You are on page 1of 36

CINCIA E VIDA MODERNA NA DIALTICA MUSICAL DE GILBERTO GIL1 Beatriz Pereira da Silva (UFLA e UVA) bia-letras@hotmail.

com

Sei que a arte irm da cincia ambas filhas de um deus fugaz. (Gilberto Gil)

1. Introduo A partir da dcada de sessenta a cincia revoluciona o planeta. Alguns acontecimentos marcados pelas evolues cientficas e tecnolgicas causaram fortes mudanas na vida do homem, sua viso de mundo e seu comportamento. Entre eles pode-se destacar a chegada do primeiro homem no espao, enviado pelos soviticos, o primeiro homem na lua, enviado pelos americanos, a reproduo do DNA, o capitalismo avanado e a nova concepo das religies dentro da sociedade. Antenado as mudanas sociais do pas e grande admirador das evolues cientficas, Gilberto Gil apresenta em seu trabalho a tentativa de populariza e vulgarizar algumas noes da cincia, no sentido de afirmar o lugar que ela ocupa na vida humana. No uma vulgarizao da cincia em si, e sim de notcias do que ela significa, de aspectos da histria da cincia, no sentido de localizar os indivduos com relao s invenes, ao progresso e s novas descobertas. E mais ainda, a notcia no sentido das relaes prximas ou distantes que a cincia possa ou deva ter com outros aspectos da questo humana, como a religio, a filosofia, a magia, enfim, as cincias humanas de um modo geral.

Este trabalho resulta da monografia "O Homem e a Cincia na Obra de Gilberto Gil", apresentada em 2007, como requisito de concluso do curso de Letras com habilitao em Portugus e Espanhol na Faculdade de Letras da Universidade Veiga de Almeida, orientada pelo Professor Raiff Magno Barbosa Pereira.
1

706
Dentro desse contexto, este trabalho explora como se expressam temas e vises sobre a cincia, a tecnologia e seus impactos na vida moderna nas letras de canes de Gilberto Gil. O objetivo primordial do trabalho realizar um levantamento inicial de como temas de cincia, atividade social imersa em determinado contexto cultural, podem surgir na manifestao das artes populares, neste caso a msica brasileira. Tendo como objetivo relacionar as implicaes gerais entre cincia e msica, esse trabalho explora um aspecto dessa relao complexa entre cincia e msica: como nas letras de canes da msica de Gilberto Gil surgem e se expressam temas e vises sobre a cincia, a tecnologia e seus impactos na vida moderna. Foram examinadas letras de diversas canes sem a preocupao de abordar outros elementos do discurso musical. Isso evidentemente uma limitao forte, j que a msica guarda uma integralidade entre a harmonia, o ritmo e as palavras. A aliana textomsica matria das mais antigas e sensveis no campo da arte. Por isso, analisar somente os aspectos informativos e poticos das letras musicais significa uma atitude redutora e um risco maior. Apesar dessa limitao, pode-se acreditar que estudos como esse podem ajudar a investigar como temas de cincia e tecnologia esto presentes no imaginrio de compositores. Ser apresentado, no que se segue, letras de msicas de Gilberto Gil provenientes do acervo da msica popular brasileira, desde a dcada de 1960. Sero consideradas letras musicais que se referem de alguma forma a temas, conceitos, vises ou atitudes diante da cincia, da tecnologia e de seus impactos sobre os indivduos e sobre a sociedade. No sentido de facilitar a anlise, agrupamos tentativamente as letras examinadas de acordo com as seguintes categorias: 1. Cincia: medos e apreenses referem-se a eventos cientficos ou tecnolgicos como a chegada do homem Lua; criticando ou ironizando as consequncias dos usos da cincia e da tecnologia, como aquelas referentes influncia da tecnologia sobre o homem.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

707
2. Pausa para reflexo: O poeta e seus questionamentos indagam ou tm como assunto conceitos ou teorias cientficas, como aquelas que se referem a ciberntica, ao uso do raio laser, e aos conceitos fundamentais de tempo e espao; questionam e/ou se referem a conceitos e teorias cientficas para aplic-los em diversos contextos e situaes da vida social. A cincia amiga da arte abordam relaes na vida social e individual decorrentes de avanos tecnolgicos, como a introduo de aparatos tecnolgicos diversos - a televiso, o computador, a internet etc.;

3.

Essa classificao evidentemente superficial e necessrio aprimor-la. Note-se que as fronteiras entre as categorias aqui apresentadas no so muito precisas; vrias letras musicais mencionadas a seguir poderiam se enquadrar em mais de uma delas. Apesar disso, essa listagem pode ser til como uma primeira tentativa classificatria ou pelo menos como um artifcio didtico para o acompanhamento deste texto. As letras de msica selecionadas a seguir so apenas alguns exemplos possveis; muitas outras escolhas poderiam ter sido feitas. O objetivo destacar que uma anlise da msica popular, uma expresso artstica to forte no Brasil, pode conduzir a interessantes questionamentos sobre a relao entre cincia e cultura no pas.

2. Cincia: ontem e hoje A perspectiva histrica sobre o modo como as teorias cientficas se desenvolvem e a informao acumulada mostram que, at recentemente a crena era de que havia um crculo constante de conhecimento; e que as teorias tornavam-se, gradualmente cada vez mais abrangentes e mais precisas. Os criadores do mtodo cientfico moderno buscaram contrapor suas ideias viso de mundo dominante na Antiguidade e por toda a Idade Mdia. O conhecimento da natureza se fundamentava na compreenso da interao de seus elementos. O sujeito que se

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

708
propunha conhecer a natureza, no procurava conquist-la ou domin-la. A conquista e o domnio da natureza passam a ser a nova perspectiva da cincia a partir dos sculos XVI e XVII, quando alguns pensadores (Galileu, Newton, Bacon, Descartes, dentre outros) lanam as bases do mtodo cientfico que predominou at o incio do sculo XX, como paradigma da atividade cientfica. A noo de paradigma normalmente utilizada para estabelecer uma diferenciao entre dois momentos ou dois nveis do processo de conhecimento cientfico (KUHN, 1989; CAPRA, 1982). Para um entendimento mnimo do que significa essa noo, pode-se conceituar o paradigma enquanto um modelo de cincia que serve como referncia para todo um fazer cientfico, durante uma determinada poca ou um perodo de tempo demarcado. A partir de certo momento da histria da cincia, o referido modelo predominante tende a se esgotar em funo de uma crise de confiabilidade nas bases de seu conhecimento. Ento, o paradigma passa a ser substitudo por outro modelo cientfico predominante. Fritjof Capra (1991, p. 83-133) discorre sobre os dois paradigmas da cincia. Segundo ele, o velho modelo cientfico teve suas principais caractersticas formuladas por Descartes, Newton, e Bacon. Nesse paradigma chamado de racionalista acreditava-se que em qualquer sistema complexo, a dinmica do todo poderia ser compreendida a partir da propriedade das partes. No novo paradigma, chamado de holstico, ecolgico, ou sistmico, as relaes entre as partes e o todo so invertidas. As propriedades das partes s podem ser entendidas a partir da dinmica do todo. Nele cada estrutura vista como manifestao de um processo subjacente. O paradigma cientfico moderno deu uma nova viso do mundo, opondo-se viso Aristotlica. A cincia moderna contra todas as formas de dogmatismo e de autoridade e se ope ao conhecimento vulgar (senso comum) na medida em que desconfia das evidencias da experincia imediata e cr na razo, avanando pela observao descomprometida e livre, sistemtica e mais rigorosa possvel dos fenmenos naturais.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

709
Santos afirma que todo o conhecimento cientfico visa constituir-se em senso comum (1990, p. 55). Essa tese afirma, basicamente, que a cincia ps-moderna deve dialogar com outras formas de conhecimento, em particular com o conhecimento do senso comum. Sendo assim, durante as mudanas de paradigma, sentiu-se que os alicerces do conhecimento estavam se desagregando. O paradigma cartesiano baseou-se na crena de que o conhecimento cientfico poderia alcanar a certeza absoluta e final. Contudo, e principalmente em Descartes, o novo mtodo cientfico que colocava a ordenao da realidade como sendo promovida pela razo ainda se deixava impregnar por uma entidade metafsica alheia ao objeto de estudo da cincia: a razo, consequentemente, e em ltima instncia, era validada por Deus. Mesmo sculos depois, essa noo ainda impregna o pensamento de Albert Einstein, um dos maiores cientistas do sculo XX: ao afirmar que Deus no joga dados, ainda pressupe a existncia de um ser supramundano. Porm, essa pressuposio perde o seu significado, sobretudo como o desenvolvimento da fsica quntica, onde a natureza do conhecimento, o papel dos cientistas, a objetividade e o determinismo da cincia tradicional a que atende aos pressupostos da perspectiva cartesiana so profundamente questionados. Sendo assim, tivemos na fsica um conceito que parecia absolutamente indispensvel e depois caiu por terra. Isso acontece tambm em outros campos da cincia atravs dos tempos. Segundo Capra (1991, p. 83), os cientistas no lidam com a verdade, eles lidam com descries limitadas da realidade. Todos os conceitos, teorias e descobertas segundo o novo paradigma da cincia so limitadas e aproximadas, desse modo, a cincia nunca poder fornecer uma compreenso completa e definitiva da realidade. A verdade ser, portanto, a preocupao fundamental da cincia, mas ser impossvel formular um critrio de verdade e aqui reside certa contradio, pois se por um lado a cincia caminha para a verdade, por outro lado no h critrio que permita afirmar que uma proposio verdadeira. Quando muito, pode-se dizer que falsa ou que resistiu s suas falsificaes e s falsificaes das anteriores teorias e, nessa medida, superior a elas.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

710
A verdade funcionar como uma espcie de ideal regulador. Aproximando-nos da verdade eliminando os erros das teorias precedentes e substituindo-as por outras com maior grau de probabilidade, sendo nisto que reside o progresso da cincia, e s h progresso se for admitida uma verdade na direo da qual se segue. Assim, o objeto da cincia no ser tanto a verdade, mas o desenvolver da probabilidade mediante a procura de proposies aproximadamente mais verdadeiras.

3. Cincia: medos e apreenses Os anos 50 e 60 foram marcados por transformaes mundiais no campo sociopoltico, econmico, tcnico-cientfico e cultural. Gilberto Gil antenado nas mudanas ocorridas em sua poca ir interpretar a problemtica existente entre os avanos cientficos e as manifestaes artsticas. Grande defensor da arte como espao de fuga espiritual e resistncia s tendncias desumanizantes da vida, preocupa-se especificamente com o carter ambguo da tecnologia e sua presena cada vez mais decisiva no cotidiano. Destacou-se entre os artistas e compositores de sua poca ao colocar nas canes a temtica referente ao embate entre o processo desumano da cincia e a existncia do ser. Em 1966, sob o impacto da decida da nave Lunik 9 no solo lunar, comps uma cano com o mesmo nome, da qual diversos elementos mais tarde fariam parte da esttica tropicalista, como a iniciativa de retirar de fatos jornalsticos motivos a serem trabalhados em canes e a fuso entre o novo e o tradicional.
Poetas, seresteiros, namorados, correi chegada a hora de escrever e cantar Talvez as derradeiras noites de luar Momento histrico, simples resultado do desenvolvimento da cincia viva Afirmao do homem normal, gradativa sobre o universo natural Sei l que mais Ah, sim! Os msticos tambm profetizando em tudo o fim do mundo E em tudo o incio dos tempos do alm Da nova guerra ouvem-se os clarins Guerra diferente das tradicionais, guerra de astronautas nos espaos siderais

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

711
E tudo isso em meio s discusses, muitos palpites, mil opinies Um fato s j existe que ningum pode negar, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, j! E l se foi o homem conquistar os mundos l se foi L se foi buscando a esperana que aqui j se foi Nos jornais, manchetes, sensao, reportagens, fotos, concluso: A lua foi alcanada afinal, muito bem, confesso que estou contente tambm A mim me resta disso tudo uma tristeza s Talvez no tenha mais luar pra clarear minha cano O que ser do verso sem luar? O que ser do mar, da flor, do violo? Tenho pensado tanto, mas nem sei Poetas, seresteiros, namorados, correi chegada a hora de escrever e cantar Talvez as derradeiras noites de luar.

Na cano, o compositor revelava-se ao mesmo tempo encantado e temeroso diante do avano da tecnologia. Em suas prprias palavras:
Recebi o impacto da notcia do pouso da Lunik 9 na Lua com orgulho e ponderao: estvamos conquistando o espao, mas onde isso ia dar? No era s o cidado que especulava, mas tambm o artista, com o senso de ser locutor da sociedade junto a histria.... (RENN, 2003, p. 70-71).

A letra inicia conclamando os poetas a uma urgente corrida para aproveitar o momento ainda possvel de se escrever poesias e canes inspirada pelo luar. Apresenta tambm um temor exagerado da tecnologia e de que ela pudesse afugentar todo o carter romntico, lrico que abarca a imagem da lua. A partir do momento em que o satlite comeasse a ser explorado e colonizado pelos homens, deixaria de ser algo distante, inalcanvel, o que era uma das condies necessria para a prtica de um lirismo saudosista romntico. Acrescenta ainda admirao por aquele momento histrico e ao invs de louvar a ponte entre cincia e arte, o que far posteriormente em outras canes, o compositor se queixa de que a cincia e o avano do progresso estariam destruindo o romantismo potico, resultando na morte da poesia. Apresenta uma ntida opo pelas temticas recorrentes no Romantismo (mar, luar, violo), tradicionalmente relacionados com poeta e poesia. aparentemente um alerta ingnua trade poetas, seresteiros, namorados, mas compe um forte manifesto poltico a

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

712
respeito das conquistas espaciais, Guerra diferente / Das tradicionais / Guerra de astronautas / Nos espaos siderais. Isso porque emergia no cenrio internacional a Guerra Fria: disputa entre Estados Unidos e Unio Sovitica (URSS) pelos poderes poltico e econmico, alm da conquista do espao. Esse foi o grande impulso para a explorao espacial e resultou em grandes avanos cientficos e tecnolgicos, alm de outras descobertas importantes. Segundo Gil, a inspirao nasceu de uma profunda assuno de um sentido trgico de seu tempo, em que os avanos cientficos geravam medo e dvidas sobre o futuro da humanidade. Lembra-nos Lacerda (2002, p. 49) que o perigo de uma terceira guerra mundial era uma das grandes preocupaes da poca, alm do crescimento blico, cada vez mais potente desde o episdio de Hiroshima. Lacerda destaca ainda que ... nessa cano, o apocalipse vem surgindo em uma dupla face, no apenas o fim, mas tambm um novo comeo, um fenmeno simultaneamente destrutivo e construtivo. Nos versos L se foi buscando / A esperana que aqui j se foi, podemos realmente comprovar essa posio, visto que o espao sideral apresenta a esperana de um recomeo para a humanidade, um reencontro com a esperana que j no era facilmente encontrada em nosso planeta. Ampliando a discusso podemos buscar um entendimento maior no dilogo com a poesia intitulada O homem; as viagens, de Carlos Drummond de Andrade (1979, p. 440-441). Nesse trabalho o poeta mineiro nos mostra que a grande falncia existencial do homem, muitas vezes, abdicar de uma mudana radical do seu interior ao naufragar em viagens siderais que s o confirmam como grande negligenciador de sua prpria alma. A esse ser bicho da terra to pequeno, cabe buscar uma ligao primordial, harmoniosa e benfica entre o j conclamado mundo cientfico e a expansiva alma humana. Sendo essa a mais difcil viagem proposta: a viagem de si a si mesmo. Para se buscar a esperana que aqui j se foi no necessrio ao homem outros mundos colonizar, apenas se faz necessrio

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

713
humanizar o homem para que esse possa con-viver em um espao onde a esperana seja inesgotvel. Prosseguindo no embate entre cincia e humanidade, Gilberto Gil escreve em 69 a cano Crebro Eletrnico, em que avalia e retifica a condio humana como soberana em relao robtica.
O crebro eletrnico faz tudo Faz quase tudo Faz quase tudo Mas ele mudo O crebro eletrnico comanda Manda e desmanda Ele quem manda Mas ele no anda S eu posso pensar Se Deus existe S eu S eu posso chorar Quando estou triste S eu Eu c com meus botes De carne e osso Eu falo e ouo. Hum Eu penso e posso Eu posso decidir Se vivo ou morro por que Porque sou vivo Vivo pra cachorro e sei Que crebro eletrnico nenhum me d socorro No meu caminho inevitvel para a morte Porque sou vivo Sou muito vivo e sei Que a morte nosso impulso primitivo e sei Que crebro eletrnico nenhum me d socorro Com seus botes de ferro e seus Olhos de vidro

As discusses sobre a ciberntica comearam a se tornar pblicas nos anos 70, o computador j estava se tornando uma realida-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

714
de, era o chamado crebro eletrnico, nem um pouco miniaturizado como so os computadores hoje. Sempre atento ao seu tempo, na msica Crebro Eletrnico Gil atenta ao risco dessa crescente maquinizao, robotizao e computadorizao. Nela, o autor enfoca o problema do avano tecnolgico, pois novamente se v diante do perigo de que a tecnologia assuma feies desumanizantes e venha a representar uma grave ameaa humanidade, visto que o crebro eletrnico faz tudo, comanda, manda e desmanda. A msica j admitia as perspectivas de um mundo novo e suas implicaes, mas com certa ironia; nela o homem aceita a importncia do computador, e faz um alerta para o homem-mquina ou a mquina comandando o homem. Diante disso, pe o ser humano em situao superior mquina, demonstrando que ela dever servir ao homem, e no o contrrio, o que, alis, o pressuposto bsico da ciberntica, as novas inteligncias artificiais colocadas sob o controle da inteligncia original, humana. Segundo o cientista Francis Crick, prmio Nobel pela descoberta da estrutura dupla hlice do DNA, o homem no precisa provar ser melhor que o computador ou qualquer mquina, pois ele realmente o . Mesmo o homem produzindo mquinas que enxerguem ou conversem, elas no tm a capacidade de interpretar significados, e so confusas na identificao de objetos ... podemos construir um modelo com um comportamento um pouco parecido com o do crebro, mas construir algo que se comporte exatamente como ele talvez seja tecnicamente impossvel (GRECO, 2001, p. 57-58). Sendo assim, o homem ainda insubstituvel por no haver mquinas que possam tomar decises, para isso seria necessrio construir mquinas que funcionassem como redes neurais. Por haver sido escrita em um perodo em que as informaes sobre o assunto ainda eram poucas e os avanos crescentes, havia o medo de o homem ser comandado pelas mquinas. As comparaes entre as capacidades dos dois tornaram-se inevitveis. Gil recorre, ento, para o campo da espiritualidade como espao de autonomia do homem, em que a mquina por ser irracional no atua.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

715
Os versos S eu posso pensar se Deus existe / S eu / S eu posso chorar quando estou triste chamam a ateno para essas impossibilidades do crebro eletrnico que, embora crebro, no tem vida prpria e no pode chorar, curiosa concepo da possibilidade humana, em contraponto capacidade eletrnica de mandar e desmandar vista pelo poeta: O crebro eletrnico comanda / Manda e desmanda / Ele quem manda / Mas ele no anda Percebe-se ento um jogo de contrastes que se estabelece no texto, valorizando as possibilidades do ser humano diante das impossibilidades da mquina. O que poderia ser visto como caracterstica superior raa humana surge como grande diferencial do homem: pensar c com seus botes de carne e osso sobre sua existncia e ao mesmo tempo sua finitude. Soma-se a isso uma caracterstica pungente: a autonomia do individuo que pensa e pode decidir entre a vida e a morte, pois Que crebro nenhum (...) d socorro no caminho inevitvel para a morte. A mquina pode at ser eterna, mas no faz do homem um ser perene. E isso no descarta e no tira do humano a possibilidade de pensar em Deus, de vivenciar ou experienciar algo de teor mstico. Mesmo em um momento em que a tecnologia aponta s vantagens da mquina, Gil valoriza as sutilezas, as fragilidades do ser humano, dando a ele o poder supremo de alcanar realidades sensveis em contato com sua prpria limitao. Durante o tempo que passa na priso, Gilberto Gil compe trs msicas que retratam uma nova opo de vida. Devido possivelmente dificuldade em recompor uma perspectiva de vida presente, em razo da privao de liberdade que vivia no momento, compe msicas sobre temas futursticos, voltando sua ateno para as novas descobertas e avanos cientficos, entre essas composies est Futurvel.
Voc foi chamado, vai ser transmutado em energia Seu segundo estgio de humanide hoje se inicia Fique calmo, vamos comear a transmisso Meu sistema vai mudar Sua dimenso Seu corpo vai se transformar Num raio, vai se transportar

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

716
No espao, vai se recompor Muitos anos-luz alm Alm daqui A nova coeso Lhe dar de novo um corao mortal Pode ser que o novo movimento lhe parea estranho Seus olhos talvez sejam de cobre, seus braos de estanho No se preocupe, meu sistema manter A conscincia do ser Voc pensar Seu corpo ser mais brilhante A mente, mais inteligente Tudo em superdimenso O mutante mais feliz Feliz porque Na nova mutao A felicidade feita de metal.

Segundo o prprio Gil, essa msica representa o dilogo entre a liberdade e a priso, constitudas pelas prprias cadeias que os homens encadeiam. A liberdade o que est na essncia de ns mesmos nas situaes limites. (FONTELES, 1999, p. 141). Por esse caminho, entendemos que mesmo fisicamente preso possvel que a conscincia esteja livre, pois se pode aprisionar o homem, mas no seus pensamentos. A liberdade mais que puramente fsica, o que est no cerne de cada um. Em Futurvel, nos versos em que diz: No se preocupe, meu sistema manter / A conscincia do ser / Voc pensar.... Gil projeta no futuro seus anseios e medos, entre eles o de que a tecnologia desenvolvida para resolver os problemas humanos acabe criando novas dificuldades humanidade. Ultrapassando o significado da letra e refletindo sobre como ela cantada, observamos na introduo da msica sons que lembram os filmes de fico cientfica, nos remetendo ideia futurista que se consagrou na poca com pelculas do mesmo gnero de 2001: uma Odisseia no Espao, acrescentando um tom de suspense, de mistrio com relao s novidades.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

717
Percebemos uma ntida preocupao quanto s mudanas possveis na essncia do homem, em decorrncia dos avanos cientficos e tecnolgicos. Por outro ngulo, esses versos nos possibilitam ver a msica como uma crtica social muito clara ao momento histrico que Gil e o pas estavam atravessando. A chegada dos militares ao poder restringiu o direito do homem de se expressar livremente. O sistema manteria a conscincia do ser, mas servindo aos seus objetivos. Neste caso, cabe a definio feita pelo neurologista portugus Antnio Damsio, que
...divide a conscincia humana em duas, a conscincia nuclear e a conscincia alargada, a primeira se refere ao aqui e agora, no h passado nem futuro para ela, a segunda referente no s ao aqui e agora, mas tambm ao nosso passado e ao nosso futuro antecipado (GRECO, 2001, p. 26).

Este ser transformado, aps passar pelo segundo estgio de humanide, conservaria somente a conscincia nuclear. No faria referncias ao passado, nem planos e projetos para o futuro. Lacerda (2002, p. 65) destaca que a chegada dos militares ao poder ps em evidncia a figura do ser humano com caractersticas que nos remetem s mquinas, funcionando ao comando de superiores sem questionar os motivos ou consequncias de seus atos, somente importando-se com o aqui e agora (conscincia nuclear). Um homem comandado por detentores do poder sem ideais polticos, mas com objetivos calculados em termos de produtividade e de progresso material a ser obtido a qualquer custo. O regime militar agia como um cientista sem escrpulos, visando ao resultado de seu experimento a qualquer custo, mesmo que fosse necessrio dispor da vida das cobaias de seu laboratrio. Nesse caso, vidas de homens comuns que tinham sua privacidade violada. Tudo isso, visto como necessrio e certo para o avano da sociedade: Olha voc est sendo trazido pra um novo estgio da humanidade, mas no se preocupe, isso muito natural, como uma iniciao aos novos tempos a que o homem ser submetido. Vale ressaltar ainda que no contexto histrico educacional do Brasil, foram implementados nos currculos escolares disciplinas que direcionavam os alunos ao, e somente, vis tcnico-cientfico. Mui-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

718
tas vezes renegadas, disciplinas como Sociologia, Filosofia e Artes no contribuam para a formao do educando que privilegiava a formao dos alunos para trabalharem em indstrias. A chegada dos militares ao poder gerou uma grande censura aos pensamentos libertrios da poca. Muitos foram presos, exilados ou mortos, pois a mutao conservaria a conscincia do ser, mas a felicidade no seria criada por essa conscincia, j viria pronta, estrategicamente planejada, de metal, no seria criada pela liberdade de pensar ou agir. Tambm possvel a interpretao de que a felicidade se daria por meio de bens materiais ou da evoluo industrial: O mutante mais feliz / Feliz porque / Na nova mutao / A felicidade feita de metal. Diante disso, no parecendo mais haver futuro possvel, Futurvel expressa de forma sutil o fim da humanidade e a descrena de que o progresso material de alguns traga mais felicidade ao mundo, ideias consideradas comunistas e temidas pelo regime da poca.

4. Pausa para reflexo: O poeta e seus questionamentos Desde a instalao da cincia, no sculo XVII, at recentemente, o conhecimento era entendido como um aumento ou aproximao da verdade acerca das coisas e que ia sendo acumulado nas memrias e nos livros. Essa concepo ainda segue e ganha cada vez mais associao crena de que o conhecimento uma criao sempre nova (no uma acumulao), que toma por base o j existente. Atualmente h uma tendncia em querer tornar o conhecimento cientfico mais acessvel ao maior nmero de pessoas, simplificando-o. Apesar de no ser muito fcil divulgar uma teoria de modo popular, isso se faz cada vez mais necessrio devido ao aumento da importncia da cincia na vida cotidiana. As novas tecnologias permitem contatos muito mais ricos, constantes e variados de grupos com diversos critrios de valor, podendo enriquecer a experincia pessoal ou enfraquecer as identidades j constitudas na qual divergem alguns tericos. Vejamos a letra da cano Queremos Saber, de 1976.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

719
Queremos saber, O que vo fazer Com as novas invenes Queremos notcia mais sria Sobre a descoberta da antimatria e suas implicaes Na emancipao do homem Das grandes populaes Homens pobres das cidades Das estepes dos sertes Queremos saber, Quando vamos ter Raio laser mais barato Queremos, de fato, um relato Retrato mais srio do mistrio da luz Luz do disco voador Pra iluminao do homem To carente, sofredor To perdido na distncia Da morada do senhor Queremos saber, Queremos viver Confiantes no futuro Por isso se faz necessrio prever Qual o itinerrio da iluso A iluso do poder Pois se foi permitido ao homem Tantas coisas conhecer melhor que todos saibam O que pode acontecer Queremos saber, queremos saber Queremos saber, todos queremos saber

A composio um questionamento sobre a democratizao das informaes cientficas. Segundo Gilberto Gil, essa cano serve como afirmao do compromisso do artista em se fazer abrir os acessos para todo mundo. Quanto mais todo mundo souber, melhor. Essa coisa de que o saber para especialistas, no! (FONTELES, 1999, p. 256). O poeta baiano sugere ainda que a cincia deixe de ser algo distante do homem comum e contribua para a sua emancipao. Essa viso tambm compartilhada por cientistas como Carl Sagan, cien-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

720
tista que buscou sempre oferecer ao pblico leigo ou especializado a mais completa e acessvel viso cientfica dos fatos que se fez possvel, e Alan Sokal, que defende a incrementao do conhecimento cientfico como essencial para a democracia, justificando que assim evitar que decises importantes sejam tomadas sem participao popular (GRECCO, 2001, p. 22). Partindo do pressuposto de que a maior fonte de poder a informao, Queremos Saber nos leva observar que apesar de tantas descobertas cientficas importante, como o raio laser e a antimatria, h um jogo paradoxal que mantm o homem comum ainda perdido, carente e sofredor, distante da luz do disco voador, das novidades cientficas que o levariam ao conhecimento. Lacerda (2002, p. 93) destaca que todos os elementos trabalhados na msica convergem para um debate sobre a iluso do poder, como uma aluso atitude arrogante dos que detm o saber como privilgio em nossa sociedade. na sociedade atual quem detem o poder a elite, Sugere tambm uma outra leitura em que o texto nos leve a um dilogo intercultural e interdisciplinar. A ps-modernidade trs a possibilidade de pensar o indivduo com uma formao pautada em um saber unvoco. preciso refletir o mundo e por consequncia o pensamento contemporneo como algo em eterna formao, e mais do que isso num vis holstico em que os diferentes saberes so vistos no como algo compartimentalizado ou fragmentado. O socilogo francs Edgar Morin (2003, p. 116) afirma que, diante dos problemas complexos que as sociedades contemporneas hoje enfrentam, apenas estudos de carter inter-poli-trandisciplinar poderiam resultar em anlises satisfatrias de tais complexida- des: "Afinal, de que serviriam todos os saberes parciais seno para formar uma configurao que responda a nossas expectativas, nossos desejos, nossas interrogaes cognitivas? (MORIN, 2003, p. 116). De acordo com vrias tradies msticas muito consideradas e utilizadas por Gil em suas composies, a verdade ltima deve ser buscada pela intuio e no pela anlise e pelo raciocnio. H tambm aqueles que apontam o perodo atual como resultante de um enfraquecimento da crena que poderamos ter em um

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

721
elemento comum a toda a humanidade, assim como tambm se enfraqueceu a crena de que seria possvel chegar-se a atingir um conhecimento no parcial, nem ilusrio das coisas a verdade. Sendo assim, todo poder uma iluso, mesmo o que baseado no conhecimento, pois tudo o que existe est em permanente andamento e se modifica a cada instante, portanto, aquele que detm hoje o saber pode no possu-lo no futuro, pelo menos no como verdade absoluta, a no ser que consiga obter uma viso holstica, mas essa, a mente humana s capaz de conceber quando livre de interesses mundanos. A impreciso semntica, caracterstica do autor aparece claramente na msica Logos versus logo, mas mesmo aparentemente confusa, a composio expe com clareza a complexidade do que tem a dizer.
Trocar o logos da posteridade Pelo logo da prosperidade Celebra-se, poeta que se Durante um tempo a ideia radical De tudo importar, se para o supremo ser De nada importar, se para o homem mortal Abarrotam-se os cofres do saber Um saber que se torne capital Um capital que faa o futuro render Os juros da condio de imortal (Mas a morte certa!) Trocar o logos da posteridade Pelo logo da prosperidade E assim por muito tempo busca-se O cuidadoso esculpir da esttua Que possa atravessar os sculos intacta Tornar perptua a lembrana do poeta Mas chega-se ao cruzamento da vida O ser pra um lado, pra outro lado o mundo Sujeita-se o poeta servido da lida Quando a voz da razo fala mais fundo

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

722
E essa voz comanda: Trocar o logos da posteridade Pelo logo da prosperidade E o bom poeta, slido afinal Apossa-se da foice ou do martelo Para investir do aqui e agora o capital No produzir real de um mundo justo e belo Celebra assim, mortal que j se cr O afazer como bem ritual Cessar da obsesso pelo supremo ser Nascer do prazer pelo social E o poeta grita: Trocar o logos da posteridade Pelo logo da prosperidade Eis o papel da grande cidade Eis a funo da modernidade

De imediato salta aos olhos o jogo lingustico que o poeta se prope a usar durante toda a cano. Presencia-se assim a linguagem potico-musical como forma de discutir duas posies de ser e de agir do homem perante o mundo. No ttulo, se mostra a oposio entre logos e logo. A primeira como cenrio de um mundo regrado pelo discurso tcnico cientificista em que o paradigma de viver se pauta na racionalidade (logo, do grego significa, palavra, cincia, conhecimento). A segunda na urgncia de reencontrar a prosperidade, tendo como agenciador a figura do poeta que atravs da ideia radical busca captar de tudo pra da surgir o supremo existir, o conviver para alm de um mundo material. a urgncia de uma viso utilitarista e produtivista, em oposio ao mundo puramente potico. Cada vez mais usufruindo dos paradoxos, Gilberto Gil num jogo-potico lingustico apresenta a vida num eterno jogo e posies, brincando com as palavras no seu sentido mais corriqueiro, prova poder escavar delas e transform-las em outras verdades. Cofres j no aprisionam, libertam; o capital se transfigura naquilo que imprescindvel para o ser. No no sentido de reificar o humano, mas

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

723
trazendo para ele uma condio de imortalidade. As palavras, ento, outrora configuradas em um universo dicionarizado capitalista se revestem de um sentido libertrio, ampliando e potencializando os seus sentidos. Gilberto Gil tambm sabe que a busca pela prosperidade uma tarefa rdua, visto que a seduo da voz da razo (Capitalismo Mundial Integrado) tudo faz para driblar, velar e levar o poeta a um caminho de servido. E assim os papis se invertem: Trocar o logos da posteridade / Pelo logo da prosperidade. Seria lugar comum dizer que a prosperidade na voz capitalista lucrar? Parece que sim. Mas cabe ao bom poeta, aquele convicto de seu papel, reinventar o mundo de maneira a recuperar o fraterno, o igual, numa atitude aos ideais socialistas sugeridos a partir das palavras foice e martelo, smbolos do partido comunista. Inserindo o poeta num lcus mais social do que puramente metafsico, Gilberto Gil inscreve a prtica desse numa atitude mais engajada, tirando dele a imagem de um ser no pedestal e o colocando numa atitude slida afinal. Seguindo as estrofes, acompanhamos como o artistas poeta sai do seu papel de contemplador do ser e torna-se apenas mais um na engrenagem da mquina capitalista. Na primeira estrofe, o desejo de evoluo transcendente est acima do desejo de evoluo material, e aquela, s se d pela arte, visto que essa consiste na mais audaciosa expresso de um projeto cultural e espiritual: alm de ser geradora de perfeio e plenitude, ela , por essncia, afirmao, beno e divinizao da existncia (NIETZSCHE, apud JAPIASSU, 2005, p. 230); alm disso, a mais direta viso da realidade (BRGSON, apud JAPIASSU, id. ib.) ou a contemplao das coisas independentemente do princpio da razo (SCHOPENHAUER, apud JAPIASSU, id. ib.). Encontramos a a ideia do estreitamento do poeta com Deus, justificando a grandeza daquele que, em tese, seria superior ao cientista, por buscar e obter tal aproximao. A segunda estrofe traz um sentido diminuidor, depreciativo, da atribuio exagerada que o poeta faz de si mesmo ao associar a poesia ao plano da economia, ao plano da acumulao. O refro nos leva a esse sentido de incluso do poeta, no utilitarismo, fazendo de-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

724
le um ser comum ao fazer de sua arte algo meramente burocrtico, profissional, trocando o logos da posteridade por sua urgncia de capital, pelo logo da prosperidade. Nas estrofes seguintes, abordada a questo do engajamento: O poeta aps entrar no processo capitalista da sociedade, se engaja, resgatando a excelncia potica atravs de um servio prestado humanidade pela conscientizao poltica ou social em busca de um mundo melhor, atravs de sua poesia. Desenvolvendo a ideia de que, j que se tornou slido, com desejos concretos e no apenas espirituais, o poeta entra na esteira da produo, dobrando-se contingncia de ser um indivduo produtivo e comum, como tantos outros, em busca da sobrevivncia fsica, deixando de lado sua preocupao anterior com o uso da arte para o crescimento espiritual. A palavra Ciberntica, do grego, significa condutor, e foi utilizado como o nome de uma nova cincia que visava compreenso dos fenmenos naturais e artificiais atravs do estudo dos processos de comunicao e controle nos seres vivos, nas mquinas e nos processos sociais. A teoria ciberntica de Wiener, originou pesquisas e influenciou vrios campos cientficos, incluindo a antropologia desde a dcada de 1940. Atualmente, a ciberntica est praticamente esquecida como uma cincia, mas deixou importantes contribuies para a cultura. Inserido no assunto no perodo em que trabalhava na alfndega, Gilberto Gil foi introduzido ciberntica por seu amigo Csar, um entusiasta da ciberntica que lhe deu o primeiro livro sobre o assunto a obra clssica, de Norbert Wiener. Atento s possibilidades surgidas com as contribuies da ciberntica, tidas como meios criativos para as reavaliaes do consenso social acerca dos significados das coisas, Gilberto Gil compe Ciberntica, como uma forma de reavaliar, questionar e ao mesmo tempo responder as dvidas existentes. Na poca, a Unio Sovitica atingiu seu auge geopoltico e tecnolgico utilisando a ciberntica para a gesto e controle da economia.
L na alfndega Celestino era o Humphrey Bogart Solino sempre estava l

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

725
Escrevendo: "Dai a Csar o que de Csar" Csar costumava dar Me falou de ciberntica Achando que eu ia me interessar Que eu j estava interessado Pelo jeito de falar Que eu j estivera estado interessado nela Ciberntica Eu no sei quando ser Ciberntica Eu no sei quando ser Mas ser quando a cincia Estiver livre do poder A conscincia, livre do saber E a pacincia, morta de esperar A ento tudo todo o tempo Ser dado e dedicado a Deus E a Csar dar adeus s armas caber Que a luta pela acumulao de bens materiais J no ser preciso continuar A luta pela acumulao de bens materiais J no ser preciso continuar Onde lia-se alfndega leia-se pndega Onde lia-se lei leia-se l-l-l Ciberntica Eu no sei quando ser Ciberntica Eu no sei quando ser

Apresentando uma forte crtica ao capitalismo e a acumulao de bens materiais, acreditando ser esse um dos fatores que emperram o mecanismo do desenvolvimento e evoluo da humanidade. O verso Onde lia-se lei leia-se l-l-l, um exemplo do anarquismo libertrio que tomava conta da juventude universitria da poca. H uma entonao libertria e at mesmo comunista na msica, colocando-se de maneira esperanosa com a chegada da ciberntica, mas desacreditando que sua vinda fosse possvel.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

726
Num mundo regido pelo prisma positivista, a cincia que direciona os discursos do poder os quais, muitas vezes sero revestidos de uma verdade absoluta. A cincia, representada na msica pela ciberntica, ter seu sentido positivo quando estiver livre do poder, a conscincia livre do saber a pacincia morta de esperar. Ou seja, um direcionamento maior dado cincia no sentido de lev-la e elev-la a um dilogo com Deus e trazer benefcios espirituais ao homem.

5. A cincia amiga da arte As canes que se seguem foram agrupadas por tematizar questes relacionadas cincia como saber que auxilia o homem em sua caminhada existencial. Vejamos a primeira intitulada Parabolicamar
Antes mundo era pequeno Porque Terra era grande Hoje mundo muito grande Porque Terra pequena Do tamanho da antena parabolicamar , volta do mundo, camar , , mundo d volta, camar Antes longe era distante Perto, s quando dava Quando muito, ali defronte E o horizonte acabava Hoje l trs dos montes, den de casa, camar , volta do mundo, camar , , mundo d volta, camar De jangada leva uma eternidade De saveiro leva uma encarnao Pela onda luminosa Leva o tempo de um raio Tempo que levava Rosa Pra aprumar o balaio Quando sentia que o balaio ia escorregar , volta do mundo, camar , , mundo d volta, camar

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

727
Esse tempo nunca passa No de ontem nem de hoje Mora no som da cabaa Nem t preso nem foge No instante que tange o berimbau, meu camar , volta do mundo, camar , , mundo da volta, camar De jangada leva uma eternidade De saveiro leva uma encarnao De avio, o tempo de uma saudade Esse tempo no tem rdea Vem nas asas do vento O momento da tragdia Chico, Ferreira e Bento S souberam na hora do destino apresentar , volta do mundo, camar , , mundo d volta, cmara

O texto trabalha em cima da alterao do tempo e do encurtamento das distcias provocados pela globalizao, e explora bem duas de suas caractersticas: a revoluo tecnolgica nas comunicaes e na eletrnica e a hibridizao entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal. O compositor utiliza uma linguagem simples em toda a composio. O ttulo Parabolicamar prope a fuso das palavras parablica, tipo de antena mais eficiente em captar sinais de TV, e camar, vocativo usado por praticantes de capoeira para se referirem uns aos outros, apresenta durante a msica contrastes entre o rural e o urbano, o artesanal e o industrial e a harmonizao entre o tradicional e o moderno. Na msica, o tempo existencial encontra-se em contraposio ao tempo cronolgico a eternidade, a encarnao e a saudade se contrapem jangada e o saveiro, e estes dois ao avio Com o avano tecnolgico, os conceitos de grande e pequeno, longe e perto so tidos como relativos, podem ser encurtados com a velocidade e facilidade de acesso encontradas nos tempos atuais. H tambm uma aluso ao tempo subatmico, da pequena partcula de tempo, fazendo uma referncia a Einstein, cujo trabalho

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

728
terico possibilitou o desenvolvimento da energia atmica. Segundo Gil A imagem mais representativa desse tempo subatmico referido anteriormente a correo equilibradora que Rosa faz com o balaio, observado nos seguintes versos: Pela onda luminosa / Leva o tempo de um raio / Tempo que levava Rosa / Pra aprumar o balaio. Alm da questo do tempo, h na msica uma referncia ao espao. Para alguns estudiosos a globalizao teve seu incio com as grandes navegaes entre pases e continentes, com isso, alm de outros benefcios, foi possvel ao homem conhecer e relacionar-se com culturas diferentes. Trazendo o tema para os dias atuais, Gilberto Gil sugere em Parabolicamar uma tecnologia voltada a divulgao das culturas de pequenas comunidades do pas, e a mescla entre culturas populares locais e uma cultura universal. A proposta da msica que no s essas pequenas comunidades tenham acesso a informaes de todo o mundo, como tambm que o mundo tenha acesso a cultura de diversas comunidades do pas, principalmente as interioranas e sertanejas. (Renn, 2003, p. 403) A globalizao tecnolgica possibilite ao homem aumentar o tamanho de seu conhecimento, do seu mundo, antes restrito devido ao pouco contato ou informaes de outros lugares, povos e culturas distantes e o torne maior, do tamanho da antena parablica, do tamanho da possibilidade de informaes que se pode adquirir com os avanos da tecnologia da informao. A internet, rede mundial de computadores, a face mais visvel da globalizao das comunicaes, possvel graas a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da rea de telecomunicaes e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de ideias e informaes sem precedentes na histria da humanidade. Permitindo as pessoas observar as tendncias do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitao a barreira lingustica.
Criar meu web site Fazer minha home-page Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleje

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

729
Que veleje nesse infomar Que aproveite a vazante da infomar Que leve um oriki do meu velho orix Ao porto de um disquete de um micro em Taip Um barco que veleje nesse infomar Que aproveite a vazante da infomar Que leve meu e-mail at Calcut Depois de um hot-link Num site de Helsinque Para abastecer Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes de Connecticut De Connecticut acessar O chefe da Macmilcia de Milo Um hacker mafioso acaba de soltar Um vrus pra atacar programas no Japo Eu quero entrar na rede pra contactar Os lares do Nepal, os bares do Gabo Que o chefe da polcia carioca avisa pelo celular Que l na praa Onze tem um vdeopquer para se jogar

Pela Internet uma das canes de Gil em louvor tecnologia com a inteno de fazer relaes entre as novas tecnologias e outros campos. Os jogos poticos so a base para a construo dessa cano. Pode-se observar na gravao da msica uma brincadeira verbal interessante relacionada palavra Connecticut, introduzindo uma fala rpida na qual diz: Dont cut my connection! I connect, you cut! I connect, you cut!. A letra segue para os lugares mais distantes, os lares do Nepal, os bares do Gabo, para dar conta da agilidade que caracteriza a internet. Em entrevista a Renn, Gil comenta sobre a satisfao em relao a essa msica aps ler um ensaio sobre a internet na frica, de John Perry Barlow, onde fala da incorporao gil que o continente est fazendo desse meio. Segundo ele a internet apresentou uma vitalidade extraordinria na frica, que nesse campo est queimando etapas, enquanto em muitos outros se mantm ainda subdesenvolvida.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

730
O ttulo refora o que a msica tambm faz, a incorporao alegre, ldica, dos novos jogos tecnolgicos e a inteno se jogar o jogo potico junto com o jogo tecnolgico, reportando a oitenta anos atrs, quando provavelmente um mesmo tipo de estmulo tenha levado Donga e Mauro de Almeida a fazer Pelo telefone. Na dcada de 1990, Gilberto Gil incluiu Pela Internet no j mencionado lbum "Quanta" e, com ela, explorou o 'infomar', seus termos tcnicos e a globalizao emergente, fazendo referncia ao mencionado Pelo Telefone. O universo se pe diante do homem, dessa vez, atravs da internet e das redes que lhe so disponibilizadas pela mesma. Criar websites, fazer homepages e usar gygabites para fazer jangadas e barcos que velejem atravs da internet em busca de respostas, propostas, ideias e solues para os problemas da humanidade ao mesmo tempo em que geram alegria e capacidade de superao de suas angstias, medos e inseguranas deve ser o foco de todos. No espao virtual tem-se o mundo no horizonte e, nas mos, o seu destino. Gil j como Ministro da Cultura, em aula magna na USP em 2004 diz que o uso de tecnologia digital muda os comportamentos. O uso pleno da Internet e do software livre cria fantsticas possibilidades de democratizar os acessos informao e ao conhecimento, maximizar os potenciais dos bens e servios culturais, amplificarem os valores que formam o repertrio comum e, portanto, a cultura, e potencializar tambm a produo cultural, criando inclusive novas formas de arte. A msica Quanta um convite do autor para compartilhar com o pblico sua admirao pelas conquistas e possibilidades abertas pela pesquisa cientfica nas ltimas dcadas, em particular no campo da fsica subatmica, fundamentada na teoria quntica e na tecnologia da informtica. Gilberto Gil sempre nutriu um fascnio pelas cincias naturais e suas aplicaes na vida humana, tanto que no dedicou a elas no somente canes isoladas, mas o lbum duplo, lanado em 1997, com o nome Quanta.
um trabalho que vem do meu enorme fascnio pelo universo masplanckiano, schrodingeriano, heisenberguiano, niels-bohriano; um fasc-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

731
nio de anos... Quanto mais eu leio sobre o quantum da matria, sobre essa abolio da escravatura da fsica do mecanicismo, do paradigma cartesiano, mais eu fico pensando por que eu resolvi passar quase cinco anos dedicando uma especulao sobre isso a um trabalho artstico, acabando por fazer um disco duplo, enorme, exaustivo, at confuso para muita gente (Renn, 2003, p. 431).

Nesse lbum fica clara a diferente abordagem da cincia e do mundo feita por Gil, se comparada com suas msicas das dcadas de 60 e 70. Mas no s o artista quem modifica suas abordagens, a prpria cincia e toda a realidade a nossa volta esto em permanente mudana. Estudos sobre o tomo derrubam a teoria da inrcia, um dos pilares da fsica newtoniana, mudando completamente a relao com os conhecimentos j estabelecidos. Alm de constatarem uma complexidade cada vez maior dentro do tomo, descobriram vrias outras partculas e chegaram concluso de que todas elas esto em movimento constante, jamais esto em repouso, esto sempre interagindo, trocando energia. Disso resulta que nenhum objeto ou fenmeno natural pode ser estudado de maneira completa sem se avaliar sua relao com o restante do universo. Nasce ento uma nova maneira de interpretar a Natureza, mais prxima da compreenso do mundo desenvolvida pelos msticos orientais (hindus, budistas e taostas). Essa noo de que tudo o que existe est entrelaado em uma teia dinmica de relaes, de que a Natureza um sistema dinmico de foras e energias, foi fundamental para o desenvolvimento da moderna conscincia ecolgica. Sendo assim, a cincia possibilita ao homem perceber hoje o que povos antigos j sabiam: somos parte da Natureza e tudo o que fazemos interagir com o mundo nossa volta. Diante dos aspectos observados, no existe contradio entre o engajamento na causa ecolgica, defendido por Gil em composies anteriores, e a valorizao da cincia. O que observamos a afinidade do autor com as mais recentes tendncias da pesquisa cientfica. Essa relao de afinidade de Gilberto Gil com a cincia e suas implicaes na busca de uma conscincia humanstica surge com a

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

732
msica Quanta. Nessa msica ganhou espao um conceito fundamental e complexo da fsica moderna: o quantum. Para a concepo da cano Quanta, Gilberto Gil contou com Csar Lates, integrante do grupo de cientistas que descobriu o pon (uma das partculas que compem o universo subatmico), como um tipo de consultor, a quem o autor recorria para no cometer nenhum sacrilgio. (Jornal do Brasil, 25 abr.1997 apud LACERDA, 2002, p. 102)
Quanta do latim Plural de quantum Quando quase no h Quantidade que se medir Qualidade que se expressar Fragmento infinitsimo Quase que apenas mental Quantum granulado no mel Quantum ondulado no sal Mel de urnio, sal de rdio Qualquer coisa quase ideal Cntico dos cnticos Quntico dos qunticos Canto de louvor De amor ao vento Vento, arte do ar Balanando o corpo da flor Levando o veleiro pro mar Vento de calor De pensamento em chamas Inspirao Arte de criar o saber Arte, descoberta, inveno Theora em grego quer dizer O ser em contemplao Cntico dos cnticos Quntico dos qunticos Sei que a arte irm da cincia Ambas filhas de um deus fugaz Que faz num momento e no mesmo momento desfaz

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

733
Esse vago deus por trs do mundo Por detrs do detrs Cntico dos cnticos Quntico dos qunticos

O compositor baiano, abusando da "licena cientfica", mas com grande sensibilidade potica, combina cincia e arte fazendo uma referncia ao samba de Cartola com os versos: Sei que a arte irm da cincia / Ambas filhas de um Deus fugaz (GIL. 1996, p. 358). Nos mesmos versos se refere a arte e cincia colocando-as no mesmo nvel do que se quer e o que se materializa, entre a suposio e a constatao cientfica, entre a inspirao e arte, sendo ambas filhas do mesmo vago deus por trs do mundo um deus imenso, incorpreo, Que faz num momento e no mesmo momento desfaz nos remetendo a ideia de que todo o cosmos est entregue a um contnuo fluxo, concepo bsica para se compreenda os avanos da fsica contempornea. Ao longo do percurso da histria a cincia viu seus ensinamentos serem pautados em dois prismas: o primeiro pregava o paradigma cartesiano em que no haveria possibilidade de convergncia de pensamento entre cincia e espiritualidade. O segundo abarcava uma viso integradora das coisas do mundo, atravs do paradigma holstico e da teoria da relatividade iremos perceber a vida e seu mistrio interligando as vrias reas do saber, inclusive aproximando-as uma vez que a arte irm da cincia. Para Gil, o entendimento do ser humano no se d nem pelo vis da cincia, nem pelo vis da arte. uma confluncia desses segmentos que uma possvel leitura do mistrio do homem se faz presente. Da talvez possamos dizer expresses com sintagmas aparentemente to contrastantes mel de urnio, sal de rdio O autor trabalha tambm na comunho da cincia com a espiritualidade, a transcendncia, ao brincar com as expresses cntico dos cnticos cntico dos qunticos. Segundo a cano, theora em grego quer dizer / O ser em contemplao, sabendo que o termo teoria mais utilizado para nos

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

734
referirmos s cincias, Gil brinca mais uma vez com as palavras nos levando ao termo contemplao, base de todo e qualquer tipo de arte. Assim, ao utilizar os versos Vento, arte do ar / Balanando o corpo da flor / Levando o veleiro pro mar, refere-se no s a observao do artista, como tambm do cientista que a emprega para seu estudo. A msica timo de p brinca com o som e a rima de palavras relacionadas cincia, a e mecnica quntica como spin e quark, e mescla a elas palavras como yang e yin relacionados filosofia chinesa. Esses dois ltimos representam o prncipio da dualidade. Yin como negativo e Yang como positivo. uma analogia, assim como a carga eltrica atribuda a prtons e eltrons, so opostos que se complementam. Niels Bhor, um dos grandes construtores da teoria quntica teve como inspirao para entender a Mecnica dos Quanta o I Ching, conhecido como o livro das mutaes na cultura chinesa. Isso porque tudo o que existe est em permanente transformao. As provas fsicas, as equaes e experincias de laboratrio, todas elas at ento, eram para provar que as coisas existiam, mas no questionavam ou cogitavam suas mudanas. Foi quando se descobriu que o tomo, at algumas dcadas atrs considerado a menor poro em que se poderia dividir a matria, era subdividido em partculas menores, que se chegou incerteza e a indefinio. Os cientistas foram chegando a esses fatos. E chegaram Teoria dos Quarks, que um dos elementos bsicos que constituem a matria, e a nica das partculas que interage atravs de todas as quatro foras fundamentais. Essa teoria possibilitou as novas noes sobre o Universo. possvel que Steven Weinberg, prmio Nobel de fsica em 1979, esteja certo em afirmar que o fato de ser possvel entender o universo de modo sistemtico tenha sido realmente a grande descoberta da cincia, e que talvez a nica descoberta nessa rea realmente importante para a filosofia tenha sido a descoberta da prpria cincia Weinberg destaca ainda que a filosofia profissional tem seu valor prprio, mas no apresenta nenhum valor para o estudo da ci-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

735
ncia. (GRECO, 2001, p. 170). Mesmo assim no podemos descartar o uso da filosofia como ferramenta interessante utilizada por alguns cientistas no estudo de suas e teorias, como foi o caso de Niels Bhor com a filosofia oriental. Analisando a letra da msica timo de p essa relao entre a filosofia e a cincia se pe de maneira muito explicita.
Entre a clula e o cu O germe e Perseu O quark e a Via-Lctea A bactria e a galxia Entre agora e o eon O on e rion A lua e o magnton Entre a estrela e o eltron Entre o glbulo e o globo blue Eu, um cosmos em mim s Um timo de p Assim: do yang ao yin Eu e o nada, nada no O vasto, vasto vo Do espao at o spin Do sem-fim alm de mim Ao sem-fim aqum de mim Den de mim

J no ttulo da composio observamos o uso da palavra timo, que provm de tomo, mas tomada na concepo de momento, de pequeno instante de tempo, e a palavra p, utilizada na msica para representar a matria, como na utilizao feita pela Bblia. Sendo assim, timo de p um momento de matria, que segundo algumas religies do que se trata a encarnao, um momento de materializao do homem, e a cano segue filosofando a esse respeito, utilizando-se de termos cientficos. Galxia e quark, que em fsica de partculas representa o componente bsico para a constituio da matria, representando o macro e o micro, a imensido e o ponto mnimo a que se pode chegar.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

736
A representao do tempo aparece claramente nos termos agora e eon (perodo de tempo extremamente longo e indefinido). A representao do espao aparece nas palavras on utilizado pelos qumicos para descrever a poro das molculas capaz de viajar, e rion, que alm do nome de uma constelao, tambm o nome escolhido para a nova nave espacial da NASA, que ir substituir os nibus espaciais. Sendo assim o poete segue a cano esclarecendo ser ele quem se encontra entre Galxia e quark, o agora e eon e entre o on e o rion, e se coloca como um possuidor de um cosmos em si, termo utilisado na filosofia para representar tudo o que existe, tenha ou no sido identificado. Coloca-se como um cosmos em si s, o termo cosmos segundo a Filosofia significa tudo o que existe, tenha ou no sido identificado. Por fim a cano retrata o homem como um ser infinito de experincias e descobertas a serem realizadas e ao mesmo tempo pequeno e insignificante diante do universo. Este homem posto entre a grandiosidade das descobertas cientficas e das coisas naturais que ao invs de se oporem, se complementam, como o yin e o yang, se identifica com elas e percebe nele mesmo um sem fim de descobertas a serem feitas alm, aqum e dentro de si. Escrita em 1988, aps uma viagem ao pas do sol nascente e estimulado pelo significado do Japo como potncia tecnolgica, Gilberto Gil compe a msica Do Japo. A cano pode ser interpretada como a imagem de um lugar onde residem foras antagnicas, colocadas de forma a coexistirem.
Do Japo Quero uma mquina de filmar sonhos Pra registrar nas noites de vero Meu corpo astral leve, feliz, risonho Voando alto como um gavio Que filme dentro de minha cabea Todo pensamento raro que eu merea Toda iluso a cores que aparea Toda beleza de sonhar em vo Do Japo Quero tambm um trem-bala-de-coco

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

737
Pra atravessar tneis do dissabor Quero um microcomputador barroco Que seja louco e desprograme a dor Visitar um templo zen-desbundista Conversar com um samurai futurista Que me d pistas sobre o sol-nascente Que me oriente sobre o novo amor Do Japo Quero uma gueixa que em poucos minutos Da minha queixa faa uma paixo Descubra novos sentimentos brutos E, enfeitiada, tome um avio E a gente v viver num outro mundo Pra l do Terceiro ou Quarto ou Quinto Mundo Onde a rainha seja uma aucena E a divindade, a pena do pavo.

Em Gil fica clara a compreenso de um pas que tenta construir sua identidade atravs da convivncia de duas culturas, a ocidental e a oriental. Ou seja, o Japo tecnolgico, ciberntico e o Japo tradicional, fundado nas concepes culturais milenares. Do pas marcado por um pensamento zen, mas inscrito na era cientfica. Para ele a cano visa as possibilidades de contribuio da tecnologia para o prprio fundamento da viso existencial, a viso de dentro (GIL in RENN, 2003, p. 386) buscando um equilbrio entre o universo maqunico e o onrico. Ser possvel? Haver mquina que filme os sonhos? A cano de Gil no faz desmerecer toda a contribuio que a cincia e a tecnologia deixaram para o homem. Tenta, porm conjugar a cincia com o que h de mais profundo e tradicional da existncia japonesa. A cincia como o elo entre o passado (samurai) e o futuro (futurista). Utiliza vocbulos ligados a tecnologia e a tradio como recurso para representar o seu propsito na msica. O microcomputador representa o racional, o previsvel e o barroco representa aquilo que dialtico, dicotmico, paradoxal. Assim como no encontro das palavras zen-desbundista podemos interpretar ao mesmo aquilo que introspectivo, equilibrado e harmonioso e o que exterior, desmesurado.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

738
Alm da tecnologia, o Japo referencia para aqueles que buscam na meditao e no conhecimento interno a desobstruo da mente e o bem espiritual. Sendo assim, saindo do mundo da tecnologia industrial em direo a alma japonesa, a cano passa pelo microcomputador barroco e chega ao samurai e a gueixa. Essa ltima aparece configurada em um jogo antittico com a expresso sentimentos brutos, uma vez que a gueixa remete a um smbolo de leveza e delicadeza. Vale comentar a leve brincadeira sugerida na cena em que uma gueixa pega um avio, isso porque o universo construdo sobre esta figura emblemtica foi sempre de recluso ao lar. O avio surge no s como aquilo que entra em cheque com a tradio (gueixa), como tambm sugere a emancipao da mulher saindo do espao privado se deslocando para o universo pblico. Ao citar microcomputador barroco que louco e desprograma a dor, o poeta comea a delinear uma nova viso de tecnologia. Desta vez o computador que era, utilizado para fins capitais humanizado, o que segundo Lacerda (2002, p. 101) no se trata de desenvolver uma nova tecnologia, mas de dar um novo uso a que j existe.O objetivo da tecnologia no seria somente aumentar a produtividade, mas ajudar o homem atravessar os tneis do dissabor com um trem-bala-de-coco para que pudesse alcanar sua felicidade.

6. Concluso O trabalho apresentado resulta de uma pesquisa de muitas leituras e debates sobre a evoluo cientfica do sculo XX, contextualizadas na obra de Gilberto Gil. A proposta inicial desta monografia a princpio era o estudo da cincia e do sagrado na potica do autor, mas ao longo de buscas incansveis de referncias sobre o assunto, chegou-se concluso que, em se tratando de Gil, no seria temporalmente possvel realizar a pesquisa em apenas um semestre letivo. Sendo assim, as pesquisas foram restritas apenas cincia dentro de sua obra.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

739
Enquanto apreciadora das canes de Gil, vrias questes foram fascinantes em relao a esse trabalho, questes essas que haviam passado despercebidas, at mesmo por quem dizia admirar suas musicas h muito tempo. Entre essas questes, a que mais chama a ateno a maneira como o autor brinca com as palavras ao tratar do local e o universal na perspectiva cientfica, contextualizando-as. As leituras necessrias para tratar da cincia nas canes de Gilberto Gil foram, a cada novo livro indicado, mais intrigantes. Estudos sobre filosofia oriental, fsica quntica, entre outro temas revelaram, a princpio espanto, por se tratar de assuntos to distantes e ao mesmo tempo to prximos da realidade. Mas aos poucos, a variedade temtica existente em Gil, fez de sua obra terreno ideal para o estudo de temas to atuais. Ao trmino desse trabalho, a ideia de que se espera transmitir, entre outras a de que a arte irm da cincia, e que diferentes campos do saber humano, quando mesclados geram novos conhecimentos, possibilitando ao homem no mais viver a iluso do poder.

REFERNCIAS BIBLOGRFICAS CALVANI, Carlos Eduardo B. Teologia e MPB. So Paulo: Loyola, 1998. CAPRA, Fritjof. O ponto de mutao: a cincia, a sociedade e a cultura emergente. So Paulo: Cultrix, 1982. ; STEINDL-RAST, David; MATUS, Thomas. Pertencendo ao universo: exploraes nas fronteiras da cincia e da espiritualidade. Traduo de Maria de Lourdes Eichenberger e Newton Roberval Eichenberg. So Paulo: Cultrix, [1991]. COUTINHO, Afrnio (Dir.); COUTINHO, Eduardo de Faria (Codir.). A literatura no Brasil. Vol. I Preliminares e generalidades. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: J. Olympio; Niteri: Eduff, 1986. DANTAS, Boaventura. Um discurso sobre as cincias. Porto: Afrontamento, 1990.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

740
FONTELES, Ben. Giluminoso: a potica do ser. Braslia: Edunb; So Paulo: SEXC, 1999. GIL, Gilberto. Gilberto Gil. Seleo de textos, notas, estudos biogrfico, histrico e crtico e exerccios por Fred de Ges. Colaborao: Lauro Ges e Nelson Motta. So Paulo: Abril Educao, 1982. (Coleo Literatura Comentada). . Todas as letras. Organizado por Carlos Renn. So Paulo: Cia. das Letras, 2003. GREGO, Alessandro. Homens de cincia [entrevistados por...]. So Paulo: Conrad Ed. do Brasil, 2001. JAPIASSU, Hilton. Cincia e destino humano. [Rio de Janeiro]: Imago, [2005]. KUHN, Thomas. A estrutura das revolues cientficas. 3. ed. So Paulo: Perspectiva, 1989. LACERDA, Francisco Jos Neiva. Gilberto Gil: Partculas em suspenso. Niteri: Eduff, 2002. LAZARTE, Rolando. Max Weber: Cincia e valores. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2001. LEO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar. Vol. I. 5. ed. Petrpolis: Vozes, 2002. MORIN, Edgar. A cabea bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. PEREIRA, Raiff Magno Barbosa. Se eu quiser falar com Deus: O sagrado na obra de Gilberto Gil. Anteprojeto de doutorado apresentado ao Programa de Ps-Graduao em Cincia da Literatura (Potica), vinculado linha de pesquisa Poticas das diferentes linguagens, elaborado sob a orientao da Professora Doutora Helena Parente Cunha. UFRJ Faculdade de Letras, 2 semestre de 2006. RISRIO, Antonio (Org.). Gilberto Gil Expresso 2222. Salvador: Corrupio, 1982.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 2, t. 1

You might also like