You are on page 1of 10

A smula como ferramenta facilitadora do Direito

Rodrigo Paladino Pinheiro

Resumo: O presente estudo tem por objetivo esclarecer a funo da smula como ferramenta facilitadora do direito, procurando esclarecer seus aspectos desde sua origem. Para que possamos atingir esse objetivo passaremos pelas anlises dos conceitos de jurisprudncia, sistemas jurdicos, da jurisprudncia como fonte de direito e por derradeiro a smula propriamente dita.

Palavras-chave: Jurisprudncia, sistemas jurdicos, fonte de direito, smula.

Sumrio: 1. Da smula como ferramenta facilitadora do direito. 1.1. Da Jurisprudncia. 1.2. Dos sistemas jurdicos. 1.2.1. Common law. 1.2.2. Civil law. 2. Da jurisprudncia como fonte de direito. 3.da smula. 3.1 Breve histrico. 3.2 Definio. Concluso. Referncias bibliogrficas

1. Da Smula como ferramenta facilitadora do Direito

Devido grande demanda pelo amparo jurdico do Estado nas questes litigiosas existentes no cotidiano de nossa populao e das inmeras decises a serem proferidas por nossos magistrados fizeram-se necessrios mecanismos que tornassem mais gil o andamento processual face segurana jurdica das decises. Dentre eles surge a smula, como ferramenta facilitadora do Direito. Antes de mais nada, para melhor entendimento dos leitores, cabe aqui uma anlise prvia sobre o conceito de jurisprudncia e sobre os sistemas jurdicos mais habitualmente usados pelos pases em geral.

1.1. Da Jurisprudncia

o meio pelo qual os tribunais interpretam as leis. a deciso continuada e reiterada dos tribunais sobre uma determinada matria jurdica. Streck[1] d o seguinte significado para o termo: conjunto de sentenas dos tribunais, abrangendo jurisprudncia uniforme e contraditria. J para Reale[2], significa em sentido estrito a forma de revelao do Direito que se processa atravs do exerccio da jurisdio em virtude de uma sucesso harmnica de decises dos tribunais.

E em consonncia com a definio de Reale que se afirma a maioria da doutrina brasileira, entendendo que no basta apenas um conjunto de decises acerca de determinada matria jurdica, mas que as decises guardem, entre si, uma linha essencial de continuidade e coerncia [3] Como derradeiro citamos a definio de Diniz [4]: Jurisprudncia o conjunto de decises uniformes e constantes dos tribunais, resultante da aplicao de normas a casos semelhantes constituindo uma norma geral aplicvel a toda as hipteses similares e idnticas. o conjunto de normas emanadas dos juzes em sua atividade jurisdicional. Contudo a produo jurisprudencial incide no mundo jurdico de diferentes formas, dependendo do sistema jurdico a ser adotado, dentre tantos ilustremos os dois mais difundidos.

1.2. Dos sistemas jurdicos

1.2.1. Common Law

Trata-se do sistema jurdico utilizado por pases de origem anglo-saxnica, onde prevalecem os costumes sobre as normas escritas, fundamentando-se mais nos usos e costumes que na aplicao das leis. Vigora aqui a doutrina do stare decisis et non quieta movere (ficar como foi decidido e no mover o que est em repouso). Segundo definio de Lima deciso judicial nesse sistema assume a funo no s de dirimir uma controvrsia, mas tambm a de estabelecer um precedente, com fora vinculante, de modo a assegurar que, futuramente, um caso anlogo venha a ser decidido da mesma forma[5]. Desta forma temos que o ordenamento normativo decorre de uma imediata resposta dos julgadores realidade social, deixando em segundo plano o processo legislativo formal. Ressalte-se aqui o carter dinmico e emprico desse sistema, uma vez que no h um diploma normativo segundo o qual as questes devam ser apreciadas, por outro lado o direito material define-se na medida em que estas questes sejam levadas apreciao dos julgadores. Observa, ainda Streck, que a lei no Direito Ingls tradicionalmente utilizada para suprir lacunas, como medida excepcional e corretiva, muito embora seja cada vez mais evidente a proliferao de leis e regulamentos administrativos, ainda que sob o poder do judicirio [6].

1.2.2. Civil Law

a consolidao da Lei como fonte basilar do Direito, perpetuado pelo Direito Romano e difundido largamente ao longo da histria.

As primeiras naes modernas (destaca-se a Europa continental) inspiradas na experincia romana e motivadas pelo esprito iluminista (grifo nosso) trataram de formalizar uma linguagem capaz de criar normas nos territrios ocupados unindo em um mesmo ordenamento os costumes regionais vigentes e impondo aos Estados o seu estatuto de regras. Ressalta-se aqui a Frana, bero do filsofo e terico JEAN JACQUES RUSSEAU (1712 1778), onde em 1804 nasceu o Cdigo Civil Francs de Napoleo, representando um grande marco no Direito moderno, por se tratar de um congruente sistema de disposies legais. Russeau, contribuindo com sua obra intitulada DO CONTRATO SOCIAL j sustentava que a Lei ideal e legtima aquela que efetivamente emana da expresso da vontade coletiva. Para o citado autor o Direito a Lei, e nenhum costume pode prevalecer sobre a lei ou a despeito desta, uma vez que s a lei encarna os imperativos da razo, desta forma temos que no civil law a lei (escrita) impera sobre os costumes.

2. Da Jurisprudncia como fonte de Direito

Visto o Direito brasileiro ser fundamentado no sistema jurdico de tradio romanstica, onde a fonte essencial do direito consolida-se na lei, conclui-se que, via de regra, a jurisprudncia, enquanto compendio de decises proferidas num mesmo sentido por um tribunal, no deveria possuir competncia normativa. A respeito da concepo da jurisprudncia enquanto fonte de direito Greco Filho[7] aponta duas correntes doutrinrias: uma reconhecendo a funo criadora de normas, enquanto a outra entendendo que a jurisprudncia se limita a reconhecer e declarar a vontade concreta da lei. Defendendo a predominncia da segunda posio, no admitindo que a jurisprudncia tenha fora normativa. Dinamarco[8] compartilhando de mesmo posicionamento enfatiza que jurisprudncia no fonte de direito, elucidando o fato de que a essncia da funo jurisdicional a soluo dos conflitos concretos, impossibilitando-se a criao de normas gerais e abstratas. Entretanto admite que a jurisprudncia possui certo grau de influncia sobre futuros julgados. Pela outra corrente levando em considerao que a jurisprudncia atua como referencia do julgador, para Maria Helena Diniz[9], torna-se fonte de direito uma vez que influencia na produo de normas individuais e participa na produo do fenmeno normativo, apesar de sua maleabilidade. Ciente de que a jurisprudncia efetivamente atua como referncia em matrias anlogas do julgador, fora-se reconhecer, na pratica, um poder de ditar a lei. Conclui-se, portanto, que a jurisprudncia atua em conjunto com a lei, legitimada pela delegao que o ordenamento normativo d ao judicirio para a sua utilizao no podendo originar direito contrario a expresso

significado da lei, mas atuando limiarmente ao exerccio jurisdicional que consiste na efetivao normativa se utilizando das regras da hermenutica jurdica.

3. Da Smula

3.1. Breve histrico

Smula da Jurisprudncia Dominante do Supremo Tribunal Federal o enunciado pelo qual o tribunal inscreve o seu entendimento sobre questes que apresentem controvrsias na jurisprudncia e sobre as quais o STF chegou a uma posio firme em face da sua composio contempornea. o pensamento dominante do Supremo Tribunal Federal em determinada poca. Mtodo que visa simplificar os julgados do egrgio Tribunal e divulgar a jurisprudncia. A smula do Supremo Tribunal Federal foi instituda por emenda ao Regimento do Supremo Tribunal Federal publicada em 30 de Agosto de 1963. Entrou em vigor no incio de 1964, com 370 enunciados, aprovados em 13 de Dezembro de 1963. O desconhecimento de suas prprias decises, causados por uma falha divulgao de seus julgados, e o acmulo de servios, principalmente processos que versavam sobre a mesma matria, eram formadores de dois graves problemas que tumultuavam os trabalhos do Supremo. Como integrante da comisso de jurisprudncia o ento Ministro Victor Nunes Leal atacou o problema dos julgados aperfeioando as publicaes oficiais dos julgamentos do Tribunal e, por sua vez, para solucionar o acmulo de servio os estudiosos apontavam duas direes: alguns defendiam a adoo de um sistema similar aos assentos expedidos pela Casa de Suplicao de Lisboa, outros defendiam os prejulgados. Devido excessiva rigidez dos assentos e a ineficincia dos prejulgados o STF optou por se utilizar de uma medida intermediria denominada Smula da Jurisprudncia Predominante do Supremo Tribunal Federal. Nasce ento, para expressar a orientao dominante do Tribunal acerca de tema controvertido na jurisprudncia e eliminar divergncias, objetivando cumprir com eficincia a divulgao da jurisprudncia e a celeridade processual, a smula. Sem vislumbrar qualquer ameaa atividade criadora dos juzes de primeiro grau nem ao contraditrio dos advogados, Victor Nunes Leal acreditava que ambos seriam aliados no desenvolvimento do mtodo de trabalho, afirmando: A Smula tambm no obrigatria para o prprio Supremo Tribunal: os advogados, quando surgir a oportunidade em algum processo, podero pedir-lhe que reveja a orientao lanada na Smula, mas tambm deles se espera que estudem um pouco mais aprofundadamente o assunto para que, em face de argumentao nova ou de novos aspectos do problema, ou de apresentao mais convincente dos argumentos anteriores,possa o Tribunal render-se a necessidade ou convenincia de alterar sua orientao.

Essa exigncia do mais acurado estudo para se obter modificao da smula contribuir para o aperfeioamento do trabalho profissional dos advogados, muitos dos quais anteriormente interpunham seus recursos como quem joga na loteria, na esperana de composio eventual do Tribunal que os favorecesse por ocasio do julgamento[10]. Dada a simplificao proporcionada nos julgamentos, a introduo da smula no Supremo Tribunal atraiu juristas do mundo inteiro, pois significava uma vitria para as partes no momento em que garantiam que processos iniciados em uma mesma poca teriam desfecho homogneo. O que contribuiu para o prestgio da Justia. Em resposta as crticas dos que alertavam que nosso sistema judicirio romano no comportava a utilizao das smulas Victor Nunes respondia: sabido que no so idnticos os sistemas jurdicos dos pases. No damos aos precedentes judiciais a mesma fora que tm nas naes de origem britnica. E seus juristas, afeioados a uma prestigiosa tradio de direito pretoriano, teriam de ser mais hostis do que ns s codificaes, princpio de organizao do Direito a que sempre fomos habituados. Mas a atenuao progressiva dessa diferena vai assemelhando cada vez mais os problemas judicirios que eles e ns enfrentamos. De uma parte vai se ampliando, dia a dia, nos Estados Unidos, a rea coberta pela legislao (stature); de outra, entre ns, o lento ritmo das codificaes no d vazo nossa pletora de leis extravagantes, o que transpe o seu ordenamento sistemtico para o plano da jurisprudncia. Partimos, assim, de pontos distanciados, mas estamos percorrendo caminhos convergentes, sendo aconselhvel a comparao dos mtodos que uns e outros vamos imaginando para espancar o pesadelo da sobrecarga judiciria, que nos comum[11]. s crticas a respeito da estratificao da jurisprudncia pelas smulas respondia: A Smula no nem esttica, nem estratificada, porque est previsto no Regimento do Supremo Tribunal, no s o seu acrscimo continuado, como tambm o mecanismo de sua modificao. Portanto, o que nela mais importa, como soluo duradoura, no propriamente o contedo de seu enunciado (contra os quais que se rebela boa parte de seus crticos); o que mais importa na Smula ser um mtodo de trabalho, um instrumento de auto disciplina do Supremo Tribunal, um elemento de racionalizao da atividade judiciria, que simplifica a citao de precedentes, elimina afanosas pesquisas e dispensa referencia especial, tanto aos julgados que lhe servem de base, como aos posteriores que se limitarem a aplicar a Smula[12]. No mesmo sentido: Importante ressaltar a difuso que teve a Smula, como mtodo de trabalho, pois este parece ser o seu aspecto de maior eficcia, suplantando mesmo a sua condio de repertrio oficial da Alta Corte. Em certo sentido, pode-se dizer que o contedo da smula passa para segundo plano, quando o comparamos com a sua funo de mtodo de trabalho, revestido de alguns efeitos processuais, que contribuem para o melhor funcionamento da justia[13].

Como apontado por Victor Nunes Leal, a criao das smulas arrancou elogios de juristas do mundo inteiro. A inovao decorreu de caractersticas prprias do sistema judicial brasileiro: de um lado o excessivo nmero de processos na Suprema Corte e de outro a deficincia do sistema de informtica do Brasil em 1964, conjugado ao nosso sistema jurdico de civil law, sem tradio na adoo de precedentes. Em 1970, as normas foram simplificadas e hoje vigora o texto de 15 de Outubro de 1980 e por essas razes aqui apresentadas, atualmente, a smula a expresso mxima da jurisprudncia dos tribunais ptrios.

3.2. Definio

A smula uma construo jurisprudencial, criada a partir do dinamismo das relaes de direito. A palavra smula tem significao de sumrio ou resumo e origina-se do latimsummula, referese ao teor reduzido ou abreviado de um julgado ou enunciado jurisprudencial que reflete entendimento pacfico de determinado tribunal. Desta forma, representam a formalizao pelos tribunais de seus entendimentos em consonncia quanto matria tratada, visto a exigncia de que a uniformizao ocorra atravs do voto da maioria absoluta dos membros do colegiado em questo, conforme o artigo 479 do Cdigo de Processo Civil.

Art. 479. O julgamento, tomado pelo voto da maioria absoluta dos membros que integram o tribunal, ser objeto de smula e constituir precedente na uniformizao da jurisprudncia.

Nesse sentido Streck define a smula como: [...] o resultado da jurisprudncia predominante de um tribunal superior brasileiro, autorizado pelo Cdigo de Processo Civil[14]. Aqui, segundo Streck[15], para prever a emisso de smulas, objetiva o legislador proporcionar maior estabilidade jurisprudncia e simplificar o julgamento das questes mais freqentes perante o Judicirio. Entretanto, segundo Accioly Filho[16] as leis j carecem de flexibilizao, de modo que endurecer sua interpretao, atravs de proposituras dificilmente afastveis, seria abrir mo do pouco deixado pelo sistema para a modelao do direito positivo de acordo com cada caso concreto. No mesmo sentido, Carlos Maximiliano: Em virtude da lei do menor esforo e tambm para assegurar os advogados o xito a aos juzes inferiores a manuteno de suas sentenas, do que muito se vangloriam, preferem, causdicos e magistrados, s exposies sistemticas da doutrina jurdica os repositrios da

jurisprudncia[17].

Com muita propriedade Alfredo Buzaid oferece uma significativa definio de smula traando um paralelo com a lei: Uma coisa a lei; outra, a smula. A lei emana do poder legislativo. A smula uma apreciao do poder judicirio, que interpreta a lei em sua aplicao aos casos concretos. Por isso a smula pressupe sempre a existncia da lei e a diversidade de sua exegese. A lei tem carter obrigatrio; a smula revela-lhe o seu alcance, o sentido e o significado, quando ao seu respeito se manifestam simultaneamente dois ou mais entendimentos. Ambas tem carter geral.Mas o que distingue a lei da smula que esta tem carter jurisdicional e interpretativo. jurisdicional, porque emana do Poder Judicirio; interpretativo, porque revela o sentido da lei; cinge-se a aplic-la, o que significa que a prpria voz do legislador. Se no entender assim,se a interpretao refugir ao sentido real da lei, cabe ao legislador dar-lhe interpretao autntica. A smula no comporta interpretao analgica[18].

4. Concluso

Indiferente a divergentes posicionamentos doutrinrios, temos que as smulas, sobre os operadores do direito, possuem forte influncia, beirando o prprio poder normativo. Faria[19] cria o termo controlabilidade difusa para descrever a caracterstica da atividade Jurisdicional de exercer ascendncia aos futuros julgadores, e essa prpria ascendncia que motiva a criao e a utilizao das smulas, tanto pelos operadores originrios do direito advogados quanto pelos magistrados em suas decises, uma vez que o escopo do instituto, como j salientado, visa a uniformizao das decises, buscando uma prestao jurisdicional mais justa para com os seus jurisdicionados por assim dizer.

Referncias bibliogrficas:

ARAJO CINTRA, Antnio Carlos de, GRINOVER, Ada Pellegrini & DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 15 ed., So Paulo: Malheiros Editores, 1999; ARAJO, Joo Carlos de. Incidente de Uniformizao de Jurisprudncia Comentrios. So Paulo: LTR Editora, 2002. ARAJO, Daniel de Andrade. Breves comentrios sobre as Leis Federais n. 11.276/06 e 11.277/06. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8006>. Acesso em: 18 ago 2007. BOTTINI, Pierpaolo Cruz; RENAULT, Srgio. Os caminhos da reforma. So Paulo: Revista do Advogado, 2006.

BRANDO,

Marcelo

Santini. O

dilema

da

celeridade

necessria

correo

do

Direito. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8031>. Acesso em: 18 ago 2007. CARVALHO JUNIOR, Adelardo Branco de. Carta revista Consulex n 9 de 30/ 09/ 1997. CUNHA, Srgio Srvulo da. O efeito vinculante e os poderes do juiz. 1 ed. So Paulo: Saraiva, 1999. DALARI, Dalmo de Abreu. Matria Efeito vinculante: prs e contras, (em especial sobre a Reforma do Judicirio na Revista Consulex n 3 de 31/3/1997). DANTAS, Marcelo Navarro Ribeiro. Reclamao constitucional no direito brasileiro. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2000. DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual. 5 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2004. v. 1. ____________. A Instrumentalidade do Processo. 8 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2000. DINIZ, Maria Helena. Compndio de Introduo Cincia do Direito. 5 ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1993. FARIA, Jos Eduardo. Eficcia Jurdica e violncia simblica. So Paulo: Edusp, 1988. GRECO FILHO, Vicente. Direito Processual Civil Brasileiro. 11 ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1996. v. 2. HERKENHOFF, Joo Baptista. Justia, direito do povo. 12 ed. Rio de Janeiro: Thex Editora, 2000. LEAL, Victor Nunes. Problemas de Direito Pblico e outros Problemas. Braslia: Ministrio da Justia, 1997, v. 1 e v. 2. LEITE, Paulo Costa. Revista Consultor Jurdico de Outubro de 2001. LENZA, Pedro. Curso de Direito Constitucional Esquematizado. 8 ed. So Paulo: Mtodo, 2005. LIMA, Leornardo D. Moreira Lima. Stare Decisis e Smula Vinculante: Um Estudo Comparado. Artigo. Disponvel em: <http://www.puc-rio.br>. Acesso em: 20 ago 2007. MORAES, Alexandre de. Constituio do Brasil interpretada e legislao

infraconstitucional. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2006. NERY JNIOR, Nelson. Teoria geral dos recursos. 6 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. ____________. Princpios do processo civil na Constituio Federal. 8 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (coord.). Aspectos polmicos e atuais dos recursos cveis e assuntos afins. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. SILVA, Ovdio A. Baptista da. Processo e ideologia: o paradigma racionalista. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

STRECK, Lenio Luiz. Smulas no Direito Brasileiro: Eficcia, Poder e Funo. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1998. THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. 39 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005. VIGLIAR, Jos Marcelo Menezes. A Reforma do Judicirio e as Smulas de Efeito Vinculante. In: LENZA, Pedro (coord.). Reforma do Judicirio: Analisada e Comentada. So Paulo: Mtodo, 2005. WAMBIER, Luiz Rodrigues (coord.). Curso avanado de processo civil. 8 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. v.1. ____________. Breves comentrios nova sistemtica processual civil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Reforma do Judicirio. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

Notas: [1] STRECK, 1998, p. 83. [2] REALE, apud STRECK, 1998 p. 167. [3] REALE, apud STRECK,1998, p. 167. [4] DINIZ, 1993, p.290. [5] LIMA, disponvel em: http://www.puc-rio.br. [6] STRECK.1998, p. 153. [7] GRECO FILHO, 1996, p.369. [8] DINAMARCO, 2004, p. 102 e ss. [9] DINIZ, 1993, p. 269. [10] LEAL, 1997, p. 52. [11] LEAL, 1997, p.59. [12] LEAL, 1997, p.63. [13] LEAL, 1997, p. 283. [14] STRECK, 1998, p.116. [15] STRECK, 1998, p. 114. [16] PAULA apud STRECK, 1998, p.113. [17] MAZIMILIANO apud STRECK, 1998, Cit., prefcio da primeira edio. [18] In Anais do VI Encontro dos Tribunais de Alada do Estado de Minas Gerais BH, 31 de Maio a 3 de Junho de 1983. [19] FARIA,1988, p, 123.

Fonte deste artigo: PALADINO PINHEIRO, Rodrigo. A smula como ferramenta facilitadora do Direito . In: mbito Jurdico, Rio Grande, 46, 31/10/2007 [Internet]. Disponvel em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=2374. Acesso em 13/02/2012.

You might also like