You are on page 1of 56

TAA DE LUZ

FRANCISCO CNDIDO XAVIER Ditado pelo Espritos Emmanuel

INDICE

TAA DE LUZ
A Criana A Hora ... A Servio Do Senhor A Traduo Divina Alm Ama Sempre Ante O Futuro Aos Obreiros Do Bem Apliquemos Atendemos Ao Senhor Chamados E Escolhidos Convite Ao Evangelho Cruzes E Algemas Diante Do Prximo Disciplina Educao Em Orao Escola Fermento Verbal Juzo Irmos Sem F Mensagem Mensagem Dr. Camilo De mattos Muitos Chamados Poucos Escolhidos Na Grande Escola Na Romagem Da Luz Ns E Os Outros Nos Servios De Cura O Capital Dos Minutos O Grande Doador O Maior O Missionrio O Problema Da Cremao O Selo Do Amor Orar Orao Da Fraternidade Pgina De Alerta Pgina De Gratido Po, Ouro E Amor Pelas Mos Do Tempo Prolas De Luz Plantao Espiritual Possuir Prece A Jesus Programa Cristo Que Fazes, Que Produzes Saibamos Agradecer Se Semeias Sublimao Teu Crebro

A CRIANA
Emmanuel

Levantar o homem o prprio ninho plena altura, estagiando no tope dos gigantescos edifcios de cimento armado... Escalar o fastgio da cincia, povoando o espao de ondas mltiplas, incessantemente convertidas em mensagens de som e cor. Voar em palcios areos, cruzando os cus com a rapidez do raio... Elevar-se- sobre torres poderosas, estudando a natureza e o movimento dos astros... Erguer-se-, vitorioso, aos cimos da cultura intelectual, especulando sobre a essncia do Universo... Entretanto, se no descer, repleto de amor, para auxiliar a criana, no cho do mundo, debalde esperar pela Humanidade Melhor. Na infncia, surge, renovado, o germe da perfeio, tanto quanto na alvorada recomea o fulgor do dia. Estende os braos generosos e ampara os pequeninos que te rodeiam. Livra-os, hoje, da ignorncia e da penria, da preguia e da crueldade, para que, amanh, saibam livrar-se do crime e do sofrimento. Filha de tua carne ou rebento do lar alheio, cada criana vida de tua vida. Aprende a descer para ajuda-la, como Jesus desceu at ns para redimir-nos. Sem a recuperao da infncia para a glria do bem, todo o progresso humano continuar oscilando nos espinheiros da iluso e do mal. No olvides que, ao p de cada bero, Deus nos permite encontrar o prprio futuro. De ns depende faze-lo trilho perigoso para a descida sombra ou estrada sublime para a ascenso luz.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 22-9-2956. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

A HORA ...
Emmanuel

Se estivermos realmente empenhados na lavoura do Espiritismo com Jesus, no olvidemos que a hora de trabalho ativo para cada um de nos, na caridade crist. Hora em que nos cabe o esquecimento de todo o mal, no soerguimento da prpria individualidade para a Vida Maior, despreocupando-nos da imperfeio ou da deficincia dos outros, de modo a crescermos na obra fraternal do progresso comum, a benefcio de ns mesmos. No reclamemos orientaes novas. Centralizemos a ateno, em torno dos roteiros que temos recebido e atendamos as instrues que descansam, indefinidamente em nosso xtase ou em nosso raciocnio. Fujamos pesada concha da personalidade interior, com que nos arrastamos, h sculos, no cho escuro dos hbitos multi-milenrios que nos so prprios. Consolemos, ao invs de exigir novas consolaes. Ajudemos, antes de pedir novo auxlio. Compreendamos, sem esperar que o nosso companheiro seja obrigado a entender-nos. Amemos, semeando fraternidade e luz, sem a expectativa de sermos amados pelas criaturas que ainda no se harmonizam conosco. Espiritismo escola de crescimento mental, de elevao da alma e de desintegrao dos nossos antigos impulsos de animalidade e primitivismo. Pratiquemos essa divina caridade a caridade de nos renovarmos para o Infinito Bem a fim de que outros se inspirem na jornada crist sobre a contemplao do nosso esforo. A hora de aplicao, de servio, de solidariedade, de entendimento e, sobretudo, de boa vontade. Aproveitando-a, alcanaremos a glria da vida; esquecendo-a, pela nossa indiferena ou pela nossa inrcia, estejamos convencidos de que seguiremos para a grande estagnao nas sombras da morte. Psicografia em Reunio Pblica. Data 19-3-1951. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

A SERVIO DO SENHOR
Emmanuel

Se aspiras o ttulo de obreiro do Senhor, no olvides que o mundo um campo imenso de trabalho para a lavoura do bem. No esperes facilidades na plantao. Suportars, naturalmente, obstculos e perigos de toda sorte na preparao da colheita futura. Repara ao redor de ti. Melindres e suscetibilidades so pragas e vermes roedores, destruindo-te a sementeira. Clera e irritao constituem granizo e vento, arrasando-te as leiras frgeis. Compromissos com a sombra simbolizam vigorosos cipoais, asfixiando-te os esforos. Indolncia e desnimo so ervas parasitrias, aniquilando-te a produo. Leviandade e maledicncia representam enxurro e detritos, sufocando-te as melhores promessas. Perversidade e crtica expressam aridez e secura, capazes de arruinar-te a esperana. Lembra: cada dia tempo abenoado de trabalhar e no confies a enxada de tua oportunidade ferrugem da negao. Recorda que o tempo voa, que tudo se transforma e que a prpria Terra, onde se alonga a tua esfera de ao turbilhona em pleno Cu procura da perfeita comunho com a Grande luz. No relaciones desapontamentos e mgoas, no te percas nas pedras do caminho e nem te fixes no espinheiro, que te servem por medida f e serenidade. Se te candidatas a servir com Jesus, toma-o por padro vivo e incessante, buscando-lhe a Vontade para que os teus caprichos sejam esquecidos. E, pautando nossas atividades sobre as normas que Lhe caracterizavam o exemplo, contemplar, ditoso, a colheita farta, a surgir da lama terrestre, colheita essa que nos enriquecer de bnos o celeiro do corao para a Vida Eterna.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 27-8-1954. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

A TRADUO DIVINA
Emmanuel

Todos buscamos a confortadora emoo do contato com Jesus atravs de exposies variadas da Boa Nova, nas mais diversas lnguas. Sedentos de luz tentamos interpretaes novas do Mestre, em novos tons e diferenciados estilos. Estudamos passagens mltiplas de seu apostolado, gastando dias e existncias na pesquisa de valores da Revelao. Por vezes, discutimos, acaloradamente, transformando-nos, no raro, em speros paladinos da verdade, na nsia de aproximao do Amigo Divino, consumindo o tempo na experimentao, no exame, na expectativa... Mas, se na realidade somos os aprendizes de muitos sculos, ouvintes e beneficirios do Sublime Orientador que jamais se enfada de nossas indagaes, quase sempre caracterizadas pela imobilidade, famintos de bnos a procura de exposies humanas dos ensinamentos do Cu, o Senhor aguarda, igualmente, com justificada sede de compreenso, a traduo divina do seu Evangelho de Amor, em nossas prprias vidas, nas linhas retas de nossas atitudes, nas frases construtivas do nosso sentimento, nos trechos edificantes de nossos testemunhos de f e nos discursos substanciais de nossas aes de fraternidade e servio, elevao e regenerao, uns frente dos outros. Entre ns, precisamos de letrados e oradores, de artistas intelectuais e de mordomos do verbo para semear a Boa Nova, mas Jesus pede simplesmente irmos e amigos, companheiros e lidadores, tocados de confiana, simplicidade e dedicao, que lhe expressem no mundo a conceituao dignificante da vida. Esforcemo-nos para que no estejamos somente aptos a traar a fraseologia convincente e brilhante, por intermdio da palavra ou do lpis, ensinando a cincia da renovao para a vida superior, que nos constitui elevado dever, mas que nos habilitemos tambm divina traduo do Testamento de Luz, convertendo as nossas experincias em pginas vivas de exemplificao santificante e beleza imortal.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 12-6-1950. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

ALM
JOO DE DEUS. Alm da sepultura, a nova aurora luminosa e divina se levanta!... L palpita a beleza, onde a alma canta a luz do amor que vibra e resplendora! coraes que a lgrima devora, prisioneiros da dor que fere e espanta tende na vossa f a bblia santa, e em vossa luta o bem de cada hora. Alm da morte, a vida tumultuada. O trabalho divino continua... Vida e Morte Exultai ao bendize-las! Esperai nos pesares mais profundos, que a este mundo sucedem-se outros mundos, e s estrelas sucedem-se as estrelas!

Psicografia em Reunio Pblica. Data 19.5.1942. Local Centro Esprita Dias da Cruz, na cidade de Juiz de Fora,

AMA SEMPRE
Emmanuel Contemplando o Anjo da Morte, a alma arrimada ao leito despedia-se enfim... Quisera comentar as sensaes derradeiras para os entes amados, no entanto, contraira-se-lhe a boca em amargo silncio. Tentava estender as mos ansiosas e amigas aos que ficavam, contudo, enrijeciam-se-lhe os braos como se imobilizados em couraa de gelo. Queria continuar a ver-se nas molhadas pupilas que se rodeavam, tristes, mas o pranto a cair-lhe dos olhos encovados suprimia-lhe, aos poucos, a bno de viso. Era a grande viagem dentro do nevoeiro... Sob o enorme conflito a vergar-lhe a esperana, recorreu orao e o pensamento reto recusou-se a atender. Ainda assim, apelou para a memria, demandando recursos improvisados que lhe pudessem doar segurana e consolo. Recordava, com intensa aflio, todos os lances da prpria vida. Sofrem, sim, mas fizera com que outros sofressem... Lutara imensamente, reparando, porm, coraes desditosos em combate maior... E enquanto meditava, no turbilho de angstias, mergulhou-se-lhe a mente em dolorosa noite. Todavia, das trevas, eis que pontos de luz descerram-se, cantantes, pequeninas estrelas a lucilarem, lindas, dentro da nvoa espessa. Chegam em revoada, quais sorrisos de amor desvelando na Altura, a estrada para os cus. Atordoada e enlevada, a alma enxerga, de novo, o Anjo que a consola, explicando, amoroso: - Eleva-te mais alto! Estes pingos de sol revelam-te o caminho! So eles, todos eles no so as gotas de fel que choraste entre homens, mas, sim, as que secaram, espalhando a alegria... Foi assim que sem mgoa, a alma feliz, ento, avanou para os cimos, ante as cintilaes da caridade pura, que transformara em prolas de esplendente beleza as lgrimas de dor que ela prpria enxugara entre as sombras do mundo...

Psicografia em Reunio Pblica. Data 7-12-1957. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

ANTE O FUTURO
Emmanuel No adianta indagar do futuro, ocasionalmente, para satisfazer a curiosidade irrequieta ou intil. Vale constru-lo em bases que a lgica nos traa generosamente viso. No desconhecemos que o nosso amanh ser a invarivel reposta do mundo ao nosso hoje, E aos nossos ps a natureza sbia e simples nos convida a pensar. O arado preguioso deve aguardar a ferrugem. A leira abandonada receber o assalto da planta daninha. A casa relegada ao abandono ser pasto dos vermes que lhe corroero a estrutura. O po desaproveitado repousar na sombra do mofo. A fonte que se consagra ao movimento atingir a paz do oceano. A flor leal ao destino que lhe prprio converter-se- em fruto benfazejo. A plantao amparada com segurana distribuir bnos mesa. E o minrio obediente aos golpes do malho transformar-se- em pea de alto preo. Sabemos que possvel edificar o futuro e recolher-lhe os dons de amor e vida. Escolhe a bondade por lema de cada dia, no desistas de aprender, infatigavelmente e, com os braos no servio incessante caminhars desde hoje, sob a luz da vitria, ao encontro de glorioso porvir.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 1956. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

AOS OBREIROS DO BEM


Pedro D Alcantara Operrios do bem e da amizade, Deus abenoe a santa eucaristia deste instante de luz e de alegria, iluminando a paz que nos invade!... Devotados, obreiros da bondade, se a hora de amargura e de agonia, prossigamos no esforo da harmonia, da doutrina sublime da verdade. Meu Deus, que os missionrios deste templo possam testificar, em tudo o exemplo de renncia , de amor, de vida e luz!... Sede felizes, caros companheiros, laborando no bem dos brasileiros, sob a paz do Evangelho de Jesus!

Psicografia em Reunio Pblica - Data 22-9-1937. Local Associao Esprita Obreiros do Bem, na cidade do Rio de Janeiro

10

APLIQUEMOS
Emmanuel No nos conformemos pura condio de ouvintes, diante das verdades eternas. Como classificar o aluno que estuda indefinidamente, sem jamais aprender, ou o homem que desaprovar sem experimentar? Recordemos que tudo na vida causa e efeito, ao e retribuio. Quem descobre algo de importante para o bem, realmente, no foge a demonstraes. Quem planta com segurana colhe a seu tempo. Quem examina com ateno adquire conhecimento. Quem analisa, com imparcialidade, alcana a luz da justia. Quem estima as indicaes valiosas, procura segui-las. Quem ama auxilia sempre, agindo em favor do objeto amado. No crculo das idias superiores, a lei no difere. Se buscarmos o mais alto, no desdenhamos subir. Se pretendermos a sublimao, no nos cabe olvidar a disciplina. Se desejarmos o equilbrio ou a reestruturao necessrio fugir desarmonia. Se tentarmos o convvio com as claridades da montanha, no podemos mergulhar o corao nas sombras do vale. Se aspirarmos a ressurreio, no menosprezaremos o ato de renovar. Se sonharmos com a Esfera Maior, na largueza dos nossos projetos e ideais, imprescindvel voar no campo restrito do eu glria da vida universal. As comparaes simples lembram-nos as obrigaes complexas, ante as leis que nos regem. Sejamos dedicados ouvintes, procurando a posio de executores das lies recolhidas e cedo alcanaremos o prmio do amor e da sabedoria que representam as duas faces de nossa felicidade eterna.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 1951. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

11

ATENDEMOS AO SENHOR
Emmanuel Deixa que a claridade do Evangelho penetre o teu corao, cada dia, a fim de que os teus pensamentos e atos sejam a carta que diriges ao Mundo e Humanidade, em nome do Mestre Divino, a cuja sabedoria te afeioas. Se recebeste o aviso da Boa Nova e se soubeste ouvir os apelos do amigo Sublime, no vaciles na execuo do mandato de amor que o Cu te confia. A Terra aguarda o nosso testemunho de boa vontade, maneira do campo que espera, ansioso, a devoo do cultivador. No hesites. Ao redor de teus passos, a comear de teu prprio ambiente domstico, h cipoais de aflio e charco de angstias, espinheiros de discrdia e pedregulhos de incompreenso, desafiando-te a capacidade de servir. Escutemos o Celeste Orientador e retiremo-nos da torre escura em que o nosso eu se refugia para o exame sistemtico das conscincias alheias, de modo a ombrearmos fraternalmente com todos aqueles que reclamam nosso entendimento e cooperao. Hoje mesmo dia de comear. Efetivamente, os falsos profetas que confundem os semelhantes so portadores de amargurosas experincias para a vida comum, tornando-se passveis de represso da Justia Divina, mas no nos esqueamos de que o aprendiz do Evangelho, em fuga dos testemunhos que lhe competem, na aplicao com o Senhor, procurando enganar a si mesmo, de todos os falsos profetas o mais lastimvel e o mais infeliz. Psicografia em Reunio Pblica. Data 15-9-1952. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

12

CHAMADOS E ESCOLHIDOS
Emmanuel Estejamos convencidos de que ainda nos achamos a longa distncia do convvio com os eleitos da glria celeste, entretanto, pelo chamamento da f viva que hoje nos trs ao conhecimento superior, guardemos a certeza de que j somos os escolhidos: para a regenerao de ns mesmos; para o esquecimento de todas as faltas do prximo, de modo a recapitular com rigor as nossas prprias imperfeies redimindo-as. para o perdo incondicional, em todas as circunstncias da vida; para a atividade infatigvel na confraternizao verdadeira; para ensinar aos mais ignorantes que ns mesmos; para suportar o sacrifcio, no amparo aos que sofrem, ainda sem a fora da f renovadora que j nos robustece o esprito; para servir, alm de nossas prprias obrigaes, sem direito recompensa; para compreender os nossos irmos de jornada evolutiva, sem exigir que nos entendam; para apagar as fogueiras do dio e da incompreenso, ao preo de nossa prpria renncia; Lembremo-nos igualmente das cousas que nos ajudam... O livro prestimoso... A mesa sbia e humilde... A gua muda e calma... A fronde refrescante... O fruto valioso... O leite doce amigo... O ar que purifica... A terra que sustenta... A luz que aperfeioa... imprescindvel descerrar a viso para o tesouro celestial que nos enriquece as horas se realmente anelamos o contato com aqueles benfeitores que nos estendem as mos de Mais Alto... Para isso, faa de teu lar o jardim sereno e belo onde gentileza se irradie de teu esprito, perfumando o ambiente que te rodeia... Para isso, deixa que as correntes cristalinas do otimismo te banhem o corao, para que a tua palavra traduza para os outros paz e alegria, esperana e reconforto. Os Emissrios do Bem sem dvida brilham ainda, distantes da sombra em que a Humanidade tece o escuro fio de suas aflitivas paixes, entretanto, agradecendo o bem que te cerca, acender a luz da compreenso em ti prprio, e, atravs da compreenso pura e simples, recolhers em silncio, o apelo silencioso e sublime dos mensageiros do Cu que te convidam festa do amor, ainda na Terra, que ento se converter para a tua alma em degrau milagroso da Divina Ascenso. Psicografia em Reunio Pblica. Data 16-8-1954. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

CONVITE AO EVANGELHO
13

Onde a palavra do Evangelho se faz ouvir, a caridade reina. E onde a caridade trabalha Jesus est presente. ANTONY LEON. A palavra de Jesus Exposta seja onde for sempre luz no caminho Para a vitria do amor. SOUZA LOBO. Quem transmite as lies do Evangelho distribui as riquezas do Senhor e quem as ouve acumula na prpria alma os tesouros da Luz Eterna. AGOSTINHO Alma querida escuta!... Nos aguilhes da prova, Conquanto o fel, o sofrimento e a luta, No te aflijas em vo... Vem servir com Jesus na bendita oficina Do bem que nos ampara e nos renova E encontrars na f que te ilumina A alegria da vida e a paz do corao. MARIA DOLORES A Doutrina Esprita Jesus falando de novo ao corao da Humanidade. BEZERRA DE MENEZES Ningum na Terra avalia No trabalho a que se lana A colheita de alegria De uma frase de esperana. MEIMEI Embora as imperfeies que ainda nos assinalem o Esprito, estendamos os ensinamentos de Jesus, onde estivermos e como estivermos. A nfora de barro tanto carrega a rosa que, um dia, acaba por se lhe impregnar do perfume. ANDR LUIZ Dor, desalento, cansao. Angstia na alma ferida?

14

Alcanars no Evangelho Caminho, verdade e vida. CASIMIRO CUNHA O verbo de luz em prece, - Dom da paz belo e profundo, Lembra o Sol quando aparece Rompendo as trevas do mundo. S. LASNEAU Fala abenoando e amparando sempre. Muitas vezes, a criatura em abandono e provao, abatimento e penria que te cruza a estrada no seno algum que te pede algumas palavras de consolo e f, renovao e otimismo, a fim de retomar em paz e segurana os compromissos e obrigaes do seu prprio caminho. EMMANUEL Psicografia em Reunio Pblica. Data 9-6-1971. Local Fundao Marietta Gaio, na cidade do Rio de Janeiro, Guanabara.

CRUZES E ALGEMAS
15

Emmanuel

Observa o longo caminho em que transitas no mundo e notars que todas as criaturas jornadeiam na Terra entre cruzes e algemas. Cruzes talhadas pela misericrdia de Deus. Algemas forjadas pelos prprios homens. Cruzes que elevam. Algemas que aniquilam. Cruzes que bendizem. Algemas que amaldioam. Cruzes que iluminam. Algemas que ensombram. No desprezes o madeiro das obrigaes em que a Sabedoria do Senhor te situa, porque todas as almas que sobem o monte da evoluo, transportam consigo as cruzes redentoras do trabalho e da disciplina. Onde se destaque progresso e sublimao ai enxameia cruzes diversas. Possumo-las por toda parte, em todos os feitos e em todos os tons de luta. Aqui constituem o esposo difcil, a companheira desesperada e o filho ingrato e incompreensivo... Acol, descobrimo-las na solido e na enfermidade, na penria e no sofrimento, na dor e no sacrifcio, tanto quanto mais alm, reconhecemo-las na popularidade e na inteligncia, no fausto e no ouro, na responsabilidade e no poder. Procura aceitar com valor e serenidade os preciosos deveres que o Senhor te confia, porque das cruzes abandonadas nascem as trevas da rebeldia e do orgulho, que perturbam o corao e ensangentam os filhos rebeldes da Terra. Quantos lhes abominam os braos santificantes, sacudindo-lhes o jugo, no raro, descem sombra e viciao, loucura e delinquncia, em que padecem, s vezes, por sculos dolorosos, nos grilhes do remorso e do crime, do desequilbrio e do desencanto que inventaram para si mesmos. Abraa na cruz que te honra o caminho a bno da prpria vida e agradece-lhe o suor do trabalho e as lgrimas da renncia que te faa verter, porquanto se apenas a Cruz do Cristo, - o Anjo sem culpa, - foi capaz de instalar-nos a luz da ressurreio, somente a cruz de nossas dores no resgate de nossos erros, ser capaz de impelir-nos posse da Vida Eterna. Psicografia em Reunio Pblica. Data 1956. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

DIANTE DO PRXIMO
Emmanuel 16

O prximo, em cada minuto, aquele corao que se acha mais prximo do nosso, por divina sugesto de amor no caminho da vida. No lar, a esposa e o esposo, os pais e os filhos, os parentes e os hspedes. No templo do trabalho comum, o chefe e o subordinado, o cooperador e o companheiro. Na via pblica, o irmo ou o amigo annimo que partilham conosco a mesma estrada e o mesmo clima. Na esfera social, a criana e o doente, o desesperado e o triste, as afeies e os laos da solidariedade comum. Na luta contundente do esforo humano, o adversrio e o colaborador, o inimigo declarado ou oculto ou, ainda, o associado de ideais que se expressam por nossos instrutores. Em toda parte, encontrars o prximo, buscando-te a capacidade de entender e de ajudar. Auxilia-o com aquilo que possuas de melhor. Os santos e os heris ainda no residem na Terra. Somos espritos humanos, mistos de luz e sombra, amor e egosmo, inteligncia e ignorncia. Cada homem, na fase evolutiva em que nos encontramos, traz uma aurola de rei e uma espada de tirano. Se chamares o fidalgo, encontrars um servidor... Se procurares o guerreiro, ters um inimigo feroz pela frente.... Por isso mesmo, reafirmou Jesus o velho ensinamento da Lei ama o prximo, como a ti mesmo.... Psicografia em Reunio Pblica.Data 1951. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

DISCIPLINA
Scheilla No nos repugne o verbo obedecer. 17

Tudo o que constitui progresso e aperfeioamento guarda a ordem por base. No olvides que a disciplina principia no Cu. As mais sublimes constelaes atendem s lei de equilbrio e movimento. O Sol que nos sustenta a vida no mundo repete operaes de ritmo, h numerosos milnios. A Lua que clareava o caminho das mais remotas civilizaes da ndia e do Egito efetua, ainda hoje, as mesmas tarefas, diante da Humanidade. No campo da Natureza, a disciplina alicerce de toda bno. Obedece ao solo. Obedece a rvore. Obedece a fonte. Qualquer construo obedece ao plano do arquiteto que a idealiza. E, no aconchego do lar, obedecem ao piso annimo, o vaso amigo e o po que enriquece a mesa. Na experincia fsica, a sade obra da disciplina celular. Quando as unidades microscpicas da colmia orgnica se desarvoram, rebeladas, encontramos os tormentos da enfermidade ou as sombras da morte. Chamamos a servir aos nossos semelhantes no Espiritismo Cristo, em favor de ns mesmos, saibamos cultivar a liberdade de obedecer para o bem, aprendendo e ajudando sempre. Jamais nos esqueamos de que Jesus se fez o Mestre Divino e o Soberano das Almas, no somente porque tenha vindo ao mundo, consagrado pelos cnticos das Legies Celestes, mas tambm por haver transformado a prpria vida, em Seu Apostolado de Amor, num cntico de humildade, obedecendo constantemente a Vontade de Deus.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 1-6-1957. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

EDUCAO
Emmanuel Educa o terreno e ters o po farto. 18

Educa a rvore e recebers a bno da fartura. Educa o minrio e obters a utilidade de alto preo. Educa a argila e plasmars o vaso nobre. Educa a inteligncia e atingirs a sabedoria. Educa as mos e acentuars a competncia. Educa a palavra e colhers simpatia e cooperao. Educa o pensamento e conquistars a ti mesmo. Sem o alfabeto anoitece o esprito. Sem o livro falece a cultura. Sem o mrito da lio a vida seria animalidade. Sem a experincia e a abnegao dos que ensinam, o homem no romperia as faixas da infncia. Em toda parte, vemos a ao da Providncia Divina, no aprimoramento da Alma Humana. Aqui, o Amor que edifica, Alm, o Trabalho que aperfeioa, Mais adiante a Dor que regenera. Meus amigos, a Terra nossa escola milenria e sublime. Jesus o Nosso Divino Mestre. O Espiritismo, sobretudo, obra de educao. Faamos da educao com o Cristo o culto de nossa vida, para que a nossa vida possa Educar-se com o Senhor, hoje e sempre.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 16-11-1954. Local Ginsio O Precursor, na cidade de Belo Horizonte, Minas.

EM ORAO
Emmanuel Senhor Jesus! Esta a casa em que nos honorificas a confiana, permitindo-nos cooperar contigo no servio aos semelhantes, em favor de ns mesmos.

19

Faze-nos sentir que nos concedes aqui um educandrio da alma, em funo de nosso prprio burilamento para a imortalidade vitoriosa. Ilumina o entendimento, a fim de que possamos discernir os teus desgnios de nossos desejos. Ensina-nos a receber todo aqueles que nos batam s portas, na condio de mensageiros da tua bondade, capazes de instruir-nos no amor que nos legaste. Ajuda-nos, para que venhamos a ser blsamo aos que sofrem, escora aos que esmorecem, coragem aos abatidos e paz aos que jazem no desespero. Nos dias obscuros ou intranqilos, quando as nossas imperfeies no nos consitam, perceberem-te as diretrizes, se, por misericrdia, a luz que nos oriente em rumo certo. Nas horas de incerteza ou perturbao, se o equilbrio que nos reajuste sentimentos e raciocnios. Induze-nos a reconhecer que os mais fortes de ns so o apoio dos mais fracos; os mais cultos, o auxlio dos menos cultos; os sos, o socorro devido aos doentes e que todos quantos j puderam entesourar as luzes do carter cristo devem ser, diante de ti, o amparo de quantos ainda no conseguem apresentar o padro de vida espiritual elevado e nobre tanto quanto desejam. Senhor! Abenoa-nos e que, junto ao benemrito patrono deste lar da paz e da bno, possamos ns tambm aprender a servir-te, servindo o prximo, hoje e sempre. Assim seja. Psicografia em Reunio Pblica.Data 18-4-1972. Local Centro esprita Manoel Felipe Santiago, na cidade de Belo Horizonte, Minas. Psicografia em Reunio Pblica.Data 18-4-1972. Local Centro Esprita Manoel Felipe Santiago, na cidade de Belo Horizonte, Minas.

ESCOLA
Olavo Bilac Vem e agradece a Deus a mo piedosa e santa Que, ao fulgor deste altar, te ilumina e consola Aqui, pulsa, imortal, o corao da Escola, Em cuja glria humilde a terra se levanta. 20

Vem e agradece a Deus a salvadora esmola, Dessa fonte de luz que jorra, vibra e canta, Na vitria do bem que se eleva e agiganta Sobre as runas do mal em que a treva se isola. Aqui, o ninho excelso, entre o Lar e a Oficina. Entre e louva a lio que desce cristalina, Do amor que vem do Cu, alto, puro e fecundo... A escola que te educa sustenta a subida E o templo em que o Senhor nos enaltece a vida, Exaltando a beleza e a redeno do mundo. Psicografia em Reunio Pblica. Data 18-11-1954. Local Ginsio O Precursor, na cidade de Belo Horizonte, Minas.

FERMENTO VERBAL
Emmanuel Aprendamos a sentir com amor, a fim de que venhamos a pensar com justia e a falar para o bem. O prprio Testamento Divino assegura que no "no princpio era verbo".

21

Depois do amor e da justia do Criador, apareceu a expresso verbal como fermento vivo da Criao. Em todos os avisos da caridade no nos esqueamos da boa palavra que socorre e ilumina sempre. Para us-la com segurana, no preciso assumas posio compulsria de santidade, transformando a frase em ltego de chamas sobre os enganos que ainda entenebrecem o roteiro do prximo. Basta que a tua diligncia no bem se faa incessante. frente do comentrio calunioso, lembra alguma virtude da criatura visada pela chuva injustificvel de lodo e lama. Perante as anotaes do desnimo, fala acerca das esperanas do Cu que ainda no apagou o sol com que nos clareia o caminho. Diante da delinqncia, recorda a Misericrdia Celestial que a todos nos prov de recursos para o pagamento das prprias faltas. Ante a irritao e a crtica, no pronuncies o venenoso apontamento que dilacera distncia, mas sim procura algum fato ou alguma lio em que a pessoa reprovada encontre alvio e consolo. * Sobretudo, auxilia aos ausentes que no podem cogitar da prpria defesa. Lembra-te de que todo aquele que hoje desaprova os outros contigo, amanh te desaprovar tambm diante dos outros. Guarda-te contra a insinuao maledicente que supe encontrar serpente e lagarto, pedra e espinho no roteiro dos semelhantes e, procurando o bem sem desfalecer, atravs da boa palavra constante, atingirs o rio abenoado da simpatia, em cuja corrente lmpida alcanars o porto da paz, com a vitria de tuas esperanas mais belas, ento convertidas em verdadeira felicidade na Vida Superior.

JUZO
Emmanuel No necessrio que a morte abra as portas de tribunais supremos para que o homem seja julgado em definitivo.

22

A vida faz a anlise todos os dias e a luta o grande movimento seletivo, atravs do qual observamos diversas sentenas a se evidenciarem nos variados setores da atividade humana. A molstia julga os excessos. A exausto corrige o abuso. A dvida retifica a leviandade. A aflio reajusta os desvios. O tdio pune a licena. O remorso castiga as culpas. A sombra domina os que fogem luz. O isolamento fere o orgulho. A desiluso golpeia o egosmo. As chagas selecionam as clulas do corpo. Cada sofrimento humano aresto do Juzo Divino em funo na vida contingente da Terra. Cada criatura padece determinadas sanes em seu campo de experincia. Compreendendo a justia imanente do Senhor em todas as circunstncias e em todas as cousas, atendamos a sementeira do bem aqui e agora, na certeza de que, segundo a palavra do Mestre, cada esprito receber os bens e os males do Patrimnio Infinito da Vida, de conformidade com as prprias obras. Psicografia em Reunio Pblica. Data 1951. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

IRMOS SEM F
Emmanuel Falas, por vezes, acerca de nossos irmos ainda sem f, qual se no nos fossem companheiros da Humanidade.

23

Lamentas-te, quanto s ironias que proferem e queixas-te das atitudes menos felizes que abraam, em se excluindo das atividades religiosas que nos alentam as energias, como se estivessem desempenhando o papel de vtima frente de verdugos. Justo, no entanto, pensar neles, na condio real em que se encontram, de modo a identifica-los por irmos necessitados do Socorro Divino, qual acontece a ns mesmos, ofertando-lhes lugar na simpatia e albergando-os em pensamento, no refgio da orao. Muitos deles estimariam os sentimentos, mas cresceram no corpo fsico, sob reiteradas ventanias de provao a lhes enrijecerem as almas, enquanto outros muitos perderam a f nascente que lhes bafejava o esprito, por lhe haverem colocado a raiz no solo raso das afeies humanas, ao invs de implanta-la no amor e na justia de Deus. Para uns e outros, ergue a luz da compreenso e segue adiante, na execuo dos deveres que o Senhor te confiou. Se lhes recolhe alguma frase de menosprezo endereada Espiritualidade Superior, no discutas na inteno de constrange-los aceitao da verdade e se te injuriam porque entesoures a f ardente sem possibilidade de viver-lhe, por agora, todos os padres de burilamento morais, no lhes revidem a palavra de crtica; silencia e abeoa-os, doando o melhor de tido mesmo seara do bem, onde encontraremos invariavelmente, a precisa segurana contra o mal que ainda reside em ns mesmos. Certifica-te de que ningum materialista porque o deseje, assim como ningum mutilado por voluntria deciso. O mutilado mutilado, porquanto, nos princpios de causa e efeito, ter dado motivo semelhante provao e o materialista materialista por se haver envolvido em sombras de esprito, lesando a si prprio. De qualquer modo, porm, todos ns, os espritos em evoluo e resgate no Planeta Terrestre; somos seres endividados perante as Leis do universo, ou melhor, somos todos doentes em vias de reajuste, nas mos uns dos outros. A nica diferena a de que ns, os que j retemos os benefcios da f, somos enfermos conscientes quanto s mazelas que nos so prprias, buscando recursos para sana-las, e os nossos irmos ainda sem f so enfermos e desmemoriados que, no tempo devido, sero encaminhados ao servio da cura. Todos ns, contudo, encontraremos remdio adequado na farmcia do tempo, de vez que Deus, o Pai Supremo, ter misericrdia deles como tem tido misericrdia de ns.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 16-6-1967 Local Comunho Esprita Crist, na cidade de Uberaba, Minas.

MENSAGEM
Therezinha Meus queridos Paizinhos. Deus nos abenoe. Sigamos nosso caminho de lutas salvadoras, encontrando no trabalho e no sofrimento o bendito ensejo de elevao. 24

No acreditem esteja meu esprito ausente do nosso quadro de lutas. O amor no se extingue com a morte. A famlia espiritual continua, alm das sombras, entesourando carinho. O servio no cessa com a supresso do corpo fsico. A luta no se acaba com a transposio de plano. E a purificao prossegue, invariavelmente, constrangendo-nos a receber o riso e a lgrima, a alegria e a dor, no mesmo clice de esperanas. Quanto puderes, no deixem que a luz da crena esmorea em nossa casa. Nosso grupo precisa reaticular-se, a fim de que a produo de conhecimento superior no sofra intervalos em nossa jornada de ascenso. Aqui, tambm, somos obrigados a grande esforo para sustentar nossas lmpadas de f, acesas e vibrantes. A afinidade nos rene em agrupamentos diversos, cada qual guardando funes diferentes na plantao do bem. Em verdade, a nossa vida no apresenta modificaes fundamentais. Envolvemos em paisagens que se filiam enorme semelhana com as cidades terrenas. No captulo dos fenmenos, as linhas de estudo so sempre mais ricas e mais belas, entretanto, nos horizontes do corao, os sentimentos no sofrem alteraes essenciais. Somos o que somos. O tmulo apenas uma passagem, no rumo do Mais Alm, onde a maior novidade que nos surpreende a continuidade da nossa existncia. , por isso, o esforo que nos cabe na transformao do lastro de nossas antigas idias deve ser sacrifical e constante, se desejamos auxiliar com eficincia aos amados que ficam. Possumos templos sublimes, em cuja intimidade a luz vive associada beleza, extravasando divinas revelaes, contudo, a cada passo, somos defrontados pelo impositivo de nossa prpria renovao em Cristo. Nesse aspecto de nossa luta, somos assim induzidos a formar conjuntos e congregaes de trabalho assistencial, de socorro mtuo, de vigilncia fraterna e de orao balsamizante. Alm das nossas atividades no corpo coletivo das sociedades a que nos ajustamos, reunimo-nos desse modo, em misteres e obrigaes particulares que podem perfeitamente inspirar as igrejas domsticas da sociedade humana. O mundo necessita, no somente de escolas e hospitais, de oficinas e tribunais, de academias e santurios, para solucionar os problemas das criaturas, mas tambm de lares que, como clulas regeneradoras do organismo social, se expandam em benefcios reais para os nossos irmos nos variados setores da experincia comum. Ajudem-nos a realizar nossa velha aspirao de um grupo firme e valoroso, incessantemente afinado com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus, em nosso sqito familiar. Ningum pode, por enquanto, na Terra, avaliar a importncia de uma simples orao erguida por duas ou trs pessoas unidas em nome do Senhor. A prece produz vibraes e pensamentos reconstrutivos, alcanando o ambiente vivo dos crebros e dos coraes. Em razo disso, ainda mesmo sem os fenmenos da mediunidade e sem os recursos materiais para a extenso da caridade, a prece pura e sem artifcios, em si mesma, j constitui um estandarte de auxlio positivo, cuja difuso de bnos no podemos apreciar. Assim, meus queridos amigos, paizinhos de meu corao, ajudemo-nos nesse sentido.

25

As meninas, principalmente, necessitam de nossa realizao. E no nos esqueamos de que amparando aos nossos, estaremos auxiliando aos outros, aos nossos companheiros da Humanidade. Mezinha querida e Paizinho abenoado recebam com todos os nossos afetos o meu carinho de todas as horas. Que Jesus nos auxilie em nossa marcha de f renovadora na Terra, em busca de nossa unio com a Vida Superior, so os votos ardentes da filha e irm que no os esquece.

Psicografia em Reunio Pblica. Sat 15-9-1952. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas

MENSAGEM DO DR. CAMILO DE MATTOS


Camilo de Mattos (Na visita que os Srs. Jos Papa e Exma. Sra. Albertina Vanine Papa; Dr. Jos Pereira Bastos e Exma. Sra. Rita Pereira Bastos e ngelo Massaro, fizeram ao Mdium Francisco Cndido Xavier, em Pedro Leopoldo, foi para este psicografada a seguinte mensagem de autoria do Dr. Joaquim Camilo de Morais Mattos, aos seus amigos de Ribeiro Preto). 26

Meu caro Papa, Jesus nos ampare e abenoe. Dirigindo-me ao seu corao amigo reno em meu abrao fraterno os irmos que o acompanham em nossas preces. Velhos companheiros da sementeira esprita crist em Ribeiro Preto, continuemos, meu amigo, a oferecer quanto pudermos na extenso da Causa do Amor e Luz que nos irmana. A Doutrina que nos congrega, em sua bandeira de paz, no resume to somente um feixe de princpios filosficos e religiosos, induzindo-nos a simples predicao. programa avanado de servio aos nossos semelhantes, convocando-nos aos mais altos testemunhos de boa vontade na aplicao do Evangelho Redentor. Enquanto nos demoramos na carne, deplorveis enganos e estranhas fantasias nos povoam a alma, inclinando-nos perda de tempo, com pesado agravo de compromissos. Supomos, no raro, que a mera doutrinao nos baste ao soerguimento. Excursionamos, deslumbrados, atravs das experincias admirveis dos pioneiros e dos apstolos do nosso ideal e, enfileirando conhecimentos valiosos, mas inoperantes, quase sempre, esquecem-nos da prtica viva, que compete a ns mesmos. E, por isso, em muitas ocasies, necessrio que a morte nos restitua a viso justa, reintegrando-nos no senso das propores que os regalos da existncia corporal, freqentemente, obscurecem no campo mais ntimo de nosso prprio esprito. Que vocs, companheiros abenoados da luz e da caridade, no necessitem de semelhante despertamento. Espiritismo , antes de tudo, templo de renovao interior e instituto de trabalho constante, em cujas linhas imprescindvel assumir, cada qual de ns as responsabilidade que nos cabem, a benefcio de nossa prpria redeno. Que seria da idia divina do Reino de Deus sem braos dispostos a materializa-la? Poderamos admitir a vinda do Cristo ao Planeta simplesmente para a demonstrao das virtudes sublimes que lhe exortam o Esprito Glorioso? Ser justo crer que a nossa Doutrina de Fraternidade surgisse no mundo apenas para descerrar a cortina que at agora esconde a vida universal contemplao do homem, compelindo-nos ao xtase improdutivo? Aqui, meu amigo, encontramos a ns mesmos, com estas perguntas fustigando-nos a mente atormentada... Compreendemos ento, que a permanncia da carne, se no nos erguemos para a ao edificante com Jesus, no passa de intil pesadelo, que nada fizemos por reduzir ou romper.Quando puderem vocs, os felizes irmos que ainda continuam em lide carnal, esforcem-se por merecer a ascenso esferas mais altas. De nosso lado, estaremos a postos: Continuamos, ombro a ombro, junto daqueles que se constituem nossos associados de luta salvadora. A morte no nos exonera do dever a cumprir. A transferncia de plano no nos investe de milagrosos poderes, face da imortalidade. O destino edifcio que ns mesmos construmos para a nossa felicidade ou para o nosso infortnio. O amor rege a vida, mas a justia controla-lhe todas as manifestaes. Urge, pois, aproveitarmos o tempo, como quem sabe que o minuto semente do sculo. Do que fizermos hoje falar o amanh, tanto quanto o agora nos reflete o ontem. Sabemos que vocs combatem e sofrem, no crculo das vicissitudes da Terra, entretanto, meu irmo, indispensvel movimentar o arado de nossas obrigaes, sem nos voltarmos para a retaguarda. Compadeamo-nos dos que apedrejam, dos que perseguem as tarefas da boa vontade e dos que lanam o granizo do sarcasmo sobre as nossas plantaes espirituais, quando trazemos no peito o corao sequioso de estmulo.

27

Peamos a Bno do Senhor para todos os que procuram entravar-nos o passo, no s porque necessitam do socorro divino, mas igualmente porque carecemos de harmonia para atender aos imperativos de nosso esforo cristo. Refere-se voc ao Ginsio Esprita, filho de to elevadas aspiraes e sentimo-nos no dever de solicitar-lhe coragem na marcha de sempre. Reunamos nossas energias, em torno dessa obra de profundo alcance para as nossas realizaes. A educao servio bsico de nossa f. Sem aprimoramento e sem preparao, sem os sofrimentos e os sacrifcios do apostolado em favor do ensino, no devemos esperar o futuro sublimado com o Cristo, para a terra regenerada. No obstante as dificuldades e os percalos da senda prossigamos valorosos na confiana. Auxiliar a infncia e a mocidade, garantindo-lhes o porvir aclarado e feliz, luz do Evangelho, construo a que no podemos fugir sem graves prejuzos para a nossa arregimentao doutrinria. E voc, em Ribeiro Preto, vencendo bices considerveis, vos concretizando valiosos projetos de reerguimento do esprito popular. No importa, meu amigo, que a incompreenso nos assedie com o menosprezo impensado. A ironia, por vezes, a maneira mais cmoda de preservarmos a indiferena. Estamos convictos, porm, de que a bondade e o entendimento, de nossa parte, conseguiro aliciar as melhores expresses de concurso irmo, at agora distantes. A perseverana no bem desintegra todas as sombras. Bastar que saibamos associar, intrepidamente, a coragem e o trabalho com pacincia e com tempo. No esmoreamos, portanto. Recordemos que Jesus nos aguarda h milnios, e que, por isso mesmo, no temos o direito de desanimar ou desesperar. Rogo a voc e ao nosso caro Bastos conduzirem o nosso pensamento amigo e confiante aos nossos companheiros de ideal e de luta, no abenoado trato de terra, que o Senhor nos deu a lavrar, e reunindo vocs todos em nosso abrao de reconhecimento, amizade, alegria e esperana, somos o irmo e servidor de sempre. Psicografia em Reunio Pblica. Data 1952. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

MUITOS CHAMADOS POUCOS ESCOLHIDOS


Andr Luiz Muitos dormem. Poucos despertam. Muitos reprovam.

28

Poucos ajudam. Muitos aproveitam. Poucos semeiam. Muitos estudam. Poucos aprendem. Muitos determinam. Poucos executam. Muitos suspiram pela felicidade. Poucos se conformam com o suor. Muitos reclamam. Poucos cooperam. Muitos sonham. Poucos fazem. Muitos aconselham o bem. Poucos acompanham-nos. Muitos pedem. Poucos do. Muitos desejam. Poucos trabalham. Muitos perturbam. Poucos servem. Muitos exigem. Poucos colaboram. Muitos esperam. Poucos se movimentam. Muitos apelam. Poucos atendem. O mundo uma grande escola de preparao e aperfeioamento, em cujas classes o Senhor convida nominalmente a todos para o progresso no engrandecimento comum, entretanto, raros se fazem escolhidos pela cooperao, pelo aproveitamento e pela boa vontade. Psicografia em Reunio Pblica. Data 1951. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

NA GRANDE ESCOLA
Emmanuel A Terra uma grande e abenoada escola, em cujas classes e cursos, nos matriculamos, solicitando quando j possumos a graa do conhecimento as lies necessrias nossa sublimao. 29

Todas as matrias que constituem o patrimnio do educandrio, se aproveitadas por nossa alma, podem conduzir-nos aos resultados que nos propomos atingir. No existe, porm, ensinamento gratuito para a comunidade dos aprendizes. Cada aquisio tem o preo que lhe corresponde. A provao da riqueza sedutora, mas repleta de perigos cruis. A passagem na pobreza simples e enternecedora, contudo oferece tentao permanente ao extremo desespero. O estgio na beleza fsica fascinante, entretanto, mostra escuros abismos ao corao desavisado. A demora no poder expressiva, todavia, atrai dificuldades infernais, que podem comprometer o nosso futuro. O ingresso na cultura da inteligncia favorece a posse de verdadeiros tesouros, no entanto, nesse setor, o orgulho e a vaidade representam impertinentes verdugos da alma. A estao de calmaria na vida familiar tempo doce e agradvel ao esprito, mas a, dentro, no osis do carinho, o monstro do egosmo pode enganar-se o corao. Em qualquer parte onde estiverdes, acordai para o bem!... Recordai que o ouro e a intelectualidade, os ttulos e as honras, as aflies e os sofrimentos, as posses e os privilgios so meros acidentes no longo e abenoado caminho evolutivo Lembrai-vos de que a vida a eternidade em ascenso e no vos esqueais de que, em qualquer condio, s no cultivo do amor puro, conseguireis edificar para a vitoriosa imortalidade. Psicografia em Reunio Pblica. Data 1-8-1952. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

NA ROMAGEM DA LUZ
Auta de Souza

Muitos comeam com Jesus a lida, Na clara manjedoura da esperana E cantam na alegria e na abastana, Enquanto h cu azul na prpria vida... 30

Mas, em surgindo a luta indefinida Em que h fel, sacrifcio e insegurana, Enquanto o Mestre ensina, ajuda e avana Muita gente recua, espavorida. Se marchas entre lgrimas e assombros, Sob a cruz do dever nos prprios ombros, Traa em amor teu spero caminho. Procurando o Divino Solitrio, Atingirs a Glria do Calvrio, Mas, torturado, exnime, sozinho... Psicografia em Reunio Pblica. Data 18-7-1953. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

NS E OS OUTROS
Emmanuel

Separa a pompa do acervo de concesses que o Senhor te empresta vida temporria no mundo... O corpo sadio por tempo valioso s manifestaes do esprito... O raciocnio justo e brilhante... A cultura relativa de que podes utilizar na sustentao da prpria tranquilidade...

31

O lar precioso e farto, ainda mesmo quando no disponhas dos recursos excessivos que presidem a mesma desassisada... Os parentes robustos... Os amigos generosos... A dignidade social que o mundo de garante... O progresso na direo das nobres experincias que te preparam a madureza coroada de bnos... E lembra-te de que o corpo equilibrado te serve todos os dias... De que o crebro te ajuda sem fadiga e sem pausa, preservando-te a integridade do pensamento... De que podes repetir a alegria da refeio tantas vezes quantas desejem... De que a conversao edificante ou recreativa patrimnio de carinho constante em tua comunho com os laos domsticos... De que possues a teu favor as leis que mantm a harmonia das classes em que te situas... Com semelhante inventrio da prpria situao, reconhecers que desfrutas privilgios soberanos num mundo em que tantos padecem ainda mais graves dificuldades que as nossas, compreendendo, por fim, que a migalha da boa vontade em favor dos outros, - sejam esses outros ricos ou pobres, amigos ou adversrios, - a expressar-se em desculpa incansvel para as fraquezas de que se faam portadores ou a exprimir-se na fatia de po e reconforto para as necessidades a que se aprisionam, mero dever nosso obrigao pura e simples de que recebeu de Deus os tesouros da Vida para aprender com o Cristo que somente em plena doao de ns mesmos glria do amor que atingiremos a suspirada ressurreio para a Imortalidade Vitoriosa. Psicografia em Reunio Pblica. Data 1956. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade Pedro Leopoldo, Minas.

NOS SERVIOS DE CURA


(Recebido Diretamente)

Bezerra de Menezes NO basta rogar ajuda para si. indispensvel o auxlio aos outros. ________ 32

NO vale a revelao de humildade na indefinida repetio dos pedidos de socorro. preciso no reincidirmos nas faltas. ________ NO h grande mrito em solicitarmos perdo diariamente. necessrio desculparmos com sinceridade as ofensas alheias. ________ NO h segurana definitiva para ns se apenas fazemos luz na residncia dos vizinhos. imprescindvel acende-las no prprio corao. ________ NO nos sintamos garantidos pela certeza de ensinarmos o bem a outrem. imperioso cultiva-lo por nossa vez. ________ NO servio completo a ministrao da verdade construtiva ao prximo. Preparemos o corao para ouvi-la de outros lbios, com referncia s nossas prprias necessidades, sem irritao e sem revolta. ________ NO integral a medicao para as vsceras enfermas. indispensvel que no haja dio e desespero no corao. ________ NO adianta o auxlio do Plano Superior, quando o homem no se preocupa em ret-lo. Antes de tudo preciso purificar o vaso humano para que se no perca a essncia divina. ________ NO basta suplicar a intercesso dos bons. Convenamo-nos de que a nossa renovao para o bem, com Jesus, sagrada impositivo de vida. ________ NO basta restaurar simplesmente o corpo fsico. inadivel o dever de buscarmos a cura espiritual para a vida eterna.

33

Psicografia em Reunio Pblica. Data 6-10-1947. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

O CAPITAL DOS MINUTOS


Scheilla

No amanho da terra, em toda parte, surge a erva daninha. Aqui, chama-se tiririca, alm joio imprestvel, mais adiante guarda o nome de esculacho destruidor.

34

No fundo, sempre mato inculto, impedindo a germinao da boa semente e consumindo a vitalidade do solo. Extensos tratos de gleba proveitosa permanecem dominados por essa relva improdutiva e renascente, onde tanta rvore generosa poderia crescer e produzir para a alegria e segurana de todos. Referimo-nos a esse elemento invasor para lembrar o vosso valioso capital dos minutos. Quanta felicidade poder plantar com a bno de meia hora? Quanto estudo nobre investir-nos- na posse de elevados conhecimentos com apenas alguns instantes de leitura e reflexo? Dez minutos na conversao digna ou na visita confortadora podem operar a renovao de muitos destinos. Um quarto de hora na assistncia aos enfermos ou no trabalho gratuito em favor do prximo consegue prodgios na vitria do bem. Entretanto, contra a plantao de semelhantes recursos nas leiras do tempo, encontramos a tiririca da maledicncia, o joio do azedume verbal e o esculacho das crticas ociosas fantasiadas de interesse pela salvao apressada dos outros... No fundo, porm, sempre a conversa intil que aniquila as mais nobres oportunidades de servios e progresso. No olvidemos o capital dos minutos, - a riqueza capaz de comprar-nos a sublimao para a vida eterna, se atendermos edificao da verdadeira fraternidade. E com os talentos do amor e da f, procuremos servir sem repouso, recordando a afirmao do Mestre Divino: - Meu Pai trabalha at hoje e eu trabalho tambm.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 4-3-1957. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

O GRANDE DOADOR
Andr Luiz Ele no era mdico e levantou paralticos e restaurou feridos; usando o divino poder do amor. No era advogado e elegeu-se o supremo defensor de todos os injustiados do mundo. No possua fazenda e estabeleceu novo reino na Terra. 35

No improvisava festas e consolou os tristes e reergueu o bom nimo das almas desesperadas. No era professor consagrado e fez-se o Mestre da Evoluo e do Aprimoramento da Humanidade. No era Doutor da Lei e criou a universidade sublime do bem para todos os espritos de boa vontade. Padecendo amarguras reconfortou a muitos. Tolerando aflies semeou a f e a coragem. Abatido curou as chagas morais do povo. Suplicando expediu a mensagem do perdo e do amor, em todas as direes. Esquecido pelo mais amados ensinou a fraternidade e o reconhecimento. Vencido na cruz revelou a vitria da vida eterna, em plena e gloriosa ressurreio, renovando os destinos das naes e santificando o caminho dos povos. Ele no era, portanto, rico e engrandeceu os celeiros dos sculos. Quem oferecer o corao, em homenagem ao Divino Amor na Terra, poder desse modo, no exemplo de Jesus, embora annimo, aflito, apagado ou crucificado, atender santificada colaborao com Deus, a benefcio da Humanidade.

Psicografia em Reunio Pblica.Data 1956. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

O MAIOR
Emmanuel Ainda e sempre, a vaidade humana prossegue na caa incessante aos ttulos mximos na Terra. Cartazes da imprensa e programas tele-radiofnicos na atualidade cogitam de campees variados que brilham, passageiros na ribalta do mundo. O maior pensador...

36

O maior cientista... O maior industrial... O artista maior... E o campo de realizaes terrestres, copiando-lhes o impulso, apresenta com garbo os seus expoentes mais altos... O maior arranha-cu... O maior transatlntico... O maior espetculo... A fortuna maior... Todavia, semelhantes pruridos de evidncia terrestre no so novos. H quase vinte sculos, surgiam eles igualmente no colgio dos seguidores humildes do Senhor. Nem mesmo os aprendizes do Evangelho, despretensiosos e simples conseguiram fugir tentao do destaque pessoal. Eles prprios, na anteviso do paraso, indagaram do Mestre, com desassombro inconsciente: - Quem seria o maior no Reino dos Cus? E a resposta do Cristo, ainda hoje, um desafio nossa f. O maior no Reino do Amor ser sempre aquele que se fizer o servo infatigvel de todos, aquele que, em se esquecendo, oferece aos outros a prpria alegria que no possui, e que, em se ajustando mquina do bem, possa apagar-se, contente e annimo, atendendo, no lugar que lhe prprio, a tarefa que o Senhor lhe determina... Se procuras a comunho com Jesus, onde estiverdes, olvida a ti mesmo pela glria de ser til. Ajuda, aprende, ampara, compreende, cr e espera cada dia... E, servindo sempre, encontrars com o Mestre Divino a felicidade perfeita, penetrando com Ele o segredo sublime da cruz, pelo qual, em se rendendo suprema renncia, fez-se a luz das naes e a esperana da Humanidade inteira.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 7-2-1955. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

O MISSIONRIO
Cruz e Souza Ps sangrando no trilho solitrio dilacerado, exnime, proscrito, - Ave do sonho em monte de granito 37

assim passa no mundo o Missionrio. Incompreendido e estranho visionrio, contendo, a custo, o peito exausto e aflito, vai carregando as glrias do Infinito, entre as chagas e as sombras do Calvrio. Longas jornadas, speros caminhos, no campo de grilhes, trevas e espinhos, onde semeia o trigo da Verdade!... Viro, porm, os dias da colheita e os celeiros da luz pura e perfeita, no Divino Pas da Eternidade!

Psicografia em Reunio Pblica. Data 31.3.1944. Local Centro esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

O PROBLEMA DA CREMAO
Irmo X Observada do plano espiritual a celeuma no Rio de Janeiro, em torno da incinerao dos cadveres, a ser estabelecida por lei, reparamos que o assunto no realmente para rir. De um lado, temos os legisladores preocupados com a terra dos cemitrios, e, de outro, as autoridades eclesisticas lanando a excomunho sobre os responsveis pelo movimento inovador.

38

Entre os atores da pea, vemos os defuntos de amanh, sorridentes e bem humorados, apreciando a pugna entre a igreja e a edilidade carioca. Aqueles, como ns, que j atravessaram a garganta da sombra, seguem a novidade, com a apreenso das pessoas mais velhas, frente de um parque de crianas. O problema da cremao do corpo, realmente, deveria merecer mais demorado estudo nos gabinetes legislativos. H muito caminho por andar, antes que o homem comum se beneficie com a verdadeira morte. A cessao dos movimentos do corpo nem sempre o fim do expressivo transe. O tmulo uma passagem especial, a cujas portas muitos dormem, por tempo indeterminado, criando foras para atravessa-la com o preciso valor. Morrer no libertar-se facilmente. Para quem varou a existncia na Terra entre abstinncia e sacrifcios, a arte de dizer adeus alguma coisa da felicidade ansiosamente saboreada pelo Esprito, mas para o comum dos mortais, afeitos aos comes e bebes de cada dia, para os senhores da posse fsica, para os campees do conforto material e para os exemplares felizes do prazer humano, na mocidade ou na madureza, a cadaverizao no servio de algumas horas... Demanda tempo, esforo, auxlio e boa vontade. Por trs da mscara morturia, muitas vezes, esconde-se a alma, inquieta e dolorida, sob estranhas indagaes, na viglia torturada ou no sono repleto de angstia. Para semelhantes viajores da grande jornada, a cremao imediata do comboio fisiolgico ser pesadelo terrvel e doloroso. Eis porque, se pudssemos, pediramos tempo para os mortos. Se a lei divina fornece um prazo de nove meses para que a alma possa nascer ou renascer no mundo com a dignidade necessria, e se a legislao humana j favorece os empregados com o benefcio do aviso prvio, porque razo o morto deve ser reduzido cinza com a carne ainda quente? Sabemos que h cadveres, dos quais, enquanto na Terra, estimaramos a urgente separao, entretanto, que mal poder trazer aos vivos o defunto inofensivo, sem qualquer personalidade nos cartrios? No seria justo conferir algumas semanas de preparao e refazimento ao peregrino das sombras, para a desistncia voluntria dos enigmas que o afligem na retaguarda? Acreditamos que ainda existe bastante solo no Brasil e admitimos, por isso, que no necessitamos copiar costumes, em pleno desacordo com a nossa feio espiritual. Meditando na pungente situao dos recm-desencarnados, no Rio, observo quo longe vai o tempo em que os mortos eram embalados com a doce frase latina Requiescant in pace. No basta agora o enterro pacfico! imprescindvel a apressada desintegrao dos despojos! E se a lei no for suavizada com a quarentena de repouso e compaixo para os desencarnados, na laje fria de algum necrotrio acolhedor, resta aos mortos a esperana de que os saltitantes conselheiros da cremao de hoje sejam amanh igualmente torrados.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 26-7-1952. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

O SELO DO AMOR
Emmanuel

Pelo caminho da ascenso espiritual, denominado cada dia, encontrar variados recursos de aprimoramento, a cada passo.

39

o trabalho que te espera a noo de responsabilidade no devotamento ao dever. a oportunidade de praticar o bem, incessantemente. o companheiro da parentela consagunea que te no compreende ainda e, junto do qual, podes exercer o ministrio do auxlio e do perdo. o adversrio que te combate os propsitos de melhoria com quem a luta te possibilita a hora de pacincia e aprendizado. a tentao sedutora, que nasce das profundezas de teu prprio ser, em cujo clima possvel desenvolver a tua resistncia para a aquisio de novo poder moral. o espinho que te fere ou a pedra que te maltrata, que se fazem benfeitoras de tua jornada, por te descerrarem o santurio da prece e da humildade, se a tua mente vive acordada luz do Senhor. a dificuldade que, muitas vezes, te surpreende nos lbios dos mais queridos, constrangendo-te consolidao de virtudes imprecisas. Segue, pois, adiante, amando, crendo, esperando e servindo sempre. _________ Cada obstculo e cada amargura guardam razes no processo educativo de nossa prpria regenerao. Cada ensinamento tem o seu lugar, a sua hora e a sua finalidade. Aproveitar semelhantes bnos, de conformidade com os padres de Jesus, que passou entre ns fazendo o bem, que nos ama desde o princpio e que permanecer conosco, at o fim dos sculos. Dirs, talvez, diante de nosso apelo: - No compreendo, no me lembro, no posso. O Senhor, entretanto, no nos impe fardos que no possamos suportar, no nos enderea problemas que no estejamos aptos a resolver e jamais esqueamos de que a reencarnao traz o selo do amor divino, em benemrito esquecimento, enriquecendo-nos de bnos de reaproximao, fraternidade e servio, a fim de executarmos, sem percalos invencveis, o trabalho de nossa prpria redeno. Psicografia em Reunio Pblica. Data 1950. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

ORAR
Emmanuel Pedi e obtereis ensinou o Mestre Divino. Semelhante lio, todavia, abrange todos os setores da vida, tanto no que se refira ao bem, quanto ao mal. 40

Qualquer propsito orao. A prece nasce das fontes da alma, na feio de simples desejo, que emerge do sentimento para o crebro, transformando-se em pensamento que a fora de atrao. Nesse sentido, todo anseio recebe resposta. H oraes que so atendidas, de imediato enquanto que outras, maneira de sementes raras, reclamam largo tempo para a germinao, florescimento e frutificao. Necessrio, portanto, vigiar sobre o manancial de nossas aspiraes. As rogativas do bem se elevam s Esferas Superiores, ao passo que os anelos do mal descem s zonas de purgao, das trevas indefinveis. Anjos existem, habilitados a satisfazer aos bons, da mesma forma que entidades da sombra se acham a postos, a fim de colaborarem com os maus. Forneamos os temas elogiveis ou infelizes de nossas cogitaes mais ntimas e os executores invisveis se manifestaro ativos, contribuindo na realizao de nossos projetos, de conformidade com a natureza de nossas intenes. Reconhecendo que ainda no sabemos pedir, de vez que, na maioria das vezes, ignoramos a essncia de nossas prprias necessidades, imitemos o Divino amigo, na orao dominical, quando nos ensina a endereas as nossas splicas ao Pai Todo-Misericordioso, na base da confiana perfeita: - Faa-se a Tua Vontade justa e soberana, na Terra e em toda parte. O ensinamento do Cristo guarda absoluta atualidade, nas menores caractersticas do nosso tempo, entendendo-se que desejar funo de todos, enquanto que orar com proveito servio que raros coraes sabem fazer.

Psicografia em Reunio Pblica. data 1952. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

ORAO DA FRATERNIDADE
Bezerra de Menezes

Senhor! Somos uma s famlia de coraes a se rearticularem no espao e no tempo, aprendendo a servir-te. Ensina-nos a ser mais irmos uns dos outros. Ajuda-nos para que seja cada um de ns a complementao do companheiro, naquilo em que o nosso companheiro esteja em carncia. Se um tropea, d que lhe sirvamos de apoio, se outro descansa, ampara-nos a fim de que lhe tememos o lugar na tarefa sem reclamao e sem queixa. Ilumina-nos o entendimento para que 41

nos convertamos em viso para aqueles que ainda no conseguem enxergar o caminho claro que nos traaste; o ouvido atento para quantos se incapacitarem no trabalho, entorpecidos na indiferena; a tranqilidade para os que venham a cair na discrdia e a compreenso de todos os que ainda no logram divisar a luz da verdade! Senhor, guarda-nos em teu infinito amor para que nos devotemos fielmente uns aos outros e ainda que a nvoa do passado nos entenebrea os caminhos do presente, favorecendo-nos a separao ou o desajuste, d que o claro de tua bno nos refaa as energias e nos restabelea o senso de rumo para que ns todos, unidos e felizes, sejamos invariavelmente uma famlia s, procurando escorar-nos, no apoio recproco, de modo a que, um dia, estejamos integrados em teu servio na alegria imortal para sempre. Psicografia em Reunio Pblica. Data 22-2-1972.
Local Fundao Marietta Gaio, na cidade do Rio de Janeiro, Guanabara.

PGINA DE ALERTA
Emmanuel

Meu amigo Enquanto esperar pelo socorro do alto h no alto quem aguarda a movimentao de tuas possibilidades para que o Reino Divino se estabelea nas regies menos felizes da vida.

42

Procuremos o apoio do Cu, mas no nos esqueamos do antigo dever de ajudar a Terra. Muitos alongam o olhar pelas nuvens distantes e olvidam o campo que lhes retribui a mil por um, nas menores atividades da sementeira. Inmeros exibem a pequenina alfinetada que lhes fere a epiderme, diante da Providncia Divina, entre apelos gritantes da aflio desmedida, contudo, ignoram deliberadamente que, s vezes, o irmo mais prximo carrega fardos de angstia sobre o corao, sem uma queixa, esperando por alguma distrada migalha dos banquetes de facilidade e conforto dos quais se rodeia. Muitos suplicam revelaes da vida espiritual, condicionando a prpria f s ddivas que receberem, entretanto, no se lhes d que o vizinho desespere mngua de uma palavra de incentivo e de amor. No poucos tecem hinos de rogativa ao Senhor, diariamente, entre a abastana excessiva e a cultura dilatada, vestindo-se indebitamente, na expresso de grandes sofredores, sem atinar com a fileira compacta dos nossos companheiros ignorantes, que aguardam leve centelha de luz. Se acordares para as claridades da Boa Nova, edifica-te nas graas recolhidas, cultive a orao e santifica o ideal que te enobrece a mente, mas no abandones o lugar de servidor. Em casa, na paisagem do servio comum, na via pblica, nos parques festivos, nas mansardas da provao, nos crculos da caridade, nas escolas, nas instituies edificantes, h sempre irmos esperando por ns, situaes e problemas que nos solicitam cooperao, ajuda e entendimento. Fortalece-te no contato com a f e prossegue no servio que te cabe. Trabalha sem esmorecer, d de ti mesmo, liberta o corao prisioneiro de enganos mil, atravs dos raios benditos do suor, na felicidade dos semelhantes. E, se nos orientarmos em tais normas, guardemos a convico de que, um dia, as portas da divina imortalidade ser-nos-o abertas no eterno e glorioso caminho. Psicografia em Reunio Pblica. Data 7-8-1950. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

PGINA DE GRATIDO
Meimei Agradeo, alma querida e boa, A presena e o carinho Com que vens partilhar a festa da amizade, Espargindo esperana ao longo do caminho. Sei que deixastes obrigaes ao longe 43

Para colaborar No alvio aos companheiros que carregam Solido, abandono, infortnio, pesar... Trocaste as horas de refazimento, De alegria e lazer, Para aceitar conosco o amparo aos semelhantes Por sublime dever. A ternura fraterna que nos trazes Lembra claro de renascente aurora, Dissipando, de chofre, a sombra que domina, A dor que se tresmalha e a penria que chora. Ps mais rebusque o mundo das palavras, No consigo compor A frase que enaltea ou que defina O teu gesto de amor. Por isso, digo apenas, Ante a luz da orao que nos bendiz: - Deus te guarde, alma irm, Deus te compense, Deus te faa feliz!... Psicografia em Reunio Pblica. Data 29-8-1971. Local Ch Beneficente, em favor das obras assistenciais da Comunho Esprita Crist, Em So Paulo Capital.

PO, OURO E AMOR


Scheilla Aquele diz: - Isto meu. Outro afirma: - Guardo o que me pertence. Entretanto, s Deus o legtimo Senhor de Tudo. Rejubilas-te com a nutrio... Contudo foi Ele quem promoveu a sustentao da semente para que a semente, convertida em po, te assegure o equilbrio. 44

Orgulhas-te do dinheiro que te garante a aquisio das utilidades imprescindveis segurana e ao conforto... No entanto, foi Ele, quem te angariou indiretamente os recursos precisos para que te no faltassem sade e raciocnio, disposio e inteligncia na tarefa em que te sorri a fortuna. Regozijas-te com o lar... Todavia, foi Ele quem te situou nos braos maternais que te acalentaram os vagidos primeiros, aproximando-te dos afetos que te enriquecem os dias... Lembra-te de Deus, o Todo Misericordioso que nos confia os tesouros da existncia, a fim de que aprendamos a buscar-Lhe o Paterno Seio... E reparte com teu irmo do caminho os talentos que Ele te empresta, na certeza de que somente ao preo da fraternidade infatigvel e pura, subirs para a Glria Divina, em que Deus te reserva a imortalidade da vida, entre as fulguraes da Sabedoria Imperecvel e as bnos do Amor Eterno.

Psicografia em Reunio Pblica.Data 5-1-1957. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

PELAS MOS DO TEMPO


Emmanuel O ciclo anual no infinito do tempo e, de algum modo, semelhante existncia no infinito da vida. Na primavera temos a infncia e a juventude, coloridas de suaves promessas. No vero, encontramos a plenitude orgnica, repleta de energia. No outono, vemos a madureza, tocada de experincia. No inverno, sentimos a presena da noite fria e obscura, precedendo a alvorada nova.

45

Se te empenhas no aproveitamento do corpo terrestre como instrumento necessrio formao do futuro, reflete na bno do dia e vale-te dela na prpria renovao. Para esse fim, no te despreocupes da mente, para que a criao, o trabalho e a vigilncia te inspirem a caminhada na construo do porvir, que desejas entretecido de paz e luz. Assume com a prpria conscincia, o compromisso da redeno de ti mesmo e resgata-o, com o respeito dentro do qual sabes solver no mundo a promissria bancria que te desafia a responsabilidade e envolve o nome. Lembra-te das horas que escoam implacveis e afeioa-te ao cumprimento do dever como sendo o culto da prpria felicidade. Observa o microcosmo em que a Lei Divina te situa temporariamente, no aprendizado salvador... A famlia consaguinea, a casa de trabalho, a autoridade humana a que te subordinas; o templo de tua f, o grupo dos amigos e dos desafetos e o caminho das obrigaes inelutveis, a se revelarem de hora a hora... Repara o tesouro das oportunidades de servio e faze dele abenoada escola de preparao espiritual, ante a imortalidade que te espera... Exercita a bondade e enriquece-te de conhecimentos superiores; auxiliando aos que te rodeiam em cada instante de hoje que te foge ao olhar, e, da estao em que estiveres, partirs, pelas mos do tempo, em demanda da sabedoria e do amor que te aguardam o corao, no Grande Amanh, ao esplendor do Sol Inextinguvel.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 1956. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

PROLAS DE LUZ
Meimei Contemplando o Anjo da Morte, a alma arrimada ao leito despedia-se enfim... Quisera comentar as sensaes derradeiras para os entes amados, no entanto, contraira-se-lhe a boca em amargo silncio. Tentava estender as mos ansiosas e amigas aos que ficavam, contudo, enrijeciam-se-lhe os braos como se imobilizados em couraa de gelo. Queria continuar a ver-se nas molhadas pupilas que se rodeavam, tristes, mas o pranto a cair-lhe dos olhos encovados suprimia-lhe, aos poucos, a bno de viso. Era a grande viagem dentro do nevoeiro...

46

Sob o enorme conflito a vergar-lhe a esperana, recorreu orao e o pensamento reto recusou-se a atender. Ainda assim, apelou para a memria, demandando recursos improvisados que lhe pudessem doar segurana e consolo. Recordava, com intensa aflio, todos os lances da prpria vida. Sofrem, sim, mas fizera com que outros sofressem... Lutara imensamente, reparando, porm, coraes desditosos em combate maior... E enquanto meditava, no turbilho de angstias, mergulhou-se-lhe a mente em dolorosa noite. Todavia, das trevas, eis que pontos de luz descerram-se, cantantes, pequeninas estrelas a lucilarem, lindas, dentro da nvoa espessa. Chegam em revoada, quais sorrisos de amor desvelando na Altura, a estrada para os cus. Atordoada e enlevada, a alma enxerga, de novo, o Anjo que a consola, explicando, amoroso: - Eleva-te mais alto! Estes pingos de sol revelam-te o caminho! So eles, todos eles no so as gotas de fel que choraste entre homens, mas, sim, as que secaram, espalhando a alegria... Foi assim que sem mgoa, a alma feliz, ento, avanou para os cimos, ante as cintilaes da caridade pura, que transformara em prolas de esplendente beleza as lgrimas de dor que ela prpria enxugara entre as sombras do mundo...

Psicografia em Reunio Pblica. Data 7-12-1957. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

PLANTAO ESPIRITUAL
Emmanuel Numa s existncia podem viver diversas situaes. Num s dia, possvel a prtica de atos numerosos. Numa hora apenas tua mente pode criar mltiplos pensamentos. No olvides que todos ns estamos plantando espiritualmente no tempo. Cada instante, quando queremos, pode ser o comeo de gloriosa renovao, tanto quanto pode representar o incio de quedas e equvocos deplorveis. 47

Auxilia a ti prprio, produzindo o bem, Sem que percebas, vives invariavelmente nas vidas que te cercam. Se a mentira ou a averso te visita, no te esqueas de que constituem os frutos de tua prpria plantao. Cada criatura reflete em si aquilo que lhe damos ou impomos. Nas alheias demonstraes para conosco possvel analisar a qualidade de nossa sementeira. Aprendamos a cultivar o auxlio fraterno, o trabalho construtivo, a concrdia santificante e a solidariedade fiel, atravs de todos os passos e de todos os minutos, porque o amanh ser resposta viva a nossa conduta de hoje, tanto quanto a bno ou a dor de agora consubstanciam os resultados das nossas aes de ontem. Caminha iluminando a estrada com os recursos da bondade e da alegria, convicto de que a nossa famlia na Eternidade constituda de nossas prprias obras, e, desse modo, estars organizando magnficos moldes espirituais para as tuas novas tarefas na elevao ou na reencarnao em futuro prximo.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 1952. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

POSSUIR
Emmanuel Bem-aventurados os brandos de esprito por que possuiro a Terra. Com est afirmao do Senhor, podemos reconhecer que h diferena fundamental entre possuir e ser possudo. Vemos conquistadores de nome clebre que julgam senhorear terras e haveres, acabando sob o domnio da perturbao e da morte. Observamos caluniadores eminentes, presumindo-se detentores das maiores expresses de apreo pblico, caindo sob o imprio de amargosas desiluses. Anotamos a presena de gozadores inveterados que, em se guindando ao pice dos mais extravagantes prazeres, descem, apressados, aos precipcios da desesperao e do tdio. Contemplamos usurrios, aparentemente felizes, acreditando-se com direito exclusivo sobre cofres repletos, em que amontoam perigosos enganos, repentinamente despojados de 48

todos os valores fictcios de que se supem eternos depositrios, arrojando-se, em desvario, s linhas abismais da loucura. Convidou-nos o Divino Mestre ao equilbrio, candura e humildade, para que aprendamos a possuir em nome do Pai Excelso, a Quem pertencem toda propriedade, todo poder e toda glria da vida. Procuremos, desse modo, a clima de tolerncia fraterna em que o Senhor exemplificou na Terra a sua lio sublime para que estejamos seguros nas construes imperecveis da alma. frente da crueldade e da violncia, da ignorncia e da insensatez, mantenhamos acesa a chama do amor, maneira da fonte lmpida que, servindo e cantando, corrige os rigores da paisagem e fecunda o seio da Terra. No vale trocar golpe por golpe, injria por injria, mal por mal... Convocados edificao do Reino de Deus no mundo, a comear de ns mesmos, imprescindvel saibamos suportar para renovar, sofrer para soerguer, apoiar para levantar e renunciar para possuir.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 4-3-1957. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

PRECE A JESUS
Auta de Souza S louvado, Senhor, pela bendita escola Da verdade, em que F por sol se descortina, Restaurando de novo a Celeste Doutrina Em que o Mundo se eleva e a Vida se acrisola. Templo, celeiro, lar, aconchego, oficina, Revelao, apoio, entendimento, esmola, Tudo que ampara, educa, alivia ou consola Em tudo aqui te exalta a Presena Divina!... Enquanto o Mundo chora, anseia, luta e avana, 49

Faze de nossa casa um pouco de Esperana Na construo do Bem luz que te descerra... Aspiramos contigo a ser, dia por dia, Uma forja de paz que trabalha e confia, Uma fonte de Amor na aspereza da Terra. Psicografia em Reunio Pblica.Data 18-4-1972. Local Centro Esprita Manoel Felipe Santiago, na cidade de Belo Horizonte, Minas.

PROGRAMA CRISTO
Emmanuel

Aceitar a direo de Jesus. Consagrar-se ao Evangelho Redentor. Dominar a si mesmo. Desenvolver os sentimentos superiores. Acentuar as qualidades nobres. Sublimar aspiraes e desejos. Combater as paixes desordenadas no campo ntimo. Acrisolar a virtude.

50

Intensificar a cultura, melhorando conhecimento e aprimorando aptides. Iluminar o raciocnio. Fortalecer a f. Dilatar a esperana. Cultivar o bem. Semear a verdade. Renovar o prprio caminho, pavimentando-o com o trabalho digno. Renunciar ao menor esforo. Apagar os pretextos que costumam adiar os servios nobres. Estender o esprito de servio, secretariando as prprias edificaes. Realizar a bondade, antes de ensina-las aos outros. Concretizar os ideais elevados que norteiam a crena. Esquecer o perigo no socorro aos semelhantes. Colocar-se em esfera superior no plano escuro da Maledicncia. Ganhar tempo, aproveitando as horas em atividade sadia. Enfrentar corajosamente os problemas difceis da experincia humana. Amparar os ignorantes e os maus. Auxiliar aos doentes e aos fracos. Acender a lmpadas da boa vontade onde haja sombras de incompreenso. Encontrar nos obstculos os necessrios recursos superao de si prprio. Perseverar no bem at o fim da luta. Situar a reforma de si mesmo, em Jesus Cristo, acima de todas as exigncias da vida terrestre.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 11-10-1947. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

QUE FAZES - QUE PRODUZES


Emmanuel A vida nunca deixar sem contas o tempo que nos empresta. A fonte oculta no campo desamparado uma bno para o cho ressequido. A rvore doadora constante de utilidades e benefcios. A cova minscula bero da sementeira. A erva tnue faz a proviso do celeiro. A abelha pequenina fabrica mel que alivia o doente. O barro humilde, ao calor da cermica, se transforma em sustentculo da habitao. Nos estbulos e nos redis, h milhes de vidas inferiores, extinguindo-se em ddivas permanentes ao conforto da Humanidade, produzindo leite e l para que povos inteiros se alimentem, se agasalham e desenvolvem. 51

E ns, que desfrutamos a riqueza do tempo, que fazemos da sublime oportunidade de criar o bem? Ainda que fujamos para os derradeiros ngulos do Planeta, um dia chegar em que a Verdade Divina se dirigir a ns outros, indagando: - Que produzes? Que fazes da sade, do corpo, da inteligncia, dos recursos variados que a vida te deu? Lembremo-nos de que na prpria crucificao, o Mestre Divino produziu a Ressurreio por mensagem de imortalidade ao mundo de todos os sculos. No te esqueas, meu amigo, de que a felicidade uma equao de rendimento ao esforo da criatura, na impreviso do bem e na extenso dele e no olvides que, provavelmente, no vem longe o minuto em que prestars contas de teu aproveitamento nas bnos de trabalho e paz, alegria e luz, que vens atravessando na condio de usufruturio da Terra.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 1957. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

SAIBAMOS AGRADECER
Emmanuel Aprendamos a agradecer no crculo das criaturas limitadas que ainda somos, a fim de recebermos o socorro dos Mensageiros Divinos cuja sublimidade ainda no conseguimos compreender. Cada corao que palpita conosco, amparando-nos a jornada algum da Vida Superior induzindo-nos felicidade.

A ternura de nossa me... A benevolncia de nosso pai... O devotamento da esposa... 52

A assistncia do companheiro... O carinho do irmo... A devoo do mestre... A generosidade do amigo... A direo do chefe... O concurso do servidor... A pacincia do mdico... A tolerncia do enfermeiro... No somente essas foras te assistem, cada hora, assegurando-te interesse e estmulo existncia... Para estender a caridade sem rudo, como quem sabe que ajudar aos outros enriquecer a prpria existncia; Para persistir nas boas obras sem reclamaes e sem desfalecimentos, em todos os ngulos do caminho; Para negar a nossa antiga vaidade e tomar, sobre os prprios ombros, cada dia, a cruz abenoada e redentora de nossos deveres, marchando, com humildade e alegria ao encontro da vida sublime... A indicao honrosa nos felicita. Nossa presena nos estudos do Evangelho expressa o apelo que flui do Cu para as nossas conscincias. Chamados para a luz e escolhidos para o trabalho. Eis a nossa posio real nas bnos do hoje. E se quisermos aceitar a escolha com que fomos distinguidos, estejamos certos igualmente de que, em breve, amanh comungaremos felizes com o nosso Mestre e Senhor. Psicografia em Reunio Pblica. Data 1954. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

SE SEMEIAS
Emmanauel Se semeares com amor, no te espante a terra eriada de espinhos... Que seria da lavoura sem o arado firme e prestimoso, que opera a renovao? Que seria da vida, sem a persistncia da boa vontade? Ergue-te cedo, cada dia, e espalha os gros do entendimento e do servio. Provavelmente, surgir, cada hora, mil surpresas inquietantes. As runas conseqentes do temporal, o bote de serpe oculta, os seixos pontiagudos da estrada, a soturna viso do pntano, a guerra sem trguas contra os animlculos daninhos, os calos dolorosos das mos e dos ps, a expectativa torturante, so o que vive em sua luta o semeador que se decide a trabalhar... Em todos os avisos da caridade no nos esqueamos da boa palavra que socorre e ilumina sempre.

53

Para usa-la com segurana, no e preciso assumas posio compulsria de santidade, transformando a frase em ltego de chamas sobre os enganos que ainda entenebrecem o roteiro do prximo. Basta que a tua diligncia no bem se faa incessante. frente do comentrio calunioso, lembra alguma virtude da criatura visada pela chuva, injustificvel de lodo e lama. Perante as anotaes do desnimo, fala acerca das esperanas do Cu que ainda no apagou o sol com que nos clareia o caminho. Diante da delinquncia, recorda a Misericrdia Celestial que a todos nos prov de recursos para o pagamento das prprias faltas. Ante a irritao e a crtica, no pronuncies o venenoso apontamento que dilacera distncia, mas sim procura algum fato ou alguma lio em que a pessoa reprovada encontre alvio e consolo. Sobretudo, auxilia aos ausentes que no podem cogitar da prpria defesa. Lembra-te de que todo aquele que hoje desaprova os outros contigo, amanh te desaprovar tambm diante dos outros. Guarda-te contra a insinuao maledicente que supe encontrar serpente e lagarto, pedra e espinho no roteiro dos semelhantes e, procurando o bem sem desfalecer, atravs da boa palavra constante, atingirs o rio abenoado da simpatia, em cuja corrente lmpida alcanars o porto da paz, com a vitria de tuas esperanas mais belas, ento convertidas em verdadeira felicidade na Vida Superior.

Psicografia em Reunio Pblica. data 1956. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

SUBLIMAO
Emmanuel

A Terra pode ser comparada a estdio imenso, onde cada criatura convidada realizao de certas provas. No te detenhas na apreciao inoperante dos companheiros. Inao retaguarda. Menor esforo deficincia. Aceita a luta que as circunstncias te oferecem, reconhecendo nos recursos naturais que recebeste a manifestao da Divina Vontade e adianta-te, com destemor, para frente. Se h regras humanas, destinadas obteno de equilbrio e beleza para o corpo, h disciplina de sublimao para a harmonia e glria da alma. 54

Cada dia desafio sereno da natureza, constrangendo-nos docemente procura de amor e sabedoria, paz e elevao. Os exerccios podem ser dirios e variados, na obra de nosso aperfeioamento espiritual, quando fugirmos estagnao e indiferena. a corrida s obras do bem incessante. a caa aos valores morais. a pesca das bnos e solidariedade. o salto sobre os obstculos da calnia. a regata do suor no cumprimento do dever. o treino constante na aquisio de conhecimentos superiores. a competio da fraternidade em que o vencedor ser sempre o irmo mais atencioso, nos pequenos sacrifcios. a difcil ginstica dos bons exemplos. o esforo da hospitalidade. a demonstrao de pacincia diante da ignorncia. a disputa do servio que devemos aceitar por dom celeste. o bom combate, sem armas e sem palavras, na correo de ns mesmos. Amigo, atende aos imperativos da sade fsica porque o vaso de carne concesso do Senhor para a extenso do Infinito Bem, mas no te esqueas da sade espiritual e consagra-te, sob a luz do Evangelho, aos esportes da prpria sublimao.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 951. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

TEU CREBRO
Emmanuel Teu crebro o espelho luminoso a refletir a beleza da Vida no aprimoramento e na sublimao de teu mundo espiritual. Filtro divino, por ele, sabe traduzir os cnticos da natureza, entendendo a glria do firmamento que te espera e os tesouros da Terra que te alenta e aperfeioa. Com ele, pesas a estrela, medes a distncia dos astros, analisa a essncia da luz, aprecias a estrutura da flor... Atravs dele, navegas no espao e desces ao abismo ocenico. Manejando-o, conjugas as foras e os elementos que te circundam, acendendo o fulgor do progresso.

55

Aproveitando-o, redimiste os metais, ergueste o santurio domstico e traaste caminhos mltiplos solidariedade. No uses semelhante instrumento para ferir o prximo e oprimir-lhe a existncia. Deixa que a bondade e a compreenso, a f e a harmonia se expressem por teu pensamento, a fim de que o Sol do Amor resplenda em teu roteiro. Guarda-o na humildade e no equilbrio, na educao e no servio, para que as energias do Cu se exprimam na Terra por intermdio de tua vida. Medita na responsabilidade de discernir e pensar. A razo a luz que nos distingue dos animais. Saibamos, assim, levanta-la ao nvel do conhecimento superior que j nos felicita o destino, atravs da ao permanente e infatigvel no bem, porque calcular exaltando o egosmo e o raciocnio em favor do crime lanar sobre o espelho de nossa mente a lama das trevas que nos compelir amanh a padecer idiotia e loucura, indispensveis nossa limpeza para o dia da redeno.

Psicografia em Reunio Pblica. Data 19-9-1955. Local Centro Esprita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas.

56

You might also like