You are on page 1of 4

PROTOCOLO DE ELETRONEUROMIOGRAFIA

A eletroneuromiografia (ENMG) um exame que analisa a funo do sistema nervoso perifrico, tendo como objetivo o diagnstico do mesmo, auxiliando na localizao da leso, dando informaes sobre a sua patologia (axonal, desmielinizante, mista) e tempo de evoluo da mesma (aguda ou crnica). Este procedimento realizado por um mdico com formao em neurologia e neurofisiologia. O exame dividido em duas fases: 1 estudo dos nervos perifricos: realizado aplicando-se um estmulo eltrico (choquinho) e registrando-se a resposta do nervo estudado. Geralmente, durante o exame, estudamos vrios nervos dependendo da hiptese diagnstica. Nesta fase do exame no utilizamos eletrodos de agulha e sim eletrodos de superfcie que so colados na pele do paciente. 2 estudo dos msculos: realizado utilizando-se um eletrodo de agulha o qual inserido no msculo para registro da atividade eltrica muscular. um exame laborioso e doloroso, por este motivo o paciente deve ser bem orientado, e a solicitao do exame preenchida adequadamente pelo mdico solicitante, para que o mdico executor do procedimento possa orientar e realizar um exame adequado e ajudar na confirmao da hiptese diagnstica. AGENDAMENTO DE EXAMES: O exame de ENMG um exame doloroso para o paciente e por este motivo deve ser realizado com calma. Os exames de dois membros (MMSS ou MMII ou face) devem ser agendados a cada 45 minutos, j os de quatro membros devem ser agendados com um espao de tempo de uma hora e trinta minutos. Desta forma, em cada perodo de eletroneuromiografia (perodo de 6 horas) realizaremos 4 exames de dois membros e 1 exame de quatro membros. Sempre que um exame for solicitado para apenas um membro (inferior ou superior) este dever ser agendado como dois membros, pois muitas vezes o mdico eletroneuromiografista tem de realizar o exame nos dois membros para comparar os parmetros do exame.

No freqente, mas pode acontecer que um exame venha com solicitao para um membro superior (MSD ou MSE) e um membro inferior (MID ou MIE). Quando isto acontecer, o mdico eletroneuromiografista realizar uma anamnese (historia clnica do paciente) e ter liberdade para decidir quais membros devero ser examinados (superiores ou inferiores). Estes exames devero ser agendados como 4 membros, porque pode ser necessrio a realizao dos 4 membros. Segue abaixo uma relao de hipteses diagnsticas que devem ser agendadas como quatro membros, independente do nmero de membros solicitados pelo mdico solicitante do exame: - polineuropatia perifrica - miopatia - polirradiculoneurite aguda ou crnica - esclerose lateral amiotrfica - amiotrofria espinhal progressiva - miastenia gravis Sero priorizadas as solicitaes de exames de eletroneuromiografia preenchidas por mdicos das especialidades citadas abaixo: - neurologista clnico - neurocirurgio - fisiatra - ortopedista - reumatologista - mdico do trabalho - dermatologista (somente em casos de Hansenase)

No existe uma urgncia na realizao dos exames de eletroneuromiografia, porm algumas doenas, seja devido sua gravidade ou necessidade de se instituir o tratamento adequado, devem ter prioridade em relao s outras, entre estas podemos citar: - esclerose lateral amiotrfica (ELA) - polirradiculoneurite (PRN) - miopatia - miastenia gravis (MG) OBS: Se o paciente estiver fazendo uso do medicamento MESTINON, este dever ser suspenso 02 (dois) dias antes do exame caso contrrio o exame ser NORMAL. Alguns pacientes necessitam realizar o exame de ENMG com urgncia devido a causas trabalhistas. Estes pacientes podem ter prioridade em relao a alguns doentes, porm no em relao s doenas citadas acima.

Crianas menores do que 10 anos de idade e/ou com deficincia mental no sero submetidas ENMG na unidade da Penha. Isto se deve ao fato de que nestes casos h necessidade de sedao com hidrato de cloral e, em alguns casos esta sedao pode levar a depresso respiratria e alteraes cardiovasculares graves, que necessitam de infra estrutura especial, que a unidade no oferece. Tais casos devero ser atendidos no Hospital Albert Einstein unidade Morumbi, pelo mdico eletroneuromiografista daquela unidade. Pacientes obesos com peso corporal maior que 120 quilos no sero atendidos por dificuldades tcnicas.

ORIENTAO AOS PACIENTES: - o paciente deve fazer uma alimentao normal, no sendo necessrio jejum. - tomar banho, mas no passar cremes ou leos pelo corpo porque dificulta a colagem dos eletrodos de superfcie na pele; - pode usar desodorante, desde que no seja creme; - deve fazer uso das medicaes de uso dirio; - pacientes portadores de marcapasso cardaco devem ter autorizao do seu cardiologista para realizar o exame, pois o exame pode desregular o mesmo. - no inverno (temperatura fria) deve comparecer ao local de exame agasalhado, usando meias e sapatos, com a finalidade de evitar que o corpo fique em temperatura fria o que poderia levar a erros durante o exame. No dia do exame do paciente deve: - trazer o pedido mdico - estar com seus documentos pessoais - comparecer 15 minutos antes do horrio marcado Local onde o exame ser realizado: - AE PENHA (ambulatrio de especialidade Dr. Maurice Patt Penha) Praa Nossa Senhora da Penha n 55 Referncia: em frente igreja velha da Penha. Sala 07 Setor vermelho.

SOLICITAO DE EXAMES: O exame pode ser realizado nos membros inferiores, membros superiores ou at mesmos nos quatro membros, dependendo da queixa do paciente, do exame neurolgico e/ou

clnico e da hiptese diagnstica feita pelo mdico que atendeu este paciente inicialmente e que solicitar o exame de eletroneuromiografia com a finalidade de elucidar o diagnstico. Geralmente o mdico que preenche a solicitao do exame usa abreviaes para indicar o local que o exame dever ser realizado, as abreviaes mais utilizadas so: a) MMSS = membros superiores b) MMII = membros inferiores c) MMSS e MMII = membros superiores e inferiores (quatro membros) d) MSD = membro superior direito e) MSE = membro superior esquerdo f) MID = membro inferior direito g) MIE = membro inferior esquerdo h) Face i) ENMG = exame de eletroneuromiografia Desta forma o mdico que solicita o exame deve preencher adequadamente a guia de solicitao de Apoio e Diagnstico, colocando a hiptese diagnstica e o local que ele deseja que seja examinado durante o exame, com letra legvel; deve tambm assinar e carimbar a guia, pois pode ser necessrio o contato com o mesmo pelo mdico eletroneuromiografista.

You might also like