You are on page 1of 6

Qualidade da gua

1. Parmetros de qualidade da gua A gua contm, geralmente, diversos componentes, os quais provm do prprio ambiente natural ou foram introduzidos a partir de atividades humanas. Para caracterizar uma gua, so determinados diversos parmetros, os quais representam as suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas. Esses parmetros so indicadores da qualidade da gua e constituem impurezas quando alcanam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso. Os principais indicadores de qualidade da gua so discutidos a seguir, separados sob os aspectos fsicos, qumicos e biolgicos.

Parmetros Fsicos
a) Temperatura: medida da intensidade de calor; um parmetro importante, pois, influi em algumas propriedades da gua (densidade, viscosidade, oxignio dissolvido), com reflexos sobre a vida aqutica. A temperatura pode variar em funo de fontes naturais (energia solar) e fontes antropognicas (despejos industriais e guas de resfriamento de mquinas). b) Sabor e odor: resultam de causas naturais (algas; vegetao em decomposio; bactrias; fungos; compostos orgnicos, tais como gs sulfdrico, sulfatos e doretos) e artificiais (esgotos domsticos e industriais). O padro de potabilidade: gua completamente inodora. c) Cor: resulta da existncia, na gua, de substncias em soluo; pode ser causada pelo ferro ou mangans, pela decomposio da matria orgnica da gua (principalmente vegetais), pelas algas ou pela introduo de esgotos industriais e domsticos. Padro de potabilidade: intensidade de cor inferior a 5 unidades. d) Turbidez: presena de matria em suspenso na gua, como argila, silte, substncias orgnicas finamente divididas, organismos microscpicos e outras partculas. O padro de potabilidade: turbidez inferior a 1 unidade. e) Slidos: Slidos em suspenso: resduo que permanece num filtro de asbesto aps filtragem da amostra. Podem ser divididos em: y y Slidos sedimentveis: sedimentam aps um perodo t de repouso da amostra Slidos no sedimentveis: somente podem ser removidos por processos de coagulao, floculao e decantao.

Slidos dissolvidos: material que passa atravs do filtro. Representam a matria em soluo ou em estado coloidal presente na amostra de efluente. f) Condutividade Eltrica: capacidade que a gua possui de conduzir corrente eltrica. Este parmetro est relacionado com a presena de ons dissolvidos na gua, que so

partculas carregadas eletricamente Quanto maior for a quantidade de ons dissolvidos, maior ser a condutividade eltrica na gua.

Parmetros Qumicos
a) pH (potencial hidrogeninico): representa o equilbrio entre ons H+ e ons OH; varia de 7 a 14; indica se uma gua cida (pH inferior a 7), neutra (pH igual a 7) ou alcalina (pH maior do que 7); o pH da gua depende de sua origem e caractersticas naturais, mas pode ser alterado pela introduo de resduos; pH baixo torna a gua corrosiva; guas com pH elevado tendem a formar incrustaes nas tubulaes; a vida aqutica depende do pH, sendo recomendvel a faixa de 6 a 9. b) Alcalinidade: causada por sais alcalinos, principalmente de sdio e clcio; mede a capacidade da gua de neutralizar os cidos; em teores elevados, pode proporcionar sabor desagradvel gua, tem influncia nos processos de tratamento da gua. c) Dureza: resulta da presena, principalmente, de sais alcalinos terrosos (clcio e magnsio), ou de outros metais bivalentes, em menor intensidade, em teores elevados; causa sabor desagradvel e efeitos laxativos; reduz a formao da espuma do sabo, aumentando o seu consumo; provoca incrustaes nas tubulaes e caldeiras. Classificao das guas, em termos de dureza (em CaC03 ): Menor que 50 mg/1 CaC03 - gua mole Entre 50 e 150 mg/1 CaC03 - gua com dureza moderada Entre 150 e 300 mg/1 CaC03 - gua dura Maior que 300 mg/1 CaC03 - gua muito dura d) Cloretos: Os cloretos, geralmente, provm da dissoluo de minerais ou da intruso de guas do mar; podem, tambm, advir dos esgotos domsticos ou industriais; em altas concentraes, conferem sabor salgado gua ou propriedades laxativas. e) Ferro e mangans: podem originar-se da dissoluo de compostos do solo ou de despejos industriais; causam colorao avermelhada gua, no caso do ferro, ou marrom, no caso do mangans, manchando roupas e outros produtos industrializados; conferem sabor metlico gua; as guas ferruginosas favorecem o desenvolvimento das ferrobactrias, que causam maus odores e colorao gua e obstruem as canalizaes. f) Nitrognio: o nitrognio pode estar presente na gua sob vrias formas: molecular, amnia, nitrito, nitrato; um elemento indispensvel ao crescimento de algas, mas, em excesso, pode ocasionar um exagerado desenvolvimento desses organismos, fenmeno chamado de eutrofizao; o nitrato, na gua, pode causar a metemoglobinemia; a amnia txica aos peixes; so causas do aumento do nitrognio na gua: esgotos domsticos e industriais, fertilizantes, excrementos de animais. g) Fsforo: encontra-se na gua nas formas de ortofosfato, polifosfato e fsforo orgnico; essencial para o crescimento de algas, mas, em excesso, causa a eutrofizao; suas principais fontes so: dissoluo de compostos do solo; decomposio da matria orgnica, esgotos domsticos e industriais; fertilizantes; detergentes; excrementos de animais.

h) Fluoretos: os fluoretos tm ao benfica de preveno da crie dentria; em concentraes mais elevadas, podem provocar alteraes da estrutura ssea ou a fluorose dentria (manchas escuras nos dentes). i) Oxignio Dissolvido (OD): indispensvel aos organismos aerbios; a gua, em condies normais, contm oxignio dissolvido, cujo teor de saturao depende da altitude e da temperatura; guas com baixos teores de oxignio dissolvido indicam que receberam matria orgnica; a decomposio da matria orgnica por bactrias aerbias , geralmente, acompanhada pelo consumo e reduo do oxignio dissolvido da gua; dependendo da capacidade de autodepurao do manancial, o teor de oxignio dissolvido pode alcanar valores muito baixos, ou zero, extinguindo-se os organismos aquticos aerbios. j) Matria Orgnica: a matria orgnica da gua necessria aos seres hetertrofos, na sua nutrio, e aos auttrofos, como fonte de sais nutrientes e gs carbnico; em grandes quantidades, no entanto, podem causar alguns problemas, como: cor, odor, turbidez, consumo do oxignio dissolvido, pelos organismos decompositores. O consumo de oxignio um dos problemas mais srios do aumento do teor de matria orgnica, pois provoca desequilbrios ecolgicos, podendo causar a extino dos organismos aerbios. Geralmente, so utilizados dois indicadores do teor de matria orgnica na gua: Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) e Demanda Qumica de Oxignio (DQO). l) Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) a quantidade de oxignio necessria oxidao da matria orgnica por ao de bactrias aerbias. Representa, portanto, a quantidade de oxignio que seria necessrio fornecer s bactrias aerbias, para consumirem a matria orgnica presente em um lquido (gua ou esgoto). A DBO determinada em laboratrio, observando-se o oxignio consumido em amostras do lquido, durante 5 dias, temperatura de 20 C. m) Demanda Qumica de Oxignio (DQO): a quantidade de oxignio necessria oxidao da matria orgnica, atravs de um agente qumico. A DQO tambm determinada em laboratrio, em prazo muito menor do que o teste da DBO. Para o mesmo lquido, a DQO sempre maior que a DBO. n) Componentes Inorgnicos: alguns componentes inorgnicos da gua, entre eles os metais pesados, so txicos ao homem: arsnio, cdmio, cromo, chumbo, mercrio, prata, cobre e zinco; alm dos metais, pode-se citar os cianetos; esses componentes, geralmente, so incorporados gua atravs de despejos industriais ou a partir das atividades agrcolas, de garimpo e de minerao. o) Componentes orgnicos: alguns componentes orgnicos da gua so resistentes degradao biolgica, acumulando-se na cadeia alimentar; entre esses, citam-se os agrotxicos, alguns tipos de detergentes e outros produtos qumicos, os quais so txicos.

Parmetros Biolgicos
a) Coliformes: so indicadores de presena de microrganismos patognicos na gua; os coliformes fecais existem em grande quantidade nas fezes humanas e, quando encontrados na gua, significa que a mesma recebeu esgotos domsticos, podendo conter microrganismos causadores de doenas.

b) Algas: as algas desempenham um importante papel no ambiente aqutico, sendo responsveis pela produo de grande pane do oxignio dissolvido do meio; em grandes quantidades, como resultado do excesso de nutrientes (eutrofizao), trazem alguns inconvenientes: sabor e odor; toxidez, turbidez e cor; formao de massas de matria orgnica que, ao serem decompostas, provocam a reduo do oxignio dissolvido; corroso; interferncia nos processos de tratamento da gua: aspecto esttico desagradvel. 2. Padres de qualidade da gua Os teores mximos de impurezas permitidos na gua so estabelecidos em funo dos seus usos. Esses teores constituem os padres de qualidade, os quais so fixados por entidades pblicas, com o objetivo de garantir que a gua a ser utilizada para um determinado fim no contenha impurezas que venham a prejudic-lo. Os padres de qualidade da gua variam para cada tipo de uso. Assim, os padres de potabilidade (gua destinada ao abastecimento humano) so diferentes dos de balneabilidade (gua para fins de recreao de contato primrio), os quais, por sua vez, no so iguais aos estabelecidos para a gua de irrigao ou destinada ao uso industrial. Mesmo entre as indstrias, existem requisitos variveis de qualidade, dependendo do tipo de processamento e dos produtos das mesmas. Uma forma de definir a qualidade das guas dos mananciais, enquadr-los em classes, em funo dos usos propostos para os mesmos, estabelecendo-se critrios ou condies a serem atendidos. 3. Classificao dos cursos d'gua Um modo de definir critrios ou condies a serem atendidos pelos mananciais, estabelecer uma classificao para as guas, em funo dos seus usos. Os mananciais so enquadrados em classes, definindo-se, para cada uma, os usos a que se destina e os requisitos a serem observados. No Brasil, a classificao das guas foi definida pela Resoluo n 20 de 18 de junho de 1986, do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Esta Resoluo estabeleceu 9 classes, sendo 5 de guas doces (com salinidade igual ou inferior a 0,5 %., de guas salobras (salinidade entre 0,5 e 30%, e 2 de guas salinas (salinidade igual ou superior a 30 %.). As classes Especiais e de 1 a 4 referem-se s guas doces; as classes 5 e 6, s guas salinas; e as classes 7 e 8, s guas salobras. As colees de guas estaduais so classificadas, segundo seus usos preponderantes, em cinco classes (Deliberao Normativa COPAM 10/86), como mostra o Quadro 1.

Uso preponderante de gua Abastecimento domestico, sem prvia ou com simples desinfeco Abastecimento domstico, aps tratamento simplificado Abastecimento domstico, aps tratamento convencional Preservao do equilbrio natural das comunidades aquticas Proteo das comunidades aquticas Recreao de contrato primrio (natao, esqui aqutico e mergulho) Irrigao de hortalias que so consumidas cruas e de frutas que se desenvolvem rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoo de pelcula Irrigao de hortalias e plantas frutferas Irrigao de culturas arbreas, cerealferas e forrageiras Criao natural e/ou intensiva (aqicultura) de espcies destinadas alimentao humana Dessedentaro de animais Navegao Harmonia paisagstica Usos menos exigentes

Classe Especial

Classificao Classe Classe Classe 1 2 3

Classe 4

X X X X X X X X X

X X X X X X X X

4. Monitoramento da qualidade das guas Os indicadores da situao ambiental das guas adotados pela FEAM so o ndice de Qualidade de gua - IQA e a contaminao por txicos. No clculo do IQA so considerados os seguintes parmetros: oxignio dissolvido, coliformes fecais, pH, demanda bioqumica de oxignio, nitratos, fosfatos, temperatura da gua, turbidez e slidos totais, gerando um ndice com valores variando de 0 a 100, que correspondem aos nveis de qualidade descritos abaixo.

Nvel de Qualidade Excelente Bom Mdio Ruim Muito Ruim

Faixa de variao do IQA 90 < IQA e1 100 70 < IQA e 90 50 < IQA e 70 25 < IQA e 50 50 < IQA e 0

Cor de referncia Azul Verde Amarelo Marrom Vermelho

Assim definido, o IQA reflete a contaminao por esgotos sanitrios e por outros materiais orgnicos, por nutrientes e por slidos. A contaminao por txicos avaliada considerando-se os seguintes componentes: amnia, arsnio, brio, cdmio, chumbo, cianetos, cobre, cromo hexavalente, ndice de fenis, mercrio, nitritos e zinco. Em funo das concentraes observadas a contaminao caracterizada como Baixa, Mdia ou Alta. A denominao Baixa refere-se a ocorrncia de concentraes iguais ou inferiores a 20% do limite da classe de enquadramento do trecho do curso d'gua na respectiva estao de amostragem, conforme padres definidos pelo Conselho Estadual do Poltica Ambiental COPAM na Deliberao Normativa N 10/86. A contaminao Mdia refere-se a faixa de concentraes entre 20% a 100% do limite mencionado, enquanto que a Alta superior a 100% do mesmo. A qualidade das guas avaliada anualmente a partir dos resultados das quatro campanhas de amostragem. O nvel de qualidade reportado refere-se a mdia aritmtica dos valores de IQA da estao e a contaminao por txicos representa a pior condio identificada em cada estao. Os resultados so transportados para o Mapa de Qualidade das guas, publicado anualmente pela FEAM.

You might also like