You are on page 1of 4

REFORMAS ECONMICAS Com Deng Xiaoping frente do governo, o pas, em 1978, adota a poltica das Quatro Grandes Modernizaes

s (da indstria, da agricultura, da cincia e tecnologia e das Foras Armadas). So criadas em 1984 Zonas Econmicas Especiais (ZEEs vide mapa), abertas a investimentos estrangeiros, e incentiva-se a propriedade privada no campo. O modelo propicia grande crescimento econmico China a partir de 1978.

FATOS RECENTES Aps 15 anos de negociaes, a China torna-se membro da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), em dezembro de 2001. Com isso, o pas abre seu mercado s importaes e permite a entrada do capital estrangeiro em setores antes protegidos, como bancos e telecomunicaes. Em troca, amplia o acesso dos produtos chineses ao mercado mundial. TRS GARGANTAS Em maio de 2006, a China inaugura a usina de Trs Gargantas. no rio Yang-ts, que passa a ser a maior hidreltrica do mundo, superando a de Itaipu. O complexo custou mais de 25 bilhes de dlares e faz parte do esforo chins para suprir a demanda por energia renovvel e reduzir a dependncia por carvo e petrleo. O projeto criticado. porm, por seu custo humano e ambiental milhes de pessoas so retiradas da rea e h risco de catstrofe ambiental.

Foto de satite da usina de Trs Gagantas Fonte: www.apolo11.com//ikonos_3_gargantas_500.jpg

CRESCIMENTO E CRISE ECONMICA Desde a implantao do socialismo de mercado em 1978, a mdia de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) da China de 9%. Em 2007, o crescimento registrado foi de 11,4%, o maior em 13 anos (veja figura que segue). O total de bens e servios produzidos pelo pas foi calculado em cerca de 3,4 trilhes de dlares. Com isso, a China ultrapassou a Alemanha passando a terceira economia do mundo, ficando atrs apenas dos Estados Unidos (EUA) e do Japo

Fonte: Guia do Estudante, 2010. Importante ressaltar que esse grfico passou a ser considerado ultrapassado pela notcia de agosto/2010, quando a China passou a ser a segunda potncia mundial trocando de lugar com o Japo. O modelo de desenvolvimento adotado se baseia na abundncia da mo-de-obra mal remunerada (veja comparao na figura que segue), na distribuio de subsdios estatais (a ajuda do governo aos produtores), na atrao de investimentos estrangeiros, na instalao de fbricas montadoras (que importam peas e montam produtos) e na exportao de mercadorias baratas.

Fonte: Guia do Estudante, 2008.

A economia chinesa desacelera em razo da crise financeira global no segundo semestre de 2008. A taxa de crescimento do pas no ano cai a 9%. o menor ndice desde 2001. Na tentativa de reaquecer a economia, o governo libera, em novembro, um pacote de 585 bilhes de dlares, destinado a obras de infraestrutura, que criam empregos na construo civil, alm de ajudar a indstria. Outras medidas adotadas incluem o corte de impostos e a reduo das taxas de juro, para facilitar o crdito e estimular o consumo interno. RECUPERAO ECONMICA As medidas adotadas pelo governo chins para combater a crise comeam a surtir efeito no segundo semestre de 2009. No terceiro trimestre, o PIB cresce 8,9%, e, em outubro, os investimentos diretos estrangeiros no pas voltam a subir, registrando alta de 5,7%. No mesmo ms, aumentam a produo industrial e as vendas no varejo. A expectativa que o PIB aumente 8,4% em 2009 resultado abaixo da mdia dos anos anteriores, mas superior s estimativas mais pessimistas do incio do ano. A preocupao se a economia vai conseguir manter o ritmo de crescimento quando o pacote de estmulo do governo chegar ao fim, a partir de 2011.

You might also like