You are on page 1of 20

1

ANLISE E INTERPRETAO DA PAISAGEM NA DINMICA URBANA MARING PR Jacira Razaboni

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importncia da alfabetizao geogrfica no ensino de geografia na Educao Bsica da Rede Pblica do Estado do Paran atravs do estudo das paisagens. Com intuito de proporcionar ao aluno o desenvolvimento de um pensar geogrfico a partir da 5 srie, num processo contnuo nas sries seguintes. As atividades esto organizadas de forma que possibilita uma leitura geral do espao geogrfico com anlise e reflexo de diferentes paisagens de espaos e temporalidades diversos para uma leitura do lugar de vivncia do aluno, a paisagem urbana de Maring PR.

PALAVRAS CHAVE: Espao geogrfico, Paisagem, Sociedade, Alfabetizao espacial, Transformao urbana. RIASSUNTO: Il presente lavoro ha per obiettivo mettere in evidenza limportanza dellalfabetizazione geografica nelleducazione basica della rete pubblica dello Stato Del Paran attraverso lo Studio dei paesaggi con lintento di proporzionare all alunno lo svolgimento di um pensiero geografico cominciando nella 5 serie in un processo continuo nelle seri seguenti. Le attivit sono organizate cosich possibiliti una lettura generale dello spazio geografico con unanalisi e reflessione di diversi paesaggi di spazi e temporalit diverse. Finendo con una lettura del luogo di vivenza dellalunno che Il paesaggio urbano di Maring PR. PAROLE CHIAVI: Spazio geografico, Paesaggio, Societ, Alfabetizazione spaziale, Trasformazione urbana.

1- INTRODUO: A experincia humana se d na construo dos espaos e na interao com a paisagem. A compreenso da organizao espacial criada e recriada por uma sociedade passa por uma leitura da paisagem que implica um processo de decodificao dos elementos, smbolos e significados nela expressos.

A paisagem moldada segundo as caractersticas econmicas, histricas, sociais, culturais e tecnolgicas da sociedade que nela se insere. Todavia, a sociedade tambm se impregna dos elementos da paisagem que integram sua vida cotidiana, num processo de intensa interatividade. Interpretar a realidade geogrfica fazer a leitura das marcas que a sociedade imprime em seu meio na organizao dos espaos e na criao de suas paisagens. Contudo, da mesma forma que precisamos aprender o significado dos cdigos da escrita para que possamos fazer a leitura e interpretao de um texto escrito, para decodificar a paisagem tambm preciso aprendizado que envolve o desenvolvimento de diversas habilidades tais como: observao atenta, indagao, comparao, descrio, reflexo, anlise e identificao para se construir uma compreenso do mundo atravs da paisagem. Considerando que a paisagem dinmica, constantemente em

transformao, h que se identificar os processos que atuam com maior intensidade, provocando mudanas. A sociedade urbano/industrial, atravs de um intenso processo de urbanizao que se iniciou ainda no sculo XVIII com a primeira revoluo industrial, tem se constitudo no fator que imprime profundas alteraes nas paisagens. Esta intensa interveno sobre o meio geogrfico tem resultado em grande comprometimento ambiental. O aprendizado de geografia se relaciona de forma ntima com a leitura e interpretao da realidade atravs da organizao espacial e das suas paisagens porque nelas se inserem as sociedades humanas e na interao com as mesmas construmos nosso estilo de vida. Portanto, so de fundamental importncia o conhecimento e a compreenso de todos esses processos. Partindo do pressuposto que a leitura da paisagem fundamental para se construir uma compreenso da forma com a sociedade se apropria e intervm sobre o meio e suas conseqncias decorrentes, h que se admitir a importncia do domnio da leitura e compreenso da dinmica espacial expressa em suas paisagens. Ao longo de duas dcadas de atuao no ensino de geografia na Educao Bsica na rede pblica estadual, a partir da 5 srie ao Ensino Mdio, tenho

constatado que os alunos apresentam uma grande dificuldade de leitura, compreenso e interpretao do espao geogrfico e suas paisagens. A proposta de desenvolver o trabalho a partir da 5 srie faz parte do objetivo do projeto, de iniciar uma alfabetizao espacial que dever ser contnua e progressiva com o intuito de despertar o aluno para a observao, leitura e interpretao da paisagem na qual se insere, bem como identificar seus elementos, comparar com outras paisagens de diferentes espaos e temporalidades para constatar suas semelhanas e diferenas, investigar os fatores que constroem paisagens diferenciadas em tempos e espaos diversos. Estabelecer a relao entre a organizao espacial da paisagem com a sociedade que a constri e reconstri num constante processo de transformao. A reflexo tem por foco a dinmica da paisagem urbana.

2- DINMICA CONCEITUAL DA PAISAGEM

Ao se apropriar da natureza para construo do espao geogrfico, a sociedade intervm sobre o meio, desencadeando um processo de alterao profunda que possibilita uma constante criao e recriao das paisagens. A paisagem ao longo da histria da cincia geogrfica tem apresentado uma variao acerca de sua importncia como uma categoria de anlise dentro da geografia, oscilando tambm sua conceituao segundo a viso do gegrafo e o foco por ele estabelecido. Alguns gegrafos se expressam sobre esta questo da seguinte forma:[... a importncia da paisagem tem variado no tempo: se em certos perodos tem sido vista como um conceito capaz de fornecer unidade geografia, em outro foi relegada posio secundria, suplantada pela nfase em categorias com regio, espao, territrio ou lugar (CABRAL, 2000, p. 35). No entanto, constata-se que nas ltimas dcadas tem se retomado a conceituao de paisagem em vista da importncia que esta categoria de anlise geogrfica apresenta para o estudo e compreenso do meio. Nesse sentido, Messias assim analisa a questo posta:
A possibilidade de deslocamentos mais rpidos, as epopias coloniais, a apario e difuso da fotografia, o papel da imprensa, o

acesso aos romances de aventuras ou regionalistas, a tomada de conscincia das agresses das quais as paisagens so vtimas, etc, levam tomada de conscincia coletiva da noo comum de paisagem (PASSOS, 1998, p. 30).

E acrescenta:A partir do sculo XIX, o termo paisagem profundamente utilizado em geografia e, em geral, se concebe como o conjunto de formas que caracterizam um setor determinado da superfcie terrestre. (PASSOS, 1998, p. 30). Todavia, o prisma conceitual conserva idias j conhecidas e enraizadas nos estudos geogrficos ao longo do tempo.
Sempre intimamente associada idia de formas visveis sobre a superfcie da terra, a paisagem apresenta-se como um conceito abrangente e impreciso, e, em nossa opinio, assim deve permanecer, pois desse modo incita-nos a olhar para outros horizontes disciplinares a fim de ampliarmos e aprofundarmos a compreenso de sua natureza e significado (CABRAL, 2000, p. 35).

Porm, h focos geogrficos que ultrapassam o campo visual e identificam na paisagem mais que elementos fsicos ou horizonte que cabe num olhar, ela espao vivenciado. A experincia humana se d na paisagem, na interao com o meio, num processo de interatividade de forma objetiva e subjetiva, expressando sentimentos, idias, valores morais e culturais e viso de mundo. Podemos trazer o conceito de outros gegrafos que assim se

expressam:Costuma-se reduzir a paisagem anlise do visvel. Sabemos que algumas realidades escapam viso, mas cabe ao gegrafo perceber na paisagem fatos da subjetividade e da cultura, assim como as estruturas sociais (SILVA, 2002, p. 73).Tudo aquilo que ns vemos, o que nossa viso alcana, a paisagem. Esta pode ser definida como o domnio do visvel, aquilo que a vista abarca. No formada apenas de volumes, mas tambm de cores, movimentos, odores, sons, etc (SANTOS, 1994, p. 61). A relao do homem com sua paisagem se constituem num conjunto de elementos em constante interao. A leitura, interpretao e compreenso da realidade, perpassam pela paisagem a partir das marcas que a sociedade impregna num dinmico processo de construo e reconstruo de seu meio.

A paisagem moldada segundo as caractersticas econmicas, histricas, sociais, culturais e tecnolgicas da sociedade que nela se insere, e por outro lado, nessa dinmica interatividade, a sociedade se impregna dos elementos da paisagem que passam a integrar seu cotidiano.
A adaptao do Homem s diversificadas paisagens transforma-se, portanto, em parte significativa da histria das mesmas. Nas paisagens encontramos os vestgios, as reminiscncias, as relquias da magnitude da histria vivida pelas sociedades das diferentes culturas num passado remoto ou no, ou ainda no presente futuro da contemporaneidade (LIMA, 2000, p. 8).

Neste sentido, SANTOS contribui da seguinte forma:A paisagem no dada para todo o sempre, objeto de mudana. um resultado de adies e subtraes sucessivas. uma espcie de marca da histria do trabalho, das tcnicas (SANTOS, 1994, p.68). No meio geogrfico, parece bastante consensual que atravs da paisagem encontramos as marcas da sociedade e na sociedade a influncia da paisagem. O homem e a paisagem se fundem no processo da vida humana com seu meio. Para reforar a idia posta, trazemos as seguintes colocaes:
Desde os primrdios das civilizaes podemos observar que o Homem e as paisagens geogrficas se encontram inseparavelmente unidos, revelando assim, interaes profundas, ntimas, sagradas ou profanas, mescla de seu pensamento e sentimento (LIMA, 2000, p. 7).

[... A paisagem revela objetos prximos e distantes, elementos da natureza e da cultura, aspectos materiais e subjetivos, estruturas geolgicas e estruturas sociais (SILVA, 2002, p. 73). A paisagem um conjunto heterogneo de formas naturais e artificiais; formada por fraes de ambas, seja quanto ao tamanho, volume, cor, utilidade ou qualquer outro critrio. A paisagem sempre heterognea SANTOS, 1994, p.65). Por todas as questes postas, evidencia-se a importncia da leitura da paisagem para interpretao e compreenso do mundo que vivemos. No entanto, no parece que seja esta uma tarefa simples, visto que a paisagem dinmica como a sociedade que nela vive, sofre, portanto, um constante processo de

transformao. Para decodific-la, torna-se necessrio identificar os fatores que provocam as alteraes mais intensas. As sociedades modernas a partir do processo de revoluo industrial no sculo XVIII, abrangendo todos os continentes nos sculos XIX e XX, tm empreendido uma interveno intensa e acelerada sobre a natureza, modificando constantemente o meio e suas paisagens. O processo de urbanizao inerente dinmica industrial um relevante fator de interveno e degradao do meio. As paisagens so alteradas, criadas e recriadas no ritmo da expanso urbana. A cidade, o urbano tem se tornado na modernidade, o espao por excelncia das interaes e das experincias humanas. Em relao s paisagens urbanas que so resultantes de uma intensa apropriao antrpica, a vertente ambiental surge como o grande desafio das modernas sociedades, visto que est diretamente relacionada com a qualidade de vida de suas populaes. Elucidando a problemtica, assim se expressa Mello:
Ao associar as transformaes na paisagem em decorrncia de seu uso urbano e comprometimento ambiental, tornam-se visveis elementos como a localizao das diferentes parcelas sociais, as reas de vegetao naturais e o atual ndice de verde/habitante, os tipos de solo e os usos urbanos; as condies geomorfolgicas, a declividade e a eroso presente em determinados ambientes; a identificao das reas frgeis e de risco; a contaminao das guas, as condies de salubridades dos ambientes e das populaes, a precariedade das condies de habitabilidade, de esgotamento sanitrio, da coleta de lixo, e como constituintes da qualidade de vida urbana (MELLO, 1996, p. 106).

A paisagem urbana apresenta uma complexidade de elementos a serem analisados. H uma rede de interatividade entre o homem e todos seus componentes. Portanto, desvelar o significado do arranjo espacial produzido no

espao urbano, requer um esforo, um hbito constante de observao e indagao. O gegrafo Milton Santos analisa as transformaes da paisagem urbana numa dinmica funcional:
As mutaes da paisagem podem ser estruturais ou funcionais. Ao passarmos numa grande avenida, de dia ou noite, contemplamos paisagens diferentes, graas ao seu movimento funcional. A rua, a praa, o logradouro funcionam de modo diferente segundo as horas do dia, os dias da semana, as pocas do ano. Dentro da cidade e

em razo da diviso territorial do trabalho, tambm h paisagens funcionalmente distintas. A sociedade urbana uma, mas se d segundo formas-lugares diferentes. (SANTOS, 1994, P.69).

Despertar para esse olhar crtico sobre a paisagem buscar a compreenso do mundo e das sociedades que com ele se interagem. E o ensino da geografia na Educao Bsica, tem o dever de proporcionar o desenvolvimento de habilidades que conduzam o educando para uma leitura crtica do mundo atravs de suas paisagens.

3- A INTERATIVIDADE DA SOCIEDADE COM O ESPAO GEOGRFICO

Despertar o olhar observador do aluno sobre o espao geogrfico e as suas paisagens, foi o ponto de partida para desenvolver o trabalho proposto. Nessa etapa, foi apresentada uma foto com vista parcial de Maring PR para que os alunos observassem e anotassem tudo que poderiam identificar. Em seguida, alguns questionamentos permitiam iniciar um processo de observao e reflexo. O professor como estimulador do processo junto aos alunos, tinha a incumbncia de propor as indagaes tais como: a paisagem apresentada pela foto, sempre esteve presente nesse espao? Como teria sido construda a paisagem que ora pode se observar? Nessa oportunidade foi interessante explorar a imaginao dos alunos de 5 srie, faz-los compreender que dcadas atrs naquele espao capturado pela foto, havia um espao natural composto pela vegetao nativa na forma de uma floresta tropical que a interveno da sociedade alterou, transformou e criou novos espaos. Oportunizar a expresso oral daquilo que observavam, identificavam e imaginavam, proporcionou a socializao do processo de leitura geogrfica que comeava ser construdo coletivamente. A expresso oral na coletividade muito enriquecedora visto que cada um tem um foco de observao e constatao. A verificao de um aluno complementa a viso captada pelo outro. Portanto, a partir dessa anlise da referida imagem, estabeleceu-se os primeiros passos para a leitura da paisagem.

A compreenso da organizao espacial criada e recriada por uma sociedade passa por uma leitura da paisagem que implica um processo de decodificao dos elementos, smbolos e significados nela expressos. Para tornar mais compreensvel aos alunos de faixa etria de 5 srie, podese utilizar o exemplo de alfabetizao da lngua escrita. Comeamos a ser alfabetizados pela identificao dos smbolos grficos que utilizamos para expressar nossa lngua na forma escrita. O alfabeto o primeiro contato e com as poucas letras dele, escrevem-se pginas, livros, comunica-se uma complexidade de idias. No entanto, de nada servem aqueles smbolos letras se no formos alfabetizados, quer dizer, se no soubermos decodific-los. O processo parte de observao e identificao de cada smbolo, de estabelecer relao entre eles, formar slabas, palavras e chegar s idias. A leitura da paisagem requer uma alfabetizao geogrfica, pois, ela contm elementos que expressam sua forma visual, sua finalidade, seu objetivo e a relao que se estabelece entre os mesmos e com a sociedade nela inserida. A alfabetizao geogrfica um aprendizado que envolve o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como: observao atenta, indagao, comparao, descrio, identificao, anlise e reflexo para se construir uma compreenso do mundo e um pensar geogrfico atravs da paisagem. A misso da geografia no ensino a de alfabetizar o aluno na leitura do espao geogrfico, em suas diversas escalas e configuraes (CAVALCANTI, 1988). A paisagem apresenta caractersticas do meio fsico-biolgico e se molda segundo o contexto econmico, histrico, social, cultural e tecnolgico da sociedade que a constri e a transforma constantemente. Uma compreenso do mundo passa pela leitura das marcas que a sociedade imprime em seu meio geogrfico na organizao dos espaos e na criao de suas paisagens. Para mostrar ao aluno a dinmica da paisagem foi desenvolvida uma atividade com diversas paisagens nas quais se poderiam identificar diferentes temporalidades, espacialidades e culturas. Trabalhar com a observao, comparao e por fim com a leitura dos elementos que compe as diferentes paisagens de espaos e temporalidades diversos, foi uma atividade muito significativa. Primeiramente o professor selecionou uma quantidade de paisagens capazes de proporcionar condies para atingir os objetivos esperados pela atividade. Os

alunos tambm puderam colaborar e levar para sala de aula fotos e desenho de paisagens. O processo de leitura partia de uma chamada para observar atentamente como os elementos de uma paisagem esto organizados e o que se pode identificar atravs do arranjo espacial acerca das caractersticas culturais, climticas e topogrficas do local em anlise. Cuidadosa e vagarosamente, para atender o ritmo da 5 srie, o professor conduz a anlise atravs de perguntas que despertem a curiosidade para o aluno observar, comparar, analisar, refletir e construir sua compreenso. Quanto mais se explora todos os elementos, maior riqueza na leitura e interpretao do meio geogrfico atravs de suas paisagens. Cabe ao professor chamar ateno para a anlise tanto dos aspectos naturais quantos culturais da paisagem. Indagar o aluno acerca da vegetao, da forma que o relevo apresenta, dos aclives e declives, das construes, da organizao espacial, dos aspectos climticos que podem ser identificados, enfim, dissecar tudo que a paisagem pode expressar. importante estabelecer uma relao entre a paisagem em anlise e a paisagem da vivncia do aluno para que o mesmo possa constatar as diferenas e semelhanas e buscar a compreenso dos processos naturais, histricos, culturais e tecnolgicos que produzem diferentes paisagens. Esse processo de anlise pode ser enriquecido pela comparao de paisagens em diversas temporalidades sobre um mesmo local. O aluno tem a oportunidade de acompanhar as transformaes impostas pela dinmica social. Verificar os elementos e organizao que mudam de um tempo para outro e o que permanece, ainda, o que provoca a mudana e o porqu da permanncia. Para aplicao desta atividade com a referida srie, foram analisadas algumas fotos na regio da Catedral da cidade de Maring PR no perodo de 1950 a 1984. A paisagem atual do conhecimento do aluno, mas o mesmo no tinha a compreenso de todo o processo de transformao empreendido naquele espao. Foi uma oportunidade de alfabetizao geogrfica importante para construo e compreenso de vrios conceitos que oportunamente puderam ser trabalhados no decorrer da exposio e anlise de cada etapa.

10

Os principais conceitos que envolveram o presente trabalho foram: espao geogrfico, paisagem, lugar, zoneamento urbano, orientao e localizao geogrfica, zonas climticas, tipos de clima, formas de relevo, topografia, aclive, declive, encosta e fundo de vale. Todo o trabalho desenvolvido atravs da dinmica da atividade descrita proporcionou condies para a leitura e interpretao da paisagem no espao vivenciado pelo aluno.

4- LEITURA E COMPREENSO DO ESPAO VIVENCIADO

As atividades realizadas anteriormente ofereceram uma compreenso geral do significado do espao geogrfico e da leitura da paisagem. Pode-se dizer que uma preparao para o aluno olhar o mundo que o cerca com olhos mais geogrficos. Esta etapa do trabalho teve como objetivo proporcionar uma leitura e compreenso da paisagem no mundo vivenciado pelo aluno, quadra de sua casa, a rua, bairro e trajeto de casa escola. Um olhar voltado para o significado dos elementos visveis: construes, praas, aspectos das ruas, arborizao, caladas, conservao, cuidados

ambientais, acmulo de lixo, bueiros, conservao dos espaos ainda no construdos, fluxos de carros, pessoas e os aspectos menos tangveis como as relaes humanas que ocorrem nesses espaos e o significado que tem para cada um. Ao ser proposto ao aluno representar atravs de desenho uma paisagem conhecida e vivenciada por ele e destacar o que mais lhe chama ateno, procurou se limitar a quadra de sua casa, a rua, trechos do bairro, uma praa, um estabelecimento comercial como um supermercado, uma sorveteria ou um campo de futebol. Ao ser interrogado acerca da escolha, a resposta de forma geral expressa que o lugar escolhido agradvel porque ali vai com seus pais, faz compras ou porque encontra seus amigos para brincar. Em relao ao que mais lhe chama a ateno na paisagem que escolheu e desenhou, a maioria observa o fluxo de pessoas pelas ruas, de carros, a

11

movimentao num supermercado, a praa com ATI Academia de Terceira Idade, as pessoas fazendo exerccios, a boa relao da vizinhana. So os elementos dinmicos e no materiais da paisagem que se interagem com os elementos materiais, e que so perceptveis pelas crianas e adolescentes. Quanto atividade envolvendo o trajeto de casa escola se deu em dois momentos. Primeiro passo foi providenciar o mapa urbano poltico, incluindo a regio onde o aluno mora, seu bairro at a localizao da escola. No mapa destacou em cores diferentes a casa e o trajeto at a escola, inclusive organizando legenda. Aos poucos o aluno desenvolve a percepo da localizao de sua casa no bairro, da distncia de sua casa escola e da posio de seu bairro no espao urbano da cidade a qual pertence. Bem como a orientao geogrfica e zoneamento urbano. No segundo momento dessa atividade cada um desenhou o trajeto de casa escola de acordo com a sua percepo. Alguns deram nome s ruas, avenidas, praas, destacaram pontos comerciais com riquezas de detalhes, outros se ativeram mais aos detalhes prximos de sua casa. Como complemento dessa etapa o professor direcionou algumas atividades na forma de questionamentos que possibilitassem observao e reflexo, tais como: identificar os elementos que mais chama a ateno e porque, observar os aspectos de conservao em relao ao lixo, terrenos no ocupados, arborizao, transportes coletivos, fluxos de carros e se a paisagem constada no trajeto agradvel ao olhar e como a sociedade se relaciona com espao. As respostas foram diversas, mas de forma geral o que o aluno cotidianamente observa com facilidade so prdios, supermercados e praas. O aspecto referente ao lixo tambm observado e o aluno tem a compreenso de que entulhos jogados em terrenos vazios como lotes no construdos ou fundos de vale, danificam o meio ambiente e torna a paisagem desagradvel. Aps a realizao dessa atividade e como finalizao de todo o trabalho de aplicao da Unidade Didtica anteriormente produzida pelo professor, foi proposto ao aluno, de sua livre escolha e criatividade, desenhar uma paisagem e utilizar de todos os conhecimentos adquiridos para identificar seus elementos e organizao espacial.

12

Cada um expressou sua criatividade desenhando ou escrevendo sobre um lugar conhecido ou que de alguma forma tenha sido importante. Alguns representaram o Parque do Ing que na cidade de Maring muito popular e aberto a visitao pblica, outros se ativeram a lugares que visitaram como alguma praia ou outras cidades. Ao escrever sobre a paisagem desenhada, o aluno deixou transparecer os conceitos e conhecimentos que adquiriu no decorrer da aplicao das atividades. Ao considerar que se trata de uma 5 srie, os conhecimentos referentes a leitura geogrfica absorvidos nas sries anteriores so muito superficiais para que o aluno pudesse se expressar da forma como foi constatado na redao de diversos alunos. Houve muita clareza em identificar o que so elementos naturais e culturais numa paisagem. Igualmente diferenciar paisagem rural de paisagem urbana e a finalidade que cada uma possui.

5- CONSIDERAES FINAIS

A leitura e interpretao da paisagem implicam uma alfabetizao espacial e uma apropriao e domnio de diversos conceitos geogrficos. Portanto, um aprendizado que dever se processar de forma cumulativa e contnua desde as primeiras sries do ensino at a concluso da educao Bsica. A aplicao da proposta contida na Unidade Didtica descrita neste trabalho se constituiu num momento que proporcionou alguns meios para iniciar a alfabetizao e leitura do espao geogrfico atravs de suas paisagens. Aps o desenvolvimento das atividades que duraram cerca de dois meses letivos, observando os textos e desenhos produzidos pelos alunos, constata-se a apropriao de conceitos espaciais na leitura da paisagem. Identificar os elementos naturais e culturais expressos numa paisagem e uma leitura com olhar mais geogrfico do mundo vivenciado pelo aluno, talvez se constitua no maior legado da aplicao da referida proposta de trabalho. Algumas atividades de alguns alunos da 5 srie B do Colgio Estadual Rodrigues Alves, seguem em anexo como resultado das tarefas desenvolvidas no decorrer da implementao detalhada anteriormente no corpo do trabalho1.
Foram cedidos os direitos autorais das figuras: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9 e 10, conforme contrato de cesso de direitos autorais em anexo.
1

13

O Ensino de Geografia na Educao Bsica no poder prescindir da alfabetizao espacial como um meio eficaz para uma leitura das marcas que a sociedade imprime na construo de suas paisagens.

REFERNCIAS:

CABRAL, Luiz Otvio. A paisagem enquanto fenmeno vivido. Geosul, Florianpolis, v. 15, n, 30, jul/dez, p. 34 35, 2000. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construo de

conhecimentos. 8. ed., Campinas: Papirus, 1988. LIMA, Solange Terezinha de. Geografia e literatura: alguns pontos sobre a percepo de paisagem. Geosul, Florianpolis, v. 15, jul/dez, p. 7 33, 2000. MELLO, Neli Aparecida de. Crescimento urbano e comprometimento ambiental. Geosul, Florianpolis, v. 11, n. 21/22, p. 106113, 1 e 2 semestres 1996. PASSOS, Messias Modesto dos. Biogeografia e Paisagem. Programa de MestradoDoutorado em Geografia FCT UNESP Campus de Presidente PrudenteSP Programa de Mestrado em Geografia UEM MaringPR, 1998. SANTOS, Milton. Metamorfoses do espao habitado. Fundamentos tericos e metodolgicos da geografia. 3. ed., So Paulo: Hucitec, 1994. _____________. Pensando o espao do homem. 2 ed., So Paulo: Hucitec, 1986. SCHIER, Raul Alfredo. Trajetrias do conceito de paisagem na geografia. R.RAE GA, Curitiba, n. 7, p. 79-85, 2003. SILVA, Aldo Alosio Dantas da. Monbeig, paisagem e geografia estigmtica. Mercator Revista de Geografia da UFC, ano 01, n. 02, 2002.

14

ANEXOS

15

Fig. 1

FONTE: Produo da aluna da 5 srie B Colgio Estadual Rodrigues Alves, 2009.

16

Fig. 2

FONTE: Produo da aluna da 5 srie B do Colgio Estadual Rodrigues Alves, 2009.

Fig. 3

FONTE: Produo da aluna da 5 srie B do Colgio Estadual Rodrigues Alves, 2009.

17

Fig. 4

FONTE: Produo da aluna da 5 srie B do Colgio Estadual Rodrigues Alves, 2009.

Fig. 5

FONTE: Produo da aluna da 5 srie B do Colgio Estadual Rodrigues Alves, 2009.

18

Fig. 6

FONTE: Produo do aluno da 5 srie B do Colgio Estadual Rodrigues Alves, 2009.

Fig. 7

FONTE: Produo do aluno da 5 srie B do Colgio Estadual Rodrigues Alves, 2009.

19

Fig. 8

FONTE: Produo do aluno da 5 srie B do Colgio Estadual Rodrigues Alves, 2009.

20

Fig. 9

FONTE: Produo do aluno da 5 srie B do Colgio Estadual Rodrigues Alves, 2009.

Fig. 10

FONTE: Produo do aluno da 5 srie B do Colgio Estadual Rodrigues Alves, 2009.

You might also like