You are on page 1of 19

1

FACULDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS BOM DESPACHO CURSO DE FARMCIA

LAS DA CUNHA SANTOS

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO I

BOM DESPACHO OUTUBRO/2011

LAS DA CUNHA SANTOS

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO I

Relatrio apresentado ao Curso de Farmcia, como requisito parcial para aprovao no Estgio Supervisionado I do 6 perodo. Superviso Acadmica: Prof. Kssia de Oliveira Silva Superviso de Campo: Renato Campos de Abreu Perodo: 11/07/2011 a 10/09/2011

BOM DESPACHO NOVEMBRO/2011

SUMRIO

REFERNICAS......................................................................................................................12 ANEXO A RECEITA MDICA........................................................................................13 ANEXO B ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIRIO.........................14 ANEXO C AVALIAO DO SUPERVISOR DE CAMPO...........................................18

1 DESCRIO DO CAMPO DE ESTGIO

Fundada em janeiro de 2000 a Manufarma So Judas Tadeu, localiza-se na Rua Alda Viana, n. 244, Centro de Abaet-MG. A poltica da empresa o fornecimento de medicamentos industrializados e manipulados, a preos acessveis, com produtos diversificados e de qualidade para atender a populao de Abaet. Tem como objetivo o crescimento e fortalecimento no ramo de manipulao sem deixar de lado os compromissos com a dispensao, valorizar os funcionrios e manter-se como uma empresa slida e confivel no ramo farmacutico de Abaet. Para cumprir a poltica da empresa e visando seus objetivos, a empresa Manufarma So Judas Tadeu assume certos compromissos, como o de realizar reunies peridicas com os funcionrios visando sempre um melhor atendimento aos clientes, relembrando as atividades a

serem desenvolvidas por cada funcionrio que est devidamente registrado no manual de boas prticas, enfatizando sempre a necessidade de muita ateno na dispensao, fabricao e armazenamento dos medicamentos para evitar possveis erros. A farmcia possui ampla rea, na parte interna apresentada com cores claras, iluminao adequada, superfcies lisas e impermeveis e encontra-se em excelente condio de funcionamento. Na entrada da farmcia encontra-se a rea de dispensao, com um local a frente contendo gndolas com os produtos de perfumaria, equipada com trs computadores dispostos em um balco de vidro, logo atrs do balco encontram-se as prateleiras com os medicamentos, organizados por genricos, similarares e de referncia em ordem alfabtica. Possui sala de injetveis contendo uma pia para higienizao das mos, uma lixeira para lixo comum com tampa e pedal e uma lixeira para perfurocortantes, cadeira para acomodao do paciente, prateleiras contendo materiais utilizados para aplicao dos injetveis e porta com os dizeres sala de injetveis; logo atrs dos balces encontra-se a entrada para rea interna da farmcia onde se encontra um corredor com guarda volumes para cada funcionrio; possui banheiro; uma copa para alimentao; depsito de material de limpeza (DML); rea administrativa, contendo mesas, computador, impressora e prateleiras onde so guardadas as receitas retidas, que esto organizadas em caixas-arquivo devidamente identificadas por perodo; possui um almoxarifado geral onde se encontra o armrio dos medicamentos controlados fechado com chave; possui uma rea onde se encontram os laboratrios de manipulao contendo, almoxarifado, laboratrio de slidos, laboratrio de liquidos e semisolidos, sala para lavagem de materiais, sala de armazenamento de materiais, local de higienizao e paramentao. A Manufarma So Judas Tadeu conta com uma equipe de nove funcionrios e dois farmacuticos sendo o farmacutico responsvel o Sr. Renato Campos de Abreu - CRF. 11.544, disponvel no estabelecimento de 08:00 12:00 e de 14:00 18:00.

.
2 DESCRIO DO CASO CLNICO

A.N.C., sexo feminino, adulta, aproximadamente 40 anos, de acordo com os relatos do balconista e com a receita aviada, a paciente tem diabetes mellitus tipo 2, a receita apresentada possui dois medicamentos orais para diabetes, um sensibilizador de insulina metformina de 850mg, 60 cpsulas,que j havia sido aviado pela farmacinha do posto de sade, apresentado com posologia de 12 em 12 horas e um hipoglicemiante oral gliclazida de 80mg, 30 cpsulas com posologia de uma cpsula por dia. O balconista no relatou queixas da paciente de reaes aos medicamentos e no relatou uso de outros frmacos alm dos apresentados na receita, o que pde ser observado foi o fato de a paciente apresentar excesso de peso e relatar no praticar exerccios fsicos.

3 DISCUSSO DO CASO CLNICO

O diabetes mellitus tipo II tem sua progresso na resistncia adquirida pelos tecidos ao da insulina, necessitando de maiores nveis de insulina para responder de modo apropriado, ela afeta principalmente indivduos com mais de 40 anos, e possui a obesidade como fator de risco principal. Os pacientes com diabetes tipo II podem ser tratados com medicamentos de uso oral. A terapia farmacolgica consiste em normalizar os parmetros metablicos reduzindo riscos de complicaes futuras, o paciente com diabetes tipo II que for obeso deve alm do tratamento farmacolgico empenhar-se na reduo do peso corporal, devendo tambm praticar exerccios fsicos regularmente a fim de melhorar a sensibilidade dos tecidos a insulina. Os principais agentes disponveis por via oral so os inibidores da glicosidade, as sulfoniurias, as tiazolidinedionas e as biguanidas (SHU, 2009).

3.1

Metformina

3.1.1 Farmacodinmica

Segundo DAVIS (2003), a metformina um anti-hiperglicemiante oral da classe das biguanidas e no pode ser considerado hipoglicemiante, pois sua ao no est relacionada com aumento de liberao de insulina, e sim atua sensibilizando os tecidos a ao da insulina. Sua ao corresponde reduo da absoro gastrointestinal de glicose, estimulao anaerbica nos tecidos perifricos, aumentando a remoo da glicose sanguinea e efeito anortico que auxilia na reduo de peso. (PENILDON). A nvel celular, a metformina aumenta a atividade da tirosinaquinase do receptor da insulina, aumentando a translocao do GLUT4 e a atividade da glicognio-sintetase. No msculo a ao da insulina consiste em aumentar a captao de glicose estimulando a glicognese, e nos adpcitos inibe a liplise e a disponibilidade de cidos graxos livres (ARAJO, 2000). Segundo SHU (2009), um dos alvos moleculares da metformina pode ser a proteinocinase dependente de AMP, que com a ativao do AMPPK causa o bloqueio da degradao dos cidos graxos e a inibio heptica da gliconeognese, diminuindo a produo heptica da glicose.

3.1.2 Farmacocintica

A metformina absorvida no intestino delgado, no possui ligao significativa as protenas plasmticas e excretado em sua forma inalterada na urina. Seu tempo de meia vida de aproximadamente duas horas. A dose diria mxima recomendada de 2,5g dividida em trs doses. (DAVIS, 2003) Segundo ARAJO (2000), a metformina deve ser administrada aps as refeies, para que seus efeitos gastrointestinais diminuam. Nos pacientes em que o tratamento apenas com sulfonilreias no for adequado recomenda-se a combinao com a metformina (KATZUNG).

3.2

Gliclazida

3.2.1 Farmacodinmica

A gliclazinda um hipoglicemiante oral, da classe das sulfonilurias de segunda gerao, sua ao se d atravs da estimulao da liberao de insulina pelas clulas do pncreas e o aumento dos nveis de insulina atravs da reduo da depurao heptica da insulina (DAVIS, 2003). As sulfonilurias de segunda gerao agem diminuindo a oxidao de LDLlipoprotenas e a adeso de moncitos no endotlio (ARAJO, 2000). O mecanismo de ao responsvel pelo seu efeito predominante de estimular as clulas pancreticas consiste na ligao a receptores especficos das sulfonilurias, associados a canais de K+ na membrana da clula , inibindo o fluxo do on K+ pelo canal provocando uma despolarizao, abrindo os canais de clcio que favorece a secreo hormonal a partir de grnulos de insulina. (PENILDON). A curto prazo as sulfonilurias aumentam a secreo de insulina, mas a longo prazo a secreo pode permanecer igual ou aumentar em relao ao inicio do tratamento, porm seu efeito hipoglicemiante persiste, estudos sugerem que esse efeito tenha relao com um possvel aumento no nmero de receptores de insulina e/ou possuam um efeito ps-receptor (ARAJO, 2000).

3.2.2 Farmacocintica

Sua absoro pelo trato gastrointestinal, liga-se de 90 a 99% as protenas plasmticas sua dose inicial de 40 a 80mg por dia e a dose diria mxima de 320mg, o seu tempo de meia vida de 3 a 5 horas, mas seus efeitos so observados por 12 a 24 horas (DAVIS, 2003).

A gliclazida metabolizada pelo fgado, possui sete metablitos sem atividade hipoglicemiantes, sua eliminao por via renal, e cerca de 70 % do frmaco eliminado em forma de metablitos (NEVES et al, 2009).

4 INTERAES MEDICAMENTOSAS E COM ALIMENTOS

No h relatos na literatura consultada a cerca de interao medicamentosa entre gliclazida e metformina. Segundo DAVIS (2003), a presena de alimento pode diminuir a absoro da gliclazida, portanto essa deve ser administrada ao menos 30 minutos antes de uma refeio.

10

5 CONCLUSO DO CASO CLNICO

Avaliando a prescrio mdica, quanto farmacocintica, farmacodinmica e interaes, conclui-se que a prescrio do mdico foi correta, pois devido a paciente se apresentar com excesso de peso, a metformina pode ajudar na reduo do peso. Conforme consultado na literatura a associao de biguanida com sulfoniluria correta, a dosagem e posologia indicada tambm esto dentro dos padres consultados. Conclui-se que a paciente deveria ter recebido orientaes na farmcia acerca da prtica de exerccios fsicos e da necessidade de perda de peso, visando uma melhor resposta ao tratamento e diminuindo o risco de possveis complicaes, alm de orientao quanto ao modo de tomar os medicamentos, que necessitam ser administrados em certas ocasies como a metformina que deve ser administrada durante as refeies para evitar problemas

11

gastrointestinais, e a gliclazida que deve ser administrada trinta minutos antes de uma refeio para evitar problemas de absoro.

6 CONCLUSO DO ESTGIO

A farmcia em questo uma empresa muito sria e profissional, que busca sempre seguir a legislao vigente, possui um ambiente amplo e organizado, tem funcionrios especficos para cada setor, possui dois farmacuticos muito competentes. Porm possui uma falha na ateno farmacutica, o farmacutico responsvel pela drogaria que tambm o proprietrio muito ligado na parte interna e administrativa, e no mantm contato com os clientes da farmcia, j a farmacutica fica responsvel pelos laboratrios e no tambm no tem contato nenhum com os clientes. A experincia proporcionada pelo estgio foi de suma importncia para uma viso mais prtica do ambiente de uma farmcia, atravs do contato com os clientes e com a rotina levada por um farmacutico que atua na rea de dispensasso, formando tambm uma viso

12

mais crtica do papel do farmacutico que no simplismente ser um balconista de farmcia, mais precisa ter conhecimento e responsabilidade profissional para orientar os seus clientes, alm de administrar compras, controlar os estoques da farmcia, orientar os balconistas a cerca de procedncias em determinada situaes para evitar erros ao aviar os medicamentos.

REFERNCIAS

ARAJO, Leila M. B.; BRITO, Maria M. S.; CRUZ, Thomaz R. P. Tratamento do diabetes mellitus tipo 2: Novas opes, Arquivos brasileiros de endocrinologia e metabologia, So Paulo, vol. 44, n. 6, p. 509-518, Dez. 2000. DAVIS, Stephen N.; GRAMMER, Darlyl K. Insulina, hipoglicemiantes orais e a farmacologia do pncreas endcrino. In: HARDMAN, Joel G., LIMBIRD, Lee E. As bases farmacolgicas da teraputica, 10 ed. Rio de Janeiro: MC Graw Hill. 2003. Cap.61, p. 1263-1289. NEVES, Maria Deolinda Figueiredo et al. Tratamento da hiperglicemia no paciente com diabete melito e doena renal crnica, Jornal brasileiro de nefrologia, 2009, vol.31, n.1, p.21-27, jan./fev./mar./2009.

13

SHU, Aimee D.; MAYERS JR.; Martin G.; SHOELSON, Steven E. Farmacologia do pncreas endocrine. In: GOLAN, David E, et al. Princpios de farmacologia: A base fisiopatolgica da farmacoterapia, 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2009 cap. 29, p.493-509.

ANEXOS A RECEITA MDICA

14

ANEXO B ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIRIO

15

Total de Data Horrio Atividades desenvolvidas horas da atividade Dispensasso de medicamentos, apresentao a rotina 4hrs da farmcia Dispensasso de medicamentos, recebimento e conferencia de estoques de medicamentos controlados 13/07/2011 14:00-18:00 14/07/2011 14:00-18:00 15/07/2011 14:00-18:00 16/07/2011 11:00-18:00 18/07/2011 14:00-18:00 19/07/2011 14:00-18:00 20/07/2011 14:00-18:00 21/07/2011 14:00-18:00 22/07/2011 14:00-18:00 23/07/2011 11:00-16:00 25/07/2011 14:00-18:00 26/07/2011 14:00-18:00 27/07/2011 14:00-18:00 28/07/2011 14:00-18:00 29/07/2011 14:00-18:00 30/07/2011 11:00-16:00 Dispensasso de medicamentos, aferio de presso 4hrs 4hrs

Total de horas acumuladas 4hrs 8hrs

11/07/2011 14:00-18:00 12/07/2011 14:00-18:00

12hrs 16hrs 20hrs 25hrs 29hrs 33hrs 37hrs 41hrs 45hrs 50hrs 54hrs 58hrs 62hrs 66hrs 70hrs 75hrs

arterial, organizao de prateleiras Dispensasso de medicamentos; aferio de presso e 4hrs retirada de ordens de manipulao. Dispensasso de medicamentos e lanamento de receitas no SNGPC Dispensasso de medicamentos e conferencia de 4hrs 5hrs

estoques de medicamentos controlados Dispensasso de medicamentos, aferio de presso e 4hrs recebimento de mercadorias Dispensasso de medicamentos e aferio de presso arterial; conferncia de receitas Dispensasso de medicamentos, Organizao de prateleiras Dispensao de medicamentos; Aferio de presso arterial, retirada de ordens de manipulao Dispensao de medicametos e lanamentos no SNGPC. Dispensao de medicamentos; conferncia de estoques e organizao de prateleiras Dispensao de medicamentos; aferio de presso arterial ; conferncia de receitas Dispensao de medicamentos; organizao de prateleiras, montagem de pedidos de compras Dispensao de medicamentos; conferencia de estoques; conferncia de receitas Dispensao de medicamentos e lanamentos no SNGPC Dispensao de medicamentos, organizao de prateleiras e aferio de presso Dispensao de medicamentos, aferio de presso e conferncia de receitas 4hrs 4hrs 4hrs 4hrs 5hrs 4hrs 4hrs 4hrs 4hrs 4hrs 5hrs

16

01/08/2011 14:00-18:00 02/08/2011 14:00-17:00 03/08/2011 14:00-17:00 04/08/2011 14:00-17:00 05/08/2011 14:00-17:00 06/08/2011 11:00-16:00 08/08/2011 14:00-17:00 09/08/2011 14:00-17:00 10/08/2011 14:00-17:00 11/08/2011 14:00-17:00 12/08/2011 14:00-17:00 13/08/2011 11:00-16:00 15/08/2011 14:00-17:00 16/08/2011 14:00-17:00 17/08/2011 14:00-17:00 18/08/2011 14:00-17:00 19/08/2011 14:00-17:00 20/08/2011 11:00-16:00 22/08/2011 14:00-17:00 23/08/2011 14:00-17:00 24/08/2011 14:00-17:00 25/08/2011 14:00-17:00

Dispensao de medicamentos, retirada de ordens de manipulao Dispensao de medicamentos; aferio de presso e organizao de estoques Dispensao de medicamentos, conferncia de receitas e lanamentos no SNGPC Dispensao de medicamentos, conferncia de mercadorias Dispensao de medicamentos; aferio de presso Dispensao de medicamentos, organizao de

4hrs 3hrs 3hrs 3hrs 3hrs 5hrs

79hrs 82hrs 85hrs 88hrs 91hrs 96hrs 99hrs 102hrs 105hrs 108hrs 111hrs 116hrs 119hrs 122hrs 125hrs 128hrs 131hrs 136hrs 139hrs 142hrs 145hrs 148hrs

prateleiras Dispensao de medicamentos; montagem de pedidos 3hrs de compras Dispensao de medicamentos, aferio de presso; retirada de ordem de manipulao Dispensao de medicamentos, aferio de presso Dispensao de medicamentos, conferncia de estoques, conferncia de receitas Dispensao de medicamentos; lanamentos no SNGPC Dispensao de medicamentos e recebimento de mercadorias Dispensao de medicamentos e aferio de presso Dispensao de medicamentos; conferncia de estoques e organizao de prateleiras Dispensao de medicamentos; aferio de presso e retirada de ordens de manipulao Dispensao de medicamentos, conferncia de receitas e lanamentos no SNGPC Dispensao de medicamentos, aferio de presso e retirada de ordens de manipulao Dispensao de medicamentos e recebimento de mercadoria Dispensao de medicamentos, aferio de presso e montagem de ordem de compra Dispensao de medicamentos; conferncia de estoques Dispensao de medicamentos e aferio de presso Dipensao de medicamentos, retirada de ordem de 3hrs 3hrs 3hrs 3hrs 5hrs 3hrs 3hrs 3hrs 3hrs 3hrs 5hrs 3hrs 3hrs 3hrs 3hrs

17

26/08/2011 14:00-17:00 27/08/2011 11:00-16:00 29/08/2011 14:00-17:00 30/08/2011 14:00-17:00 31/08/2011 14:00-17:00 01/09/2011 14:00-17:00 02/09/2011 14:00-17:00 03/09/2011 11:00-16:00 05/09/2011 14:00-17:00 06/09/2011 14:00-17:00 08/09/2011 14:00-17:00 09/09/2011 14:00-17:00 10/09/2011 11:00-16:00 12/09/2011 14:00-17:00 13/09/2011 14:00-17:00 14/09/2011 14:00-17:00

manipulao e conferncia de receitas Dispensao de medicamentos e lanamentos no SNGPC Dispensao de medicamentos e conferncia de estoques Dispensao de medicamentos; aferio de presso e recebimento de mercadorias Dispensao de medicamentos e conferncia de receitas Dispensao de medicamentos e organizao de prateleiras Dispensao de medicamentos e aferio de presso Dispensao de medicamentos e lanamentos de notas fiscais Dispensao de medicamentos, conferncia de receitas e recebimento de mercadorias Dispensao de medicamentos; aferio de presso e

3hrs 5hrs 3hrs 3hrs 3hrs 3hrs 3hrs 5hrs 3hrs

151hrs 156hrs 159hrs 162hrs 165hrs 168hrs 171hrs 176hrs 179hrs 182hrs 185hrs 188hrs 193hrs 196hrs 199hrs 202hrs

lanamentos no SNGPC Dispensao de medicamentos; lanamentos de notas 3hrs fiscais Dispensao de medicamentos, montagem de ordem de compras Dispensao de medicamentos, aferio de presso e conferncia de estoques Dispensao de medicamentos e recebimento de mercadoria Dispensao de medicamentos e lanamentos de notas fiscais Dispensao de medicamentos e lanamentos no SNGPC Dispensao de medicamentos 3hrs 3hrs 5hrs 3hrs 3hrs 3hrs

______________________________________

Total de horas: 202hrs

Assinatura do(a) Estagirio(a)

18 ________________________________________________

Carimbo e assinatura do(a) Supervisor(a) de Estgio (Empresa)

ANEXO C AVALIAO DO SUPERVISOR DE CAMPO DE ESTGIO

Nome do(a) aluno(a): Nome do(a) Supervisor(a) de Campo: Nome da Empresa:

Las da Cunha Santos Renato Campos de Abreu Manufarma So Judas Tadeu LTDA

Considerando os critrios abaixo, atribua nota de 01 a 10 para cada item. O valor encontrado definir o conceito: N 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 ITENS DE AVALIAO Apresentao pessoal; Assiduidade; Pontualidade; Cooperao; tica; Relacionamento Interpessoal (com supervisor, colega de trabalho, clientes) Conhecimentos prvios necessrios; Iniciativa para resolver problemas; Contribuies significativas para o campo de estgio; Cumprimento do plano de estgio; TOTAL.................. Atribua nota/conceito ao estagirio, de acordo com a tabela abaixo: CONCEITO Excelente Bom Regular NOTA 90 a 100 70 a 89 60 a 69 NOTA

19

Insuficiente

Abaixo de 59 O(a) aluno(a) que receber a nota 60 ou mais ser considerado(a) APTO.

Atribuo a nota ___ (__________________) que equivale ao conceito _______ para o(a) estagirio(a). __________________, ___ de _________________ de 2011. _____________________________________ Assinatura do(a) Supervisor(a) de Campo (c/ carimbo)

You might also like