You are on page 1of 5

Anlise Comparativa dos Recursos

Introduo O objectivo deste estudo analisar os recursos e as competncias distintivas nas organizaes. Ao analisarmos os recursos temos que levar em conta a estratgia adoptada pela empresa. A estratgia pode ser definida como sendo um conjunto de decises coerentes, unificadas e integradoras que determina e revela a vontade da organizao em termos de objectivos de longo prazo, programa de aces e prioridade na afectao de recursos (Hax e Majluf, 1988). Ao elaborar a estratgia, a empresa deve ter sempre em ateno o meio envolvente, que constitudo pela envolvente interna (objectivos e valores, recursos e capacidades e estruturas e sistemas) e a envolvente externa (concorrncia, consumidores e fornecedores). Porque a permanente evoluo dos mercados gera mltiplas oportunidades e ameaas, e h que saber dar resposta. Na formulao da estratgia, os recursos e capacidades devem ser tidos em considerao, visto que a envolvente est sujeita a mudanas rpidas, as preferncias so volteis e h constantes mudanas tecnolgicas. Para um melhor proveito dos recursos, a empresa deve seleccionar uma estratgia que explore os principais recursos e capacidades da organizao e assegurar que os recursos so totalmente utilizados e que o seu potencial de rentabilidade explorado at ao limite. Assim sendo a empresa ter base segura para a estratgia.

Desenvolvimento
Os recursos de uma empresa so os activos produtivos pertencentes empresa. Recursos individuais no conferem por si s uma vantagem competitiva para a empresa, eles tm de trabalhar juntamente com as capacidades organizacionais da empresa, pois essa a essncia de uma maior performance por parte da empresa. muito difcil descrever ao certo a quantidade de recursos disponveis por parte da empresa, pois tal documento no existe nas empresas, de modo a que possam indicar o nmero de recursos totais. E para perceber melhor essas situaes podemos identificar os trs tipos de recursos existentes no seio da empresa: Tangveis, Intangveis e Humanos. Os recursos tangveis so os mais fceis de identificar e avaliar, pois so bens corpreos. So eles, os Recursos Financeiros, e os Recursos Fsicos. Os Recursos Financeiros esto relacionados com a capacidade de emprstimo por parte da empresa e com gerao de fundos dentro da prpria empresa, isto de maneira a que a empresa tenha capacidade de investir, se necessrio. Os Recursos Fsicos vo estar relacionados com as possibilidades de produo por parte da empresa relacionado com o equipamento disponvel para tal e tambm o custo de fabrico consoante a sua localizao. Pgina 1

Anlise Comparativa dos Recursos

Os recursos intangveis so mais difceis de identificar e por isso, tambm mais difceis de avaliar, pois so bens incorpreos. No caso do Recursos Intangveis, estes esto divididos em recursos tecnolgicos e de reputao. Os Recursos Tecnolgicos vo estar relacionados com a propriedade intelectual da empresa, como a criao de software, os ganhos por licenciar patentes, entre outros. J os Recursos de Reputao vo estar ligados ao valor da marca, em que muito difcil de fazer uma avaliao, pois depende de muitas variveis e s vezes difceis de calcular de modo a obter o valor da mesma. Por ltimo, os Recursos Humanos, so considerados os servios produtivos de uma empresa, pois oferecem as suas competncias, o seu conhecimento e a sua tomada de deciso. Os Recursos Humanos so um exemplo de activo que no aparece descrito no Balano pela razo que as pessoas no podem ser uma propriedade da empresa. Mas hoje em dia, as empresas tm dado um papel diferente aos seus trabalhadores, onde no procuram as pessoas por terem qualificaes mais formais, mas sim pela sua flexibilidade, potencial de aprendizagem e tambm pela capacidade de trabalho em equipa.

As capacidades de uma organizao materializao naquilo que uma organizao produz, e resultam do trabalho conjuntos de vrios grupos de recursos.
Nelson Antnio, 2006

Segundo Minzberg, as capacidades baseiam-se no conhecimento organizacional, bem como o que a empresa sabe fazer. So actividade que a organizao executa com excelncia que a diferencia e cria valor. Podemos ento dizer que a capacidade o conhecimento da organizao e de que este permite fazer, com base na integrao e de uma boa gesto de recursos, de forma a maximizar os recursos e ainda a criar valor para empresa, possibilitando a diferenciao face aos concorrentes. Relativamente s capacidades necessrio classific-las, isto , de que forma possvel analisa-las. As duas formas de o fazer so: Anlise Funcional: Classificao de funes, que consiste na identificao das capacidades organizacionais, em relao a cada rea funcional, e posteriormente, seleccionar qual a capacidade que diferencia a empresa, e permite criar vantagem competitiva. Anlise da Cadeia de Valor: Separa as actividades segundo o valor que lhe est associado. A cadeia de valor, uma metodologia sistemtica de anlise das actividades da empresa e de como esta desempenha as actividades. Mas tambm, tem como objectivo entender o comportamento dos custos e a existncia ou potenciais fontes de diferenciao.
Pgina 2

Anlise Comparativa dos Recursos


Existe duas abordagens, a de Porter e McKinsey. Ambas, defendem o mesmo objectivo: anlise dos custos e diferenciar-se face aos seus concorrentes. Todavia, Porter defende que existe dois tipos de actividades, as actividades de apoio e actividades primrias e McKinsey defende apenas uma linha de actividades. Porm, ambas as actividades tm o mesmo fim: so um instrumento para formulao de uma estratgia, permitindo criar valor, e ainda possibilitar a existncia de uma vantagem competitiva, em relao aos seus concorrentes. Outra forma de identificar actividades com potencial de desenvolvimento, e que permite criar vantagem competitiva, atravs de um processo contnuo sistemtico Benchmarking que tem como objectivo comparar o desempenho (performance) de diversas empresas, na tentativa de ultrapassar os concorrentes. O processo consiste em cinco etapas: 1. Identificar uma actividade da empresa que tenha potencial de desenvolvimento Planeamento Inicial 2. Identificar uma empresa (ou vrias) que seja lder nessa actividade, ou simplesmente concorrentes Prospeco das Empresas 3. Comparar os desempenhos Preparao da Informao 4. Analisar motivos para os diferencias entre empresas Anlise da Informao 5. Utilizar o conhecimento para redefinir objectivos e redesenhar processos Implementao Por ltimo, necessrio perceber que as capacidades organizacionais requerem mecanismos de integrao do conhecimento e das competncias individuais, com os recursos tangveis e intangveis. Os dois motivos mecanismos so: Regras e Directivas resume-se no conhecimento especializado transferido e integrado, por meio de regras e directivas Rotinas organizacionais baseiam-se em padres regulares e previsveis das actividades, compostos por uma sequncia de aces coordenadas por indivduos. Muitos autores consideram que as capacidades so idnticas s competncias, contudo vamos supor que as definies so distintas. As competncias organizacionais so criadas a partir do uso estratgico das capacidades e recursos da empresa. Contudo, importante distinguir entre competncias vitais e competncias nucleares. As competncias vitais, so aquelas que definem o negcio da empresa, bem como o valor da empresa potencializado pela combinao de activos complementares adequados. O grau de distino destas competncias depende da quantidade de recursos e dificuldade em replicar. Quanto s competncias nucleares,
Pgina 3

Anlise Comparativa dos Recursos


consiste na aprendizagem colectiva da empresa e que permite diferenciar-se, isto , o que a empresa faz de melhor em relao a outros concorrentes.

Vantagem competitiva uma ou um conjunto de caractersticas que permite a uma empresa ser diferente por entregar mais valor sob o ponto de vista dos clientes, diferenciando-se da concorrncia e, por isso, obtendo vantagens no mercado.
Carlos Alberto de Faria,(2009)

Como a definio acima explicita a vantagem competitiva que uma empresa consegue gerar revela-se uma parte fundamental para a obteno do seu lucro. Segundo estudos feitos por Hamel e Prahalad, a chave para uma vantagem competitiva no so os recursos iniciais que uma empresa tem mas sim a sua capacidade de conseguir alavancar esses mesmos recursos, ou seja, leveraging resources. Para conseguir tal transformao dos recursos em capacidades necessrio concentr-los, conserv-los, complement-los e acumul-los. De seguida irmos fazer uma breve explicao do que cada um destes factores implica e engloba. Para que seja possvel concentrar recursos devemos lig-los a outros factores de sucesso da empresa e aumentar o valor que percepcionado pelo nosso cliente. Se conseguirmos complementar os diferentes recursos e balancear positivamente esse equilbrio ser gerada uma vantagem competitiva. Do mesmo modo que, a conservao dos recursos atravs da sua maximizao e promoo da reciclagem permitir empresa abarcar novos mercados. Torna-se fulcral espremer a experincia com o objectivo de uma maior rapidez de aprendizagem. A empresa dever ter sempre como plano ter acesso aos recursos de outras empresas e tentar criar alianas que se revelem vantajosas para ambas as partes. Uma empresa tem como aumentar os seus lucros atravs de trs factoreschave e recorrendo utilizao dos recursos e capacidades existentes. Torna-se primeiramente necessrio estabelecer uma vantagem competitiva e para que tal acontea o recurso deve ser escasso e relevante para que seja possvel aumentar o valor que percepcionado pelo cliente. No apenas importante a capacidade de estabelecer uma vantagem competitiva, mas sim, quanto tempo poder ser sustentada eficazmente. A durabilidade, transferabilidade e replicabilidade so vertentes importantes para a conservao da nossa vantagem, englobando a capacidade de poder comprar (transferabilidade) ou a tentativa de construir (replicabilidade) uma vantagem

Pgina 4

Anlise Comparativa dos Recursos


competitiva para a nossa empresa que ir, consequentemente, durar mais tempo e gerar benefcios. Muitas vezes pensamos que quem ir ter os lucros o dono da vantagem, contudo, no podero ser esquecidas as patentes e as marcas pois, normalmente, so posse das empresas que as desenvolveram ou adquiriram. Os recursos humanos desempenham um papel preponderante nesta fase pois cada individuo possui as suas prprias capacidades e recursos mas quando maximizadas contribuem positivamente para a sua contribuio na organizao. Concluso
A estratgia baseada nos recursos bastante importante para a competitividade das empresas. Por um lado assegura a criao e manuteno de vantagens competitivas que lhes permitem afirmar-se positivamente no mercado, assim como, no caso de estes recursos serem bem escolhidos e geridos, a sustentabilidade dessas vantagens. necessrio focar a existncia das capacidades e competncias, essenciais para a formulao de uma estratgia. Isto , as competncias organizacionais so criadas a partir do uso estratgico das capacidades e recursos da empresa. Manter estas capacidades requer uma gesto empreendedora, que tem pouco a ver com analisar e optimizar, mas mais com identificar oportunidades, apreend-las atempadamente a proceder criao de valor tanto para os accionistas como para o mercado em si. Uma vantagem competitiva revela-se bastante importante para que uma empresa consiga obter no s o lucro, como tambm a fidelizao dos seus clientes. O estabelecimento dessa mesma vantagem, a forma como ir no futuro ser sustentada e a apropriao dos retornos desencadear o aumento da rentabilidade e do prestgio da empresa.

Pgina 5

You might also like