You are on page 1of 11

Governador do Estado Simo Robson Oliveira Jatene Vice-Governador do Estado e Secretrio Especial de Estado de Gesto Helenilson Cunha Pontes

Secretria de Estado de Administrao Alice Viana Soares Monteiro Secretria Adjunta de Administrao Ruth de Ftima Ambrosio Lima Pina Diretora de Gesto de Poltica de Sade Ocupacional do Servidor Sandra Gizele Lisboa Henderson e Silva Gerente de Projetos Psicossocial Mara Lcia Eloi Dantas

Secretaria Especial de Estado de Gesto

SECRETARIA ESPECIAL DE ESTADO DE GESTO SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAO DIRETORIA DE GESTO DA POLTICA DE SADE OCUPACIONAL DO SERVIDOR

CARTILHA LER/DORT

Equipe Tcnica Helena Maria Pina Machado Iolanda Maria Moraes Vieira

PREVINA-SE
Tv. do Chaco, 2350, Marco CEP: 66090-120 Fone: 3236-0804

2012

APRESENTAO
A industrializao dos meios de produo, a par dos inmeros avanos tecnolgicos que proporcionaram vida moderna um conforto inimaginvel em pocas anteriores, ocasionou um aumento significativo dos quadros clnicos decorrentes da sobrecarga esttica e dinmica1 do sistema osteomuscular. S recentemente, porm, atribuiu-se maior ateno a esses quadros clnicos, que passaram a ser reunidos num mesmo grupo cujas denominaes mais conhecidas so Leses por Esforos Repetitivos (LER) e Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)2 ou, simplesmente, LER/DORT3.

As leses por esforos repetitivos, que podem levar a incapacitao total para o trabalho, so hoje um dos principais problemas de sade enfrentados pelos trabalhadores.
No se pretende esgotar o assunto ou aprofundar em discusses tericas os vrios aspectos da questo, mas, simplesmente, esclarecer a matria sob os pontos de vista do diagnstico, dos fatores de risco, do tratamento e da preveno das LER/DORT, bem como dos direitos que assistem o servidor acometido por tal enfermidade.

_____________________________________________________
1 Quando se fala em sobrecarga esttica, est-se a mencionar a sobrecarga que pode ocorrer em alguns segmentos do corpo em razo da permanncia, durante muito tempo, numa mesma posio. J a sobrecarga dinmica refere-se realizao de movimentos repetitivos que podem, de igual modo, sobrecarregar membros e articulaes. 2 As LER/DORT so tambm conhecidas por outras denominaes, tais como: Leses por Traumas Cumulativos (LTC), Doena Cervicobraquial Ocupacional (DCO) e Sndrome de Sobrecarga Ocupacional (SSO). 3 Essa a terminologia adotada pelo INSS na Instruo Normativa n 98/2003.

O que so as LER/DORT?
Criada para identificar um conjunto de sndromes (quadros clnicos,

Quais os principais sintomas das LER/DORT?


O sintoma mais freqente e caracterstico das LER/DORT a dor, que de incio se manifesta de forma lenta. Porm, aps algum tempo, torna-se intensa e contnua, prejudicando a produtividade e o sono do trabalhador. Em virtude dos sintomas, as LER/DORT costumam ser classificadas em diferentes graus. importante que o trabalhador conhea as caractersticas da doena em cada estgio, pois a cura depende do diagnstico precoce e do efetivo tratamento. So os seguintes os sintomas verificados em cada fase: 1: GRAU 1 sensao de peso e desconforto no membro afetado. Dor espontnea no local, s vezes com pontadas ocasionais durante a jornada de trabalho, as quais no chegam a interferir na produtividade. Essa dor leve e melhora com o repouso. No h sinais clnicos. 2: GRAU 2 dor mais persistente e mais intensa. Aparece durante a jornada de trabalho de forma contnua. tolervel e permite o desempenho de atividade, mas afeta o rendimento nos perodos de maior esforo. A manifestao de dor ocorre inclusive no desempenho de tarefas domsticas. mais localizada e pode vir acompanhada de formigamento e calor, alm de leves distrbios de sensibilidade. Os sinais clnicos, de modo geral, continuam

patologias, doenas) que atacam os nervos, msculos e tendes, juntos ou separadamente. Como so resultados da combinao da sobrecarga das estruturas anatmicas do sistema osteomuscular com a falta de tempo para sua recuperao, tm seu surgimento relacionado a condies de trabalho inadequadas. Tanto a utilizao excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos (digitao, por exemplo), como a permanncia de determinados segmentos do corpo em uma mesma posio por perodo de tempo prolongado, podem ocasionar a sobrecarga que permite o aparecimento das LER/DORT. Fatores emocionais, tais como a tenso imposta pela organizao do trabalho e a necessidade de concentrao, tambm interferem de forma significativa no aparecimento da sndrome.
Caracterizam-se pela ocorrncia de vrios sintomas, concomitantes ou no, tais como: dor, parestesia, sensao de peso, fadiga, manifestando-se, principalmente, no pescoo, cintura escapular e membros superiores.

ausentes. Podem ser observadas pequenas nodulaes e dor ao apalpar o msculo envolvido.
3: GRAU 3 A dor torna-se mais persistente, forte e tem

trabalho produtivo regular. As atividades do cotidiano so muito prejudicadas. Nesse estgio, so comuns as alteraes psicolgicas, com quadros de depresso, ansiedade e angstia. A reabilitao difcil, podendo gerar seqelas irreversveis.

irradiao mais definida. O repouso em geral s diminui a intensidade, nem sempre fazendo-a desaparecer por completo. Aparece mais vezes fora da jornada, especialmente noite. Perde-se um pouco a fora muscular e h queda de produtividade, quando no a impossibilidade de executar a funo. Os trabalhos domsticos muitas vezes no podem ser executados, estando presentes os sinais clnicos. O inchao freqente, assim como a transpirao e a alterao da sensibilidade. Movimentar ou apalpar o local afetado causa dor forte. Nesta fase, o retorno ao trabalho j se mostra problemtico.
4: GRAU 4 Dor forte, contnua, por vezes insuportvel,

As partes do corpo mais afetadas so as mos, punhos, antebrao, cotovelos, braos, ombros e regies da escpula e do pescoo.

Quais so os fatores de risco envolvidos no desenvolvimento das LER/DORT?


Quando se fala em fator de risco envolvido no desenvolvimento das

LER/DORT, est-se a referir os fatores do trabalho relacionados com o aparecimento da sndrome. Importante observar que as LER/DORT so multicausais, isto , na sua origem no h um nico fator de risco envolvido e, sim, vrios fatores que, geralmente, interagem no local de trabalho. Embora as causas das LER/DORT ainda no estejam bem esclarecidas, alguns fatores podem ser apontados como sendo de risco para o desenvolvimento destas. So eles:

levando a intenso sofrimento. A dor se acentua com os movimentos, estendendo-se a todo o membro afetado. Di at quando o membro estiver imobilizado. A perda de fora e controle dos movimentos so constantes. O inchao persistente e podem aparecer deformidades, como as atrofias nos dedos, em funo do desuso. A capacidade do trabalho anulada e a invalidez se caracteriza pela impossibilidade de um

a)

Fatores movimento
exagerada;

Fsicos repetitivo
postura

ou

Biomecnicos: fora
ou

dos fatores relacionados carga e ao ritmo de trabalho, carreira, ao ambiente de trabalho, e outros. possvel, ainda, que associada aos fatores de risco elencados acima, haja uma predisposio gentica do trabalhador, ou seja, uma propriedade hereditria do indivduo, que facilita o aparecimento das LER/DORT.

excessivo;
prolongada

muscular
incorreta;

condicionamento fsico insuficiente, etc. A presena de mais de um fator biomecnico numa determinada atividade aumenta o risco de instalao da

LER/DORT e compromete a recuperao funcional das estruturas comprometidas.

Quais so as funes mais atingidas?


b) Fatores Organizacionais: natureza repetitiva do trabalho; problemas de comunicao com a chefia ou com os colegas; ausncia de rodzios e pausas na organizao do trabalho; inadequao do posto de trabalho; obrigatoriedade de manter o ritmo acelerado para atingir as metas de produtividade; jornadas prolongadas de trabalho, com freqente realizao de horas extras, dentre outros. c) Fatores Psicossociais: os fatores psicossociais esto relacionados a quadros de ansiedade, depresso e, principalmente, de estresse ocupacional causado pelas percepes subjetivas que o trabalhador tem dos fatores de organizao do trabalho, tais como: ausncia de autonomia, presses cotidianas, perfeccionismo, alm As funes mais comumente atingidas pelas LER/DORT so aquelas que se executam com movimentos repetitivos excessivos, fora muscular exagerada e expem postura prolongada ou incorreta. Por tais razes os servidores que trabalham com digitao so mais freqentemente atingidos pelas LER/DORT. Outras atividades bastante atingidas so os cozinheiros, auxiliares de cozinha, servios gerais de limpeza, servidores que trabalham na lavanderia, arquivistas, reprografistas, grampeadores, entre outros. Tem sido observada uma maior incidncia das LER/DORT em pessoas do sexo feminino e em trabalhadores sujeitos a dupla jornada de trabalho.

Como feito o diagnstico?


O diagnstico das LER/DORT compreende a investigao dos seguintes pontos: a) histrico da molstia atual, pois o incio dos sintomas insidioso, agravando-se com o passar do tempo; b) investigao dos diversos aparelhos, a fim de identificar a ocorrncia de outras doenas e sintomas que podem levar ao agravamento do caso, tais como: artrite, diabetes mellitus, dentre outras; c) comportamentos e hbitos relevantes, j que certas atividades como o ato de tricotar, usar

Importante lembrar que o trabalhador deve relatar detalhadamente cada um desses aspectos, pois, como no incio no h manifestaes externas da doena, o diagnstico essencialmente clnico pode ser falho. Sob esse aspecto, o histrico ocupacional mostra-se indispensvel para a identificao da sndrome. Se diagnosticado e tratado precocemente, de forma adequada, os casos de LER/DORT apresentam prognsticos bem, podendo o paciente ser totalmente recuperado, desde que afastados os fatores de risco.

Os tratamentos mais utilizados?


O tratamento dos pacientes com LER/DORT deve ter como objetivo melhorar sua qualidade de vida, propiciar alvio dos sintomas e recuperar a capacidade de trabalho. H vrias formas de se tratarem as LER/DORT, de acordo com a gravidade de cada caso. No entanto, a experincia tem demonstrado que a abordagem multidisciplinar, isto , o tratamento efetuado com equipe multiprofissional (mdicos, terapeutas

excessivamente o computador em casa, e outras podem causar ou agravar os sintomas7; d) antecedentes pessoais e familiares: traumas, fraturas e, ainda, histrico familiar de diabetes e outras doenas podem ter implicaes nos sintomas; e) histrico ocupacional, que serve para apurar se houve tempo suficiente de exposio a fatores de risco, qual a intensidade da exposio a esses fatores.
f) exame fsico e exames complementares, com a

corporais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psiclogos e assistentes sociais, por exemplo), produz melhores resultados, dada a diversidade, complexidade e variabilidade dos portadores.

finalidade de apurar a existncia de outras patologias.

Dentre os recursos teraputicos que podem ser utilizados durante o programa de tratamento e reabilitao, destacam-se os medicamentos (analgsicos, antiinflamatrios, anestsicos...), a acupuntura, fisioterapia, eletrotermoterapia, massoterapia,

J no que pertine ao trabalhador, a preveno pode se dar atravs do uso de medidas que lhe confiram um melhor condicionamento fsico, como a prtica de exerccios, e tambm pela participao conjunta com o empregador e com o servio mdico respectivo, na identificao dos fatores de risco de que se tratou anteriormente. interessante, ainda a realizao de palestras informativas

cinesioterapia, hidroterapia e tcnicas de terapias corporal e ocupacional e psicoterapia.

Como prevenir?
Algumas atitudes podem contribuir para a preveno da ocorrncia das LER/DORT, atitudes essas que requerem a participao no s do empregador, mas, tambm, do trabalhador. A Administrao deve providenciar a identificao dos fatores de risco capazes de levar ao desenvolvimento das LER/DORT no ambiente de trabalho, tais como o modo pelo qual as tarefas so realizadas, o uso da fora, as posies foradas e por tempo prolongado, etc. Tambm os aspectos organizacionais do trabalho e os fatores psicossociais devem ser tidos em conta, de modo que, a par desses fatores de risco, se possa melhor traar a estratgia para a eliminao dos mesmos. A eliminao dos fatores de risco por parte do empregador pode passar, assim, pela adequao dos postos de trabalho, pela realizao de programas de ginstica laboral, pela adoo de pausas para descansos, dentre outras medidas.

sobre o assunto, com vistas tanto preveno da doena quanto ao diagnstico precoce.

Alguns cuidados simples que voc pode tomar para auxiliar na preveno:
conhea e utilize corretamente os ajustes de sua cadeira, de modo que seus cotovelos estejam na altura do tampo da mesa, a rea lombar apoiada sem forar qualquer ponto da coluna; digitando ou lendo, o tronco e as coxas devem formar um ngulo de, aproximadamente 100-110; evite posturas incorretas, como sentar torto; procure manter os ps bem apoiados no cho e, se necessrio, solicite apoio para os ps;

ajuste a distncia do monitor aos seus olhos, de forma que a linha superior do monitor fique no mximo na altura dos olhos; use seu computador de modo a evitar reflexos do sol ou das luminrias nos seus olhos; posicione o mouse junto ao teclado; solicite ao rgo suporte para documentos; ajuste a mesa atividade a ser executada, de modo que o campo de trabalho fique ao alcance dos braos, no exigindo movimentos corporais em excesso; deixe o teclado, o monitor e o documento eqidistantes viso durante o trabalho; se submetido a esforo repetitivo freqente ou a posturas foradas, faa pausas, de preferncia realizando exerccios de alongamento e

evite colocar documentos pesados em gavetas prximas ao piso; coloque objetos de uso constante ao alcance de suas mos, o mais prximo possvel do corpo; dedique pelo menos 30 minutos, 3 vezes por semana, para a prtica regular de atividades fsicas; cuide da postura ao realizar certas tarefas domsticas que, embora indispensveis, podem aumentar o risco de leses, como lavar roupa, colocar roupa no varal, colocar objetos no alto de armrios, etc; busque trabalhar o seu estresse; adote uma dieta balanceada, e analise e tome todas as medidas necessrias para melhorar a sua qualidade de vida. DICAS ERGONOMICAS E DO DIA A DIA PARA EVITAR DOENAS MUSCULO ESQUELTICAS A cada 25 minutos de trabalho de digitao faa uma parada de 05 minutos; A cada uma hora de digitao, saia de sua cadeira e movimente-se;

distensionamento nos locais do corpo que foram mais exigidos (mos, braos e olhos nos

digitadores); no caso dos digitadores, o nmero de toques no deve ser superior a 8000 por hora trabalhada, no podendo exceder a 5 horas de trabalho com entradas de dados;

Beba gua regularmente ao longo do dia; Tenha postura adequada: ombros relaxados, mantenha os pulsos retos, apie-se no encosto da cadeira; Mantenha as plantas dos ps totalmente apoiadas no cho; Mantenha um ngulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira; Sua cadeira deve ser do tipo ajustvel para sua altura em relao mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas; Monitor voc dever estar a uma distancia mnima de 50 a mxima de 70 centmetros do monitor, ou de maneira prtica a uma distncia equivalente ao comprimento de seu brao. A regulagem da altura da tela deve ser tal que se situe entre 15 a 30 graus abaixo de sua linha reta de viso. O uso de tela anti-reflexiva e com aterramento para eliminao da eletricidade esttica recomendvel) no se esquecer que se o fio de aterramento no estiver conectado, no haver dissipao da eletricidade esttica); Ao escrever faa com que suas pernas entrem sob a mesa e que seu abdmen toque a mesa sem presso.

Procure se sentar alinhado com o eixo da cadeira, evitando entortar o corpo; Posicione sempre o mouse lateralmente ao teclado evitando que seu brao fique estendido. Ao digitar tenha de preferncia seu ante-brao apoiado para evitar um esforo cervical; Evite toro do corpo ao ter que atender telefonemas bem como ao fazer suas anotaes; Procure sempre ao ficar sentado ter seus ps apoiados e ao usar sapatos escolha um que se amolde ao seu tipo de p e com salto de preferncia entre 2 a 4 cm. Caso seu p no fique bem apoiado procure usar apoio; Procure fazer pausas compensatrias em no mximo a cada 30 minutos, procurando sempre fazer um pequeno alongamento; Pratique esportes regularmente. Uma simples

caminhada de 30 minutos ajuda a diminuir o stress.

IMPORTANTE Os exerccios de alongamento e relaxamento contribuem para eliminar a fadiga muscular e o estresse, aumentando a flexibilidade e melhorando a circulao sangnea. Como antes j mencionado, importante que o trabalhador discuta com o empregador a implantao de um programa de ginstica laboral, que uma opo rpida, barata e de grandes resultados. O trabalhador pode, seguindo instrues, realizar alguns exerccios. Esses exerccios podem ser responsveis, em grande parte, pela preveno das LER/DORT. Seguem alguns exemplos de exerccios que podem ser feitos em pouco tempo e no prprio local de trabalho.

REFERNCIAS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Protocolo

de

LER/DORT LER

Maria

Maeno, Vera Salerno e outros Braslia DF/fevereiro de 2006. Saber LER para previnir DORT Srie Sade. Publicao do Sindicato dos A Normas 2002, e Manuais da Tcnicos Ministrio

Financirios Bancrios e Financirios de So Paulo, Osasco e Regio, 2002.

You might also like