You are on page 1of 6

Qualidade

Qualidade Total uma filosofia onde todos os colaboradores pensam e praticam excelncia em produtos e servios atravs de atendimento perfeito, de forma confivel, acessvel, segura e no tempo certo. Qualidade , em essncia, excelncia humana. Para iniciar o processo da Qualidade Total implantamos o Programa 5S (5 sensos fundamentais para a organizao da empresa). So eles: Senso de Utilizao Senso de Organizao Senso de Limpeza Senso de Sade e Higiene Senso de Auto-Disciplina.

Senso de Utilizao
O que senso de utilizao? O senso de Utilizao norteado pelas atividades de Descarte, onde cada pessoa deve saber diferenciar o til do intil. Tudo o que guardamos na empresa realmente til? O que no necessrio, s atrapalha. Geralmente, temos a mania de entulhar coisas e tudo o que til se esconde no meio de toda a confuso. E isso acontece muito nas gavetas abarrotadas, armrios, depsitos e quartinhos. Desta forma: Somente o que tiver utilidade imediata deve estar na rea de trabalho; Somente a quantidade certa deve estar disponvel; O intil deve ser descartado deixando espao para o que realmente importante. Quais so seus benefcios? Evita desperdcios do tempo, espao, energia e materiais; Proporciona um ambiente mais agradvel; Diminui o ndice de acidentes;

Diminui gastos em geral: seguros, compras em duplicidade, desperdcio, vencimento de prazo de validade, tempo, etc.; Despoluio visual organizao visvel; Facilita a procura de objetos e informaes; Evita entulho e desordem; Liberao de espao; O que no serve para mim pode servir para o outro. Como pratic-lo na empresa? Definir a rea para materiais descartados; Separar o que til do que for intil; Classificar os descartados em: venda, troca, reaproveitamento, lixo; O material considerado til deve ser mantido na seguinte ordem: Uso freqente: PERTO Uso ocasional: DISTANTE No deixar prximo nenhum objeto ou ferramenta sem que seja devidamente mantido quanto sua utilidade e freqncia de uso. Como pratic-lo em casa? Separar o til do intil dentro do seu armrio; Comprar somente o necessrio; Evitar desperdcios; Ficar atento aos prazos de validade de seus produtos; Saber reaproveitar o que ainda for til.

Senso de Ordenao
O que senso de ordenao? O senso de Utilizao norteado pela definio de que cada coisa deve ser mantida em seu nico e exclusivo lugar, buscando manter os materiais disponveis prximos do local de uso, somente na quantidade certa, no momento certo. Quais so seus benefcios? Economia de tempo na procura das coisas aumentando a produtividade; Reduo de acidentes; Diminuio do cansao fsico e mental; Organizao do ambiente; Melhora do aspecto visual dos ambientes; Motivao em manter a organizao fsica; Melhora no fluxo das informaes. Como pratic-lo na empresa? Determinar um local para guardar cada objeto; Identificar locais, equipamentos, materiais, prateleiras, armrios e arquivos; Sinalizar situaes de risco; Aps usar, devolver as ferramentas e objetos para o lugar de origem; Manter cada objeto em seu lugar; Desobstruir corredores e passagens; Praticar constantemente o Senso de Utilizao. Como pratic-lo em casa? Determinar um local para guardar cada utenslio; Organizar fisicamente sua casa definindo posies de localizao; Criar sistemas de guarda de forma criativa; Aps usar, devolver seus utenslios para o lugar de origem; Manter cada utenslio em seu lugar.

Senso de Limpeza
O que senso de limpeza? O senso de Limpeza tem como objetivo eliminar a necessidade de faxinas constantes, com a manuteno rotineira dos ambientes em condio ideal de limpeza, com a eliminao das causas de sujeira. A idia no sujar!!!!! Quais so seus benefcios? Melhorar o ambiente de trabalho; Aumentar o bem estar das pessoas; Diminuir o risco de contrair doenas em acidentes; Causa boa impresso nos clientes; Facilita a venda do produto/servio; Maior satisfao no trabalho. Como pratic-lo na empresa? Manter o ambiente de trabalho sempre limpo e asseado; Zelar pelos equipamentos, ferramentas e mveis; Aps usar ferramentas e equipamentos, limp-los antes de guard-los; Definir locais para coleta de lixo, incluindo a coleta seletiva; Praticar constantemente os 2S anteriores. Como pratic-lo em casa? Manter sua casa sempre limpa e asseada; Zelar pelos mveis de sua casa; Eliminar teias de aranha, sujeira de vidros e superfcies de difcil acesso; Manter o ambiente de sua casa agradvel e saudvel; Aps usar seus utenslios, limp-los antes de guard-los; Definir locais para coleta de lixo, incluindo a coleta seletiva.

Senso de Sade e Higiene


O que senso de sade e higiene? aquele senso que tem como objetivo orientar as pessoas no sentido de um maior asseio e segurana nas suas atividades dirias. Quais so seus benefcios? Evita danos sade dos funcionrios; Aumenta o senso de segurana dos funcionrios; Melhora a imagem pessoal dos funcionrios; Melhora a imagem da empresa perante clientes; Aumenta a satisfao pessoal; Melhora o relacionamento entre as pessoas; Evita stress e sobrecarga excessiva. Como pratic-lo na empresa? Manter sistema de exame peridico para os funcionrios; Incentivar o hbito de higiene corporal (pessoal); Incentivar o uso de uniformes em condies ideais; Criar e incentivar o cumprimento total de normas de segurana e utilizao; Utilizar sempre EPI (Equipamento de Proteo Individual); Trabalhar seguindo as normas para preveno de acidentes de trabalho; Estimular um clima de confiana, amizade, solidariedade. Praticar constantemente os 3S anteriores. Como pratic-lo em casa? Fazer exame peridico durante o ano; Utilizar e manter a higiene corporal; Manter suas roupas em condies ideais de uso; Melhorar sua imagem pessoal; Praticar esportes sempre que possvel.

Senso de Auto-Disciplina
O que senso de auto-disciplina? aquele senso que auxilia no auto-desenvolvimento dos funcionrios, atravs de adoo de modelos/padres que estimulem um contnuo desenvolvimento pessoal. a rotinizao da melhoria alcanada cumprindo com padres e mantendo a disciplina e organizao. Quais so seus benefcios? Educao do ser humano; Garantia da qualidade do produto/servio; Otimizao do relacionamento interpessoal; Valorizao do ser humano; Eliminao da variabilidade de processos; Execuo das atividades sempre de uma mesma maneira; Manuteno do Programa 5S. Como pratic-lo na empresa? Educao e conscientizao para com os padres; Preparao de monitores para treinamento; Realizao de auditorias da qualidade; Assiduidade e pontualidade; Desenvolvimento de valores como pacincia, perseverana, justia, honestidade, humildade, iniciativa e esprito de equipe. Praticar constantemente os 4S anteriores. Como pratic-lo em casa? Ser pontual e assduo com seus compromissos; Procurar estar atualizado; Participar de cursos de seu interesse; Estudar sempre.

You might also like