You are on page 1of 20

Bblia

Uso e manuseio

Objetivo
Perceber a necessidade de unir Bblia e vida para se viver a Aliana com Deus. Despertar o interesse pelo uso da Bblia , apresentando-a como contedo de f, orao, consolo e fora nas diversas situaes do cotidiano da vida. Explicar como surgiu, como est dividida e como manusear a Bblia.

ndice
Objetivo ndice Introduo Bblia e vida Despertando o interesse pela leitura da Bblia Por que comear pela primeira carta de So Joo? Regras de ouro para ler a Bblia Como a Bblia foi escrita Antigo testamento Novo testamento Verses da Bblia Como so feitas as citaes bblicas? Vdeos sugeridos Imagens sugeridas Fontes

Introduo
Ele nos fez conhecer o mistrio de sua vontade, segundo o desgnio benevolente que formou desde sempre em Cristo, para realiz-lo na plenitude dos tempos: reencabear tudo em Cristo, tudo o que existe no cu e na terra Efsios 1, 9-10

Deus, em sua bondade e sabedoria, revela-se e torna conhecida a Sua vontade atravs das coisas criadas por Ele1, de maneira direta aos nossos primeiros pais2, atravs dos profetas3 e de maneira plena atravs de Seu Filho4 que enviou o Esprito da Verdade que aperfeioa e completa5 este processo. A sua auto-revelao e a revelao de sua vontade foram preservadas e mantidas de maneira completa e integral por Sua graa e transmitidas, por ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, atravs de Seus Apostlos6 que, na sua pregao oral, exemplos e instituies, transmitiram aquilo que tinham recebido dos lbios, trato e obras de Cristo, e o que tinham aprendido por inspirao do Esprito Santo, como por aqueles Apstolos e vares apostlicos que, sob a inspirao do mesmo Esprito Santo, escreveram a mensagem da salvao. Porm, para que o Evangelho fosse perenemente conservado integro e vivo na Igreja, os
1

De fato, as perfeies invisveis de Deus no somente seu poder eterno, mas tambm a sua eterna divindade so claramente conhecidas, atravs de suas obras, desde a criao do mundo. Portanto, eles no tm desculpa: (Rm 1,20)
2

"O SENHOR Deus deu-lhe uma ordem, dizendo: Podes comer de todas as rvores do jardim." (Gn 2,16)
3

"O SENHOR disse a Abro: Sai de tua terra, do meio de teus parentes, da casa de teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar." (Gn 12,1)
4

Nestes dias, que so os ltimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual tambm criou o universo. (Hb 1,3)
5

com o envio do Esprito de verdade, completa totalmente e confirma com o testemunho divino a revelao (Dei Verbum 4)

"Ide, pois, fazer discpulos entre todas as naes, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, at o fim dos tempos'" (Mt 28, 19-20) "E disse-lhes: Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado ser salvo. Quem no crer ser condenado." (Mc 16, 15-16)

Apstolos deixaram os Bispos como seus sucessores, entregando lhes o seu prprio ofcio de magistrio. Portanto, esta sagrada Tradio e a Sagrada Escritura dos dois Testamentos so como um espelho no qual a Igreja peregrina na terra contempla a Deus, de quem tudo recebe, at ser conduzida a v-lo face a face tal qual Ele (cfr. 1 Jo. 3,2).7. Os pargrafos acima deixam claro alguns pontos que devemos ter em nossas mentes sempre que formos ler a Bblia (Sagrada Escritura): Cristo era o Verbo encarnado e a revelao plena e completa de Deus, no h mais nada o que se acrescentar na revelao de Deus; O Esprito Santo nos ajuda a entender e aprofundar nos mistrios dessa revelao e da vontade de Deus; Os Apstolos j transmitiam a revelao de Deus e sua vontade de forma oral antes de que ela fosse escrita em qualquer tipo de documento, logo, a Igreja Catlica vem antes da Palavra de Deus escrita; A Bblia foi escrita pelos apstolos, leia-se Igreja Catlica, e como antes da existncia da Bblia, continua transmitindo esta revelao atravs de seu Magistrio (Bispos) e especialmente atravs das diversas orientaes dadas pelo Santo Papa; Desta maneira quando estudamos, rezamos ou lemos a Bblia a nossa interpretao deve ter os pontos acima como filtros para as interpretaes que possamos dar, para no cairmos no erro de termos uma interpretao prpria e no ligada a nossa F. Alm disso os seguintes fatores devem ser levados em conta: Os gneros literrios de cada livro (histricos, profticos, poticos, etc); Quem escreveu e para quem foi escrito determinado livro ou carta E as diversas observaes e notas de rodaps contidas nas diversas tradues disponveis da Bblia; Tambm importante utilizar tradues bblicas autorizadas pelo Magistrio da Igreja (Ex: Bblia da CNBB).

Constiuio Dogmtica Dei Verbum sobre a Revelao Divina 7

Bblia e vida
Alm do estudo e do verdadeiro conhecimento das Escrituras temos necessidade de uma vida correta e de uma alma pura, bem como das virtudes segundo Cristo. Santo Atansio (295-373) Bispo e Doutor da Igreja

Todos ns temos o desejo de ser felizes e no h outra forma de ser feliz seno for realizando o plano que Deus tem para cada um de ns. Obviamente que o plano de Deus para mim e diferente do plano que ele tem para voc, mas no descobriremos Sua vontade, se primeiro no despertamos em ns o saber ouvir a Deus e uma das maneiras que podemos treinar isto com a leitura e reflexo da Sagrada Escritura (Bblia). Ler e viver a Bblia Sagrada ser conduzido pelo Esprito Santo. A vida Crist verdadeira guiada pela leitura da Palavra de Deus, orao e comunho eclesial. O amor a Deus leva o amor profundo ao estudo da Sua Palavra. Esse amor leva o Cristo anunciar a Boa Nova pelo seu exemplo as maravilhas da graa de Jesus Cristo ao seu prximo. pelo testemunho da f Crist que o no Cristo vai ser tocado para ler e viver a Palavra de Deus. A Conduta evanglica a letra viva das Sagradas Escrituras na vida dos filhos e das filhas do Pai Eterno. So Paulo Apstolo exorta: Sede meus imitadores, como eu mesmo o sois de Cristo (1 Cor 11,1). So Paulo foi obediente ao ensinamento do mestre de Nazar: Vs examinais as Escrituras, por julgais ter nelas a vida eterna; ora, so elas que do testemunho de mim (Jo 5, 39). A Bblia Sagrada a mais poderosa ferramenta de evangelizao que existe na face da terra. Escreve So Joo Apstolo: Esses, porm, foram escritos para crerdes que Jesus o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20, 31). A Igreja e todos os cristos devem fazer todo investimento para propagao das Escrituras. Pois a f vem da pregao e a pregao pela palavra de Cristo (Rm 10,17). Ora tudo o que se escreveu no passado para nosso ensinamento que foi escrito, a fim de que, pela perseverana e pela consolao que nos proporcionam as Escrituras, tenhamos a esperana (Rm 15, 4). Somente as Sagradas Escrituras revelam a Histria do Cristo Redentor e o amor de Deus pelos pecadores (Jo 3, 16).

A Bblia Sagrada o livro por excelncia do conforto, da confiana e da esperana bendita. O renomado intelectual carioca Artur da Tvola (1936-2008) escreveu: Sem pensamento, filho da educao e da cultura, os povos entram na desagregao em que vive o Brasil de hoje, dividido entre a impunidade, a violncia e a superficialidade. Nisso estamos afundados. O mundo est afundado pela explorao econmica e religiosa, pelo trfico de drogas, de armas, de seres humanos e outros crimes, pelo terrorismo, pela ameaas de uma guerra nuclear, qumica, biolgica e bacteriolgica, pelo desvio tico de alguns Cientistas, pela degradao do meio ambiente, pela boalidade dos meios de comunicao, pela corrupo poltica, pela indstria da pornografia e pela cultura de morte. Diante de tudo isso, onde o deprimido, o doente, o preso, o abandonado, desiludido, o angustiado e aquele que, perderam o ente querido poder encontra consolo, fortaleza e esperana para suportar a dor, o sofrimento e o sentido para sua vida? A resposta s pode ser: A Bblia Sagrada. Se tua lei no fosse o meu prazer, eu j teria perecido na misria. Tua palavra lmpada para os meus ps, e luz para o meu caminho. (Sl 119, 92 .105). A sede e a fome das virtudes espirituais que existem dentro do ser humano so respondidas e saciadas pelo poder das Sagradas Escrituras. a Palavra de Deus que preenche radicalmente o vazio da existncia da alma humana. A verdadeira busca de espiritualidade, a fortificao para f, caridade e a vida eterna se encontram na Palavra de Deus. Quem tem a Bblia como Bssola, Porto Seguro e Luz, jamais se perdem, jamais afunda no mar das desgraas e jamais caminha pelas trevas do pecado, pelo contrrio: caminha iluminado para morar e contemplar a face da Luz Eterna.

Despertando o interesse pela leitura da Bblia


A Bblia no um livro apenas. Ela uma biblioteca de 73 livros, bem diferentes uns dos outros, que possuem os mais diversos estilos, foram escritos em pocas muito distantes e em situaes das mais diversas tambm. Imagine-se chegando a uma biblioteca como essa e comeando a ler o primeiro livro que encontrar na estante, passando para o segundo e assim por diante. Essa leitura certamente no dar certo! H pessoas que abrem a Bblia e comeam a ler a partir do Gnesis. Em geral no passam do quinto livro, pois logo desanimam e no retornam mais e acabam dizendo que impossvel e que no conseguem entender a Bblia. O engraado que isso aconteceria em qualquer biblioteca do mundo! necessrio um Plano de leitura. No incio, h muita coisa que no se entende, o que muito natural. At na leitura de um romance acontece isso. No pare por causa disso, prossiga, medida que se vai lendo, as coisas vo se esclarescendo umas s outras. uma regra de ouro: a Bblia se explica por si mesma. Por isso to importante um plano de leitura. Existem vrios planos de leitura. Todos eles so bons, porque se baseiam num princpio. Apresento aqui um determinado plano. Ele se destina queles que desejam comear a ler a Bblia e no tm outros recursos a no ser conhecer a Bblia atravs dela mesma. Siga a ordem indicada aqui, ela faz parte do mtodo. Plano de leitura do Novo Testamento 1. 1 Carta de So Joo. (2 vezes) 2. Evangelho de So Joo 3. Evangelho de So Marcos 4. As pequenas cartas de So Paulo: 5. Glatas 6. Efsios 7. Filipenses 8. Colossenses 9. 1 e 2 Tessalonicences 10. 1 e 2 Timteo 11. Tito 12. Filmom 13. Evangelho de So Lucas 14. Atos dos Apstolos 15. Carta aos Romanos 16. Evangelho de So Mateus 17. 1 e 2 Carta aos Corntios 18. Hebreus 19. Carta de So Tiago

20. 1 e 2 Carta de So Pedro 21. 2 e 3 Carta de So Joo 22. Carta de So Judas 23. Apocalipse 24. 1 Carta de So Joo (3 vez) 25. Evangelho de So Joo (2 vez)

Por que comear pela primeira carta de So Joo?


A primeira necessidade de um cristo ter certeza de sua salvao. saber que Deus o ama o escolheu., gratuitamente, sem nenhum merecimento seu. Deus o colocou na lista daqueles que Ele quer salvar. Foi uma escolha gratuita! Amorosa! Sem merecimento! Dos 73 livros da Bblia, s essa pequena carta foi escrita com esse objetivo: o de nos dar a certeza da Salvao. Na concluso de sua carta So Joo diz: Escrevo tudo isso para que vocs, que acreditam no nome do Filho de Deus, estejam certos de que tm a vida eterna (1 Jo, 5 13). Lendo e relendo, voc vai se convencendo desta feliz realidade: voc salvo! Voc escolhido! E foi Deus que o escolheu. Trata-se de uma realidade boa demais para ser verdade! E somente a Palavra de Deus pode nos persuadir dela. por isso que voc vai ler a Carta inteira duas vezes: para se convencer, pela Palavra de Deus, da mais linda realidade de sua vida.

Regras de ouro para ler a Bblia


1. 2. 3. 4. 5. 6. Leia a Bblia todos os dias Tenha uma hora marcada para a Leitura Marque a durao da Leitura Escolha um bom lugar Leia com lpis ou caneta na mo Faa tudo em esprito de orao

Voc no est apenas lendo a Bblia, voc est buscando um encontro com a Palavra de Deus. Est procura de um contato ntimo com a Palavra Viva do Deus, que fala a voc. Trata-se de um dilogo: voc escuta, voc acolhe, voc se toca, se sensibiliza, responde. um encontro vivo entre pessoas vivas, um encontro de pessoas que se amam mutuamente. Muitos experimentaram essa relao. Experimente voc tambm. O principal interesse de Deus no tanto fazer voc escutar, mas falar com voc. Ele deseja instruir voc, quer conduzi-lo ao conhecimento da verdade. Por isso, esteja atento, fique alerta; mantenha-se numa atitude de expectativa. Deus tem algo de bem pessoal e concreto para lhe dizer! 9

10

Como a Bblia foi escrita


Na condescendncia de sua bondade, Deus, para revelar-se aos homens, fala com eles em palavras humanas: "A Palavra de Deus, expressada em lnguas humanas, se faz semelhante linguagem humana, como a Palavra do Eterno Pai, assumindo a nossa frgil condio humana, se fez semelhante aos homens" (DV 13). Deus o autor da Sagrada Escritura. "As verdades reveladas por Deus, que esto contidas e se manifestam na Sagrada Escritura, se consignaram por inspirao do Esprito Santo." Ele inspirou os autores humanos dos livros sagrados. A Tradio apostlica fez a Igreja discernir quais escritos constituem a lista dos Livros Santos. Esta lista integral chamada "Cnon das Escrituras". Cnon vem da palavra grega "kanon" que significa "medida, regra". O Cnon compreende para o Antigo Testamento 46 escritos e 27 para o Novo. Estes so: Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros, Deuteronmio, Josu, Juzes, Ruth, os dois livros de Samuel, os dois livros dos Reis, os dois livros das Crnicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judith, Esther, os dois livros dos Macabeus, J, os Salmos, os Provrbios, o Eclesiastes, o Cntico dos Cnticos, Sabedoria, Eclesistico, Isaas, Jeremias, Lamentaes, Baruc, Ezequiel, Daniel, Osias, Joel, Ams, Abdias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, para o Antigo Testamento. Para o Novo Testamento, os Evangelhos de Mateus, de Marcos, de Lucas e de Joo, os Atos dos Apstoles, as Epstolas de Paulo aos Romanos, a primeira e segunda aos Corntios, aos Glatas, aos Efsios, aos Filipenses, aos Colossenses, a primeira e segunda aos Tessalonicenses, a primeira e segunda a Timteo, a Tito, a Filemn, a Epstola aos Hebreus, a Epstola de Thiago, a primeira e segunda de Pedro, as trs Epstolas de Joo, a Epstola de So Judas e o Apocalipse.

Antigo testamento
Os judeus consideravam que existiam dois cnones dos Livros Santos: o Cnon Breve (palestinense) e o Cnon Longo (alexandrino). O Antigo Testamento em hebreu (Cnon Breve) est formado por 39 livros e se divide em trs partes: "A Lei", "Os Profetas"e "Os Escritos". O Antigo Testamento em grego (Canon Longo) est formado por 46 livros. A verso grega da Bblia, conhecida como dos Setenta, conta com 7 livros a mais: Tobias, Judith, Baruc, Eclesistico, I e II Macabeus e Sabedoria. Alm disso, algumas sesses gregas de Esther e Daniel. Estes livros so conhecidos freqentemente, embora a expresso no necessariamente a mais adequada, como "deutero-cannicos". Os judeus em Alexandria tinham um conceito mais amplo da inspirao bblica. Estavam convencidos de que Deus no deixava de se comunicar com seu povo mesmo fora da Terra Santa, e de que o fazia iluminando os seus filhos nas novas circunstncias em que se 11

encontravam. Os Apstolos, ao levar o Evangelho ao Imprio Greco-romano, utilizaram o Cnon Alexandrino. Assim, a Igreja primitiva recebeu este cnon que consta de 46 livros. No sculo III comearam as dvidas sobre a incluso dos assim chamados "deuterocannicos". A causa foram as discusses com os judeus, nas quais os cristos s utilizavam os livros proto-cannicos. Alguns Padres da Igreja denotam estas dvidas nos seus escritos -por exemplo Atansio (373), Cirilo de Jerusalm (386), Gregrio Nazianzeno (389)-, enquanto outros mantiveram como inspirados tambm os deutero-cannicos -por exemplo Baslio ( 379), Santo Agustinho (430), Leo Magno (461)-. A partir do ano 393 diferentes conclios, primeiro regionais e logo ecumnicos, foram fazendo precises lista dos Livros "cannicos"para a Igreja. Estes foram: Conclio de Hipona (393) Conclio de Cartago (397 y 419) Conclio Florentino (1441) Conclio de Trento (1546)

Neste ltimo, solenemente reunido no dia 8 de abril de 1546, se definiu dogmaticamente o cnon dos Livros Sagrados. Os protestantes s admitem como livros sagrados os 39 livros do cnon hebreu. O primeiro que negou a canonicidade dos sete deuterocannicos foi Carlostadio (1520), seguido de Lutero (1534) e depois Calcino (1540).

Novo testamento
O Novo Testamento est formado por 27 livros, e se partes: "Evagelhos", "Atos dos Apstolos", "Epstolas" e "Apocalipse". divide em quatro

Nas origens da Igreja, a regra da f se encontrava no ensinamento oral dos Apstolos e primeiros evangelizadores. Passado o tempo, sentiu-se a urgncia de consignar por escrito os ensinamentos de Jesus e os traos ressaltantes da sua vida. Esta foi a origem dos Evangelhos. Por outro lado, os Apstolos alimentavam espiritualmente os seus fiis mediante cartas, segundo os problemas que iam surgindo. Esta foi a origem das Epstolas. Ademais circulavam entre os cristos do primeiro sculo mais duas obras de personagens importantes: "Os Atos dos Apstolos", escrita por Lucas, e o "Apocalipse", sado da escola de So Joo. Ao final do sculo I e comeo do II, o nmero de livros da coleo variava de um Igreja a

12

outra. Na metade do sculo II, as correntes herticas do Marcionismo (que afirmava nicamente o Evangelho de Lucas e as 1 Epstolas de Paulo tinham origem divino), e do Montanismo (Montano pretendia introduzir como livros santos seus prprios escritos), urgiram a determinao do Cnon do Novo Testamento. Por volta do final do sculo II, a coleo do Novo Testamento era quase a mesma nas Igrejas do Oriente e Ocidente. Nos tempos de Agustinho, os Conclios de Hipona (393) e de Cartago (397 e 419) reconheceram o Cnon de 27 livros, assim como o do Concilio de Constantinopla (692) e o Conclio Florentino (1441). Com a chegada do protestantismo, quiseram renovar antigas dvidas e exculiram alguns. Lutero rechaava Hebreus, Thiago, Judas e o Apocalipse. Carlostadio e Calvino aceitaram os 27. Os protestantes liberais no costumam falar de "livros inspirados", mas de "literatura crist primitiva". No Conclio de Trento foi apresentado oficial e dogmaticamente a lista ntegra do Novo Testamento. O critrio objetivo e ltimo para a aceitao do Cnon do Novo Testamento ser sempre a revelao feita pelo Esprito Santo e transmitida fielmente por ela. Quanto aos critrios secundrios levados em conta, foram os seguintes: 1.- Sua origem apostlica (ou de gerao apostlica). 2.- Sua ortodoxia na doutrina. 3.- Seu uso litrgico antigo e generalizado.

Verses da Bblia
Existem diferentes verses bsicas da Bblia. As atuais edies da Bblia nas diversas lnguas so tradues de uma ou outra verso. Estas verses so: - Verso dos "Setenta"ou "Alexandrina": (conhecida tambm como "Septuaginta"), a principal verso grega por sua antigidade e autoridade. Sua redao se iniciou no sculo III a. C. (250 a.C) e foi concluda no final do sculo II a.C. (105 a.C). O nome de "Setenta" se deve ao fato de que a tradio judaica atribui sua traduo a 70 sbios e "Alexandrina" por ter sido feita em Alexandria e usada pelos judeus de lngua grega ao invs do texto hebreu. Esta traduo foi feita para leitura nas Sinagogas da "dispora", comunidades judaicas fora da Palestina, e talvez tambm para dar a conhecer a Bblia aos pagos. - Verses Latinas: tala Antiga ou "Vetus Latina": provm da Verso dos Setenta para a maioria dos livros 13

do A.T. e dos originais gregos para os livros do N.T. e Sabedoria, II Macabeus e Eclesistico. Esteve em uso no Ocidente desde o sculo II at o sculo V. Vulgata: ao final do sculo IV, o Papa Damaso ordenou que So Jernimo fizesse uma nova verso latina tendo presente a tala antiga. Esta verso se imps no sculo VII definitivamente. Foi denominada "Vulgata"porque a inteno da obra era "vulgariz-la", torn-la popular. So Jernimo traduziu diretamente do hebraico e do grego originais ao latim, com exceo dos livros de Baruc, Sabedoria, Eclesistico e I e II Macabeus, o quais, trascreveu sem nenhuma traduo da tala antiga. Neovulgata: A Neovulgata a mesma verso Vulgata, qual foram incorporados os avanos e descobertas mais recentes. O Papa Joo Paulo II aprovou e promulgou a edio tpica em 1979. O Papa assim o fez para que esta nova verso sirva como base segura para fazer tradues da Bblia s lnguas modernas e para realizar estudos bblicos.

14

Como so feitas as citaes bblicas?


comum abreviarmos os nomes dos livros da Bblia para facilitar a citao de certas passagens. Em geral, os catlicos adotam o seguinte elenco de abreviaturas:
ANTIGO TESTAMENTO Pentateuco Gn Ex Lv Nm Dt Histricos Js Jz Rt 1Sm 2Sm 1Rs 2Rs 1Cr 2Cr Esd Ne Tb Jud Est 1Mc 2Mc Sapienciais J Sl Livro da Gnese Livro do xodo Livro do Levtico Livro dos Nmeros Livro do Deuteronmio Livro de Josu Livro dos Juzes Livro de Rute 1 Livro de Samuel 2 Livro de Samuel 1 Livro dos Reis 2 Livro dos Reis 1 Livro das Crnicas 2 Livro das Crnicas Livro de Esdras Livro de Neemias Livro de Tobias Livro de Judite Livro de Ester 1 Livro dos Macabeus 2 Livro dos Macabeus Livro de J Livro dos Salmos

15

Pr Ecl Ct Sb Eclo Profticos Is Jr Lm Br Ez Dn Os Jl Am Ab Jn Mq Na Hab Sf Ag Zc Ml NOVO TESTAMENTO Evangelhos Mt Mc Lc Jo

Livro dos Provrbios Livro do Eclesiastes Cntico dos Cnticos Livro da Sabedoria Livro do Eclesistico Livro de Isaas Livro de Jeremias Livro das Lamentaes Livro de Baruc Livro de Ezequiel Livro de Daniel Livro de Osias Livro de Joel Livro de Ams Livro de Abdias Livro de Jonas Livro de Miquias Livro de Naum Livro de Habacuc Livro de Sofonias Livro de Ageu Livro de Zacarias Livro de Malaquias Evangelho segundo Mateus Evangelho segundo Marcos Evangelho segundo Lucas Evangelho segundo Joo

16

Atos Epstolas

At Rm 1Cor 2Cor Gl Ef Fl Cl 1Ts 2Ts 1Tm 2Tm Tt Fm Hb Tg 1Pd 2Pd 1Jo 2Jo 3Jo Jd

Atos dos Apstolos Epstola aos Romanos 1 Epstola aos Corntios 2 Epstola aos Corntios Epstola aos Glatas Epstola aos Efsios Epstola aos Filipenses Epstola aos Colossenses 1 Epstola aos Tessalonicenses 2 Epstola aos Tessalonicenses 1 Epstola a Timteo 2 Epstola a Timteo Epstola a Tito Epstola a Filemon Epstola aos Hebreus Epstola de Tiago 1 Epstola de Pedro 2 Epstola de Pedro 1 Epstola de Joo 2 Epstola de Joo 3 Epstola de Joo Epstola de Judas Apocalipse de Joo

Proftico

Ap

Assim, quando quisermos citar a Primeira Epstola aos Tessalonicenses, basta escrever 1Ts. A seguir, informamos o captulo. Assim, 1Ts 2 significa Primeira Epstola aos Tessalonicenses, captulo dois.

17

Para fazermos citaes mais completas, usamos alguns sinais de pontuao: A vrgula separa os versculos do captulo. Ex.: Mt 16,18 significa Evangelho segundo Mateus, captulo 16, versculo 18. O hifen apresenta uma sequncia de captulos ou versculos. Ex.: At 1-2 significa Atos dos Apstolos, captulos 1 e 2 (integrais). Ex 15,2-5 significa Livro do xodo, captulo 15, versculos 2 5. O ponto apresenta captulos e/ou versculos citados isoladamente. Ex.: 1Cr 1.3 significa Primeiro Livro das Crnicas, captulos 1 e 3. Is 32,1.4.6 significa Livro do Profeta Isaas, captulo 32, versculos 1, 4 e 6. O ponto e vrgula dispe captulos e versculos isolados, mas pertencentes ao mesmo livro. Ex.: Jo 3,23-25; 6,1-4 significa Evangelho segundo Joo, captulo 3, versculos de 23 25 e captulo 6, versculos de 1 4. Algumas Bblias podem usar "s" e "ss" a seguir do nmero do captulo e/ou versculo. "s" significa seguinte e "ss", seguintes. So usados para simplificar - ainda mais - a citao, respectivamente, de dois ou trs captulos e/ou versculos. Ex.: Rm 2,5s significa Epstola aos Romanos, captulo 2, versculos 5 e 6 (isto , o versculo 5 e o seguinte). Ap 6,7ss significa Livro do Apocalipse, captulo 6, versculos de 7 9 (isto , o versculo 7 e os dois seguintes). Tg 1s significa Epstola de Tiago, captulos 1 e 2 (isto , o captulo 1 e o seguinte). Com todas essas abreviaes e sinais podemos montar e citar, de forma bem resumida, qualquer passagem Bblica. Ex.: Lv 1,12-15.20; 3,2s; Mc 1,3ss.10; 2Cor 3-5 significa, respectivamente: - Livro do Levtico, captulo 1, versculos de 12 15 e o versculo 20; no mesmo Livro do Levtico, captulo 3, versculos 2 e 3. - Evangelho segundo Marcos, captulo 1, versculos de 3 5 e o versculo 10. - Segunda Epstola aos Corntios, captulos de 3 5.

18

Vdeos sugeridos
Compreender a Bblia dever do catlico - http://bit.ly/yOj5LT Como iniciar o estudo bblico - http://bit.ly/AlopuD Usar ou no a Bblia protestante - http://bit.ly/xiOXCs Dicas para melhorar a leitura bblica - http://bit.ly/yRC2Vk Que traduo bblica devo usar - http://bit.ly/zP6zKR Sagradas Escrituras, Tradio e Magistrio - http://bit.ly/AA7Iid Sagradas Escrituras e Tradio Oral - http://bit.ly/xEnZfq Tradio Apostlica nas Escrituras - http://bit.ly/xucB1U Cabe a quem interpretar a bblia? - http://bit.ly/z8RAEm

Imagens sugeridas
http://bit.ly/x2Y1Cx

19

Fontes
Constiuio Dogmtica Dei Verbum sobre a Revelao Divina A Santa S http://bit.ly/DeiVerbum Bbila Sagrada - Traduo da CNBB Edies CNBB http://bit.ly/BibliaCNBB Bblia da CNBB Bbilia Catlica Online http://bit.ly/BibliaCNBBOnline Ler e viver a Bblia Pe. Incio Jos do Vale http://bit.ly/y8BG9R Regras de ouro para ler a Bblia Monsenhor Jonas Abib http://bit.ly/ayTr14 Mtodo para ler a Bblia Monsenhor Jonas Abib http://bit.ly/xHvU33 A Bblia no meu dia-a-dia Monsenhor Jonas Abib http://bit.ly/xTkB3a Em que ordem ler a Bblia Monsenhor Jonas Abib http://bit.ly/9bF7tx Como a Bblia foi escrita ACI Digital http://bit.ly/w1yscl Verses da Bblia ACI Digital http://bit.ly/ymTbj1 Como so feitas as citaes bblicas? Carlos Martins Nabeto http://bit.ly/fuiSDb

20

You might also like