 Somente poder ser concedida autorizao para supresso de vegetao quando garantida a preservao da vegetao nativa em rea correspondente a, no mnimo, 20% da rea da propriedade, e em:

Estgio INICIAL:

PRESERVAR NO MNIMO 30% da rea ocupada pelo fragmento de vegetao nativa.

Legislao Estadual: Resoluo SMA 31/09

Estgio MDIO:

PRESERVAR NO MNIMO 50% da rea ocupada pelo fragmento de vegetao nativa.

Estgio AVANADO:

PRESERVAR NO MNIMO 70% da rea ocupada pelo fragmento de vegetao nativa.

Artigo 5 - na anlise tcnica dos pedidos de supresso de vegetao dever ser avaliada a localizao da vegetao a ser suprimida verificando se esta se encontra em reas indicadas para preservao e criao de unidades de conservao de proteo integral ou em reas prioritrias para implantao de reas verdes urbanas, reservas legais ou de reservas particulares do urbanas patrimnio natural e para restaurao de corredores ecolgicos interligando fragmentos de vegetao nativa, conforme o Projeto Diretrizes para Conservao e Restaurao da Biodiversidade no Estado de So Paulo, coordenado pelo Programa Biota-FAPESP. 1 - no caso de pedidos de supresso de vegetao nas reas indicadas no caput podero ser exigidas medidas compensatrias suplementares em funo da importncia ecolgica do fragmento. 2 - Os pedidos para supresso de vegetao nativa em propriedades inseridas integral ou parcialmente em reas indicadas para criao de Unidades de Conservao pelo Projeto Biota FAPESP devero ser previamente submetidos anlise e manifestao do rgo competente do Sistema Estadual de Florestas - SIEFLOR.

Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/conectividade.pdf

Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/unidadesdeconservacao.pdf

Documentao Exigida
Portaria DEPRN n 51/05 Estabelece o procedimento simplificado e geral para instruo de processos no mbito das Agncias Ambientais Paulistas.
1. REQUERIMENTO 2. COMPROVANTE DE PAGAMENTO Preo de Anlise (Decreto Estadual 47.400/2002) 3. PROVA DOMINIAL 4. CPIAS SIMPLES DO RG / CPF/ CARTO CNPJ 5. ROTEIRO DE ACESSO 6. PLANTAS PLANI(ALTI)MTRICAS 7. LAUDO TCNICO

Documentao Exigida
7. LAUDO TCNICO: Memorial descritivo da vegetao; Indicao das APPs; Identificao de espcies arbreas especialmente protegidas; Identificao de possveis habitats crticos da fauna silvestre; Eventuais medidas compensatrias; Fotografias do local; Planta do projeto executivo.

Documentao Exigida
8. LAUDO DE FAUNA 9. ANOTAO DE RESPONSABILIDADE TCNICA (ART) 10. CERTIDO OU PARECER AMBIENTAL EMITIDO PELA PREFEITURA 11. CPIA DO AIA E COMPROVANTE DE QUITAO OU DOCUMENTO DE REGULARIZAO PERANTE O DEPRN 12. OUTROS DOCUMENTOS OU INFORMAES a critrio tcnico

OBSERVAES: DISPENSA DE APRESENTAO: itens 7 e 8 (pequenas intervenes ex. reas menores que 1.000m2 na supresso de vegetao e comprovao de baixa renda ), a critrio da autoridade competente.

49

Principais Critrios da Anlise Tcnica


1. VEGETAO EXISTENTE 2. REAS DE PRESERVAO PERMANENTE 3. LOCAO DA REA DE RESERVA LEGAL 4. PROXIMIDADE A UNIDADES DE CONSERVAO (Resoluo CONAMA n 13/90) 5. OUTROS CRITRIOS TCNICOS (corredores para fluxo gnico de flora e fauna, ) 6. ZONA RURAL OU URBANA

50

Resumo das Etapas de anlise de processo Autorizao


Apresentao da Documentao Exigida (protocolo) Anlise da Documentao (Exigncias) Vistoria (Laudo de Vistoria) Emisso de Documento Arquivo ou Aguardo de Cumprimento de TCRA* Vistoria de Verificao de Cumprimento de TCRA* Arquivo

* TCRA- Termo de Compromisso de Recuperao Ambiental


51

OBRIGADA

e.mail: renatam@cetesbnet.sp.gov.br

You might also like