You are on page 1of 21

ARTIGO ARTICLE

47

A ATIVIDADE HUMANA, SIMULTANEAMENTE INTELECTUAL E VITAL: ESCLARECIMENTOS COMPLEMENTARES DE PIERRE PASTR E YVES SCHWARTZ
HUMAN ACTIVITY, BOTH INTELLECTUAL AND VITAL: COMPLEMENTARY APPROACHES OF PIERRE PASTR AND YVES SCHWARTZ

Louis Durrive1

Resumo Toda situao de trabalho se presta a uma dupla abordagem. o local onde se realiza uma tarefa, pensada anteriormente e provocadora de uma intensa atividade intelectual pelo trabalhador. Mas igualmente um momento nico da vida, com suas arbitragens. Nesse caso, a tarefa no mais vista como primeira, ela entra no debate de normas que caracteriza a atividade do trabalhador sob o ngulo vital, aquele das escolhas que um ser humano no cessa de fazer. Entendemos que essas duas perspectivas correspondem, respectivamente, de Pierre Pastr e de Yves Schwartz. Elas se completam e enriquecem a anlise: seu entrecruzamento confere, notadamente, um destaque indito questo das competncias. Palavras-chave experincia do trabalho; entrevista; competncia; saber-fazer; meio de trabalho; formao alternada.

Abstract There can be a dual approach to every work situation. It is the place where a task is done, one which has been planned previously and which leads the worker to an intense intellectual activity. But it is also a unique moment in life, with its arbitrations. In this case, the task is no longer seen as the first. In fact, it enters the realms of the debate of rules that characterize the worker's activity from the critical perspective, the one of the choices a human being never ceases making. We believe these two perspectives correspond to Pierre Pastr and Yves Schwartz's views, respectively. They complement and enrich the analysis: the intersection between them gives rise, notably, to an unprecedented emphasis on the issue of skills. Keywords work experience; interview; skills; knowhow; working environment; alternated training.

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

48

Louis Durrive

Toda atividade de trabalho sempre, em algum grau, de um lado, descritvel como um protocolo experimental e, de outro, experincia e encontro. Isto nos parece ser o incio de todo olhar ergolgico sobre ela (Schwartz, 2000b, p. 485). Uma situao produtiva pode ser abordada de duas perspectivas diferentes. Seguindo uma primeira abordagem, consideraremos a tarefa num primeiro plano. Ela definida anteriormente e o trabalhador convocado a coloc-la em prtica. Com os seus colegas, ele realizar o que preciso e desenvolver uma atividade intelectual buscando maneiras de ser eficaz. A segunda perspectiva consiste em visualizar essa situao antes de tudo como um momento de vida. Algumas pessoas esto l e se ocupam; a cena composta por uma sucesso de eventos. A tarefa em questo levada em conta, mas ela conduzida a partir de uma histria local, segundo as apostas e as urgncias de diferentes protagonistas. Insistindo sobre os encontros do momento presente, enfatizamos a atividade vital, a vida feita de escolhas. Nenhuma das duas perspectivas apresentadas aqui reduz o trabalho aplicao de um procedimento: trabalhar pensar, e tambm viver. Levantamos aqui a hiptese de que as abordagens de Pierre Pastr e de Yves Schwartz se complementam. As duas compartilham um ponto de vista antropolgico sobre o processo de conhecer. Entretanto, elas se distinguem na medida em que, em relao ao homem no trabalho, uma aborda a atividade sob o aspecto vital, e a outra privilegia seu aspecto intelectual. So duas vises complementares para melhor compreender a atividade humana, que no separa jamais a relao entre e a relao com2 bem como as competncias no trabalho, o que a nossos olhos a aposta na formao alternada.

Uma apresentao resumida da abordagem ergolgica

A concepo de homem no mundo o ponto de partida da reflexo do filsofo Yves Schwartz. Herdeiro de outro filsofo, Georges Canguilhem, ele raciocina a partir do meio de vida, entendido num sentido preciso. Como ser vivo, o homem no escapa da lei geral dos seres vivos. O meio prprio do homem o meio da sua percepo, ou seja, o campo da sua experincia pragmtica onde suas aes, orientadas e regradas pelos valores inerentes s tendncias, recortam objetos qualificados. O homem relaciona os objetos qualificados a outros objetos, e todos os objetos em relao a ele, de tal forma que o meio no qual se supe que ele v reagir se acha originalmente centrado nele (Canguilhem, 1992a). O meio de vida designa, no caso presente, no o ambiente natural ou as condies sociais que possamos analisar independentemente dos pontos de vista individuais, mas o mundo tal como cada um tende a reconstruir em torno de si, a fim de viver como ser singular. Entretanto, esta caracterstica

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastr e Yves Schwartz

49

do ser vivo no suficiente para dar conta da atividade especificamente humana. O que caracteriza o homem , na verdade, a capacidade de se mover dentro de um universo de normas. O termo norma, em latim, significa esquadro, aquilo que se pretende corrigir, ou retificar, algo que j est posto. A preciso importante, porque se a transgresso ocorre antes, como escrevia Canguilhem (1999), isto quer dizer que a norma vem aps a transgresso. Quando aes so realizadas, a norma vem, num segundo momento, fixar os limites do que lcito e do que interdito. Entretanto, a norma, ao contrrio, se apresenta como anterior, ela se posiciona no incio do agir. De onde vem esse paradoxo? Na realidade, a norma no tem autoridade de uma lei natural. De fato, ela vem depois, ela decorre de uma escolha, mas para ganhar fora e funcionar de maneira eficiente, ela necessita ser apreendida como inicial e permanente. Uma norma consequentemente a expresso daquilo que uma instncia avalia como devendo ser. Esta instncia pode ser exterior ao indivduo: so as normas exgenas, aquilo que exigimos de cada um, aquilo que procuramos lhe impor. Mas esta instncia pode ser tambm o prprio indivduo, porque cada um tende a definir suas prprias normas para agir, cada um tenta estar na origem das exigncias que o governam (normas endgenas). Ningum se conforma com a imposio do meio, como se fosse um contedo ajustado ao que apenas lhe cabe melhorar. O homem no se deixa totalmente comandar de fora, ele est, ao contrrio, numa relao polmica com o mundo das normas nas quais se encontra. Isto no significa que esteja sistematicamente em oposio ao meio, contra o que se espera dele, porque a sade significa vida em flexo, vida com capacidade prpria de ajustamento. em nome da sade precisamente que o indivduo no renuncia a viver sendo ele prprio o centro de referncia. Todo homem quer ser sujeito de suas normas (Canguilhem, 1947, p. 136). Assim, cada vez que ele convocado a agir, o ser humano confrontado com o que exigem dele e com o que ele exige de si mesmo. Ele entra num debate de normas (a palavra debate aqui utilizada no sentido de Canguilhem ao descrever a situao do ser vivo em geral): Entre o ser vivo e o seu meio, a relao se estabelece como um debate (...) onde o ser vivo aporta suas prprias normas de apreciao das situaes, onde ele domina o meio e se acomoda a ele (Canguilhem, 1992a, p. 147). O debate de normas no pode, entretanto, ficar muito tempo em suspenso. necessrio decidir, arbitrar em um dado momento. Com efeito, agir nos obriga a escolher: impossvel passar aos atos mantendo duas hipteses. necessrio adotar uma s maneira de fazer qualquer coisa e vem da o posicionamento singular de agir. Cada um tende a renormalizar, a fazer sua a norma que antecipa e ajusta seu agir, a fim de se manter mesmo que seja pouco na origem do uso de si, mesmo se conformando com a demanda que lhe posta.

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

50

Louis Durrive

A partir de Canguilhem, falaremos do exerccio da normatividade: o ser humano responde s solicitaes do seu meio o que os outros em geral lhe pedem para fazer obedecendo norma sem renunciar a investir nela subjetivamente. Da vem a distncia suscitada pela regra, mas que vai retornar a ela mesma: uma dinmica toma forma que faz quebrar as normas, renovando-as por mudanas sucessivas, por fora da inveno subjetiva.
Normativo se ope normal: normal tudo o que conforme uma norma preexistente, normativo tudo o que institui por si mesmo uma norma original, no identificada antecipadamente. Distinguimos de fato a norma como mdia estatstica, quer dizer como constante comum a um grupo de indivduos, ou a diversos estados sucessivos de uma existncia individual, e a norma como inovao dinmica, quer dizer como capacidade de ultrapassar todo constante preestabelecido, individual ou coletivo (Della Valle, 2007, p. 140).

Fazer algo permite simultaneamente construir a si mesmo. Nossas tomadas de posio no agir se encadeiam e nos produzem. Finalmente, na perspectiva de Canguilhem, a individualidade pode ser entendida como a maneira prpria de cada um se confrontar com as normas. O que precede mostra que a abordagem ergolgica se funda num ponto de vista antropolgico. Interrogar-se sobre a atividade suscita questes fundamentais: o que um homem no mundo e, mais radicalmente, o que viver? Com Alain Wisner (1995), a ergonomia de origem francesa colocou em evidncia no trabalho o que chamamos a distncia entre o prescrito e o real. uma primeira etapa para compreender a atividade como um debate de normas. Mas para ir mais alm, convm reconhecer duas coisas. Inicialmente, reconhecer que viver, irradiar (Canguilhem, 1992a, p. 147) ou, em outros termos, organizar o meio em funo de si como centro: centro de avaliao, de valorizao; centro de deciso concernente ao seu prprio agir. Em seguida, e isto uma especificidade dos seres humanos, reconhecer que viver se confrontar com um mundo de normas. O projeto de uma norma antecipar o agir, enquadr-lo: o que deve ser. Os elementos de uma dialtica entram em ao: eu ajo em funo de uma provocao ou mais diretamente de uma solicitao do meio, o que exprime a norma; mas ajo buscando obstinadamente ficar no centro da deciso de agir. Eu no sou um autmato, eu tenho a ambio de existir agindo, de conservar minha singularidade. Norma, renormalizao: uma precede a outra, imagem do p direito que ultrapassa o p esquerdo e reciprocamente. A norma pretende adiantar ou preceder o que se vai fazer, mas a renormalizao tambm uma forma de antecipao, pois ela vai alm do que est previsto, pensado antecipadamente pela norma. Compreende-se

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastr e Yves Schwartz

51

melhor de agora em diante a distncia entre o prescrito e o real como uma das manifestaes da dialtica que caracteriza a atividade humana. necessrio, no entanto, ser mais preciso porque a relao entre prescrito e real se inscreve na atividade de trabalho, embora at aqui tenhamos evocado mais amplamente a atividade humana incluindo a vida cotidiana. O homem, dissemos, est em dilogo permanente com seu meio: isto o provoca, o incita a tomar posio, a escapar neutralidade e indiferena a fim de viver com sade. Mas a presso do meio pode tornar-se mais forte: somos ento exigidos a fazer uso de ns mesmos, a participar ativamente a servio de uns pelos outros. Entramos ento na esfera do trabalho. Antes mesmo de se engajar no fazer, cada um deve se confrontar com normas de alguma maneira enrijecidas: as normas antecedentes (Schwartz, 2000b). Enrijecidas na medida em que elas so investidas por relaes sociais, por relaes de poder. Elas visam a enquadrar as atividades humanas e so produzidas pela histria dos grupos e das sociedades que buscam instituir a vida coletiva. As normas antecedentes tm duas caractersticas importantes (Schwartz e Durrive, 2009). A primeira, como seu nome indica, se refere ao fato de se posicionarem antes de comear o trabalho que elas tornam possvel. Isto significa que elas so duradouras no ambiente, enquanto as normas de vida cotidiana so mais difusas, includas, at mesmo, nos efeitos das normas antecedentes. Alm disso, elas se instalam como se estivessem naturalmente na origem da ordem, e isto que lhes d prestgio. Porque tal o problema da norma: encontrar fontes de autoridade. Na vida comum, na educao, por exemplo, a norma impe sua autoridade rejeitando outras formas do fazer. Quando ela se manifesta no mundo do trabalho, a norma se aproveita de relaes de subordinao para afirmar sua prioridade. Mas, o processo sempre o mesmo; a norma necessita de homens normativos (Canguilhem, 1999) para ser atualizada, entrar na histria justamente porque ela no equivalente a uma lei natural. A segunda caracterstica das normas antecedentes a de serem annimas. Em outras palavras, elas no levam em conta a singularidade de quem se prepara para agir. Indiferentes ao ator e sua histria, elas se apresentam como neutras mas no atemporais, pois reclamam anterioridade. As normas antecedentes contradizem de certa forma a atividade humana, ponto por ponto, e assim que elas a enquadram e a tornam possvel. De fato, a atividade sempre ancorada no presente: no se pode agir em vrios lugares ao mesmo tempo nem em vrios tempos. Por outro lado, a atividade reenvia foradamente a um algum preciso, uma pessoa determinada, um corpo-si singular (Schwartz, 2000b): impossvel agir por meio de outro, por procurao. A norma antecedente e annima vai, pelo trabalho,

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

52

Louis Durrive

se repetir, estando ao mesmo tempo atualizada e desneutralizada (investida por algum que pe fim ao anonimato). As normas antecedentes esto presentes antes do trabalhador, e ao mesmo tempo elas no existem seno a partir dele, graas sua atualizao. Sem um trabalhador concreto, nada acontece. A norma necessita de um homem normativo, capaz de renormalizao. Ao falar da histria humana, Yves Schwartz menciona a inveno da desaderncia (Schwartz e Durrive, 2009) para qualificar o extraordinrio salto qualitativo que corresponde emergncia do pensamento, da cultura, do mundo das normas. Uma inveno que capacidade enigmtica e prodigiosa de produzir um pensamento, que pode nomear, avaliar, agir sobre o presente, a partir de configuraes conceituais que antecipam in absentia. (Schwartz, 2009, p. 15). A desaderncia a distncia que o esprito humano capaz de tomar em relao ao que acontece, s circunstncias nas quais ele se acha ancorado em um dado momento. A desaderncia se manifesta antes de tudo pela linguagem. A linguagem a servio da atividade na vida comum, com as palavras que constroem outras formas de distncia relativa instantaneidade do ato, tal como o gesto industrioso e a tcnica. A linguagem disciplinada igualmente, que se coloca a servio do conhecimento, do universo de conceitos, da cincia. A desaderncia deu aos homens o poder de interveno no mundo, criando uma separao ntida das populaes animais. No entanto, a atividade humana fica enraizada no aqui e agora. Viver e trabalhar faz parte da experincia de viver, ir ao encontro do presente, que Yves Schwartz chama de aderncia. Quem decide fazer algo deve enfrentar as provocaes do momento presente. De acordo com a situao, o meio a viver ope resistncias ou oferece apoios. A atividade humana aparece, assim, como a gesto indefinidamente renovada e sempre problemtica de uma tenso entre o local e o atual, e entre os diversos graus de distncia, de antecipao. Em outras palavras, a atividade est em tenso entre o que est previsto pelos procedimentos, graas, de um lado, ao pensado em desaderncia e, de outro, infidelidade do meio (Canguilhem, 1999), s surpresas dos acontecimentos, ao desafio da aderncia (Schwartz, 2009). Poderamos considerar que desnecessrio falar de algo evidente, como o fato de o trabalho ser ancorado no tempo presente. Seria ignorar a tentao sempre forte de modelizar a situao de produo at pretender ter tudo previsto. Desloca-se abusivamente o prestgio do conceito do modo que ele se desenvolve legitimamente no estudo dos fenmenos naturais para a atividade humana e social uma tentao que cresce, atualmente, com o desenvolvimento das tecnologias da informao e da comunicao. Essa tendncia, segundo Yves Schwartz, vem mutilar a atividade:

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastr e Yves Schwartz

53

(...) pensar somente em desaderncia a vida social, o trabalho e utilizar assim o benefcio do prestgio de um saber cientfico de alguma maneira mecanizar a vida humana, consider-la como essencialmente analisvel no polo da antecipao, deixando o resto como residual; desconhecer o seu permanente enfrentamento aos desafios da aderncia, os quais sempre podem ser definidos como debates mais ou menos legtimos com as normas (Schwartz, 2009, p. 21).

O duplo conceito de aderncia/desaderncia caracteriza a abordagem ergolgica da atividade. Retomamos em filigrana a dialtica da vida e do conceito de Georges Canguilhem. Toda renormalizao um misto efetuado por um ser singular entre o pr-pensado, o pr-tratado pela desaderncia no campo conceitual, e pelo que o presente da vida humana obriga a pensar, a fazer. E se podemos falar de enigma a respeito da vida humana, em referncia a essa dialtica do conceito e da vida. Somente se apreciar realmente a fora do conceito, da desaderncia, da norma, tomando a medida do imperativo da aderncia na vida. Em outras palavras, na anlise de uma situao produtiva, no se pode deixar de lado o ponto de vista do trabalhador porque somente ele vive a tenso entre os dois polos, entre o que antecipa e o que no antecipa. A atividade, como dissemos, no se apreende a partir somente da desaderncia, por exemplo, somente pela organizao do trabalho, das tarefas, dos procedimentos. Alm disso, examinar como observador externo o momento presente do trabalho no suficiente: o ponto de vista de quem trabalha incontornvel. Esse imperativo merece ser aprofundado porque permite melhor se aproximar do contedo do debate de normas. Uma norma corresponde a uma maneira de fazer, ligada consequentemente a um saber. Diversas maneiras de coloc-la em prtica so possveis, e a renormalizao um compromisso efetuado por uma pessoa singular. Mas dizer isso insuficiente: viver no compor um programa de possibilidades, que poderamos repertoriar, e do qual teramos um dia o controle estatstico! Viver escolher, decidir entre muitas maneiras de se fazer certas coisas, em referncia a um mundo de valores. Isto porque a norma tem duas origens: os saberes e os valores. Uma norma uma maneira de fazer privilegiada, associada a um valor. Ela jamais neutra para aquele que age, mesmo se a desaderncia reivindica a neutralidade, a autonomia em relao ao viver que situado e datado. Dessa forma, o agir humano se inscreve num tringulo com os saberes e os valores: h o debate de normas e, como resultado, a renormalizao, na medida em que o que se conhece da situao a gerir (os saberes do mtier, da organizao) se entrecruza com o que se sabe especificamente a respeito dessa situao (os saberes investidos na atividade). Mas esse debate reiterado no confronto entre o que tem valor para

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

54

Louis Durrive

os outros e o que tem valor para uma determinada pessoa em um momento dado. A atividade uma tentativa permanente de colocar em sinergia todos os debates de normas que so solicitados ao agir. Essa sinergia cria alguma coisa como uma experincia.3 O trabalhador leva em conta consgnias, analisa uma situao, adota uma estratgia, segue um raciocnio. Seu trabalho se interpreta no campo dos conceitos como uma sequncia de atos pensados, o resultado de um esforo de conhecer. Entretanto, a dimenso conceitual do agir se articula necessariamente a uma dimenso axiolgica. O esforo de conhecer solidrio ao esforo de viver. Dito de outra forma, a desaderncia incapaz de levar em conta sozinha a atividade humana: esta atividade unida a uma vida em aderncia, ela est em relao com o mundo dos valores. A atividade intelectual , desse modo, uma atividade vital. Uma entrevista do tipo ergolgico sobre a atividade de trabalho d, assim, certa clareza sobre os debates de normas de uma pessoa engajada em situao de produo. Com ela, reconstituiremos o fio de suas arbitragens sucessivas. Em nenhum caso estas podem manifestar uma singularidade absoluta, existem estabilidades no agir individual: o sentido mesmo da produo de normas, quer elas sejam exgenas, endgenas, ou resultado de uma renormalizao. Ao mesmo tempo, essas arbitragens sucessivas vo evidenciar uma singularidade parcial, irredutvel e isto devido em grande medida atividade normativa da vida, s polarizaes em valores positivos e negativos. A atividade humana no trabalho no a simples aplicao de saberes j constitudos: no curso da atividade, outros saberes se produzem. Ora, esses saberes em aderncia so presos a um mundo de valores. Dar visibilidade aos saberes investidos na atividade supe considerar essas polarizaes: no desconectar no curso da anlise as duas desaderncias, dar tempo para a formalizao a fim de distingui-las respeitando as dramticas do uso de si.4 Porque existem duas desaderncias: a desaderncia conceitual, ilustrada pelas normas antecedentes; e a desaderncia axiolgica, que recobre o mundo de valores sem dimenso, aqueles que (como a desaderncia conceitual) nos precedem e nos ultrapassam porque no inventamos os valores, ns os retrabalhamos e os redefinimos na atividade. Cabe aqui uma observao importante. Chamando ateno para os fins prprios a cada um no seu agir individual, no consideramos que todos os pontos de vista so equivalentes. Cada um tem suas razes para agir, mas no tem necessariamente razo. Interpretar como relativismo a abordagem que liga os conceitos e os valores ser um grave contrassenso. Trata-se de compreender que o esforo de conhecer, procurando a objetividade, portanto, uma forma de verdade, no deve ocultar o esforo de viver de que solidrio o debate de normas num mundo de valores. Viver obriga a escolher,

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastr e Yves Schwartz

55

no sentido do indito: no o indito dos valores em si, porque ningum os criou, mas o indito da sua confrontao num ser singular inscrito num momento da histria. Cada vez que ignoramos o surgimento do indito em nome de uma vontade de racionalizar as escolhas humanas, corremos o risco de olhar o homem como um ser vivo simplificado (Canguilhem, 1947, p. 122). As hipteses da ergologia tais como expusemos at aqui conduzem Yves Schwartz a propor uma abordagem original de dilogo de saberes os saberes acadmicos e os que so produzidos pela atividade. Ele descreve estes ltimos da seguinte maneira:
So saberes em aderncia, em capilaridade com a gesto de todas as situaes de trabalho, elas mesmas consideradas nas trajetrias individuais e coletivas singulares, contrariamente aos saberes acadmicos, formais, que so desinvestidos, quer dizer, que podem ser definidos e religados com outros conceitos, independentemente das situaes particulares (Schwartz, 2004, p. 20).

Entretanto, so dois tipos de saberes que podem se fecundar mutuamente. Mas os saberes investidos no so uniformes: alguns esto disponveis para se colocar em palavras, apresentam continuidades aceitveis com os conceitos tais como so ensinados. Outros restam profundamente incorporados, provisria ou definitivamente inconscientes. Investidos mostra bem a dificuldade desse continuum da experincia entre o que, de certa maneira, no ser jamais inteiramente colocado em linguagem, e o que, na experincia dos protagonistas do trabalho, est j no protocolo (Schwartz, 2004, p. 20, grifo do autor). Ns transformamos continuamente o mundo pela atividade humana. Isto produz certo tipo de saber, de construes hbridas, mais ou menos em aderncia, portanto ligadas a valores reconcebidos localmente, e mais ou menos em desaderncia, quer dizer, prximos de uma elaborao conceitual. Yves Schwartz os diferencia dos conhecimentos linearmente organizados ou saberes constitudos como duas formas de recursos intelectuais distintos, mas comensurveis. Ele os situa em dois polos diferentes, o termo polo significando que encontramos aqui tendncias, no recortes ntidos. No se trata de caricaturar uma oposio entre planejadores, de um lado, e executores, de outro. As mesmas pessoas podem estar no primeiro polo, aquele dos saberes constitudos, porque elas so trabalhadoras, se posicionando no segundo polo, no ngulo de sua atividade. O dilogo desses dois polos no tem nada de evidente. O polo 1, apoiado no prestgio do conceito cientfico, pode se contentar construindo saberes sob a forma de modelizaes neutralizantes e continuar a ignorar o retrabalho desses saberes na atividade. O polo 2, considerado nas urgncias da ao, no tem necessariamente a disponibilidade para a formalizao, tanto

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

56

Louis Durrive

mais que a manuteno de certa opacidade de saberes no trabalho pode ser uma verdadeira aposta, de onde a abordagem ergolgica preconiza um terceiro polo, capaz de provocar a interfecundao dos saberes. Falaremos de um estado de esprito ou ainda de uma postura especfica a sustentar (via uma animao ou uma formao ad hoc): impossvel de fato haver o encontro entre os dois primeiros polos sem que haja uma espera mnima de cooperao, um tipo de desconforto que incite a ir para o outro polo. Duas condies possveis: a primeira de ordem epistemolgica porque uma questo de produo original de saberes, implicando a preocupao de ir procura de novos recursos; a segunda de ordem tica, porque uma escuta real passa pela autntica convico do indito na fala do outro, uma vontade de saber, um certo olhar sobre seu semelhante. No fundo, cada um deve estar disponvel para redesenhar sua parte de ignorncia sempre renovada, sem perder a ambio de saber (Schwartz, 2000a, p. 126). Modstia e aceitao do no saber parcial, de uma parte; rigor e exigncia de saber, de outra. O terceiro polo o provocador do encontro entre os polos 1 e 2, mas igualmente o beneficirio do trabalho cooperativo. Ele produz saberes novos, que so tambm, na perspectiva de uma conduta de mudana, verdadeiras reservas de alternativas, porque a atividade transborda novas ideias produzidas no debate de normas. Juntos, chegamos ao cerne da atividade humana aprendendo a desdobrar/ampliar o tringulo: agir valores saberes. Criamos ento um lugar central entre dois imperativos, o de pensar pelos conceitos e o de tratar as urgncias. Yves Schwartz designa o agenciamento assim constitudo de dispositivo dinmico a trs polos. A palavra dinmico faz referncia a tudo que pode ser gerado de tais matrizes, em particular, a visibilidade das renormalizaes; a tomada de conscincia provocada pela colocao em palavras; o exerccio formador que consiste em retorcer e retrabalhar conceitos; o retrabalho dos valores humanos, sociais, coletivos; a renovao dos saberes formais e disciplinares; a transformao dos meios de vida...

Complementaridades entre as duas abordagens: ergologia e didtica profissional

A polaridade aderncia/desaderncia permite situar a complementaridade de duas abordagens da atividade, a perspectiva ergolgica e a didtica profissional. Sem dvida necessrio, para compreender isso, retomar a relao entre conceito e vida. So dois termos seguidamente convocados na histria do pensamento, seja por serem opostos, seja, ao contrrio, por serem confundidos. A posio de Georges Canguilhem (1994) permite ir alm dessa anttese, distinguindo o conceito e a vida sem jamais separ-los.

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastr e Yves Schwartz

57

O conceito na verdade um instrumento a servio do conhecimento, ele se beneficia de uma exterioridade em relao vida. Sobre isso, Yves Schwartz (2009), como dissemos, evoca a inveno da desaderncia, um prodigioso salto qualitativo e decisivo na histria dos homens. Mas o conceito igualmente, na vida, um instrumento a servio da vida: ele prolonga o esforo do ser humano para dominar seu meio, organizando-o segundo seus valores de ser vivo. Conhecer uma modalidade de viver. Conceito e vida formam assim uma unidade dialtica. O conceito se distingue da vida, o que faz da perspectiva cientfica uma perspectiva original. Ao mesmo tempo, o conceito permanece ligado vida, ele no se desprende: de fato em relao a um problema de vida que o conhecimento faz sentido. No ato de conhecer, que recobre a perspectiva cientfica em todas suas variabilidades, o homem continua a afirmar valores vitais. Segundo Le Blanc (2002, p. 266), para Canguilhem, a identificao do conceito e da vida (perspectiva biolgica) deve ser admitida ao mesmo tempo que a atividade propriamente conceitual do conhecimento da vida. nessa mesma relao dialtica que preciso encontrar a dupla aderncia/desaderncia. A linguagem est em tenso entre os dois polos do viver humano: de um lado, o que antecipa graas desaderncia e, de outro, o que no antecipa, porque atado prpria vida, cheia de aderncia. A linguagem serve ao mesmo tempo ao esforo de conhecer, por exemplo, atravs da padronizao da atividade industriosa, e serve simultaneamente ao esforo de viver, acompanhando as renormalizaes nos atos de trabalho os mais microscpicos. Yves Schwartz fala da m desaderncia quando a linguagem , pelos jogos de relaes de poder, retirada dessa tenso original entre atividade intelectual e atividade vital. Por exemplo, seria um desvio abusivo da linguagem deixar crer que tal organizao, tal categorizao ou codificao faz leis como o faria uma lei natural: no seria uma escolha, seria natural. A usurpao aqui vem de confundir os registros de conceitualizao (no nvel epistemolgico), o das cincias da natureza, em que os objetos estudados no renormalizam, com o que prprio da atividade humana. Ao contrrio, uma boa desaderncia, quer dizer, um uso sadio dos conceitos, cada vez que se trata de pensar a atividade dos homens, consiste em verificar que a modelizao proposta, e que neutraliza os debates de normas por uma distncia dos valores estabelecidos localmente, se preocupa regularmente com as renormalizaes. Um dever, uma ascese ou ainda uma disciplina do esprito: Schwartz (2000a) forjou a dupla disciplina epistmica/disciplina ergolgica para descrever o movimento dialtico entre, de um lado, o que visa a encontrar uma arquitetura conceitual cada vez que se fala da atividade humana;5 de outro, o que busca se instruir o mais prximo do debate de normas. A nosso ver,

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

58

Louis Durrive

a complementaridade entre a dialtica profissional e a ergologia rene a dupla preocupao de compreender as regularidades incorporadas na atividade (excentrement:6 da vida para o conceito, antecipao das situaes e do meio pelo conceito) e de levar em conta as singularidades que fazem da atividade um momento da histria (recentrement: do conceito para a vida, busca do ser humano por ser o centro de novas normas de vida). A perspectiva ergolgica e a didtica profissional tm uma referncia em comum, a ergonomia da atividade. Para muitos pesquisadores, evidenciar a distncia persistente entre o trabalho prescrito e o trabalho real renovou profundamente, na segunda metade do sculo XX, questes fundamentais, tais como as relaes entre a linguagem, o pensamento e a ao, as condies de produo de um saber sobre o ser humano, a existncia mesmo de um objeto para as cincias humanas (Schwartz, 2005). De fato, o modelo taylorista-fordista de separao entre concepo e execuo reconduziu o fazer industrioso a uma aplicao mecnica de saberes tericos. A partir da, a separao rgida, comumente admitida, entre o que da ordem do conhe-cimento e o que da ordem da ao recolocada em debate. Quando Grard Vergnaud (1996, p. 291) escreve que preciso renunciar idia positivista de uma lngua que expressaria todos os objetos do universo, e de maneira unvoca, ele conclui: ns somos condenados aproximao. O conhecimento na sua forma predicativa s pode parcialmente pretender encontrar o conhecimento na sua forma operatria. A ao mobiliza mais saberes do que a teoria pode dar conta. Do lado do trabalho, isso significa que o operador no espera do prescrito uma exposio integral do que ele precisa fazer. Se o trabalhador no aplicar cegamente o prescrito, mas necessariamente pensar, se o controle total das variabilidades do meio pela organizao uma forma de antecipao que se apoia sobre a linguagem impossvel , significa dizer que no se pode prescindir da interveno humana, portanto da reflexo de quem trabalha. necessrio algum para satisfazer as insuficincias da antecipao, gerir os furos de normas, segundo a expresso de Yves Schwartz (Schwartz e Durrive, 2003). A abordagem inaugurada por Pierre Pastr entende o trabalho como uma atividade intelectual: a didtica profissional nasceu da preocupao de analisar a aprendizagem que se faz no exerccio da atividade profissional: aprende-se a faz-la, mas se aprende tambm fazendo. preciso operar uma anlise interna da atividade para perceber particularmente aquilo que ela comporta de conceitualizao (Pastr, 2006, p. 109). Pensar na ao uma necessidade. A situao de trabalho organizada antecipadamente pela prescrio, o modo operatrio pensado pelos outros e toda uma instrumentalizao acompanha o homem no trabalho. Para esse ltimo, so todos preciosos recursos. No entanto, importante o conhecimento inscrito na

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastr e Yves Schwartz

59

atividade do operador que vai orientar e guiar a ao at o seu resultado (Samuray e Pastr, 2004). Desse debate vem a insistncia sobre a noo de situao: em formao profissional, no so os saberes cientficos que vm em primeiro lugar, so os das situaes de trabalho, complexas e carregadas de variabilidade. a partir da situao na qual se encontra o operador que ele vai organizar sua ao e mobilizar eficazmente certo nmero de conhecimentos. Segundo Pierre Pastr (2006), a anlise da situao permitir encontrar os caminhos de seu controle, o que o objetivo de uma formao profissional. Uma situao de trabalho bem compreendida uma situao que se pode racionalizar, transpor, simular. A constatao da impossibilidade subjacente quele que realiza a ao inteligente no trabalho impossibilidade de pensar integralmente a situao antecipadamente uma herana da ergonomia. A originalidade da ergologia comea sem dvida a, em torno desse piv, que a reflexo localizada no fazer. Do ponto de vista da ergologia, pensar na ao no somente uma obrigao sada do meio, tambm um imperativo de sade. Encontramos aqui a dupla leitura: atividade intelectual e atividade vital. O esforo de conhecer tambm um esforo de viver. Quando um meio de trabalho pretende lhe impor integralmente suas prprias normas, o ser humano adoece ou se revolta: ele no pode se determinar a ser apenas uma engrenagem numa mquina. A consgnia estrita faa unicamente o que lhe digo ser para ele impossvel de viver, insuportvel, desconstruir toda a sua motivao e afetar dolorosamente sua sade. Uma reao forada uma reao patolgica, observou Canguilhem (1947, p. 125) queles que esperavam submeter a fora de trabalho somente lgica das organizaes industriais. As pessoas no esto diante de uma simples necessidade, mas diante de uma dupla necessidade de refletir ao agir isso um fato fundamental, caracterstico de nossa humanidade e gerador de histria. Uma necessidade refora a outra e essa interao acarreta inelutavelmente a modificao dos dados iniciais. Necessidade de pensar ao agir, sendo o ator da mudana (obrigao sada do meio); mas necessidade redobrada de pensar agindo, sendo autor da mudana (imperativo de sade: viver no centro da deciso de agir). O fenmeno de uma reproduo idntica continuamente impedida fenmeno motor de histria descrito por Yves Schwartz como uma dialtica, aquela do impossvel e no vivvel.
Para agir num mundo onde a antecipao total (a padronizao) impossvel, necessrio algum capaz de fazer uso de si para gerir o que no foi pensado antecipadamente. O ser humano em atividade no cessa de renormalizar, de arbitrar diante do furo de normas ou da inadaptao e da rigidez das normas antecedentes. Agindo isso, ele somente faz aumentar a variabilidade da situao inicial,

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

60

Louis Durrive

distanciando cada vez mais da perspectiva invivvel da padronizao. Ele produz assim a singularidade, a histria, via as renormalizaes (Schwartz e Durrive, 2009, p. 256).

Parece-nos que podemos avanar na hiptese seguinte: o projeto da didtica profissional explorar todas as dimenses conceituais da atividade de trabalho de um operador. A perspectiva ergolgica abarca esta preocupao a partir da constatao da impossibilidade de padronizao da situao produtiva, mas ela indica ainda outra dimenso do agir profissional, visualizando a hiptese da padronizao, dessa vez do lado do protagonista. a caracterstica potencialmente invivvel de uma total antecipao que leva o operador a tentar obstinadamente ficar no centro do que ele decide fazer. Isso implica reforar que a subjetividade no trabalho de que falamos no um componente como outros: na realidade a prpria atividade, indissoluvelmente atividade intelectual e atividade vital. Uma curta reflexo sobre o agir competente ou competncia permitir clarear este ltimo ponto. Para abordar o agir competente levando em conta os ensinamentos da anlise da atividade, Yves Schwartz prope uma analogia com os ingredientes. O mal-entendido seria imaginar uma coleo de elementos separados que comporia um agir individual tal como um patchwork. Oposto a tal representao fragmentada do agir individual, os ingredientes da competncia levam em considerao uma unidade que no exclui os heterogneos. Certamente existe um s agir, uma s instncia ou corpo-si, que se engaja no mundo para fazer algo, graas a diferentes aportes. O primeiro ingrediente nos remete ao epistmico: o relativo domnio que uma pessoa pode ter dos saberes do mtier ou da organizao, dados numricos, protocolos diversos etc. relacionados tarefa a cumprir. O segundo ingrediente corresponde preocupao ergolgica: o relativo domnio que essa mesma pessoa tem para enfrentar o meio no qual ela se encontra, submetida a incessantes transformaes, por uma parte no antecipveis, um meio inscrito numa histria local, com as heranas locais mais ou menos explcitas. O terceiro ingrediente da competncia crucial, porque se trata da relao entre os dois precedentes: a inteligncia da ao aqui e agora. Podemos afirmar que em nenhuma situao de trabalho o operador neutraliza esses trs ingredientes de base. Resolver um problema na situao, hic et nunc, a caracterstica do trabalho em geral. Pierre Pastr (2006, p. 120) escreve: no trabalho, os problemas so cada vez mais raros. Mas ele acrescenta: Ou cada vez mais significa dizer que fazemos de tudo para erradic-los: estabelecimento de procedimentos, formao, mudanas na organizao do trabalho. Entretanto, no conseguimos suprimi-los. Em outro momento, ele utiliza o termo problema como sinnimo de desfuncionamento. Mas podemos voltar ao significado mais antigo dessa palavra, que se

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastr e Yves Schwartz

61

aproxima dos usos que fazemos na matemtica: uma questo que pede uma resposta, uma soluo. O trabalho aparece, ento, como uma sequncia indefinida de problemas a resolver, no sentido dos ingredientes que acabamos de descrever. Jamais a situao local padronizada a ponto de no mais exigir algum nvel de reflexo do operador. Isto foi demonstrado pelos ergonomistas h muito tempo, a partir dos postos mais taylorizados da indstria (Schwartz e Durrive, 2003). A didtica profissional reflete sobre as situaes-problema de maneira a (re)ativar no aprendiz a dialtica agir e compreender, em que o modelo operativo e o modelo cognitivo se reforam mutuamente na atividade. Ela vai aprofundar o que acabamos de chamar ingrediente trs da competncia, uma forma de renormalizao, analisando a atividade do protagonista confrontada tenso entre constantes e variveis na situao encontrada, uma atividade que se organiza graas a esquemas, capazes ao mesmo tempo de antecipar, por esquemas de ao, as solicitaes do meio, e de reagir se ajustando s circunstncias. L, ainda, a perspectiva ergolgica encontra a didtica profissional que destaca a dimenso antropolgica da atividade humana: esta simultaneamente produtiva e construtiva. A atividade orientada para os outros, a servio dos outros, mas ao mesmo tempo voltada para a construo identitria.
O homem esse ser que sabe extrair algo de sua atividade e incluir na sua identidade, na medida em que esta perdura. Ora, em toda a atividade humana h sempre duas faces, uma atividade produtiva, que a transformao do real, e uma atividade construtiva, que a transformao de si graas sua prpria prtica. Atividade produtiva e atividade construtiva no so dissociveis: no h atividade que no comporte, mesmo que minimamente, uma parte de aprendizagem (Rabardel e Pastr, 2009, p. 232).

A ergologia vai, entretanto, alm da didtica profissional na anlise da dimenso antropolgica do agir. Ela descreve trs ingredientes suplementares da competncia, justamente buscando considerar a profunda unidade do agir humano, em referncia dupla atividade intelectual e vital. De imediato, convm insistir sobre a caracterstica recorrente desses novos ingredientes: eles no se justapem aos trs precedentes, mas retornam a eles permanentemente, investem sobre eles, definindo para alm a qualidade do agir individual (e mostrando mais uma vez que a subjetividade, no fundo, a atividade). O esforo de viver reencontra o esforo de conhecer, ele se potencializa a fim de lhe transmitir sua energia e multiplicar assim suas possibilidades. Inversamente, se o esforo de conhecer desconectado do esforo de viver e , nos parece, o caso de um aluno em situao de fracasso escolar, em que o drama ter perdido a ligao entre os dois , ento, os trs

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

62

Louis Durrive

primeiros ingredientes correm o risco de se degradarem, de se desvitalizarem, e a pessoa nesse caso diminui a capacidade de desenvolver competncias. Os ingredientes suplementares descritos por Yves Schwartz so os seguintes. O quarto ingrediente designa o debate ao qual no escapa quem vai agir, porque ele no um autmato. H necessariamente um ponto de vista sobre o uso dele mesmo que lhe convm, para colocar em debate com a solicitao de outro, em relao com os valores. Existir, sim ou no, mais ou menos, convergncia com o que importante no caso presente? A resposta seria: o grau de investimento no terceiro ingrediente, a qualidade das renormalizaes, pode variar consideravelmente. O quinto ingrediente est diretamente ligado ao grau de adeso derivado do ingrediente quatro. Trata-se de mobilizar o potencial da prpria pessoa, a parte de si mesmo que se coloca na realizao do procedimento annimo de incio e que envolve a qualidade do agir por inteiro. Por fim, h o sexto ingrediente, posto no fim da lista, mas em realidade representando a origem e o resultado de tudo o que operador realiza: a qualidade das interaes, as sinergias coletivas, a ligao com os outros essa ligao que d um sentido global ao agir individual. Para a didtica profissional e para a ergologia, a atividade humana uma fonte rica de saberes.7 Porque elas compartilham um ponto de vista antropolgico sobre o processo de conhecer, as duas abordagens reconhecem dois registros de conceitualizao, decorrentes de duas formas de conhecimento. Esses dois registros so como tecidos, imbricados a tal ponto que Vergnaud (1996, p. 276) escreve: a maior parte de nossos conhecimentos so competncias. Ns pensamos que isso tem a mesma natureza da atividade humana, que ao mesmo tempo intelectual e vital. A ao o agir um momento de renormalizao, desde que se considerem os debates de normas. Dito de outra forma, um momento de arbitragem da vida e simultaneamente de conceitualizao. Nesse processo complexo, nos parece que a didtica profissional visualiza a atividade mais do ngulo intelectual, enquanto a ergologia a concebe prioritariamente do seu ngulo vital. As duas abordagens se justificam e so, a nosso ver, complementares.

Uma perspectiva de traduo da complementaridade entre a didtica profissional e a ergologia: a formao alternada

Nos dispositivos de insero profissional, a experincia em empresa tem um papel em primeiro plano. Entretanto, sabemos que os estagirios e os aprendizes na fase inicial de formao tm muita dificuldade de gerir a alternncia entre a teoria e prtica. Desenvolvemos h vrios anos, com a criao dos dispositivos pblicos de insero-formao, entrevistas sobre a atividade de reflexo sobre a experincia vivida nas empresas.8 A metodologia se apoia no

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastr e Yves Schwartz

63

quadro terico da ergologia. Esse tipo de entrevista conforta a pessoa na tomada de conscincia do uso de si (Schwartz, 1992), revelando as condies em que os constrangimentos se tornam recursos. A singularidade da experincia aparece graas a uma aproximao com as arbitragens em situao e, simultaneamente, a uma tomada de distncia em relao s escolhas efetuadas. Evidenciar algumas conexes favorece novas significaes, como se a experincia vivida adquirisse um novo volume. O aprendiz ento reposicionado, passando pela anlise de sua prpria atividade: nessas condies a dimenso terica da sua formao pode lhe aparecer com outro olhar. Levantamos, no entanto, a hiptese de que falta intermediao entre a atividade de trabalho, assim revisitada, e o aporte terico de um ensinamento: a anlise da prtica segundo a didtica profissional. A ergologia permitiria reconhecer aquilo que diz respeito ao servio na situao de trabalho, e a tarefa especfica seria mais bem abordada e analisada pela didtica profissional de forma a compreender, ao mesmo tempo, o circuito curto de um modelo operativo e o circuito longo de um modelo cognitivo que o sustenta. Entretanto, percorremos at aqui s uma parte do caminho. Os dispositivos pblicos de formao profissional so compartimentalizados, as etapas de mobilizao e de qualificao esto confiadas a operadores diferentes. por isso que as entrevistas que comentamos aqui, realizadas na fase inicial no qualificante, dita de mobilizao , no so retomadas mais tarde no percurso, quando da preparao para o mtier. lamentvel porque se o mtier definido pelo controle das tarefas, percebe-se, porm, que o processo de qualificao pode comear bem antes que os conceitos sejam controlados. Mas isso supe reconhecer a atividade em face da tarefa. A vida no trabalho, desde que ela se torne reflexiva, uma poderosa alavanca de formao. Uma formao em alternncia se apoiando sobre duas abordagens precisa ainda ser construda. Entretanto, dispomos de exemplos promissores. O de Marc, um jovem operador em meio industrial,9 pode ser evocado mesmo no havendo espao aqui para explicar o caso em detalhes porque ele tem a vantagem de se situar num contexto de mquinas injetoras de plstico lquido em moldes. Nesse tipo de situao de trabalho, tendo servido s primeiras construes tericas da didtica profissional, pode-se fazer sem dificuldade a ligao entre uma entrevista explorando a vida no trabalho e investigaes mais aprofundadas que tratam da atividade intelectual do operador. Como no desenvolveremos outro exemplo, daremos alguns elementos metodolgicos sobre a entrevista de tipo ergolgico. Em que condies podemos formar a partir do trabalho? A experincia no automaticamente formadora. Para que haja ampliao, enriquecimento do que se sabe, necessrio para retomar uma frmula de Yves Schwartz distinguir a experincia do trabalho e o trabalho como experincia. Pensar o trabalho como experincia reconhecer que ele sempre gesto

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

64

Louis Durrive

do aspecto normas antecedentes e do aspecto encontro do encontro. (Schwartz, 2004). O primeiro aspecto corresponde a tudo que estrutura antecipadamente uma situao de trabalho e permite antecipar a maneira de fazer a tarefa a ser realizada. O segundo aspecto leva em conta o fato de uma situao ser singular porque ela feita de trajetrias que se entrecruzam: uma pessoa que tem uma histria encontra uma mquina que tem uma histria... O nosso interesse perceber melhor a singularidade da experincia individual, o que destaca, pelo contraste, os saberes gerais operando na situao de trabalho. Distinguir o especfico do geral nos parece ser uma etapa na tomada de conscincia do trabalho como experincia, como dilogo, ou ainda como dialtica entre os saberes formais e os saberes investidos na atividade. Nossas entrevistas apoiam-se sobre a distino entre tarefa e servio, seguindo uma metodologia baseada na temporalidade: balizamento do que precede a atividade, depois ancoragem no momento dessa atividade. O trabalho implica realizar uma tarefa: o registro das normas que a ergologia qualifica de antecedentes (na medida em que outras normas so produzidas na atividade). Mas isso no tudo: trata-se de realizar uma tarefa na configurao de um servio e esse ltimo est ainda mais submetido s variabilidades do que a prpria tarefa. A tarefa antecipa o servio a fazer, porque a situao de trabalho organizada para isso mas de qualquer forma o servio antecipar por sua vez a tarefa, na medida em que, mesmo em propores nfimas, o servio reconfigura a cada momento a tarefa de tal forma que ela padronizada (Schwartz e Durrive, 2009). Reconhecemos a o que Yves Schwartz chama de dupla antecipao que caracteriza a relao entre a experincia e os saberes formais. Um retorno experincia segundo a ergologia facilita, para a pessoa implicada, a tomada de conscincia de seu papel singular no fazer, ampliando a percepo do que ela deve gerir de especfico na situao para colocar em prtica a tarefa que ela se define no geral. A experincia do trabalho real, densa e complexa, esclarece-se para ela progressivamente. Novas significaes vo surgindo a partir dessas relaes que se estabelecem.

Concluso

Nas situaes de formao alternada, pode-se pensar que a experincia, estando mais bem controlada graas atividade colocada em palavras segundo a ergologia, poderia agora ser articulada com os ensinamentos correspondentes. Levantamos, entretanto, a hiptese de que, entre a atividade entendida como um debate de normas ligado a um mundo de valores (Schwartz e Durrive, 2009) e o curso terico, falta uma mediao, a da prtica, analisada pela didtica profissional.

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastr e Yves Schwartz

65

A oposio epistmico/ergolgico permite conceber a experincia a da pessoa que trabalha como uma dupla antecipao, no sentido dado anteriormente: o esforo de conhecimento tende para o epistmico quando ele visa generalizao, neutralizao do local para identificar os saberes, regras e organizao operantes. Inversamente, o esforo de conhecimento tende para o ergolgico quando ele procura desneutralizar, se aproximar dos debates de normas, das microarbitragens em situao. Alm disso, a oposio epistmico/pragmtico permite entender a experincia como uma modalidade de articulao entre o cognitivo e o operativo. Ao focalizar um problema presente na situao de trabalho, transformamos esse problema em uma situao de aprendizagem intencional. No registro pragmtico de conceitualizao, levamos a pessoa a saber como agir e, no registro epistmico de conceitualizao, levamos a se apropriar do saber que lhe permitir tratar seu problema. Em decorrncia da entrevista sobre a atividade segundo a abordagem ergolgica, as circunstncias que conduziram a pessoa a fazer certo nmero de arbitragens em situao de trabalho so um pouco mais bem conhecidas. A dimenso de servio inerente situao dada mais bem controlada, o que possvel aps focalizar sobre a tarefa e sua aprendizagem contextualizada, segundo a didtica profissional. Passamos de um meio de vida no trabalho, no sentido de Georges Canguilhem, a um meio suporte de aprendizagem, no sentido de Pierre Pastr (2006), articulando a aprendizagem de uma atividade em situao e a aprendizagem de um saber.

Notas

1 Professor associado do Laboratrio Interuniversitrio de Cincias, da Educao e da Comunicao (Lisec), da Faculdade de Cincias da Educao de Estrasburgo, Frana. Doutor em Cincias da Educao pela Universidade de Estrasburgo. <louis.durrive@unistra.fr> Correspondncia: Laboratoire Interuniversitaire des Sciences de lEducation et de la Communication, 7 rue de lUniversit, 67000, Strasbourg, France. 2 Pensar, viver no sentido. O sentido no da relao entre (), na relao com (Canguilhem, 1992b, p. 27). 3 Yves

Schwartz em entrevista com o autor (dezembro de 2007).

4 Dramtica de uso de si: originalmente, um drama individual e coletivo ocorre quando eventos surgem, rompendo o ritmo de sequncias habituais, antecipveis, da vida. De onde vem a necessidade de reagir, no sentido de gerir esses eventos, fazer uso de si. Ao mesmo tempo, isso produz novos eventos, que transformam a relao com o meio e com as

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

66

Louis Durrive

pessoas. A situao ento matriz de variabilidade, matriz de histria, porque ela engendra algum diferente, por causa das escolhas a fazer (microescolhas) para gerir os eventos. Ento a atividade aparece como uma tenso, uma dramtica (Schwartz e Durrive, 2009).
5 Para ser mais preciso, a disciplina epistmica, segundo Schwartz, demanda que distingamos os nveis de conceitualizao (epistemicidade): essa disciplina visa a encontrar ou produzir uma arquitetura conceitual, seja no campo epistmico (onde os objetos no tm debate de normas), seja no campo ergolgico (onde h o debate de normas). 6 Excentrement e recentrement so conceitos utilizados por Yves Schwartz para falar da complexidade do processo de renormalizao do ser humano em relao ao seu meio de vida. 7 Destacamos aqui duas opes terminolgicas. No vocabulrio ergolgico, um saber ligado s renormalizaes: mais ou menos em aderncia, portanto, singular, mais ou menos prximo da conceitualizao, diferente do conhecimento, que corresponde s construes intelectuais elaboradas em desaderncia. Ao contrrio, Pastr parece preferir uma definio de saber como o que constitudo e validado fora da atividade, enquanto o conhecimento para ele inscrito nessa atividade, a fim de orient-la e gui-la. 8 Ver

um exemplo de entrevista em Durrive (1999). desenvolvido na nossa tese (Durrive, 2006, p. 161-172).

9 Exemplo

* Este artigo foi traduzido, do original francs, por Magda Duarte dos Anjos Scherer, professora do Departamento de Sade Coletiva da Universidade de Braslia.

Referncias

CANGUILHEM, Georges. Milieu et normes de lhomme au travail. Cahiers Internationaux de Sociologie, Paris, v. 3, p. 120-136, 1947. DELLA VALLE, Fulvio. La connaissance de la vie [1965]. Paris: Vrin, 1992a. ______. Le cerveau et la pense. In: COLLEGE INTERNATIONAL DE PHILOSOPHIE (Dir.). Georges Canguilhem philosophe, historien des sciences. Paris: Albin Michel, 1992b. p. 11-33. ______. Etudes dhistoire et de philosophie des sciences [1968]. Paris: Vrin, 1994. ______. Le normal et le pathologique [1966]. Paris: PUF, 1999.

______.Normatif. In: ZARA-DER, Jean Pierre (Dir.). Dictionnaire de phi-losophie. Paris: Ellipses ditions, 2007. DURRIVE, Louis. Une action de formation en milieu carcral. In: J. DOLZ, Joaquim; OLLAGNIER, Edme (Dir.). Lnigme de la comptence en ducation. Bruxelles: De Boeck Universit, 1999. p. 169-182. ______. Lexprience des normes: formation, ducation et activit humaine. Lille: ANRT, 2006. LE BLANC, Guillaume. La vie humaine: anthropologie et biologie chez Georges Canguilhem. Paris: PUF, 2002.

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastr e Yves Schwartz

67

PASTR, Pierre. La conceptualisation dans laction: bilan et nouvelles perspectives. Education Permanente, Paris, n. 139, p. 1336, 1999. ______. Apprendre faire. In: BOURGEOIS, Etienne; CHAPELLE, Gatane (Dir.). Apprendre et faire apprendre. Paris: PUF, 2006. p. 109-121. RABARDEL, Pierre; PASTR, Pierre. (Dir.). Modles du sujet pour la conception: dialectiques activits dveloppement. Toulouse: Octars ditions, 2009. SAMURAY, Renan; PASTR, Pierre. (Dir.). Recherches en didactique professionnelle. Toulouse: Octars ditions, 2004. SCHWARTZ, Yves. Travail et philosophie: convocations mutuelles. Toulouse: Octars ditions, 1992. ______. Discipline pistmique, discipline ergologique: paideia et politeia. In: MAGGI, Bruno (Dir.). Manires de penser, manires dagir en ducation et en formation. Paris: PUF, 2000a. p. 126-149. ______. Le paradigme ergologique ou un mtier de philosophe. Toulouse: Octars ditions, 2000b.

______. Lexprience est-elle formatrice? Education Permanente, Paris, n. 158, p. 1123, 2004. ______. Lactivit. Laboreal, Porto, v. 1, n. 1, p. 63-64, 2005. Disponvel em: <http://laboreal.up.pt/media/artigos/40/10 Yves PT.pdf>. ______. Produire des savoirs entre adhrence et dsadhrence. In: BGUIN, Pascal; CERF, Marianne (Dir.). Dynamique des savoirs, dynamique des changements. Toulouse: Octars ditions, 2009. p. 15-28. SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis. (Dir.). Travail et ergologie: entretiens sur lactivit humaine. Toulouse: Octars ditions, 2003. ______. ______. (Dir). Lactivit en dialogues suivi de manifeste pour un ergo-engagement. Toulouse: Octars ditions, 2009. VERGNAUD, Grard. Au fond de laction, la conceptualisation. In: BARBIER, JeanMarie (Dir.). Savoirs thoriques et savoirs daction. Paris: PUF, 1996. p. 275-292. WISNER, Alain. Rflexions sur lergonomie: 1962-1995. Toulouse: Octars ditions, 1995.

Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 9, supl.1, p. 47-67, 2011

You might also like