You are on page 1of 49

Alteraes Balano Patrimonial

Ativo

z Ativo

um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que benefcios econmicos futuros fluam para a entidade.

Item 2.15 Pronunciamento Tcnico PME

Apresentao do Ativo

No ATIVO as contas esto dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez, sendo divididas em: Ativo CIRCULANTE (Os numerrios em poder da empresa, ou os direitos realizveis AT a data de encerramento do exerccio subsequente)

)Disponibilidades - os recursos que se encontram disposio imediata (Caixa, Bancos,


(Aluguis a

Aplicaes de Liquidez Imediata, etc.)

Receber, etc.)

) Clientes - os valores a receber proveniente da explorao da atividade fim. ) Outros Crditos - os ttulos de crdito, impostos a recuperar e outros direitos

atividades fins da entidade. (Mercadorias para Revenda, Matria-Prima, etc.)

) Estoques - so os valores correspondentes s mercadorias ou produtos, relacionados s

Competncia no podem ser contabilizados no resultado do exerccio corrente, por beneficiar o exerccio subsequente. (Seguros pagos antecipados; Aluguis pagos antecipados, etc.)

) Despesas Antecipadas - so os valores j pagos pela entidade, mas que pelo Regime de

explorao da atividade fim da entidade, com inteno de realizao a curto prazo. (Aplicaes em Ouro, Ttulos e Valores Mobilirios, etc.)

) Investimentos Temporrios - os valores no relacionados

Segregao entre Ativo Circulante e No Circulante

I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizveis no curso do exerccio social subseqente e as aplicaes de recursos em despesas do exerccio seguinte; [...] II - no ativo realizvel a longo prazo: os direitos realizveis aps o trmino do exerccio seguinte, Art. 179, I, Lei 6404/76
LONGO PRAZO

CURTO PRAZO

ATUAL

SEGUINTE

FUTURO

DATA DE ENCERRAMENTO DO EXERCCIO

Segregao entre Ativo Circulante e No Circulante

Um ativo deve ser classificado como circulante quando:

a. se espera que seja realizado, ou mantido para venda, negociao ou consumo dentro dos 12 meses seguintes data do balano; ou b. um ativo em dinheiro ou equivalente, cuja utilizao no est restrita.

Todos os outros ativos, que devem incluir os crditos com entidades ligadas e administradores que no constiturem negcios usuais na explorao do objeto da entidade, devem ser classificados como no circulantes.

Parte do Ativo No Circulante

Ativo REALIZVEL A LONGO PRAZO (Os valores realizveis APS a data de encerramento do exerccio subsequente)

) Valores a Receber - os ttulos de crdito, impostos a recuperar e outros direitos

(Duplicatas a Receber, Proviso para Devedores Duvidosos, etc.)

relacionados s atividades fins da entidade. (Matria-Prima, Produtos em Elaborao,etc.) muito raro, pois geralmente as empresas no os compram para uso em mais de um ciclo operacional.

) Estoques - so os valores correspondentes s mercadorias ou produtos,

) Despesas Antecipadas - so os valores j pagos pela entidade, mas que pelo

Regime de Competncia no podem ser contabilizados no resultado do exerccio corrente, por beneficiar o exerccio subsequente. (Seguros pagos antecipados; Aluguis pagos antecipados, etc.)

atividade fim da entidade, com inteno de realizao a curto prazo. (Aplicaes em Ouro, Ttulos e Valores Mobilirios, etc.)

) Investimentos Temporrios - os valores no relacionados explorao da

Ainda no Ativo No Circulante:

participaes permanentes em outras sociedades e outros investimentos do mesmo carter, fora da atividade da empresa (Participaes em Coligadas, Controladas, Obras de Arte, Imveis no de Uso)

) Investimentos - as representaes dos direitos oriundos de

ou mveis, que tenham por objeto a manuteno das atividades da entidade, ou exercidos com essa finalidade. (Imveis, Instalaes, Veculos,etc.)

) Imobilizado - so os valores correspondentes aos bens imveis

destinados manuteno da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comrcio adquirido (Marcas, patentes, concesses, direitos autorais e no autorais.

) Intangvel - os direitos que tenham por objeto bens incorpreos

Estoques

a entidade analise ao final de cada exerccio/perodo se alguns estoques necessitam ser reduzidos ao seu valor recupervel, por exemplo, o valor contbil no totalmente recuperado (isto ,por causa de dano, obsolescncia ou preos de venda em declnio). Se um item (ou grupo de itens) de estoques necessita ser reduzido ao valor recupervel, aqueles itens exigem que a entidade avalie o inventrio pelo seu preo de venda menos custos para completar a produo e vender, e reconhecer a perda por reduo ao valor recupervel. Aqueles itens tambm exigem a reverso da reduo anterior em algumas circunstncias.

Imobilizado

Imobilizado

Ativos imobilizados so ativos tangveis que: (a) so mantidos para uso na produo ou fornecimento de bens ou servios, para aluguel a terceiros ou para fins administrativos; e (b) que se espera sejam utilizados durante mais do que um perodo.

Ativos imobilizados no incluem: (a) ativos biolgicos relacionados com a atividade agrcola; ou (b) direitos e reservas minerais, tais como petrleo, gs natural e recursos no regenerativos similares.

A avaliao dos Imobilizados e de Propriedades para Investimento

A valorao desses ativos na contabilidade passou a ser questo relevante, conhecida como Custo Atribudo Deemed Cost, uma tcnica prevista como aplicvel conjuntamente ao Impairment. O ICPC 10 prev a possibilidade de se revisar os valores do ativo avaliado uma vez e mediante anlise tcnica.

Pontos Importantes para avaliar Imobilizado Contabilmente

Procedimento para Reviso da Vida til do Imobilizado

Exemplo de nota explicativa para Imobilizado

Exemplo de Nota Explicativa para o Imobilizado

E os laudos?

Laudos

Impairment = Recuperabilidade

Propriedade para Investimento

Propriedade para investimento a propriedade (terra ou edifcio, ou parte de edifcio, ou ambos) mantida pelo proprietrio ou pelo arrendatrio em arrendamento mercantil financeiro para auferir aluguis ou para valorizao do capital, ou para ambas, e no para:

(a) utilizao na produo ou fornecimento de bens ou servios ou por propsitos administrativos; ou (b) venda no curso normal dos negcios.

Propriedade para Investimento

Apenas a propriedade para investimento, cujo valor justo possa ser avaliado de forma confivel, sem custo ou esforo excessivos e de forma contnua, contabilizada de acordo com esta seo pelo valor justo por meio do resultado. Todas as demais propriedades para investimento so contabilizadas como ativo imobilizado utilizando o mtodo do custo menos depreciao e menos reduo ao valor recupervel.

Depreciao

Prtica Anterior

advertncia

depreciao

Fim do Diferido

Foi excluda a conta Ativo Diferido do Balano Patrimonial, observando-se que o seu saldo existente em 31 de dezembro de 2008 que, pela sua natureza, no puder ser alocado a outro grupo de contas, poder permanecer no ativo sob essa classificao at sua completa amortizao, sujeito anlise sobre a recuperao de que trata o 3 do art. 183 da Lei n 6.404/76

Pesquisa e Desenvolvimento

Pesquisa e Desenvolvimento

Disponibilidades - Disp Clientes - Cli Outros Crditos - OC Estoques - Est Investimentos - Inv Despesas Antecipadas - DA Clientes - Cli Outros Crditos - OC Estoques - Est Investimentos - Inv Despesas Antecipadas - DA Investimentos - Inv Imobilizado - Imob Diferido - Dif

AC

ATIVO CIRCULANTE

ARLP

ATIVO REALIZVEL A LONGO PRAZO

AP

ATIVO PERMANENTE

Disponibilidades - Disp Clientes - Cli Outros Crditos - OC Estoques - Est Investimentos - Inv Despesas Antecipadas - DA Ativo Realizvel a Longo Prazo - ARLP Investimentos - Inv Imobilizado - Imob Intangvel - Int Diferido - Dif

AC

ATIVO CIRCULANTE

ANC
Ativo Permanente AP

ATIVO NO CIRCULANTE

Stima Edio do Manual de Contabilidade J ATUALIZADA

Disponibilidades - Disp Clientes - Cli Outros Crditos - OC Estoques - Est Investimentos - Inv Despesas Antecipadas - DA Ativo Realizvel a Longo Prazo - ARLP Investimentos - Inv Imobilizado - Imob Intangvel - Int

AC

ATIVO CIRCULANTE

ANC

ATIVO NO CIRCULANTE

Stima Edio do Manual de Contabilidade J ATUALIZADA Suplemento 2. ed. 2009

Passivo

z Passivo

uma obrigao atual da entidade como resultado de eventos j ocorridos, cuja liquidao se espera resulte na sada de recursos econmicos.

Item 2.15 Pronunciamento Tcnico PME

No PASSIVO as contas esto dispostas em ordem decrescente de grau de exigibilidade, sendo divididas em:

Passivo CIRCULANTE - As obrigaes contradas pela entidade, em decorrncia do exerccio da atividade econmica, inclusive aquelas decorrentes de financiamentos para compra de Ativo Permanente com pagamento exigvel AT a data de encerramento do exerccio subsequente). EX: Salrios a Pagar; Impostos a Recolher; Fornecedores, etc.

3$66,92 12 &,5&8/$17(

Passivo EXIGVEL A LONGO PRAZO - As obrigaes contradas pela entidade, em decorrncia do exerccio da atividade econmica, inclusive aquelas decorrentes de financiamentos para compra de Ativo Permanente com pagamento exigvel APS a data de encerramento do exerccio subsequente). EX: Financiamentos, Ttulos a Pagar, Debntures, etc.

Segregao entre Passivo Circulante e No Circulante

Um passivo deve ser classificado como passivo circulante somente quando atender aos seguintes parmetros: a. esperada sua liquidao dentro dos 12 meses seguintes data do balano; b. mantido principalmente com a finalidade de ser transacionado; ou c. a entidade no tem nenhum direito de postergar sua liquidao por perodo que exceda os 12 meses da data do balano. As demais obrigaes devem ser classificadas como passivo no circulante.

CURTO PRAZO

LONGO PRAZO

ATUAL

SEGUINTE

FUTURO

DATA DE ENCERRAMENTO DO EXERCCIO

Fim do Resultado de Exerccios Futuros

Foi excluda a conta Resultados de Exerccios Futuros do Balano Patrimonial, observando-se que o saldo existente no resultado de exerccio futuro em 31 de dezembro de 2008 dever ser reclassificado para o passivo nocirculante em conta representativa de receita diferida. O registro desse saldo dever evidenciar a receita diferida e o respectivo custo diferido.

Patrimnio Lquido

zPatrimnio

lquido o valor residual dos ativos da entidade aps a deduo de todos os seus passivos.

financiamentos fornecedores impostos provises financiamentos fornecedores impostos provises Receitas Antecipadas (sem hiptese de devoluo) Custos e Despesas Correspondentes capital Reservas (capital, lucros e reavaliao) Lucros ou prejuzos acumulados Aes em tesouraria

PC

PASSIVO CIRCULANTE

PELP

PASSIVO exigvel A LONGO PRAZO

REF

Res de Exerc Futuros

PL

Patrimnio Lquido

financiamentos fornecedores impostos provises financiamentos fornecedores impostos provises Receitas Antecipadas (sem hiptese de devoluo) Custos e Despesas Correspondentes capital Reservas (de capital e de lucros) Ajustes de avaliao patrimonial Aes em tesouraria prejuzos acumulados

PC

PASSIVO CIRCULANTE

P PELP N C REF

PASSIVO exigvel A LONGO PRAZO

Res de Exerc Futuros

PL

Patrimnio Lquido

ESTRUTURA ATUAL - 2009


financiamentos fornecedores impostos provises financiamentos fornecedores impostos provises capital Reservas (de capital e de lucros) Ajustes de avaliao patrimonial Aes em tesouraria prejuzos acumulados

PC

PASSIVO CIRCULANTE

PELP

P N C

PASSIVO exigvel A LONGO PRAZO

PL

Patrimnio Lquido

Mudanas na Estrutura do Patrimnio Lquido - BP


Capital Subscrito (-) Capital a Integralizar (-) Gastos com Emisso de Aes

Capital Social

Reservas de Capital

z gio

na emisso de aes z Alienao de Partes Beneficirias z Alienao de bnus de subscrio z Prmio na emisso de debntures z Doaes e subvenes para investimento

Reservas de Reavaliao

EXCLUDA EXCLUDA EXCLUDA

Reservas de Lucro

z Reserva

Legal z Reservas estatutrias z Reservas para contingncias z Reservas de lucros a realizar z Reservas de lucros para expanso

Lucros ou Prejuzos Acumulados

zLucros

Acumulados zPrejuzos Acumulados

EXCLUDA

Aes em Tesouraria

Mudanas na Estrutura do Patrimnio Lquido - BP

Capital Social

Capital Subscrito (-) Capital a Integralizar (-) Gastos com Emisso de Aes

Reservas de Capital

zgio

na emisso de aes zAlienao de Partes Beneficirias zAlienao de bnus de subscrio

Ajustes de Avaliao Patrimonial (nova)

Reservas de Lucro

zReserva

Legal zReservas estatutrias zReservas para contingncias zReservas para Incentivos Fiscais (nova) zReservas de lucros a realizar zReservas de lucros para expanso

Prejuzos Acumulados (alterada)

Aes em Tesouraria

Mudanas na Estrutura do Patrimnio Lquido - BP

Eliminao das Reservas de Reavaliao: Art. 6 Os saldos existentes nas reservas de reavaliao devero ser mantidos at a sua efetiva realizao ou estornados at o final do exerccio social em que esta Lei entrar em vigor. As empresas que antes utilizavam este expediente, por opo ou obrigao, em cada, pelo menos 4 anos no s esto desobrigadas disso, como tambm impedidas. Os saldos atualmente existentes sero baixados mediante as depreciaes e outras formas de reduo do Imobilizado reavaliado at a sua extino. facultado reverter a reserva (lanar as reservas contra as contas que lhes originaram). Deve-se faz-lo at o final de 2008. Se no futuro os valores incorporados ao custo dos bens se mostrarem irrecuperveis, dever ser realizado o Impairment para reconhecimento, como perda no resultado, das parcelas irrecuperveis. (CPC 01 item 58). A baixa se dar contra as Reservas de Reavaliao e no contra resultado.

Mudanas na Estrutura do Patrimnio Lquido - BP

Eliminao das Reservas de Prmios por Emisso de Debntures: Art. 10. Ficam revogadas as alneas c e d do 1o do art. 182 e o 2o do art. 187 da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976. O item referido no art.10 referia-se ao tratamento do prmio (valor recebido acima do valor nominal) na emisso de debntures, anteriormente como reserva de capital. Aps 2008 esse valor dever transitar por resultado (DRE). Como ainda no h normatizao vigente, as opes podero ser: z Receita DRE z Resultado de Exerccios Futuros retificando das despesas financeiras futuras. z Pode ainda ser tratado como Passivo Exigvel, uma vez que seu valor mais o nominal tendem a aproximar-se do valor de exigibilidade.

Mudanas na Estrutura do Patrimnio Lquido - BP

Eliminao das Reservas de Doaes e Subvenes para Investimento. No podero mais ser registradas diretamente na reserva de capital, mas transitar por resultado DRE. Todavia, para no perder os incentivos fiscais esses valores no podero ser distribudos aos scios.

Lei 11941 tributar quando (art 18, Inciso IV)

1o As doaes e subvenes de que trata o caput deste artigo sero tributadas caso seja dada destinao diversa da prevista neste artigo, inclusive nas hipteses de: I capitalizao do valor e posterior restituio de capital aos scios ou ao titular, mediante reduo do capital social, hiptese em que a base para a incidncia ser o valor restitudo, limitado ao valor total das excluses decorrentes de doaes ou subvenes governamentais para investimentos; II restituio de capital aos scios ou ao titular, mediante reduo do capital social, nos 5 (cinco) anos anteriores data da doao ou da subveno, com posterior capitalizao do valor da doao ou da subveno, hiptese em que a base para a incidncia ser o valor restitudo, limitado ao valor total das excluses decorrentes de doaes ou de subvenes governamentais para investimentos; ou III integrao base de clculo dos dividendos obrigatrios.

Mudanas na Estrutura do Patrimnio Lquido - BP

Eliminao da conta Lucros Acumulados: Todo o saldo de Lucros precisar receber destinao especfica, ou para dividendos ou para reservas prprias. Apenas os prejuzos, incapazes de serem destinados, ficaro, como redutores no PL. No h obrigao de direcionar todo o saldo de lucros acumulados caso se trate de sociedade que no seja por aes.

CLCULO DOS LUCROS NO DESTINADOS

DESCRIO

VALORES

01) Lucro Lquido do Exerccio

02) (-) Reservas de Lucros

zReserva

Legal

zReservas

estatutrias

zReservas

para contingncias

zReservas

para Incentivos Fiscais (nova)

zReservas

de lucros a realizar

zReservas

de lucros para expanso

03) Lucros No Destinados (a distribuir)

Mudanas na Estrutura do Patrimnio Lquido - BP

3 Sero classificadas como ajustes de avaliao patrimonial, enquanto no computadas no resultado do exerccio em obedincia ao regime de competncia, as contrapartidas de aumentos ou diminuies de valor atribudo a elementos do ativo ( 5 do art. 177, inciso I do caput do art. 183 e 3 do art. 226 desta Lei) e do passivo, em decorrncia da sua avaliao a preo de mercado.

You might also like