You are on page 1of 45

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Apresentao do Professor Caro Aluno, Sou

o professor Albert Iglsia. com imensa satisfao que me aproximo de voc. Neste primeiro contato, gostaria de falar um pouco sobre minha formao e minha experincia no ensino de Lngua Portuguesa para concursos. Sou graduado em Letras (Portugus/Literatura) pela Universidade de Braslia (UnB) e possuo especializao em Lngua Portuguesa pelo Departamento de Ensino e Pesquisa do Exrcito Brasileiro em parceria com a Universidade Castelo Branco. H dez anos ministro aulas voltadas para concursos pblicos. Iniciei minhas atividades docentes no Rio de Janeiro meu estado de origem. Desde 2004 moro em Braslia, onde dou aulas de gramtica, compreenso e interpretao de texto e redao oficial. Possuo experincia com diversas bancas examinadoras. Entre elas, destaco aqui as principais: Cespe, FCC, Esaf, FGV e Cesgranrio. J participei da preparao de diversos alunos para os mais importantes concursos nacionais e regionais (Senado Federal, TCU, MPU, Tribunais, Petrobras, Receita Federal, Bacen, CGU, Abin, BRB, BB, CEF, PCDF, TCDF etc.). Alm de ensinar nos cursinhos preparatrios, tambm atuo como instrutor da Esaf (j tendo lecionado aulas de gramtica e redao oficial para auditores e analistas da Receita Federal) e de outras instituies profissionalizantes. Por quase seis anos estive cedido Casa Civil da Presidncia da Repblica, onde atuei no setor de capacitao de servidores e ministrei cursos de atualizao gramatical e redao oficial. Sempre que precisar, faa contato comigo, meu e-mail : albert@pontodosconcursos.com.br. Nessa etapa da sua vida, quero me colocar ao seu lado para ajud-lo a conquistar a to sonhada vaga.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Para voc refletir: O pessimista v dificuldade em cada oportunidade; o otimista v oportunidade em cada dificuldade (Winston Churchill). Lngua Portuguesa e o Concurso do Senado Federal Conforme a maioria das pessoas esperava e eu mesmo havia dito numa entrevista concedida ao CorreioWeb e publicada no dia 21 de dezembro (http://www.dzai.com.br/papodeconcurseiro/blog/papodeconcurseiro?tv_pos_i d=95932), a banca examinadora confirmada foi a FGV, uma instituio respeitadssima e que, em matria de Lngua Portuguesa, normalmente apresenta textos demasiadamente longos, poucas questes de interpretao e muitas questes sobre aspectos gramaticais (l voc pode conferir outras dicas). Isso trouxe mais tranquilidade para aqueles que j vinham estudando, por exemplo, pelos cursos de Lngua Portuguesa que eu lancei aqui no Ponto. J encerramos duas turmas com base no edital do ltimo concurso. Todos sabemos que desaconselhvel estudar em cima da hora. Por isso voc tambm no pode perde mais tempo! Nossa disciplina continua fazendo uma grande diferena na prova do Senado Federal. Em 2008, nossa disciplina teve peso 2 e veio com 20 questes (40 pontos) nas provas objetivas de CONSULTOR, ANALISTA e TCNICO. Isso sem falar na prova de redao, tambm com peso 2. Assim, Lngua Portuguesa foi uma das disciplinas mais importantes do concurso passado. A importncia dela continua na disputa por uma vaga, quer seja pelo peso das questes (2 para os cargos de TCNICO), quer pela quantidade delas (20 para ANALISTA e 15 para CONSULTOR). Em todos os casos, portugus s perde mesmo para os conhecimentos especficos. Eis abaixo o contedo programtico que voc estudar comigo:

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Leitura, compreenso e interpretao de textos. Estruturao do texto e dos pargrafos. Articulao do texto: pronomes e expresses referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significao contextual de palavras e expresses. Equivalncia e transformao de estruturas. Interpretao: pressuposies e inferncias; implcitos e subentendidos. Sintaxe: processos de coordenao e subordinao. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuao. Estrutura e formao de palavras. Funes das classes de palavras. Flexo nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Ocorrncia de crase. Ortografia oficial. Acentuao grfica. Redao Oficial (Manual de Redao da Presidncia da Repblica e Manuais de Elaborao de Textos do Senado Federal)

Diferentemente dos editais de TCNICO e ANALISTA, no de CONSULTOR no constam os tpicos: variedades de texto, adequao de linguagem e discurso direto e indireto. O Curso que Proponho Pensando em ajud-lo a conquistar uma das vagas do concurso do Senado Federal, eu aceitei o convite do Ponto para ministrar este curso especialmente a voc. Trata-se de um curso de exerccios comentados, baseado no programa atual e dividido em sete aulas (incluindo esta, a aula demonstrativa). O contedo de cada uma delas est discriminado abaixo: AULA 0 Ortografia oficial Acentuao grfica
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 3

CONTEDO Apresentao do curso

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Texto Significao contextual de palavras e expresses 1 Leitura, anlise e interpretao Coeso e coerncia Parfrase e pardia Classe, estrutura e formao de palavras Flexo nominal 2 Verbo: emprego de tempos e modos Flexo verbal Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao 3 Sintaxe da orao Sintaxe do perodo Pontuao 4 5 6 Regncia verbal e nominal Ocorrncias de crase Concordncia verbal e nominal Redao oficial Utilizarei prioritariamente questes de provas elaboradas anteriormente pela FGV para direcionar os nossos estudos. Em complemento ao nosso ensino, poderei utilizar algumas questes de outras bancas, dando mais consistncia aos estudos de cada tpico do programa. Reproduzirei os textos e os itens (ser respeitada a grafia original dos enunciados e das alternativas). Ocorrendo a abordagem de assuntos diversos em uma mesma questo, as alternativas sero tratadas separadamente conforme cada caso especfico (poder haver ligeiras adaptaes). Assim, poderei utilizar um mesmo texto (ou fragmento dele) para apresentar as diversas assertivas. Portanto no estranhe se isso acontecer. O procedimento puramente didtico.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Outro esclarecimento que preciso fazer desde j sobre a forma como conduziremos nossos estudos. Este no um curso de teoria e exerccios. Significa dizer que a nfase no recai sobre os aspectos tericos dos itens do programa. Obviamente no podemos negligenciar a teoria, mas o foco aqui resolver cada questo com objetividade e preciso. Espero que aproveite cada explicao e cada exemplo da melhor forma possvel. Solicito que voc interaja comigo por meio de mensagens eletrnicas no frum de discusso. A sua participao fundamental para o bom rendimento do curso. No mais, vamos ao que interessa, pois j existe muita gente estudando enquanto ns estamos aqui conversando.

1.

(FGV/SENADO FEDERAL/ANALISTA DE SISTEMAS/2008) Em primeiro lugar, no esto em xeque as inegveis e insubstituveis virtudes que os mercados possuem quando funcionam de maneira mais livre, sem interferncias externas, na alocao dos recursos. (L.37-40) No trecho acima, grafou-se corretamente a palavra xeque, de acordo com o sentido pretendido no texto. Assinale a alternativa em que no se tenha mantido correo grfica ao utilizar a palavra destacada.

(A) Finalmente o enxadrista deu o xeque-mate. (B) Com tica e conscincia cidad, o povo dar um cheque corrupo. (C) Chegou em visita ao Congresso o xeque rabe. (D) Porque estava sem talo, teve de pedir um cheque avulso. (E) Deixe que eu cheque a lista de passageiros. Comentrio Alternativa A: no jogo de xadrez, lance em que o rei recebe ameaa indefensvel. A palavra grafa-se com X.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 5

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Alternativa B: em sentido figurado, xeque (com X) representa um acontecimento que pe fim a uma situao. Eis, portanto, o erro. Alternativa C: algum pode ter ficado em dvida, pois o mais comum a palavra ser grafada xeique. Porm a grafia xeque (com X) tambm significa soberano entre os rabes. Alternativa D: significa ordem de pagamento por meio de documento fornecido por um banco a quem nele tem conta, que equivale a dinheiro. Grafa-se com CH. Alternativa E: derivado do verbo checar, com CH. Significa examinar, conferir, verificar. Resposta B

[...] O
16

planejamento de Berlim, a

caiu

em

descrdito da no mito pensar mas, que

com dos que ele

queda e

do a que mito das

Muro se

imploso baseada ingnuo crise,

Unio

Sovitica mercados esse est

contrarreforma desapareceu

neoliberal Seria a

autorregulam. com

19

recente

mal

pernas, est. [...]


Ignacy Sachs. Voltando ao planejamento. Internet: <www.envolverde.com.br.> (com adaptaes).

2.

(CESPE/ANEEL/CARGOS

DE

NVEL

SUPERIOR/2010)

sentido

da

expresso mal das pernas (l.19-20), caracterstica da oralidade, seria prejudicado caso se substitusse mal por mau. Comentrio Em linguagem figurada, a expresso nos comunica que o mito dos mercados que se autorregulam est desacreditado, j no produz o mesmo efeito, sua sustentabilidade est abalada, enfraquecida. O vocbulo mal, no contexto, o contrrio de bem (advrbio) e no pode ser trocado por mau, antnimo de bom (adjetivo). Resposta Item certo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 6

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 3. (FGV/CODESP/ADVOGADO/2010) O aproveitamento das oportunidades que esto surgindo valioso porque, alm da realizao pessoal na vida profissional, um atalho para melhora dos nveis de renda e de bem-estar de fatias cada vez maiores da populao brasileira. (L.63-67) No trecho acima, empregou-se corretamente uma das formas do porqu. Assinale a alternativa em que isso NO tenha ocorrido. (A) Sem ter por qu, em se falando de habilidades, discutir mais

profundamente, calamo-nos. (B) Vamos destacar as habilidades por que somos conhecidos. (C) Ele esperava saber por que, naquele departamento, sua habilidade no era valorizada. (D) Porque nossa habilidade no era valorizada no amos demonstr-la? (E) No conseguimos saber por qu, mas tentamos. Comentrio O examinador quer que apontemos o emprego incorreto. Naturalmente ele tentou complicar um pouco as coisas para os candidatos. Fique atento! Alternativa A: a grafia correta por que (= por qual motivo). Separada e com acento, a expresso vem em final de oraes interrogativas (diretas ou indiretas). Alternativa B: troque por que por pelas quais e ateste que estamos diante de preposio + pronome relativo. O emprego est correto. Alternativa C: repare que a trecho ...por que (...) sua habilidade no era valorizada denuncia uma pergunta indireta (as indagaes indiretas normalmente so oraes subordinadas [objetivas diretas] a outra orao principal). Emprego correto. Alternativa D: aqui voc precisa de um pouquinho mais de atena, pois o examinador inverteu a ordem natural das oraes. Primeiro ele escreveu a orao subordinada causal e depois a orao princial. Vamos reorganizar o quebra-cabea: No amos demonstr-la porque nossa
7

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA habilidade no era valorizada?. Mesmo sendo uma frase interrogativa, repare que o porque uma conjuno causal, que estabelece uma relao de causa e efeito entre as oraoes que articula. Emprego correto. Alternativa E: agora o qu (que tambm complementa o sentido de um verbo transitivo direto) tnico e deve, por isso, ser acentuado. Emprego correto. Resposta A

4.

(FGV/TRE-PA/TCNICO JUDICIRIO/2011) Partidos devem ir s ruas explicar para os cidados por que existem e quais so suas propostas. (L.34-35) No perodo acima, empregou-se corretamente a forma POR QUE. Assinale a alternativa em que isso NO tenha ocorrido.

(A) O povo no entende por que os partidos polticos se esquivam de se apresentar claramente. (B) Nem sempre fcil entender as modificaes por que passam os partidos polticos. (C) As pessoas desejam entender por que, nas relaes entre os partidos polticos, as alianas rapidamente se dissolvem. (D) s vezes sem saber por que, o povo escolhe determinados candidatos para cargos importantes. (E) Na realidade, o povo sabe por que deve escolher bem seus representantes. Comentrio Releia a alternativa D. Agora, reescreva-a da seguinte forma: O povo escolhe determinados candidatos para cargos importantes, s vezes sem saber por qu. Percebeu a tonicidade do qu? O qu pode ser tnico tambm em final de orao, antes de uma pontuao (no necessariamente no final da frase). Analise este exemplo: Sem saber por qu, o cantor estava inquieto. Resposta D

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA [...]

5.

(CESPE/EBC/CARGOS DE NVEL SUPERIOR/2011) Na linha 26, por que poderia, sem prejuzo para a correo gramatical, ser grafado porque, em razo de estar empregado como conjuno causal, tal como ocorre em mas o mandamento de agir unicamente porque se trata de um dever (L.31-32).

Comentrio Questo muito fcil. Voc nem precisa ter o trabalho de analisar tudo o que a banca props. Jamais a expresso por que (com separao; equivale-se a pela qual, no caso sob anlise) poder ser substituda corretamente pela expresso porque (sem separao; conjuno causal ou explicativa, dependendo do caso). O texto at dispensvel. Assim, voc no desperdia tempo durante uma prova. Resposta Item errado.

Com apresenta como muito [...] a

um cerca

alto de

grau 80%

de da do

urbanizao, populao assunto, e nas o

o pas

Brasil ainda

j mas, tem

cidades,

advertem

estudiosos sobre

aprender

crescimento

planejamento

urbanos.

o alerta: onde morar em metrpoles? melhor optar por uma


28

casa

ou

um

apartamento no mnimo

mais das

distante ruas

possvel e

dois mais

quarteires,

avenidas

movimentadas. [...]
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 9

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA
Gazeta do Povo (PR), 8/1/2009 (com adaptaes).

6.

(CESPE/DETRAN-DF/ANALISTA/2009) A substituio de cerca de (l.2) por acerca de manteria a correo gramatical do perodo.

Comentrio Cerca de e acerca de so locues prepositivas, mas elas no devem ser confundidas. A primeira usada para indicar quantidade aproximada; a segunda equivale-se preposio sobre. Resposta Item errado.

7.

(CESPE/DETRAN-DF/ANALISTA/2009) Manteria a correo gramatical e o sentido do texto a insero de h dois quarteires no lugar de a dois quarteires (l.28-29).

Comentrio A forma verbal h, nesse contexto, causaria incoerncia, visto que indicaria a existncia de dois quarteires. No isso o que se pretende dizer no texto. O autor pretende indicar a distncia mnima da localizao do imvel. Nesse sentido, o vocbulo adequado a. Resposta Item errado.

8.

(CESPE/CORREIOS/AGENTE DE CORREIOS/2011 adaptada) Na opo a seguir, apresentado trecho adaptado de texto extrado do stio dos Correios na Internet. Julgue-a quanto correo gramatical. O progresso comercial advindo da chegada da famlia real no novo mundo abriu caminhos afim de que o servio postal se desenvolvesse. Esse fato permitiu a elaborao do primeiro Regulamento Postal do Brasil, o funcionamento regular dos Correios Martimos e a emisso de novos decretos que criassem os Correios Interiores.

Comentrio Repare na expresso afim de, usada para exprimir finalidade, propsito, intento. Nesse sentido, a grafia correta separada: a fim de. Resposta Item errado.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 10

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA
1

No difcil

mundo

moderno as

em

que as

vivemos,

que

certamente tiveram os

reconstituir

sensaes,

impresses

primeiros homens em contato com a natureza. [...]


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

9.

(CESPE/ANTAQ/ESPECIALISTA ECONOMIA/2009) No desenvolvimento da textualidade, a substituio do trecho em que vivemos (l.1) por no qual vivemos ou por onde vivemos no acarreta prejuzo para a coerncia nem para a correo gramatical do texto.

Comentrio A nfase aqui ser dada ao emprego de onde, que usado com verbo esttico (vivem) e pede a preposio em; na lngua portuguesa no existe a contrao nonde, supostamente indicada por em + onde. O pronome relativo que pode ser substitudo por o/a qual. Logo, a forma em que pode ser trocado pela forma no/na qual, conforme o caso. Resposta Item certo.

Nossos do obra E pas do at no

projetos qual no de ou

de da

vida E o

dependem futuro Uma muito com de

muito um nao vises

do pas se de

futuro no e, s e constri. futuro,

vivemos. meio de

acaso

fatalidade. embates e entre

constri-se

intensos

vezes,

violentos

grupos

concepes
7

desenvolvimento

interesses

distintos

conflitantes. [...]
Plnio Arruda Sampaio. O Brasil em construo. In: Mrcia Kupstas (Org.). Identidade nacional em debate. So Paulo: Moderna, 1997, p. 27-9 (com adaptaes).

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

11

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 10. (CESPE/MJ-DPF/AGENTE/2009) Na linha 2, mantendo-se a correo gramatical do texto, pode-se empregar em que ou onde em lugar de no qual. Comentrio Esta foi s para confirmar o que eu disse anteriormente. Quando tratarmos de pronomes, falaremos mais sobre o uso dos relativos. Resposta Item certo.

11. (FGV/SEFAZ-RJ/FISCAL

ICMS/2007)

Em

antimaterialista,

utilizou-se

corretamente a regra de emprego do hfen com o prefixo anti-. Assinale a alternativa em que isso no tenha ocorrido. (A) anti-higinico (B) antiareo (C) anti-rbico (D) anti-semita (E) anti-inflacionrio Comentrio A questo deve ser analisada conforme o sistema ortogrfico antigo. Portanto a grafia correta da palavra constante na ltima opo antiinflacionrio. igual ltima bom do ressaltar que o novo Acordo mudou a regra (anti-inflacionrio). Quando a palavra seguinte comea com h ou com vogal prefixo (auto-hipnose, auto-observao, anti-heri, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel) o hfen deve ser empregado. A exceo fica por conta dos prefixos co- e re-: coordenar, coobrigado, reeditar, reeleio etc. Resposta E

12. (FGV/SENADO FEDERAL/ADVOGADO/2008) Em no-efetivao (L.33), utilizou-se corretamente o hfen. Das palavras abaixo, somente uma est correta. Assinale-a.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 12

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (A) scio-ambiental (B) tele-reportagem (C) macro-encefalia (D) trans-humano (E) sub-reptcio Comentrio Segundo o novo sistema ortogrfico, no se emprega o hfen com as palavras no e quase com funo prefixal: no agresso, no fumante, quase delito, quase equilbrio etc. Mas a questo deve ser analisada sob as regras antigas ainda. A grafia de sub-reptcio realmente est correta. Ela foi mantida pelo novo Acordo Ortogrfico. Alternativa A: sciointegra um grupo de prefixos e pseudoprefixos nunca seguidos de hfen. Nesse grupo esto: acro-, cardio-, eletro-, hemi-, hepta-, hidro-, intro-, macro-, micro-, neuro-, orto-, tele-, trans-, uni- etc. Eis a grafia correta: socioambiental. Deve ser ressaltado que o novo Acordo eliminou a referida lista e passou a dispor, genericamente, que o hfen ser usado quando a palavra seguinte iniciar com a mesma vogal que encerra o elemento anterior: micro-ondas, por exemplo. Alternativa B: depois do que foi dito anteriormente, basta acrescentar que, para que se preserve a integridade fontica, necessrio duplicar a letra R: telerreportagem. O novo Acordo manteve a grafia. Alternativa C: ainda fundamentados no que foi descrito sobre o item A, a grafia correta macroencefalia. Alternativa D: temos aqui outro elemento citado no comentrio da primeira alternativa. Por conseguinte a escrita correta transumano, com o descarte da letra H. Essa escrita tambm foi mantida pelo novo sistema ortogrfico. Resposta E

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

13

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 13. (FGV/SENADO FEDERAL/ANALISTA DE SISTEMAS/2008 adaptada)

Podemos caracterizar as economias bem-sucedidas do ps-guerra, mas no podemos apontar com segurana os fatores que selaram seu xito nem os fatores sem os quais elas poderiam ter sido exitosas. (L.60-63) A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir: I. II. O antnimo de bem-sucedidas malsucedidas. A palavra ps-guerra grafada com hfen, assim como toda palavra que trouxer o prefixo "ps-". Comentrio Item I: o contrrio de bem mal, que no deve ser confundido com mau, contrrio de bom. A respeito do uso ou no do hfen, no consta nas regras que ele ser usado quando a palavra seguinte iniciar-se por S. Tambm no h necessidade de duplicar a consoante, pois a integridade fontica preservada mesmo com a juno dos elementos. Item II: o erro est na parte final da assertiva. Usa-se hfen com os prefixos pr, ps, pr (tnicos e acentuados com autonomia): pr-labore, ps-operatrio, pr-histria etc. Se os prefixos no forem autnomos, no haver hfen: predeterminado, pressupor, pospor, propor. Resposta Item I: certo; item II: errado.

14. (FGV/SENADO

FEDERAL/ANALISTA

CONTBIL/2008)

palavra

megadiversidade foi grafada corretamente no texto. Assinale a alternativa em que, compondo-se palavra com o elemento mega-, obedeceu-se s regras de ortografia. (A) mega-homenagem (B) megaiptese (C) mega sucesso (D) megaritual (E) mega-evento
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 14

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Comentrio Aqui preciso proceder com muita ateno. Note que a questo deve ser analisada conforme o sistema ortogrfico antigo. a) O elemento mega- no se ligava ao vocbulo seguinte por meio de hfen: megaevento. Isso foi mantido pelo novo Acordo Ortogrfico. b) Nos casos em que o segundo elemento fosse iniciado pelas consoantes R e S, deveramos duplicar o emprego delas: megarritual, megassucesso. Isso tambm foi mantido pelo novo Acordo Ortogrfico. c) Nos casos em que o segundo elemento fosse iniciado pela letra H, esta desaparecia e os elementos uniam-se sem hfen: megaiptese, megaomenagem. Isso foi mudado pelo novo Acordo Ortogrfico. Atualmente o H mantido; e o hfen, empregado: mega-hiptese; mega-homenagem. Resposta B

15. (FGV/JUIZ/TJ-MS/2008) Utilizou-se corretamente a regra moderna de grafia de siglas em OMC (L.12), ONU (L.28) e FMI (L.29). Assinale a alternativa em que isso no tenha ocorrido. (A) AGU (B) ADI (C) Emerj (D) EMATRA (E) PIS Comentrio Na prtica, eliminam-se modernamente os pontos abreviativos nas siglas, pois o propsito delas poupar tempo e espao.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

15

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Siglas formadas por at trs letras (independentemente de serem elas vogais ou consoantes) so grafadas com iniciais maisculas: AGU, ADI, PIS. Siglas expressas por quatro letras ou mais devem observar os seguintes preceitos: a) se a sigla pronunciada como se um vocbulo fosse, isto , com a presena de uma vogal por slaba, grafa-se a inicial maiscula e o restante em minscula: Ematra, Emerj, Embrapa, Ematur, Embratel etc; b) Resposta D se a sigla no silabvel, todas as letras so escritas em maiscula: PSDB, FGTS, IPTU etc.

16. (FGV/SERC-MS/Analista de TI/2006) Assinale a alternativa em que o vocbulo no tenha sido acentuado pela mesma regra que os demais. (A) atrs (B) l (C) ningum (D) vov (E) voc Comentrio O monosslabo tnico l destoa dos demais vocbulos, que so oxtonos terminados em -s, -em, - e -, respectivamente. Resposta B

17. (FGV/CODESP/NVEL SUPERIOR/2010) Assinale a palavra que tenha sido acentuada por regra DISTINTA das demais. (A) relgio (L.47) (B) deficincias (L.23) (C) distncia ( L.58) (D) nvel (L.4)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 16

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (E) nveis (L.66) Comentrio Voc perceber como esse assunto recorrente nas provas da FGV. As questes no so difceis, mas requerem ateno. Se voc achou que a palavra nveis deveria corresponder ao gabarito porque no paroxtona terminada em ditongo crescente como relgio, deficincias e distncia, deve ter errado. A FGV entendeu como DITONGO ORAL (esse entendimento no recente, j vem de outros anos). A Resposta D palavra nvel a nica paroxtona cuja regra de acentuao destoa da demais.

18. (FGV/SENADO FEDERAL/ANALISTA DE SISTEMAS/2008) A palavra xito (L.62) recebeu acento por se tratar de proparoxtona. Nas alternativas a seguir, em que todas as palavras esto propositalmente grafadas sem acento, uma naturalmente no receberia acento por no se tratar de proparoxtona. Assinale-a. (A) interim. (B) rubrica. (C) recondito. (D) arquetipo. (E) lugubre. Comentrio A banca explorou uma corriqueira confuso que muitas pessoas fazem ao pronunciar certas palavras (o significado delas aqui o que menos importa). O conhecimento da pequena lista abaixo facilitaria a vida dos candidatos. Oxtonas cateter Cister condor
Prof. Albert Iglsia

Paroxtonas austero avaro aziago

Proparoxtonas dvena aerdromo aerlito


17

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Nobel negus novel Gibraltar hangar obus oximel masseter mister ureter gratuito fortuito ibero batavo ciclope ltex maquinaria edito (lei, decreto) filantropo misantropo necromancia rubrica nenfar pudico recorde arete arqutipo crisntemo dito (ordem judical) eltrodo hierglifo mprobo nterim lvedo lgubre muncipe notvago (ou noctvago) prottipo recndito trnsfuga vermfugo znite Resposta B

Ns, pases Bolvia, fortalecer como poltico, que nos

chefes na

de

Estado de

de na

Governo XIII Cruz de e mesmo das de de e

dos la

21

ibero-americanos, cidade o reiteramos a frum de e

reunidos Santa nosso

Conferncia Sierra, a Naes culturais as mltiplas


18

Ibero-Americana,
4

propsito cooperao

continuar

Comunidade dilogo, os de

Ibero-Americana vnculos ao uma cada histricos

concertamento tempo,

aprofundando unem, prprias

admitindo,

caractersticas
Prof. Albert Iglsia

nossas

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA
10

identidades, [...]

que

permitem

reconhecer-nos

como

uma

unidade na diversidade.

Na trilha de Salvador: a incluso social pela via do trabalho decente. Braslia: MTE, Assessoria Internacional, 2004, p. 27, 30 e 35 (com adaptaes).

19. (CESPE/MTE/AGENTE ADMINISTRATIVO/2008) De acordo com as regras de acentuao grfica da lngua portuguesa, a palavra ibero-americanos (l. 2) tambm poderia ser corretamente escrita da seguinte forma: bero-americanos. Comentrio A palavra ibero paroxtona terminada em o; por isso no recebe acento. Ela no possui dupla prosdia, ou seja, no h variao da slaba tnica como em acrobata (paroxtona) ou acrbata (proparoxtona) para justificar sua pronncia como uma proparoxtona. Resposta Item errado.

Comrcio exterior da Baixada Santista atinge US$ 1,6 bilho no 12 trimestre O Baixada para trs comrcio Santista, a do montante crise nos ano, fechados exterior a econmica ltimos os na dois negcios regio maior com a que o variao somou regio do das do que nove reduziu anos. de somaram que primeiro foi US$ 77,56 No US$ o cidades as da deixou trocas primeiro e 1,668

exemplo

brasileiro,

internacionais
5

trimestre exportao bilho, Na

importao

37,76%

registrado trimestre

no mesmo perodo do ano passado. comparao passado, Pas (30,65%), da cidades do do que nove
Prof. Albert Iglsia

10

ano a

melhor bilhes.

do As foram
19

metropolitana

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA responsveis Os foram Estas a
20

por dados

2,15% da Indstria so de da o rgos conforme um cada

dos balana

registros comercial pelo e

de

negcio brasileira do (MDIC). se medir comrcio nmeros qual de e municpio

para o mercado internacional.


15

divulgados informaes

ontem

Ministrio Comrcio para o os devido Santos, pelo cada para

Desenvolvimento, importncia No so proximidade empresas


25

parmetro cidade

exterior brasileiro. caso com e promover Baixada Porto pblicos e suas despachos Santista, de amplificados naturalmente de

podem

desembaraos necessidades

mercadorias,

contando com maior facilidade.


(Samuel Rodrigues. A Tribuna. Santos, 16 de abril de 2010)

20. (FGV/CODESP/TC. EM INFORMTICA/2010) No texto, h casos de palavras acentuadas por regras diferentes. Nas alternativas a seguir, encontram-se exemplos das regras presentes no texto, EXCECO DE UMA. Assinale-a. (A) Panam (B) rdio (C) pargrafo (D) sade (E) f Comentrio Depois do que j vimos at aqui sobre regras de acentuao, voc tem condies assinalar corretamente a resposta certa. Alternativa A: a acentuao de Panam enquadra-se nas regras das oxtonas. Incrivelmente, no existe no texto nenhuma palavra
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 20

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA acentuada pela mesma regra. Esta opo, por conseguinte, a que voc deve ter marcado eu creio. Ou vai me dizer que voc pensou que Pas (l. 11) tambm recebe acento pelo mesmo motivo? Se isso aconteceu, volte s regras dos hiatos, item b. Alternativa B: em rdio, o acento foi usado porque a palavra paroxtona terminada em ditongo oral, a exemplo de municpios, negcios, comrcio, responsveis, ministrio, indstria, importncia. Alternativa C: pargrafo proparoxtona, e todas devem ser acentuadas: pblicos, parmetros, ltimos, econmica, perodo, nmeros. Alternativa D: agora voc pode fundamentar sua resposta na regra dos hiatos (item b). A exemplo de sade (alis, foi este o exemplo que usei na minha explicao), acentuado o vocbulo Pas. Alternativa E: lembre-se de que os monosslabos tnicos terminados em a(s), e(s) ou o(s) so acentuado, como f e trs (l. 3). Resposta A

21. (FGV/BESC/NVEL SUPERIOR/2004) Assinale a alternativa em que a palavra NO siga a mesma regra de acentuao que bvio (L.19). (A) necessrio (L.8) (B) juzes (L.24) (C) incio (L.46) (D) cenrio (L.47) (E) monetrio (L.53) Comentrio Voc j notou que o texto dispensvel, ento vamos economizar tempo, papel e tinta. Sugiro que separemos as slabas da palavra bvio, com a indicao da slaba tnica: b-vio. Notou que ela paroxtona terminada em ditongo oral? Faa o mesmo com as palavras constantes em A, C, D e E para constatar que elas tambm se enquadram na mesma regra.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 21

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Agora tomemos a palavra juzes: ju--zes. Professor, ela tambm

paroxtona!, algum deve ter gritado. Mas observe atentamente que nas regras das paroxtonas no existe razo para acentuar as que terminam em es (esse enquadramento para as oxtonas). Em juzes, o acento agudo no -- se deve regra do hiato, item b. Resposta B

22. (FGV/MEC/ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS/2009) Assinale a alternativa em que a palavra tenha sido acentuada seguindo regra distinta das demais. (A) Amaznia (B) planetria (C) resistncia (D) nveis (E) pases Comentrio Achou algo parecido? Pois , as questes se repetem mesmo, com leves mudanas. At a palavra nveis a mesma. Por qu? Provavelmente porque a banca sabe que muitos candidatos pensam logo no tal ditongo crescente. Mas reafirmo aqui o que disse antes: DITONGO ORAL, como em Amaznia, planetria e resistncia. A palavra pases recebe acento porque a vogal -- representa a segunda vogal do hiato, constitui a slaba tnica da palavra e est sozinha (poderia estar acompanhada de -s, como em pas.). Resposta E

23. (FGV/SENADO FEDERAL/ADVOGADO/2008) Assinale a alternativa em que a palavra indicada tenha sido acentuada por regra distinta das demais. (A) institudas (L.4) (B) transparncia (L.14)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 22

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (C) remuneratrio (L.6) (D) Judicirio (L.2) (E) Ministrio (L.88) Comentrio Sem sombra de dvidas pois agora as palavras constantes nas opes B, C, D e E so realmente paroxtonas terminadas em ditongo crescente voc deve ter assinalado a palavra instrudas. Esta recai na regra descrita acima sobre hiato: ins-tru--das. Nunca demais dizer que a regra DITONGO ORAL, independentemente de ser crescente ou decrescente. Resposta A

24. (FGV/POTIGS/CONTADOR JNIOR/2006) Assinale a alternativa em que a palavra tenha sido acentuada seguindo a mesma regra que pas (L.9). (A) Bolvia (L.9) (B) gs (L.24) (C) piv (L.59) (D) comrcio (L.72) (E) reconstru-la (l.77) Comentrio J est evidente que as palavras Bolvia e comrcio so acentuadas por serem paroxtonas terminadas em ditongo oral. Tambm no difcil perceber que gs monosslaba tnica terminada em as e que piv enquadra-se nas regras das oxtonas terminadas em -o(s). Restou a opo E, que trouxe a vogal -- como a segunda do hiato existente em re-cons-tru--la, sendo ela mesma a slaba tnica da palavra e estando sozinha na slaba. isso que tambm justifica a acentuao da palavra pas (a diferena que aqui a vogal est acompanha da consoante s, mas isso possvel, conforme j expliquei). Permita-me colocar mais lenha na fogueira. Como voc justificaria, por exemplo, os acentos nas palavras constru-la-amos (=
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 23

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA construiramos + a) e constru-la-s (= construirs + a)? No vai dizer que voc tremeu? Mantenha a calma e analise cada elemento separadamente: a) constru-: j est claro o motivo do acento agudo (inclusive foi objeto do exerccio que motivou esta discusso); -la-: pronome oblquo tono no recebe acento (compare com o substantivo l (nota musical) e o advrbio l, ambos monosslabos tnicos; -amos: elemento que se encaixa nas regras das proparoxtonas: todas so acentuadas. b) constru-: no preciso mais explicar; -la-: tambm dispensa explicao; -s: monosslabo tnico, como p, j, v etc. Resposta E

25. (FGV/CAERN/AGENTE ADMINISTRATIVO/2010) Assinale a palavra que NO tenha sido acentuada pela mesma regra que as demais. (A) at (L.73) (B) est (L.44) (C) Pas (L.35) (D) biogs (L.55) (E) contar (L.60) Comentrio J percebeu que o vocbulo Pas figurinha marcada nas provas da FGV quando o assunto acentuao? Na questo anterior, expliquei que o acento agudo fundamenta-se na regra dos hiatos, e no na regra das oxtonas, como at, est, biogs e contar. bom ficar atento! Resposta C

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

24

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 26. (FGV/TRE-PA/ANALISTA JUDICIRIO/2011) Assinale a palavra que tenha sido acentuada seguindo a mesma regra que distribudos (L.8). (A) scio (B) sofr-lo (C) lcidos (D) constitu (E) rfos Comentrio O acento agudo em distribudos fundamenta-se na regra dos hiatos: a vogal i a segunda do hiato formado com a vogal u, constitui a slaba tnica da palavra e est sozinha na slaba. Semelhantemente, constitu (letra D) acentuada pelo mesmo motivo. Cuidado para no confundir com a regra de acentuao das oxtonas. Estas so acentuadas se terminarem em A(S), E(S), O(S), EM, ENS. Alternativa A: paroxtona terminada em ditongo. Alternativa B: oxtona terminada em E. Alternativa C: toda proparoxtona acentuada. Alternativa E: paroxtona terminada em O(S). Resposta D

27. (FGV/POTIGAS/NVEL MDIO/2006) Assinale a alternativa em que o vocbulo tenha sido acentuado por regra distinta da dos demais. (A) famlia (L.2) (B) cincia (L.5) (C) possveis (L.6) (D) conseqncia (L.13) (E) asterides (L.22) Comentrio Olha o DITONGO ORAL a de novo, gente! isso o que justifica os acentos nas palavras paroxtonas constantes das alternativas A, B, C e D.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 25

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Em asteride, apesar de a palavra tambm ser paroxtona, o motivo da acentuao outro: ditongo -oi- aberto e tnico. Esse acento deixou de existir por causa do novo Acordo Ortogrfico, que o manteve apenas em palavras oxtonas e monosslabas: heri, mi (at 31/12/2012 possvel us-lo). Contudo a prova foi em 2006, quando (quase) ningum falava da mudana ortogrfica. Resposta E

28. (FGV/SSP-RJ/INSPETOR/2008 adaptada) E no alto da torre exibo-te o varal. Onde balana ao lu minhalma (versos 24 e 25). A respeito dos versos acima, julgue o item seguinte: o acento em lu se justifica como acento diferencial, para no se confundir com o verbo leu. Comentrio Isso balela. O vocbulo lu ditongo tnico e aberto; a forma verbal leu tambm tnica, mas a pronncia fechada, como os pronomes possessivos seu, meu, teu. Resposta Item errado.

29. (FGV/SSP-RJ/PERITO/2009 adaptada) Julgue a assertiva abaixo: Em O pblico brasileiro tem ouvido, com alguma frequncia, notcias a respeito de possvel rebelio de pases vizinhos contra aquilo que seus governantes chamam de dvidas ilegtimas., h uma palavra com grafia incorreta. Comentrio Muitos candidatos escorregaram aqui, pois acharam que o vocbulo frequncia, sem trema, estava escrito erradamente. Contudo eles se esqueceram de que o novo Acordo Ortogrfico passou a vigorar em 1 de janeiro de 2009. O trema foi abolido por ele. Portanto o item deveria ter sido julgado incorreto. Resposta Item errado.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 26

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 30. (FGV/BADESC/NVEL MDIO/2010) A palavra tm, na frase estes ltimos tm conscincia plena (L.46), recebe acento grfico porque: (A) est no plural. (B) termina em consoante. (C) monosslaba tona. (D) comea com consoante. (E) contm vogal aberta. Comentrio O verbo ter foi conjugado na terceira pessoa do plural para concordar com o sujeito: estes ltimos (= eles). Esclareo que o verbo tnico, e no tono conforme disse o examinador na opo C. Resposta A No se esquea de que o novo Acordo Ortogrfico est em vigor e que a Academia Brasileira de Letras j lanou oficialmente o novo VOLP. Alm disso, importante lembrar que as regras antigas e novas convivero at 30/12/2012. Fique com Deus e at a prxima aula! Professor Albert Iglsia

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

27

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Pontos Importantes da Matria

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

28

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

29

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

30

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

31

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

32

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Lista das Questes Comentadas 1. (FGV/SENADO FEDERAL/ANALISTA DE SISTEMAS/2008) Em primeiro lugar, no esto em xeque as inegveis e insubstituveis virtudes que os mercados possuem quando funcionam de maneira mais livre, sem interferncias externas, na alocao dos recursos. (L.37-40) No trecho acima, grafou-se corretamente a palavra xeque, de acordo com o sentido pretendido no texto. Assinale a alternativa em que no se tenha mantido correo grfica ao utilizar a palavra destacada. (A) Finalmente o enxadrista deu o xeque-mate. (B) Com tica e conscincia cidad, o povo dar um cheque corrupo. (C) Chegou em visita ao Congresso o xeque rabe. (D) Porque estava sem talo, teve de pedir um cheque avulso. (E) Deixe que eu cheque a lista de passageiros.

[...] O
16

planejamento de Berlim, a

caiu

em

descrdito da no mito pensar mas, que

com dos que ele

queda e

do a que mito das

Muro se

imploso baseada ingnuo crise,

Unio

Sovitica mercados esse est

contrarreforma desapareceu

neoliberal Seria a

autorregulam. com

19

recente

mal

pernas, est. [...]


Ignacy Sachs. Voltando ao planejamento. Internet: <www.envolverde.com.br.> (com adaptaes).

2.

(CESPE/ANEEL/CARGOS

DE

NVEL

SUPERIOR/2010)

sentido

da

expresso mal das pernas (l.19-20), caracterstica da oralidade, seria prejudicado caso se substitusse mal por mau.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

33

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 3. (FGV/CODESP/ADVOGADO/2010) O aproveitamento das oportunidades que esto surgindo valioso porque, alm da realizao pessoal na vida profissional, um atalho para melhora dos nveis de renda e de bem-estar de fatias cada vez maiores da populao brasileira. (L.63-67) No trecho acima, empregou-se corretamente uma das formas do porqu. Assinale a alternativa em que isso NO tenha ocorrido. (A) Sem ter por qu, em se falando de habilidades, discutir mais

profundamente, calamo-nos. (B) Vamos destacar as habilidades por que somos conhecidos. (C) Ele esperava saber por que, naquele departamento, sua habilidade no era valorizada. (D) Porque nossa habilidade no era valorizada no amos demonstr-la? (E) No conseguimos saber por qu, mas tentamos.

4.

(FGV/TRE-PA/TCNICO JUDICIRIO/2011) Partidos devem ir s ruas explicar para os cidados por que existem e quais so suas propostas. (L.34-35) No perodo acima, empregou-se corretamente a forma POR QUE. Assinale a alternativa em que isso NO tenha ocorrido.

(A) O povo no entende por que os partidos polticos se esquivam de se apresentar claramente. (B) Nem sempre fcil entender as modificaes por que passam os partidos polticos. (C) As pessoas desejam entender por que, nas relaes entre os partidos polticos, as alianas rapidamente se dissolvem. (D) s vezes sem saber por que, o povo escolhe determinados candidatos para cargos importantes. (E) Na realidade, o povo sabe por que deve escolher bem seus representantes.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 34

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA [...]

5.

(CESPE/EBC/CARGOS DE NVEL SUPERIOR/2011) Na linha 26, por que poderia, sem prejuzo para a correo gramatical, ser grafado porque, em razo de estar empregado como conjuno causal, tal como ocorre em mas o mandamento de agir unicamente porque se trata de um dever (L.31-32).

6.

(CESPE/CORREIOS/AGENTE DE CORREIOS/2011 adaptada) Na opo a seguir, apresentado trecho adaptado de texto extrado do stio dos Correios na Internet. Julgue-a quanto correo gramatical. O progresso comercial advindo da chegada da famlia real no novo mundo abriu caminhos afim de que o servio postal se desenvolvesse. Esse fato permitiu a elaborao do primeiro Regulamento Postal do Brasil, o funcionamento regular dos Correios Martimos e a emisso de novos decretos que criassem os Correios Interiores.

Com apresenta como muito [...] a

um cerca

alto de

grau 80%

de da do

urbanizao, populao assunto, e nas o

o pas

Brasil ainda

j mas, tem

cidades,

advertem

estudiosos sobre

aprender

crescimento

planejamento

urbanos.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

35

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA o alerta: onde morar em metrpoles? melhor optar por uma
28

casa

ou

um

apartamento no mnimo

mais das

distante ruas

possvel e

dois mais

quarteires,

avenidas

movimentadas. [...]
Gazeta do Povo (PR), 8/1/2009 (com adaptaes).

7.

(CESPE/DETRAN-DF/ANALISTA/2009) A substituio de cerca de (l.2) por acerca de manteria a correo gramatical do perodo.

8.

(CESPE/DETRAN-DF/ANALISta/2009) Manteria a correo gramatical e o sentido do texto a insero de h dois quarteires no lugar de a dois quarteires (l.28-29).

No difcil

mundo

moderno as

em

que as

vivemos,

que

certamente tiveram os

reconstituir

sensaes,

impresses

primeiros homens em contato com a natureza. [...]


Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

9.

(CESPE/ANTAQ/ESPECIALISTA ECONOMIA/2009) No desenvolvimento da textualidade, a substituio do trecho em que vivemos (l.1) por no qual vivemos ou por onde vivemos no acarreta prejuzo para a coerncia nem para a correo gramatical do texto.

Nossos do obra E pas do at no

projetos qual no ou

de da

vida E o

dependem futuro Uma muito com de

muito um nao vises

do pas se de

futuro no e, s constri. futuro,

vivemos. meio de

acaso

fatalidade. embates entre

constri-se

intensos

vezes,

violentos

grupos

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

36

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA concepes
7

de

desenvolvimento

interesses

distintos

conflitantes. [...]
Plnio Arruda Sampaio. O Brasil em construo. In: Mrcia Kupstas (Org.). Identidade nacional em debate. So Paulo: Moderna, 1997, p. 27-9 (com adaptaes).

10. (CESPE/MJ-DPF/AGENTE/2009) Na linha 2, mantendo-se a correo gramatical do texto, pode-se empregar em que ou onde em lugar de no qual.

11. (FGV/SEFAZ-RJ/FISCAL

ICMS/2007)

Em

antimaterialista,

utilizou-se

corretamente a regra de emprego do hfen com o prefixo anti-. Assinale a alternativa em que isso no tenha ocorrido. (A) anti-higinico (B) antiareo (C) anti-rbico (D) anti-semita (E) anti-inflacionrio

12. (FGV/SENADO FEDERAL/ADVOGADO/2008) Em no-efetivao (L.33), utilizou-se corretamente o hfen. Das palavras abaixo, somente uma est correta. Assinale-a. (A) scio-ambiental (B) tele-reportagem (C) macro-encefalia (D) trans-humano (E) sub-reptcio

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

37

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 13. (FGV/SENADO FEDERAL/ANALISTA DE SISTEMAS/2008 adaptada) Podemos caracterizar as economias bem-sucedidas do ps-guerra, mas no podemos apontar com segurana os fatores que selaram seu xito nem os fatores sem os quais elas poderiam ter sido exitosas. (L.60-63) A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir: I. II. O antnimo de bem-sucedidas malsucedidas. A palavra ps-guerra grafada com hfen, assim como toda palavra que trouxer o prefixo "ps-".

14. (FGV/SENADO

FEDERAL/ANALISTA

CONTBIL/2008)

palavra

megadiversidade foi grafada corretamente no texto. Assinale a alternativa em que, compondo-se palavra com o elemento mega-, obedeceu-se s regras de ortografia. (A) mega-homenagem (B) megaiptese (C) mega sucesso (D) megaritual (E) mega-evento

15. (FGV/JUIZ/TJ-MS/2008) Utilizou-se corretamente a regra moderna de grafia de siglas em OMC (L.12), ONU (L.28) e FMI (L.29). Assinale a alternativa em que isso no tenha ocorrido. (A) AGU (B) ADI (C) Emerj (D) EMATRA (E) PIS
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 38

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 16. (FGV/SERC-MS/Analista de TI/2006) Assinale a alternativa em que o vocbulo no tenha sido acentuado pela mesma regra que os demais. (A) atrs (B) l (C) ningum (D) vov (E) voc

17. (FGV/CODESP/NVEL SUPERIOR/2010) Assinale a palavra que tenha sido acentuada por regra DISTINTA das demais. (A) relgio (L.47) (B) deficincias (L.23) (C) distncia ( L.58) (D) nvel (L.4) (E) nveis (L.66)

18. (FGV/SENADO FEDERAL/ANALISTA DE SISTEMAS/2008) A palavra xito (L.62) recebeu acento por se tratar de proparoxtona. Nas alternativas a seguir, em que todas as palavras esto propositalmente grafadas sem acento, uma naturalmente no receberia acento por no se tratar de proparoxtona. Assinale-a. (A) interim. (B) rubrica. (C) recondito. (D) arquetipo. (E) lugubre.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

39

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA
1

Ns, pases Bolvia, fortalecer como poltico, que nos

chefes na

de

Estado de

de na

Governo XIII Cruz de e mesmo das de de e

dos la

21

ibero-americanos, cidade o reiteramos a frum de e

reunidos Santa nosso

Conferncia Sierra, a Naes culturais as uma mltiplas continuar

Ibero-Americana,
4

propsito cooperao

Comunidade dilogo, os de

Ibero-Americana vnculos ao uma cada histricos

concertamento tempo, como

aprofundando unem, que prprias

admitindo,

caractersticas
10

nossas

identidades, [...]

permitem

reconhecer-nos

unidade na diversidade.

Na trilha de Salvador: a incluso social pela via do trabalho decente. Braslia: MTE, Assessoria Internacional, 2004, p. 27, 30 e 35 (com adaptaes).

19. (CESPE/MTE/AGENTE ADMINISTRATIVO/2008) De acordo com as regras de acentuao grfica da lngua portuguesa, a palavra ibero-americanos (l. 2) tambm poderia ser corretamente escrita da seguinte forma: bero-americanos.

Comrcio exterior da Baixada Santista atinge US$ 1,6 bilho no 12 trimestre O Baixada para trs comrcio Santista, a do montante crise nos ano, fechados exterior a econmica ltimos os na dois negcios regio maior do das do que nove reduziu anos. de somaram que No US$ o cidades as da deixou trocas primeiro e 1,668 exemplo brasileiro,

internacionais
5

trimestre exportao bilho,

importao

37,76%

registrado

no mesmo perodo do ano passado.


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 40

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Na
10

comparao passado, Pas (30,65%), da 2,15% da cidades por dados divulgados informaes so de da o rgos conforme a do

com que

o variao somou dos

primeiro foi US$ 77,56 de

trimestre melhor bilhes. do As foram negcio brasileira do (MDIC). se o medir comrcio nmeros qual de e municpio pelo

do que nove a

ano

regio

metropolitana registros comercial pelo e Ministrio Comrcio para para

responsveis Os foram Estas a


20

para o mercado internacional.


15

balana ontem

Desenvolvimento, importncia No so proximidade empresas


25

Indstria um cada Baixada Porto

parmetro cidade

exterior brasileiro. caso com e promover Santista, de e suas Santos, de cada os devido amplificados naturalmente pblicos

podem

despachos

desembaraos necessidades

mercadorias,

contando com maior facilidade.


(Samuel Rodrigues. A Tribuna. Santos, 16 de abril de 2010)

20. (FGV/CODESP/TC. EM INFORMTICA/2010) No texto, h casos de palavras acentuadas por regras diferentes. Nas alternativas a seguir, encontram-se exemplos das regras presentes no texto, EXCECO DE UMA. Assinale-a. (A) Panam (B) rdio (C) pargrafo (D) sade (E) f
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 41

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 21. (FGV/BESC/NVEL SUPERIOR/2004) Assinale a alternativa em que a palavra NO siga a mesma regra de acentuao que bvio (L.19). (A) necessrio (L.8) (B) juzes (L.24) (C) incio (L.46) (D) cenrio (L.47) (E) monetrio (L.53)

22. (FGV/MEC/ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS/2009) Assinale a alternativa em que a palavra tenha sido acentuada seguindo regra distinta das demais. (A) Amaznia (B) planetria (C) resistncia (D) nveis (E) pases

23. (FGV/SENADO FEDERAL/ADVOGADO/2008) Assinale a alternativa em que a palavra indicada tenha sido acentuada por regra distinta das demais. (A) institudas (L.4) (B) transparncia (L.14) (C) remuneratrio (L.6) (D) Judicirio (L.2) (E) Ministrio (L.88)

24. (FGV/POTIGS/CONTADOR JNIOR/2006) Assinale a alternativa em que a palavra tenha sido acentuada seguindo a mesma regra que pas (L.9).
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 42

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (A) Bolvia (L.9) (B) gs (L.24) (C) piv (L.59) (D) comrcio (L.72) (E) reconstru-la (l.77)

25. (FGV/CAERN/AGENTE ADMINISTRATIVO/2010) Assinale a palavra que NO tenha sido acentuada pela mesma regra que as demais. (A) at (L.73) (B) est (L.44) (C) Pas (L.35) (D) biogs (L.55) (E) contar (L.60)

26. (FGV/TRE-PA/ANALISTA JUDICIRIO/2011) Assinale a palavra que tenha sido acentuada seguindo a mesma regra que distribudos (L.8). (A) scio (B) sofr-lo (C) lcidos (D) constitu (E) rfos

27. (FGV/POTIGAS/NVEL MDIO/2006) Assinale a alternativa em que o vocbulo tenha sido acentuado por regra distinta da dos demais. (A) famlia (L.2) (B) cincia (L.5) (C) possveis (L.6) (D) conseqncia (L.13)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 43

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (E) asterides (L.22)

28. (FGV/SSP-RJ/INSPETOR/2008 adaptada) E no alto da torre exibo-te o varal. Onde balana ao lu minhalma (versos 24 e 25). A respeito dos versos acima, julgue o item seguinte: o acento em lu se justifica como acento diferencial, para no se confundir com o verbo leu.

29. (FGV/SSP-RJ/PERITO/2009 adaptada) Julgue a assertiva abaixo: Em O pblico brasileiro tem ouvido, com alguma frequncia, notcias a respeito de possvel rebelio de pases vizinhos contra aquilo que seus governantes chamam de dvidas ilegtimas., h uma palavra com grafia incorreta.

30. (FGV/BADESC/NVEL MDIO/2010) A palavra tm, na frase estes ltimos tm conscincia plena (L.46), recebe acento grfico porque: (A) est no plural. (B) termina em consoante. (C) monosslaba tona. (D) comea com consoante. (E) contm vogal aberta.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

44

PORTUGUS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Gabarito das Questes Comentadas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. B Item certo A D Item errado Item errado Item errado Item errado Item certo

10. Item certo 11. E 12. E 13. Certo; errado 14. B 15. D 16. B 17. D 18. B 19. Item errado 20. A 21. B 22. E 23. A 24. E 25. C 26. D 27. E 28. Errado 29. Errado 30. A
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 45

You might also like