You are on page 1of 9

02

ADMINISTRATIV TIVO AGENTE CENSITRIO ADMINISTRATIVO


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 50 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

LNGUA RACIOCNIO PORTUGUESA LGICO Questes Pontos Questes Pontos 1,5 1a5 1,0 16 a 20 2,5 6 a 15 2,0 21 a 25

NOES DE NOES DE ADMINISTRAO INFORMTICA I Questes Pontos Questes Pontos 41 a 45 1,5 26 a 30 2,0 46 a 50 2,5 31 a 40 2,5

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de preferncia de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

03

04

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Simplificado o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivo de segurana, ao candidato somente ser permitido levar seu CADERNO DE QUESTES faltando 1 (uma) hora ou menos para o trmino das provas. O T E M P O D I S P O N V E L P A R A E S T A S P R O V A S D E Q U E S T E S O B J E T I V A S D E 4 (QUATRO) HORAS, findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente, entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

06

07 08

09

10

11

12

www.pciconcursos.com.br

DEZEMBRO /2009

LNGUA PORTUGUESA
Abreviados
Nem faz tanto tempo assim, as pessoas diziam vosmec. Vosmec concede a honra desta dana? Com o tempo, fomos deixando a formalidade de lado e adotamos uma forma sincopada, o popular voc. Voc quer ouvir uns discos l em casa? Parecia que as coisas ficariam por isso mesmo, mas o mundo, definitivamente, no se acomoda. Nesta onda de tornar tudo mais prtico e funcional, as palavras comearam a perder algumas vogais pelo caminho e se transformaram em abreviaturas esdrxulas, e voc virou vc. Vc q tc cmg? Nenhuma linguagem esttica, elas acompanham as exigncias da poca, ganham e perdem significados, mudam de funo. Grias, palavres, nada se mantm os mesmos. Qual o espanto? Espanto, alis, j palavra em desuso: ningum mais se espanta com coisa alguma. No mximo, ficamos levemente surpreendidos, que como fiquei quando soube que um dos canais do Telecine iria abrir um horrio s teras-feiras para exibir filmes com legendas abreviadas, tal qual acontece nos chats. Uma estratgia mercadolgica para conquistar a audincia mais jovem, naturalmente, mas e se a moda pegar? Hoje, so as legendas de um filme. Amanh, poder ser lanada uma revista toda escrita neste cdigo, e depois quem sabe um livro, e de repente estar todo mundo ganhando tempo e escrevendo apenas com consoantes adeus, vogais, fim de linha pra vocs. O receio de todo cronista ficar datado, mas, em contrapartida, dizem que importante este nosso registro do cotidiano, para que nossos descendentes saibam, um dia, o que se passava nesta nossa cabecinha jurssica. Posso imaginar, daqui a 50 anos, meus netos gargalhando diante deste meu texto: ctd d w. Coitada da vov mesmo. s vezes me sinto uma anci, lamentando o quanto a vida est ficando miservel. No se trata apenas dos miserveis sem comida, sem teto e sem sade, o que j um descalabro, mas da nossa misria opcional. Abreviamos sentimentos, abreviamos conversas, abreviamos convivncia, abreviamos o cio, fazemos tudo ligeiro, atropelando nosso amor-prprio, nosso discernimento, vivendo resumidamente, com flashes do que outrora se chamou arte, com uma ideia indistinta do que outrora se chamou liberdade. Todos espiam todos, sabem da vida de todos, e no conhecem ningum. Modernidade ou penria? As vogais so apenas cinco. Perd-las uma metfora. Cada dia abandonamos as poucas coisas em ns que so abertas e pronunciveis.
MEDEIROS, Martha. Revista O Globo. 20 mar. 2005.

1
Uma lngua viva nunca est plenamente feita, mas se faz continuamente graas atividade lingustica.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa.

Em qual pargrafo do texto o contedo coincide com o do trecho apresentado acima? (B) 3o (C) 4o (D) 5o (E) 6o (A) 2o

2
Espanto, alis, j palavra em desuso: ningum mais se espanta com coisa alguma. (l. 15-16) A locuo conjuntiva que pode substituir os dois pontos (:) na passagem acima, sem alterar o sentido da frase, (A) apesar de que. (B) ainda que. (C) contanto que. (D) se bem que. (E) uma vez que.

10

15

3
Assinale a expresso que, por se identificar com o contedo da crnica, poderia servir-lhe de ttulo. (A) ...exigncias da poca, (l. 12) (B) ...estratgia mercadolgica... (l. 21) (C) ...conquistar a audincia... (l. 21) (D) ...cabecinha jurssica. (l. 33) (E) vivendo resumidamente, (l. 42-43)

20

25

4
Abreviamos sentimentos, abreviamos conversas, abreviamos convivncia, abreviamos o cio, fazemos tudo ligeiro, (l. 39-41) Esta frase quer dizer realmente que (A) j no temos disponibilidade interior para ns mesmos nem para os outros. (B) o contato pessoal foi substitudo pelo contato virtual. (C) nossas necessidades materiais no nos deixam tempo para mais nada. (D) as exigncias da vida moderna esto sempre impossibilitando o convvio social. (E) as transformaes do mundo se processam mais rapidamente do que a nossa capacidade de adaptao.

30

35

40

5
A cronista chama de ....misria opcional. (l. 39) a(s) (A) privao voluntria de bens materiais. (B) vida dos sem comida, sem casa, sem sade. (C) perda, pelo abandono consciente, de nossos melhores sentimentos e atitudes. (D) resignao diante das dificuldades da vida. (E) legendas abreviadas dos chats.

45

50

2
AGENTE CENSITRIO ADMINISTRATIVO

www.pciconcursos.com.br

6
Considere as afirmaes a seguir. - Por tratarem geralmente de temas da atualidade do autor, as crnicas so um valioso registro do cotidiano de uma poca para conhecimento das futuras geraes. II - Falta crnica de Martha Medeiros atualidade temtica e um pouco de humor. III - Ao desenvolver a sua crnica, Martha Medeiros vai tocando em vrios assuntos, sem todavia desviar-se de seu foco: perdas que empobrecem. I (So) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmao(es) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

10
De acordo com a norma culta da lngua, apenas uma das opes est correta quanto regncia verbal. Assinale-a. (A) Os jovens anseiam por novidades tecnolgicas. (B) Chegaram rapidamente no cinema. (C) Esqueci-me o nome do filme vencedor do festival. (D) Ela namorava com o jovem no computador. (E) Este o filme que lhe falei.

11
O termo em destaque foi substitudo INCORRETAMENTE pelo pronome em (A) deixando a formalidade (deixando-a). (B) adota uma forma (adota-a). (C) ouvir uns discos (ouvi-los). (D) pe o CD sobre a mesa (pe-no). (E) acompanham as exigncias (acompanham-las).

7
Observe as seguintes passagens do texto: I - fomos deixando a formalidade de lado... (l. 3) II - ...quer ouvir uns discos l em casa? (l. 5) III - as palavras comearam a perder algumas vogais... (l. 8-9) IV - Amanh, poder ser lanada uma revista... (l. 23-24) V - ...o quanto a vida est ficando miservel. (l. 36) As locues verbais em destaque exprimem desenvolvimento gradual da ao APENAS nas passagens (A) I e II. (B) I e V. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV.

12
Grias, palavres, nada se mantm os mesmos. (l. 13-14) O receio de todo cronista ficar datado, (l. 29) Os vocbulos em destaque exercem, respectivamente, as funes de (A) sujeito e objeto indireto. (B) adjunto adverbial e adjunto adnominal. (C) aposto e complemento nominal. (D) aposto e objeto indireto. (E) vocativo e complemento nominal.

13
Em qual frase o verbo est na voz ativa? (A) As legendas dos filmes tinham sido abreviadas. (B) Algumas legendas no foram entendidas pelos mais velhos. (C) Em muitas situaes no se aceitam abreviaturas. (D) Muitos no conseguiram decodificar as mensagens. (E) Transmitiram-se as mensagens pelo computador.

8
...e se transformaram em abreviaturas esdrxulas, (l. 9-10) Das palavras abaixo, a que NO pode ser citada como sinnimo de esdrxulas (A) esquisitas. (B) extravagantes. (C) excntricas. (D) astuciosas. (E) invulgares.

14
Em qual opo o a deve levar o acento indicativo de crase? (A) Dirigiu a voc algumas palavras. (B) Referia-se a legenda do filme. (C) Foi para a praia e leu um livro. (D) Deu cincia a todos de sua deciso. (E) Estava frente a frente com o problema.

9
para que nossos descendentes saibam, um dia, o que se passava nesta nossa cabecinha... (l. 31-33) A classe da palavra em destaque (A) pronome pessoal. (B) pronome demonstrativo. (C) artigo definido. (D) interjeio. (E) substantivo.

15
Quanto concordncia verbal, em qual frase h INCORREO? (A) Nem o amor-prprio nem nosso discernimento foram poupados. (B) Legendas, conversas, cio, tudo foi abreviado. (C) Faz meses que no v filmes com legendas. (D) Existe certamente entre vocs outras opninies. (E) Desapareceram as vogais das palavras.

3
AGENTE CENSITRIO ADMINISTRATIVO

www.pciconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO
O enunciado abaixo refere-se s questes de nos 16 e 17. A figura ilustra uma rua e as casas A, B, C e D. As quatro casas so as nicas nessa rua.

18
A figura ilustra um octgono regular ABCDEFGH e quatro de suas diagonais: AD, AE, AF e DH.
A B

As casas A e C ficam, exatamente, uma de frente para a outra. O mesmo ocorre com as casas B e D. A distncia entre as casas A e B maior do que a largura da rua e igual distncia entre as casas C e D.

Pela anlise da figura conclui-se que o tamanho de (A) AD igual ao de DH. (B) AD igual ao de AF. (C) AE igual ao de AF. (D) AE menor do que o de DH. (E) AF maior do que o de DH.

19

16
Um agente censitrio encontra-se nessa rua, na porta da casa A. Para cumprir sua meta nessa rua, depois de entrevistar o morador da casa A, ele precisa ainda visitar as outras 3 casas. Considerando-se que a meta ser cumprida, correto afirmar que o trajeto (A) A B D C tem o mesmo tamanho que o trajeto A C D B. (B) A B D C tem o mesmo tamanho que o trajeto A B C D. (C) A C D B o mais curto de todos os trajetos possveis. (D) A D B C mais curto que o trajeto A C B D. (E) A D C B o mais curto de todos os trajetos possveis.
N O S L

A figura ilustra 5 cidades: P, Q, R, S e T formando uma cruz. A cidade R est ao norte da cidade T e a leste da cidade Q. A cidade Q est a oeste de P. Tendo por base esses dados, conclui-se que a cidade (A) P est ao sul de T. (B) Q est a leste de P. (C) R est ao norte de Q. (D) S est a oeste de R. (E) T est ao sul de S.

20
Antes de ontem foi tera-feira. Depois de amanh ser dia 14. Logo, (A) amanh ser quinta-feira, dia 12. (B) amanh ser sexta-feira, dia 13. (C) hoje quarta-feira, dia 12. (D) hoje quinta-feira, dia 11. (E) ontem foi quarta-feira, dia 12.

17
Se a distncia entre as casas A e C igual a 5 metros e a distncia entre as casas A e B igual a 12 metros, a distncia entre as casas B e C, em metros, (A) 10 (B) 12 (C) 13 (D) 14 (E) 15

21
Um nmero N, ao ser dividido por 7, deixa resto 5. Dividindo-se N + 4 por 7, o resto obtido (A) 2 (B) 3 (C) 5 (D) 7 (E) 9

4
AGENTE CENSITRIO ADMINISTRATIVO

www.pciconcursos.com.br

22
O tetramin um jogo constitudo por 5 peas diferentes. Essas peas so o resultado de todas as possveis formaes distintas com 4 quadrados idnticos. Assinale a opo que NO corresponde a uma pea do tetramin.

24
Todos os dias, Marli acorda sua filha Ana. Paulo, o marido de Marli, nunca acorda depois de Ana. Clia irm de Ana e sempre acorda antes de Paulo. Hoje, ao acordar, Marli notou que Paulo j estava de p. Logo, a (A) primeira pessoa a acordar foi Clia. (B) primeira pessoa a acordar foi Paulo. (C) primeira pessoa a acordar foi Ana. (D) ltima pessoa a acordar foi Clia. (E) ltima pessoa a acordar foi Marli.

(A)

25
(B) Um quadrado de papelo ser recortado e decomposto de modo a formar duas figuras. Assinale a opo que apresenta as figuras obtidas aps o recorte. (C) (A) `

(D) (B)

(E) (C)

23
Em um nmero N de trs algarismos, o algarismo das unidades uma unidade maior do que o algarismo das dezenas. Por sua vez, o algarismo das dezenas uma unidade maior do que o algarismo das centenas. Se N divisvel por 12, a soma de seus algarismos igual a (A) 12 (B) 15 (C) 18 (D) 21 (E) 24

(D)

(E)

5
AGENTE CENSITRIO ADMINISTRATIVO

www.pciconcursos.com.br

NOES DE ADMINISTRAO
26
Considerando o conjunto das funes administrativas, Administrao pode ser definida como (A) organizao de pessoas em torno de metas corporativistas definidas de comum acordo, por meio de processo participativo. (B) organizao e centralizao de estratgias para delegar funes, com o objetivo de atingir eficientemente as metas preestabelecidas. (C) processo que inclui planejamento, organizao, direo, controle e uso de recursos organizacionais, a fim de atingir objetivos com eficincia e eficcia. (D) estudo sistemtico do comportamento das pessoas, a fim de orient-las quanto adoo de atitudes receptivas junto ao pblico alvo. (E) reunio eventual de duas ou mais pessoas que cumprem papis formais e que possuem pelo menos um objetivo comum.

29
Segundo Maslow, a motivao de trabalhadores em uma organizao est baseada na satisfao de suas necessidades. Nessa perspectiva, NO corresponde a uma necessidade a ser satisfeita para que o trabalhador seja motivado, a(o) (A) autorrealizao. (B) aprovao social. (C) proteo contra ameaas externas. (D) aceitao pelo grupo. (E) cumprimento do horrio de trabalho.

30
A Empresa de Divulgao e Pesquisas Sucesso Ltda. possui um alto padro de alcance dos objetivos a que se prope. Os diretores da empresa atribuem esse elevado padro ao nvel de motivao das equipes de trabalho de pesquisa, que elaboram as estratgias de divulgao. A pedido da diretoria, o setor de Recursos Humanos levantou como possveis motivos para explicar a boa performance das equipes de trabalho: I II III IV conhecimentos; habilidades; atitudes apropriadas e relevantes para o trabalho; superao de barreiras ambientais.

27
Um Agente Censitrio fez o planejamento de seu trabalho, o que corresponde a uma funo administrativa em que so (A) mensurados os resultados do trabalho desenvolvido. (B) fixados os objetivos das atividades a serem realizadas. (C) solucionados os problemas que surgiram durante o desempenho das tarefas. (D) feitas as negociaes para que os resultados almejados sejam obtidos. (E) tomadas as decises necessrias aos desdobramentos das atividades.

Segundo o conceito de eficincia e funcionamento de grupos, esto corretos os motivos (A) I e II, apenas. (B) III e IV, apenas. (C) I, II e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

31
O atendimento de qualidade ao cliente envolve um grande investimento no treinamento de pessoal. Hoje, no basta atender aos clientes com cortesia e educao. preciso oferecer vantagens, pois esse o diferencial entre os concorrentes para tornar a clientela fiel. Em uma instituio pblica de pesquisa, em funo da natureza de sua atividade, o que representa o compromisso com a qualidade de seus servios? (A) Divulgar a finalidade e os benefcios dos servios, visando a atingir um alto grau de esclarecimento junto populao, adequado regio, cultura e realidade socioeconmica. (B) Dar oportunidades populao de receber benefcios e brindes em troca das informaes solicitadas. (C) Dar a conhecer os servios prestados, por meio do rdio e da televiso, a fim de promover o crescimento institucional. (D) Reconhecer o carter secundrio do compromisso com a gesto de qualidade, devido ausncia da necessidade de promover produtos em instituio de pesquisa. (E) Promover a transferncia de renda nas reas mais carentes oferecendo vagas de trabalho na prpria instituio.

28
Um grupo de Agentes Censitrios conversou sobre suas atribuies, no que diz respeito funo administrativa de organizao, fazendo os comentrios a seguir. Paulo: Compreendo que a organizao diz respeito execuo do que foi planejado, para que sejam corrigidos os desvios. Rui: Penso que a funo de organizar se refere ao momento de estabelecer metas e definir como sero alcanadas. Carla: Sei que organizar o processo de definir o que deve ser feito, por quem, como ser feito, resultando no ordenamento das partes de um todo. (So) comentrio(s) correto(s), referente(s) funo administrativa de organizao APENAS o(s) feito(s) por (A) Paulo. (B) Rui. (C) Carla. (D) Paulo e Rui. (E) Rui e Carla.

6
AGENTE CENSITRIO ADMINISTRATIVO

www.pciconcursos.com.br

32
A receptividade da populao em relao a trabalhos de pesquisa que visam a obter informaes socioeconmicas bastante varivel. Por isso, fundamental para qualquer agente de pesquisa um preparo prvio para lidar com o pblico. Qual das estratgias abaixo constitui um recurso que amplia efetivamente a confiana do pblico na organizao e no projeto de pesquisa? (A) Utilizar o carro com o logotipo da organizao. (B) Utilizar veculo prprio para fazer contato com a populao. (C) Ser convincente nas palavras, apresentando um discurso memorizado anteriormente. (D) Usar crach de identificao ou colete com a marca da organizao e material apropriado. (E) Levar brindes com o logotipo da organizao e distribu-los ao pblico.

35
Uma das mais importantes razes para a utilizao de comisses de trabalho em equipe a(o) (A) representao de grupos interessados. (B) coordenao de planos e diretrizes. (C) troca de ideias e a tomada de decises em grupo. (D) consolidao de autoridade. (E) estmulo concorrncia para lideranas.

36
Ao assumir uma funo de gerncia, um funcionrio deve saber as razes que justificam a delegao de poderes dentro de uma organizao, que se traduzem em vantagens produtivas. Uma vantagem no ato de delegar a (A) possibilidade de aprendizado do subordinado e sua capacitao para atividades de menor responsabilidade. (B) concentrao de tarefas em um funcionrio, permitindo a dispensa de outros para reduzir os custos do projeto. (C) disposio de mais tempo para o lder planejar, organizar e dirigir com a respectiva valorizao do subordinado. (D) diminuio da amplitude administrativa, mesmo que represente aumento de custos. (E) ativao da competio entre os membros da equipe para a obteno de melhores resultados.

33
Ao desenvolver um trabalho de pesquisa de campo encomendada por um cliente, o gerente de projetos de uma empresa identificou que precisaria mudar a estratgia de seus entrevistadores, por um erro de avaliao quanto ao nvel socioeconmico da populao entrevistada. Essa mudana, motivada pelo perfil do pblico alvo, uma das caractersticas que define uma (A) organizao como sistema aberto. (B) organizao que prioriza as relaes sociais em detrimento de seus objetivos. (C) organizao que estimula a mudana de estratgia para adaptar-se ao pessoal de campo. (D) instituio engessada que no flexibiliza a execuo de seu planejamento. (E) empresa que trabalha com conceitos fordistas de planejamento estratgico.

37
A implantao de um servio orientado ao cliente necessita de um absoluto comprometimento da empresa inteira, a comear por aqueles que determinam os rumos e as estratgias maiores, ou seja, seus diretores e gerentes. (...) incluindo todos aqueles que tm um contato com o pblico para que seja entregue ao mesmo o produto/servio que lhe foi prometido. Em outras palavras, tem que se estabelecer uma parceria no s com o pblico, mas tambm com seu funcionrio, j que sem sua cooperao qualquer plano est fadado ao insucesso.
SEBRAE-SP. (Adaptado)

Analisando o trecho acima conclui-se que - a importncia do compromisso da equipe para obteno de qualidade do produto ou do servio fundamental; II - a qualidade dos produtos e servios de uma organizao dependem tambm de suas lideranas; III - a qualidade est diretamente ligada ao bom desempenho de todos os funcionrios. I Est(o) correta(s) a(s) concluso(es) (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

34
Numa reunio de planejamento para determinado projeto, o diretor da organizao fez uma explanao geral, clara e objetiva do resultado a ser alcanado, esclarecendo as dvidas que surgiram por parte dos participantes da reunio. Esse diretor se preocupou em garantir um(a) adequado(a) (A) controle. (B) resistncia. (C) operao. (D) comunicao. (E) obteno de recursos.

7
AGENTE CENSITRIO ADMINISTRATIVO

www.pciconcursos.com.br

38
O conjunto de documentos que, independente da natureza ou do suporte, so reunidos por acumulao ao longo das atividades de pessoas fsicas ou jurdicas, pblicas ou privadas, constitui um(a) (A) projeto. (B) arquivo. (C) planejamento. (D) dossi. (E) biblioteca.

NOES DE INFORMTICA I
41
Para consultar tpicos de ajuda do Microsoft Word, diretamente do site da Microsoft, necessrio que o computador em uso esteja (A) ajustado mdia. (B) conectado Internet. (C) ligado impressora. (D) ligado ao telefone. (E) registrado no site.

42 39
O arquivamento de documentos tem que seguir uma ordenao, como a disposio dos documentos dentro das pastas, e destas, dentro do arquivo. A escolha da forma de ordenao depende da natureza dos documentos. Algumas organizaes produzem documentos referentes a diferentes regies do pas, outras, conforme a data ou, simplesmente, por assunto. De acordo com as normas tcnicas, so trs importantes ordenaes de arquivos de documentos: (A) departamental, hierrquica e alfabtica. (B) por chefia, geogrfica e alfa-numrica. (C) temtica, departamental e alfabtica. (D) geogrfica, temtica e cronolgica. (E) cronolgica, por chefia e alfa-numrica. O Windows XP oferece vrias maneiras para organizar e identificar arquivos ao visualiz-los em pastas. Quando uma pasta aberta, possvel acessar cada uma das seguintes opes de exibio no menu Exibir: I II III IV Lista; Miniaturas; Propriedades; Renomear.

So corretas APENAS as opes (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e IV. (E) III e IV.

43
O Painel de Controle do Sistema Operacional Windows Vista, em seu modo de exibio clssico, possui diversos programas identificados por cones e suas descries. Associe os cones da coluna da esquerda com sua descrio na coluna da direita. R I S II T III U IV

40
Ao atender ao pblico, e x i s t e m f a t o r e s d e trao comportamental que influenciam de maneira decisiva a relao estabelecida. Tais fatores so traduzidos por postura corporal, direo do olhar e tom de voz. Qual o conjunto de comportamentos que facilitam o bom desempenho nas relaes com o pblico? (A) Falar bem baixo, olhar para o cho e ter postura encurvada. (B) Falar bem baixo, olhar nos olhos do interlocutor e ter postura ereta. (C) Falar em tom autoritrio, gesticular bastante e no olhar para o interlocutor. (D) Falar em tom alto, intimidar seu interlocutor com olhar ameaador e mostrar o corpo rgido para se impor. (E) Usar alternncia no tom de voz, olhar para o interlocutor sem constranger e ser claro na exposio.

As associaes corretas so: (A) I R, II T, III V e IV (B) I S, II U, III V e IV (C) I S, II R, III U e IV (D) I T, II R, III U e IV (E) I U, II S, III V e IV

U T T V R

8
AGENTE CENSITRIO ADMINISTRATIVO

www.pciconcursos.com.br

44
No Microsoft Word, quando parte de um texto recortado para ser colado em outro local, antes da colagem, ele colocado automaticamente em uma (A) folha de colagem. (B) porta de sada. (C) planilha de controle. (D) rea de transferncia. (E) gaveta de armazenamento.

49

45
Para acessar um site na Internet, preciso um programa chamado Browser (Navegador de Internet). Entre os vrios existentes, correto incluir o (A) Borlandi Delphi. (B) Internet Explorer. (C) Microsoft Virtual. (D) Panda Antivirus. (E) Windows Messenger.

O boto acima encontrado na barra de navegao de diversos Browsers (Navegadores de Internet). Sua funo (A) desligar o computador. (B) fechar as janelas do Browser. (C) limpar o histrico de pginas. (D) ir para a pgina inicial do Browser. (E) voltar ltima pgina visitada.

50

46
Em uma planilha do Microsoft Excel, a insero de uma informao em C5 identifica a insero, na clula da planilha, localizada na (A) primeira coluna, terceira linha. (B) primeira coluna, quinta linha. (C) terceira coluna, quinta linha. (D) quinta coluna, primeira linha. (E) quinta coluna, terceira linha.

47
Uma empresa prestadora de servios de informtica foi contratada para processar as informaes de uma determinada pesquisa e entregar os resultados em formato de grficos gerados por planilhas eletrnicas, gravados em mdia removvel. Supondo-se que as empresas utilizem o Microsoft Office em seus computadores, que programa, dentre os abaixo relacionados, dever ser usado para a execuo do servio? (A) Excel (B) Word (C) Outlook (D) Notepad (E) OneNote

Com base na figura acima, analise as afirmativas seguintes. I O remetente do e-mail identificado por trafego@ibge.gov.br. II O corpo do e-mail possui texto sem formatao. III Os arquivos comput.gif, logo.gif, pixel.gif e relat1.gif so imagens anexas ao e-mail. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

48
No Microsoft Word, qual o atalho de teclado que posiciona o cursor no incio do texto? (A) Crtl + Alt. (B) Ctrl + Delete. (C) Ctrl + End. (D) Ctrl + Tab. (E) Ctrl + Home.

9
AGENTE CENSITRIO ADMINISTRATIVO

www.pciconcursos.com.br

You might also like