You are on page 1of 7

Material para apoio a pacientes news.med.

br

Tenso Pr-Menstrual (TPM) ou Sndrome Pr-Menstrual


Neste documento voc ir encontrar:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. O que TPM? Quais so os tipos de TPM? Quantas mulheres apresentam os sintomas da TPM? Quais so os sinais e os sintomas da TPM? O que desordem disfrica pr-menstrual ou DDPM? Quais so as causas da TPM? Quando procurar ajuda mdica? Como feito o diagnstico? O que eu posso fazer para reduzir os sintomas da TPM? Alimentao segundo o tipo de TPM apresentada Complementos e medicina alternativa Informaes adicionais sobre ervas medicinais usadas para alvio dos sintomas da TPM Qual o tratamento para TPM?

1. O que TPM? Sndrome Pr-Menstrual uma condio de difcil identificao. Seus sintomas so muitos e variam de uma mulher para a outra. A TPM classificada como uma sndrome, j que um conjunto de sintomas que aparecem na segunda fase do ciclo menstrual (uma a duas semanas antes da menstruao) e desaparecem nos primeiros dias do incio do ciclo menstrual (geralmente dois a trs dias aps o incio da menstruao). Alteraes do humor, mamas doloridas, compulso por comer certos alimentos (principalmente doces), fadiga, irritabilidade e depresso esto entre os sintomas mais comuns da TPM. A maioria das mulheres apresenta certo desconforto antes da menstruao, mas aquelas com TPM sentem os sintomas atrapalharem o seu dia-a-dia em casa e no trabalho. 2. Quais so os tipos de TPM? A TPM est classificada em quatro tipos: A, C, H e D, de acordo com a predominncia dos sintomas. Esta classificao no uma regra. Uma mesma mulher pode apresentar os sintomas de um ou mais tipos de TPM.

TPM tipo A: as mulheres ficam ansiosas, irritadas, tensas e at mesmo agressivas. Este o tipo mais freqente. TPM tipo C: caracteriza-se pelo aumento do apetite, compulso alimentar (predominando a compulso pela ingesto de doces, como chocolates), fadiga, dor de cabea e palpitaes. TPM tipo H: h aumento sbito de dois a trs quilos no peso corporal, aumento das mamas, dor e distenso abdominal. TPM tipo D: o menos freqente e os sintomas predominantes so choro fcil, sonolncia ou insnia, confuso mental e depresso.

3. Quantas mulheres apresentam os sintomas da TPM? Estima-se que trs a cada quatro mulheres que menstruam experimentam algum dos tipos de TPM. Ela tende a acometer com maior freqncia mulheres com idades entre 20 e 40 anos,

Centralx

Material para apoio a pacientes news.med.br com recorrncia mensal e manuteno de um padro previsvel de sintomas. Contudo, as alteraes emocionais e fsicas que algumas mulheres experimentam neste perodo podem ser particularmente intensas em alguns meses e leves em outros. Apesar disso, voc no precisa deixar que esses problemas controlem a sua vida. Mudanas no estilo de vida e tratamentos especficos podem ajudar a reduzir ou controlar os sinais e sintomas da TPM. 4. Quais so os sinais e os sintomas da TPM? Sintomas emocionais e alteraes de comportamento:

Tenso e ansiedade. Depresso. Choro fcil. Alteraes de humor, impulsividade, irritabilidade, raiva. Agressividade. Alteraes no apetite, compulso por certos alimentos. Insnia ou sonolncia. Recolhimento social, recluso. Dificuldade de concentrao. Diminuio da libido.

Sinais e sintomas fsicos: - Dores musculares e nas articulaes. Dor de cabea. Fadiga. Ganho de peso por reteno de lquidos. Aumento da circunferncia abdominal. Sensibilidade aumentada nos seios. Aparecimento de acne por oleosidade excessiva na pele. Constipao ou diarria. Edema nas mos e nos ps. 5. O que desordem disfrica pr-menstrual ou DDPM? Uma pequena parcela de mulheres apresenta sintomas incapacitantes todos os meses. Este tipo de TPM tem uma designao especial conhecida como desordem disfrica pr-menstrual (DDPM). A DDPM um tipo severo de TPM com sintomas que incluem depresso severa, sentimentos de falta de esperana, raiva, ansiedade, baixa auto-estima, dificuldade de concentrao, irritabilidade e tenso. Mulheres com DDPM podem sofrer de algum distrbio psiquitrico subjacente que deve ser pesquisado por um mdico especializado no assunto. 6. Quais so as causas da TPM? A causa exata da sndrome pr-menstrual no conhecida, mas muitos fatores podem contribuir para esta condio. Mudanas cclicas nos nveis hormonais parecem contribuir para o seu aparecimento, pois os sinais e sintomas da sndrome mudam com as flutuaes hormonais e desaparecem com a gravidez e a menopausa. Mudanas qumicas no crebro podem tambm estar envolvidas. Alteraes nos nveis de serotonina, um neurotransmissor cerebral que acredita-se participar das alteraes do estado de humor, podem desencadear alguns sintomas. Quantidade insuficiente de serotonina pode contribuir para a reduo do prazer e do bem-estar, depresso pr-menstrual, sensao de

Centralx

Material para apoio a pacientes news.med.br fadiga, compulso alimentar e alteraes do sono. Estresse ou problemas psicolgicos no causam a TPM, mas eles podem colaborar para piorar os sintomas da sndrome pr-menstrual. Outros fatores que podem estar associados TPM so: baixos nveis de vitaminas e minerais, como as vitaminas E e B6; diminuio do clcio e do magnsio no organismo; excesso de sal nos alimentos e ingesto de bebidas alcolicas ou cafeinadas. 7. Quando procurar ajuda mdica? Caso voc no consiga controlar os sintomas da TPM com modificaes em seu estilo de vida e eles estiverem atrapalhando sua sade e atividades dirias, procure a ajuda de um mdico. 8. Como feito o diagnstico? No h um achado do exame fsico ou de exames complemtentares que faam o diagnstico da sndrome pr-menstrual. Seu mdico pode atribuir um sintoma particular TPM se ele fizer parte do padro previsvel de comportamento dos sintomas no seu perodo pr-menstrual. Cada mulher apresenta o seu padro de sintomas. Para estabelec-lo, seu mdico pode solicitar que voc faa um dirio dos sinais e sintomas que voc observa, pedindo que voc faa essas anotaes em um calendrio, um dirio ou uma tabela por pelo menos dois ciclos menstruais consecutivos. Ele tambm pode querer conversar com voc a respeito dos seus hbitos alimentares, sobre a sua prtica de exerccios fsicos, o seu trabalho e a sua famlia. Preste ateno ao primeiro dia em que voc comea a sentir os sintomas da TPM, assim como o dia em que eles desaparecem. Tambm marque o dia em que comea o seu ciclo menstrual e o dia em que ele termina. Como alternativa, voc tambm pode completar um questionrio no primeiro dia do seu ciclo menstrual descrevendo seus sintomas durante as duas semanas que antecedem este incio. Isto ir ajudar o seu mdico a avaliar se necessrio que voc faa algum tipo de avaliao adicional. 9. O que eu posso fazer para reduzir os sintomas da TPM? A primeira coisa a ser feita conhecer os seus sintomas, quando eles comeam durante o seu ciclo menstrual e tambm o que parece desencade-los. Acredite nas suas alteraes hormonais e lembre-se delas quando os sintomas aparecerem. Quando sabemos que estamos mais sensveis, torna-se mais fcil administrar o nosso comportamento em relao aos outros. Depois voc pode controlar ou algumas vezes reduzir os sintomas da sndrome pr-menstrual fazendo modificaes nos seus hbitos alimentares, nas suas atividades fsicas e em suas atividades dirias. No se sinta desencorajada caso essas modificaes de comportamento levem um tempo para ajud-la. Voc vai encontrar o que mais alivia os seus sintomas. Tenha pacincia. Tente essas abordagens: Modifique sua dieta. importante desintoxicar o fgado, j que este rgo est diretamente envolvido no metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das protenas, alm de armazenar vitaminas e minerais que participam da produo de colesterol e hormnios femininos. Para isso necessrio que voc:

Centralx

Material para apoio a pacientes news.med.br

Faa refeies mais freqentes e com menor quantidade de alimentos. Isso ajuda a reduzir o edema e a sensao de plenitude gstrica. O ideal fazer 5 a 6 pequenas refeies ao dia, ao invs de 3 grandes refeies. Inclua na sua dieta os carboidratos complexos, as fibras e as protenas. Carboidratos complexos ou integrais: possuem teor de gordura relativamente baixo, so ricos em vitaminas, minerais e fibras e sua digesto lenta - o que evita as grandes elevaes e quedas nos nveis glicmicos. So exemplos: batata inglesa, bata doce, milho, macarro, arroz integral, feijo, ervilhas, lentilhas, aveia. Mas tome cuidado para no exagerar e engordar, pois o consumo de carboidratos complexos no deve ultrapassar 60% das calorias totais ingeridas. Fibras: Fibra alimentar refere-se s partes dos alimentos que resistem digesto. So fontes de fibras: gros, tubrculos, razes, frutas, legumes, verduras, leguminosas e outros vegetais ricos em protenas. Nenhum alimento de origem animal contm fibra alimentar. As fibras so benficas para o funcionamento intestinal, previnem a constipao, protegem contra o cncer de clon e contra a hiperlipidemia (excesso de gordura no sangue) e tambm so benficas para pessoas com diabetes. A recomendao para um consumo de 25 gramas de fibras por dia. Protenas: alimentos vegetais que so ricos em protenas so os cereais integrais, as leguminosas e tambm as sementes e castanhas. As leguminosas incluem o feijoverde, feijo-de-corda, jalo, preto, largo, flageol, carioquinha, azuqui, rim, mungo, pinto, fradinho, massacar, guandu e branco e tambm as lentilhas, ervilhas secas, fava, soja e gro de bico. Alimentos animais ricos em protenas so as carnes em geral, leite e derivados e os ovos. Dez a 15% do valor energtico total deve se consumido na forma de protenas. O equilbrio na escolha das fontes proteicas de origem vegetal e animal e a incluso de frutas, legumes e verduras tornam a alimentao saudvel em todos os aspectos. O excesso de sal deve ser evitado para reduzir a reteno de lquidos e o edema. Um consumo exagerado de sal, fonte de sdio, aumenta a reteno de lquidos e o edema, faz o organismo perder clcio, alm de estimular uma maior liberao de insulina pelo pncreas, o que, alm de inchar, tambm ajuda a engordar. Quando for ingerir sal, o melhor escolher o sal fortificado com iodo e no ultrapassar a ingesto de 5 gramas por dia, ou seja, uma colher rasa de ch por dia. Aumente a ingesto de alimentos integrais, frutas, vegetais, cereais e gros. Escolha alimentos ricos em clcio. Caso voc no goste de laticnios ou no tenha uma quantidade suficiente de clcio na dieta que ingere, pode ser necessrio o uso de um suplemento de clcio. Use um suplemento vitamnico com a orientao de um mdico, se necessrio. Evite cafena, acar, gorduras animais e lcool. Cafena: faz com que voc se sinta mais irritada, tensa e piora o desconforto nos seios. Acar: o consumo de acares simples no deve ultrapassar 10% da energia total diria. Eles podem ser encontrados naturalmente nos alimentos como frutas e mel ou ser adicionados na preparao de alimentos processados. Gorduras: gorduras e leos de todos os tipos no devem ultrapassar os limites de 15 a 30% da energia total da alimentao diria. O total de gorduras saturadas no deve ultrapassar 10% do total de energia diria e o total de gordura trans consumida deve ser menor que 1% do valor energtico dirio (no mximo 2g/dia para uma dieta de 2.000 kcal). D preferncia para a ingesto das gorduras presentes no leo da linhaa, nas sementes de girassol e gergelim, no abacate e no leo da prmula. Gorduras e acares so fontes de energia. Por elevarem a serotonina, conhecida como hormnio do prazer, as massas e os chocolates podem gerar necessidade contnua de consumo e falsa sensao de bemestar. Se no quer engordar, evite-os! Ch, caf e refrigerante ficam longe do cardpio, pois so ricos em xantinas, substncias que agravam a irritabilidade e as alteraes de humor.

Centralx

Material para apoio a pacientes news.med.br


A soja rica em isoflavonas, que diminui a dor nas mamas e a sensao de peso no baixo ventre. Ela deve fazer parte da dieta das mulheres que sofrem de TPM. Incorpore algum tipo de atividade fsica regular em sua rotina. Comprometa-se a fazer pelo menos 30 minutos de atividade fsica como caminhadas, natao ou outra qualquer outra atividade aerbica de 4 a 6 vezes por semana. Exerccios fsicos regulares ajudam a melhorar a sua sade e aliviam os sintomas de fadiga e alteraes de humor.

Reduza o estresse

Durma bem por pelo menos oito horas por dia. Pratique relaxamento muscular progressivo ou exerccios respiratrios profundos para ajudar a reduzir as dores de cabea, ansiedade ou insnia. Tente fazer yoga, meditao ou massagem como meios de relaxamento e alvio do estresse. Anote os seus sintomas durante alguns meses. Faa isso para identificar fatores que os desencadeiam e como o padro de sintomas que voc apresenta. Isto vai ajud-la a criar alternativas para reduzi-los. Mantenha uma rotina em sua vida, no que diz respeito a refeies, exerccios fsicos e horas de sono.

10. Alimentao segundo o tipo de TPM apresentada: Para mulheres que sofrem com a TPM tipo A, a recomendao uma suplementao de vitaminas do complexo B, vitamina E e magnsio. Os sintomas da TPM tipo C so aliviados com uma alimentao rica em magnsio ou com uma suplementao de magnsio. A compulso alimentar por chocolate, manifestado pelas mulheres com este tipo de TPM, pode ser um sintoma clnico de deficincia de magnsio. Mulheres com a TPM H devem reduzir o consumo de sal no perodo pr-menstrual. Para o tipo D geralmente so necessrios medicamentos que devem ser prescritos por mdicos. 11. Complementos e medicina alternativa:

Clcio: consumir 1200 mg dirios de clcio na dieta ou atravs de suplementos pode reduzir os sintomas como melhorar aa reteno de lquidos e das dores lombares. O uso regular e a longo prazo de carbonato de clcio tambm previne a osteoporose. Magnsio: consumir 400 mg de magnsio em suplemento dirio pode ajudar a reduzir a reteno de lquidos, aliviar o desconforto nas mamas e o edema. Ele encontrado nas verduras e frutos do mar. Vitaminas B6: uma dose diria de 50 a 100 mg de vitamina B6 pode reduzir os incmodos da TPM. Os casos mais graves de TPM so tratados com antidepressivos, pois eles aumentam o nvel de serotonina e combatem as alteraes de humor. Mas doses entre 300 mg e 600 mg de vitamina B6 tambm so suficientes para combater as mesmas manifestaes, porm, em estgio mais ameno. Cuidado com o excesso de vitaminas, pois ele pode causar efeitos indesejveis ou mesmo danosos. As principais fontes naturais da vitamina B6 so de origem animal: peixe (principalmente salmo), frango, carne de porco, fgado e ovos. Nos vegetais: couve-flor, brcolis e repolho; nos cereais integrais, feijo, soja, amendoim e nozes. Entre as frutas, as mais ricas so: a banana, o abacate e a ameixa. Carne de boi e produtos lcteos so relativamente pobres em B6.

Centralx

Material para apoio a pacientes news.med.br

Vitamina E: 400 unidades internacionais de vitamina E diariamente, aliviam os sintomas da TPM por reduzir a produo de prostaglandinas, substncia que ajuda a aumentar a ansiedade, a sensibilidade dor e a irritabilidade, alm de colaborar para a reteno de lquidos. Ervas medicinais: algumas mulheres relatam sentir alvio dos sintomas da TPM com o uso de ervas medicinais como Cimicifuga racemosa, gengibre, dente-de-leo, Vitex agnus-castus e leo de prmula. Entretanto, poucos trabalhos cientficos comprovam a efetividade dessas ervas. E o FDA (Food and Drug administration) ainda no regulamenta o uso dessas substncias. Isto significa que a segurana e a eficcia dessas ervas ainda no esto comprovadas cientificamente. Ou seja, no temos a garantia que o produto comprado tenha os ingredientes ativos descritos no rtulo da embalagem ou que nele no existam substncias que sejam nocivas sade.

Importante: Converse com o seu mdico antes de usar qualquer erva medicinal ou suplementos vitamnicos. 12. Informaes adicionais sobre ervas medicinais usadas para alvio dos sintomas da TPM:

Cimifuga racemosa: atua no tratamento dos sintomas neurovegetativos relacionados ao climatrio, tais como ondas de calor, suores noturnos, nervosismo, dores de cabea e palpitaes cardacas. Possui efeito semelhante ao estrgeno no organismo. Os compostos responsveis pela efetividade da cimicifuga so conhecidos como "fitoestrognios" ou "fitohormnios". Dente-de-leo: nome vulgar de vrias espcies pertencentes ao gnero botnico Taraxacum, das quais a mais conhecida a Taraxacum officinale. Indicada para constipao intestinal, pois um laxante suave, diurtico e auxilia no tratamento de distrbios menstruais. Gengibre: suas propriedades teraputicas so resultado da ao de vrias substncias, especialmente do leo essencial que contm canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Possui ao anti-sptica, anestsica e digestiva, principalmente auxiliando na digesto de alimentos gordurosos. Popularmente, o ch de gengibre usado no tratamento contra gripes, tosse e resfriado. Banhos e compressas quentes de gengibre so indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabea e na coluna, alm de diminuir a congesto nasal e as clicas menstruais. leo de Prmula: fonte de cidos graxos essenciais, destacando-se o cido gamalinolnico (GLA). Estas substncias no so sintetizadas pelo nosso organismo e, por isso, devem fazer parte da nossa alimentao. O leo usado para aliviar os sintomas da TPM, reduo das dores na artrite reumatide, tratamento de disfunes na pele, tratamento e preveno de doenas cardacas, alergias, esclerose mltipla, depresso e hiperatividade. Vitex agnus-castus: utilizado na medicina popular como ch, indicado no tratamento da tenso pr-menstrual, ansiedade e insnia. Como infuso para banhos, alivia os calores e suores tpicos da menopausa.

13. Qual o tratamento para TPM? Sempre ser um tratamento individualizado, de acordo com os sintomas que voc apresenta. Voc pode necessitar usar mais de um tipo de tratamento diferente para saber qual deles funciona melhor para voc. Voc e seu mdico devem estar sintonizados para encontrar a melhor soluo para o seu caso. O sucesso das medicaes varia de mulher para mulher. Muitas vezes as medicaes no so necessrias. Mudanas no estilo de vida e nas atividades fsicas rotineiras podem aliviar muito

Centralx

Material para apoio a pacientes news.med.br os sintomas. Existem tambm medicamentos para a TPM que no precisam de prescrio mdica. Outros s so vendidos com a reteno do receiturio mdico. O melhor sempre receber a orientao de um especialista para tratar a sua TPM. As medicaes usualmente prescritas para a TPM so:

Contraceptivos orais: as plulas anticoncepcionais impedem a ovulao e estabilizam as variaes hormonais, oferecendo alvio para os sintomas da TPM. Um novo tipo de anticoncepcional que contm drosperinona, a qual age de maneira semelhante espironolactona (um diurtico), mostrou ser mais eficaz do que as outras plulas para reduzir os sintomas fsicos e emocionais da TPM e da DDPM. Conhecido como YAZ, cada cartela tem 24 comprimidos. As plulas anticoncepcionais podem causar efeitos colaterais em algumas mulheres, atrapalhando mais do que ajudando algumas delas. Anti-inflamatrios no hormonais (AINH): tomados antes ou no incio da menstruo, como o ibuprofeno ou naproxeno, podem melhorar o desconforto nas mamas. Antidepressivos: inibidores da recaptao de serotonina (IRSS), os quais incluem a fluoxetina (Prozac, Sarafem), paroxetina (Paxil), sertralina (Zoloft) e outros. Eles ajudam a reduzir a fadiga, a compulso alimentar e insnia. So os primeiros a serem prescritos para os casos de TPM severa. Estes medicamentos geralmente so usados diariamente, mas para algumas mulheres o uso de antidepressivos limitado ao perodo de duas semanas que antecedem a menstruao. Diurticos: quando atividades fsicas e a reduo da ingesto de sal no so suficientes para reduzir o ganho de peso e o edema, o uso de diurticos pode ajudar a eliminar o excesso de lquidos retido pelos rins e o excesso de sal no seu organismo. Eles so usados geralmente antes de voc comear a sentir os sintomas da TPM. A espironolactona pode ajudar a aliviar esses sintomas. Acetato de medroxiprogesterona (Depo-Provera): para TPM severa ou DDPM, esta injeo pode ser usada para interromper temporariamente a ovulao. Entretanto, a medroxiprogesterona pode causar uma piora de alguns sinais e sintomas da TPM, como aumento do apetite, ganho de peso, dor de cabea e humor depressivo. Implantes hormonais: so anticoncepcionais modernos. Colocados debaixo da pele, sob anestesia local, liberam uma quantidade mnima de hormnio por dia e suspendem a menstruao. A diferena bsica que no ocorre a passagem do hormnio pelo fgado, o que mais benfico do que a plula, que passa pelo fgado na sua metabolizao. Como efeitos colaterais, pode aumentar a oleosidade da pele e diminuir a libido. Mas a maioria das mulheres no tem efeito colateral nenhum. Em algumas o implante pode ajudar na diminuio da celulite e na perda de peso.

Fonte: Equipe Mdica Centralx http://www.news.med.br

Centralx

You might also like