You are on page 1of 3

Prometeu desacorrentado Revoluo Industrial Formao do Estado moderno: Na poca, surge a idia de soberania dos Estados e os pases Europeus

s viviam uma poca de colonizao, a Inglaterra se alimentava de suas colnias que favorecia o seu desenvolvimento no emprego de recursos na indstria. Fatores que proporcionaram a Revoluo Industrial inglesa: * Mo de obra: O xodo rural junto com o crescimento populacional proporcionou o emprego de Mao de obra nas indstrias * Matria-prima: O rico solo em carvo favoreceu o emprego destes recursos * Mercado consumidor: Grande nmero de pases que comercializavam com a Inglaterra * Criatividade/capacidade de inovar: A necessidade de alimentar um mercado consumidor grande em potencial e a necessidade de novos produtos cria a necessidade de novas maneiras de produzir produtos. * O poder de compra e o padro de vida na Inglaterra eram maiores que em qualquer outro pas da Europa. * Liberdade comercial: Concorrncia livre de vendedores O aperfeioamento nas formas de produzir gera maior produtividade e assim temos um aumento na renda per capita. A inovao do emprego das mquinas junto mo de obra humana caracteriza uma industrializao da Inglaterra e esse aperfeioamento. Governos motivados (incentivo) e a burguesia tinham interesses em desenvolver e industrializar o pas para trazer crescimento. 1/3 do algodo produzido na Inglaterra era para exportao, o que criava a necessidade de criar meios de produo mais eficientes. Desenvolvimento * Criao e fortalecimento de uma potente marinha mercante e instituies financeiras * Nascem conflitos entre empregados e empregadores. Os empregados viam uma chance de faturar mais roubando alguns produtos para si. * A maior oferta de capital proporcionou baixas taxas de juros no decorrer de todo sculo XVI: Modelo italiano de financiamento sistema de crdito mais avanado do mundo * Com a criao das mquinas houve um aumento da produo de vestimentas, o que proporcionou o aumento da oferta (que era muito baixa) para a populao Mquina a vapor * Acrescentava certa vantagem na locomoo de produtos, que superava a fora dos homens e animais, facilitando muito a locomoo e escoamento de produtos em um nmero elevado. * O carvo foi necessrio, mas no imprescindvel para o crescimento da indstria, ao passo que outras foras poderiam ser empregadas como a hidrulica ou a elica.

Padronizao da produo * Com o passar do tempo artifcios de produo mais modernos e automticos foram sendo implementadas. Apesar da resistncia dos artesos em manusear mquinas e permanecer com a produo manual, a facilidade do manuseio facilitou essa implantao. Existia uma idia de padronizar a produo ao passo que facilitava e desenvolvia a produo. Veio da idia da cunhagem que j era utilizado bem antes da poca industrial, e assim, o uso de padres de produo foi considerado. Resultados * Revoluo no o emprego de mquinas, mas sim a mudana na organizao de meios de produo. Dessa maneira, a sociedade se redistribuiu (social, poltica e economicamente). A difuso da Revoluo Industrial Inglesa na Europa Ocidental * A Revoluo Industrial foi propcia na Europa e no nos outros lugares do mundo devido uma organizao poltica j existente na Europa e inexistente em outras partes do mundo. * Foi mais lenta em outros pases de vido a escassez de matria prima, dificuldade na mobilidade e fragmentao poltica e territorial. Ainda, Escassez de fundo de emprstimos. * O elevado nmero de pessoas fora de casa causou uma exploso de bbados (homesickness). * Investimento da Alemanha e Frana em escolas tcnicas para treinar profissionais * O avano nos meios de transporte favoreceu toda a Europa * A Frana tinha difcil acesso a produtos Ingleses devido ao Bloqueio Continental, e muitos desses eram os mais baratos de se importar do mundo. Com isso alguns pases tinham vantagem comparativa muito maior que a Frana na manufatura d produtos. * O consumo interno nos outros pases da Europa era muito pequeno comparativamente Inglaterra, devido ao pequeno mercado consumidor (fim da escravido e servido precoce na Inglaterra), criando a necessidade desses pases exportarem. * Barreiras comerciais foram desaparecendo com a necessidade de se alimentar um sistema que demandava produtos. A malha viria no s proporciona a locomoo de pessoas, mas facilita tambm o acirramento da competitividade devido facilidade da chegada de produtos de todo o mundo. * Desenvolvimento do mundo financeiro: Surgimento do banco de investimento que financiava as empresas.

Perodo de deflao * Desde os meados do sculo XVIII temos um perodo de superproduo e excesso de oferta. O perodo da primeira guerra mundial favoreceu um equilbrio do mercado ao passo que a

produo era focada na indstria blica, o que depois provoca uma inflao devido relativa falta de produtos. * Com a Primeira Guerra Mundial as moedas perdem o valor e os preos aumentam: Toda guerra torna a economia inflacionria. Com a fragilidade dos pases no perodo da guerra e ps guerra houve uma incapacidade de crescimento da economia.

Crise de 1929 * A interveno do Estado na economia uma maneira de responder as crises e um Estado no deve se dar ao luxo de no intervir na economia; intervenes poltico-econmicas. * Hitler interveio na economia da Alemanha constantemente, sendo na sua maioria direta ou indiretamente ligada no setor militar.

You might also like