You are on page 1of 10

APRESENTAO

a)- Canto de Amor

O Cntico dos Cnticos um canto sublime ao amor do homem e da mulher, como reflexo, imagem e significado do amor de Deus aos homens. um cancioneiro de npcias, que canta a beleza da esposa e do esposo, e a alegria do seu amor. O que se canta no certamente o amor ertico de um encontro ocasional, mas o amor permanente, mais forte do que a morte, o amor matrimonial com todos os seus encantos e todas as peripcias cotidianas de um amor para sempre e sem possvel volta atrs. Este amor o que se faz sinal e imagem do amor de Deus. Realmente assim como o Deus vivo ama o seu povo e como Israel conhece e recebe o seu Senhor: com esta novidade, com este assombro, com este vigor inslito, como no primeiro dia da criao, como o dia do Mar Vermelho, o dia da Pscoa, o dia do Batismo. Como ningum se instala no amor verdadeiro, muito menos h rotina na vida frente ao Deus vivo. Tudo novo, renovado sem cessar. Compreende-se que o povo do xodo e do deserto nos tenha transmitido este cntico de amor que no rotineiro e que sempre jovem. Assim como ama o Deus da aliana, com essa paixo, com essa impacincia e com esse prazer! O amor, em toda sua beleza, como o apresenta o Cntico dos Cnticos, um convite a um amor matrimonial, plenamente humano, reflexo do amor de Deus, smbolo do amor de Cristo, que o torna possvel, pois tal amor s se pode viver iluminado e fundamentado no nico amor perfeito: quem no ama no conheceu a Deus, porque Deus amor ( 1 Jo. 4,8 ). E Deus, no princpio, criou o homem sua imagem, imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou ( Gn. 1, 27 ). Chamando o homem existncia por amor, o chamou ao mesmo tempo ao amor. Deus, ao criar o homem sua imagem, inscreve na humanidade do homem e da mulher a vocao do amor e da comunho. O homem e a mulher, criados como unidade de dois, refletem no mundo a comunho do amor que se d em Deus. Somente assim se torna compreensvel a verdade de que Deus amor ( 1 Jo. 4, 16 ; A Dignidade da Mulher 7 ). Joo Paulo II, falando da famlia, conclui: no h neste mundo outra imagem mais perfeita, mais completa do que Deus: unidade, comunho. No h outra realidade humana que melhor corresponde ao mistrio de Deus. O homem e a mulher unidos em uma s carne so o sacramento primordial de Deus, reflexo do amor trinitrio e do amor incondicional de Deus ao homem. a imagem de Deus, criada por ele mesmo.

Os profetas, boca de Deus, nos iluminam o mistrio do amor de Deus, apresentando seu amor com o smbolo do amor do homem mulher. O matrimnio o sinal e a imagem da aliana de Deus com seu povo. Deus o esposo que ama Israel com um amor nupcial. \em sua existncia conjugal, o profeta Osias descobre e manifesta o mistrio do amor esponsal de Deus e Israel. O matrimnio de Osias se converteu em sinal imagem da aliana de Deus com seu povo. O amor inquebrantvel de Osias a Gomer gesto eloqente do amor de Deus a Israel. Este simbolismo nupcial do amor de Deus para com seu povo repetido em Jeremias, Ezequiel e Isaas. O esposo do Cntico dos Cnticos se identifica co Yahweh que se dirige sua esposa Israel. O Cntico dos Cnticos evoca a histria das relaes de Deus com seu povo orientada para o dia da salvao. A escravido de Babilnia, a libertao e o retorno terra prometida constituem o pano de fundo do Cntico dos Cnticos, que canta o anunciado pelos profetas: eu me desposarei contigo para sempre ( Os. 2, 21 ); como um jovem se casa com sua noiva, tambm teu criador se casar contigo. Como a alegria do esposo pela esposa, tal ser a alegria que Deus sentir em ti ( Is. 62, 5 ), Yahweh cria algo de novo sobre a terra: a mulher abraa seu marido ( Jr. 31, 22 ). Depois da viso nupcial da Escritura, que mostra o homem e a mulher na beleza de seu ser e de seu encontro, o Genesis evoca a ruptura entre o homem e Deus, e consequentemente, entre o homem e a mulher. A bondade original se tinge de violncia. O engano, astcias, infidelidades e violncias marcam a relao do homem e da mulher. Este amor, com sua marca de medo, de desejo de domnio, necessitam uma salvao que o alegre, que o devolva ao que era no desgnio de Deus. A aliana, vivida por Israel com suas infidelidades, chega a sua plenitude em Jesus Cristo, onde se d a recriao do princpio. No Cntico dos Cnticos vislumbra-se o Messias que vem a Sio. Jesus Cristo, com o dom do Esprito, renova o duro corao do homem, para que possa viver o amor indissolvel com Deus e entre o homem e a mulher, sacramento do amor de Deus. O smbolo Chega a sua plenitude no Novo Testamento. Como Deus, no princpio, conduz a mulher ao homem, na plenitude dos tempos, une seu Filho com a Igreja, sua esposa, fazendo dela seu corpo. Cristo, novo Ado, tem uma esposa, a comunidade crist. O matrimnio apresentado por So Paulo como sacramento do amor de Cristo Igreja ( 2 Co. 11, 2-3 ; Ef. 5, 25-27 ). Cristo renova a Igreja e a prepara para as bodas definitivas na escatologia ( Ap. 19,7-8 ; 21, 2-9 ; 22, 17 ). O simbolismo esponsal, aplicado na aliana de Cristo com a Igreja, enche todo o Evangelho. O Reino de Deus descrito sob a alegoria das bodas ou como banquete que o rei prepara para seu filho ( Mt. 8, 11 ; Lc. 5, 34-35 ). No Novo Testamento o mesmo termo gamos, no designa diretamente o matrimnio humano, mas tambm as npcias escatolgicas de Cristo e os resgatados.

Como h um amor carnal, chamado Eros, e quem ama segundo ele semeia na carne ( Gl. 6, 8 ), assim tambm existe um amor espiritual, chamado gape, e o homem interior, ao amar segundo ele, semeia no esprito. O portador da imagem do homem terreno, segundo o homem exterior, se move pelo desejo e pelo amor terreno; em troca, o portador da imagem do homem celeste, ( 1 Co. 15, 49 ) segundo o homem interior, se move pelo amor celeste. Este amor vem de Deus, que amor ( 1 Jo. 4, 7-8 ); manifestou em Jesus Cristo que disse: sa do Pai e vim a este mundo ( Jo. 16, 27ss ). Se este amor permanece em ns, Deus permanece em ns ( 1 Jo. 4, 12 ), segundo a palavra do mesmo Senhor: o Pai e eu viremos a ele e faremos morada nele ( Jo. 16, 27ss ). E como Deus amor, e o Filho, que procede de Deus, tambm o , est exigindo em ns algo semelhante, de modo que nos unamos a Ele com uma espcie de parentesco, de afinidade por amor, fazendo-nos um s esprito com Cristo, como esposo e esposa se unem em uma s carne. Deste amor fala o Cntico dos Cnticos. Nele arde e se inflama pelo Verbo de Deus a alma bem-aventurada, e canta esse cntico de bodas, movido pelo Esprito Santo, por quem a Igreja se enlaa e se une com seu esposo celeste, Cristo, ansiosa de juntar-se a Ele e assim se salvar graas a esta casta maternidade. O Parclito, que procede do Pai ( Jo. 15, 26 ), que conhece o que h em Deus ( 1 Co. 2, 11 ), anda rondando em busca de almas s quais pode revelar a grandeza deste amor que vem de Deus ( 1 Jo. 4, 7 ). Sob esta luz se entende a interpretao rabnica do Cntico dos Cnticos: alegoria do amor de Deus ao seu povo. Esta interpretao recolhida pelos Pais, vista em seu significado mximo: o amor de Cristo Igreja. No Cntico dos Cnticos se esconde o desgnio de Deus e o destino do homem. Um lao de fogo une o homem Deus. Deus, fogo ardente, incendeia o corao do homem, iluminando sua mente e marca o caminho de seus passos. Amar a Deus com todo o corao, com toda a mente e com todas as foras a vida do homem.

b)- O Cntico dos Cnticos como Alegoria

As mltiplas aluses que existem no Cntico dos Cnticos Escritura, levaram facilmente a esta interpretao alegrica. O Deus vivo do Sinai se comprometeu um dia com sua esposa em dar-lhe sua vida e seu amor, e este amor seguir caminhando, atravs dos sculos, at o momento de graa final, do amor definitivo em Cristo. O Cntico dos Cnticos se encontra entre o Genesis e o Apocalipse. A primeira mulher do Genesis caminha de gerao em gerao at fazerse, por Jesus Cristo, a nova Jerusalm, que desce do cu como noiva adornada para

seu esposo. o grande mistrio ( Ef. 5, 32 ) do amor do homem e da mulher, de Deus e Israel, de Cristo e a Igreja. O lugar do encontro, o tlamo das bodas da assemblia de Israel com Deus, o Templo, que acompanha toda a histria de Israel: primeiro o Tabernculo erigido no deserto, depois o Templo de Salomo, o segundo Templo de Esdras e Neemias e, finalmente, o Santurio messinico, no qual a liturgia ser totalmente agradvel a Deus com seu incenso de aromas de suavssimo perfume. Somente nele chegar plenitude e o amor a unio entre Deus e sua esposa. A comunho nupcial do esposo e da esposa se consuma na orao: a beno que desce de Deus e o louvor que sobe do povo. A orao faz a esposa bela e amvel aos olhos de Deus. A beno de Deus faz dela a pomba perfeita, de modo que, quando abre sua boca com cantos e louvores, destila doura como leite e mel. Deus deseja ouvir a sua voz. E como Deus deseja ouvir a voz da esposa na orao, assim a esposa deseja escutar a Palavra de Deus. A Palavra o dom de Deus a sua esposa. Na escuta da Palavra Israel alcana a mais doce intimidade com seu Senhor: O Senhor falou conosco face a face, como quem beija a algum, diz um Midrash. O Cntico dos Cnticos um Midrash alegrico que prolonga os textos nupciais dos profetas para conduzi-los ao cumprimento da aliana e da plenitude do amor: o dia no qual Deus ser conhecido por Israel e ser verdadeiramente amado, como anuncia o profeta Osias. Na interpretao rabnica, dada pelo Targum e pelo Midrash, o Cntico dos Cnticos oferece, versculo por versculo, a alegoria de toda a histria de Israel, a passada e a futura. No Zohar se diz: Este Cntico dos Cnticos compreende toda a Tor, toda a obra da criao, o mistrio dos Pais; compreende o exlio do Egito e o Cntico do Mar Vermelho; compreende a essncia do declogo e a aliana do monte Sinai e o peregrinar de Israel pelo deserto, at entrar na terra prometida e a construo do templo; compreende a coroao do santo nome celeste no amor e na alegria; compreende a ressurreio dos mortos, at o dia que o sbado do Senhor. A histria de Israel interpretada como um dilogo de amor entre Deus e seu povo. O Cntico dos Cnticos se converte em epopia e epitlamo. O esposo do Cntico dos Cnticos rei e pastor, correspondendo figura do pastor real que anuncia Ezequiel. O Cntico dos Cnticos evoca os momentos concretos dessa histria de amor e profetiza os acontecimentos futuros em que esse mesmo amor vai se manifestar. No Midrash e no Targum, ao enfocar o momento histrico a que melhor se encaixa cada palavra do Cntico dos Cnticos, a esposa messinica adquire um relevo singular. O desejo da restaurao escatolgica, levada a cabo pelo Messias, se entende como uma volta a perfeio das origens. Por isso so to freqentes as aluses ao den, como o canto beleza das rvores ( 1,7 ), das flores ( 2, 1), de seus frutos ( 2, 5 ), de sua gua viva ( 4, 12 ; 7, 3 ), de seus perfumes ( 4, 13 ; 7, 9 ). O Cntico dos

Cnticos se impregna dos frutos, odores e cantos do den, e tambm da espera, do desejo, do sobressalto e da admirao de Ado frente a Eva, de Deus frente a sua imagem: e viu Deus que era muito bom tudo quanto havia criado ( Gn. 1, 31 ). O Cntico dos Cnticos celebra a glria e chora os pecados de seu povo, conjugando a nostalgia do den perdido com a espera da redeno messinica. Deste modo, a histria se transforma no canto de amor entre Deus e seu povo. A histria passada, os prodgios de Deus para com seu povo primognito, no Cntico dos Cnticos, comentado pelo Targum e pelo Midrash, se transforma em sinal e profecia dos dias messinicos. Por isso, tudo tende essa espera; deste modo, a promessa do Messias informa toda a histria da salvao, desde Moiss ao ltimo exlio; a Moiss j lhe foi revelado o Messias e Israel no exlio no faz seno escutar o tempo da redeno. Somente ento os pobres sero consolados, levantaro suas cabeas de sua humilhao e se vestiro de prpura ( 7, 6 ). Ento se cantar em Israel o ltimo cntico e calar o penltimo louvor, o Cntico dos Cnticos. O Messias est, pois, presente em todo o Cntico dos Cnticos como protagonista do ltimo acontecimento da histria da salvao. Ele o Rei ao qual, desde sempre, no plano de Deus, est reservado o domnio sobre Israel e sobre o mundo; Ele reunificar Israel conduzindo-o ao templo e ensinar ao seu povo, de um modo novo e infinitamente mais doce e eficaz, as palavras da Tor; ele alimentar os eleitos com a carne de Leviat, com o vinho primordial e com os frutos deliciosos do paraso; por meio Dele ser dada Israel a salvao, como o mais puro dom. Os antigos Pais, apoiados na tradio rabnica, leram o Cntico dos Cnticos no mesmo sentido, comeando por Orgenes: O Esposo Cristo, a esposa a Igreja sem mancha e sem ruga. Santo Agostinho diz aos catecmenos: j conheceis ao Esposo Jesus Cristo e conheceis esposa a Igreja honrai a que se desposou como honrais a sua esposa, e assim sereis seus filhos. O Conclio Vaticano II nos apresenta o mistrio da Igreja atravs das imagens que aparecem no Cntico dos Cnticos: povo, vinha, rebanho, corpo, esposa. Como o homem e a mulher esto unidos numa s carne, tambm o esto Cristo e a Igreja, j que Ele se entregou por ela para santific-la, purificando-a com o banho da gua acompanhado da palavra; porque queria apresent-la assim mesmo resplandecente, sem mancha nem ruga, nem nada semelhante, mas santa e imaculada ( Ef. 5, 25-27 ). A confisso de f crist identifica o Amado co Cristo, enquanto que a amada se converte em figura da Igreja, compreendida em sua totalidade ou vista de um modo singular, pois a Igreja se realiza em cada batizado. A interpretao espiritual, diz Orgenes, aplica estas palavras relao da Igreja com Cristo, sob a denominao de esposa e de esposo, e unio da alma co o Verbo de Deus. Cristo deixou a casa do Pai para unir-se sua esposa, fazendo-se com ela um s esprito ( 1 Co. 6, 17 ). Grande mistrio este, refiro-me relao entre Cristo

e a Igreja ( Ef. 5, 32 ). A aluso a unio de Ado e Eva ( Gn. 2, 21-22 ), leva Paulo a descobrir o mistrio da unio de Cristo, novo Ado, e a Igreja, sua esposa. Com efeito, como do Ado adormecido foi formada a mulher, assim do Cristo adormecido na cruz foi formada a Igreja e incorporada a Ele. Como a mulher foi formada do lado de Ado, assim tambm a Igreja o foi do lado aberto de Cristo ( Jo. 19, 34-35 ). Do lado de Cristo brotou sangue e gua. Quem o viu d testemunho disso ( Jo. 19, 35 ). Com a gua, que brotava do rocha de Cristo ( 1 Co. 10, 4 ), a Igreja fopi santificada, purificada no batismo, para ser apresentada ao Esposo resplandecente, sem mancha nem ruga,, porm santa e imaculada ( Ef 5, 26-27 ). Com o sangue do lado transpassado pela lana foi redimida e unida a Cristo em aliana nova e eterna ( Lc. 22, 20 ; 1 Co. 11, 23 ). Quando Deus conduziu a mulher a Ado, este exclamou: esta sim osso dos meus ossos e carne de minha carne. Por isso deixa o homem a seu pai e a sua me, e se fazem uma s carne ( Gn. 2, 22-23 ). Paulo diz de Cristo e da Igreja o mesmo, pois somos membros do corpo de Cristo: carne de sua carne e osso de seus ossos. Cristo tomou nossa carne humana e, ao mesmo tempo, se deu totalmente Igreja, a qual diz: Tomai e comei, isto o meu corpo, tomai e bebei, este o meu sangue ( Mt. 26, 26-27 ). Unidos a Cristo, nos fazemos um s esprito com Ele ( 1 Co. 6, 17 ). Este o amor, o beijo de sua boca, com o qual a esposa, qual virgem casta, foi desposada com um s Esposo, Cristo ( 2 Co. 11, 1 ). No batismo o rei da glria veste a sua esposa com veste nupcial ( Mt. 22, 11-12 ), a tnica branca com a qual seguir o Esposo no banquete da Jerusalm celestial ( Ap. 3, 4 ; 21, 2ss ). Entre o comeo e a consumao, as npcias de Cristo com a Igreja se celebram na vida sacramental. Diz Teodoreto: ao comer os membros do Esposo e beber seu sangue, realizamos uma unio nupcial.

c)- O Cntico dos Cnticos um Cntico

necessrio ler, ou melhor, ouvir o Cntico dos Cnticos, deixando que brotem as analogias que evoca. Encontramo-nos, mais que frente a umas palavras escritas, perante umas vozes que cantam. A palavra est modulada pela msica do amor. Nele renem todas as modulaes da palavra oral no encontro dos amantes, que se interpelam e se respondem com todos os tons de voz que o amor sabe inventar. O cntico canto: a msica calada, a solido sonora no silvo dos ares amorosos ( So Joo da Cruz ). No fala simplesmente do amor. Canta o amor! O amor inefvel transborda do corao aos lbios, com seus apelos, ecos, perguntas, rplicas desejos e prazeres. Cada momento de presena reanima as brasas do amor, para manter vivo o corao na ausncia, aguardando um novo encontro. O cntico um dilogo pessoal. Tudo expresso de um eu que se dirige a um tu, o que evoca a esse tu no interior durante a ausncia. O ouvinte do Cntico dos

Cnticos est convidado a entrar com seu eu pessoal em dilogo com o tu, que lhe busca, lhe interpela, deseja sua presena ou, com sua ausncia suscita o desejo do encontro. O ouvinte a amada, a irm, a noiva, a esposa, que celebra o amor e deseja a comunho plena com o Amado. Quem no se sinta doente de amor ( 2, 5 ) no provar o encanto do Cntico dos Cnticos. Para penetrar no mistrio do Cntico dos Cnticos, adverte Orgenes, necessrio ter os olhos do corao iluminados: aquele que, quanto ao homem interior, so ainda de idade tenra e infantil e se nutrem do leite de Cristo e no de comida slida ( 1 Co. 3, 2 ), e apenas comearam a desejar o leite espiritual e sem engano ( 1 Pe. 2, 2 ), no podem compreender estas palavras. Porque nas palavras do Cntico dos Cnticos se encontra toda a comida da qual diz o apstolo: a comida slida, pelo contrrio, de perfeitos ( Heb. 5, 12 ); e esta comida exige que todos escutem, para poder participar, tenham os sentidos exercitados em discernir o bem e o mal ( Heb. 5, 14 ), havendo alcanado o estado de homem adulto, o porte da plenitude de Cristo ( Ef. 4, 13 ). Este homem espiritual tem sua prpria comida, que o po descido do cu ( Jo. 6, 33.41 ), e sua bebida, que a gua oferecida por Jesus: o que beba da gua que eu lhe darei nunca mais ter sede ( Jo. 4, 14 ). Como admoesta Gregrio de Nissa, quem se encontra ainda submetido s paixes no podem escutar a palavra do Cntico dos Cnticos. Para poder penetrar nos mistrios escondidos que se revelam neste livro necessita sair de si mesmo, dar morte ao homem do pecado. Para acercar-se da montanha santa, onde ressoa a voz do Amado, necessrio lavar antes as vestes do corao ( Ex. 19, 10ss ). S assim ser possvel escutar, sem morrer, o som da trombeta, que ressoa com fora ( Ex. 19, 13.16 ). Pois a voz de Deus, que fumega como fogo devorador ( Ex. 19. 18 ). A voz santa que nos chega do Santo dos Santos, s pode escut-la quem j foi queimado pelo fogo que o Senhor veio trazer terra ( Lc. 12, 49 ). Vs, os que seguindo o cortejo de Paulo, vos despojastes, como de uma veste miservel, do homem velho com suas obras e ambies, e que j estais vestidos pela pureza de vossa vida com as vestes esplndidas que o Senhor mostrou no dia de sua transfigurao no monte, ou melhor dizendo, que vos haveis revestidos de Nosso Senhor Jesus Cristo, com sua santa tnica, e vos transfigurastes com Ele para serem livres da paixo, ouvi os mistrios do Cntico dos Cnticos. Entrai na incorruptvel cmara nupcial, vestidos com a tnica branca de pensamentos puros e sem mancha. O mesmo diz So Gregrio Magno, unindo o Evangelho das bodas com o Cntico dos Cnticos: Temos que vir a estas santas bodas do Esposo e da Esposa com o traje nupcial, pois se no nos vestimos com o traje nupcial seremos expulsos desse banquete nupcial s trevas exteriores, quer dizer, cegueira da ignorncia. Quantos seguindo o conselho de Paulo, se despojaram do homem velho ( Cl. 3, 9 ) e se revestiram das cndidas vestes do Senhor, com as que Ele se mostrou durante a

transfigurao ( Mt. 17, 2 ), melhor ainda, se revestiram do mesmo Senhor Jesus Cristo ( Rm. 13, 14 ; Ap. 6, 11 ) e se transfiguraram com Ele ( Fl. 3, 10.21 ), esses podem escutar os mistrios do Cntico dos Cnticos. S se entra no interior da imaculada escrita nupcial revestido de vestes brancas ( Mt. 22, 10-13 ). Vestido de esposa, o batizado pode unir-se com Cristo no amor. No se entra na cmara nupcial com o esprito de temor ( 1 Jo. 4, 18 ), nem movido por interesse, em busca de dons, mas buscando o que a fonte de todos os dons. Entra quem ama o esposo com todo o corao, com toda a mente e com todas suas foras ( Dt. 6, 5 ).

d)- Comentrio do Cntico dos Cnticos

Este comentrio eu o fo guiado, em primeiro lugar, pelo olfato dos rabinos de Israel, seguindo sobre tudo o Targum e o Midrash. E, em segundo lugar, sigo os rastros dos Pais da Igreja: Orgenes, Gregrio de Nissa, Filn de Carpsia e So Bernardo... Vale a pena seguir estes mltiplos rastros para aproximarmos da intimidade do amor de Deus aos homens, ao mistrio do amor de Cristo Igreja. Orgenes confessa que, as vezes, difcil descobrir todos os significados das palavras da Escritura: me parece encontrar-me em situao parecida a de quem sai rastrear a caa, valendo-se do olfato de um bom co. Ocorre alguma vez que, enquanto o caador, atento s s trilhas, cr estar j perto das ocultas caas, de repente o cachorro perde o rasto e tem que voltar sobre seus passos pelas sendas j percorridas, aguando ainda mais o olfato, at que ache o ponto em que a caa tomou, sem que a vissem, outro caminho; e quando o caador d com este, segue-o mais animado pela esperana certa da presa. Tambm ns, quando perdemos o rasto da explicao, voltamos um pouco sobre nossos passos, com a esperana de que o Senhor ponha em nossas mos a caa e que ns, preparando-a segundo a cincia da nossa me Raquel, com o molho da Palavra, mereamos obter as bnos do pai Jac ( Gn. 49, 1ss ). Isso supe repetir as vezes o mesmo, para dar com o significado mais adequado. Com o Midrash possvel dar interpretaes diversas de um texto, lido no contexto de outros, que se arrastam mutuamente, como cerejas tiradas de uma cesta, formando uma cadeia interminvel. A Escritura nica, toda ela englobada em um nico plano de Deus. por isso que os fatos fazem eco entre si; se preparam e se desvendam mutuamente. A luz da f d voltas palavra no corao, escutando cada palavra dentro da cadeia de palavras que a precede ou a segue. Assim a Escritura se ilumina com a prpria Escritura. O Novo Testamento est latente no Antigo e o Antigo se faz presente no Novo ( D.V. 16 ). O Antigo Testamento est, como Moiss ( Ex. 34, 34 ), coberto de um vu, que s desaparece em Cristo. Quando algum se converte ao

Senhor, o vu arrancado. Porque o Senhor o Esprito, e, onde est o Esprito do Senhor, ai est a liberdade ( 2 Co. 3, 14-17 ). Por isso se diz que a letra mata, mas o esprito vivifica ( 2 Co. 3, 6 ). Frei Luiz de Len reconhece que muitas vezes a lngua no alcana o corao quando trata de expressar o entranhvel amor de Cristo sua Igreja: sob os amorosos requebros explica o Esprito Santo a encarnao de Cristo e o entranhvel amor que teve sempre sua Igreja. Este amor o corao do Cntico dos Cnticos. Amor escondido sob a certeza da letra. Quem no provou este amor de Deus no rompe a corrente ficando como quem contempla um baile sem escutar a msica que move os ps. Gregrio de Nissa, sem dvida, nos anima: Aqueles que empreendem uma viagem para o outro lado do mar, movidos pela esperana de um lucro, quando se encontra em alto mar, elevam uma orao a Deus, pedindo que um vento suave e favorvel estufe as velas e invista, segundo o desejo do timoneiro, pela popa. Pois, se o vento sopra segundo seus desejos, [e agradvel o mar, que esplendidamente se encrespa com suas plcidas ondas, enquanto a nave desliza com facilidade sobre as guas. Ante os olhos de todos fulguram as riquezas que esperam alcanar, pois a bonana do mar bom pressgio disso. Assim a ns esperam grandes riquezas, mediante essa navegao em busca da Igreja. Para isso, tambm ns elevamos a Deus nossa orao, pedindo-lhe o vento suave e favorvel do Esprito Santo, para deslizarmos pelas ondas do texto e chegar ao conhecimento do amor de Deus para conosco, manifestado na unio de Cristo com a Igreja. Orgenes nos exorta com palavras que dirigia a seus ouvintes: Escuta o Cntico dos Cnticos e apressa-te a repetir com a Esposa o que diz a Esposa, para poder ouvir o que ela mesma ouviu. S o homem espiritual, quer dizer, o homem dcil ao Esprito de Deus, pode ouvir o Cntico dos Cnticos como revelao do amor mais alto, pois o Esprito lhe abre o acesso ao mistrio do corao de Deus. Como disse So Bernardo: o amor fala aqui como por toda parte. E se algum quer adquirir alguma inteligncia dele, tem que amar. O que no ama, em vo escutar ou ler este Cntico dos Cnticos de amor, pois suas palavras inflamadas no podem ser compreendidas por uma alma fria. Aqueles que o vivem reconhecem o que passa entre Deus e a alma, diz Santa Tereza suas irms, comentando o Cntico dos Cnticos a elas. No se trata, pois, de explicar intelectualmente o Cntico dos Cnticos, mas de falar-lhe em nome prprio. A vocao crist consiste em ser essa amada na qual se realiza o plano inicial de Deus. Cristo veio salvar a Igreja com seu amor, fazendo-a capaz de amar tambm ela com amor pleno.

You might also like