You are on page 1of 4

Anlise dimensional

GREGO Na mecnica as grandezas primitivas ou fundamentais so: Massa (M), comprimento (L) e tempo (T). Por isso, para representar o Sistema Internacional de unidades, por exemplo, basta escrevermos (m, k, s), onde o m corresponde ao metro (dimenso de comprimento L), o k corresponde ao quilograma (dimenso de massa M) e o s corresponde ao segundo (dimenso de tempo T). Existem tambm outros sistemas, como o sistema (c, g, s). Podemos expressar uma grandeza fsica em funo das grandezas fundamentais. Para indicar que se trata de uma equao dimensional, indicaremos a grandeza G entre colchetes:

Os nmeros a, b e c so chamados de dimenses da grandeza G. Dizemos ento que a grandeza G possui dimenso a em relao massa M, dimenso b em relao ao comprimento L e dimenso c em relao ao tempo T. Vamos agora determinar a frmula dimensional das principais grandezas da mecnica:

Velocidade A grandeza velocidade no possui dimenso de massa M. Possui uma dimenso de comprimento L dividido por uma dimenso de tempo T. Portanto sua equao dimensional ser: M0L1T-1.

Acelerao A grandeza acelerao tambm no possui dimenso de massa M. uma velocidade (M0L1T-1) dividida por uma dimenso de tempo T. O que resulta na equao dimensional : M0L1T-2, como pode ser visto abaixo:

Fora Para chegar equao dimensional da fora eu usei a 2 lei de Newton, que relaciona a fora com massa e acelerao. Perceba que a equao dimensional da fora nada mais do que a equao dimensional da acelerao M0L1 T-2 acrescida de uma dimenso de massa M. Confira abaixo:

Quantidade de movimento A quantidade de movimento Q = m . v, a equao de velocidade acrescida de uma dimenso de massa M:

Impulso O Impulso de uma fora I = F . t, a fora multiplicada por uma dimenso de tempo. Ns j vimos acima a equao dimensional da fora M0L1T-2. Ao multiplicarmos por uma dimenso de tempo resultar em:

muito importante perceber que o impulso de uma fora e a quantidade de movimento so dimensionalmente equivalentes. O que justifica a igualdade do teorema do Impulso I = Q onde o impulso igual a variao da quantidade de movimento. A igualdade no seria vlida se no houvesse a homogeneidade dimensional.

Agora preste muita ateno nas frmulas dimensionais da energia potencial gravitacional, energia cintica, energia potencial elstica e do trabalho mecnico: Energia Potencial Gravitacional

Energia Cintica

Energia Potencial Elstica Onde temos a constante elstica K, cuja unidade no S.I. o N/m:

Trabalho Mecnico

Como no poderia deixar de ser, a Epg, a Ec, a Epel e o tambm so dimensionalmente equivalentes. Justificando a conservao da energia mecnica, onde uma forma de energia pode se transformar em outra, e justificando tambm o teorema do trabalho = E. A anlise dimensional um poderoso instrumento na verificao da validade de equaes e na previso de frmulas fsicas. Espero que essa aula seja til e qualquer dvida, deixe um comentrio que ele ser prontamente respondido. Um abrao e at a prxima. Tags: Anlise dimensional, Dimenses, Frmula dimensional, MKS, MLT

You might also like