You are on page 1of 42

Maria Helena Henriques Maria Jos Moreno A. M.

Galopim de Carvalho

Maria Helena Henriques Maria Jos Moreno A. M. Galopim de Carvalho


Ilustraes: Planeta Tangerina

MENSAGEM

DA UNESCO
Que os animais falavam, j todos sabamos. E as pedras? E os rios? E ser que o prprio planeta Terra no fala? Se falasse, o que que diria? Este o ponto de partida do projecto abraado por trs acadmicos, oriundos de diferentes reas cientcas, que resolveram escrever dez contos sobre algumas das temticas ambientais de relevncia social que preocupam actualmente a Humanidade. Tais preocupaes vo ao encontro dos objectivos traados pela Dcada das Naes Unidas da Educao para o Desenvolvimento Sustentvel (2005-2014), no qual se insere o Ano Internacional do Planeta Terra AIPT (2007-2009) iniciativa que pretende dinamizar as Cincias da Terra a favor de uma sociedade mais segura e sustentvel. A m de contribuir para a dinamizao do AIPT, em Portugal, a Comisso Nacional da UNESCO, constituiu formalmente o Comit Portugus para o AIPT, em Abril de 2007. Mltiplas instituies, pblicas e privadas, oriundas dos sectores acadmico, poltico, empresarial, ambiental, educativo, etc., aderiram ao Comit, comprometendo-se a implementar projectos de investigao e de divulgao das Cincias da Terra ao longo do trinio 2007-2009. 2 A criao do Comit deu lugar a uma vasta troca de experincias e de boas prticas com efeito multiplicador, com efectivas parcerias e sinergias que muito tm contribudo para a dinamizao das Cincias da Terra. Destaco aqui, a profcua parceria entre a Comisso Nacional da UNESCO, o Comit Portugus para o AIPT e a Cmara Municipal de Cascais, que permitiu a publicao deste livro. Realo, igualmente, o esprito criativo e voluntrio dos autores que, desta forma, contriburam para a sensibilizao de uma populao mais jovem para as temticas do AIPT, estimulando uma reexo sobre possveis solues, e dinamizando, assim, processos de mudana to necessrios para um desenvolvimento sustentvel. Espero que os Os Contos da Dona Terra permitam levar mais longe a mensagem do Ano Internacional do Planeta Terra, estimulando o interesse da sociedade pelas Cincias da Terra e com a vantagem de Dona Terra assim manter a casa bem limpa e de o Homem no precisar de lhe assaltar a despensa a toda a hora.

Fernando Andresen Guimares

Presidente Comisso Nacional da UNESCO

MENSAGEM

DA CAMARA MUNICIPAL DE CASCAIS


J imaginaram o que seria se todos os dias, quando chegamos a casa, nos entretivssemos a partir tudo? Rapidamente a nossa casa se tornaria num local inabitvel, Ora, o Planeta Terra a nossa grande casa, onde todos vivemos e, considerando que no se conhece outro planeta onde o possamos fazer, temos a obrigao de o preservar. Contudo, a nossa maneira de viver como Portugueses pela forma como consumimos os recursos naturais, leva a que precisemos de trs planetas, isso mesmo, 3 planetas, para mantermos os nossos hbitos.

Este livro, acima de tudo uma lio de vida, que nos deve levar, a comear pelos mais novos, a assumir novas atitudes. Temos de agir, no podemos car indiferentes. Ningum pode car indiferente, todos somos convocados para formar o exrcito que salve a nossa casa. Parabns e o nosso obrigado s autoras e autor, verdadeiros mestres que colocam o seu saber e sabedoria ao nosso servio e que nos ajudam a sermos melhores homens e mulheres, mas que acima de tudo ensinam os nossos lhos a nos ensinarem a ns, os mais velhos, de como temos de ser responsveis. Como algum disse, ns no herdmos dos nossos avs e pais o nosso planeta, a nossa casa, apenas a estamos a pedir emprestado aos nossos lhos e netos.

Dr. Carlos Carreiras

Ou se quiserem, tudo aquilo que consumimos e desperdiamos est a levar a que privemos as novas geraes dos recursos necessrios sua sobrevivncia. Por isso fundamental tomarmos conscincia de que temos de mudar. Se essa responsabilidade dos governos e das empresas, comea tambm por ser uma responsabilidade de cada um de ns.

Vice Presidente Cmara Municipal de Cascais

OS AUTORES

Maria Jos Moreno + Peq. Apresentao

Maria Helena Henriques + Peq. Apresentao A. M. Galopim de Carvalho


6

+ Peq. Apresentao

DONA TERRA
Maria Helena Henriques
Ilustrao: Bernardo Carvalho

Dona Terra um planeta muito antigo, que vive num bairro muito conhecido do Universo, o Sistema Solar. Dona Terra foi viver para aquele bairro h muito tempo, seguramente h muitos milhares de milhes de anos. Foi h tanto tempo que ela j nem se lembra muito bem como tudo aconteceu. Dona Terra gosta muito de viver no Sistema Solar. Tenho bons vizinhos, diz ela sorrindo para a Lua, a vizinha do lado. Mas o meu vizinho preferido o Sol, acrescenta, sem ele no poderia viver. E bem verdade. O Sol d a energia de que Dona Terra precisa para funcionar. Se Dona Terra tem ores no jardim, porque o Sol lhe manda a luz para elas crescerem. Mas no s. a energia do Sol que faz mover os ventos e as correntes dos oceanos, e que aquece a superfcie de Dona Terra, o que lhe permite ter muitos animais e plantas em casa. J tive mais, diz ela, e bem esquisitos. Dona Terra aproveita para mostrar o seu lbum de fotograas, onde guarda as memrias em pedra de muitos animais e plantas que j hospedou em sua casa.
9

Abre o lbum e, em cada pgina, em vez de uma fotograa tem um fssil, muito bem colado pgina. E comea a contar: Estas so as trilobites, muito parecidas com as baratas de hoje, s que viviam no mar. Dona Terra tem saudades das trilobites. Viveram na sua casa durante quase 300 milhes de anos. Depois desapareceram, tal como os dinossauros, que tambm viveram em casa de Dona Terra depois disso. que, de vez em quando, eu tenho de fazer mudanas em casa, diz Dona Terra, para explicar o desaparecimento de muitos outros organismos que constam do seu lbum de recordaes. Mudo os oceanos para o lugar dos continentes, os continentes para o lugar dos oceanos, e os meus hspedes s vezes no se adaptam, e vo-se embora, acrescenta. que Dona Terra, apesar da sua idade avanada, um planeta muito activo, que adora mudanas. Adoro mudar o pavimento dos oceanos, diz entusiasmada. E mostra alguns locais dos fundos ocenicos do planeta onde, mesma velocidade com que crescem as nossas unhas, ela cria um novo fundo. E nos continentes, quando j no tenho onde os arrumar, encaixo-os uns em cima dos outros, acrescenta Dona Terra, mostrando a arrumao que deu cordilhei10

ra dos Himalaias, uma imensa pilha de montanhas que j chega quase ao tecto do mundo. s vezes cai tudo ao cho e pimba, l vai mais um sismo!, diz Dona Terra, com ar travesso, bem diferente da cara que faz quando est zangada e explode num tremendo vulco, lanando chispas de lava vermelha pelos ares. Tirando esses momentos de maior agitao, Dona Terra faz a sua vidinha de rotina. De manh, acorda, abre as janelas e deixa iluminar o planeta. Os rios transportam os gros de areia para o mar, de noite e de dia. Os ventos do deserto e os glaciares das terras altas, tambm trabalham sem parar. Mas a maior parte dos animais e das plantas s funcionam de dia. Precisam da luz solar para procurar comida e para se defenderem dos predadores. O pior o Homem, diz Dona Terra. o hspede que mais dores de cabea me d, lamenta. O Homo sapiens apareceu no planeta h cerca de 150.000 anos, mas nos ltimos 2 sculos desarrumou-lhe a casa toda. Foi quando descobriu os meus tesouros, que este desatino comeou, diz Dona Terra com uma profunda tristeza. Primeiro, descobriu o carvo que Dona Terra guardava com tanto cuidado h milhes de anos nas caves do planeta.
11

Inventou mquinas a vapor para tudo e mais alguma coisa, que gastaram quase todo o carvo de Dona Terra. Eu bem avisei, diz ela muito decepcionada, ainda se lembra de ter dito aos comboios para reclamarem Pouca Terra, pouca Terra, na esperana de que os seus maquinistas parassem para pensar. Mas o Homem no ligou nenhuma s reservas de carvo que Dona Terra tinha na despensa e que esto j quase esgotadas. Depois, o Homem descobriu o petrleo e o gs natural, e a coisa ainda foi pior. Tenho a casa cheia de fumo e um grande buraco no tecto, reclama Dona Terra. E tambm as reservas de petrleo e gs natural esto quase a esgotar-se, sem que Dona Terra tenha tempo de produzir mais. Isto porque os combustveis fsseis levam milhes de anos a formar-se e o Homem gastou tudo num instante, na gasolina e no plstico.

No sei o que vai ser da humanidade no futuro, diz Dona Terra, nem de mim!. E tudo isso sem necessidade nenhuma, porque existem muitas fontes de energia no planeta que permitem ao Homem fazer tudo aquilo que ele faz com o petrleo. So fontes inesgotveis e no-poluentes. Dona Terra apressa-se a descrev-las: A energia do Sol, do vento e da gua pode ser transformada, da mesma forma que a energia dos combustveis fsseis, e fazer mover motores da mesma maneira que o petrleo. Com a vantagem de Dona Terra assim manter a casa bem limpa e de o Homem no precisar de lhe assaltar a despensa a toda a hora. E isso que o Homem vai acabar por fazer, tenho a certeza, diz Dona Terra que, apesar de tudo, tem um grande fraquinho pela espcie humana. Alguns seres humanos portam-se mal comigo, acrescenta Dona Terra, aproveitam-se do meu volfrmio para fazerem bombas e cuidam mal os meus solos e a minha gua, o que lhes tem trazido muitas desgraas, arma com alguma mgoa. Mas h outros que me compreendem to bem, diz, orgulhosa. At inventaram uma cincia s para mim: a Geologia.

12

13

A ESCOLA DE MOHS
Maria Helena Henriques
Ilustrao: Madalena Matoso

No Reino Mineral havia uma escola muito conhecida, a escola de Mohs, onde a palavra de ordem era dureza. Os alunos, que eram minerais, aprendiam da forma mais dura como resistir ao choque entre diferentes cristais, ou como os evitar, para no car com marcas nas faces. A risca de um mineral duro na face de outro, mais frgil, era para o resto da vida, e isso nenhum queria ter. No havia nada mais triste do que um cristal bao, de arestas ratadas, a desfazerse em p, a quem ningum saberia dar um nome. O diamante era o mineral mais arrogante da escola e s se dava com o grupo dos minerais nativos, como o ouro ou o ferro. Era feito de carbono puro, e isso para ele representava dureza, mas sobretudo nobreza mineralgica. A mim ningum me toca!, gritava aos quatro ventos, enquanto exibia a sua nota mxima, que era dez. Risco todos os minerais que se aproximarem de mim, continuava aos berros, mas a mim ningum me risca!.

14

15

E era verdade, ningum se atrevia a tocar-lhe. Nem o corindo, de dureza nove, lhe fazia sombra, apesar de ser temido por todos os outros minerais da escola, e de se incluir tambm no grupinho restrito das pedras preciosas. Com o diamante, no quero contactos, dizia ele, enquanto provocava o quartzo e o topzio, de durezas inferiores, e apesar de o quartzo gozar de enorme popularidade no Reino das Pessoas. No me do valor, pois no?, reclamava o quartzo, mas sem mim ningum saberia as horas!. Pois claro, que, no Reino das Pessoas, quem que no trazia no pulso um rel-

gio, com um cristal de quartzo que o mantinha hora certa? Quartzo, todos usam, continuava ele, mas diamantes, s alguns!. E dizia isto com uma raiva tal, que at as faces se coloriam de amarelo-citrino. Mas este argumento servia-lhe de pouco na escola de Mohs, onde o que contava era a dureza dos minerais e no a sua abundncia na Terra. O melhor era manter as distncias com os minerais mais duros, seno levava uma riscadela numa face, e a que j nem servia para acertar relgios.
16

Era o que faziam os outros minerais de dureza inferior dele, como a ortclase que, ainda assim, sabia resistir lmina dos canivetes. Mas a apatite e a uorite, que gostavam de se gabar do seu grande valor para a indstria, nem isso. E em caso algum entravam em discusses com o diamante. Ele era o mais duro da escola, certo, mas por causa dele havia guerra no Reino das Pessoas, que faziam de tudo para o ter, embora a sua utilidade fosse muito discutvel. Aparecia pendurado num o, ao pescoo de uma rainha, ou a enfeitar a coroa de um rei. Tanta dureza serve de muito pouco, cochichava a calcite que, por s ter dureza trs, limitava as suas condncias ao gesso, ligeiramente menos duro que ela e que no precisava de fazer alarde da sua utilidade. Ela era bem visvel quando algum, no Reino das Pessoas, partia uma perna a fazer ski.

17

nos duro da escola de Mohs e morria de tristeza pela sua condio de mineral frgil. No passas de uma pedra-sabo!, diziam-lhe os colegas, sempre a humilh-lo frente dos outros. Mas ele no respondia. Depois das aulas, fazia a sua vidinha no Reino das Pessoas, sob a forma de giz, a traar riscos brancos sobre as fazendas das costureiras e dos alfaiates. E foi na casa de um deles que, um dia, enquanto o alfaiate anotava com um lpis as medidas de um cliente, conheceu a grate. Era to frgil quanto ele, apesar de, nas suas veias, correr o mesmo carbono do diamante. A sua risca cinzenta brilhante, desenhando nmeros e letras em movimentos ondulantes sobre o papel, transformava a escrita num bailado irresistvel. E foi amor primeira risca.

O talco, de dureza um, esse nem abria o bico. Era o me-

18

19

GOTA DE AGUA
Maria Helena Henriques
Ilustrao: Yara Kono

Era uma gota de gua completamente estouvada, to rebelde e fugidia, que punha em estado de stio o sereno Reino das guas. Ora se enrolava nas ondas do mar em piruetas malucas, ora saltava para uma nuvem branca e seguia viagem para outros paradeiros ainda mais radicais. Uma desmiolada!, queixava-se a me, uma tempestade tropical que tambm no tinha grande estabilidade para lhe oferecer. A culpa tua, que lhe deste muita liberdade, respondia o pai, um ribeiro manso, mas completamente fascinado por trovoadas e aguaceiros. E entre estes desabafos dos progenitores, que s no se entendiam relativamente lha, a gota de gua escapava-se de ninho e l se punha a andar de novo para outras paragens do imenso Reino das guas, procura de aventuras.

20

21

at se dava bem com uma certa agitao e achava piada ao seu temperamento vadio. No posso, estou com pressa!, respondia-lhe a gota de gua, a saltitar entre os gros de areia da praia, antes de se pendurar numa brisa, que por ali passava, a caminho do lago de gua doce. Ol, ento de novo por aqui?, perguntava-lhe o pacato lago, sem grande esperana numa conversa mais longa com a gota de gua. Estou de passagem, estou de passagem. S de imaginar-se sempre no mesmo stio, a ouvir o coaxar das rs, de manh noite, dava-lhe logo vontade de fugir. No, guas paradas no eram para ela. E l seguia viagem, esbaforida, boleia do vento, rumo ao glaciar pendurado na montanha.

Fica comigo, para conversarmos, pedia-lhe o mar, que

nhia?, perguntava-lhe o velho glaciar, sem grandes iluses sobre aquela criatura instvel. No, que ainda me constipo, respondia-lhe a gota de gua, a tiritar de frio. S de pensar em car ali agarrada montanha durante todo o Inverno, embasbacada, a olhar para o voo rasante das guias, dava-lhe enjoos. No, o estado slido no era para ela. E depressa se agarrava a uma lufada de ar seco para partir de novo, com destino a poisos no estado lquido, onde podia mexer-se sua vontade. Mas um dia, nesse desatino de vai-e-vem sem critrio, arranjou uma boleia numa massa de ar hmido de origem duvidosa, que entrou repentinamente pela janela de uma cozinha, e deu por si a precipitar-se numa panela de gua a ferver.

Queres transformar-te em gelo e fazeres-me compa-

22

23

se vira em tamanha aio nas suas muitas andanas pelo Reino das guas. Presa num turbilho de gua a borbulhar, os gritos de socorro eram abafados pelos roncos ensurdecedores do vapor que ecoavam do fundo da panela. E, por muito que se esforasse, no conseguia que a ouvissem, nem muito menos trepar pela panela acima e escapulir-se. Tentou um salto atltico dali para fora, mas estatelou-se numa bolha de vapor que a engoliu com prazer e mergulhou no fundo da panela, onde o calor era ainda maior. Acudam, que me vou evaporar!, gritava desesperadamente, enquanto lamentava ter desprezado a amizade do lago, onde poderia ter cado sossegada no estado lquido, em vez de se meter em aventuras escaldantes. Pensou no convite do velho glaciar e arrependeu-se de no o ter aceite, apesar da pasmaceira do estado slido. Que parva que eu fui!, disse a choramingar, jurando a si prpria que iria tomar juzo.

Ai, que me queimo!, gritou a gota de gua, que nunca

foi enviada logo de seguida para a atmosfera. E ali cou uns tempos de castigo, no estado gasoso, internada numa nuvem cinzenta, de onde s saiu muito mais tarde, transformada em pingo de chuva de uma tarde de Inverno.

Mas, agora, era tarde demais. Sem apelo nem agravo,

24

25

AS MIL E UMA ESPECIES


Maria Helena Henriques
Ilustrao: Bernardo Carvalho

O macaco e a tartaruga apaixonaram-se perdidamente e foi a maior confuso na selva. A famlia do macaco, pais, tios e primos, cada um em seu ramo na rvore da famlia, esbracejavam como loucos. O av gritava Este mundo est perdido!, e a me guinchava Eu j lhe tinha arranjado uma macaca para noiva!. De boas famlias, de uma rvore no muito longe daquela. E o pobre macaco, encolhido no seu ramo, suspirava pela noite para se poder encontrar na praia com a sua amada e dar asas sua paixo. Mas, no mar, a confuso no era menor. A famlia da tartaruga organizou uma reunio de emergncia, em local apropriado e hora marcada: na praia, ao m da tarde, pelas 6 horas. Sob um pr-do-sol tropical, l foram chegando lentamente, p-ante-p, tartarugas de todos os lados do oceano. Havia que tomar decises. Aquele romance no podia continuar.

26

27

J estavam todas as tartarugas instaladas na areia espera do incio da reunio, quando, por m, chegou a tartaruga mais velha da famlia. Pesada como um rochedo, avanou para o grupo e, sempre de rosto sisudo, disse solenemente: Temos aqui um grave problema. Todas abanaram as cabeas, em sinal de concordncia. Depois, fez um longo discurso, do tamanho da sua vida, para chegar concluso de que nunca tinha visto nada assim. Isto no pode ser!, disse ela, a rematar a reunio. Deu meia-volta e dirigiu-se para o mar. A vida no estava fcil para o casal de apaixonados. Nem o macaco nem a tartaruga tinham o apoio das famlias para continuarem o seu romance. Foi com muita tristeza que relataram um ao outro estes factos, quando se encontraram, essa noite, em segredo. A tartaruga, de lgrima no olho, s dizia que no entendia porqu, e o macaco, a coar a cabea, achava que era m-vontade da famlia. porque no gostam de ns, acrescentava o macaco. E a tartaruga, cada vez mais triste, encolhia a cabea para dentro da carapaa e suspirava. Foi ento que, por detrs de um arbusto, surgiu a silhueta de um leo. Tinha estado de longe a ouvir a conversa e achou que tinha uma palavra a dizer. Anal, ele era o rei da selva.

28

29

Bom, rugiu de mansinho. Do-me licena?. E sentou-se com toda a pompa, entre o macaco e a tartaruga. Depois comeou a explicar porque que o casamento entre um macaco e uma tartaruga no podia dar certo.Gosto muito de borboletas, dizia ele, mas se eu me quisesse casar com uma, no poderamos ter lhos, porque somos de espcies diferentes. E depois, quando j fosse muito velho, se no tivesse um lho leo como eu, quem que tomava conta da selva? Essa boa!, dizia o macaco, a coar novamente a cabea. A tartaruga esticou a cabea para fora da carapaa, arregalou os olhos de espanto e disse Nunca tinha pensado nisso!. Pois , continuou o leo, e h mais! O macaco gosta de viver em terra, comer folhas e frutos e andar pendurado nas rvores. A espcie a que pertence assim, e isso no tem nada a ver com a da tartaruga. Eu no posso viver sem o mar, suspirou a tartaruga, que at j tinha saudades de nadar. Eu gosto de saltar!, respondeu o macaco, aos pinotes.
30

Eram mesmo de espcies diferentes, cada uma com os seus hbitos e os seus gostos, e era assim que funcionava a natureza. Perceberam a confuso que arranjaram?, perguntou o leo. O macaco e a tartaruga disseram que sim. Disseram tambm adeus um ao outro e prometeram encontrar-se ali na praia, de vez em quando, para conversarem. A tartaruga mergulhou no mar e desapareceu, e o macaco deu um salto para o ramo de uma rvore que tinha folhas bem apetitosas. Mas antes de continuar o caminho rumo rvore da sua famlia, o macaco ainda perguntou ao leo Olha l, nem a minha espcie nem a tua falam como a espcie dos Homens, no ?. O leo concordou. Ento porque que ns estamos a falar?, disse ainda. O leo sorriu e respondeu No vs que isto uma fbula, palerma?. E no disseram mais nada porque, na verdade, os macacos, as tartarugas, os lees e todos os outros animais no falam. S o Homem, que at pode inventar histrias sobre eles.

31

FOGO QUE ARDE E NAO SE VE


Maria Helena Henriques
Ilustrao: Madalena Matoso

Era uma vez um vulco que vivia ali para o lado dos trpicos, mesmo no meio de uma ilha paradisaca. Estava inerte h dcadas, mas mantinha o seu ar imponente. De estrutura cnica perfeita, com um pico bem erguido para o cu, era capa de tudo quanto era folhetos tursticos das redondezas. Todos o davam como extinto, at porque j ningum se lembrava de alguma vez o terem visto em erupo. Sinais vitais no se lhe conheciam: fumarolas, nada vista, e sismos, muito menos. Este j no faz mal a uma mosca!, diziam as pessoas que habitavam as suas vertentes, vidas pela chegada dos turistas, que pagavam fortunas para os guiarem na escalada radical at ao topo, onde uma cratera adormecida se prestava a fotograas hericas.

32

O vulco ruminava entre dentes Eu no estou morto!, em tnues roncos que o vento que embalava as suas vertentes dilua na doce melodia da maresia. De vez em quando apareciam por l uns chatos, que no se vestiam nem se divertiam como os turistas. Vulcanlogos, assim se designavam. De ar sisudo, punham-se a auscultar o vulco com aparelhos esquisitos, vociferando aos quatro ventos Saiam daqui, isto perigoso!. Qual qu! Os turistas continuavam a fotografar freneticamente o vulco de frente e de lado, a cores e a preto e branco, numa algazarra que calava os murmrios que se exalavam do interior da cratera: Eu no estou morto!. Depois de subirem por uma vertente e descerem por outra, a volta ao vulco terminava num glorioso churrasco num restaurante situado na sua base, onde a gritaria continuava, agora porque comparavam entre si as milhentas fotograas tiradas na cratera, num desassossego que s acabava hora de irem embora, j de noite.

34

35

Nessa altura, o vulco suspirava de alvio e sabia que, at ao dia seguinte, era dono do seu silncio. J no era nenhum jovem e aquela gente toda em cima das suas vertentes, de manh noite, sete dias por semana, davam-lhe cabo do cone vulcnico, que ele se esforava por manter como tal. Um dia, o vulco acordou sobressaltado, com o barulho ensurdecedor de um exrcito de retro-escavadoras a subiremlhe para a cratera. Meio estremunhado, ps-se escuta daquilo que o condutor da primeira mquina da la gritava para os demais, enquanto parava a monstruosa viatura: aqui, aqui!. E todos o imitaram. Mas aqui, o qu?, pensava o vulco, que sabia muito bem no guardar nas suas entranhas nenhum tesouro que interessasse escavar. O homem da frente reuniu-se com os demais, desenhando um crculo volta de uma grande folha de papel cheia de guras geomtricas, e declarou com ar solene: Aqui vai nascer a primeira discoteca que alguma vez se construiu em cima de um vulco!. O vulco engoliu em seco. Era de mais. J no bastava aturar turistas todo o dia, que no respeitavam nem direitos de privacidade nem de imagem, e agora tinha de os aturar de noite, sabe-se l at que horas. Isto no era horrio laboral que se apresentasse a ningum. Um vulco tambm no de ferro, bolas!

Estava completamente descontrolado, beira de uma crise eruptiva. A indignao era to profunda, que no conseguia parar de tremer. Deu dois murros na cmara magmtica, o que piorou ainda mais o seu estado. Sacudiu-se umas quantas vezes, de forma violenta, o que obrigou evacuao compulsiva de toda a gente para bem longe dele. S acalmou muitos dias depois, no sem antes libertar toda a sua raiva em chispas de fogo que furaram o cu de noite e de dia e encharcaram o ar de um odor a enxofre, convencendo nalmente toda a ilha de que no estava morto.

36

37

DOM PLASTICO
Maria Jos Moreno
Ilustrao: Yara Kono

Aquele mido piroso deixara-o na praia, abandonado. Ora santa pacincia! Que espcime este? J no h decncia? Que grande peste! Que criatura horrorosa! exclamava Dom Plstico, de peito feito, em polvorosa, exigindo respeito. No tinha muita altura, mas fazia grande gura. Nascera em bero de ouro negro, era um nobre descendente, com origem natural, o que admirava toda a gente. Como ele havia mais, tinha muitos parentes, todos geniais, criados em laboratrio Hum? Como? Agora j eram demais? Mas, quando criaram os primeiros, foi um falatrio. Os cientistas repetiam: Fantstico! Fantstico! E logo esclareciam: Descobrimos o Dom Plstico!

Dom Plstico estava furioso. Sentia-se desconsiderado.

38

39

A, todos perguntaram: Para que serve, podem dizer? E eles responderam: Para muita coisa, j vo saber Sempre que se descobria uma nova utilizao, o poder de Dom Plstico crescia. Que revoluo! Substitua os outros materiais e ainda perguntava, com satisfao: Gostaram? Querem mais? Dom Plstico, mal tinha acabado de nascer, j estava a dizer: Quero ser saco de supermercado, quando crescer! Perante esta vocao, a famlia toda reunida tomou a deciso de o enviar para o Super da Avenida. Foi bem recebido, o emprego tinha sada, estava muito agradecido, no

queria outra vida! Dom Plstico convenceu-se de que tudo acontecia conforme planeado e que ia ser usado e reutilizado, sempre que necessrio. Tambm queria ser reciclado. Sim, porque ele no era otrio! Tinha que se manter actualizado. Cumprida a sua funo, o mnimo que exigia era um tratamento adequado sua alta condio. No tolerava ser confundido com um resduo comum, daqueles biodegrad-

veis, sem mais prstimo nenhum.Anal, aquele mido piroso deitara tudo a perder. Hei, psst por favor, leva-me para o embalo. O ecoponto to perto, no me deixes car aqui, ao rebolo... Isto no est certo! Mas todos os que passavam ngiam no ver, continuavam e no queriam saber. Dom Plstico rodopiava ao sabor do vento norte. Subitamente, uma rajada mais forte, aprisionou-o num rochedo. Ali cou, sozinho e com medo, junto a um pequeno lago cheio de seres marinhos que tinham cado retidos quando a mar baixou. Logo que viram o in-

truso... desataram a nadar em parafuso. Eu sou o peixe Barnab. O que vi, ali na margem, ps-me as escamas em p. Estou sem coragem. uma coisa alucinante!... um Ser... Asxiante! Tambm estou apavorado, estes Seres Asxiantes at empanturram a baleia! acrescentou o peixe Dourado, que s de pensar nisto quase entrava em apneia.

40

41

Germano e acho que o Ser Humano muito imprevidente. No sabe ser gente! Pensa que a Natureza tem pacincia de elstico e enche-a de Asxiantes a que chama sacos de plstico. Polui a TERRA, o AR e o MAR... Isto no pode continuar! O peixe Listado, grande conversador, era viajado e muito sabedor. O que me deixa tenso que este plstico pouco denso. malevel, sabe voar e boiar, o que o torna indomvel para nosso grande azar. Ali defronte, h at quem conte que as rvores se cobrem de plsticos s cores e j no do ores. No pensem que as vtimas somos s ns... Aves marinhas, crias de albatroz, so mortas aos milhares por Plsticos que andam a boiar nos Mares. Desta conversa histrica, surgiu uma concluso que, em rima molhada e sem mtrica, foi proclamada com convico: O SER HUMANO MAIS PREOCUPANTE QUE O ASFIXIANTE. A indignao aumentava e o coro no cessava. Se os nimos aquticos continuassem a aquecer, a gua do pequeno lago ia ferver.

A notcia espalhou-se rapidamente. Eu sou o peixe

42

43

meteu a colherada: Mandem uma mensagem ao Asxiante que est perto da margem, ali mesmo adiante. Dito isto, gerou-se um grande tumulto que quase descambou em insulto. A, a Raia, toda compenetrada, disse que no alinhava na peixeirada e pediu permisso para a sua interveno Este terrvel invasor incute-nos justicado temor, mas disso no tem conscincia. Precisa de uma advertncia! Um mensageiro devemos enviar com a misso de trazer e levar toda a informao. De todos os que aqui vejo, sugiro o Caranguejo. Eu?... Eu no aceito. Outro deve ser eleito! O Caranguejo nem se aguentava nas patas. Sem pingo de sangue nas guelras ali cou de gatas. Ento, de rompante, a assembleia deliberou enviar o Lavagante, que logo partiu para se ir apresentar. A surpresa do Asxiante foi total. Timidamente, balbuciou: Dom Plstico o meu nome. E, aps alguma hesitao, ainda acrescentou: Perene, o meu cognome.

Ento a Raia, que era muito reservada, no se conteve e

Lavagante, acabado de saber que Dom Plstico, o Perene, era o Asxiante. Mantendo a compostura, comeou a conversa que conduziu com pata dura e sem pressa. Dom Plstico ouviu atento. Desconhecia o mundo aqutico que tanto o temia e no tinha ideia do mal que fazia. Falaram, riram, zeram amizade e declararam: ISTO NO CONVERSA DA TRETA. TODOS TEMOS QUE CUIDAR DO PLANETA! Na despedida, o Lavagante resolveu perguntar: Perene porqu? Podes dizer? Porque vou viver centenas de anos, neste Planeta. Julgas que peta? Achas que bom ser to durvel? bem melhor ser biodegradvel! Ento, vamo-nos encontrar sempre que eu reencarnar. Ou ser reempeixar? Entretanto, a mar subiu e Dom Plstico fugiu Anda por a! Algum o viu?

Muito prazer em conhecer! retorquiu o destemido

44

45

DIALOGOS DE PAPEL
Maria Jos Moreno
Ilustrao: Bernardo Carvalho

O riacho murmurava, a abelha zumbia e o passarito chilreava quando lhe apetecia. Que bom! Que rica melodia! E todos aumentavam o som, assim que o sol nascia. Esta orquestra natural era muito mais musical que aquela sinfonia matraqueada pela impressora do escritrio durante todo o dia. Mais papel que estou com fome. Trrre-te-te Esta j est!... Mais papel que estou com fome trrre-trrre-te Quem me d? Mais papel que estou com fome trrre-te-te trrre Quero, agora e j! Que musiqueta pedante! Que maquineta arrogante! Merecia ouvir esta lengalenga irritante: Quem a agarra, quem me acode Eu sou a folha de papel, que esta matraca come como se fosse um pastel. Quem me agarra, quem me pega, eu no sou favo de mel. Acabem com a cegarrega, ponham-na a tinta de fel.

46

47

Estava farta daquele escritrio. Que impressora devoradora. Escrevera todo aquele palavrrio, j no suportava ouvir a palradora. Fizera o que ela mandara, trabalhara duro. Nunca se enganara e pensou que, depois de ter sido usada, no tinha qualquer futuro. Anal, quando menos esperava, ia ser reutilizada. Pois bem, no se atrapalhava. At se sentia lisonjeada por ter um m diverso.

Era uma folha com frente e verso, onde algum escrevera, mo, uma calorosa mensagem que dizia ACAMPAMENTO DE VERO. ptimo! Sabe-me a frias. Adoro esta reutilizao! matutava ela, com a cabea cheia de ideias para pr em aco. Logo de seguida foi levada para a oresta e colocada entrada do acampamento. Aquilo parecia uma festa, ia ser um grande divertimento. A folha de papel deixava-se embalar pela brisa suave que a fazia danar. Suspensa de um ponto alto olhava em redor, cheia de encantamento. Subitamente, deu um estremeo teve um desfalecimento. As palavras caram zonzas, baralharam a terminao e agora o que se podia ler era VENTO DE ACAMPAMERO!... Coitadas, estavam mesmo tontas! Logo tratou de as arranjar e, muito discretamente, continuou a reparar em tudo quanto via. Era capaz de jurar que aquela rvore era tal qual... a sua melhor amiga! Este reencontro muito a comovia porque uma amizade como esta jamais se esquecia. Ela abalara, a rvore tinha permanecido E agora, quem acreditaria que aque-

la bonita paisagem era o local onde havia nascido?! No! Isto no era miragem. Tinha que falar com ela. Tinha que ganhar coragem. A sua amiga estava muito bela. Era uma rvore esbelta, com tronco alto e copa densa. Tinha porte de atleta e uma bonita presena.
48 49

Hei tu a no me ests a reconhecer? Olha para aqui! A rvore achou estranho e pensou Estou a enlouquecer. O que que eu ouvi? No estou a perceber. Hei Sou a tua amiga, no te lembras? A rvore continuava a achar que estava com problemas. A voz era-lhe familiar mas seria a sua amiga? Podia acreditar, ou o sol estava-lhe a fazer mal? s mesmo tu? Ser possvel? O que que te aconteceu? Ests com um ar incrvel! Encolheste, empalideceste, ests toda espalmada. Pareces um fantasma com cara assustada. Em que mundo tens andado a vegetar? A folha de papel deu uma gargalhada A rvore no parava de a interrogar e ela achava-lhe piada Ento, regressaste s origens para me provocar vertigens? No me contas onde arranjaste esse visual? Porqu? Tens medo que eu queira um igual?
50

A folha de papel estava toda vaidosa e a rvore continuava muito admirada: O que que zeste tua copa frondosa? Que grande carecada! Porque que caste to diferente de mim? No estamos to diferentes assim. Ambas temos um entrelaado de bras naturais a que chamam celulose. Pois olha, se isso alguma virose, atacou-te muito forte continuava a rvore Eu acho que estou com sorte porque, para alm dessas bras naturais, tenho outras coisas mais, por exemplo... razes. E tu cortaste as tuas para no cares de p, cheia de varizes? Sem qualquer tento na lngua ainda perguntava: Agora, o vento que te alimenta? Ainda s capaz de respirar ou resolveste deixar de trabalhar? No tenho razes porque j no preciso. Agora os meus alimentos so guras e letras, nmeros e gravuras. Olha que isto no peta, nem estou com travessuras.
51

de espanto. Como no estava a perceber, pediu amiga para lhe dizer o que que fazia e para que que servia. Ento a folha de papel desenvolveu o tema como se estivesse a declamar um poema: Usam-me para aprender e ensinar, para escrever e desenhar. Posso ser lisa ou quadriculada, pauta de msica, tabuadaSou uma vedeta. Todos precisam de mim neste planeta. Para tudo sou usada por Alunos e Mestres, at para enviar mensagens a seres extra-terrestres! A rvore estava admirada, mas ela no queria mudar de vida. Gostava de ajudar as gentes e os animais e, por isso, ela e as parentes davam-lhes comida, abrigo e produtos medicinais. Adorava ter os ps bem assentes na terra e de puricar o ar da serra. No tinha vida mole. Precisava de trabalhar e, enquanto havia sol, estava sempre a juntar dois s, para dar O2. Assim, num golpe de gnio, produzia o oxignio que cada ser vivo inspirava, a plenos pulmes, desde que nascia at que morria, em todas as ocasies. Eu quero permanecer aqui, no stio onde nasci, disse, franzindo a testa. Ns, as rvores, ajudamos a cuidar do Planeta Terra e eu gosto desta misso honrosa que me deixa muito orgulhosa. Na oresta dou e tenho abrigo e

A rvore nunca tinha ouvido outro tanto e abria a boca

ningum me molesta. S h perigo quando o fogo ateado

e, sem respeitar nada, avana desenfreado. A sinto medo de ser devorada pelas chamas escaldantes, que so bem piores que as maquinetas arrogantes. Ah, eu tambm tenho pavor a ser queimada! exclamou a folha de papel. O que eu quero mesmo ser reciclada. Que conversa to complicada!.. Uma rvore transformada em papel de escrita , para mim, coisa nunca vista. Bem me podias explicar. E que isso de ser reciclada? dizia a rvore, sem perceber nada. Olha, a minha histria muito comprida. Explico-te noutro dia, porque no pode ser contada de corrida

52

53

MEGASPIRINA
Maria Jos Moreno
Ilustrao: Madalena Matoso

A Megaspirina nasceu num laboratrio e logo que zeram dela comprimido enviaram-na para a Farmcia Paladina. Agora, ali estava muito sossegada, dentro de uma embalagem que tinha o seu nome a tinta dourada por cima de uma bonita imagem. Na Farmcia Paladina tudo estava organizado por ordem alfabtica e a Megaspirina, achava esta ordem muito piadtica. Sempre que olhava sua volta, via nomes comeados por M escritos em todas as caixas, umas mais altas e outras mais baixas, brancas, coloridas, estreitas e compridas. Nalgumas dessas caixas estavam acondicionadas as suas primas mais anafadas. A Megaspirina s pesava alguns miligramas, era franzina mas muito ladina. Por isso nada lhe escapava e, quando no sabia, perguntava. Havia uma coisa que muito a intrigava. Precisava de descobrir o que representava aquela imagem que algum tinha desenhado na sua embalagem. Assim, logo que a Farmcia fechou, comeou a investigar para arranjar pistas, sem dar nas vistas. De mansinho, saiu do seu lugar e comeou a perguntar, correndo o abecedrio de A a Z, como em seguida se v:

54

55

Ol, eu sou a Megaspirina. Olha bem para a minha embalagem e diz-me se conheces esta imagem? Fez a mesma pergunta a todos os comprimidos, s pastilhas efervescentes, aos xaropes com sabores diferentes, s drageias para adultos e petizes e at aos supositrios tipo fogueto, mas todos lhe disseram... NO! A Megaspirina continuou para a zona da Farmcia Paladina onde havia muita chupeta e bibero, pr menino e pr menina. Achou tudo uma gracinha mas pensou Com certeza ainda no falam, s palram e, por isso, nada perguntou. Muito despachadinha, foi procurar algum que soubesse mais e a encontrou as cpsulas de produtos naturais. No perdeu tempo e retomou a sua funo. Ol, eu sou a Megaspirina. Olha bem para a minha embalagem e diz-me se conheces esta imagem? Logo que ps a questo ao primeiro, respondeu-lhe o coro inteiro: SIM, a imagem da tua embalagem uma rvore chamada SALGUEIRO.

De repente, todas aquelas cpsulas de produtos naturais desataram a falar sem lhe ligarem mais, at que algum perguntou: Ests constipada, Megaspirina? No, estou emocionada respondeu ela, envergonhada e a lacrimejar. H?... Ests a chorar para provar que s da famlia do salgueiro? Ele tambm um choro! Assim, at me cortas o corao. Pra de olhar para ns com essa cara de paspalho! comeou a gracejar a cpsula de alho, com o seu mau hlito. Oh, deixa-te desse hbito! Ests sempre a brincar. Se ela no conhece os antepassados, no se pode desculpar. uma ignorante! armou, com ar importante, a cpsula de cenoura que era muito louca e s cava contente a vitaminar toda a gente.

Mas a or de laranjeira, que gostava de deitar gua na fogueira, logo se preparou para a defender: A Megaspirina, se for ensinada, vai aprender. Qualquer petiz um aprendiz declarava ela, muito perfumada e branca como o giz.

56

57

Deixem-na em paz! disse a cpsula de oliveira, j irritada. Deixem-na crescer que ela vai mostrar do que capaz. Ai vai?... Ento, eu espero deitada respondeu a cpsula de valeriana, que estava sempre ensonada. Esta conversa deixou a Megaspirina muito baralhada. Regressou ao seu lugar, junto das primas anafadas e contou-lhes que era penta? tetra? bis? neta de um salgueiro! Ao ouvirem isto, caram pasmadas. Ests a falar srio? Achas que s parente daquela rvore a que todos chamam choro? Ela disse que sim, mas as primas foram doutra opinio. Deves estar com febre, vai tomar um banho de imerso. Tu no s um produto natural. Todas ns nascemos num laboratrio e se isso te faz sentir mal... vai pr um supositrio. A Megaspirina cou zangada. Deu um empurro na prima do lado que era a mais anafada e disse com desembarao: Vocs ocupam demasiado espao neste arranjo milimtrico que tambm alfabtico. E logo acrescentou, sem se conter: Vo tomar laranja amarga para emagrecer!

58

59

Durante esse dia a Megaspirina no pode continuar a investigar porque foi um desatino de comprimidos a sair e a entrar na Farmcia Paladina. Quem estava doente tomava-os para se tratar e, quem no estava, tomava-os para no car. Por isso, permaneceu no seu lugar, muito quieta. Mas logo que a Farmcia fechou e todos se foram embora, a Megaspirina armou-se em esperta e, sem demora, ligou o computador, entrou na Internet com destemor e ps-se a navegar na banda larga, sempre a acelerar. Ao ver aquilo, a prima mais anafada teve um tremelique e disse em voz abafada Estou quase a ter um chilique. Olhem para aquilo, j a formiga tem catarro! E tu, o que que tens? Ests com pigarro? Pois ca a saber que j tenho aqui a informao necessria. Na Internet h de tudo como na Farmcia. Encontrei o que precisava e o que nem procurava. As primas anafadas desataram a falar todas ao mesmo tempo, muito agitadas. Diz l, Megaspirina, foste feita no laboratrio ou na Natureza? s parente do salgueiro-choro?! Qual a concluso? Olhem, tenho aqui muitas pistas com montes de informao. Fomos feitas por cientistas que imitaram a Natu60

reza para que ela cuidasse da sua beleza e no se gastasse a tratar de doentes. Ah... e querem saber mais? Para alm dos nossos parentes, h muitos outros que so fabricados por vegetais e animais. As primas anafadas estavam admiradas. Isso de mais! Ento, quem no cuida da Natureza pode car doente? Tens a certeza? Ests contente por ser um anti-inamatrio feito no laboratrio? Suas pedantes! Acabem com o interrogatrio. No sejam ignorantes. Informem-se, usem o multimdia ou vo enciclopdia Dito isto, a Megaspirina foi dar mais um passeio. Mas, ao virar uma esquina, tropeou num almofariz e... Ups!... No caiu por um triz! Ele cou muito irritado. Se voltas a fazer isto... desfao-te em p, trituro-te toda. At os carbonos da tua estrutura deixam de fazer jogos de roda. Vais ver a tua linda gura! Oh, oh!... Aquela criatura tinha ar ameaador. Como seria a tal estrutura? Ia j fazer outra pesquisa no computador

61

O VIDRO E A AREIA
A. M. Galopim de Carvalho
Ilustrao:Yara Kono

Naquela manh, o Domingos, a Francisca e o Mateus, esquecendo o que a me sempre recomendava, levantaram-se da mesa do pequeno-almoo e no levaram, para a cozinha, os copos em que tinham bebido o leite. Correram para a rua, onde os esperava a carrinha que, todos os dias, os levava para a escola. A me saiu logo a seguir, a correr a caminho do emprego, e, assim, os trs copos ali caram esquecidos, com todo o tempo para fazerem o que costumam fazer sempre que no h ningum a observ-los, isto , conversarem uns com os outros. Foi ento que o copo do Domingos, maior e mais experiente do que os outros, comeou por lhes perguntar: Vocs, por acaso, sabem como apareceram aqui? Eu sei respondeu o copo da Francisca. Estvamos numa prateleira do supermercado, quando a me dos nossos meninos nos tirou de l e nos trouxe para aqui. E tu, como que c chegaste? quis saber o copo do Mateus, virando-se para o do Domingos. Eu j c estou h muito tempo. Dei de beber ao pai deles e, uma vez, por pouco no me parti, quando o Domingos me deixou cair desta mesa para baixo. O que me valeu foi o cho ser de madeira.
63

62

uma bonita jarra, tambm ela de vidro, que resolveu entrar na conversa, dirigindo-se ao mais sabicho: E tu, j que sabes tanto, sabes como foste feito? Perante o silncio que teve como resposta, a jarra disps-se a contar-lhes a histria das suas vidas, comeando por dizer: Se vocs forem para o campo, em muitos stios do Alentejo, das Beiras, do Minho ou de Trs-os-Montes, vem e pisam uma rocha muito dura, mas que, s vezes, se desfaz debaixo dos ps ou entre os dedos das mos. uma rocha que toda a gente conhece e a que se d o nome de granito. Neste ponto da histria, achou por bem explicar: D-se-lhe o nome de granito porque feita de gros de umas coisinhas a que se chama minerais. Entre esses minerais, h dois que preciso conhecer para se contar o resto da histria.

Ao centro da mesa, muito interessada a ouvi-los, estava

copo mais crescido. So o quartzo e o feldspato, precisamente os dois minerais mais abundantes superfcie da Terra. Repitam comigo: quar-tzo e fel-ds-pa-to. Quar-tzo e fel-ds-pa-to. repetiram eles, a um voz. Agora preciso muita ateno continuou a narradora. Os feldspatos so como aquelas pessoas que, mal saem rua, se constipam logo. No resistem s aces do tempo. Apodrecem e transformam-se em argila, um p muito ninho de que feito o barro. E o quartzo? Tambm assim to lingrinhas? perguntou o copo da Francisca. No disse a jarra. O quartzo um valento. Resiste chuva e ao sol, ao calor e ao frio. Nada o destri. E continuou:

Quais so? interrompeu, muito entusiasmado o

64

65

e, assim, a chuva arranca-os e arrasta-os at aos rios que, por sua vez, os levam a caminho do mar. Uns cam pelo caminho, nas margens dos rios, fazendo parte das terras de aluvio, outros acumulam-se no litoral, onde formam as praias, praias que fornecem as areias que o vento sopra para fazer as dunas. E depois? perguntou o copo mais crescido, maravilhado com aquela verdadeira lio. Depois continuou a jarra , preciso dizer que a nica coisa que acontece aos gros de quartzo carem redondinhos e muito brilhantes de tanto rolarem, primeiro no fundo dos rios, quilmetros e quilmetros, e depois nas praias batidas constantemente pelas ondas em rebentao,

Desfeito o feldspato, os gros de quartzo cam soltos

num vaivm sem m. E depois? interessou-se o copo do Mateus. Depois que vem o resto da histria disse a jarra, olhando em redor para se certicar de no haver ali ningum que os surpreendesse naquela longa conversa. Querem ouvir? Quereeeeeeemos! gritaram os trs copos ao mesmo tempo.

66

67

descobriram que a areia, colocada num forno muito quente, se derretia como manteiga. Descobriram ainda que assim, podiam fazer frascos, copos, garrafas e jarras como eu. Mais tarde aprenderam a fabricar vidros para as janelas, para as montras das lojas, lentes para os culos e muitas outras coisas. E agora querem saber mais? Quereeeeeeeemos gritaram de novo. Ento prestem muita ateno! Se a areia for muito branquinha, quase s com grozinhos de quartzo, fazem um vidro sem cor e que deixa ver o que estiver atrs dele, como vocs e eu. J agora interrompeu ela o discurso quem que sabe como se chama uma coisa que deixa ver o que est atrs dela? Sei eu! exclamou, todo contente, o sabicho do copo do Domingos. Chama-se transparente. Muito bem! elogiou a jarra. Mas h garrafas verdes lembrou o copo do Mateus. verdade conrmou a jarra Umas so verdes, outras so como ns e outras so castanhas. H vidros de muitas cores. Se a areia tiver impurezas ou se lhe juntar-

Ento oiam, muito caladinhos. Os homens antigos

mos certas substncias, o vidro j no ca transparente e sem cor, como ns, E eu a julgar que a areia s servia para os meninos brincarem na praia disse um dos copos. No! exclamou a jarra. Tambm serve para fazer cimento, loia, plsticos e borracha. Serve ainda para temperar e enformar o ferro, e para fabricar produtos qumicos e farmacuticos. E por hoje j chega. Se quiserem aprender mais coisas, arranjem maneira de car aqui sobre a mesa, ao p de mim. Se no, vo ser arrumados numa prateleira qualquer, longe de mim, e eu co aqui sozinha sem ter com quem conversar.

68

69

UM PAPAGAIO NO GALINHEIRO
A. M. Galopim de Carvalho
Ilustrao: Madalena Matoso

Embora constantemente interrompida por cantantes e sonoros c-c-r-cs, a noite decorrera tranquila na capoeira, sob o alpendre do quintal onde, diariamente, brincavam o Domingos e os irmos mais novos, a Francisca e o Mateus, nascidos no mesmo dia e mesma hora. Dentro daquele recinto fechado com rede de arame, coabitavam um galo, todo empertigado, uma dezena de galinhas a cacarejar, algumas delas boas poedeiras, quatro marrecos e um vistoso e grande peru que ali engordava espera do Natal. Sempre que algum se aproximava, a agitao das aves crescia, barulhenta, na espera de receber a dose habitual de milho e couve cortada miudinha. Ao lado, numa outra priso, sob o mesmo alpendre, meia dzia de coelhos, silenciosos, entretinham-se a consumir os restos do molho de ervas que lhes sobrara da vspera.

70

71

Por cima da capoeira, num pombal mal atamancado, arrulhavam dois casais de pombos-correios. Ao fundo do quintal, no lado oposto ao do alpendre, uma grande marr dava de mamar a um ninhada de pequenos leites, enquanto aguardava, paciente, as sobras da casa, restos de cozinha bem mais saborosos do que as raes que a indstria disponibilizava aos criadores destes e de outros animais. Toda esta bicharada, a que se juntavam os pardais e os melros que todos os dias ali poisavam, em busca de um miolo de po ou de um insecto, e ainda um gato dorminhoco e um co sem raa denida, ainda cachorro, formava uma espcie de jardim zoolgico caseiro, para grande alegria das crianas. Aconteceu que naquela manh, inesperadamente, mal clareava a aurora, abeirou-se do galinheiro um colorido e bem-falante papagaio. Importado do Brasil, no mbito de uma actividade comercial sem escrpulos que no respeita os valores da Natureza, fora comprado por uns vizinhos com casa do outro lado do muro do quintal. Aproveitando um buraco na rede, o papagaio entrou naquele espao morno e hmido, causando grande alvoroo entre os residentes. Espantadas e ao mesmo tempo curiosas, face aquele intruso nunca antes visto, todas as aves se calaram e se amon72

toaram, receosas, a um canto, longe do estranho visitante. Feito valento e esperando, com isso, manter o domnio da capoeira, o galo aproximou-se e perguntou: Quem s tu e o que fazes aqui? Eu sou um dinossurio moderno, com penas e tudo respondeu de imediato o recm-chegado. Fugi da casa onde me prendiam, dia e noite, acorrentado a um poleiro. Ouvia-te cantar e ouvia as diferentes vozes dos teus companheiros e companheiras, e s pensava em vir para junto de vs. Esta noite, nalmente, consegui libertar-me e aqui estou, a pedir-vos que me aceitem como um parente prximo que precisa de ajuda. Um parente prximo? estranhou o galo, sem querer acreditar no que estava a ouvir. Ns no somos dinossurios nem tu te pareces nada com esses monstros, h muito desaparecidos. Somos aves, como as cegonhas, as guias, as gaivotas, os pombos que temos aqui, por cima de ns, e os pardais que entram por esse buraco, para virem debicar tudo o que lhes possa servir de alimento. No somos dinossurios, somos aves rematou, convicto. Ai isso que so! insistiu o fugitivo, sado de casa de uma famlia que sabia muito destas coisas de cincia,
73

o que ele, sempre de ouvido atento, ia aproveitando para aprender o que ningum lhe tinha ensinado, l na oresta amaznica onde o tinham capturado. Mas, ento, no verdade que esses grandes rpteis se extinguiram todos, h muitos milhes de anos? voltou ao assunto o rei da capoeira. No! No verdade! respondeu o papagaio. Quando da grande mortandade causada por um enorme meteorito que caiu na Terra, houve um pequeno grupo de dinossurios corredores, o mesmo a que pertenceu o Velociraptor, que resistiu. Depois, com o passar de muitos milhes de anos, estes sobreviventes foram-se tornando cada vez mais parecidos com as aves. Os seus ossos foram cando cada vez mais leves e os seus corpos foram-se cobrindo de penas. Os seus braos transformaram-se em asas e, pouco a pouco, muitos deles aprenderam a voar.

No pode ser! respondia o galo, desconado de uma histria to difcil de acreditar. E continuava: Ests a fazer de ns um bando de ignorantes e, ainda por cima, parvos. L por vires do estrangeiro, no te armes em esperto e com o direito de te divertires nossa custa. Se assim fosse, tnhamos a pssaros do tamanho do Tyrannosaurus rex rematou por m, seguro de si e da verdade que julgava conhecer. Sem desistir, o louro no parava de argumentar. O que vos estou a dizer tem vindo a ser conrmado pelos cientistas de todo o mundo disse, com convico. E continuou: Olhem para os nossos ps e pernas e vejam que temos escamas como as cobras e os lagartos, ou seja, como os rpteis. Olhem para o bico que a natureza nos deu, que como o de muitos dos dinossurios que se podem ver nos museus. Reparem que os nossos esqueletos, embora diferentes entre si, tm a mesma organizao desses nossos parentes. Nesta fase da discusso, o papagaio entendeu por bem chamar de novo a ateno daqueles seus interlocutores, ainda meio confusos.

74

75

H muito que os paleontlogos, isto , as pessoas que estudam os fsseis deixados pelos seres vivos do passado, suspeitavam que ns descendamos dos dinossurios, mas s nos ltimos anos se descobriram fsseis em nmero e variedade sucientes, que permitem provar que somos todos da mesma famlia, ou seja, que somos parentes uns dos outros. Por m, perante uma assistncia calada, a meditar sobre tudo o que ouvira, a bela ave verde e amarela rematou: Quando o Domingos, a Francisca e o Mateus estiverem mesa, a comer frango,

ou quando, no Natal, se sentarem volta do peru assado no forno, quem a saber que eles esto a comer dinossurios. Nesta altura, o Domingos aproximou-se da rede do galinheiro, para atirar, l para dentro, uns gros de milho que apanhara do cho. De imediato, as aves de capoeira calaram-se e s o papagaio falou, mas apenas para dizer: Ol! me! correu a criana, a gritar. Temos um papagaio no meio das galinhas!

76

77

INDICE
Dona Terra A Escola de Mohs Gota de gua As Mil e Uma Espcies Fogo que Arde e No se V Dom Plstico Dilogos de Papel Megaspirina O Vidro e a Areia ......................... p. 08 ......................... p. 14 ......................... p. 20 ......................... p. 26 ......................... p. 32 ......................... p. 38 ......................... p. 46 ......................... p. 54 ......................... p. 62

Um Papagaio no Galinheiro ......................... p. 70

78

79

FICHA TCNICA: Ttulo: Contos da Dona Terra Autores: Maria Helena Henriques, Maria Jos Moreno A. M. Galopim de Carvalho Coordenao do Projecto: Ludicom Ilustraes e Design Grco: Planeta Tangerina Reviso de Texto: Carlos Babo

Contos da Dona Terra uma iniciativa da Comisso Nacional da UNESCO, no mbito das comemoraes do Ano Internacional do Planeta Terra, que conta com o apoio da Cmara Municipal de Cascais Impresso: SIG, Sociedade Industrial Grca Depsito legal: Junho de 2008

You might also like