You are on page 1of 2

CONFIAR, ESCUTAR E CELEBRAR A F

BORTOLINE, Jos - Roteiros Homilticos Anos A, B, C Festas e Solenidades - Paulos, 2007


* LIO DA SRIE: LECIONRIO DOMINICAL * ANO: B TEMPO LITRGICO: 2 DOMINGO DA QUARESMA COR: ROXO

I. INTRODUO GERAL
1. Celebramos a certeza de que, se Deus por ns, ningum ser contra ns (2 leitura, Rm 8,31b-34). Na celebrao da Santa Ceia do Senhor (Eucaristia) aprendemos a escutar o que o Filho amado do Pai nos tem para dizer (evangelho, Mc 9,2-10) e, confiantes, no em nossas seguranas, mas no Deus fiel s suas promessas, enfrentamos os absurdos da vida (1 leitura, Gn 22,12.9a.10-13.15-18), as perplexidades e desafios que o mundo dos excludos nos apresenta. A f nos garante que possvel transfigurar tambm a vida de quem carece de dignidade humana. Jesus foi solidrio conosco, entregando-se por amor. Seguindo seus passos, queremos aprender com ele a criar nova sociedade e nova histria.

de Isaac, o patriarca quase no fala, e Deus se manifesta somente no incio e no fim do relato. Abrao tem de fazer tudo sozinho, em silncio e envolvido pelo mistrio incomparvel de Deus, superando com f e confiana os absurdos que a vida apresenta. Mas o povo se identifica tambm com Isaac, pois somos todos frutos de uma promessa e esperana de futuro. Ns, como Isaac, perguntamos quando percebemos que em nossa caminhada falta o essencial. E a nica fora que nos anima esta: "Deus vai providenciar".

6. Isaac fruto da promessa. Mas Deus tirou de Abrao todas as seguranas para que ele no se acomodasse. S assim que a promessa se torna realizao: "Uma vez que no me recusaste teu nico filho, eu te abenoarei largamente e tornarei tua descendncia to numerosa como as estrelas do cu e como a areia da praia Por II. COMENTRIO DOS TEXTOS BBLICOS tua descendncia sero abenoadas todas as naes da 1 leitura (Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18): Confiar para terra, porque tu me obedeceste" (vv. 16b-18). construir nova histria Evangelho (Mc 9,2-10): "Escutem o que o meu Filho 2. Estamos diante da maior prova de f de Abrao, pai amado diz"

dos que crem. Os estudiosos afirmam que o episdio do sacrifcio de Isaac serviu de base para que o povo de Deus jamais admitisse sacrifcios humanos, ao contrrio do que se fazia nos cultos cananeus. Isaac resgatado por meio de um sacrifcio, e isso tornou-se mais tarde lei em Israel (cf. Ex 13,13b). Disso aprendemos que a vida dom de Deus, mas isso no significa que ele exija para si a vida de suas criaturas, nem no passado, nem no presente. O trecho em questo, porm, no quer simplesmente justificar leis ou costumes adotados pelo povo de Deus ao longo da histria. Ele , isso sim, o melhor retrato da pessoa que cr em meio escurido da vida. De fato, o v. 1 afirma que "Deus ps Abrao prova", sem contudo avis-lo de que se tratava de prova. E o teste de Abrao o mais duro possvel: Isaac, segundo o v. 2, seu filho nico, e Abrao o ama muito.
3.

7. A transfigurao de Jesus se encontra tambm em Mateus (17,1-8) e Lucas (9,28-36), mas cada evangelista trabalhou a seu modo a narrativa dentro dos objetivos especficos de cada um. Marcos a inseriu no incio da segunda parte do seu evangelho. De fato, a partir de 8,31 temos um novo incio e, daqui para a frente, Jesus vai dedicar a maior parte do seu tempo ensinando aos discpulos o sentido profundo de seu messianismo.

8. Na primeira parte do evangelho de Marcos, Jesus incompreendido pelos "de fora", acusado de blasfemar, de ser um possesso, louco e impuro. E os discpulos, o que pensam dele? Pedro, representando todos os que pretendem se unir ao Mestre, afirma que Jesus o Messias (8,29). Mas Jesus probe severamente aos discpulos de falar alguma coisa a respeito dele (8,30). Marcos insere aqui o primeiro anncio da paixo. E Pedro, representando mais uma vez os discpulos, se torna "Satans" (cf. 4. Abrao havia sido convocado a deixar o passado o evangelho do domingo passado), porque pretende que (cf. 12,1), confiando na promessa daquele que o chamou, o messianismo de Jesus se baseie nos moldes tradicioprometendo-lhe terra e descendncia. Isaac filho dessa nais. Jesus incompreendido tambm pelos "de dentro". promessa e, ao mesmo tempo, a esperana de futuro. 9. E agora: a proposta messinica de Jesus vai vencer? Abrao chamado a renunciar tambm ao futuro, devol- A transfigurao responde afirmativamente. Jesus vai vendo a Deus o dom da promessa. Assim acabam todas vencer. Seu projeto ser vitorioso porque garantido as seguranas para o velho patriarca. Deus age desse pelo Pai, que o declara seu Filho amado, pedindo que modo porque somente ele segurana, ele que se man- todos escutem o que ele diz (9,7). A transfigurao , tm fiel at o fim. Passando pela prova, Abrao amadu- portanto, o sinal da vitria de Jesus e de seu projeto. rece na f, tornando-se construtor de nova histria e pai de um povo que ir perpetuar sua memria e aes em 10. Jesus sobe a uma alta montanha com Pedro, Tiago e outros tempos e lugares. Joo, trs dos quatro primeiros escolhidos (cf. 1,16-20). A cena recorda Ex 24, onde Moiss convidado a subir 5. O povo de Deus no s se identificou com o Abrao montanha de Jav em companhia de Aaro, Nadab, eloqente que conversa e pechincha com Deus (cf. Abi e setenta ancios. Somente Moiss se aproximou 18,22-33), mas se identificou tambm com o Abrao que de Jav e, ao descer do monte, contou ao povo tudo o cala diante do mistrio. De fato, no episdio do sacrifcio que Jav lhe havia dito. A resposta do povo uma s:

"Faremos tudo o que Jav disse" (cf. Ex 24,1-3). Qual ser a resposta dos discpulos? Desde j podemos concluir que eles se deixam levar pelo medo e perplexidade (vv. 6.10).
11. Marcos afirma que "as roupas de Jesus ficaram brilhantes e to brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar" (v. 3). Essa transformao aponta para a realidade da ressurreio de Jesus. Ningum, nem mesmo a morte, poder deter o projeto do Reino, pois o Mestre vai ressuscitar depois de trs dias (cf. 8,31b).

saber quem Jesus sem ir com ele at a cruz, sem passar pela morte, sem voltar Galilia (16,7) para anunciar a, por meio de uma prtica libertadora, que o Mestre est vivo. Pedro - e todos ns com ele - sofremos de ignorncia crnica em relao a quem Jesus. Por isso que "escutar o que ele diz" (v. 7) significa ir com ele at o fim. E no nos assustemos: no evangelho de Marcos, quem confessa Jesus como "Filho de Deus" justamente um pago, algum que jamais estivera com o Mestre nas suas andanas pela Galilia.
15. "E, de repente, olhando em volta, os discpulos no viram mais ningum, a no ser somente Jesus com eles" (v. 8). Jesus a nica autoridade credenciada pelo Pai. Ele est conosco para nos ajudar a descer do monte e a vencer o medo e a perplexidade.

Moiss e Elias - que representam respectivamente a Lei e os Profetas, isto , todo o Antigo Testamento - se fazem presentes e conversam com Jesus. Elias o restaurador do javismo no Reino do Norte no tempo do rei Acab, o profeta que libertou o povo da idolatria que gera opresso. Moiss o lder da libertao do Egito. O comparecimento deles vem dar testemunho de Jesus: ele o libertador definitivo, prometido e prefigurado nos lderes do passado. O Antigo Testamento testemunha que Jesus veio para libertar mediante a entrega total de sua vida.
12.

2 leitura (Rm 8,31b-34): Nada nos poder separar do amor de Cristo


16.

O captulo 8 de Romanos uma das pginas magistrais de Paulo. A fala-se da vida no Esprito. Dois so os temas que percorrem esse captulo, o da vida no Esprito e o da filiao divina. A partir dessa certeza, ele compe 13. Nuvem, esplendor, personagens (Elias-Moiss) e, uma poesia que nossas comunidades hoje gostam de sobretudo, a voz que sai da nuvem so modos de indicar cantar (vv. 31-19). Ele celebra a certeza das comunidaa presena de Deus no acontecimento. O prprio Pai des de que o projeto de Deus vai vencer. garante que Jesus seu Filho amado, ao qual preciso dar adeso (v. 7; cf. 1,15). Nesse versculo temos um dos 17. O captulo 8 inicia com uma certeza: "J no existe pontos altos do evangelho de Marcos. Desde o incio condenao para aqueles que esto em Jesus Cristo" (v. afirma-se que Jesus Filho de Deus (1,1) e, ao ser bati- 1). E as perguntas que Paulo faz nos versculos que a zado, o Pai diz: "Tu s o meu Filho amado; em ti encon- liturgia escolheu para este domingo no admitem outras tro o meu agrado" (1,11). O termo "filho" recorda o sal- respostas seno estas: "Deus por ns, ningum ser mo 2,7, onde um rei declarado filho de Deus. Jesus contra ns" (v. 31b). "Deus no poupou seu prprio Fiesse Rei, mas seu messianismo passa pela entrega da lho, mas o entregou por todos ns. Por isso, juntamente com ele, nos dar tudo o de que precisamos" (v. 32). vida. "Ningum acusar os escolhidos de Deus, pois Deus 14. Pedro representa ns todos quando pretendemos quem justifica" (v. 33). "Ningum condenar, nem mesviver a alegria da ressurreio sem passar pela entrega e mo Jesus Cristo, pois ele morreu e ressuscitou, est pela morte (cf. Abrao, na 1 leitura). O julgamento que direita de Deus e intercede por ns" (v. 34). Marcos faz de Pedro e de todos os seguidores de Jesus muito severo: "Ele no sabia o que dizer, pois estavam Se Deus no contra ns, no nos nega nada, no nos todos com muito medo" (v. 6). No fim de tudo, os disc- acusa, no nos condena, quem de ns ousa fazer aquilo pulos se perguntam o que queria dizer "ressuscitar dos que Deus no faz? A responsabilidade, portanto, de mortos" (cf. v. 10). O tema da ignorncia dos discpulos cada um e de todos. muito forte no evangelho de Marcos. impossvel

III. PISTAS PARA REFLEXO


18.

Passando pela prova, Abrao amadureceu na f e descobriu um Deus que Senhor da vida para todos. Ele no quer a indignidade e morte de ningum.

19. A transfigurao de Jesus sinal de sua vitria (evangelho, Mc 9,2-10). Existem sinais de vitria na situao dos excludos? Quais so os medos e perplexidades? A Bblia ilumina a luta das famlias por sade, trabalho, educao etc? Nossa comunidade se solidariza com a situao difcil dos excludos ou se mantm ignorante como Pedro e os discpulos? A transfigurao o sinal da vitria de Jesus e de seu projeto. O que representa a transfigurao para os excludos? possvel transfigurar a vida dessas pessoas? 20.

O hino da carta aos Romanos celebra a certeza da vitria. Quais certezas queremos celebrar hoje?

You might also like