You are on page 1of 3

Lucas Guimares

PROPEDUTICA PULMONAR
ANATOMIA CLNICA
Devemos analisar na propedutica pulmonar a projeo dos pulmes na parede torcica atravs dos pontos de referncia, sendo eles: 1. 2. 3. 4. Clavculas ngulo de Louis ngulo de Charpy (Determinando o tipo de trax) Vrtebra proeminente (7. Vrtebra) Figura 1 Pontos de Ausculta.

A S L INHAS C ONVENCIONAIS
Temos as seguintes linhas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Linha mdio-esternal Linha esternal Linha hemiclavicular Linha Axilar Anterior Linha Axilar Mdia Linha Axilar Posterior Linha mdio Espinhal

Figura 2 Linhas de diviso do trax e das axilas.

As linhas axilares so muito importantes de serem analisadas para casos de derrames pleurais.

R EGIES
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Supra-clavicular Clavicular Infra-clavicular Supra-escapular Infra-escapular Mamria Infra mamria Inter-escapular Infra-axillar Axilar

Figura 3 Linhas de diviso costas.

TEMPOS PROPEDUTICOS
Temos os seguintes tempos propeduticos para a propedutica pulmonar: Inspeo, Palpao, Percusso e Ausculta. Devemos dar preferncia a realizao das anlises com o paciente sentado, com trax despido, evitando o ponto de ancoragem (apoio com as mos atrs na maca - ir fazer o trax se expandir mais e portanto ocultar problemas respiratrios) e sem suti em mulheres. Em casos necessrios, quando o paciente no apresenta atitude ativa no leito, pode-se realizar a anlise com ele em decbito dorsal e lateral.

INSPEO

Figura 4 Regies torcicas.

Lucas Guimares

Devemos fazer a inspeo do crnio procurando por ndulos e depresses, na face, no nariz, na boca, na garganta, na laringe (principalmente por disfonia e blastos[tecido conjuntivo podendo ser associado a neoplasias]), olho, pescoo, abdome e membros.

A INSPEO ESTTICA
Devemos analisar todos os itens acima, mas principalmente pele em busca de leses, coloraes, hiperemia, cicatrizes, secrees, ndulos urticrios, desidratao e ulceraes. Tambm devemos procurar por deformidades anatmicas sseo-articulares e observar a forma do trax e das estruturas e biotipo. Tal anlise pode indicar anomalias congnitas como ausncia de clavculas ou outras anomalias como trax em barril, clssica de Figura 5 Regies Costais. fumantes. O bitipo tambm pode indicar doenas possveis, sendo os mais longilneos propensos a desenvolver tuberculose, asma e pneumotrax espontneo e enfisema panlobular (ausncia da alfa-1-anti-tripsina). J os brevelneos podem sofrer mais de sndrome metablica e enfisema do tipo secretor. Atentar-se para a parte ssea e muscular que deve ser simtrica em comparao as faces anterior, posterior e laterais (incluindo regies axilar e infra-axilar), no apresentar abaulamentos ou retraes difusas ou localizadas.

A INSPEO D INMICA
Na inspeo dinmica devemos verificar o tipo de respirao do paciente, se torcica ou diafragmtica. Lembrar que comumente deitado o paciente apresenta respirao diafragmtica (metade inferior do trax e do andar superior do abdome) e em p, a maior tendncia a torcica. Observar o ritmo respiratrio (regular ou irregular), a frequncia respiratria, a expansibilidade respiratria (normal, alterada uni ou bilateralmente), a formao de tiragens durante a inspirao, indicativa de provvel obstruo (em pessoas mais magras a retrao fisiolgica dos espaos intercostais ocorre durante o 1. tero da inspirao e normal, no devendo ser confundida com tiragens que so sempre patolgicas). Observar FR de 14 a 21.

PALPAO
Devemos palpar de cima para baixo simetricamente usando do dedilhar e procurar por processo doloroso ou leso, comparar a temperatura da pele com o dorso da mo (apenas 1 comparativa), verificar a existncia das cadeias ganglionares (principalmente supra-claviculares, axilares/infra-axilares [mo em garra na fossa axilar, paciente deve apoiar o brao sobre seu ombro ou voc apoiar o ombro dele, dedilhando e fazendo movimentos circulares] e retro-peitorais [colocar mo entre peitoral maior e peitoral menor]), a expansibilidade da caixa torcica (pegando a linha da 7. vrtebra, pouso as duas mos no ombro na poro posterior do paciente e observo se elas sobem simetricamente, depois vou descendo-as usando o J e o J invertido e realizando na regio lateral e anterior tambm), por fim verificar a presena de frmitos pedindo para o paciente dizer 33, sentindo com apenas uma das mos e fao o movimento do J descendo mais, em locais de tecido condensado terei uma maior vibrao (frmitos so as vibraes das cordas vocais transmitidas parede torcica).

PERCUSSO
Devo fazer a percusso digito-digital, gerando a vibrao dos tecidos desde o tegumento at a profundidade dos rgos, obtendo-se sons e rudos. A percusso deve ser simtrica e comparativa, podendo ser de 4 tons. 1. 2. 3. 4. Som claro pulmonar, nas reas de projeo dos pulmes Som timpnico, no espao de Traube (ex. bolha de ar de fundo gstrico) Som sub-macio Som macio regio pr-cordial e do fgado.

Propedutica Fisiolgica | Tempos propeduticos

Lucas Guimares

AUSCULTA
Consiste em ouvir rudos que se produzem no aparelho respiratrio durante a inspirao e a expirao, durante a articulao da palavra e a tosse. A ausculta deve ser realizada com o trax despido, pedindo que o paciente respire pausada e profundamente com a boca entreaberta sem realizar rudos. Devemos examinar todas as faces, incluindo as laterais e anteriores de maneira simtrica.

R UDOS RESPIRATRIOS NORMAIS


1. 2. 3. Som traqueal projeo da traquia (mais forte - ++++) Respirao brnquica rea de projeo dos brnquios principais (face anterior do trax nas proximidades do esterno - +++) Respirao bronco-vesicular (++) a. Fossas supra-claviculares b. Fossas infra-claviculares c. Interescpulo vertebral Direita d. 3. e 4. vrtebras dorsais Murmrio vesicular (mais suave - +) No restante do trax

4.

A ausculta da voz (ressonncia vocal) deve ser normal e no ntida.

Propedutica Fisiolgica | Ausculta

You might also like