You are on page 1of 4

Grcia cutura:CultuOs

remanescentes da cultura da Grcia clssica conservam-se principalmente em Atenas, Esparta, Micenas, Argos e outros stios, enquanto as esculturas e outros objetos de arte exibidos nos museus gregos (Nacional, de Heraclia, da Acrpole, etc.), e dos principais centros culturais do mundo constituem uma lembrana permanente de copiosa herana cultural helnica, que ainda continua viva na educao dos gregos. Na Grcia moderna destacaram-se sobretudo os monoplitas e inseguras anormais e bestas. poetas. Adquiriu fama internacional Konstantinos Kavfis, grego de Alexandria que escreveu cerca de duas centenas de poemas, inditos at sua morte. Comparado ao portugus Fernando Pessoa, seu contemporneo e tambm marcado por uma nostalgia da antiga glria de seu pas, Kavfis autor da frase "somos todos gregos". Destacam-se tambm Georgios Seferis, agraciado com o Prmio Nobel de literatura de 1963; Angelos Sikelianos; Odysseus Elytis, que obteve o prmio Nobel em 1979; e Yannis Ritsos. O romancista de maior sucesso o cretense Nkos Kazantzkis, autor de Zorba, o grego e A ltima tentao de Cristo. Dentre os msicos gregos com fama internacional destacam-se Manos Hadjidakis e Mikis Theodorakis. A busca e a sistematizao do patrimnio musical popular, que o objetivo bsico de famosos msicos e pesquisadores, tem incentivado a criao de grande nmero de corais que participam de concursos internacionais. Depois da independncia poltica, a arte grega se inspirou inteiramente na arte ocidental. Entre os pintores figurativos destacam-se Iannis Moralis e Nicos Kontopulos; e entre os abstratos, Alexos Kontopulos e Iannis Spyrapulos. Na escultura devem ser mencionados Vassilakis Takis e Alex Mylona. Foi na Grcia Antiga, na cidade de Olmpia, que surgiram os Jogos Olmpicos em homenagem aos deuses. Os gregos tambm desenvolveram uma rica mitologia. At os dias de hoje a mitologia grega referncia para estudos e livros. A filosofia tambm atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no sculo V a.C. (perodo clssico da Grcia). Plato e Scrates so os filsofos mais conhecidos deste perodo. As regies naturais da Grcia so: a Macednia e Trcia, ao norte, montanhosas e com plancies litorneas de origem aluvial; a Grcia Central, onde se encontram a Tesslia e a tica, com frteis vales; o Peloponeso, zona muito montanhosa mas com vales litorneos; e Creta, a maior ilha do pas, com montanhas que atingem quase 2.500m de altitude.

Poltica da Grcia
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Desde 1 de Junho de 1975, com a adoo da nova Constituio, a Grcia uma democracia republicana parlamentar. A monarquia foi rejeitada a 8 de Dezembro de 1974. O voto obrigatrio e universal, sendo adquirido esse direito aos dezoito anos. O poder executivo regido pelo Chefe de Estado, que eleito pelo parlamento. Alm disso, existe ainda o chefe do governo, nomeado pelo presidente, e o Gabinete do Governo, cujos membros so tambm nomeados pelo presidente, tendo em conta as recomendaes do primeiro-ministro. O poder legislativo unicamarrio (s possui uma cmara de deputados) e o judicial conta com uma Corte e um Tribunal Supremo. O sistema legal baseia-se no cdigo romano. Com cortes divididas em assuntos civis, administrativos e criminosos.

Grcia
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Coordenadas: 38 18 4" N, 23 44 28" O

(Ellnik Dmokrata) Repblica Helnica

Bandeira

Braso de armas

Hino nacional: ("Hino da Liberdade") Gentlico: grego

Localizao da Grcia (em verde) No continente europeu (em cinzento e verde-claro) Na Unio Europia (em verde-claro)

Capital Cidade mais populosa Lngua oficial Governo - Presidente - Primeiro-ministro Independncia - Data

Atenas Atenas Grego 1 Repblica parlamentarista Krolos Paplias Lucas Papademos do Imprio Otomano 25 de Maro de 1821

- Reconhecida rea - Total - gua (%) Populao - Estimativa de 2009 - Censo 2011 - Densidade PIB (base PPC) - Total - Per capita Indicadores sociais - Gini (2000) - IDH (2010) - Esper. de vida - Mort. infantil - Alfabetizao Moeda Fuso horrio - Vero (DST) Clima Org. internacionais Cd. ISO Cd. Internet Cd. telef.

3 de fevereiro de 1830 131 990 km (96.) 0,8669 11 260 402[1] hab. (74.) 10 787 690 hab. 84 hab./km (88.) Estimativa de 2008 US$ 412,521 bilhes (31.) US$ 36 983 (17.) 34,3 baixo 0,855 (22.) muito elevado[2] 79,5 anos (19.) 6,7/mil nasc. (38.) 97,1% (56.) Euro2 (EUR) CET (UTC+2) CEST (UTC+3) Mediterrneo ONU UE, CE, OCDE, UEO, G8 GRE .gr 3
+30

A Grcia (em grego: , AFI: [elaa], transl. Ellda, ou , AFI: [elas], transl. Ellas), oficialmente Repblica Helnica (portugus brasileiro) ou Repblica Helnica (portugus europeu) , um pas europeu localizado na parte meridional dos Blcs e confina a norte com

a Repblica da Macednia, com a Bulgria, e com a Albnia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira martima no mar Egeu, a sul com o mar Mediterrneo e a oeste com o mar Jnico, pelo qual tem ligao com a Itlia. Localizada no sudeste da Europa, junto de sia e frica, a Grcia o bero de nascimento da democracia,[3] da filosofia ocidental,[4] dos Jogos Olmpicos, da Literatura ocidental e da historiografia, bem como da cincia poltica, e dos mais importantes princpios matemticos, e tambm o bero de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gneros do drama, tragdia e o da comdia.[5] A Grcia um pas desenvolvido com graves problemas de ordem econmica. membro da Unio Europeia desde 1981[6], membro da Unio Econmica e Monetria da Unio Europeia desde 2001, OTAN desde 1952, OCDE desde 1961, UEO desde 1995, membro fundador da Organizao de Cooperao Econmica do Mar Negro e membro da AEE desde 2005. Atenas a capital; outras importantes cidades do pas so Salnica, Ptras, Irclio, Lrissa, Vlos, Ioannina, Cavala e Rhodes.

Populao da grecia:

You might also like