You are on page 1of 17

DRAMAS DA OBSESSO YVONE DO AMARAL PEREIRA

DITADO PELO ESPRITO ADOLFO BEZERRA DE MENEZES

NDICE
ADVERTNCIA PRIMEIRA PARTE NOS SERVIOS DO CONSOLADOR CAPTULO 1 CAPTULO 2 CAPTULO 3 CAPTULO 4 CAPTULO 5 CAPTULO 6 CAPTULO 7 CAPTULO 8 CAPTULO 9 SEGUNDA PARTE O PASSADO

CAPTULO 1 CAPTULO 2 CAPTULO 3 CAPTULO 4 CAPTULO 5 CAPTULO 6 CAPTULO 7 CAPTULO 8 CAPTULO 9 CAPTULO 10 CAPTULO 11

CAPTULO 12 CAPTULO 13

TERCEIRA PARTE CONCLUSO

CAPTULO 1 CAPTULO 2 CAPTULO 3 *** A SEVERIDADE DA LEI

CAPTULO 1 CAPTULO 2 CAPTULO 3 CAPTULO 4 CAPTULO 5 CAPTULO 6 CAPTULO 7 CAPTULO 8 CAPTULO 9 CAPTULO 10 CAPTULO 11 CAPTULO 12 CAPTULO 13

ADVERTNCIA

Aos mdiuns em geral dedico estas pginas, que um sagrado sentimento de dever me vem perseverantemente inspirando, numa poca em que as mais graves responsabilidades pesam sobre os seus ombros. Dirijo-me, porm, particularmente, queles que, possuindo faculdades medinicas, desejem torn-las em verdadeiro trao de unio entre os mundos objetivo e invisvel, os quais se completam e interpenetram, no obstante se comprazerem os homens no alheamento dessa amplitude em que se agitam; aos que desejarem convert-las em possibilidades de instruo e fraterno auxlio queles que sofrem e choram na desesperana do alvio terreno.
Sabido , entre espritas fiis aos seus princpios, que todos os homens so mdiuns, ou, pelo menos, possuem a possibilidade de se deixarem influenciar pelas individualidades invisveis, sejam estas esclarecidas, medocres ou inferiores. Todavia, sabido ser tambm que mais depressa a individualidade humana se permitir envolver-se com as ltimas que com as primeiras. Os mltiplos casos e gneros diversos de obsesso, esse flagelo que assola os planetas onde grandes criminosos, grandes culpados e viciosos reencarnam, aglomerados para os devidos resgates do passado e consequente progresso; os complexos dos noticirios macabros, onde avultam todas as modalidades da delinquncia e do insulto harmonia da sociedade, do crime e da desesperana sem trguas, muitas vezes tiveram origem na influncia de seres invisveis sobre os portes medinicos ignorados ou rejeitados, do delinqente, pois no esqueceremos que se trata de foras to naturais na espcie humana como qualquer outro dos cinco sentidos que integram a mesma personalidade humana.

A presente tese ser capaz de oferecer ao observador estudos interessantes, visto aqueles fatos serem inseparveis da vida diria da maioria das personalidades de que se compe a sociedade terrena. Estudemos, pois, alguns dos variados aspectos do fenmeno medinico ligado obsesso, em fraterno convvio de nossas mentes, durante o decorrer

das presentes pginas. Rio de Janeiro, 14 de maro de 1964. ADOLFO BEZERRA DE MENEZES

Leonel e os Judeus
PRIMEIRA PARTE NOS SERVIOS DO CONSOLADOR

O Esprito mau espera que o outro, a quem ele quer mal, esteja preso ao seu corpo e, assim, menos livre, para mais facilmente o atormentar, ferir nos seus interesses ou nas suas mais caras afeies. (ALLAN KARDEC O Evangelho segundo o Espiritismo, Captulo 10, tem 6.)

CAPTULO 1

Acerca desse sexto sentido que toda a Humanidade possui, a despeito de a maioria dos homens ignorar que o possui, uma vez que se desconhecem estes a si prprios, relatarei um fato que ficar como exemplo, ou padro, para quantos anlogos o leitor encontrar nos noticirios macabros da imprensa mundial, como da imprensa brasileira em particular, visto que, ao que se observa, os portes medinicos so ainda mais vastos no Brasil do que em outros agrupamentos terrenos, mais suscetvel o seu povo, portanto, por mais apaixonado e vibrtil, de se deixar influenciar pelo Invisvel. Ser esse dom entre a grande massa dos brasileiros, porm, um defeito? Ser uma qualidade?

Diremos to somente, furtando-nos a uma apreciao precipitada, que apenas se trata de um dom natural, e que ao seu portador cumpre no torn -lo causa de dissabores ou prejuzos para si ou para os outros, sem avanarmos na assertiva de que seja uma felicidade ou uma desdita o fato de possu-lo.

A ns, no entanto, os trabalhadores do plano espiritual, cumpre o dever de esclarecer o leigo, como o esprita, de que a dita propriedade dever ser cultivada sob princpios honestos e rigorosos, a fim de que no venha a se tornar motivo de desordem na boa harmonia ntima ou social do seu portador.
Um homem poder possuir, por exemplo, dons literrios, o que sempre admirvel, enobrecedor. Na hiptese de no os cultivar honestamente, dirigindoos sob princpios consagrados de Arte, Moral e Beleza, poder desvirtu-los e at servir com eles deseducao dos leitores, contribuindo para o rebaixamento mental, moral e intelectual dos mesmos se, em vez de obras excelentes, passar a produzir literatura amoral, frvola, perniciosa ou gramaticalmente bastarda, enquanto a si mesmo se degradar, tornando-se indigno deles.
A palavra, vibrao divina do Pensamento, o qual, por sua vez, ser a essncia do prprio Ser Supremo refletida na sua criatura, foi concedida ao homem pelas leis eternas da Natureza, para facilitao do seu progresso e engrandecimento, recurso6 precioso com que alindar a prpria personalidade, para atingir finalidades gloriosas. No obstante, h Espritos que reencarnam padecendo a penalidade da mudez, porque dela se serviram, no Passado, para intrigas e calnias, blasfmias e insultos, discursando impropriamente, ainda, diante de assembleias numerosas, para incentivarem o erro e o crime, a hostilidade e a revolta, a inquietao coletiva e o assassnio nas guerras e at mesmo o desrespeito idia de Deus! De forma idntica ser o sexto sentido de que tratamos, isto , a intuio, ou a mediunidade em geral: um dom, eis tudo! concedido pela Criao para a edificao, o progresso e a felicidade do seu portador, passvel de progredir em possibilidades atravs do exerccio, do tempo e das reencarnaes, algo mais delicado, profundo e superior que os demais sentidos e que necessitar ser devidamente amado, respeitado e cultivado dentro dos postulados da Moral, da Justia, do Amor e da F, a fim de que no se anule, como se anularia a viso de uma criatura que desde o nascimento vivesse s escuras, e se no resvale ao choque das

impurezas humanas. Isso mesmo j vo -lo exps com clareza absoluta o Instrutor por excelncia da Terceira Revelao, encarnado na prudncia e na austeridade de Allan Kardec. Mas porque vimos decifrando certa inrcia mental entre os aprendizes atuais da mesma Revelao, eis-nos aderindo a um movimento de reexplicaes daquilo mesmo que h um sculo foi dito e que agora procuraremos algo encenar ou romantizar, a fim de divertir uma gerao enquanto tentamos instru-la no melindroso assunto, gerao que no dispensa a positivao dos exemplos. Alis, o exemplo ser, efetivamente, o melhor mtodo... e gostamos de aplic-lo sempre que no-lo permita o ensejo, por mais fcil reter o aprendiz, na memria, o ensinamento necessrio, atravs dele. H dois mil anos, o Mestre da Seara em que militamos criou a suavidade das Parbolas, cujos atraentes rumores ainda ecoam em nossa sensibilidade, ensinando-nos lies inesquecveis. Seus obreiros do momento criam, ou traduzem da realidade da vida cotidiana, tal qual Ele o fz, a exemplificao dos romances, ou lies romantizadas, expondo teses urgentes, ensinamentos indispensveis, no sabor de uma narrativa da vida comum. o mesmo mtodo de h dois mil anos, criado pelo Divino Mestre, para instruo urgente e fcil das massas...

Assim sendo, o caso que vos contarei em Seguida perfeitamente verdadeiro e no uma fico. Corrobora ele a assertiva de que a mediunidade dom natural que convir ao seu portador no ignorar que a possui, mas sim estud-la, aceitla, cultiv-la, educ-la em princpios srios a fim de se eximir a perigos fatais.

A personagem, aqui figurada com o nome de Leonel, possua dons medinicos. Porm, tratando-se de um livre-pensador, cujo orgulho repudiava qualquer tendncia para as questes metafsicas, e que ao Espiritismo preferia ridiculizar num combate chistoso e desprezvel, ignorava-se a si mesmo, desconhecendo, voluntariamente, que em sua prpria natureza humana carregava a possibilidade de se deixar influenciar e dirigir pelos habitantes do mundo invisvel, cuja existncia absolutamente no admitia. Assim sendo, passemos sua atormentada histria ao lado dos seus perseguidores judeus do plano invisvel.

CAPTULO 2

Pelo terceiro decnio deste sculo 20, eu atendia ao honroso mister de conselheiro e mdico espiritual em certo Posto de Assistncia aos Necessitados, para receiturio e beneficncias fsicas, morais e espirituais, anexo a um Grmio de aprendizes espritas dedicadssimos aos deveres abraados perante o Evangelho, os quais se devotavam aos servios de socorro ao prximo, inspirados num sentimento de fraternidade verdadeiramente encantador, e cuja singeleza de carter, atingindo as raias da humildade crist, para eles atraa as simpatias do Alm esclarecido e virtuoso.
Os servios em geral, verificados nesse ncleo, programados pelo venerando Esprito de Bitencourt Sampaio, atravs de um mdium explcito e positivo, eram dirios e muito eficientes, o que sobremodo nos satisfazia por nos permitir ensejos variados na difuso e prtica dos servios do Consolador.

Era meu assistente, por esse tempo, uma entidade em aprendizado, atualmente reencarnada, generosa e dedicada, que adotara o prenome de Roberto, conquanto essa no fsse realmente a sua identidade, alm de outros que no precisaremos nomear. Certa noite, aps o receiturio, deteve-se o mdium, responsvel pelo gabinete em que se processava o melindroso mandato, na splica ardorosa para visitao espiritual a um ambiente domstico atacado de singulares manifestaes de provao, intensas e dolorosas. Uma carta chegara do Sul do pas s mos do mdium, enviada pela caridosa gentileza de um famliar do mesmo instrumento, solicitando seus prstimos de intermedirio entre os poderes invisveis e a Terra para alvio de criaturas que se debatiam contra torrentes de desesperaes positivamente irremediveis por outra forma. Leu-a o mdium para mim, por entre as irradiaes da prece caritativa... e eu, captando o assunto atravs de suas vibraes, decalquei-a em minha mente desde ento, arquivando-a de molde a me permitir hoje reergu-la dos escombros mentais, a fim de transcrev-la

neste momento. Particularizava-Se a missiva pela exposio se-guinte:


Rogo algo tentares, como esprita que s, a benefcio da famlia do nosso amigo Leonel. Passam-se fatos verdadeiramente desorientadores, deixando perple-xos os amigos da casa. Desde a morte do pobre Leonel, verificada, como sabes, por um suicdio em to trgicas condies, a famlia inteira sente mpetos para o suicidio. No ignoras que sua filha Alcina suicidou-se tambm, dez meses depois dele prprio. Agora seu filho Orlando que deseja morrer, havendo j tentado algumas vezes o ato terrvel! Vivem todos a chorar, desesperados, sem nimo para a continuao da existncia. Somente a viva de Leonel consegue algo de estimulante para se impor situao, que a mais anormal possvel. A misria lhes bate porta, pois nada possuem e ningum, seno ela, trabalha. Finalmente, peo-te que rogues a Deus por eles, j que cultivas a f em teu corao, porqanto a Terra impotente para deter a avalanche de desgraas que sobre essa pobre gente se arremessou.
Ora, minutos antes de iniciado o meu expediente no referido Centro, fora eu prevenido de que essa carta havia sido escrita ao meu mdium e, portanto, recebi-a sem surpresa, atravs deste. Procurara-me uma entidade espiritual denominada

8 Ester, formosa e redimida, cujo aspecto angelical atraa venerao de quantos se lhe aproximassem, a qual me asseverara haver inspirado a carta a quem a escreveu, assim provocando o trabalho que faramos, visto estar ligada aos obsessores de Leonel e a este prprio por laos espirituais seculares, e que, agora, apresentara-se o momento oportuno de agir em socorro da falange litigante. Rogava, por isso, nosso concurso, uma vez que no poderia operar sosinha, e ainda porque os servios de Alm-Tmulo so produtos de equipe e jamais de um trabalhador isolado.
Ambos os apelos o de Ester e o da carta eram impressionantes e impossvel seria no atend-los, tentando algo a benefcio dos sofredores. Os servios ficaram, assim, sob meu critrio, dadas as minhas atividades naquele ncleo esprita, muito embora fraterno concurso alheio me coadjuvasse. Submeti o aparelho medinico letargia branda do transe, mantendo-o a mim ligado pela troca das vibraes necessrias comunicao que se processava; arregimentei os assistentes espirituais auxiliares, de planto no Centro naquela noite, e partimos para o endereo apontado, em inspeo indispensvel. Impossvel, porm, nos fora ali penetrar pelos meios comuns, tal a densidade vibratria asfixiante do recinto, o clima obsessor que expandia malefcios em derredor do lar sinistrado pela onda de tragdia que a ele se adaptava. Eu levara, no entanto, em nossa comitiva, um indgena brasileiro da raa Tamoio, Esprito hbil, honesto e obediente, que voluntariamente se associara nossa falange, desejando servir ao Bem, e mais o nosso assistente Roberto, a quem eu muito amava e em quem confiava plenamente. Ambos ali penetraram, sacrificando a prpria harmonia vibratria, a fim de se inteirarem minuciosamente do que realmente se passava.

Retornaram logo aps ao Posto Medinico de onde haviam partido, chocados e ansiosos.
E Roberto, que chefiava a expedio, tomou a palavra (transmitiu as irradiaes mentais), desincumbindo-se do noticirio sobre o reconhecimento efetuado:

Trata-se de um caso de obsesso coletiva simples, meu caro irmo...

carente de interveno imediata de socorro espiritual, a fim de que se evitem outros suicdios na famlia... So, quase todos os membros dessa numerosa famlia, constituda do velho casal e dez filhos menores, portadores de faculdades medinicas ignoradas... No cultivam o estudo edificante para o saneamento mental, nem a meditao sobre assuntos elevados do esprito, e to -pouco a prece.... tornando-se, por isso mesmo, campo raso para os assdios das trevas....

pois que tambm no alimentam sentimentos religiosos de qualquer espcie, apenas afetando um interesse convencional pela crena catlica romana.. Dizes, pois, meu caro Roberto intervim, procurando inteirar-me dos detalhes a fim de melhor estabelecer o programa de operaes beneficentes ter havido, com efeito, mais de um suicdio no seio dessa pobre famlia?...
Sim! Inteirei-me de que o chefe da mesma famlia, de nome Leonel, ps termo existncia terrena, desfechando um tiro de revlver no ouvido direito, e que sua filha primognita, jovem de vinte primaveras, lhe imitou o gesto alguns meses depois, servindo-se, porm, de um txico violento... Inteirei-me ainda de que outro filho seu, de quinze anos de idade, tentou igualmente o sinistro ato, salvando-se, no entanto, graas ao prestimosa de amigos agilssimos, que evitaram fsse ele colhido por um trem de ferro, pois o tresloucado lanou-se aos trilhos, enfrentando o comboio, que se aproximava...
E como te inteiraste de que se trata de ao obsessora simples, sobre

9 mdiuns que ignoram estar sob influncias maleficentes da sugesto extraterrena, visto que vivem alheios aos fenmenos e s observaes espritas?... Vimos ambos os suicidas ainda retidos no prprio teatro dos acontecimentos:

Leonel, vagando, desolado e sofredor, a bradar por socorros mdicos, traindo nas prprias repercusses vibratrias o gnero da morte escolhida sob presses invisveis... e Alcina, a filha, com o perisprito ainda em colapso, desmaiada sob o choque violento do ato praticado... Distinguimos tambm os obsessores... E como se apresentam estes?... Odientos, vingativos?... Sofredores, que destilam o vrus mental e vibratrio contundente, sem saberem o que fazem?...

Afeioados s vtimas por simples afinidades de carter, ou ndole?... pois sabemos que at mesmo um sentimento de amor ou paixo mal orientado ocasionar desastres como esses...
No, Senhor! explicou vivamente o dedicado assistente. Trata-se de algo ainda mais doloroso! So dios, vinganas pessoais de um passado que se me afigura intensamente dramtico! Os obsessores pertencem s falanges do antigo judasmo! Ainda conservam nas irradiaes mentais, refletindo sobre a sensibilidade do perisprito, as sombras, as imagens, mui concretizadas, da indumentria usada pelos judeus de Portugal, pelo sculo XVI... Eu tambm vivi nessa poca, meu caro irmo, na Espanha como em Portugal.... pertenci igualmente ao judasmo... e fcil me foi compreender o amargor da situao que acabo de presenciar...

Compreendi, efetivamente, ser gravssima a situao de encarnados e desencarnados enleados em to incomodativas teias, situao que bradaria por interveno enrgica e imediata.

10

CAPTULO 3

No Alm existem regras de trabalho admiravelmente estabelecidas, equivalentes a leis, mediante as quais os trabalhadores do Bem podero tomar as providncias que a sua responsabilidade, ou competncia, entenderem devidas e necessrias. Geralmente aplicam-nas, as providncias, Espritos investidos de autoridade, espcie de chefes de Departamento ou de seco, tal como os entendem os homens, sem que para tanto sejam necessrios entendimentos prvios com outras autoridades superiores, ou seja, o regime da burocracia, de que os homens tanto abusam nas suas indecises, e o qual desconhecido no Espao. De outro modo, encontrando-se os referidos servios do Invisvel sob a jurisprudncia da fraternidade universal, quaisquer servidores estaro em condies de resolver os problemas que se apresentam no seu roteiro, desde que para tanto investidos se encontrem daquela autoridade que, no Alm, absolutamente no o cargo que confere, mas o equilbrio consciencial e moral de que disponham.

Tendo a meu cargo um desses setores de servio que, pela magnanimidade do Senhor e Mestre, me fora confiado como estmulo e bendito ensejo para os labores de que me adviria o progresso pessoal, do qual tanto carece o meu Esprito, no vacilei nas medidas a tomar, visando a evitar novo caso de suicdio naquela famlia, desgraa que, atravs do impressionante relatrio do meu jovem assistente, pressenti iminente no referido domiclio.... porqanto, alm dos inimigos obsessores, sombrios e odiosos desde quatro sculos, existia ainda a permanncia dos dois suicidas citados, cuja presso magntica inferior, corrosiva, por si s seria passvel de contgio mental nos demais afins, levandoos, sem mesmo disso se aperceberem, a imitar-lhes o gesto. O suicdio no uma lei, no sendo, por isso mesmo. imposto a quem quer que seja pela harmoniosa legislao divina, como o seriam, por exemplo, o resgate e a reparao da prtica de um ato mau ou a morte natural do corpo fsico terreno. Contrriamente, ele ato reprovvel pela mesma legislao, da inteira responsabilidade de quem o pratica. E crede, meus amigos, conquanto o

coeficiente dos suicdios no vosso planeta se apresente calamitoso, os obreiros do Mundo Invisvel tudo tentam para dele desviarem os homens, fazendo-o com muito enternecida boa vontade! Cumpre, no entanto, a estes cooperarem com aqueles a fim de que to complexo malefcio, atestado deplorvel da inferioridade humana, seja definitivamente banido da sociedade terrena.

*** Voltei as atenes para o mdium que solicitara assistncia para o momentoso fato, e aconselhei, psicogrficamente:
Reuni vossos companheiros mais afins para uma sesso ntima, amanh, extraordinria, especial, para tratarmos desse caso, O menor nmero de adeptos possvel. e absolutamente nenhuma assistncia, seno apenas o presidente e os seus mdiuns. No prescindiremos da vossa colaborao fraterna. Meditai e orai, a fim de vos equilibrardes em harmonizaes com as foras benfazejas do Alto, pois estareis exercendo a Fraternidade no que de mais sublime e real ela encerra, visto que conjugareis esforos na prtica de operaes transcendentais, cujo instrutor

PDF to Word

You might also like