You are on page 1of 5

Resumo da tica a nicmaco de Aristteles: Qual a natureza da felicidade?

? A felicidade o bem supremo, introduzida por Aristteles no capitulo 4 do livro I da EN e reafirmada e definida 7 a 9. No livro X, captulos 6 a 8. Livro I Toda arte e toda indagao, assim como toda ao e todo propsito, visam a algum bem; por isto foi dito acertadamente que o bem aquilo que todas as coisas visam (ARISTTELES, 1999, p. 17) Se h, ento, para as aes que praticamos alguma finalidade que desejamos por si mesma, sendo tudo mais desejado por causa dela, e no escolhemos tudo por causa de algo mais (ARISTTELES, 1999, p.17) [...] evidentemente tal finalidade deve ser o bem e o melhor dos bens (ARISTTELES, 1999, p. 17). mas, existe alguma finalidade que desejamos por si mesma (18) e agimos sempre por causa dela, pois a finalidade da cincia inclui a das outras cincias tambm, e ento esta finalidade deve ser o bem do homem. Finalidade da cincia poltica (19) Uma vez que a cincia poltica usa as cincias restantes e, mais ainda, legisla sobres o que devemos fazer e sobre aquilo de que devemos abster-nos, a finalidade desta cincia deve ser o bem do homem. Ainda que a finalidade seja a mesma para um homem isoladamente e para uma cidade, a finalidade da cidade parece de qualquer modo algo maior e mais completo, seja para atingirmos, seja para perseguimos; embora seja desejvel atingir a finalidade apenas para um nico homem, mais nobiltante e mais divino atingi-la para uma nao ou para a cidade (ARISTTELES, 1999, p. 18). o homem sempre agir em vista de alguma finalidade. Sendo assim, age com objetivo, alcanar determinada finalidade, ou seja, age como arqueiro que visa a um alvo (Cf. ARISTTELES, 1999, p.18) Estamos falando daquilo que finalidade da cincia poltica, e do mais alto de todos os bens a que pode levar a ao. (p. 19). [...]tanto a maioria dos homens quanto as pessoas mais qualificadas dizem que este bem supremo a felicidade, e consideram que viver bem e ir bem equivale a ser feliz(p.19) Chave de leitura: e do mais alto de todos os bens a que pode levar a ao. (19) pois queremo algo atingivel: ainda que haja um bem nico que seja um predicado universal dos bens, ou capaz de existir separada e independentemente, tal bem poderia obviamente ser praticado ou atingido pelo homem, e agora estamos procurando algo atingivel (22). E se esto procurando algo atingivel este s pode ser feito na ao do homem.

o visado em cada ao e propsito, pois por causa dele que os homens fazem tudo mais, se h portanto um fim visado em tudo que fazemos, este fim o bem atingvel pela atividade, e se h mais de um, estes so atingiveis pela atividade.(23) mas o bem supremo evidentemente final (23) e chamamos de final aquilo que desejado por si, e nunca por causa de algo mais. (23) e a felicidada este bem supremo e final. a felicidade algo final e auto-suficiente, e o fim a que visam as aes (p24) o final, sempre como escolhida por si prpria e auto-suficiente. a felicidade algo final e auto-suficiente, e o fim que visam as aes. (p 23, Aristteles) E o bem o que cada uma delas o faz por excelncia. A finalidade. [...]este fim o bem atingvel pela atividade, e se h mais de um, estes so os bens atingveis pela atividade. (p.23 A felicidade algo auto-suficiente, e o fim que visam as aes (ARISTTELES, 1999, p. 24) J que h evidentemente mais de uma finalidade, e escolhemos algumas delas (por exemplo, a riqueza, flautas ou instrumentos musicais em geral) por causa de algo mais, obviamente nem todas elas so finais; mas o bem supremo evidemente final. [...] e portanto chamamos absolutamente final aquilo que sempre desejvel em si, e nunca por causa de algo mais. Parece que a felicidade, mais que qualquer outro bem, tida como este bem supremo, pois escolhemos sempre por si mesma e nunca por alglo mais; [...] escolhemo-las por causa da felicidade, pensando que atravs delas seremos feliz.(p.23). Uma concluso indntica parece resultar da noo de que a felicidade autosuficiente. No sentido de vida solitria. E auto-suficiente pode ser definido como aquilo que, em si torna a vida desejvel por no ser carente de coisa alguma, e isto em nossa opinio a felicidade bem maior. a felicidade algo final-suficiente, e o fim a que visam as aes.(p.24) que a funo prpria do homem certo modo de vida, e este constitudo de uma atividade ou de aes da alma que pressupem o uso da razo, e a funo prpria de um homem bom o bom nobilitantante exerccio desta atividade ou a prtica destas aes, se qualquer ao bem executada de acordo com a forma de excelncia adequada),[...] o bem para o vem ser exerccio ativo das faculdades da alma de conformidade com a excelncia,(p.24) a de que o homem feliz vive bem e se conduz bem, pois praticamente definimos a felicidade como uma forma de viver bem e conduzir-se bem (p.25-26) felicidade atividade conforme excelncia as aes conformes excelncia so desta natureza, de tal forma que so agradveis em si e agradveis aos apreciadores do que belo (p.26) aes conformes excelncia devem ser necessariamente agradveis(p.26)

Ento a felicidade o melhor, mais belo e mais agradvel dos bens(p.26) Ver-se- que esta concluso condizente com o que falamos de incio, pois afirmamos que a finalidade da cincia poltica a finalidade suprema, e o principal empenho desta cincia infudir um certo carter nos cidados- por exemplo, torn-los bons e capazes de praticar boas aes. (p.28) A funo do homem (p. 47) ou Aristteles EN, 1098 a, 12-19. O diferencia o homem dos diversos animais a razo. a felicidade a vida em conformidade com as regras do agir racional; que ela de acordo com as virtudes. Pois, uma s andorinha no faz vero. (Aristteles, 1999, p.24) Segundo aristteles: louvor convm excelncia, pois esta que torna o homem capaz de praticar aes nobilitantes (p.31) Para ns evidente, em vista do que dissemos, que a felicidade algo louvvel e perfeito.[...] pois todas as outras coisas que fazemos so feitas por causa dela, e sustentamos que o primeiro princpio e causa dos bens algo louvvel e divino (p.31) evidente que a excelncia a examinar a excelncia humana, pois o bem e a felicidade que estamos procurando so o bem humano e a felicidade humana. A excelncia humana significa,[...] da alma, e tambm dizemos que a felicidade atividade da alma(p.32) [...] se dez muito e dois pouco, seis o meio termo (ARISTTELES, 1999, p. 41). Pois, o prazer no auto-suficiente como a felicidade. E porque se ocupa com um lapso de tempo, nem resultado de um processo de gerao, pois cada momento de prazer um todo perfeito. (p.54) e a citao EN 1174 b, 44-45. Definida a finalidade, as pessoas procuram saber como e por que meios tal finalidade deve ser alcanada; se lhes parece que ela resultante de vrios meios, as pessoas procuram saber por que meio podem alcan-la mais facilmente e realiz-la melhor; se possvel chegar a ela por um nico meio (ARISTTELES, 1999, p. 55). Para encontrar o melhor meio necessrio agir conforme a reta razo ( ), j que a escolha no sobre os fins e sim sobre os meios (Cf. ARISTTELES, 1999, p. 55). Alm disso, no exato elevar a inao acima da vida ativa [vida de atividade], j que a felicidade consiste em ao, e as aes dos homens justos e moderados tm sempre fins honestos (ARISTTELES, 1998, p.62 O bem e a felicidade que estamos procurando so o bem humano e a felicidade humana. (ARISTTELES, 1999, p.31ou 32) Aristteles o sentido filosfico: que prprio de cada coisa e a realizao perfeita desta coisa (Met, V, 16, 1021 b, 20-21). o meio termo conforme reta razo (ARISTTELES, 1999, p. 113).

Partamos do pressuposto de que h duas faculdades racionais: uma que nos permite contemplar as coisas cujos os primeiros princpios so invariveis, e outra que nos permite contemplar as coisas passveis de variao (ARISTTELES, 1999, p. 113) [...] governam a ao e a percepo da verdade: a sensao, o pensamento e o desejo (ARISTTLES, 1999, p. 114) [...] na parte moral tambm h dois tipos, que so a excelncia moral natural [virtude natural] e a excelncia moral [virtude moral]em sentido estrito, e essa ltima pressupe discernimento [prudncia] (ARISTTELES, 1999, p. 126). discutir sucintamente a natureza da felicidade, pois afirmamos que ela o objetivo final de nossa vida (Aristteles p.200-199) O homem deve adiquirir bons hbitos em sua formao. LIVRO X a felicidade deve ser includa entre as atividades desejveis em si, e no entre as desejveis com vistas a algo mais, pois no falta coisa alguma felicidade; ela autosuficiente. Ora: as atividades desejveis em si so aquelas nas quais nada se busca alm do exerccio da prpria atividade, e pensamos que as aes conformes excelncia moral so destas natureza, pois a prtica de atos nobilatantes e bons uma coisa desejvel em si (p.200) pois a excelncia moral e a inteligncia, das quais decorrem as boas atividades (p.200) e para cada pessoa a atividade conforme sua prpria disposio mais desejvel para as pessoas boas aquilo que conforme ecxelncia moral (p.201) cada coisa que desejamos objeto de nosso desejo com vistas a algo mais- exceto a felicidade, o objetivo final da vida.(p.201) ento a vida conforme excelncia requer diligncia e no consiste em entrendimentos. (p.201)

Tendo falado das vrias espcies de excelncia moral e intelectual, da amizade e do prazer, resta-nos discutir suncintamente a natureza da felicidade, pois afirmamos que ela o objetivo final da vida humana (Aristtelesp.200) Ela no uma disposio moral.(p.200) [...] e se devemos classificar a felicidade como uma atividade,[...] obviamente deve ser includa entre as atividades desejveis em si, e no entre as desejveis com vistas a algo mais, pois, no falta coisa alguma felicidade; ela auto-suficiente. As coisas desejadas por si so o exercisio de alcanar por ela mesma. (P.200)

[...] a felicidade no consiste em passatempos e entrendimentos, e sim em atividades conformes excelncia, como j dissemos antes (p.201)

You might also like