You are on page 1of 14

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

Textos de Apoio

Pgina

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

relevo o conjunto das formas da crosta terrestre (camada mais externa do planeta), manifestando-se desde o fundo dos oceanos at s terras emersas(que ficam acima d'gua), e resultado da ao de foras endgenas (fenmenos que tm a sua origem no interior do globo terrestre), ou exgenas (fenmenos que tm a sua origem no exterior do globo terrestre-gua corrente, temperatura, chuva, vento, geleiras, seres vivos). O relevo no se caracteriza apenas pela sua altitude mas tambm pelo seu aspeto. Ao longo de milnios a superfcie da Terra foi-se alterando, dando origem a diferentes formas de relevo. Encontramos formas diversas de relevo: montanhas, planaltos, plancies, depresses, cordilheiras, morros, serras, icebergs, vulces, vales, escarpas, abismos, etc.

Formas de Relevo As montanhas so elevaes que apresentam grandes desnveis, vales profundos e cumes muito altos e altitudes, geralmente, superiores a 1000 metros. Os cumes podem terminar em forma de pico ou arredondados, consoante se tratem de montanhas mais recentes ou mais antigas, respetivamente.
Fig. 1: Montanhas

Os planaltos so formas de relevo aplanadas e com altitudes variadas superiores a 200 metros, so antigas montanhas que, ao longo dos tempos, foram desgastadas pela eroso (da gua ou do vento).
Fig. 2: Planalto (Trs-os-Montes

Pgina

As plancies so formas de relevo aplanadas e com altitudes inferior a 200 metros (pouca ou nenhuma variao de altitude - encontradas, na maioria das vezes, em regies de baixas altitudes). Umas resultaram da ao dos agentes erosivos, que aplanaram os relevos antigos, outras formaram-se pela deposio de sedimentos transportados pelos grandes rios. Estas chamam-se plancies aluviais.
Fig.3: Plancie (Rio Tejo) Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

As colinas so elevaes de baixa altitude (entre os 100 e os 00m de altitude), de formas arredondadas e fraco declive vertentes com inclinao pouco acentuada. Os outeiros so pequenas elevaes ( que no vo alm dos 100m de altitude) de terreno com declive suave. Depresses so regies geogrficas mais baixas do que as reas sua volta. Quando esta regio se situa numa altitude abaixo do nvel do mar, ela chamada de depresso absoluta. Quando so apenas mais baixas do que as reas ao redor, so chamadas de depresses relativas. As crateras de vulces desativados so consideradas depresses. comum a formao de lagos nas depresses.

COVO D'AMETADE - CANTARO MAGRO - COVO CIMEIRO - - O Covo d'Ametade corresponde a uma depresso mal drenada, em cujo fundo se acumularam sedimentos, que por sua vez possibilitaram o desenvolvimento de vegetao arbrea. Esta depresso corresponde ao que se denomina por um covo glacirio e localiza-se a cerca de 200 m a jusante do Covo Cimeiro. Ainda possvel observar, para jusante deste ponto um outro covo, designado por Covo da Albergaria. Esta sucesso de depresses mal drenadas (coves) caracterstica de zonas montanhosas que foram ou esto sujeitas a glaciaes, dando origem a lagos com pouca expresso, que se distribuem ao longo dos vales. A montante pode identificar-se facilmente o ferrolho glacirio (verrou) do Covo Cimeiro, que quase fecha o vale.

Pgina

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

Uma cordilheira um grande sistema de montanhas reunidas, geralmente resultado do encontro de duas placas tectnicas que muitas vezes lanam ramos ou cadeias de montanhas secundrias. As cordilheiras mais famosas do mundo so a do Himalaia na sia, a dos Andes na Amrica do Sul, as Rochosas na Amrica do Norte e a dos Alpes na Europa. Serra - so terrenos acidentados com fortes desnveis, frequentemente aplicados a escarpas assimtricas, possuindo uma vertente abrupta e outra menos inclinada (montanhas ligadas umas s outras).

escarpas Serra Icebergue um gigantesco bloco de gelo que flutua no mar, navegando toa pelos oceanos polares.

Pgina

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

Vulco toda a abertura (respiradouro) na superfcie da crusta terrestre, atravs da qual se projetam gases e cinzas associadas, se d a erupo do magma, procedentes do interior da terra. Ocorre tanto nas regies continentais como nas submarinas, mas sabe-se que os magmas se originam a altas temperaturas e presses, e que essas condies se encontram principalmente regies de contacto das placas que formam a litosfera.

nas

Os vales so depresses alongadas e estreitas, situadas entre montanhas, normalmente resultantes da ao de um rio ou de um glaciar.
Vale fluvial (rio Douro) Vale glacial (rio Zzere)

Pgina

Abismo define-se como uma depresso natural, no relevo de uma paisagem. Tambm pode ser definido como uma caverna com desenvolvimento predominantemente vertical.

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

Designao dos elementos de uma elevao: Cume- Ponto montanha. mais alto da

Encosta- a parte compreendida entre o sop e o cume.

Sop- a base da montanha

Cume em forma de Agulha

Cume em forme de Pico

Cume em forma de Cabeo

Pgina

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

Altitude de um ponto na Terra a distncia medida na vertical entre o nvel mdio das guas do mar e um dado lugar: Altitude positiva acima do nvel mdio das guas do mar; Altitude negativa abaixo do nvel mdio das guas do mar.

O RELEVO DA PENNSULA IBRICA A Pennsula Ibrica apresenta diversas formas de relevo: Montanhas - grandes elevaes de terreno geralmente cortadas por vales profundos; as principais so: Pirenus; Montes Cantbricos, Montes Ibricos, Cordilheira Central e Cordilheira Btica; planaltos, isto , grandes extenses de terreno plano a grande ou mdia altitude; o principal o Planalto Central; plancies, isto , grandes extenses de terreno plano de baixa altitude; as principais situam-se na costa e nos vales dos grandes rios: Tejo, Douro, Guadiana, Guadalquivir, Jcar e Ebro.

Principais elevaes de Portugal Continental Serra


Estrela Gers Maro Montemuro Sintra Caldeiro Arrbida

Altitude (em metros)


1993 1548 1415 1382 528 580 501

Pgina

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

Pgina

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

Pgina

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

SERRAS . Serra de Montesinho A Serra de Montesinho (grafia arcaica Montezinho) a quarta maior elevao de Portugal Continental, com 1486 metros de altitude. Situa-se no Alto Trs-os-Montes, nos concelhos de Bragana e Vinhais, onde tambm tem lugar o Parque Natural de Montesinho Serra de Deilo A Serra de Deilo com cotas entre os 700 e 1000 m de altitude, apresenta inclinaes mdias a baixas e uma boa exposio, na vertente volvida ao rio Sabor. Acima dos 800 m, destaca-se, na proximidade de Deilo, a Alta Lombada. Serra da Coroa A Serra da Coroa uma elevao de Portugal Continental, com 1274 metros de altitude. Situa-se na Terra Fria Trasmontana, Alto Trs-os-Montes extremo norte transmontano - em pleno concelho de Vinhais, entre os rios Tuela e Rabaal, prximo fronteira com a Espanha. Do seu topo podem avistar-se as serras espanholas que compem a ponta Sul da Cordilheira Cantbrica, e as portuguesas Serra de Montesinho, Serra da Padrela, Serra da Nogueira, Serra de Bornes, Serra de Santa Comba e a Serra do Larouco. Localmente, mais conhecida por Serra da Croa. Serra de Nogueira A Serra da Nogueira um macio montanhoso que se ergue a sudoeste da cidade de Bragana, com orientao N-S, e com uma extenso de, aproximadamente, 13 Kms que abrange os concelhos de Bragana, Macedo de Cavaleiros e Vinhais. No ponto mais alto, atinge os 1319 m de altitude. Neste ponto, situa-se o Santurio de Nossa Senhora da Serra ( ou N. Senhora. das Neves ) e, em dias claros, pode servir de miradouro para uma das vises mais alargadas que existe em Portugal, tal a amplitude do horizonte visual que dali se disfruta. Serra de Bornes A Serra de Bornes uma elevao de Portugal Continental, cujo ponto mais elevado (prximo de Bornes) tem 1200 m de altitude. Situa-se no Alto Trs-os-Montes, concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragana. Serra de Mogadouro A Serra de Mogadouro uma elevao de Portugal Continental, com 993 metros de altitude. Situa-se entre o rio Douro e o rio Sabor, no concelho de Mogadouro, no Alto Trs-os-Montes, tendo a orientao geral Este-Sudoeste

Pgina

10

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

Serra do Larouco A Serra do Larouco uma serra portuguesa localizada na provncia Trs-os-Montes, Concelho de Montalegre, distrito de Vila Real. a terceira maior elevao de Portugal Continental, com 1535 metros de altitude; situa-se na fronteira do distrito de Vila Real com a Galiza. Esta serra faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gers Serra da Peneda A Serra da Peneda a quinta maior elevao de Portugal Continental, com 1.416 metros de altitude no ponto mais elevado (Pedrada, prximo de Gavieira) e uma das mais proeminentes do pas (768 m). Situa-se no Alto Minho, nas proximidades de Castro Laboreiro, fazendo parte do sistema montanhoso da Peneda-Gers. Est includa no Parque Nacional da Peneda-Gers. Serra do Gers A Serra do Gers a segunda maior elevao de Portugal Continental, tem no seu cume (Pico da Nevosa), segundo folha do Instituto Geogrfico do Exrcito, 1548 metros de altitude. No seu espao enquadra-se o Parque Nacional da Peneda-Gers. Faz ainda parte do sistema montanhoso da Peneda-Gers. Serra do Maro A Serra do Maro a sexta maior elevao de Portugal Continental, com 1415 m de altitude e 689 m de proeminncia topogrfica. Situa-se na regio de transio do Douro Litoral para o Alto Douro. No ponto mais alto encontra-se o vrtice geodsico do Maro e o Observatrio Astronmico do Maro. Serra da Estrela A Serra da Estrela a maior elevao de Portugal Continental, e a segunda maior em territrio da Repblica Portuguesa (apenas o Pico, nos Aores, a supera). Tem 1993 metros de altitude, segundo retificaes introduzidas por medies realizadas pelo Instituto Geogrfico do Exrcito. A real altitude da serra da Estrela, no seu cume, a Torre, de 1993 m, conforme Julga-se que corresponda elevao a que os tratadistas romanos da Antiguidade chamavam de Montes Hermnios (Herminius Mons), e ter sido o bero do guerreiro lusitano Viriato. O ponto mais alto, a Torre, situa-se no concelho de Seia, distrito da Guarda. As temperaturas mais baixas de Portugal so registadas no cume da Serra, com mnimas que j atingiram a marca de -20C no inverno. Na Serra da Estrela situa-se um parque natural (Parque Natural da Serra da Estrela). Serra da Cabreira A Serra da Cabreira uma elevao de Portugal Continental, com 1262 metros de altitude, no Alto do Talefe. Situa-se no Baixo Minho, predominantemente nos concelhos de Vieira do Minho e Cabeceiras de basto. O Rio Saltadouro um rio portugus, afuente da margem esquerda do Cvado e nasce na Serra da Cabreira.
Prof. Lus Veiga 2011/2012

Pgina

11

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

Serra do Caramulo A Serra do Caramulo est situada no Concelho de Tondela, distrito de Viseu, a Serra do Caramulo uma zona montanhosa de origem geolgica grantica e xistosa, com flora variada, matas densas, inmeros ribeiros e cascatas. O Caramulinho o ponto mais alto da Serra, com 1075 metros de altitude, onde se Avistam as serras de Montemuro (norte), Lous (sudoeste) e Estrela (sudeste). Serra do Montemuro A Serra de Montemuro a oitava maior elevao de Portugal Continental, com 1382 metros de altitude. Situa-se nos concelhos de Arouca, Cinfes, Resende e Castro Daire e Lamego (distrito de Viseu) e entre as regies do Douro Litoral e da Beira Alta. A altitude mdia de 838 metros. Est compreendida entre o rio Douro, a Norte e o rio Paiva, a sul, confina com a cidade de Lamego. O ponto mais alto da serra denominado por Talegre ou Talefe, a 1.381 metros de altitude. Toda a serra tem bastante relevo e ngreme praticamente de todos os lados. A serra povoada at cerca dos 1.100 metros de altitude, as aldeias encontram-se espalhadas por toda a serra, mas quase sempre perto de cursos de gua, como o rio Bestana que a divide na direo Sul-Norte. Serra do Caldeiro A Serra do Caldeiro ou do Mu [1] faz a fronteira entre o litoral e barrocal algarvios e as peneplancies do Baixo Alentejo. O seu ponto mais alto localiza-se no Baixo Alentejo, prximo da fronteira com o Algarve, onde atinge os 580 m de altitude; nos concelhos de Tavira e de Loul possui diversos pontos em que ultrapassa os 500 m. Serra de Monchique Serra de Monchique A Serra de Monchique uma serra do oeste do Algarve, cujo ponto mais elevado - Fia, com 902 m de altitude - o mais alto do Algarve e um dois pontos mais proeminentes de Portugal (739 m) Serra do Buaco A Serra do Buaco (antigamente verificava-se tambm a grafia Bussaco; em tempos foi tambm chamada serra de Alcoba) uma elevao de Portugal Continental, com 549 metros de altitude. Abrange os concelhos da Mealhada,Mortagua e Penacova. Foi nesta serra que se travou a batalha do Buaco em 1810, entre as foras anglolusas comandadas pelo Duque de Wellington, de um lado, e as francesas comandadas por Andr Massena, de outro. Serra de Sintra A Serra de Sintra (tambm conhecido como Monte da Lua) situa-se na Estremadura perto de Lisboa e tem de altitude 528 metros. As escarpas esto, na maioria, orientadas a Oeste , o que aumenta o tempo de luz em tardes de Vero. na Serra de Sintra que podemos encontrar o Castelo dos Mouros e o fantstico Palcio da Pena.

Pgina

12

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

Serra da Arrbida A Serra da Arrbida uma pequena elevao de Portugal Continental, com apenas 501 metros de altitude. Situa-se na Pennsula de Setbal; a se localiza o Parque Natural da Arrbida. Serra da Lous A Serra da Lous uma elevao de Portugal Continental, com 1205 m de altitude no ponto mais elevado (Trevim). Situa-se na transio do distrito de Coimbra para o de Leiria. Integra o sistema montanhoso luso-espanhol da Meseta. Esta serra abrange os concelhos de Miranda do Corvo, Lous, Gis, Castanheira de Pera e Figueir dos Vinhos. Serra da Gardunha A Serra da Gardunha uma elevao de Portugal Continental, com 20 Km de comprimento, 10 Km de largura e 1227 metros de altitude. Situa-se na Beira Baixa. Concelho de Fundo, Distrito de Castelo Branco. A Serra da Gardunha, tambm conhecida por Guardunha (palavra rabe que significa "refgio"). Serra de Montejunto A Serra de Montejunto uma serra de Portugal. o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a 666 m de altitude. Situa-se no norte do distrito de Lisboa ( a 65 km de Lisboa), entre os concelhos do Cadaval, a norte, e Alenquer, a sul. Serra de S. Mamede A Serra de So Mamede uma elevao de Portugal Continental, com 1025 metros de altitude. Situa-se no Alto Alentejo, distrito de Portalegre. A se situa o Parque Natural da Serra de So Mamede, Pico Ruivo O Pico Ruivo, no concelho de Santana, na Ilha da Madeira, , com os seus 1862 metros de altitude, a terceira montanha mais alta de Portugal (depois da Ponta do Pico, nos Aores, e da Serra da Estrela, em Portugal Continental), e a mais alta do Arquiplago da Madeira. Pico do Areeiro O Pico do Areeiro um pico situado na ilha da Madeira. Com 1818 metros de altitude o terceiro pico mais alto da ilha, depois do Pico Ruivo (1861 m) e do Pico das Torres (1851 m).

Pgina

13

Prof. Lus Veiga 2011/2012

TEXTOS DE APOIO Aspetos Fsicos do Meio Local - RELEVO 2011-2012

(Serra) do Pico A Serra do Pico (Ponta do Pico, Montanha do Pico ou pelo menos Pico) o ponto mais alto do vulco do mesmo nome na ilha do Pico, arquiplago dos Aores. O cume da montanha est a 2.351 m acima do nvel mdio do mar, sendo o ponto mais alto de Portugal. O Vulco do Pico muito recente (aproximadamente 750 000 anos de idade), entrando em atividade pela ltima vez no seu flanco sueste (So Joo) no sculo XVIII. Pico da Vara O Pico da Vara uma elevao portuguesa localizada no concelho da Povoao, ilha de So Miguel, arquiplago dos Aores. Este acidente geolgico tem o seu ponto mais elevado a 1103 metros de altitude acima do nvel do mar e o ponto mais elevado da ilha de So Miguel. Faz conjuntamente com a Serra da Tronqueira, o Planalto dos Graminhais, o Espigo dos Bois e o Pico verde a maior formao montanhosa desta ilha. Nas suas encostas encontra-se a Reserva Florestal Natural Parcial do Pico da Vara. Sntese:
O territrio de Portugal apresenta uma grande variedade de relevo. Conforme podemos verificar, as elevaes esto espalhadas por todo o pas, mas no Norte e no Centro que existem em maior quantidade. A Norte do rio Tejo predominam as grandes elevaes orientadas na sua maioria no sentido nordeste-sudoeste - com uma altitude superior a 400m ( montanhas) e prximas dos 2000m, que alternam com vales profundos de rios rpidos. A Sul daquele rio predominam as zonas planas, pois as elevaes que existem so de pouca altitude e orientam-se no sentido norte-sul. O ponto com maior altitude, de Portugal Continental, a serra da Estrela (1993m), seguindose-lhe a serra do Gers (1548m), a serra do Larouco (1535m), a serra da Peneda (1416m) e a serra do Maro (1415m). Em Portugal os vales predominam na zona norte do continente, mais montanhosa que o sul. As plancies distribuem-se sobretudo ao sul do rio Mondego e geralmente pelo litoral e margem dos rios. As principais regies planlticas so no Alto Alentejo, no distrito da Guarda e em Bragana. Os arquiplagos da Madeira e dos Aores tm origem vulcnica. A Madeira tem um relevo muito recortado e elevaes com vales profundos. Os pontos mais elevados so o Pico Ruivo (1860m) e o Pico do Areeiro (1818m), que fazem parte de um conjunto de serras ( cordilheira) que se estende pela ilha na direo este-oeste. A ilha da Madeira mais alta do que a ilha de Porto Santo, havendo uma nica zona plana na ilha chamada Paul da Serra (planalto). A regio interior dos Aores extremamente montanhosa. A maior elevao o Pico (2345m), sendo a maior elevao de Portugal. Outros pontos elevados do arquiplago so o Pico da Vara, na ilha de S. Miguel e a serra de Santa Brbara, na ilha Terceira. Neste arquiplago a altitude aumenta do litoral para o interior.

14
Pgina

Curiosidades:
O ponto mais alto da Terra o pico Evereste, com 8845 metros, situado na cordilheira dos Himalaias, no Tibete, no continente asitico.

Prof. Lus Veiga 2011/2012

You might also like