You are on page 1of 40

Curso de Ps-Graduao Terapia Cognitivo-Comportamental

Violncia domstica contra as Mulheres e seus efeitos emocionais.

Manaus
Agosto 2008

Curso de Ps-Graduao Terapia Cognitivo-Comportamental

Violncia domstica contra as Mulheres e seus efeitos emocionais.


Monografia apresentada Coordenao do Curso de Ps-Graduao em Terapia Cognitiva Comportamental do Instituto de Ensino Superior da Amaznia da Faculdade Martha Falco, como requisito necessrio obteno do ttulo de Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental.

Autoria: Mariclia Teixeira da Costa Slvia Mendona dos Santos e Santos

Orientador: Dr. Thom Elizirio Tavares Filho

Manaus 2008

SUMRIO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Assuntos Dedicatria Agradecimentos Sumrio Resumo Introduo Concepo de Violncia A Violncia de Gnero: Violncia contra a Mulher Violncia domstica: A Famlia em Crise. Violncia domstica contra as mulheres e seus efeitos emocionais. Razes que levam as mulheres vitimas de violncia domstica a permanecerem no mesmo relacionamento. A Violncia domstica em Manaus. Programas de controle da violncia contra a mulher no Brasil e em Manaus. Consideraes Finais. Referncias.

Pginas 03 04 05 06 07 09 12 18 22 27 31 35 37 39

RESUMO
O objetivo geral desta Monografia foi de se discutir acerca dos efeitos emocionais provocados pela violncia domstica nas mulheres. Objetiva-se ainda de forma especfica realizar um estudo sobre a violncia de gnero e domstica; identificar os efeitos emocionais relacionados violncia domstica e verificar, luz da literatura quais os aspectos psicolgicos e sociais e quais as razes que levam as mulheres vtimas de violncia domstica a permanecerem no mesmo relacionamento. No que se refere aos procedimentos metodolgicos, quanto aos fins este artigo classifica-se como uma pesquisa descritiva, onde buscou-se descrever os efeitos emocionais provocados pela violncia domstica nas mulheres. Quanto aos meios classifica-se como uma pesquisa bibliogrfica, que partiu do mtodo de abordagem dedutivo, buscando atravs da reviso da literatura sobre o tema, a compreenso dos efeitos emocionais relacionados violncia domstica. Com a realizao do trabalho detectou-se que a violncia domstica produz conseqncias para a sade mental das mulheres evidenciadas por meio do estresse, das depresso, das ansiedades e at desordens de personalidade. Neste artigo, as autoras buscaram ampliar e consolidar seus conhecimentos acerca do tema abordado. Palavras-chave: Violncia domstica. Mulheres. Efeitos emocionais.

1. INTRODUO

A violncia domstica constitui-se no objeto de estudo deste artigo que discorre sobre o tema por meio de uma abordagem bibliogrfica, destacando os efeitos emocionais provocados pela violncia domstica nas mulheres.

Na dimnica familiar, muitas vezes ocorre a violncia, um problema universal silencioso e dissimulado, que atinge milhares de pessoas de ambos os sexos e no costuma obedecer nenhuma classe social, econmica, religiosa ou cultural. Neste contexto, inclui-se a violncia domstica contra as mulheres, onde os agressores, geralmente so os maridos e companheiros, que possuem livre acesso s vtimas, sabem de toda a sua atividade diria e o mais importante, sabem de suas vulnerabilidades.

A violncia contra a mulher a submisso adquirida pelo aprendizado, na famlia, na sociedade e s vezes, at na escola. O comportamento violento estruturado sobre vrios enfoques sendo um deles um conceito multidimensional da agresso.

Entretanto, tomando-se como base a experincia pessoal de uma das autoras que trabalha na rea de segurana pblica, percebe-se que os principais fatores que contribui para a violncia contra a mulher tm razes sociais, culturais e psicolgicas como: a m distribuio de renda, a falta de ateno, sade, educao, desemprego, consumo de drogas e a desestruturao familiar. Grande parte das mulheres vtimas de violncia domstica, permanecem no relacionamento, por no possuir uma independncia financeira.

No que se refere justificativa para o desenvolvimento do presente artigo intitulado A violncia domstica contra as mulheres e seus efeitos emocionais decorrente de motivao pessoal das autoras e experincia profissional de atendimento de mulheres envolvidas neste quadro. Diante deste contexto, importante para os profissionais de psicologia que lidam com este tipo de violncia compreender a natureza do problema para conseguir desenvolver intervenes eficazes.

Alm disso, de fundamental importncia para o indivduo uma boa estrutura familiar, pois quando no ocorre acaba de certa forma acarretando diversos problemas de nveis sociais, que so apresentados nos relacionamentos conjugais, entre pais e filhos, parentes e amigos.

No caso especfico dos relacionamentos conjugais, a condio de violncia de gnero em que vive a sociedade brasileira se expressa em geral sob as mais variadas formas e, como no poderia deixar de ser, arrasta-se em dimenso da violncia domstica e do espancamento. Logo, necessria e importante a compreenso das relaes dos casais no contexto familiar, fornecendo assim informaes para melhorar a prtica do bom relacionamento, evitando-se desta forma ou pelo menos minimizando o problema da violncia domstica contra as mulheres.

O problema que deu origem ao trabalho est delimitado na seguinte questo: Quais os efeitos emocionais provocados pela violncia domstica nas mulheres?

A hiptese que norteou a pesquisa partiu da premissa de que a violncia domstica produz conseqncias para a sade mental, detectadas na forma de estresse ps traumtico, depresso, ansiedades, disfunes sexuais, distrbios alimentares, desordens de personalidade e expresses de carter obsessivo compulsivo.

Como objetivo geral deste artigo, pretendeu-se discutir acerca dos efeitos emocionais provocados pela violncia domstica nas mulheres. Objetiva-se ainda de forma especfica realizar um estudo sobre a violncia de gnero e domstica; identificar os efeitos emocionais relacionados violncia domstica e verificar, luz da literatura quais os aspectos psicolgicos e sociais e quais as razes que levam as mulheres vtimas de violncia domstica a permanecerem no mesmo relacionamento.

No que se refere metodologia, quanto aos fins este artigo classifica-se como uma pesquisa descritiva, onde buscou-se descrever os efeitos emocionais provocados pela violncia domstica nas mulheres. Quanto aos meios classifica-se como uma pesquisa

bibliogrfica, que partiu do mtodo de abordagem dedutivo, buscando atravs da reviso da

literatura sobre o tema, a compreenso dos efeitos emocionais relacionados violncia domstica. Tomando-se como base os objetivos propostos, o artigo foi dividido em cinco sees principais como a seguir delineadas: Na primeira seo caracteriza-se a violncia em geral, bem como suas dimenses estruturais e culturais. A segunda seo contempla a violncia de gnero. Em seguida a terceira seo teve por escopo caracterizar a violncia domstica. Na quarta seo se abordaram os efeitos emocionais da violncia nas mulheres vtimas de violncia domstica. Na ltima e quinta seo, tomando-se como base pesquisas realizadas sobre a violncia domstica em Manaus, como a obra A representao social da mulher no contexto da violncia conjugal na cidade de Manaus de Ramos (2003), ir se traar um panorama da violncia domstica em Manaus.

Antes de se adentrar na questo da violncia domstica contra a mulher e no convvio conjugal, faz-se necessrio caracterizar a violncia em geral e suas dimenses estruturais e culturais.

2. CONCEPO DE VIOLNCIA

Segundo a Organizao Mundial da Sade OMS (2002), as violncias so caracterizadas pelo uso intencional da fora fsica ou do poder, real ou em ameaa, contra si prprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou comunidade que possa resultar ou tenha alta probabilidade de resultar em morte, leso, dano psicolgico, problemas de desenvolvimento ou privao.

Ramos (2003) evoca um conceito da raiz etimolgica do termo violncia correspondente aos verbos violentar, violar, forar, o que implicaria em uso de fora para produzir dano. Assim a violncia poderia ser vista de qualquer perspectiva psicolgica, poltica, econmica, social, sexual, dentre outras.

Segundo a OMS (2002), a violncia pode ser classificada em trs categorias: a) violncia dirigida contra si mesmo (auto-infligida); b) violncia interpessoal que so classificadas em dois mbitos: violncia intrafamiliar ou domstica, ou seja, entre parceiros ntimos ou membros da famlia, e violncia

10

comunitria, que aquela ocorre no ambiente social em geral, entre conhecidos e desconhecidos; e c) violncia coletiva que englobam atos violentos que acontecem nos mbitos macrosociais, polticos e econmicos, caracterizados pela dominao de grupos e do estado.

J quanto natureza, os atos violentos podem ser classificados como abuso fsico, psicolgico, sexual e envolvendo abandono, negligncia e privao de cuidados (CONASS, 2007).

O tema violncia tornou-se, nas ltimas dcadas, um vasto campo de estudo de diversas disciplinas, sendo localizado sobre diferentes vertentes analticas. O conceito de violncia, que define violncia no como violao ou transgresso de normas, regras e leis, mas sob dois outros ngulos.

Em primeiro lugar, como converso de uma diferena e de uma assimetria numa relao hierrquica de desigualdade, com fins de dominao, de explorao e opresso. Em segundo lugar, como a ao que trataria um ser humano no como sujeito, mas como coisa. Esta se caracteriza pela inrcia, pela passividade e pelo silncio de modo que, quando a atividade e a fala de outrem so impedidas ou anuladas, h violncia (CHAU, 1985, p. 23-26).

Na viso de Chau (1985), a violncia uma relao de foras caracterizada em um plo pela dominao e no outro pela coisificao. O pressuposto dessa definio a idia de liberdade, que pode ser entendida no como escolha voluntria, opo, mas a capacidade de autodeterminao para pensar, querer, sentir e agir.

Nessa percepo, ser sujeito construir com autonomia uma relao com determinantes do que somos e o que fazemos, de forma a ter uma capacidade aumentada ou diminuda, de maneira submetida ou no a fora e a violncia ou sejamos agentes dela.

Nesse sentido, se a liberdade tomada como uma capacidade e um direito fundamental do ser humano, pode-se dizer que a violncia uma violao do direito de liberdade, do direito de ser sujeito constituinte da prpria histria. Dentro do contexto da violncia, surge a indagao sobre a violncia contra a mulher, objeto de estudo deste artigo.

As aes caracterizadas como manifestaes de violncia abarcam freqentemente uma gama grande de comportamentos. No entanto, conforme Lucinda, Nascimento e Candau

11

(2001), em geral, identifica-se violncia com criminalidade e/ou agresso fsica. tambm comum uma abordagem to abrangente da violncia, que o espectro de comportamentos percebidos como violentos se amplia significativamente. Desta forma, diluem-se as fronteiras que permitiriam distinguir uma situao de violncia de outra, no includa na mesma categorizao, apesar de se reconhecer a existncia de elementos comuns entre ambas.

Neste sentido, a marca constitutiva da violncia seria a tendncia destruio do outro, ao desrespeito e negao do outro, podendo a ao situar-se no plano fsico, psicolgico ou tico. No mbito da sociedade brasileira como um todo, tm sido cada vez mais preocupantes os nveis de complexificao e banalizao da violncia.

Na concepo de Arnoud e Damascena (1996), a violncia multicausal e plural. A compreenso deste fenmeno depende tanto da percepo de fatores estruturais, como a crise econmica, a misria e o empobrecimento, quanto do complexo de mediaes materiais e culturais que envolvem a violncia, expressando-se atravs da quebra dos laos de solidariedade na sociedade e da crise das relaes sociais tradicionais.

Em seguida para um melhor entendimento sobre o assunto se discorrer sobre as dimenses estruturais e culturais da violncia.

Uma das vertentes mais trabalhadas nos estudos sobre violncia , sem dvida, a sua relao com a desigualdade social. No entanto, para Velho (1996), no se pode afirmar que a pobreza constitua o nico fator explicativo da violncia na sociedade brasileira. A pobreza isoladamente no explica a perda de referenciais ticos que sustentem as interaes entre grupos e indivduos.

Tomando-se como base o pensamento supra referenciado pode-se deduzir que a questo da violncia tambm um problema da cultura poltica do pas, afinal a violncia no Brasil , antes de tudo, o problema do modo pelo qual a sociedade estabelece culturalmente as relaes de poder.

nesta linha, tambm, que se situa a reflexo de Arnoud e Damascena (1996), ao argumentarem que o poder a capacidade de agir em conjunto e a violncia comea onde o consenso (e o poder) terminam. A violncia, em sntese, expresso da impotncia.

12

Para Velho (1996), uma das variveis fundamentais para compreender a crescente violncia da sociedade brasileira o fato de ser acompanhada por um esvaziamento de contedos culturais, particularmente os ticos, no sistema de relaes sociais. O cenrio privilegiado de tudo isto constitudo, sem dvida, pelas grandes cidades, espao onde os contrastes dos modos de vida atuam como potencializadores da iniqidade social.

No entanto, convm sempre ter presente a articulao entre as dimenses estrutural e cultural da violncia. Existe mtua implicao, e elas no podem ser dissociadas. Configurase, assim, uma trama complexa e dramtica da problemtica da violncia na sociedade brasileira hoje, dentro da qual se situam as questes especficas relativas s manifestaes da violncia domstica contra as mulheres.

3. A VIOLNCIA DE GNERO: VIOLNCIA CONTRA A MULHER

Schraiber et al. (2005) colocam a questo da violncia de gnero como uma questo invisvel, pois h muitas situaes de violncia no dia-a-dia das mulheres e a freqncia com que essas situaes ocorrem muito alta, a ponto de tornar-se algo comum, corriqueiro. Por ser uma questo de gnero, que tem por base a submisso feminina, infelizmente, essas situaes de violncia no so valorizadas como problemas sociais ou de sade. No mximo, seriam problemas individuais, de cada mulher. Em decorrncia desta viso, os familiares, vizinhos, colegas, a comunidade, os profissionais de sade ou de outros servios de assistncia, e at as prprias mulheres vtimas de violncia, no reconhecem a situao como uma transgresso de direitos e um contexto instaurador de danos sade. Diante deste contexto, como bem esclarecem Schraiber et al. (2005), a violncia contra a mulher foi to banalizada que muitas vezes, chega a no ser considerada violncia no sentido de transgresso de direitos e violao de dignidade da pessoa e, por isso, no deveria receber ateno de mesmo porte socioinstitucional que as demais violncias, ou, no extremo oposto e pelas mesmas razes, quando se percebe tal violncia como um problema que iria alm do mbito de cada um, no entendida como uma especfica e particular transgresso aos direitos da mulher. Neste ltimo caso, tomada tal qual uma violncia qualquer, tornando

13

muito difcil compreender porque relaes afetivas teriam o mesmo estatuto de violncia que as ocorridas nas ruas e perpetradas por estranhos. A invisibilidade de que Schraiber et al. (2005) se referem, tratam da falta de reconhecimento de certos acontecimentos como sendo da sociedade como um todo e, por isso, devem ser alvo de propostas de resoluo de carter pblico para todos, e no de cunho estritamente individual. So problemas para os quais cabem aes pblicas e polticas sociais apropriadas, como programas de esclarecimentos pblicos, campanhas antiviolncia em meios de comunicao social como rdios, televises, jornais, revistas, alm de programas de apoio em instituies de assistncia, como aponta o Relatrio Mundial sobre Violncia e Sade publicado pela Organizao Mundial da Sade em 2002.

Segundo o CONASS (2007), a Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia Contra a Mulher (Conveno de Belm do Par/ONU) em 1994 considera como violncia contra a mulher qualquer ato ou conduta baseado no gnero, que cause morte, dano ou sofrimento fsico, sexual ou psicolgico mulher, tanto na esfera pblica como privada. Na atualidade a forma de violncia contra a mulher consiste em entender tal temtica como uma das formas de violncia de gnero e deve muito de sua fora ao movimento feminista, importante movimento social do sculo XX.

Schraiber et al. (2005) destacam que a violncia contra a mulher, caracterizada como atos dirigidos contra a mulher que correspondem a agresses fsicas ou sua ameaa, a maus tratos psicolgicos e a abusos ou assdios sexuais. A violncia contra a mulher constitui um problema de sade pblica devido a comprovao de que a violncia de gnero est associada a um maior risco para diversos agravos sade fsica e mental, alm de trauma fsico direto, e tambm a uma procura mais freqente dos servios de sade. Tambm a violncia sexual acarreta uma srie de agravos sade fsica e emocional de mulheres.

A violncia contra a mulher apresenta uma freqncia muito alta de ocorrncias e, na grande maioria dos casos, superposio de suas formas psicolgica, fsica e sexual. Alm disso, em intenso contraste com a violncia que sofrem os homens, as mulheres encontram em seus parceiros ntimos o principal agressor, seguido de outros familiares do sexo masculino, enquanto, no caso de homens adultos, o principal agressor, embora tambm seja outro homem, trata-se com freqncia de um estranho, ou pelo menos de uma pessoa nada ntima (SCHRAIBER et al., 2005).

14

No contexto da violncia de gnero, Schraiber et al. (2005) observam trs questes: primeiro, por demais diverso o contexto em que ocorre a violncia contra a mulher para ser apenas creditado s caractersticas pessoais ou individuais de certas mulheres; segundo, a violncia de alta freqncia mesmo em camadas sociais distintas, no sendo restrita s mais desfavorecidas; terceiro, elas so, em comum, violncias de gnero. No h razes para acreditar que a violncia se d estritamente por motivos pessoais e que as mulheres, ento, deveriam se envergonhar de seu comportamento causador da violncia, quando, ao contrrio, trata-se de um fenmeno social e cultural existente em diversas partes do mundo, e associado s valorizaes culturais de comportamentos violentos, via de regra, identificados com certas formas de exercer as masculinidades.

Uma parcela considervel da populao feminina j sofreu agresso fsica ou sexual por um parceiro ntimo na vida. As mulheres que experimentam tais situaes nem sempre percebem essa vivncia como uma violncia. Tendem a assumir que teriam, elas mesmas, desencadeado as agresses, as humilhaes ou os abusos de qualquer espcie, por causa de um comportamento seu, pessoal, ou, no mximo, pela inadequao de todas as mulheres, pois estas teriam, por sua natureza, comportamentos provocadores!

Algumas pesquisas demonstram que mulheres que viveram diversas agresses e abusos, mas que no chamam essas experincias de violncia, por entenderem que violncia corresponde a situaes de agresso ou abusos praticados por estranhos, no aquela perpetrada por familiares ou parceiros ntimos (SCHRAIBER et al., 2005).

Conforme Gomes, Minayo e Silva (2005), as formas mais habituais de maus tratos e abusos contra as mulheres so: a) Violncia Sexual: - Forar relaes sexuais quando a mulher est com alguma doena, colocando sua sade em risco; - Forar relaes sexuais, em geral; - Estuprar e assediar sexualmente; - Produzir gestos e atitudes obscenos, no trato com as mulheres; - Discriminar a mulher por sua orientao sexual.

15

b) Violncia Fsica: - Agredir deixando marcas como hematomas, cortes, arranhes, manchas e fraturas; - Quebrar seus objetos, utenslios e mveis; - Rasgar suas roupas; - Esconder ou rasgar seus pertences e documentos; - Trancar a mulher em casa. c) Violncia Psicolgica: - Humilhar e ameaar, sobretudo diante de filhos e filhas; - Impedir de trabalhar fora, de ter sua liberdade financeira e de sair; - Deixar o cuidado e a responsabilidade do cuidado e da educao dos filhos e das filhas s para a mulher; - Ameaar de espancamento e de morte; - Privar de afeto, de assistncia e de cuidados quando a mulher est doente ou grvida; - Ignorar e menosprezar o seu corpo; - Insinuar que tem amante para demonstrar desprezo; - ofender moral sua famlia; - Desrespeitar seu trabalho de cuidado com a famlia ou fora de casa; - Criticar de forma depreciativa e permanentemente sua atuao como me e mulher; - Usar linguagem ofensiva. d) Violncia Social: - Oferecer menor salrio que ao homem, para o mesmo trabalho; - Discriminar por atributos de gnero ou por aparncia; - Assediar sexualmente; - Exigir atestado de laqueadura ou negativo de gravidez para emprego; - Promover e explorar a prostituio e o turismo sexual de meninas e de adultas.

Como pode-se perceber pela classificao da violncia praticada contra as mulheres, alm de violar os direitos destas pessoas ainda instaura agravos sade. Logo, este quadro requer polticas de interveno social, aes de carter interdisciplinar e intersetorial, compondo-se redes de vrias assistncias: sade, segurana pblica e pessoal, justia e ao bem-estar social.

Neste sentido, a visibilidade proposta por Schraiber et al. (2005) seria, ento, tornar a violncia contra a mulher, em todos os ngulos, dos inter-pessoais ou ticos aos polticos,

16

como violao dos direitos humanos da pessoa mulher. Seria tambm torn-la como questo de gnero na sociedade. A violncia de gnero constitui, assim, uma questo social bastante complexa e difcil, pois uma violncia, mas no qualquer violncia.

Em certa medida, deve ser objeto das sanes que regem a violao dos direitos e das leis. E em outra medida, objeto de intervenes que melhorem o convvio social e privado das pessoas, que no dizem respeito apenas ordem ou legalidade do viver em sociedade, mas sobretudo tica da igualdade entre humanos, sejam quais pessoas forem, e ao estmulo tica da solidariedade, tanto social quanto interindividual.

A visibilidade da questo da violncia de gnero, no significa s ver e compreender, mas tambm fazer ver cada um percebendo e interpretando este acontecimento e, ainda, cada um participando dessa construo comunicacional.

Tomando-se como base a complexidade e seriedade da violncia de gnero surgiu a necessidade de polticas de combate violncia contra as mulheres. No Brasil j tm alguns sinais promissores, conforme descritos a seguir.

Para o enfrentamento das desigualdades entre as mulheres e os homens foi criada a Secretaria Nacional de Polticas para as Mulheres da Presidncia da Repblica, em 1 de janeiro de 2003, que tem a atribuio de formulao, coordenao e articulao de polticas que promovam a igualdade entre mulheres e homens.

Um outro passo importante foi a elaborao do Plano Nacional de Polticas para as Mulheres em 2006 que tem como um dos objetivos o enfrentamento violncia atravs de uma Poltica Nacional de Enfrentamento Violncia Contra a Mulher prevendo a reduo dos ndices de violncia, a garantia do atendimento integral, humanizado e de qualidade s mulheres em situao de violncia, e a garantia do cumprimento dos acordos internacionais e da legislao brasileira de enfrentamento violncia contra a mulher.

Outra medida de extrema relevncia foi a instituio da Lei de Violncia Contra a Mulher (LVM), atravs da Lei n 11.340, em 07/08/2006, que cobe a violncia domstica e

17

familiar contra a mulher. Esta lei que ficou conhecida como Lei Maria da Penha , alm de tipificar a violncia domstica como uma das formas de violao dos direitos humanos, altera o Cdigo Penal e possibilita que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham sua priso preventiva decretada, quando ameaarem a integridade fsica da mulher.

Como bem observam Souza e Kmpel (2007), muito embora em vigor apenas desde o dia 22 de setembro de 2006, a Lei Maria da Penha, j possui grande repercusso pelo Pas. Sem sombra de dvida, considervel avano trouxe a Lei de Violncia Contra a Mulher (LVM), chegando at a causar estranheza as vrias alegaes de inconstitucionalidade. Alm de a lei gozar de constitucionalidade, vem apresentando tremenda efetividade social.

S para se ter uma idia da efetividade e alcance da lei, Souza e Kmpel (2007) destacam que no Rio Grande do Sul as denncias aumentaram em 50% somente nos primeiros 30 dias de vigncia da lei. Em Pernambuco, em apenas cinco dias foram registrados 13 flagrantes e em Tocantins, dois flagrantes.

O jornal O Estado de So Paulo, do dia 12 de novembro de 2006, apud Souza e Kmpel (2007) dedicou uma pgina inteira para retratar o sucesso da lei, impactando em um primeiro momento e conduzindo muitos homens violentos priso. Esse primeiro momento da Lei sem dvida nenhuma repressivo, mas observar-se- ao longo do trabalho que muitos so os mecanismos preventivos, de forma que, em uma segunda ocasio, a sociedade j mais adaptada trabalhar certamente em um plano mais de preveno e de conscientizao do que vem ocorrendo nesse primeiro momento.

O certo que as coisas no podiam continuar como estavam, posto que a violncia contra a mulher estava banalizada e a coisificava na medida em que, quando no havia

O caso Maria da Penha ocorreu em 1983, em Fortaleza/CE, envolvendo a biofarmacutica Maria da Penha Fenandes que, na ocasio, sofreu tentativa de homicdio provocada pelo ento marido Marco Antonio H. Ponto Viveiros, professor na Faculdade de Economia. A vtima recebera, na ocasio, um tiro nas costas que a tomou paraplgica. O caso se tomou emblemtico na medida em que o ru foi condenado em duas ocasies (1991 e 1996), mas no chegou a ser preso, recorrendo sempre em liberdade. Maria da Penha se mobilizou e procurou os organismos internacionais, a saber: o Comit Latino Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), bem como o Centro para a Justia e o Direito Internacional (CEJIL). Em 2001, a Organizao dos Estados Americanos (OEA) responsabilizou o Estado Brasileiro por negligncia e omisso em relao violncia domstica e recomendou a tomada de medidas com base no Caso Maria da Penha. Marco Antonio acabou sendo preso apenas em 2003, ou seja, 20 anos depois do fato, acompanhado pela Comisso Interamericana de Direitos Humanos. Tudo isso redundou na criao da Lei 11.340/2006 que acabou sendo batizaria de Maria da Penha.

18

retratao, impunha ao agressor o pagamento de uma cesta bsica. Hoje a situao vista de maneira particularizada. A mulher em situao de violncia tem um status constitucional diferenciado e a sua situao tratada com base nos ditames da dignidade da pessoa humana. Espera-se que estas polticas e leis sejam efetivamente implementadas na sociedade e no permaneam apenas como propostas demaggicas de uso poltico na mquina da burocracia pblica.

4. VIOLNCIA DOMSTICA: A FAMLIA EM CRISE

Antes de abordar a violncia domstica, faz-se mister discorrer brevemente sobre a famlia, que ao longo dos ltimos tempos, vem passando por profundas mudanas no que se refere sua definio e funo, o que colocou muitas vezes, a famlia em crise.

Atualmente, conceituar famlia ficou cada vez mais difcil. As discusses em torno das causas das mudanas na estrutura da famlia e do futuro dessa instituio, que sempre foi considerada a clula-me da sociedade, tm se acirrado. Quando se fala em famlia, ainda vem mente aquele modelo tradicional formada por um homem e uma mulher unidos pelo casamento e cercados de filhos. Contudo essa realidade mudou e, atualmente, existem famlias que se distanciam do perfil tradicional.

A famlia a base de toda sociedade e por isso recebe especial proteo do Poder Pblico. No entanto, em decorrncia dos ltimos anos, a famlia ter passado por mudanas profundas, quanto sua definio e funo, conceitu-la no ficou fcil.

Costa (2008) conceitua a famlia como uma srie de pessoas, ou geraes, que descendem de um tronco comum e se unem entre si pelo mesmo vnculo de sangue. A famlia, pode ainda ser entendida, como um grupo de indivduos que, pelos laos consangneos, ou por adoo, se acham ligados e vivendo, em geral, sob o mesmo teto, constitudo pelos pais e seus filhos.

Entretanto, a clula bsica da famlia, formada por pais e filhos, conhecida como a famlia tradicional vem se alterando muito ao longo dos tempos, o que confere famlia contempornea, uma configurao muito diferente das formas antigas no que se refere s suas finalidades, composio e papel dos pais.

19

Historicamente, segundo Venosa (2004), a passagem da economia agrria economia industrial atingiu irremediavelmente a famlia que deixou de ser uma unidade de produo na qual todos trabalhavam sob a autoridade de um chefe. Com isso, transfigura-se a convivncia entre pais e filhos. Estes passam mais tempo na escola e em atividades fora do lar. Os conflitos sociais gerados pela nova posio social dos cnjuges, as presses econmicas, a desateno e o desgaste das religies tradicionais fazem aumentar o nmero de divrcios. As unies sem casamento passam a ser regularmente aceitas pela sociedade e pela legislao.

Segundo Gueiros (2002), a partir da segunda metade do sculo XIX, o processo de modernizao e o movimento feminista provocam outras mudanas na famlia e o modelo patriarcal, vigente at ento, passa a ser questionado. Comea, ento, a se desenvolver a famlia conjugal moderna, na qual o casamento se d por escolha dos parceiros, com base no amor romntico, tendo como perspectiva a superao da dicotomia entre amor e sexo e novas formulaes para os papis do homem e da mulher no casamento.

De acordo com Schraiber et al. (2005), a violncia domstica caracterizada por atos cometidos por um membro da famlia ou pessoa que habite, ou tenha habitado, o mesmo domiclio. No caso da violncia domstica contra as mulheres as mesmas esto envolvidas na situao de agredidas. No entanto, muitas vezes esto tanto na situao de agredidas como quanto agressoras, quando, por exemplo, sofrem violncia do marido e batem nas crianas.

Como bem observa Tomaszewski (2004), a violncia no mbito domstico, seja fsica ou psicolgica, por parte do marido ou companheiro, uma realidade cada vez maior na sociedade, consubstanciando-se em verdadeira rotina forense e lamentveis notcias da ocorrncia de fatos desta natureza. Inegavelmente somente resta contra o agente agressor uma lei branda, que exige a representao da vtima para o processamento do fato (leso corporal dolosa, de natureza leve) e, ainda, o beneficia com a possibilidade de transao penal, que se limita aplicao de multa ou pena restritiva de direitos. Sem dvida alguma, em muitos casos apenas incentiva o indivduo a perpetrar outros atos abusivos contra a esposa ou companheira.

A violncia domstica contra mulheres tornou-se um acontecimento corriqueiro e que no deve ficar margem do direito, pois alm de enormes danos emocionais e psicolgicos

20

que causam s mulheres vtimas de violncia domstica, produzem nefastas conseqncias na formao da personalidade dos filhos que presenciam e vivenciam tais fatos. Tomaszewski (2004) esclarece que os estudos j existentes sobre a violncia no mbito domstico contra as mulheres, embora no sejam capazes de dimensionar a magnitude do problema em toda sua extenso, so bastante capazes de detect-los e classific-los, pois enquanto expresso e forma, dividem-se basicamente em maus tratos fsicos, sexuais e psicolgicos. Estudos apontam que cerca de 25% das mortes de mulheres em idade frtil esto associadas violncia, sendo que mais de 60% delas foram vitimadas por seus companheiros. Como se no bastassem estes modestos dados, em mbito ampliado, se obtm os seguintes ndices:

Quanto questo da violncia no Brasil, as mulheres representam 66% das vtimas de agresses contra parentes, em situaes em que quase sempre o agressor o homem, muito freqentemente o marido; Um levantamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento considera que a violncia domstica incide sobre 25 a 50% das mulheres latino americanas, que so agredidas dentro da sua prpria casa; A violncia domstica, sob as formas fsica, sexual ou psicolgica aparece como uma das principais causas do sofrimento para as crianas (TOMASZEWSKI, 2004, p.147).

Diante dos dados em evidncia e obtidos a qualquer instante por simples pesquisa, temse que o ndice de violncia ocorrida no mbito do lar extremamente alto, apresentando crianas e adolescentes inclusive na condio de silenciosas vtimas, pois mesmo quando no se trata de vtimas diretas, afinal com o clima instaurado, a malformao da personalidade dos filhos destes casais est em imediata conseqncia.

De acordo com a viso de Tomaszewski (2004), os filhos de casais que enfrentam o problema da violncia domstica tm, estatisticamente, maior propenso perpetuao da violncia no mbito do lar, talvez por crerem que este , seno o melhor, o nico meio de se obter a soluo dos prprios problemas. Esculpida a violncia no ntimo do ser, ela se perpetua para as famlias que ele constitui, contribuindo para a clssica afirmao de que o filho de um agressor, no lar, rene todos os pressupostos para se tornar um igual.

importante ainda salientar que os pais que utilizam de forma indiscriminada a punio fsica caracterizando desta forma a violncia domstica, aumentam os riscos da manifestao de comportamentos agressivos ou de distrbios afetivos nas crianas e adolescentes.

21

A utilizao de prticas coercitivas como uma das principais estratgias de educao utilizadas pelos pais, bem como a ausncia de dilogo com os pais e entre os membros da famlia podem trazer conseqncias negativas para o desenvolvimento emocional e nas interaes futuras, contribuindo para a multigeracionalidade2 das crianas e adolescentes.

No contexto da multigeracionalidade, os adultos que, quando crianas, foram vtimas de violncia tem um comportamento inadequado e violento. As que viveram situaes de violncia familiar aprendem a us-la como mediadora de suas relaes sociais em todas as fases da vida. Destacando, a multigeracionalidade pode ser um dos fatores ou no para que os adultos, vtimas de violncia na infncia, tambm sejam violentos com seus filhos, repetindo dessa forma o modelo dos pais. Muitos homens que vivem um histrico de violncia na famlia, absorvem esta cultura, para reproduzi-lo no futuro.

Em uma relao de violncia domstica, pode-se perceber claramente que a mulher luta pela sobrevivncia e o homem para obter o controle, a predominncia. Normalmente neste tipo de ambiente deteriorado, os casais desenvolvem um padro de comunicao tal que a despeito de que a mulher tente trazer o marido ou companheiro para o engajamento, a tendncia deste o progressivo afastamento.

Como bem esclarece Tomaszewski (2004), sob a lente institucional muito se tem feito para coibir a violncia domstica, principalmente no plano internacional. Tanto assim que, a ttulo de exemplo, vrios Estados aprovaram leis especficas, abordando-a de forma diferenciada, de sorte a tratar desta violncia diferentemente dos crimes em geral. Todavia, a pretensa proteo, mesmo nos pases mais desenvolvidos ainda muito insignificante.

Somente a ttulo de exemplo, um estudo conduzido pela Universidade de Brandeis, em Massachusetts (EUA) demonstrou que 90% dos agressores de suas esposas, deixam de ser processados e que, ainda que levados corte e condenados, as sentenas, de to leves que eram, praticamente se poderia afirmar que eles nem mesmo vivenciaram a experincia oficial. No Brasil, de certa forma seguindo-se orientao internacional no combate a este tipo de crime, foram criadas as Delegacias de Proteo Mulher, que no obstante o abnegado

Segundo Pelisoli et al. (2007), a transmisso intergeracional ou multigeracionalidade tem sido entendida como a repetio de um padro aprendido de comportamento, que passado de gerao a gerao.

22

esforo de muitos servidores ainda conta com falta de recursos, inclusive de pessoal e de treinamento adequado (TOMASZEWSKI, 2004). O que se retira de substancial que uma realidade que no se pode maquiar e diante de fatos que ocorrem diuturnamente, no pode o profissional de psicologia, principalmente o que atua na rea de segurana pblica estar alheio, pois no tem somente a implicao penal para o agressor, mas sim os resqucios de sua reprovvel conduta sobre a sade emocional da mulher e dos filhos ainda menores que convivem em tal ambiente.

5.

VIOLNCIA DOMSTICA CONTRA AS MULHERES E SEUS EFEITOS EMOCIONAIS A violncia no doena, no entanto propicia e perpetua doenas emocionais, tais como

estresse, baixa auto-estima, depresso, ansiedades, disfunes sexuais, distrbios alimentares e desordens de personalidade, que colocam a vida efetivamente em risco. Trata-se pois de um problema de sade coletiva e tambm da assistncia sade das mulheres. Mas, infelizmente ainda no vista correntemente como tal.

Muitas das mulheres, vtimas de violncia domstica, adaptam-se s mais diversas violncias, passando a no se valorizar mais, no acreditam em seu potencial e no buscam ajuda. A violncia chega ao ponto de afetar o discernimento a respeito do carter destrutivo destas relaes a ponto de se permitirem cair na seduo, apesar de muitas vezes saberem que podem se machucar, porm sonham, idealizam e negam-se a ver a realidade.

No contexto dos atendimentos em sade, por exemplo, como bem esclarecem Schraiber et al. (2005), muito difcil que a violncia domstica aparea com clareza durante os atendimentos, e mais ainda que esse problema seja abordado pelo profissional, ou que seja registrado em pronturio e transformado em objeto de alguma conduta ou encaminhamento. Quando mulheres que esto sofrendo violncia procuram os servios de sade, muitas vezes no revelam espontaneamente essa situao. Isso ocorre tanto porque bastante difcil falar sobre a violncia, quanto porque no tem sido experincia das mulheres o crdito e o acolhimento diante dessa revelao nesses espaos.

23

Desta forma, seja por dificuldades das mulheres, seja porque ainda no podem confiar nos atendimentos em delegacia ou nos servios de sade, as mulheres geralmente no contam que vivem em situao de violncia.

Nem os profissionais de segurana e nem os sade investigam essa condio. Infelizmente, o treinamento destes profissionais no alcanam o atendimento e o cuidado da pessoa como um ser integral.

importante ter em mente que cuidar da mulher e do grupo familiar a que ela pertence inclui necessariamente lidar com a violncia domstica, que um contexto instaurador de sofrimento e doenas emocionais. Afinal, sem esta abordagem, o tratamento torna-se paliativo e reiterado, porque novas queixas surgem, ou as antigas no desaparecem.

Na viso de Schraiber et al. (2005), o primeiro passo para este cuidado a possibilidade de relato e escuta dos episdios de violncia. Para tanto essencial que o servio no seja violento ele prprio, com funcionrios que so negligentes ou que agridem verbalmente, e at fisicamente, a populao. Isso o que tem sido chamado de violncia institucional. A primeira condio para a garantia dos direitos so profissionais comprometidos e respeitosos com a populao em qualquer instituio pblica, governamental ou no, pois esses casos requerem uma postura tica e um acolhimento especial.

Diante deste contexto, tornar visvel a violncia domstica no interior dos servios de sade tem sido uma preocupao de associaes mdicas, governos e hospitais ao redor do mundo na ltima dcada. Prova disso como bem ressaltam Schraiber et al. (2005), so os inmeros protocolos que tm sido propostos para isso, vrios deles sugerindo que a pergunta acerca dessa forma de violncia, por sua alta prevalncia, deveria ser feita para todas as mulheres atendidas nos servios de segurana e sade.

Os estudos que investigam os motivos para tanto tm demonstrado que o sentimento de impotncia diante dos casos, o medo de ofender a mulher ao perguntar sobre o assunto, a falta de tempo, o receio de identificar-se com a situao (especialmente em pacientes prximas do ponto de vista socioeconmico) e a falta de treinamento tm papel importante nessa dificuldade (SCHRAIBER et al., 2005).

24

importante ainda salientar que saber perguntar sobre agresses na famlia to importante quanto saber o que fazer quando a resposta positiva. Por isso treinamento, superviso e conhecimento por parte dos profissionais da rede de servios se segurana e sade existentes so fundamentais.

Algumas mulheres, vtimas de violncia domstica no conhecem os seus direitos diante das situaes vividas quase que diariamente. A violncia domstica muito mais que um simples abuso fsico entre casais, sendo uma grande exposio do poder entre a pessoa que aplica a violncia e seu executado.

Porm, diante de toda esta realidade tem que haver uma interveno apropriada, caso contrrio ser um crculo vicioso onde agressor e agredido no mais cessaram tal procedimento, chegando a ponto de perder o controle como situaes bem antes das agresses fsicas como: ameaas, intimidade, abuso emocional, isolao, culpa, uso dos filhos, abuso econmico, abuso sexual e imposio do domnio masculino.

Na viso de Ramos (2003), seria de vital importncia que as mulheres agredidas pudessem ou tivessem a coragem de enfrentar seus companheiros e tomassem finalmente a deciso de lev-lo a justia para que a mesma tomasse as medidas cabveis nessa situao.

As mulheres vtimas de violncia domstica precisam perceber que no precisam estar nessa situao de vida, pois nenhum ser humano obrigado a ser violentado fisicamente, sexualmente, financeiramente e de modo particular emocionalmente, sem receber ajuda necessria para finalmente sair e ver que capaz de enfrentar qualquer obstculo pela frente.

A falta de informao, insegurana, a dependncia financeira faz com que muitas mulheres, vtimas de violncia domstica, desistam de tentar ter uma vida menos conturbada. Seria necessrio que essas mulheres fossem decididas para, quando chegasse o momento de sair de casa, no voltassem atrs. Infelizmente os relacionamentos que envolvem violncia so destrutivos e muitas dessas mulheres permitem estar ou continuar nessa relao que s traz perdas, traumas, mgoas chegando a ponto de no mais diferenciarem o bom do ruim, ou seja, o que faz bem ou mal (RAMOS, 2003).

25

Papalia e Olds (2000) destacam que quando a mulher desvaloriza tudo o que e que pode realizar, como se deixasse de ter vida prpria para viver somente de acordo com aquilo que o companheiro concorda como certo, e desta forma, as mulheres abrem mo de seus eus, e quando chegam a este estado de indiferena consigo mesmas, j no mais tem auto respeito e muito menos a capacidade de se amar primeiramente, e isso acontece no s porque a mulher permite que o outro no a respeite, mas sim, porque rompeu com os prprios desejos (PAPALIA e OLDS, 2000).

Papalia e Olds (2000) ainda ressaltam que as mulheres que sofrem agresses fsicas, emocionais ou qualquer outra no pode se calar, no pode fechar os olhos e passar acreditar que estar vivendo, como se viver fosse abrir mo de sonhos, crescimento, transformao e de ser respeitada como ser humano importante que .

A mulher agredida precisa reagir e entender que permanecer no contexto da violncia domstica uma escolha destrutiva que a machuca, que a faz sentir no fundo do poo, mas que tambm pode ensina a crescer, desde que esteja pronta a reconhecer os erros e agir. Quando a mulher chega a esse processo, ela passa a questionar sua situao como pessoa, procura conhecer seus direitos, rene foras recolhe os pedaos, cuida dos ferimentos e muitas delas recomeam a viver.

Para lidar com o problema da violncia domstica, Sagot apud Schraiber et al. (2005) sugere uma rota composta pelo conjunto de decises tomadas por mulheres que vivem situaes de violncia e suas aes para lidar com o problema. uma rota interativa, ou seja, vai se modificando a partir das respostas recebidas das pessoas e/ou instituies procuradas. Esta rota foi alvo de estudo de Sagot no ano de 2000, que entrevistou em profundidade 400 mulheres, constatando que elas buscam diversas formas de apoio e meios de transformar a situao. O estudo identificou os fatores que facilitaram e os que obstaculizaram o processo dessa rota, como segue:

No que se refere aos fatores facilitadores internos destacam-se os seguintes: a) convencimento de que os recursos pessoais se esgotaram; b) saturao com a situao; c) convencimento de que o agressor no vai mudar; d) raiva e desamor e e) colocar-se metas e projetos prprios.

26

J quanto aos fatores facilitadores externos destacam-se os seguintes: a) a prpria violncia contra ela; b) a violncia contra filhos e filhas; c) apoio de pessoas prximas; d) condies econmicas e materiais favorveis e e) informao precisa e servios de qualidade.

Nos estudos realizado por Sagot apud Schraiber et al. (2005), ainda foram listados os fatores obstaculizadores internos dentre os quais se destacam: a) medos; b) culpa; c) vergonha; d) amor pelo agressor; e) idia de que o que ocorre no interior da famlia privado; f) manipulao do agressor e dinmicas do ciclo da violncia e g) desconhecimento de seus direitos e falta de informao.

J quanto aos fatores obstaculizadores externos destacam-se os seguintes:

a) presses

familiares e sociais; b) insegurana econmica e falta de recursos materiais; c) atitudes negativas dos profissionais e respostas institucionais inadequadas; d) limitada cobertura de organizaes governamentais e no-governamentais de mulheres e e) contextos sociais com histrias de violncia.

Fatores como a percepo da falta de apoio, sentimento de vergonha e o desprestgio em relao ao cumprimento do papel esperado de mulher, esposa e me, bloqueiam internamente a deciso de sair da situao de violncia.

Diante deste contexto, conforme esclarecem Schraiber et al. (2005), importante a ajuda de outras mulheres prximas. Os facilitadores mais significativos foram estes apoios, geralmente de irms, cunhadas e familiares, amigas e/ou agentes comunitrios. Tambm a qualidade do cuidado recebido em instituies foi muito importante: o encorajamento, a informao precisa, o no-julgamento e o respeito s decises da mulher contriburam para a continuidade para sair da situao de violncia, enquanto o descaso, a burocracia e a dificuldade de acesso foram grandes inibidores.

Diante das dificuldades, muitas vezes, a busca de sadas tardia. No entanto, importante salientar que o agravamento da violncia, tem se tornado um grande propulsor da mudana, conduzindo, mesmo que de forma ainda tmida, que a mulher tome decises por medo do que poderia vir a acontecer a ela e aos seus filhos.

27

6. RAZES QUE LEVAM AS MULHERES VITIMAS DE VIOLENCIA DOMESTICA A PERMANECEREM NO MESMO RELACIONAMENTO Quando a discusso envolve o tema violncia de gnero, percebe-se que apesar de todo o movimento das ltimas dcadas a favor dos direitos humanos das mulheres, a violncia domstica ainda uma realidade bastante freqente entre as mulheres do mundo, e tambm entre as brasileiras. Diante deste contexto, surgem os seguintes questionamentos: Por que tantas mulheres se envolvem e permanecem em relaes de intimidade permeadas de violncia? Por que a mulher simplesmente no sai da relao violenta assim que esta se inicia? No resta dvidas de que estas questes no admitem respostas simples e nem descontextualizadas, afinal a dificuldade de transformao destas situaes, por vezes, acirra a idia de que algumas mulheres estariam optando, livre e conscientemente, por permanecerem em situao de violncia, e que, portanto, melhor como se diz no velho ditado popular em briga de marido e mulher ningum mete a colher.

No entanto, importante salientar que as escolhas de cada indivduo dependem no apenas de sua conscincia e vontade individual vistas isoladamente, mas da cultura, da situao social, do acesso a servios, da opinio da comunidade, amigos e familiares, aspectos que fazem parte da construo e reconstruo cotidiana desses indivduos.

At hoje, a violncia domstica contra as mulheres, pode ser percebida pelos homens e at por algumas mulheres como um acontecimento dentro do usual, banal, que no demandaria nenhuma providncia, exceto, talvez, em casos de grande gravidade e risco de vida. Mas como precisar esse momento em situaes de desrespeito e violncia cotidiana?

Como bem observam Schraiber et al. (2005), a agresso por parceiro ntimo sempre percebida, por quem a sofre, como situao indesejvel, que no deveria ocorrer. Entretanto, diversas razes dificultam a sada da situao e o pedido de apoio, algumas relacionadas dinmica prpria do ciclo da violncia, outras relacionadas ao estigma associado condio de vtima de violncias, alm da importncia do casamento e do cuidado dos filhos como projeto de vida para as mulheres.

28

A mulher pode sentir-se culpada, pode ter vergonha, medo, temer por sua segurana e a de seus filhos. Pode achar que, se for melhor esposa e me, o marido vai mudar, como prometeu. Pode amar o parceiro, sentir-se incapaz de sobreviver sozinha, pensar que o que sofre banal e que ningum daria importncia.

Uma pesquisa realizada por Demaris e Swinford apud Papalia e Olds (2000) demonstrou como as mulheres, vtimas de violncia domstica, sonham, idealizam e se negam a ver a realidade. Quando a mulher violentada muito difcil voltar a ser a mesma, sua vida estar trilhada pelo medo, vergonha, sem amor prprio e sem nenhuma estrutura para viver no seu prprio mundo.

Algumas mulheres tm baixa auto-estima e acham que merecem serem espancadas. Afinal, no resta dvidas de que as zombarias, as crticas, as ameaas, e a manipulao psicolgica destroem sua autoconfiana. Algumas mulheres acham que no tem a quem recorrer.

Geralmente, seus parceiros as isolam da famlia e dos amigos e elas com freqncia so financeiramente dependentes e carecem de apoio social. As mulheres, vtimas de violncia domstica, quando tomam uma atitute, tentam terminar o relacionamento ou chamar a polcia, elas so mais agredidas.

Uma outra pesquisa realizada por Reiss e Roth apud Papalia e Olds (2000) revela que algumas mulheres tm medo de ir embora, um medo realista, uma vez que alguns maridos abusivos posteriormente perseguem e espancam e at mesmo matam suas esposas afastadas. Mulheres que so vtimas de violncia severa ou de sexo coercitivo, so as que mais tm medo, talvez porque sejam as que sentem menos controle sobre o que lhes acontece.

Pode-se verificar como difcil, para essa mulher voltar a ser ela mesma, devido ela ter perdido seu referencial. A maioria apresenta uma baixa auto-estima, a ponto de concordar com as agresses verbais, na qual a mesma vem recebendo de seu marido, comprometendo a sua auto-confiana, at mesmo pela dependncia financeira, afetiva.

Na viso de Freitas apud Papalia e Olds (2000), a violncia est cada vez mais infligindo a sociedade, so mulheres que sofrem abusos sexuais, que so agredidas

29

fisicamente, verbalmente e psicologicamente. Sabe-se que no um problema s das autoridades como de toda sociedade. A violncia contra a mulher, embora ocorra freqentemente no espao domstico e familiar, no se restringe somente ao homem, podendo ocorrer dentro ou fora do ambiente familiar.

Apesar da luta feminista ter evoludo, levando a mulher a conquistar novos espaos, o processo de violncia contra a mulher continua. Em todos os lugares onde tenha que competir de forma mais aberta com os homens, no lar, no trabalho, na poltica, a mulher violentada. As formas de violncia retratam, a influncia dos fatores psicossociais na formao de atitudes sociais no que diz respeito aos esteretipos de homem e mulher.

Na concepo de Silva (1992), a violncia contra a mulher uma atitude cultural. A questo da violncia est diretamente ligada ao problema da democracia e do autoritarismo. Est afetando todas as classes sociais embora isso seja uma questo pouco divulgada, pouco conhecida. A impresso que se tem a de que pobre apanha e classes mdia ou rica no apanha. No entanto, a violncia uma questo muito mais cultural do que econmica.

A vida da mulher constituda dentro de padres de comportamentos especficos cobrados pela sociedade em que vivem, o que somente varia de acordo com a situao econmica e sociocultural. Assim, em maior ou menor escala, trata-se de uma vida difcil.

Os estudos realizado por Moser apud Papalia e Olds (2000) demonstram que em determinadas condies existem alguns elementos que interferem no cotidiano da vida da mulher, como a pobreza, o uso de bebida alcolica e, ainda, o estresse e o cime.

As dificuldades para mudar as situaes so muitas, mas tambm so variadas as formas com que as mulheres falam sobre seu problema, procuram ajuda e por vezes conseguem transformar a situao.

Segundo Schraiber et al. (2005), nas duas ltimas dcadas do sculo XX, foi iniciado um processo de reconhecimento da violncia contra a mulher como um problema da sociedade, no apenas de cada mulher submetida a agresses. Foram realizadas campanhas e abertos servios de diversas naturezas dedicados questo.

30

Mas isso ainda no suficiente, como demonstram os dados acerca das prevalncias e conseqncias para a sade emocional e fsica das mulheres, vtimas de violncia. Uma mudana to profunda como a pretendida, em relao posio das mulheres na vida social, exige um grande esforo, coordenado e consciente, de uma grande parcela da populao.

Os percursos que as mulheres enfrentam ao tentarem lidar com suas situaes de violncia so difceis. H obstculos que devem ser enfrentados, bem como dificuldades de contar com pessoas prximas ou apoios institucionais.

Neste sentido, parte-se da premissa de que, se verdade que essas situaes muitas vezes se perpetuam, tambm verdade que as mulheres, de uma forma geral, buscam formas de sada e fazem diversos esforos nesse sentido. E essas formas sero to mais eficazes quanto melhores forem as respostas encontradas, tanto de amigos e familiares como das instituies de segurana como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e servios de sade existentes.

Compreender as condies necessrias para a superao da violncia e os obstculos colocados nesse trajeto pode ajudar a responder, nem que seja parcialmente, s perguntas colocadas a repeito da continuidade das situaes e apontar meios coletivos de superao, que so os mais efetivos, afinal, se algumas mulheres e homens conseguem mudar suas vidas e encontrar caminhos livres de violncia, s uma sociedade atenta e ativamente contrria violncia contra a mulher, com slidas e eficazes instituies, poder garantir que tais casos deixem de ocorrer.

A violncia contra a mulher no se resume somente s agresses onde ocorre o contato fsico entre vtima e agressor, mas toda a violncia que tenha por finalidade coagir e implementar sofrimento, sendo ela verbal, sexual ou psicolgica.

No entanto, faz-se necessrio um maior aprofundamento tanto na questo dos efeitos gerados mulher no momento posterior ao da violncia, tendo em vista a grande diversificao nos comportamentos adotados por elas, quanto os motivos ou origens das situaes que culminam na agresso.

31

Essa

diversificao

de

comportamento

mostra-se

estar

ligada

variveis

socioeconmicas e culturais, isto , o momento atual da sociedade revela que cada vez mais deixam de existir barreiras entre as classes sociais quando se trata da questo violncia contra a mulher.

Para aumentar ainda mais a visibilidade da violncia domstica contra mulheres, importante que as mesmas, seus familiares e amigos conheam as importantes conseqncias para a sade fsica e emocional de todos os envolvidos na violncia, e a discutam com os profissionais de segurana e sade, pensando solues e abordando com maior profundidade as razes das doenas e sofrimentos emocionais, bem como seus caminhos de soluo.

A situao de violncia muito comum, portanto, no h motivo para envergonhar-se de ser vtima dela. O silncio s contribui para perpetuar a violncia, e no ajuda em nada esconder o problema quando vamos buscar cuidados.

7. A VIOLNCIA DOMSTICA EM MANAUS

Em relao violncia domstica a OMS (2002) alerta que pode se tomar um ciclo vicioso constitudo por fases que se divide em: fase da tenso caracterizada por discusses com insultos, atritos com agresses verbais que so seguidos pela fase da agresso, j a fsica, como forma de descarregar tenses acumuladas. Desta forma as vtimas so atingidas com empurres, socos, entre outros atos fsicos contra a mulher. Em seguida vem a fase da reconciliao com pedidos, formais, de perdo pensando a vtima que pelo carinho momentneo, no v mais acontecer a agresso.

Tabela 1 Tipos de Violncia cometida pelo Homem contra a Mulher em Manaus


Ano Leso Corporal Ameaas Estrupo Homicdios 1998 1.668 2.355 101 Sem dados 1999 1.370 2.355 62 34 2000 1.750 2.132 60 46 2001 1.694 2.995 39 39 Fonte: Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher SESEG Manaus-AM. Vias de fato 2.067 1.659 1.681 1.426

Os tipos de violncia desencadeada pelo marido/companheiro contra a mulher podem ser percebidos atravs da tabela 1, que permite visualizar as formas de violncia cometida pelo homem contra a sua esposa/companheira na realidade de Manaus.

32

No que se refere s causas da violncia domstica em Manaus, a literatura no aponta causas enfticas, os fatos denotados como possveis causas, seriam de ordens secundrias, tomando, desta forma, o grande vilo como sendo o gnero, meio de justificativas, uso de poder ou explicao para sujeitar mulher, ao viver sua historicidade, a qual reproduz a forma de vida das sociedades antigas.

Ento pode-se notar que tal constituio reafirma o poder do homem sobre o corpo feminino, podendo ele se achar dono da mulher o que leva aceitao da violncia no mbito domstico, que possui duas vertentes, mesmo sendo contestada tambm aceita e perdoada pelo aspecto representativo e simblico do senso de pertena que esta tem.

As causas alegadas pelos homens, por ordem de escala e alegaes, de acordo com o estudo realizado por Ramos (2003) colocam o querer dominar como motivo mais freqente causador de violncia, seguido de infidelidade, erros cometidos pela mulher e bebida.

A violncia domstica contra mulheres cometida, por parceiros, est profundamente arraigada nos hbitos, costumes e comportamentos scio-culturais, encontrando-se aqui o ponto que refora a dificuldade no rompimento com a relao que produz a violncia, seria uma forma inconsciente de acreditar que o companheiro tem o direito de puni-las quando h infrao de normas estabelecidas.

Quanto forma de resoluo de conflitos, em seus estudos, Ramos (2003) encontrou contradio entre o discurso e a fala de casais que estiveram conflitados, uma vez que as mulheres respondem negativamente afirmando que a violncia no a forma de resolver seus conflitos, e contradizem-se no momento que relatam: eu gritei mais que ele, trabalhava fora e chegava atrasada. Essas seriam formas de justificar que mereceram a violncia ao infringir normas do convvio conjugal.

As relaes conjugais esto pautadas na base da construo das representaes sociais dos gneros, que no caso da mulher manauara na relao conjugal, contribui para a dominao masculina, um dos pilares da violncia conjugal. Desta forma, a violncia est alm das caractersticas individuais, porm numa perspectiva macro, no plano cultural e psicossocial da relao de foras entre os gneros.

33

Na viso de Ramos (2003), a realidade da mulher amazonense diferente das demais de outras regies, assim passa a descrever o contexto das simbolizaes, ou seja, de suas representaes. Afirma que a populao de Manaus cresceu sob influncia de vrios outros tipos culturais o que levou o nativo a perder suas tradies e costumes, valorizando mais os forasteiros que chegavam na cidade. A imposio de outras culturas se dava com uma desvalorizao preconceituosa dos indgenas, entre homens e mulheres, havendo controvrsias nos papis desempenhados entre, por exemplo, europeus e indgenas.

Segunda a autora acima dos hbitos sexuais, pode-se notar divergncia cultural ao relatar o valor que a castidade, outrora exercia para os europeus, enquanto que para os indgenas no existia tal valor, da mesma forma a maternidade que era exercida sem que houvesse preocupao com a paternidade, uma vez que o filho poderia ser do boto, existindo amparo, na lenda, que trazia sobre a mulher o perdo e amor da tribo. Assim denota se o quanto a mulher indgena teve que incorporar e conviver com outra cultura e padres impostos por processos migratrios. Quanto insero no mercado de trabalho, a partir de 1978, era exclusivamente para jovens solteiras e sem filhos, para tanto a fim de serem aceitas, a mulheres amazonenses eram obrigadas a provar que no estavam grvidas, alm de muitas vezes sofrerem assdios, que no sendo aceitos implicava em demisso.

Diante deste contexto, Ramos (2003) afirma que a mulher manauara se introduz no mundo moderno urbano participando do processo de produo e reproduo do seu domnio prprio. A autora em sua pesquisa sobre a representao social da mulher construda no contexto da relao conjugal violenta, relata que a leitura feita, aps utilizao dos mtodos que a orientou, foi de que prticas, comunicaes e aes da mulher amazonense denotaram que a mesma sente-se fraca em relao aos homens, que deve ser uma boa dona de casa, que deve saber cuidar bem do marido, que em sentido fsico mais fraca que os homens, entre outro aspecto proveniente de sua constituio simblica, reforando a dominao masculina, o que est associado aos aspectos culturais adquiridos no decorrer de sua histria.

Em Manaus, dados fornecidos pela Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher, em Maio de 2006, informam um aumento crescente de atos de violncia praticados contra a mulher, sendo os registros de ocorrncias em torno de 6.932 em 2000 com aumento gradativo que chega a 9.422 em 2005, o que distribudos trazem uma mdia de 550

34

ocorrncias mensais, cerca de 18 casos por dia, elucidando ainda que tais dados somente so possveis quando registrados em delegacia.

9.422 Casos
10.000

6.392 Casos
8.000 6.000 4.000 2.000 0 Ano 2000 Ano 2005

Figura 1 Violncia praticada contra a mulher Fonte: Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher, Maio de 2006.

Os delitos registrados so desde leses corporais, ameaas, estupros, atentados violentos ao pudor, seduo, difamao, assdio sexual, ameaas, vias de fato e at mesmo tentativas de homicdio. As maiores incidncias concentram-se nos delitos de ameaas, leso corporal e vias de fato, por ordem decrescente do nmero de ocorrncias.

Ramos (2003) afirma que a partir de 1987, com a criao da Delegacia de Mulheres em Manaus, as denncias aumentaram em funo da propaganda do governo em relao inaugurao da mesma, sendo que, anteriormente as denuncias feitas em delegacias no especializadas, no surtiam efeitos em termos de que no se tomavam providncias legais exigidas pela dimenso dos casos, especialmente quando as denncias eram feitas contra cnjuges, onde o senso comum ainda pensava, conforme o dstico popular: briga de marido e mulher, ningum mete a colher.

De acordo com a pesquisa realizado por Ramos (2003), em relao violncia cometida pelos homens contra as suas esposas/companheira, percebe-se que bebida/cime/querer dominar so os elementos mais recorrentes nas justificativas dadas. As causas mais comuns citadas pelos homens: infidelidade, erros cometidos pela mulher e bebida. Se compararmos com o que disseram as mulheres, percebe-se no existir uma causa preponderante, como no caso delas, o querer dominar.

35

Constata-se, no entanto, que cada categoria de sujeitos, em funo de sua realidade cultural, d uma acentuao diferenciada para cada razo alegada. Se a bebida, por exemplo, est mais presente no discurso do manauara, para o indgena e o caboclo o seu peso bem menor. Para o indgena, a causa mais citada a infidelidade feminina. J o caboclo est mais voltado para os erros cometidos pela mulher. Em todo caso, a tnica das falas masculinas reproduz o contedo semntico dos elementos centrais da representao social do homem entre os sujeitos desta pesquisa: dominador/chefe de famlia, respeito/carter e trabalhador responsvel (RAMOS, 2003).

8. Programas de controle da violncia contra a mulher no Brasil e em Manaus

Em nvel Brasil, nas duas ltimas dcadas houve o surgimento e o incremento de instituies que atendem mulheres, adolescentes e meninas em situao de violncia, alm do surgimento de Conselhos da Condio da Mulher e das Coordenadorias da Mulher em administraes estaduais e municipais, e da assinatura pelo pas de diversas Conferncias Internacionais, comprometendo-se a combater a violncia baseada nas relaes de gnero (SCHRAIBER et al., 2005).

Como exemplo mais recente pode-se citar a instituio da Lei de Violncia Contra a Mulher (LVM) - Lei n 11.340, em 07/08/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha que cobe a violncia domstica e familiar contra a mulher.

Alm disso, como bem esclarecem Schraiber et al. (2005), Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), Casas brigo, Servios de Atendimento Violncia Sexual, Centros de Referncia, instituies governamentais e no-governamentais de diversos setores (sade, segurana pblica, justia, bem-estar social) foram criados e passaram a atender meninas e mulheres em situao de violncia. Servios dirigidos aos homens tambm tm sido recentemente implementados e ampliados pouco a pouco. Esses servios possuem culturas institucionais variadas, operam com diversos profissionais (advogados, assistentes sociais, policiais, psiclogos, mdicos, juzes, educadores) com saberes distintos e, por vezes, conflitantes, sobre um mesmo problema: a violncia exercida principalmente contra as meninas, adolescentes e mulheres, que em uma grande parcela dos casos atendidos domstica.

36

No contexto da cidade de Manaus, a Delegacia de Mulheres representou uma grande conquista e de fundamental importncia na assistncia s mulheres no tocante aos crimes praticados contra elas.

No entanto, como bem observa Ramos (2003), ainda existem muitas falhas no atendimento s mulheres, vtimas de violncia domstica, dentre as quais destaca a falta de assistncia psicolgica ou qualquer outra no momento em que esta chega delegacia, tendo a prpria vtima que dirigir-se ao IML e ela prpria entregar intimao ao agressor, o que para esta autora uma exposio novas agresses.

Outro fato importante que quando a denncia chega at a justia especializada, um acordo feito e o agressor sai impune, por vezes paga uma indenizao mulher ou presta servios pblicos, contudo no h um tipo de ajuda que venha abranger o casal em suas dificuldades.

A Prefeitura Municipal de Manaus mantm um servio de atendimento a vtima de agresso sexual que recebe denncias e atende a prpria vtima para orientar em caso de violncia contra a mesma. Os Conselhos Tutelares tambm esto orientados acompanhar e aconselhar vtimas e denncias efetivadas sobre violncias de gnero sendo de qualquer tipo.

Alm disso, folhetos so distribudos trazendo um esclarecimento sobre a violncia assim, como o que fazer e a quem procurar em caso de abusos, bem como orientaes de como reagir em horas de ataque e como se proteger, indicando que em casos de emergncia a vtima procure o servio de sade mais prximo, para tratamento e posterior orientao. A produo de pesquisas, cartilhas, manuais, revistas significativa em todo o pas e tem o objetivo de ajudar no norteamento de polticas pblicas. A mdia tambm pode ser utilizada como meio de sensibilizao da sociedade em relao violncia contra as mulheres.

Para efeito comparativo do que acontece na cidade de Manaus, no Brasil existem 339 Delegacias de Mulheres, da qual a de Manaus est includa, sendo que existem 70 casas abrigo que guardam vtimas de seus agressores (RAMOS, 2003).

No resta dvidas de que a oferta de servios (delegacias, servios de sade e assistncia social) seguramente aumenta o uso das mulheres e potencializa a efetivao dos

37

direitos, reforando a importncia do cumprimento, pelo Estado brasileiro, de seus compromissos internacionais. A existncia destes locais favorece a percepo da violncia como injustia e a legitimidade de voltar-se contra ela, oferecendo alternativas concretas de ao.

9. CONSIDERAES FINAIS

Respondendo ao problema incial que motivou este artigo, pode-se inferir que a violncia domstica produz conseqncias para a sade mental das mulheres evidenciadas por meio do estresse, das depresso, das ansiedades e at desordens de personalidade.

Alm da dependncia emocional, fsica e financeira, muitas mulheres foram criadas para manter o casamento at o fim e diante das presses, promessas de mudanas, ela desiste de denunciar a violncia domstica. Alm disso, valores religiosos, sociais e muitas vezes, os filhos fazem as mes desistirem de destruir a famlia. Quando denunciam seus algozes, muitas mulheres ainda tm medo de quando o homem sair da priso. Muitas, em casos extremos, ainda permanecem no relacionamento por amor ao marido mesmo depois de sofrer violncia.

A violncia domstica um problema de grande abrangncia social, pelos seus dados alarmantes e pela prpria complexidade de sua instalao, conforme relatada na bibliografia pesquisada. Em relao aos avanos assistenciais, eles parecem caminhar a passos curtos j que medidas para minimizao deste contexto somente so tomadas secundariamente, no atingindo as questes primrias que hipoteticamente so os motivos das agresses. Dessa forma sem preveno primria tornar-se- cada vez mais difcil erradicar o problema.

Alm disso, pode-se considerar tambm que os programas de apoio s mulheres poderiam ser mais bem planejados, a fim de dar maior segurana s vtimas de agresso e um posterior acompanhamento aos casais conflitados e envolvidos em situao, assim como proteo nos demais casos, fora do mbito conjugal e que no so de ocorrncia fsica, mas que merece ateno, j que a raiz do problema, de acordo com os autores estudados, subjazem constituio psicossocial e cultural dos gneros.

Para se desenvolver um bom relacionamento, a tarefa crucial, que um casal possa se entender na vida a dois, e essa relao est baseada na amizade, amor e sexualidade. A

38

oportunidade deste trabalho foi valorosa para se observar que estas mulheres que so agredidas fsica, verbalmente e de modo particular emocionalmente, sempre esto com sua auto-estima em baixa, por seus sentimentos no serem respeitados, no vendo diante de si qualquer perspectiva de vida melhor.

A maioria das mulheres, vtimas de violncia domstica, no procura um tratamento psicolgico, seja por falta de condies, ou por acharem que no h necessidade para tal. A violncia domstica existe em todos os nveis sociais, sendo que algumas mulheres tem alto grau de dependncia financeira, afetiva e sexual. No que se refere s atitudes que as mulheres devem tomar, a literatura revela que toda mulher violentada fsica ou moralmente deve ter coragem para denunciar o agressor.

Agindo dessa forma ela est se protegendo das futuras agresses que possam vir a ocorrer, e de alguma forma se tornar exemplo para outras mulheres. Afinal, quanto mais se oculta o crime sofrido, mais remotas so as chances de serem tomadas s atitudes necessrias para a soluo do problema.

Quanto s necessidades das mulheres importante que as mesmas tenham conscincia de que devem resgatar a sua autonomia, no se opondo s necessidades, mas trabalhando com elas, opondo-se ao constrangimento e a autoridade.

A utilizao dos meios de comunicao como novelas, programas, propagandas, fruns, eventos, criao de ONGS de amparo financeiro so boas estratgias para combater a violncia contra a mulher. Alm disso, faz-se necessrio ainda a defesa dos direitos da mulher atravs da lei, a conscientizao individual para gerar uma conscientizao coletiva.

Este artigo no teve a pretenso de esgotar o assunto e nem se tirar concluses acerca do mesmo, pois os aspectos legais e emocionais que circundam a questo da violncia domstica contra as mulheres e seus efeitos emocionais so muitos e que um trabalho no pode contemplar em todas as suas especificidades. Tem-se conscincia de que inmeras obras com os mais renomados e competentes autores foram escritas, logo, para o adequado aprofundamento muitas obras devem ser consultadas.

39

10. REFERNCIAS

ARNOUD, E.; DAMASCENA, A. Violncia no Brasil: representao de um mosaico. Rio de Janeiro: CERIS, 1996. CHAU, Marilena. Participando do debate sobre mulher e violncia. In: Perspectivas antropolgicas da mulher. Rio de Janeiro , Zahar.1985 CONASS. Violncia: uma epidemia silenciosa. Conselho Nacional de Secretrios de Sade CONASS. Braslia: CONASS, 2007. CONASS Documenta n 15. COSTA, Nelson Nery. Direito civil constitucional brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 2008. GOMES, R.; MINAYO, M. C.; SILVA, C. F. R da Violncia contraa mulher: uma questo transnacional e transcultural das relaesde gnero. In: MINISTRIO DA SADE. Impacto da violncia na sade dos Brasileiros. Braslia: Ministrio da Sade, 2005. GUEIROS, Dalva Azevedo. Famlia e proteo social: questes atuais e limites da solidariedade familiar. In: Servio Social e Sociedade. Ano XXIII, n 71, setembro de 2002. LUCINDA, Maria da Consolao; NASCIMENTO, Maria das Graas e CANDAU, Vera Maria. Escola e Violncia. 2. ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2001. OMS. Relatrio mundial sobre violncia e sade. Genebra: OMS, 2002. PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally W. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: 7. ed. Artmed Editora, 2000. PELISOLI, Ctula et al. A percepo de famlia em vtimas de abuso sexual intrafamiliar: Estudo de caso. In: Arquivos Brasileiros de Psicologia, Braslia, DF, 59.2, 10 12 2007. Disponvel em: <http://seer.psicologia.ufrj.br/seer/lab19/ojs/viewarticle.php?id=159>. Acesso em: 09 jul. 2008. RAMOS, J. G. Belchior. A representao social da mulher no contexto da violncia conjugal na cidade de Manaus. Recife: Bagao, 2003. SCHRAIBER, Lula Blima et aI. Violncia di e no direito: a violncia contra a mulher, a sade e os direitos humanos. So Paulo: Editora UNESP, 2005. SILVA, Marlise Vinagre. Violncia Contra a Mulher: Quem Mete a Colher? So Paulo: Cortez, 1992. SOUZA, Luiz Antnio de; KMPEL, Vitor Frederico. Violncia domstica e familiar contra a mulher: Lei 11.340/2006. So Paulo : Mtodo, 2007. TOMASZEWSKI, Adauto de Almeida. Separao, Violncia e Danos Morais. So Paulo: PAULISTANAJUR LTDA, 2004.

40

VELHO, G. Violncia, Reciprocidade e desigualdade: uma perspectiva antropolgica. In: VELHO, G.; ALVITO M. Cidadania e Violncia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Editora FGV, 1996. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil: direito de famlia. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2004.

You might also like