You are on page 1of 4

O que esquizofrenia? A esquizofrenia um transtorno psiquitrico grave que atinge, segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), 1% da populao mundial.

l. Caracteriza-se como uma psicose e seus principais sintomas so delrios, alucinaes, desorganizao mental, dificuldade de conviver em ambientes sociais e dficit de ateno apresentado por alguns portadores. A partir desses sintomas, a doena classificada em seis subtipos: paranoide, desorganizada ou hebefrnica, catatnica, indiferenciada, simples e residual. Ressalta-se que um mesmo portador pode apresentar sintomas caractersticos de mais de um desses subtipos no decorrer da evoluo da doena. Sabe-se que a esquizofrenia fortemente associada a fatores genticos. No entanto, esses fatores no so suficientes para explicar o surgimento da doena, cujo desenvolvimento pode estar ligado, tambm, a fatores ambientais, como relaes familiares, educao, estresse e outras condies gerais de vida. A doena manifesta-se, geralmente, entre os 20 e 30 anos, alcanando, em alguns casos, picos de intensidade, conhecidos como ''surtos psicticos''. nesse perodo que a doena mais comumente percebida. Depois de realizado diagnstico por psiquiatra qualificado, o portador, seus cuidadores, familiares e amigos devem aprender a conviver com a esquizofrenia, pois ainda no h cura definitiva para ela. Apesar disso, o seguimento de tratamento adequado, composto por medicao e terapia, pode evitar novas crises e impedir o agravamento da doena. Os cuidados e o tratamento devem seguir por toda a vida, permitindo que os portadores tenham uma vida social e profissional bem adaptada e produtiva.

Uma pessoa esquizofrnica perigosa ? O que esquizofrenia ? Uma pessoa esquizofrnica perigosa ? Para explicar a um leigo o que significa o termo esquizofrenia, pode-se dizer o que popularmente chamado de loucura. Portanto, o que caracteriza a esquizofrenia (h varios tipos) a perda da relao com a realidade. Para algum que convive com o esquizofrnico fcil observar que seus pensamentos, atos e reaes so incoerentes, ilgicos e at mesmo perigosos. Quando a rea atingida a da afetividade, a pessoa fica retrada em si mesma, em seu mundo prprio, aparentemente muito vazio e pobre. A esquizofrenia simples, conhecida como hebefrenia, caracteriza-se como um quadro que normalmente aparace na adolescncia e no adulto jovem, e evolui muito rapidamente - algo parecido com o autismo, muito comentado atualmente. Existem inmeros tipos de esquizofrenia. Dentre eles, podemos citar a esquizofrenia paranide, que faz com que o paciente, a partir de qualquer informao externa (pode ser real ou no), tenha julgamento e crtica errados, desencadeando uma srie de raciocnios que acabam por configurar o delrio. O mais frequente o persecutrio, no qual o paciente se julga perseguidom, v e ouve coisas que na verdade no so reais. O esquizofrnico tem uma caracterstica peculiar: trata-se de algum com quem no se consegue ter "empatia", portanto uma pessoa desconhecida e imprevisvel. Conseqentemente, ocorrem as alteraes de pensamento, os delrios, as alucinaes, e o paciente pode tornar-se perigoso para os outros e para si prprio, por atacar e/ou defender-se de processos imaginrios, considerados por ele reais e com um colorido afetivo muito intenso. As esquizofrenias catatnicas caracterizam-se por apresentar alteraes na mobilidade do paciente. Hoje em dia esses quadros so encontrados somente em hospcios. O quadro tpico esta representado pela rigidez plstica, ou seja, o paciente pode ser

colocado em diferentes posies e permanecer assim por um longo tempo. Uma caracterstica comum em todos esses quadros a retrao da realidade e a criao de uma realidade prpria. Pode-se concluir que, alm dos fatores endgenos que determinam o aparecimento dessa doena, os psicticos so pessoas expostas de forma precoce a frustraes intensas, tornando seu contato com a nossa realidade to traumtico que se refugiam em uma realidade pessoal. Sintomas da esquizofrenia Os sintomas da esquizofrenia se encaixam em trs categorias gerais: * Sintomas positivos, que so pensamentos e percepes diferentes como alucinaes, delrios e desordens no pensamento e movimento. * Sintomas negativos, que representam a perda ou diminuio na capacidade de iniciar planos, falar, expressar emoes ou encontrar prazer na vida cotidiana. Esses sintomas so difceis de reconhecer como parte da esquizofrenia e podem ser confundidos por preguia ou depresso. * Sintomas cognitivos, que so problemas com: ateno, certos tipos de memria e funes de execuo que nos permite planejar e organizar. Dficits cognitivos tambm podem ser difceis de reconhecer como parte da esquizofrenia, porm so os mais incapacitantes para levar um vida normal. Quando a esquizofrenia comea? Sintomas psicticos, como alucinaes e delrios, geralmente aparecem nos homens durante a adolescncia tardia e vinte e poucos anos, e nas mulheres entre 25 e trinta e poucos anos. Esquizofrenia

raramente aparece depois dos 45 anos de idade ou antes da puberdade, embora j tenham sido registrados casos em crianas de 5 anos. Em adolescentes os primeiros sinais da esquizofrenia incluem mudana de amigos, queda no desempenho escolar, problemas para dormir e irritabilidade. Uma vez que muitos adolescente normais tambm podem ter esse comportamento, o diagnstico pode ser difcil de fazer nesse estgio. Pesquisas tm mostrado que a esquizofrenia afeta igualmente homens e mulheres e ocorre em taxas similares em todos os grupos tnicos pelo mundo. Causas da esquizofrenia Assim como muitas outras doenas mentais, acredita-se esquizofrenia seja uma combinao de fatores genticos e ambientais. Todas as ferramentas da cincia moderna esto sendo usadas para descobrir as causas da esquizofrenia. Tratamento Uma vez que a causa da esquizofrenia ainda desconhecida, os tratamentos atuais focalizam na eliminao dos sintomas da doena. Os tratamentos incluem medicamentos antipsicticos e tratamento psicossocial. Os tratamentos disponveis podem aliviar muitos dos sintomas, porm a maioria da pessoas com esquizofrenia deve ter que enfrentar alguns sintomas residuais pela vida toda. Apesar disso, hoje em dia muitas pessoas com esquizofrenia conseguem levar vidas construtivas em suas comunidades. Pesquisas esto desenvolvendo medicamentos mais eficientes e procurando entender as causas da esquizofrenia para achar formas de preveno e tratamento.

You might also like