You are on page 1of 17

RELATRIO FINAL DO 1 FRUM NACIONAL GESTO PBLICA

INTRODUO

O 1 Frum Nacional de Gesto Pblica - GesPblica,

mobilizou

organizaes e entidades que, via a subscrio da Carta de Braslia, comprometendo a somar esforos para a modernizao da gesto pblica.

O 1 Frum Nacional de Gesto Pblica - GesPblica -

tem como

objetivo geral lanar 2009, Ano Nacional da Gesto Pblica agregando parceiros estratgicos em torno da agenda proposta pela Carta de Braslia para melhorar a gesto pblica no contexto da nova estratgia do GESPBLICA. Como objetivos especficos, pode-se citar: 1. Firmar termos de adeso de rgos e instituies s diretrizes da Carta de Braslia; 2. Apresentar a agenda de implementao da Carta de Braslia da Gesto Pblica e, de forma especfica, do Programa GesPblica; 3. Instituir um espao para a discusso de problemas e propostas e o encaminhamento de aes para melhorar a gesto pblica, por meio do lanamento do Portal da Gesto Pblica e da Rede Nacional de Gesto Pblica; 4. Arregimentar um grupo de instituies dispostas e em condies de apoiar a execuo de aes concretas de melhoria da gesto pblica por meio da implementao do Programa Nacional da Gesto Pblica e Desburocratizao GesPblica; 5. Mobilizar os servidores pblicos em torno da implementao da agenda proposta.

PROGRAMAO DO ENCONTRO E DELIBERAES

O 1 Frum Nacional de Gesto Pblica - GesPblica - realizou-se em 30 de abril de 2009, na Presidncia da Repblica Auditrio do Anexo do Palcio do Planalto, em Braslia.

Durante

Frum,

MP

apresentou

as

iniciativas

que

vm

implementando no mbito de sua agenda de gesto e em parceria com outros ministrios, dando materialidade s diretrizes propostas na Carta de Braslia. A solenidade de abertura do I Frum Nacional de Gesto Pblica - GesPblica, contou com a participao do Ministro Paulo Bernardo, Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto - MPOG.

Saudando os participantes presentes, segundo o ministro, o Frum Nacional de Gesto Pblica e a definio de 2009 como o Ano Nacional da Gesto Pblica so tentativas de agregar movimentos j existentes em defesa da melhoria das atividades do setor pblico e com a idia de obter o mesmo nvel de modernizao de setores da iniciativa privada.

O Secretrio de Gesto - SEGES/MP - Marcelo Viana Estevo de Moraes, afirmou que agenda de gesto que est em discusso, no s para o setor pblico, mas para o pas. Ao defender a mobilizao de todos; o secretrio destaca que a rede de voluntrios que hoje trabalha para aperfeioar a gesto pblica tem algo em torno de 20 mil pessoas, e ainda precisa ser ampliada.

O Presidente-Fundador do Movimento Brasil Competitivo - (MBC), Jorge Gerdau Johannpeter, disse que para a gesto evoluir necessria a conscincia da nao sobre a importncia de trabalhar nessa rea. Segundo Gerdau, a competitividade hoje no Brasil passa indiscutivelmente pela eficincia e a capacidade do setor pblico.

Tambm lembrou que o setor pblico contribui para a formao de cerca de 40% do PIB. Alertou que preciso que os setores municipal, estadual e

federal sejam eficientes para que o sistema produtivo do pas funcione como um todo.

O Ministro Miguel Jorge - Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior - MDIC, destacou que o ato celebrado e o prprio Frum so sinalizadores importantes da mobilizao para aperfeioar o setor pblico brasileiro. Com esse protocolo, afirmou o ministro Jorge, o Governo Federal une importantes instituies no esforo para apontar solues que possam aperfeioar a gesto pblica nacional.

O Presidente Paulo Csar de Medeiros - Conselho Nacional de Secretrios de Estado da Administrao- CONSAD, mencionou que o Estado Brasileiro precisa cumprir sua funo precpua de desenvolver polticas pblicas direcionadas para a garantia da igualdade de oportunidades, dos direitos bsicos de cidadania e do desenvolvimento sustentado; produzindo resultados eficientes e efetivos para a sociedade e para dar conta das demandas da sociedade no contexto atual necessrio repensar a forma de organizao e funcionamento do Estado.

Considerando que o aperfeioamento da gesto pblica pressupe a conscientizao dos servidores que levam a cabo a administrao quotidiana da mquina, o Frum tambm marcou com o lanamento da Carta ao

Servidor, uma espcie de chamado aos servidores pblicos para que comprem a agenda da Carta de Braslia. Esta parte da estratgia foi sugerida pela superintendente de uma das maiores redes de varejo do pas, a Sra. Luiza Helena Trajano Incio Rodrigues, do Magazine Luiza e Presidente em exerccio do Conselho do Prmio Nacional de Gesto Pblica.

Por fim, Bruno Palvarini, Diretor do Departamento Programas de Gesto - Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, ressaltou aos participantes a oportunidade de conferir novo impulso ao GesPblica e ao Prmio Nacional da Gesto Pblica, com o lanamento do novo Portal da Gesto Pblica, onde atores envolvidos com a melhoria da gesto pblica podero trocar experincias e discutir solues para enfrentar seus desafios.

Participaram tambm da solenidade de abertura do Frum:

Ministro Interino Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho Controladoria Geral da Unio - CGU Ministro Ubiratan Aguiar -Tribunal de Contas da Unio - TCU. Presidente Paulo Csar de Medeiros - Conselho Nacional de Secretrios de Estado da Administrao - CONSAD. Presidente Fundador do Movimento Brasil Competitivo - Jorge Gerdau Johannpeter Deputado Nelson Marquezelli Luis Alberto dos Santos - Subchefe de Anlise e Acompanhamento de Polticas Governamentais da Casa Civil Marcelo Viana Estevo de Moraes - Secretrio de Gesto do Ministrio do Planejamento Bruno Palvarini - Diretor do Departamento Programas de Gesto Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Presidente Paulo Csar de Medeiros - Conselho Nacional de Secretrios de Estado da Administrao - CONSAD. Luisa Helena Trajano Incio Rodrigues - Presidente em exerccio do Conselho do Prmio Nacional de Gesto Pblica.

Adeso Carta de Braslia

Durante o Frum, o MP apresentou

as iniciativas que vm

implementando no mbito de sua agenda de gesto e em parceria com outros ministrios, dando materialidade s diretrizes propostas na Carta de Braslia.

O Frum contou com a participao e adeso Carta de Braslia com os signatrios manifestando sua adeso ao movimento para melhor a gesto pblica, nos termos da Carta de Braslia, sobre Gesto Pblica, comprometendo-se a apoiar,participar e contribuir ativamente no

desenvolvimento e implementao de aes

voltadas a melhorar a

organizao, o fundamento e o desempenho da administrao pblica, com orientao para resultados e foco no cidado.

Organizaes signatrias:

PETROBRS PETROLEO S.A. CORREIOS E TELGRAFOS MOVIMENTO BRASILEIRO COMPETITIVO MBC INSTITUTO FLORESTAN FERNANDES SUPERINTENDENCIA DE SUGUROS PRIVADOS - SUSEP ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAO PBLICA - ENAP SERVIO MUNICIPAL DE GUAS E ESGOTO SEMAE EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRURA AEROPORTURIA INFRAERO TRIBUNAL DE CONTAS ELEITORAL TCE/BA ASSOCIAO NACIONAL DOS PROCURADORES DA REPBLICAANPR MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO E COMRCIO EXTERIORMDIC. AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITRIA - ANVISA INSTITUTO NACIONAL METROLOGIA E QUALIDADE - INMETRO

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO - TCU FUNDAO NACIONAL DA QUALIDADE - FNQ CONSELHO FEDERAL DE ADMIONISTRAO - CFA INSTITUTO PUBLIX NELSON Marquezelli DEPUTADO REPRESENTANTE CAMARA FEDERAL ASSOCIAO NACIONAL DOS ESPECIALISTAS EM POLITICAS PUBLICAS E GESTO GOVERNAMENTAL ANESP CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAO DO DF CRA-DF. BANCO DO BRASIL S. A. CONSELHO AGRONOMIA. INSTITUTO RUI BARBOSA. ASSOCIAO NACIONAL DOS MEMBROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL - ATRICON ASSOCIAO MINEIRA DOS ADMINISTRADORES PBLICOS AMAP INSTITUTO NACIONAL DE CNCER FRUM QPC E PGQP FURNAS CENTRAIS ELTRICAS S.A. UNIO NACIONAL DOS ANALISTAS E TCNICOS DE FINANAS E CONTROLE UNACON FUNDAO CENTRO DE HEMOTERAPIA E HEMATOLOGIA DO PAR - HEMOPA FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E

Programao Data: 30 de abril de 2009

Local: Presidncia da Repblica Auditrio do Anexo do Palcio do Planalto

Objetivo geral: Lanar 2009, Ano Nacional da Gesto Pblica agregando parceiros estratgicos em torno da agenda proposta pela Carta de Braslia para melhorar a gesto pblica no contexto da nova estratgia do GESPBLICA.

Objetivos especficos: Firmar termos de adeso de rgos e instituies s diretrizes da Carta de Braslia; Apresentar a agenda de implementao da Carta de Braslia da Gesto Pblica e, de forma especfica, do Programa GesPblica; Instituir um espao para a discusso de problemas e propostas e o encaminhamento de aes para melhorar a gesto pblica, por meio do lanamento do Portal da Gesto Pblica e da Rede Nacional de Gesto Pblica; Arregimentar um grupo de instituies dispostas e em condies de apoiar a execuo de aes concretas de melhoria da gesto pblica por meio da implementao do Programa Nacional da Gesto Pblica e Desburocratizao GesPblica; Mobilizar os servidores pblicos em torno da implementao da agenda proposta.

Anexos
CARTA DE BRASLIA SOBRE GESTO PBLICA

Carta conjunta do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto e do Conselho Nacional de Secretrios Estaduais de Administrao - CONSAD por ocasio do Congresso do CONSAD.

Congresso CONSAD de Gesto Pblica 26 a 28 de maio de 2008 Braslia DF

O Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto e o Conselho Nacional de Secretrios Estaduais de Administrao - CONSAD reunidos em Braslia/DF, nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2008, por ocasio da realizao do Congresso CONSAD de Gesto Pblica, resolvem registrar nesta Carta de Braslia as principais preocupaes e diretrizes que devem orientar as estratgias e as aes em prol da construo de um pacto para melhorar a gesto pblica.

O Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto e o CONSAD, considerando:

a. Que o Estado Brasileiro precisa cumprir sua funo precpua de desenvolver polticas pblicas direcionadas para a garantia da igualdade de oportunidades, dos direitos bsicos de cidadania e do desenvolvimento sustentado, produzindo resultados eficientes e efetivos para a sociedade.

b. Que para dar conta das demandas da sociedade no contexto atual necessrio repensar a forma de organizao e funcionamento do Estado.

c. Que diante das restries de recursos pblicos, de um lado, e do aumento das demandas sociais, de outro, fica clara a necessidade de se trabalhar de forma coordenada no mbito dos Governos, em bases integradas

e cooperativas, para obter maior sinergia entre as aes, com maior eficincia e efetividade das polticas pblicas.

d. Que o arcabouo legal e institucional da administrao pblica , de maneira geral, muito pesado e calcado em valores e prticas que, em muitos casos, esto ultrapassados. e. Que a necessidade de se alcanar melhores resultados para a sociedade com maior qualidade do gasto pblico, ou seja, com a otimizao da aplicao dos recursos disponveis consenso entre governo e sociedade. f. Que necessrio que os governos atuem preventivamente, antecipando-se a problemas. g. Que urgente a incluso do tema melhoria da gesto pblica na agenda poltica dos Governos. h. Que fundamental orientar a atuao do Estado para resultados e com foco no cidado.

Decidem,

1. Que o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto e o CONSAD vo estabelecer uma parceria com o objetivo de propor e desenvolver aes voltadas a melhorar a gesto pblica observando a agenda estratgica a seguir apresentada. 2. Submeter sociedade a proposta de construo de um pacto para melhorar a gesto pblica e articular uma frente parlamentar neste sentido.

A modernizao da gesto implica em repensar a organizao e o funcionamento da administrao pblica. Nesse contexto, alguns tpicos merecem destaque na condio de elementos estruturais para o bom desempenho: 1. Gesto de pessoas profissionalizar e capacitar continuamente a fora de trabalho. Neste sentido, ganham especial importncia: a criao e o gerenciamento de carreiras especficas alinhadas s necessidades da administrao e pensadas em uma perspectiva estratgica; a definio de critrios para a ocupao dos cargos e funes comissionados; a introduo da

lgica de gesto por competncias para melhor alocao e uso dos talentos; e a implementao de sistemticas de incentivo e responsabilizao. 2. Modelos de gesto simplificar os processos de trabalho, diminuindo o excesso de regras e controles; orientar a atuao do Estado para resultados e rever os mecanismos e instrumentos destinados a avaliar o desempenho institucional e a incentivar a boa gesto. 3. Instrumentos do ciclo de gesto propiciar melhor articulao entre planejamento e oramento e rever o modelo de gesto oramentria de forma a orient-lo para resultados, tornando-o menos rgido. 4. Mecanismos de coordenao e integrao desenvolver e implementar mecanismos que propiciem e facilitem a coordenao das aes intra e entre governos, de forma a diminuir as duplicidades e sobreposies e possibilitar a articulao de esforos e o uso coordenado de recursos com vistas ao alcance dos resultados desejados. 5. Intensificar o uso de tecnologia, em especial estabelecer sistemas de informao, ferramentas de gesto ferramentas de apoio ao gerenciamento e gesto do conhecimento, bem como estimular o mapeamento, disseminao e incorporao de boas prticas de gesto. 6. Marco legal rever o marco legal de forma a propiciar as condies estruturais necessrias e adequadas para a implementao de mudanas de paradigmas, com maior flexibilidade gerencial, em direo excelncia em gesto pblica. Neste contexto, merecem destaque: alterao da lei de licitaes; reviso das formas jurdico-institucionais vigentes; regulamentao do direito de greve no servio pblico; regulamentao da relao de parceria do Estado com a sociedade civil; regulamentao da contratualizao de desempenho institucional; diretrizes de gesto participativa para as estruturas colegiadas da Administrao Pblica Federal; e modernizao da

regulamentao que trata das transferncias de recursos da Unio mediante convnios e contratos de repasse. 7. Preveno e combate corrupo reforar os instrumentos de preveno e combate corrupo. Merecem destaque: a necessidade de reforar e institucionalizar mecanismos de transparncia e controle social; adoo de gesto da tica como uma medida relevante; e instituio de

sistemas de alerta para subsidiar as decises de alocao de recursos e para acompanhamento e atuao prvios. 8. Realizao de estudos e pesquisas para subsidiar as polticas e diretrizes para a modernizao do Estado e para melhorar a gesto pblica. Embora os principais entraves e problemas da administrao pblica sejam conhecidos, existe enorme carncia de estudos e pesquisas sistematizados sobre o assunto que possibilitem entender a dinmica dos problemas e a qualific-los e quantific-los para subsidiar a elaborao de propostas de soluo adequadas.

fundamental investir na melhoria da gesto pblica e dar visibilidade ao tema, de forma a inclu-lo nas agendas dos governos, mostrando a sua importncia para que o Estado tenha condies efetivas de propiciar as respostas que a sociedade demanda.

O desafio de modernizar a gesto de todos os trs nveis de governo, de todos os poderes e tambm da sociedade, em particular dos seus setores organizados.

Braslia/DF, 28 de maio de 2008

CARTA AO CIDADO

Novas diretrizes estratgicas para melhorar a gesto pblica

1 Frum Nacional da Gesto Pblica

Cidado brasileiro,

Ns desejamos e exigimos um servio pblico de qualidade, em sintonia com a evoluo tecnolgica e comportamental que experimentamos no nosso cotidiano. Todos tm direito a servios pblicos entregues em prazos adequados s suas necessidades, condio essencial para garantir a igualdade de direitos e de oportunidades.

Atuar afirmativamente para melhorar a gesto pblica o objetivo fundamental do Frum Nacional de Gesto Pblica GesPblica , traduzido na Carta de Braslia sobre Gesto Pblica.

O compromisso de melhorar a gesto pblica, porm, no se restringe apenas aos governos e aos servidores pblicos. Ele envolve todos os outros segmentos interessados: iniciativa privada, terceiro setor, universidades, enfim, a sociedade e cada um dos cidados, todos podem e devem contribuir e participar ativamente, uma vez que so os destinatrios e os beneficirios da atuao do Estado.

As diretrizes bsicas que compem a essncia da Carta de Braslia e que orientaro as estratgias e aes para melhorar a gesto pblica, listadas abaixo, indicam o caminho a seguir e contribuiro decisivamente para a consolidao desse processo:

Diretrizes bsicas

O Estado Brasileiro precisa cumprir sua funo de desenvolver polticas

pblicas que garantam a igualdade de oportunidades, os direitos bsicos de cidadania e o desenvolvimento sustentado, com resultados efetivos para a sociedade.

O funcionamento e a organizao do Estado devem atender s

demandas legtimas da sociedade.

H necessidade de se trabalhar de forma coordenada no mbito dos

Governos, em todos os nveis, em bases integradas e cooperativas, para obter maior sinergia entre as aes, com maior eficincia, eficcia e efetividade das polticas pblicas.

Mudanas legais e institucionais so imperativas, uma vez que a

administrao pblica normalmente lenta e, de maneira geral, atua com base em valores e prticas ultrapassados.

necessrio aperfeioar a aplicao dos recursos para alcanar

melhores resultados para a sociedade com maior qualidade do gasto pblico.

necessrio que os governos atuem preventivamente, antecipando-se a

problemas.

urgente a incluso do tema melhoria da Gesto Pblica na agenda

poltica nos nveis federal, estadual e municipal.

fundamental orientar a atuao do Estado para resultados com foco no

cidado.

Todos concordam que melhorar a gesto pblica condio fundamental para a otimizao do uso dos recursos disponveis na produo de melhores servios para a sociedade, como sade, educao, transporte pblico, saneamento, segurana, previdncia e assistncia social, entre outros.

O pacto para melhorar a gesto pblica ser construdo com participao da sociedade e articulado junto ao Congresso Nacional.

Caro cidado, sua participao decisiva neste desafio de melhorar a gesto pblica. Contamos com seu apoio e participao na conquista desse objetivo que de todos ns. Informe-se no site www.gespublica.gov.br. Mande suas sugestes e cadastre-se para receber informaes sobre o que est acontecendo. Braslia/DF, 30 de abril de 2009

CARTA AO SERVIDOR 1 Frum Nacional da Gesto Pblica

Caro Servidor Pblico,

A sociedade, por meio dos seus diversos segmentos, deseja e exige um servio pblico melhor, que apresente resultados mais eficientes e que atue em sintonia com a evoluo tecnolgica e comportamental que experimentamos no nosso cotidiano. O cidado tem direito a servios pblicos de boa qualidade entregues em prazos adequados s suas necessidades. Esta uma condio essencial para garantir a igualdade de atendimento e de oportunidades.

Atuar afirmativamente para melhorar a gesto pblica o objetivo fundamental do Frum Nacional de Gesto Pblica GesPblica , consubstanciado na Carta de Braslia sobre Gesto Pblica.

O pacto para melhorar a gesto pblica pretende engajar todos aqueles interessados nesse movimento, sejam da prpria administrao pblica, da academia, da iniciativa privada ou do terceiro setor, buscando sua contribuio e participao ativa. Neste sentido, ganha especial importncia o envolvimento e a participao dos servidores pblicos, agentes que so da atuao do Estado.

Assim, relacionamos as diretrizes bsicas que compem a essncia da Carta de Braslia e que orientaro as estratgias e aes para melhorar a gesto pblica. Acreditamos que essas diretrizes indicam o caminho a seguir e contribuiro decisivamente para a consolidao desse processo:

Diretrizes bsicas

O Estado Brasileiro precisa cumprir sua funo de desenvolver

polticas pblicas que garantam a igualdade de oportunidades, os direitos bsicos de cidadania e o desenvolvimento sustentado, com resultados efetivos para a sociedade.

O funcionamento e a organizao do Estado devem atender s

demandas legtimas da sociedade.

H necessidade de se trabalhar de forma coordenada no mbito

dos Governos, em todos os nveis, em bases integradas e cooperativas, para obter maior sinergia entre as aes, com maior eficincia, eficcia e efetividade das polticas pblicas.

Mudanas legais e institucionais so imperativas, uma vez que a

administrao pblica normalmente lenta e, de maneira geral, atua com base em valores e prticas ultrapassados.

necessrio aperfeioar a aplicao dos recursos para alcanar

melhores resultados para a sociedade com maior qualidade do gasto pblico.

necessrio

que

os

governos

atuem

preventivamente,

antecipando-se a problemas.

urgente a incluso do tema melhoria da Gesto Pblica na

agenda poltica nos nveis federal, estadual e municipal.

fundamental orientar a atuao do Estado para resultados com

foco no cidado.

Na implementao da Carta de Braslia, devero ser observados elementos estruturais tais como a gesto de pessoas (profissionalizao e capacitao contnuas), o aprimoramento dos modelos de gesto, o alinhamento dos instrumentos do ciclo de gesto, o desenvolvimento e a implantao de mecanismos de coordenao e de integrao entre os governos e dentro de cada um deles, o uso intensivo de tecnologia, a reviso do marco legal e, por fim, a preveno e o combate corrupo.

O pacto para melhorar a gesto pblica ser construdo com participao da sociedade e articulado junto ao Congresso Nacional.

Servidor pblico, sua participao decisiva neste desafio de melhorar a gesto pblica. Contamos com seu apoio e dedicao profissional na conquista desse objetivo que de todos ns. Informe-se no site www.gespublica.gov.br. Mande suas sugestes e cadastre-se para receber informaes sobre o que est acontecendo

Braslia/DF, 30 de abril de 2009

You might also like