You are on page 1of 24

TENDE BOM NIMO

FRANCISCO CNDIDO XAVIER Ditados por Espritos Diversos

INDICE TENDE BOM NIMO


A Dor A Pergunta Do Guia Auxilia Enquanto Hoje Cantigas Da Reencarnao Chama Divina Da E Ser-Vos- Dado Eu No Sabia Felicidade Difcil Luz Sublime Misericrdia Muitos E Poucos Na Luta Diria No Clima Da Orao No Mundo Nos Passos Do Senhor Orao E Trabalho Pginas Do Corao Se Ter Encontras Angustiado Sem Condies Traos Cristos Trabalhar E Trabalhar Trs Concluses

A DOR
Jsus Gonalves Amiga inseparvel dos meus dias, Quanto sofri sob a pesada cruz Que me vergava os pobres ombros ns, Comprimindo-me o peito de agonias. Bendita companheira de Jesus, Precursora de eternas alegrias, Por ti, chorando lgrimas sombrias, Acendi em minhalma nova luz. Agradecendo o clix de amargura Que me destes no fel da desventura, Afastei-me da trilha dos incrus.... Agora sei que sobre o mundo existes, Ensinando em silncio s almas tristes A caminhar na direo dos Cus!

A PERGUNTA DO GUIA
Irmo Jos D. Maria Rita era mdium de incorporao. Embora os achaques constantes, era devotada ao servio. Trabalhava com afinco, organizando a sopa que o Centro Esprita oferecia aos mais carentes. Confeccionava enxovais para os recm-nascidos. Aplicava passes aos enfermos. Orientava os jovens. No entanto, estava sempre atormentada por muitas dores. Distrbios estomacais, cefalias, reumatismo... Um dia, logo aps deitar-se, saiu de forma consciente do corpo, encontrando-se com Logogrifo, o vigilante guia espiritual que lhe orientava as atividades da terra. Bondoso amigo principiou por dizer a serva do bem tenho feito o que posso...Luto comigo mesma para perseverar na tarefa, mas o meu fardo pesa muito...Peo-lhe que interceda por minha sade, pois estou cansada de mdicos e remdios... E meio sem jeito, arrematou: Ser que j no tenho merecimento suficiente para me livrar de vez dos males que me atormentam?! Fitando-a, sorridente e afvel, o protetor simplesmente indaga: Minha irm, e se voc se liberasse dessas pequeninas indisposies orgnicas que a mantm vinculada f, distanciando-se do caminho em que vem cumprindo com fidelidade os deveres que competem?! D. Maria Rita nada respondeu, contudo dali para frente, o seu semblante, antes carregado e taciturno, iluminou-se de uma nova alegria.

AUXILIA ENQUANTO HOJE


4

Emmanuel Recorda que, um dia, demandars tambm o pas da morte. Sentirs o frio do tmulo a envolver-te o raciocnio, at que a luz te bafeje o esprito renovado. Nem por isso, deixars de ouvir as palavras que a boca humana pronuncie em tua memria e, em plena transformao, recebers o impacto de todos os pensamentos formulados na Terra a teu respeito. Ento, suspirars pela benevolncia do prximo para que tuas boas intenes sejam tomadas em conta no julgamento de teus dias. Sofrers em teu corao a crtica e malevolncia, a mgoa e a acusao com que te envolvam o nome, tanto quanto regozijar-te-s com as vibraes de carinho e com as preces de amor endereadas ao teu esprito. Reflete nessa lio do amanh inevitvel fazendo-te, agora, mais humano e mais doce, em recordando os mortos que so mais vivos que tu mesmo, na imortalidade renascente. Ainda mesmo no comentrio em torno daqueles que se arrojaram s trevas, pensa nas boas obras que tero inutilmente desejado praticar durante a permanncia no corpo e lembra-te das esperanas que teceram no mundo os primeiros sonhos. Meditas nas lgrimas ocultas que choraram sem consolo, nas aflies e remorsos que lhes vergastaram a conscincia, mas, no te confies reprovao do dio, destacando-lhes o lado obscuro e amargo da vida. Procura enxergar o bem que os outros ainda no perceberam. Auxilia onde muitos desistiram do perdo, ampara onde tantos desertaram da caridade e estars acendendo piedosa luz para teus prprios ps maneira de lmpada suave e amiga, com que te erguers, desde hoje, muito acima da sombra espessa e triste da morte.

CANTIGAS DA REENCARNAO

Chiquito de Moraes Amor na reencarnao Quase sempre, como eu vi: Cada um procura longe O que est perto de si. Reencarnao quando traz Famlia com desenganos Procura fazer a paz Nas rixas de muitos anos. Dois coraes quando em prova Tm dessas provas fatais: Um deles nasce mais cedo, O outro tarde demais. Muito afeto reencarnado Parece em muito caminho Uma roseira que nossa Dando rosas no vizinho. Salvao de amor nas trevas? Reencarnao eis o jeito, Com que Deus doma a paixo Na jaula de nosso peito.

CHAMA DIVINA
6

Bezerra de Menezes Ante os conflitos que explodem no mundo, conserva-te em paz. No te deixes envolver pelo pessimismo. Continua servindo e abenoando a vida. O bem triunfa sempre. A pouco e pouco, o homem ergue-se das sombras para luz. No cedas s sugestes da descrena. A dor desperta as conscincias adormecidas. Ora e confia no futuro. Por mais se alteiem as labaredas do dio, o amor chama divina a dissipar o mal. Lembra-te que o Senhor permanece Velando.

DA E SER-VOS- DADO
Emmanuel ...Da e ser-vos- dado... Jesus Lucas; 6:38 7

A palavra do Cristo ressoa at hoje nas abbadas do tempo. Do que derdes ser-vos- dado. Semelhante princpio no se aplica unicamente a assistncia de ordem material. Da a vossa pacincia em auxlio aos infelizes e a pacincia alheia se vos far reconforto no momento de vossas tribulaes. Da as vossas desculpas aos companheiros que, porventura, vos ofendem e sereis desculpados no dia de vossos erros possveis. Doai o bem aos outros e o bem vos honorificar todos os dias.

EU NO SABIA
Maria Dolores Vai ao recanto onde a penria chora... 8

Fitars o apogeu do desconforto: Jovens lembrando nufragos sem porto, Atirados dor que os desarvora... Criancinhas na febre que as devora, Mes sozinhas lutando contra o aborto, Doentes de olhar vago e semimorto, Esperando a orao da ltima hora... Estenders a todos a parcela Da bondade que trazes, doce e bela, Em fatias de po, esperana e alegria!... No lar, porm, dirs ao Pai Celeste: Obrigado!, meu Deus, por tudo o que me deste, Por tudo o que me desde e eu no sabia...

FELICIDADE DIFCIL
Odilon Fernandes

O perdo autntico semelhante a uma luz que se acende no escuro da imcompreenso e da intolerncia, descortinando novos caminhos na construo da paz e da alegria. Herana de amor que o Mestre nos, legou,o perdo desarma todas as investidas do dio, impedindo o avano da violncia. Quem perdoa incondicionalmente, demostra superioridade moral, porquanto sabe que o ofensor desconhece as consequencias infelizes que o esperam Os que no perdoam, trazem o corao carregado de aflies e dvidas, amarguras e temores, porque o Ressentimento um dos maiores entraves tranquilidade da alma Perdoar harmonizar-nos com a vida, permitindo que apenas o bem nos influencie o destino. No tenhamos nada contra ningum e faamos o possvel para no ferir os outros Sejamos felizes, compreendendo e perdoando aqueles que, somente custa de duros e repetidos reveses, aprendero por sua vez que para quem no se dispe a perdoar e compreender, a felicidade se lhes faz muito difcil.

LUZ SUBLIME
Auta de Souza

10

Guarda contigo a f por luz sublime, constantemente acesa trilha afora, que nada te detenha ou desanime, no esforo de servir que te aprimora. O sofrimento beno que redime, Valoroso cinzel ferindo embora, E fardo que sustentas, se te oprime, o generoso apoio que te escora. Recorda o Mestre Amado e continua Plantando amor na gleba triste e nua, Dos coraes crivados de amargores... E encontrars ao termo dos teus passos O Cristo que, a sorrir, te estende os braos, Do seu Reino de excelsos resplendores!

MISERICRDIA
Emmanuel Sede, pois, misericordiosos como tambm vosso Pai misericordioso 11

Jesus-Lucas,6:36 A misericrdia ser sempre compreenso e amor em todas as ircunstncias da vida. Deixa que a misericrdia te ilumine o corao e segue em teu prprio caminho auxiliando sempre. Compadece-te dos infelizes. No lhes conheces os problemas desde o princpio. Compadece-te dos afortunados. Desconheces que provaes tero eles pela frente. Compadece-te dos maus. Eles ignoram as conseqncias dos prprios atos nos sofrimentos que os esperam. Em todos os problemas do caminho que a Divina Providncia te deu a percorrer, usa a misericrdia e acertars.

MUITOS E POUCOS
Albino Teixeira Muitos iniciam a caminhada com Jesus. 12

Poucos perseveram. Muitos sonham. Poucos realizam. Muitos opinam. Poucos colaboram. Muitos admiram o bem. Poucos se sacrificam por ele. Muitos esperam. Poucos buscam. Muitos conhecem. Poucos discernem. Muitos oram. Poucos confiam. Muitos toleram. Poucos amam. Muitos reclamam. Poucos renunciam. Muitos so chamados. Poucos atendem.

NA LUTA DIRIA
Irmo Jos possvel que estejas enfrentando provas que os outros desconhecem...

13

Dvidas assolam-te o esprito. A insegurana te ronda os passos. Idias pessimistas te povoam a mente. Lgrimas que no caem, encharcam-te o corao. Todavia, no te confies aos desespero, exteriorizando as prprias aflies, de Modo a imping-las nos que te cercam. No podes culpar o mundo pelas dores que padeces! Irritao e azedume afastaro de tua presena os companheiros que estimas. Esfora-te para sorrir e a alegria te acender a luz da compreenso a dentro da prpria alma. Todos lutamos com o passado na arena do presente. O que plantamos ontem devemos colher agora. O resgate de nosso dbitos perante a Lei, nem sempre acontece atravs de doenas ou mutilaes fsicas. No raro, o cadinho invisvel da tentao a fora que nos submete ao aperfeioamento necessrio, consumindo-nos as impurezas em altas temperaturas de luta interior. Assim, pacifica-te e serve, procurando ser til queles que te esperam a palavra amiga e o gesto de solidariedade. Procurando esquecer-te, esquecer-te-s, igualmente, dos problemas que te martirizam. Ocupa-te do bem e o bem ocupar-te- todo o ser, devolvendo-te a esperana em dias melhores.

NO CLIMA DA ORAO
Meimei A orao nem sempre nos retira do sofrimento, mas sempre nos reveste de foras pra suport-lo

14

No nos afasta os problemas do cotidiano, entretanto, nos clareia o raciocnio, a fim de resolvlos com segurana. No nos modifica as pessoas difceis dos quadros de convivncia, no entanto, nos ilumina os sentimentos, de Modo a aceit-las como so. Nem sempre nos cura as enfermidades, contudo, em qualquer ocasio, nos fortalece para o tratamento preciso. No nos imuniza contra a tentao, mas nos multiplicas as energias para que lhe evitemos a intromisso, sempre a desdobra-se, atravs de influncias obsessivas. No nos livra da injria e da perseguio, entretanto, se quisermos,eEi-la que nos sugere o silncio, dentro do qual deixaremos de ser instrumentos para a extenso do mal. No nos isenta da incompreenso alheia, porm, nos inclina tolerncia para que a sombra do desiquilbrio no nos atinja o corao. Nem sempre nos evitar os obstculos e as provaes do caminho que nos experimentem por fora, mas sempre nos garantir a tranquilidae, por dentro de ns, induzindo-nos a reconhecer que, em todos os aAcontecimentos da vida, Deus nos faz sempre melhor.

NO MUNDO
Andr Luiz

15

Se te devotas ao Evangelho de Jesus, no te esqueas, de que a treva pede luz, de que o mal pede o bem, de que a dor pede consolo, de que a chaga pede alvio, de que o pntano pede socorro, de que o incndio pede gua, de que a ignorncia pede ensino, de que a maldade pede bons exemplos, de que o dio pede amor, de que a maldio pede bnos, de que a penria pede assistncia e compreenso. No olvides, se procuras o Mestre, que Jesus foi claridade para cegos, limpeza para os hansenianos, movimento para os inertes e entendimento para os loucos. E se desejas unir-te ao Senhor, serve incessantemente ao mundo, porque o mundo a bendita escola onde trabalharemos, dia a dia, a obra-prima de nossa veste nupcial para comparecermos, um dia, renovados e felizes, ao banquete da alegria imortal.

NOS PASSOS DO SENHOR


Irmo Jos ...Estreita a porta e apertado o caminho que conduz para vida.... Jesus; Mateus, 7:4 16

Nos domnios da alma, no h conquista sem merecimento e no existe merecimento sem trabalho. O caminho da iluso de fcil acesso, mas o que conduz vida plena constitui permanente desafio e somente conseguem percorr-lo os que j sabem renunciar. A porta da felicidade que procuramos Abrir-se- com a chave do dever cumprido. Jesus traou o caminho que precisamos percorrer por ns mesmos, sustentando nos ombros a cruz das provas remissoras. Ningum avana sozinho. Os que seguem frente nos auxiliam mas, por nossa vez, devemos socorrer aos companheiros da retaguarda. Prossigamos nos passos do Senhor e Nada nos desnortear.

ORAO E TRABALHO
Pastorino A orao a rogativa

17

O trabalho a resposta A orao a candeia O trabalho a luz A orao a semente O trabalho o fruto A orao alenta O trabalho garante A orao vigia O trabalho defende A orao o remdio O trabalho a cura A orao a paz O trabalho o rumo Pela orao, o homem se eleva da Terra aos Cus; pelo trabalho, o homem constri os Cus na Terra. Se a orao o corpo da crena, o trabalho a sua alma, porquanto, segundo a palavra do Aopstolo, a f sem obras morta.

PGINAS DO CORAO
Amaral Ornellas

18

Filho, conserva os dons do Mestre que te inclina Ao trabalho do bem que te enobrece e apura Nega a ti mesmo e segue, intrpido, procura Do sublime ideal que nos move e ilumina. Caminha, sofre e cr, aprende, serve e ensina, Entesourando o amor sobre a terra insegura. A carne flor que desde ao p da sepultura, A alma luz que se eleva grandeza divina. Segue, tateando embora, humilhado e tristonho! Todo pranto crisol que santifica o sonho.... Que teu Dom de auxiliar no repouse e no tema. E quando a ltima dor surgir no fim da estrada, Bendize no madeiro a celeste alvorada Que descortina o sol da ventura suprema

SE TE ENCONTRAS ANGUSTIADO
Irmo Jos

19

Se te sentes tentado ao suicdio, ora a Deus e busca a presena de um amigo com que possas conversas. Quase todos os homens experimentam semelhante estado emocional, notadamente quando o sofrimento, em suas mltiplas nuanas, lhes subtrai a alegria de viver. Se a tempestade das provaes desaba sobre a tua vida, no desespere. Breve, o Sol voltar a brilhar no horizonte de tuas esperanas. Suporta corajosamente a dor que te acicata a alma, recordando que Deus, nosso Pai de Infinita Misericrdia, a ningum desampara. Se te encontras angustiado, pensa naqueles que esto lutando em silncio por um mundo melhor e junta-te a eles, consagrando os teus dias a uma causa nobre. No acredites que nada possas realizar na seara do bem. Cede as tuas mos ao Senhor e Ele, por t, far maravilhas. Esquece a idia da morte e vive para os que te amam. O sacrifcio pessoal uma estrada de beleza indefinvel... Amanh, quando alcanares a Grande Renovao, agradecers a cruz que te possibilitou compreender e abenoar a vida.

SEM CONDIES
Irmo Jos

20

No exijas dos outros o que no possas dar Cada qual vive e luta com seus prprios problemas Quem errou, provvel que buscasse acertar Quem no mal se compraz e doente difcil Se queres amparar no traces condies De quantos auxilia o Bem no sabe o nome

TRAOS CRISTOS
Albino Teixeira

21

O cristo deve ser: no grupo, um ponto de apoio; Em famlia, um amparo constante; No lar uma bno; No trabalho a cooperao eficiente; Na profisso a garantia de idoneidade; No servio, um padro de amor ao prximo; No dever, a pontualidade; No problema, um agente de soluo; Na dificuldade, a base do auxlio; Na crise, o socorro; No tumulto, a seriedade; No verbo, a palavra de rumo; Nas letras, o guia do bem; Em qualquer experincia da vida, ser sempre algum com Jesus na construo do Reino de Deus.

TRABALHAR E TRABALHAR

22

Casimiro Cunha Seja qual for o problema, No importa a dimenso, O trabalho sempre o lema Portador da soluo Muitos se queixam no mundo, Declarando-se azarados... O solo cho infecundo Se tens os braos cruzados.... Existe bela cantiga Sempre ecoando no ar... Note a rima nobre a antiga: Trabalhar e trabalhar!... Quando mais tempo avana, Mais exalto no meu verso Nosso Pai que no se cansa De criar o Universo A fonte, o fruto no galho, A luz, a arte, a beleza... Tudo enaltece o trabalho Nas foras da Natureza!

TRS CONCLUSES
Emmanuel

23

O QUE OS OUTROS PENSAM. Aquilo que os outros pensam Idia deles. No podemos usufruir-lhes a cabea para impremir-lhes as interpretaes de que so capazes diante da vida. Um indgena e um fsico contemplam a luz, mantendo conceitos absolutamente antagnicos entre si. Acontece o mesmo na vida moral. Precisamos nutrir o crebro de pensamentos limpos, mas no est em nosso poder exigir que os semelhantes pensem como ns. O QUE OS OUTROS FALAM. A palavra dos amigos e adversrios, dos conhecidos e desconhecidos criao verbal que lhes pertence. Expressam-se como podem e comentam as ocorrncias do dia a dia, com os sentimentos dignos ou menos Dignos de que so portadores. Efetivamente, dever nosso cultivar a conversao criteriosa; entretanto, no dispomos de meios para interferir na manifestao pessoal dos entes que nos cercam, por mais caros se nos faam. O QUE OS OUTROS FAZEM A atividade dos nossos irmos fruto de escolha e resoluo que lhes cabe. Sabemos que a Sabedoria Divina no nos criou para cpias uns dos outros. cada conscincia domnio parte. As criaturas que nos rodeiam decerto que agem com excelentes intenes, nessa ou naquela esfera de trabalho e, se ainda no conseguem compreender o mrito da sinceridade e do servio ao prximo, isso problema que lhes compete. Fcil deduzir que no nos lcito fugir da ao nobilitante, em benefcio de ns mesmos, mas no nos cabe impor pareceres nas decises alheias, que o prprio Criador deixa livres. vista disso, cooperamos com os outros e recebamos dos outros o auxlio de que carecemos, acatando a todos, mas sem perder tempo com o que Possam pensar, falar e fazer. Em suma, respeito para os outros e responsabilidade para ns.

24

You might also like