You are on page 1of 11

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

O PS-HUMANISMO E SEUS MILENARISMOS TRANSHUMANISTAS

Maria Cludia Araujo1

RESUMO O objetivo dessa pesquisa elucidar o conceito de ps-humanismo e sua viso de mundo contempornea, relacionada a termos e vertentes de pensamentos recorrentes como transhumanismo, ciberntica, nanotecnologia, extropia e outros. Nossa metodologia tem por base trazer luz discursos que apontam para o progresso cientfico, bem como para o dilogo implcito que existe entre a cincia e a religiosidade, visto que uma das caractersticas observadas no pshumanismo o milenarismo contemporneo o que nos leva a constatar que a tnica sobre a propagao do fim dos tempos tem se dado, sobretudo, pelo prenncio de uma nova era robotizada. Palavras-chave: Ps-humanismo. Transhumanismo. Ciberntica. Nanotecnologia. Milenarismo. ABSTRACT The objective of this research is to clarify the concept of post-humanism and its contemporary view of the world, related to the terms and recurrent thoughts as transhumanism, cybernetics, nanotechnology, extropy and others. Our methodology is based on bringing to the light the speeches that point to scientific progress, as well as the implicit dialogue that exists between science and religion, because one of the characteristics observed in the post-humanism is a modern millenarianism - which helps us to recognize that the emphasis on prophecy of the end of time has been given especially by omen of a new robotized era. Key words: Post-Humanism. Transhumanism. Cybernetics. Nanotecnology. Millenarianism.

Faculdade de Tecnologia de Bauru

nmero 01 volume 02 dezembro/2011

Pgina

Pesquisadora da CAPES; doutoranda em Cincias da Religio pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, mestre Crtica Literria e especialista em Literatura, pela mesma instituio, e graduada em Jornalismo pela UMC. Atualmente membro dos grupos de pesquisas Categorias da Narrativa e Ps-Religare, da PUC/SP. Contato: kartcenter@kartcenter.com.br

150

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

INTRODUO
Os seres humanos podem tolerar um rob imortal, porque no importa quanto tempo dura uma mquina. Mas no podem tolerar um ser humano imortal, visto que a prpria mortalidade humana s tolervel porque universal. Isaac Asimov

Pesquisadores da tecnocincia contempornea pressagiam que a inteligncia artificial, as cincias da computao, a nanotecnologia e a engenharia gentica iro proporcionar a transcendncia das limitaes do corpo humano, ampliando assim o ciclo da vida do homem, que deve ir muito alm de um sculo. Algumas temticas em evidncia na atualidade so: a natureza humana como objeto de experimentao; autmatos biolgicos nos processos medicinais; criaturas artificiais com habilidades humanas; e os discursos milenaristas dos transtopianos, ou cientistas radicais, que almejam romper com o curso normal da cincia, extrapolando-a, a fim de que seja promovida uma transformao na condio humana, nos prximos anos, at que o ser humano atinja o grau de imortalidade. Apresentamos uma prvia da evoluo da cincia, desde o sculo XV, quando surgiram os primeiros humanistas, at a era ps-humanista, com seus discursos profticos. Vale ressaltar que esses pressgios milenaristas so considerados reais para muitos cientistas da modernidade, mas no passam de utopia ou delrio tecnocientfico para outros. Por outro lado, os avanos da ciberntica e da nanobiotecnologia oferecem dados significativos que no so fictcios, mas reais.

I Humanismo e milenarismos clssicos e modernos

No sculo XIV, o sistema feudal entrou em crise e comeou-se a vislumbrar o pensamento humanista; no sculo XV, houve a difuso do humanismo; no sculo XVI, nascia nasceu Galileu Galilei (1564 - 1642), o fundador da cincia moderna, nos sculos XVII e XVIII, estabeleceu-se um sistema de pensamento racional e emprico, graas a Newton (1642 - 1727), que inspirou o movimento iluminista bem como o positivismo fundado por Augusto Comte (1798 - 1857); e somente h cerca de trinta anos surgiu o termo ps-humanismo, que se refere a um novo tempo,
Faculdade de Tecnologia de Bauru nmero 01 volume 02 dezembro/2011

Pgina

151

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

voltado inteiramente para a evoluo tecnolgica. O milenarismo uma caracterstica marcante no discurso ps-humanista da modernidade, mas antes de explorarmos essa temtica, faz-se necessria uma breve introduo sobre as razes do milenarismo clssico ao ps-humanismo. Michael Grosso (1995) afirma que a idia de milenarismo surge pela primeira vez no livro helenista I Enoque, esse livro profetizava que o velho cu e a terra seriam destrudos e que seria criado um novo cu (p. 46). O apcrifo de Enoque foi encontrado nos manuscritos do Mar Morto, em Qumram, e conhecido nas verses em etope e grego (do perodo bizantino). H tambm algumas nuances milenaristas nos discursos profticos do Velho Testamento a exemplo dos profetas Ams, Isaas, Joel, Jonas, entre outros , at que surgiu o mago do milenarismo no discurso do profeta So Joo (20, 1-15), do Novo Testamento. Eduardo Cruz (2000) segue a exegese tradicional do Apocalipse para definir o milenarismo: Mil anos de felicidade, um milnio em que haver paz, harmonia, prosperidade, quando todos, de certa forma, estaro com Cristo, ao abrigo da presena do maligno. (p. 9). Para Cruz (2000), necessrio distinguir os termos: milenarismo, messianismo e utopia. A primeira utopia, que serviu de modelo a todas as posteriores, foi descrita na Repblica de Plato (428-347 a.C). Depois que Socrates foi condenado morte, Plato passou a imaginar um Estado ideal, utpico, baseado na justia. Jean Bartoli (s.d) associa utopia nsia ideolgica de progresso rumo felicidade, a qual muitas vezes contribui para a laicizao do milenarismo. Para Stahl (2002), a utopia oferece a viso de um futuro possvel como um incentivo para a ao. (p. 10) Na concepco de Bartoli (s.d), tanto o milenarismo quanto o messianismo remetem a uma espera, tm carter terrestre, anunciam uma mudana radical, uma salvao coletiva, iminente, total e apelam ao agir humano. Mas o milenarismo pode se diferenciar do messianismo, na medida em que repousa sobre as crenas no advento de um reino [...], afirma que o Salvador j se manifestou e espera se concentrar no momento de seu retorno. (p. 1) Na Idade Mdia, que vai do sculo V ao XV, todas as preocupaes da Europa eram voltadas para a figura do Salvador. As primeiras rupturas ideolgicas ocorreram no sculo XIV, com os

imaginava-se que o Milnio ocorreria atravs de renovao nas artes e cincias (GROSSO, 1995, p. 88).

Faculdade de Tecnologia de Bauru

nmero 01 volume 02 dezembro/2011

Pgina

152

renascentistas. Na Renascena italiana, o milnio assumiu a forma de uma revoluo cultural,

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

No sculo XV, quando surgiram os primeiros humanistas, passou-se a olhar para o momento presente e tambm para o mundo concreto dos seres humanos. Assim, iniciou-se a derrocada dos padres sociais vigentes que at ento predominavam na esfera religiosa e cultural da Europa. Segundo Sevcenko (1988), o ttulo humanista identificava inicialmente um grupo de eruditos, interessado em renovar os estudos universitrios da poca e que se dedicava elaborao de um novo cdigo de valores e de comportamentos, centrados no indivduo e em sua capacidade realizadora (p. 15). A principal consequncia do movimento humanista que o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo, que privilegia a figura do homem, em detrimento de um Deus Criador. Contudo, os humanistas no eram necessariamente ateus e valorizavam o que de divino havia em cada homem:
O ceticismo toma corpo na Europa somente a partir dos sculos XVII e XVIII. Eram todos cristos e apenas desejavam reinterpretar a mensagem do Evangelho luz da experincia e dos valores da Antiguidade. Valores esses que exaltavam o indivduo, os feitos histricos, a vontade e a capacidade de ao do homem, sua liberdade de atuao e de participao na vida das cidades. (SEVCENKO, 1988, p. 14)

No humanisno europeu, profetas humanistas visavam o nascimento de uma nova era de transformao cultural. Os milenaristas do humanismo estimulavam um ecumenismo do esprito, uma feliz unidade do esprito, que defenderia o que hoje conhecemos como multiculturalismo. (GROSSO, p. 97) Segundo padre Edenio Valle (2000), existem outras formas para uma compreenso do milenarismo (p. 68). Ele afirma que o messianismo, que alimenta a expectativa de um mensageiro; o milenarismo, que radica no medo e na esperana; e a escatologia, que aponta para o fim ltimo, so como uma trade que se completa. Michael Grosso (1995) explica que:
A escatologia, ou estudo do fim do mundo, est se transformando hoje em futurologia cientfica. O profeta que bradava no deserto cedeu lugar a equipes de infomanacos debruados sobre computadores sussurantes. Os futuristas compilam dados, preveem tendncias globais e, como profetas de antanho, projetam imagens do possvel. (GROSSO, 1995, p. 23)

Para Grosso (1995), a tecnologia moderna converge com a imaginao apocalptica. O cientista cunha o termo tecnocalipse, com base na real mudana da vida biolgica, que j entrelaa o homem nas mquinas. Em sua concepo, O Livro do Apocalipse no teria fascinado a mente do Ocidente, por dois mil anos, simplesmente por focalizar o lado sombrio da condio humana, mas sim pelo esprito compensador de otimismo que h no legado apocalptico.
Faculdade de Tecnologia de Bauru nmero 01 volume 02 dezembro/2011

Pgina

153

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura


O Livro do Apocalipse descreve a transformao completa da natureza um novo cu e uma nova terra (Apocalipse, 21: 1). O primeiro cu e a primeira terra passaram, disse a voz, falando ao profeta Joo, Eis que fao novas todas as coisas. [...] a tecnologia, considerada como uma atividade total e a longo prazo, est sendo compelida a realizar exatamente essa renovao de toda criao. Em particular, acredito que o impulso principal da tecnologia no sentido de reconstruir o corpo humano. (GROSSO, 1995, p. 328)

II A era ps-humanista e seus milenarismos contemporneos

Nos ltimos cinco sculos da era humanista, nenhuma inveno tecnolgica apresentou tantos avanos contnuos e ininterruptos quanto a criao da mquina de Turing, isto , o projeto que originou o computador moderno. A mquina de Turing resultado de um clculo matemtico, sistematizado em um mecanismo binrio de smbolos. Atravs desse mecanismo manual, movia-se uma fita de cdigos, de um lado para outro, para realizar o processamento de dados. O princpio de operao e de mecanizao de raciocnios, da mquina de Turing, continua a ser o mesmo dos computadores modernos, o que mudou nas mquinas atuais em relao s antigas foram os componentes do sistema, o design moderno e condensado e a capacidade de se estocar dados, que assustadoramente maior, vem aumentando exponencialmente e j superou a destreza mental, no mbito do clculo, h muitas dcadas. Segundo Ray Kurzweil, os computadores modernos no possuem subjetividade, so incapazes de descrever um ambiente, minuciosamente, ainda no escrevem um prefcio de livro nem um roteiro de filme, mas atingiro a capacidade de memria e a velocidade de computao do crebro humano, por volta de 2020. (p. 19), e em 2050, mil dlares em capacidade de computao equivalero a um bilho de crebros humanos. (2003, p. 209) Teixeira (1991) afirma que para os pesquisadores da Inteligncia Artificial, a mente humana funciona como um computador (p. 68) e dever ser reproduzida ou retratada nele. Essa hiptese aparentemente absurda gera outras especulaes do tipo: Poderemos transferir aptides diretamente para o crebro humano? Cientistas da modernidade afirmam que a era da fico cientfica, do sculo XX, j ficou para trs e a pergunta deve ser reformulada, pois a questo do sculo XXI no mais se tais fatos podem ocorrer, e sim quando acontecero. Para Kurzweil (2003), tais avanos sero realidade em trs ou quatro dcadas. (p. 202) Um dos motivos da evoluo tecnolgica deve-se ao processo de criao da nanotecnologia, que gera dispositivos miniaturizados e gradativamente menores para auxiliar o processo de operao dos computadores, bem como dos procedimentos cirrgicos da medicina. Segundo
Faculdade de Tecnologia de Bauru nmero 01 volume 02 dezembro/2011

Pgina

154

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

Kurzweil (2003), os neurnios so muito grandes e seus impulsos eletroqumicos extremamente lentos, em comparao aos dispositivos nanotecnolgicos, com seus impulsos eletrnicos.
Os nanotubos, meus prediletos, constituem-se de tomos de carbono em disposio hexagonal, que podem ser organizados para formar qualquer tipo de circuito eletrnico. [...] Os nanotubos so fisicamente muito fortes, com resistncia cinquenta vezes maior que a do ao. Um cubo de circuitos de nanotubo de dois centmetros cbicos e meio teria a capacidade de computao um milho de vezes maior que a do crebro humano. (KURZWEIL, 2003, p. 206)

A expectativa para 2029, segundo Kurzweil, promissora:


Nesse ano, seremos capazes de construir nanorobs robs microscpicos capazes de entrar nos capilares e viajar pelo crebro, rastreando-o por dentro. Atualmente, estamos prestes a construir esse tipo de circuito. J o fazemos quase do tamanho certo, mas podemos diminu-lo ainda mais. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos est aprimorando dispositivos minsculos chamados Smart Dust (poeira inteligente). A gerao atual tem um milmetro grande demais para aquele contexto , mas esses dispositivos diminutos podem ser lanados de avio e chegar ao alvo com grande preciso. Pode-se ter vrios milhares deles numa rede local sem fio. Eles captam imagens, comunicam-se entre si, coordenam-se, enviam mensagens, atuam como espies praticamente invisveis e executam uma srie de planos militares. J estamos construindo dispositivos do tamanho de hemcias, que podem entrar na corrente sangunea. (KURZWEIL, 2003, p. 209)

Na rea das cincias biolgicas, o que pode ser associado fita da mquina de Turing o mecanismo biomolecular do interior das clulas que processam o DNA humano. Essa descoberta foi possvel graas ao mapeamento completo do genoma humano, finalizado no ano 2000. Os cientistas, Shapiro e Benenson, declararam que essa analogia j tomou propores reais:
Esses paralelos inspiraram a idia de que molculas biolgicas poderiam, um dia, virar a matria-prima de uma espcie nova de computador. [...] A vantagem dos computadores constitudos de molculas biolgicas vem de seu potencial de funcionarem em um ambiente bioqumico (at mesmo dentro de um organismo vivo) e interagir com ele atravs de entradas e sadas em forma de outras molculas biolgicas. Um computador biomolecular poderia agir como um mdico autnomo dentro de uma clula, por exemplo. Ele poderia receber sinais do ambiente indicando doena, process-los usando seu conhecimento mdico pr-programado e gerar um sinal ou um remdio teraputico como sada. Nos ltimos sete anos, temos trabalhado para concretizar essa promessa. J conseguimos criar um autmato biolgico, constitudo de DNA e protenas, capaz de diagnosticar num tubo de ensaio sintomas moleculares de certos tipos de cncer e tratar a doena com a liberao de uma molcula teraputica. (SCIENTIFIC AMERICAN, 2006, p. 50)

Para se ter idia do estgio atual de evoluo da fuso biotecnolgica, no dia 20 de maio de 2010, a rede BBC anunciou a criao da primeira clula com genma sinttico, por cientistas americanos. Isto , a clula natural, mas o genma da clula sinttico, pois foi obtida a partir

seguindo informaes de um computador, informou o pesquisador Craig Venter. Se os autmatos biolgicos j so uma realidade no mbito da medicina, um desafio do pshumanismo, especificamente da ciberntica, superar a limitao das prteses humanas de
Faculdade de Tecnologia de Bauru nmero 01 volume 02 dezembro/2011

Pgina

155

de um cromossomo sinttico, feito com quatro substncias qumicas em um sintetizador qumico,

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

sistemas equivalentes. Isto , um corao artificial j existe h dcadas e funciona perfeitamente no procedimento cirrgico das pontes de safena, que requer o corao humano parado e um artefato externo para proporcionar os batimentos cardacos; contudo, o corao artificial permanente ainda um desafio para a medicina e at hoje ainda no foi possvel transplantar um crebro positrnico. A eficcia da evoluo tecnolgica e da fuso da vida biolgica com a artificial, porm, est se tornando um fato corrente at nas esferas mais delicadas como a cardiolgica. Em 2009, a Frana anunciou a fabricao do corao artificial, em 2010, foi feito o primeiro experimento de um implante em Roma. Esse artefato visa reproduzir as funes do corao humano de forma quase natural. O novo corao artificial, desenvolvido por Alain Carpentier, recoberto por um tipo de pele sinttica, desenvolvida para previnir a rejeio do tecido. A limitao da prtese cardiolgica, que j foi superada na obra de fico cientfica, O Homem Bicentenrio, de Isaac Asimov (2000), vai tomando seu lugar na realidade da robtica contempornea, que endossa as previses miilenaristas dos cientistas do ps-humanismo os quais acreditam na revoluo da cincia, do sculo XXI, e no progresso contnuo de autmatos tecnolgicos: criaturas artificiais com capacidades humanas.

III O discurso milenarista dos transtopianos e a religio implcita

A recriao do corpo humano uma atitude secular que expressa competio entre o divino e o humano, e surgiu na fico cientfica, pela primeira vez, na obra Frankenstein, de Mary Shelley, em 1818. No sculo XX, a preteno de imitar Deus tomou propores maiores e destacou-se na literatura de diversos outros escritores. Na realidade emprica, porm, a ciberntica e a nanotecnologia j esto transcendendo as fronteiras do passado e assumem posturas religiosas, que podem ser observadas em alguns grupos ps-humanistas como os transhumanistas que embora sejam ateus, em sua maioria, expressam tambm trans-espiritualidade. Segundo James Hugles (2007),
hay muchos transhumanistas creyentes que atestiguan la compatibilidad entre religin y transhumanismo. A medida que las posibilidades del transhumanismo aumentan, las compatibilidades de la metafsica, la teodicea y la soteriologa de las perspectivas religiosa y transhumanista van construyendo nuevas formas de trans-espiritualidad. En un futuro escenario religioso encontraremos tendencias bioconservativas y transhumanistas en todas las formas de creencias del mundo, y seguramente surjan nuevas tradiciones religiosas a partir del proyecto transhumanista. (HUGLES, 2007, p. 6)

Faculdade de Tecnologia de Bauru

nmero 01 volume 02 dezembro/2011

Pgina

156

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

Na concepo de Francisco Rdiger (2001), vlido considerar que existem dois tipos de cientistas que sadam os benefcios da tecnologia: os extropianos e os transtopianos. Os primeiros esto atrelados aos interesses do capitalismo e no representam preocupaes econmicas para a sociedade, alm das que j existem; os transtopianos, porm, tm ideias extremistas assustadoras, perigosas, que afrontam a tica, e no se sabe ao certo quem so seus lderes. Rdiger afirma que o grupo surgiu em 1997, e que o Projeto Transtopiano
pretendia criar um estado-nao numa flotilha ou ilha abandonada. Pretendia-se que, num ou noutro espao, pudessem os interessados praticar o aborto, a eutansia, a clonagem, a criogenia, cirurgias radicais, experimentos com drogas, procedimentos neu-eugenistas e outras prticas transgressivas, sem qualquer espcie de impedimento institucional. Os extropianos defendiam o livre uso da razo para desenvolver a pesquisa cientfica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Os transtopianos baseiam-se no mesmo princpio para defender a pura e simples imortalidade. (RDIGER, 2008, p. 151-152)

Pode-se constatar, com base nas consideraes de Rdiger, que esse desejo de transcender as limitaes da carne, para ingressar numa existncia ps-biolgica, tem um carter apocalptico. A ruptura tecnolgica com os paradigmas antigos e os sonhos de imortalidade apontam para um milenarismo secularizado, que ao mesmo tempo resgata a voz do Evangelista So Joo: e j no haver morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condio. (Ap. 21, 4). O grupo transhumanista se mobilizou, em 1998, para promover a comunidade Word Transhumanistic Association, que congrega 15 entidades e j possui mais de quatro mil scios, de mais de cem pases, com o objetivo de exaltar o ps-humanismo. A f na cincia, bem como esse clamor milenarista, secular, por um novo reino de maravilhas na terra, tambm uma atitude religiosa implicita, na medida em que reencanta o mundo e rompe com todas as esferas da impossibilidade. A religio implcita, para Bailey (1990), no sinnimo de cristianismo implcito, mas sim de uma religiosidade cotidiana, isto , uma espcie de religio invisvel, na medida em que expressa uma atitude voltada para a f, na defesa de um ponto de vista, mas no compete com religies tradicionais. Mauro Schulz (2004) afirma, com base na prpria WTA, que
apesar de no ser uma religio, o transhumanismo pode servir a algumas das mesmas funes que as pessoas tradicionalmente procuram na religio. Ele oferece um sentido de direo e propsito e sugere uma viso de que os humanos podem conquistar algo maior que nossa condio presente. Contudo, diferentemente de muitos adeptos de religies, os transhumanistas buscam tornar seus sonhos reais neste mundo, depositando sua confiana no em poderes sobrenaturais ou interveno divina, mas no pensamento racional e na empiria, atravs do contnuo desenvolvimento cientfico, tecnolgico, econmico e humano. (SCHULZ, 2004, p. 7)

O estudo da religio implcita comeou em meados de 1968, no contexto do debate sobre


Faculdade de Tecnologia de Bauru nmero 01 volume 02 dezembro/2011

Pgina

157

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

secularizao, o termo foi proposto por Edward Bailey, a fim de definir a funcionalidade da prtica secular. Bailey (s.d) define por religioso o que tem estatuto eclesitico, de organizao social, e que expressa em um credo conceitual, formal, moral e dedutivo, secular, por conseguinte, vem a significar liberdade de religio, ou ainda, pode-se inferir, conduta arbitrria em torno de uma f ou crena. Logo, embora a crena dos transtopianos no seja de carter eclesistico, o transhumanisno prope uma polivalncia em torno da criao da vida artificial, com melhorias na qualidade de vida e garantia de imortalidade, que chega a assumir uma pretenso divina. Andr Gorz (2009) argumenta, com base em Earl Cox e Gregory Paul, que essa pretenso dos cientistas da ciberntica maior do que aparenta:
trata-se para eles de abolir a natureza e o gnero humano, para criar uma supercivilizao robtica, uma superhumanidade que moldar o universo sua imagem e transformar o ser humano em alguma coisa completamente diferente. (p. 94)

Se a ciberntica promove a f coletiva da sociedade, no deixa de ser tambm uma cincia alarmante, no que diz respeito ao seu super desenvolvimento. Andr Gorz (2009) afirma que muitos cientistas da rea esto convencidos de que o mundo ser dominado por mquinas inteligentes, no curso do sculo XXI, e que os humanos se encontraro em posio subalterna, pois
os robs que sarem dos laboratrios dominaro aqueles que os conceberam (de Garis). Mais ou menos na mesma poca, as nanotecnologias, assegura Kurzweil, tero permitido criar nanorobs da dimenso de uma molcula, que, enviados ao crebro pelo fluxo sanguneo, copiaro dele todas as sinapses, todos os neurotransmissores. [...] as mquinas sero rapidamente muito mais inteligentes do que os homens, e estes, para no serem dominados por elas, sero obrigados a incorporar a seu sistema nervoso quantidades crescentes de neurnios artificiais. A longo prazo, o componente no-biolgico da nossa inteligncia se tornar dominante. Ns teremos maquinais que sero inteiramente nobiolgicos, mas que daro a impresso de seres humanos. (GORZ, 2009, p. 96)

O discurso milenarista do ps-humanismo prev que todos os paradigmas naturais do corpo humano devero ser alterados, foi declarado o fim da medicina tradicional e vislumbra-se a inaugurao de uma nova era, que tende at mesmo a suprimir a raa humana, a qual j d seus primeiros passos nas trilhas do transtopianismo uma filosofia cientfica paradoxal, que promete o paraso na terra mas, ao mesmo tempo, defende o sacrifcio de vidas humanas, em nome da cincia.

da evoluo da humanidade, pelos mecanismos de concorrncia nas esferas sociais. Ele afirma ainda que os sacrificalismos sempre supem uma ideologia de salvao implcita. Quando se reduz a salvao a uma questo tcnica, adquirem-se seguranas e certezas dogmticas
Faculdade de Tecnologia de Bauru nmero 01 volume 02 dezembro/2011

Pgina

158

Jung Mo Sung (2000) observa que o sacrifcio de vidas humanas uma decorrncia da teoria

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

inabalveis (p. 56). Sung (2000) pondera que estes sacrifcios no so vistos ou considerados eticamente maus, na medida em que so apresentados como sofrimentos e mortes necessrios para a salvao da humanidade. (p.57) Cabe-nos perguntar: como ser o futuro da humanidade, no que diz respeito reduo da tica tcnica?

Concluses

O tom proftico que surge no ps-humanismo, com suas caractersticas milenaristas, no apresentam apenas dados assustadores, mas tambm apontam um caminho otimista para a cura de doenas, na esfera da nanobiotecnologia. A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einsten (2010) divulgou, em julho de 2010, que os robs microscpicos e as nanopartculas injetveis no organismo humano j esto acenando para curas de doenas fatais como o cncer. O instituto afirma que a escala nanomtrica j surtiu os primeiros resultados positivos em cremes elaborados com nanopartculas, que agem sobre as clulas doentes do paciente. O instituto informou ainda que os testes de laboratrio revelam que a injeo de nanorobs, no sangue humano, capaz de eliminar alguns tipos de tumor. Os avanos tecnolgicos da era ps-humanista oferecem, portanto, dois caminhos que fundam um paradoxo. De um lado, a nanobiotecnologia, empenhada em beneficiar espcie humana, com investigaes e descobertas extraordinrias; de outro, o transtopianismo, com suas experincias assustadoras e anti-ticas. Resta sociedade estabelecer discusses acerca do problema, para fundar um juzo crtico baseado em uma tica universal. A filosofia transhumanista e o movimento radical dos transtopianos, atrelados robtica ou ciberntica, so apenas duas das muitas vertentes do ps-humanismo, que se ramificou em diversas possibilidades tecnolgicas, desde a Mquina de Turing. E ainda que as previses dos cientistas radicais sejam aparentemente exageradas, essas evolues so, no mnimo, alarmantes, pois a prpria evoluo da cincia comprova que os avanos da tecnologia no so produtos de fico cientfica, mas realidade. Cabe ainda s universidades e mdia conscientizar os governos, sobre os possveis malefcios da arbitrariedade cientfica no mbito das cincias empricas.

Faculdade de Tecnologia de Bauru

nmero 01 volume 02 dezembro/2011

Pgina

159

Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura

REFERNCIAS BAYLEY, Edward. The Implicit Religiosity of the secular: A martian perspective on the definition of Religion. (s.d) ______________. The Implicit Religion of Contemporany Society: Some Studies and Reflections. Social Compass, 1990. BARTOLI, Jean. Milenarismo e Utopia. Manuscrito no publicado. Professor na Fundao Getlio Vargas. Trabalho baseado no livro: DELUMEAU, Jean. Mil anos de Felicidade, uma histria ao paraso. So Paulo: Cia das Letras, 1997. CRUZ, Eduardo; VALLE, Ednio; SUNG, Mo Jung. Milenarismos e Messianismos. So Paulo: Edies Loyola, 2000. GORZ, Andr. O Imaterial. So Paulo: Annablume, 2009. GROSSO, Michael. O Mito do Milnio. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1999. KURZWEIL, Ray. A Era das Mquinas Espirituais. (s.d) KURZWEIL, Ray. In: YEFFETH, Glenn. A Ppula Vermelha. Porto Alegre: EdipucRS, 2008. RDIGER, Francisco. Cibercultura e Ps-Humanismo. So Paulo: Unicamp, 1988. SCHULZ, Mauro. A Representao do Ps-humanismo na Internet. X Simpsio de Pesquisa em Comunicao da Regio Sudeste. Rio de Janeiro: SIPEC, 2004. SCIENTIFIC AMERICAN. Computadores de DNA. Portugal: Duetto, Junho de 2006. Ano 4. N 49. SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. So Paulo: Unicamp, 1988. STAHL, Willian. Religio Implcita nas tecnologias narrativas. TEIXEIRA, Joo Fernandes. Informtica. Inteligncia Artificial. Ciberntica. So Paulo: Crculo do Livro, 1991. INTERNET Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einsten. Disponvel em: <http://www.einstein.br> Acesso em 30 jul. 2010.

Faculdade de Tecnologia de Bauru

nmero 01 volume 02 dezembro/2011

Pgina

160

You might also like